Para a mulher que gosta de se cuidar

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

Ervas aromáticas são deliciosas e podem potencializar o sabor de qualquer receita. São também perfeitas para chás. Além disso, são sensacionais para a saúde, cheias de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Publicidade

Você pode comprar as mais diversas ervas prontas (frescas ou secas) ou, melhor ainda, cultivá-las em uma horta caseira. Essas ervas são perfeitas para ter em casa, confira!

Louro

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

Normalmente usamos o louro com as folhas secas, mas ele pode também ser usado in natura. Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico.

Possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes. A folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Serve ainda para aliviar cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual, dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele.

Alecrim

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

O alecrim é riquíssimo em antioxidantes e estimula o sistema imunológico. Ajuda a melhorar doenças como anemia, resfriado, arritmia cardíaca, bronquite, diabetes, menstruação insuficiente e problemas circulares. O alecrim tem poderosas propriedades antibacterianas, especialmente contra H. pylori (bactéria que causa úlceras de estômago) e estafilococos.

O chá de alecrim, assim como o seu óleo essencial, reduz fortemente problemas capilares como caspa e queda de fios. Cuida também muito bem da saúde da pele, deixando-a mais viçosa e bonita.

Cebolinha

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

A erva mais comum em nossa cozinha. A cebolinha, é um ingrediente que pode ser usado em praticamente todos os tipos de pratos salgados. É rica em vitamina C e também contém carotenoides, as vitaminas A e B, cálcio e ferro.

É um estimulante de apetite, ajuda a digestão e tem propriedades antissépticas. O ideal é usá-la fresca para tirar proveito de todo seu sabor, mas também pode-se picar e congelar que suas propriedades ficarão intactas.

Coentro

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

O coentro é rico em antioxidantes, que ajudam a proteger as células contra o estresse oxidativo (causado pelos radicais livres – principal causa do processo de envelhecimento).

Ele é muito conhecido por seu poder de desintoxicação de metais pesados. A erva faz uma “varredura” desses metais, sendo talvez a única com esse poder de remoção. Possui qualidades relaxantes musculares e pode agir como um sedativo leve. Acalma os nervos, ajudando a aliviar a ansiedade e reduzindo os efeitos nocivos do estresse.

Cominho

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

O cominho é um dos membros da família da salsinha, uma erva aromática com um sabor amargo e forte e um aroma “quente” (devido à grande quantidade de óleo). É usado como um diurético e para o tratamento de dor de estômago e flatulência. O cominho estimula a menstruação, e também pode ser adicionado para gargarejar no tratamento de laringite.

Essa iguaria é também indicada para fortalecer o cabelo e deixar a pele mais bonita. Isso se dá pela presença de vitamina E, fósforo e timol, que eliminam as toxinas e evitam surgimento de espinhas e furúnculos.

Erva-Cidreira

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

A erva-cidreira possui uma grande quantidades de nutrientes essenciais, que fornecem uma ampla gama de benefícios de saúde. É uma fonte de vitaminas essenciais: vitamina A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5 (ácido pantotênico), B6 (piridoxina), vitamina C e folato. Possui minerais como potássio, cálcio, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco e ferro, que são necessários para o bom funcionamento do corpo humano.

É antiviral, antiespasmódico, antibiótico e anti-inflamatório. O chá da erva cidreira promove bem-estar e tranquilidade.

Hortelã

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

A hortelã é um excelente remédio natural para tratar diversas enfermidades. Tem ação antibacteriana, antisséptica, digestiva, anti-inflamatória, redutora de gases, antiviral, descongestionante e antioxidante. Possui ação benéfica no que se refere a eliminação de impurezas e problemas na pele.

A hortelã também ajuda a eliminar gases, uma vez que facilita o funcionamento do intestino. Melhora as dores musculares, nervosas, reumáticas e é capaz de aliviar dores de cabeça e enxaquecas. O chá e o óleo essencial são excelentes para estimular o crescimento dos cabelos.

Manjericão

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

O tempero indiano famoso no mundo todo é uma excelente fontes de nutrientes para o organismo. Tanto o chá como seu uso em pratos ajuda a diminuir flatulência.

O manjericão possui vitaminas A, B, C, E e K, além de minerais como o cálcio, zinco, manganês, magnésio, ferro e potássio. É um excelente antibacteriano e auxilia ainda na saúde do coração. Por atuar como antioxidante, ajuda a controlar os níveis de colesterol e protege contra a ação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Orégano

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

O orégano é muito usado como tempero em nossa culinária. Tem propriedades medicinais poderosas que nem sempre são consideradas por quem o utiliza. O chá de orégano pode ser utilizado contra tosse, dor de cabeça e irritação; tem ação anti-inflamatória e antibactericida e reduz a glicemia em diabéticos.

O orégano possui vários compostos fenólicos, lipídios e ácidos graxos, flavonoides e antocianinas. O chá de orégano é bastante popular no combate a distúrbios gastrointestinais e na redução dos níveis de colesterol e glicose no sangue.

Poejo

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

O poejo, também conhecido no Brasil como “hortelãzinha”, é uma das espécies mais conhecidas do gênero menta. Devido às suas propriedades benéficas para o sistema digestivo, é utilizado para eliminar os gases e é bom para aliviar a digestão pesada.

O poejo serve para ajudar no tratamento de tosse, falta de apetite, digestão difícil, gases, cólicas intestinais, coriza, gripe, resfriado, catarro, bronquite, asma, vermes intestinais, febre, transtornos menstruais, crise nervosa e reumatismo. Possui propriedades de ação digestiva, estimulante, tônica estomacal e sudorífera.

Salsinha

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

A salsinha (ou salsa) também proporciona muitos benefícios à nossa saúde. Apresenta propriedades que podem purificar os órgãos vitais, é diurética, rica de vitaminas vitais para nossa saúde – C, B 12, K e A. Esta erva mantém o seu sistema imunológico resistente, fortifica os ossos e contribui para a saúde do sistema nervoso.

O uso diário da salsinha é um tônico para o coração, pela presença de folato. A salsinha também possuiu propriedades anti-inflamatórias, portanto seu uso continuo melhora as dores articulares. A salsinha é uma usina de clorofila: isso ajuda a frear o crescimento de bactérias ruins. Ela purifica os rins e fortalece o sistema imunológico.

Tomilho

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

Existem muitas variedades de tomilho mas somente poucas são usadas na culinária, caso do tomilho comum e do tomilho limão. É muito utilizado na medicina natural porque tem vários fitonutrientes, vitaminas e minerais saudáveis que ajudam a prevenir as doenças.

Tomilho é uma das fontes mais ricas de potássio, ferro, cálcio, manganês, magnésio e selênio. O potássio é essencial para o funcionamento e controle dos fluídos do corpo próprio; ajuda a manter a pressão arterial e a frequência cardíaca.

Salvia

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

A sálvia favorece o trânsito intestinal e melhora a digestão. A ação diurética da sálvia evita a retenção de líquidos. O consumo frequente do chá de sálvia ainda limpa completamente as vias respiratórias, cura hemorroidas, melhora o fluxo de sangue na menstruação, trata cólicas e alivia os sintomas da menopausa. A sálvia é antioxidante, calmante e anti-inflamatória.

A sálvia serve também para facilitar o tratamento de aftas, bronquite, caspa, catarro, gengivite, reumatismo, vômito, tosse, diarreia, diabetes, indigestão e das ondas de calor comuns na menopausa.

Pimenta Malagueta

Ervas Aromáticas Super Saudáveis

Um ingrediente poderoso, com muitos usos. A pimenta malagueta é usada nas dietas para limpar e desintoxicar o organismo. Tem sido usada para uma variedade de problemas, incluindo azia, delírio, tremores, gota, paralisia, febre, dispepsia, flatulência, dor de garganta, dispepsia atônica, hemorroidas, menorragia em mulheres, náuseas, amigdalite, escarlatina e difteria.

A pimenta estimula o nosso sistema nervoso a liberar a adrenalina e noradrenalina, que atuam na diminuição do apetite. Ela também ativa a colecistoquinina, que está relacionada à saciedade.

Qual é a sua erva preferida?

20 comentários para “Ervas Aromáticas Super Saudáveis”

  1. Avatar de Luciana Martins

    Amei saber mais sobre as ervas, estou querendo começar uma horta em casa

    1. Avatar de Maisa Félix De Almeida

      Olá tudo bem? Eu gosto muito das versar e costumo a usar tudo e bom para nossa saúde ,estou gostando muito este site .

    2. Avatar de Maisa Félix De Almeida

      Olá tudo bem? Eu gosto muito das versar e costumo usar tudos e muito bom para nossa saúde ,estou gostando muito este site .

  2. Avatar de Maisa Félix De Almeida

    Amo todo tipos de ervas. Excelentes informações!!!

  3. Avatar de Luna Moraes

    Amo todos os tipos de ervas. Excelentes informações!!!

  4. Avatar de Marcos

    Amei saber mais sobre essas ervas.

  5. Avatar de Andressa

    A minha erva preferida é o manjericão e alecrim, tenho os dois em casa.

  6. Avatar de Rosaly Mariza Schepis

    ERVAS ACRESCENTAM SAÚDE E SABOR À NOSSA VIDA. AMO E USO NA MINHA COZINHA!

  7. Avatar de Ana Tereza

    Tenho uma dúvida! Quanto tempo posso deixar congelado essas ervas, sabe me dizer?

  8. Avatar de Gabriela

    Eu amo minha hortinha, tem várias coisas, são muito úteis, amei o post!

  9. Avatar de Mariana

    quando desidrata-se as ervas elas perdem muito seus nutrientes?

  10. Avatar de Tereza Carolina

    Amo todas as.ervas acima e utilizo todos os dias em minhas receitas.
    Utilizo as tbm.em minhas formulações de shampoos anti caspa e anti queda, sabonetes Pois sou química e cosmetóloga. Quem.tiver interesse é só entrar em contato.

  11. Avatar de Glenilene

    Alecrim e manjericão não pode faltar na horta de ningém, adoro essas ervas, faço chá.

  12. Avatar de Silviane

    Hortela é tudo gente, amooo

  13. Avatar de Jocélia

    Adoro essas ervas, uso bastante e tenho na horta tb.

  14. Avatar de Rosagnela

    Amo todas as ervas, uso-as no dia a dia. No entanto sou fã, apaixonada por manjericão.

  15. Avatar de Silene

    Maravilhosa matéria, gosto muito do alecrim, manjericão, cebolinha, erva-cidreira, mas todas são super importantes. Bjssss…

  16. Avatar de Amaury

    Ótimo, mas salsa não tem B12.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva