Para a mulher que gosta de se cuidar

Você costuma subir escada?

Você costuma subir escada?

Sempre que você olha uma escada na sua frente, aposto que dá aquela preguiça e você acaba pegando o elevador, não é? Ultimamente, quando tenho oportunidade, sempre uso a escada. Na verdade, comecei a observar muito como as pessoas não costumam usar as escadas mesmo: tem pessoas pegando o elevador para subir apenas 1 andar(!)

Publicidade

Se você está sedentária e quer mudar seu estilo de vida, comece pela escada! É um exercício simples, pode ser feito a qualquer hora e lugar e você não perde tempo. Atividades cotidianas corriqueiras como subir escadas, podem ajudar você a sair do sedentarismo e deixar seu dia mais ativo. Não deixe de aproveitar essa oportunidade para se movimentar!

Aliás, integrar o exercício ao longo do dia (ao invés de passar o dia sentado, para somente no fim do dia ir para a academia) é o maior segredo de longevidade, comprovado por estudos.

Porque você deve aproveitar e subir as escadas?

Subir escadas é uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras e gastar energia. Estimula a quebra de moléculas dos macronutrientes dos alimentos consumidos, ajudando a eliminar a gordura armazenada no corpo. Também melhora a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar.

Além de auxiliar na redução de peso, traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.

Além disso tudo, você já mediu o tempo que leva? Te desafio a medir e garanto que você vai se surpreender: muitas vezes é bem mais rápido ir de escada do que ficar esperando o elevador. Teste e comprove.

Você costuma subir escada?

Mais Benefícios de subir e descer escada

  • Os resultados para sua saúde são demonstrados rapidamente
  • Melhora a saúde cardiovascular
  • Evita ganho extra de peso
  • Subir escadas não requer habilidades especiais, treinamento e não tem custo, pode ser feito em qualquer lugar
  • Melhora a condição física, afina a cintura e diminui a pressão sanguínea
  • Fortalece os músculos e melhora a condição pulmonar

E descer escadas, também é bom?

Sempre surge essa dúvida. As duas alternativas, subir e descer, são benéficas. Mesmo assim, não trabalham os mesmos músculos. Por isso, o recomendável é fazer as duas!

As pernas ficarão mais torneadas, a cintura mais fina, adquirindo preparo físico e disposição no dia a dia. Ao contrário do que parece, descer escada também oferece muitos benefícios. Na subida, glúteos e quadríceps são trabalhados, enquanto que ao descer, os quadríceps trabalham controlando o impacto da gravidade. As duas atividades devem ser exercidas de maneira que os músculos sejam tonificados igualmente nos dois lados do corpo.

Você costuma subir escada?

Como praticar?

Gostou da dica e quer incluir a escada na sua lista de exercícios físicos? Comece subindo de um em um degrau, sempre apoiando todo o pé no degrau, abdômen contraído, postura ereta e concentração no movimento para não sobrecarregar a coluna. Depois de algumas semanas, se você achar que há necessidade de potencializar o movimento, suba de dois em dois degraus, ou aumente a velocidade, isso aumentará a contração muscular, auxiliando a definição das pernas e bumbum. Ao ampliar o movimento, o exercício irá trabalhar o bumbum de maneira bem parecida ao agachamento.

Se você achar que são muitos andares, suba de elevador até um andar mais próximo e siga de escada. Vá progressivamente aumentando o número de andares caminhados.

Continua sem querer acreditar nos efeitos da escada? Experimente incorporar a atividade pelo menos três vezes por semana dentro da sua rotina até adquirir o hábito, depois incorpore sempre que for possível.

Não deixe de subir escada sempre que tiver a oportunidade, sua saúde agradece!

18 comentários para “Você costuma subir escada?”

  1. Avatar de Donatela

    Adoro esse exercício, sempre que posso, subo escadas. Muito bom ler esse artigo, me animou mais ainda.

  2. Avatar de Marcos

    Costumo subir sim, acho um excelente exercício.

  3. Avatar de Sandra

    Adorei a matéria. Na minha casa tem escada para ir aos cômodos de baixo. Vou praticar. Muito obrigada.

  4. Avatar de Luciana Claudia

    Amei a dica, moro no primeiro andar, mas so agora eu vou praticar.

  5. Avatar de Maria Eduarda

    Eu sou dessas bem preguiçosas que olha a escada e vai de elevador, isso que trabalho no segundo andar, realmente deveria aproveitar para me exercitar. 😳 😳 😳

  6. Avatar de Roberto

    Passei a infância e juventude em uma casa que exigia a subida de 73 degrau de escadas, fazíamos isso diversas vezes por dia. Isso foi muito bom para o resto da vida.

  7. Avatar de Maria H

    Adorei o post da escada, eu faço as vezes, preciso fazer mais.

  8. Avatar de Carlinha

    Sou preguiçosa demais para subir escadas, não consigo, fico muito ofegante.

    1. Avatar de Ana Maria

      Carlinha

      Você fica ofegante porquê ainda está com o condicionamento baixo.
      Comece lentamente, subindo apenas um andar, fique nesse exercício por algumas semanas e vá aumentando aos poucos.
      Seu condicionamento melhora á medida que faz mais.

  9. Avatar de Cipriana

    trabalho num quarto andar onde o elevador nao para nesse andar, então subu até o quinto e desço um andar. Mais nesses ultimos dias tenho feito um desafio de subir as escadas e sinto-me muito bem. Agora vou fazer isso duas vezes por dia. muito obrigado.

  10. Avatar de Camila

    É um excelente exercicio, sempre estou subindo escada…moro no 3 andar e subo e desço todos os dias…

  11. Avatar de Veronica

    Que preguiça! Sei que estou errada.

  12. Avatar de Eliane

    Gosto muito, mas agora meu joelho da perna direita deu para doer, fiz uma RM e o médico disse que é desgaste da cartilagem, sendo assim creio que tenho que deixar os degraus um pouco de lado; mas estou fazendo reposição com um remédio, tomara que dê certo, gosto de exercícios.

    1. Avatar de Nádia

      Elaine te aconselho a tomar cloreto de potássio, essa dor do joelho vai toda embora.

  13. Avatar de Eliete

    A MINHA ESCADA DA SALA PARA OS QUARTOS E CARACOL COM 15 DEGRAUS…OS BENEFICIOS SÃO MESMOS?

  14. Avatar de Luciene

    Uma informação interessante que ouvi outro dia na TV: subir 200 degraus por dia é o suficiente para a pessoa acabar com o sedentarismo. De fato, sedentária mal consegui subir 36 degraus a primeira vez; após alguns dias, já estava subindo 360 degraus por dia (10×36).

  15. Avatar de Suzi

    Adoro esse exercício, é ótimo para os glúteos, faço a subida de escada na academia.

  16. Avatar de Marta Maria Mendes Diniz

    Eu adoro andar, caminhar, subir e descer pela escada. Elevador só se for momento de muita necessidade. Desde criança gosto de exercício: andar, caminhar, mas não sei correr. Beleza e Saúde É Tudo de DEUS.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva