Para a mulher que gosta de se cuidar

Escova Progressiva

Escova Progressiva

A escova progressiva é uma técnica utilizada para alisar os cabelos. Ela também ajuda a tratar e diminuir o volume dos fios. Ela é chamada ‘progressiva’ pelo efeito gradual que causa nos cabelos a cada aplicação: eles vão ficando progressivamente mais finos e menos cheios.

Com a presença da queratina, durante o alisamento, os fios vão sendo hidratados. A chapinha usada no procedimento ajuda a fixar a queratina nos fios, deixando-os bem mais bonitos e macios.

O principal componente da escova é o formol, que garante que o cabelo ficará liso. Além disso, são usados cremes emolientes e queratina. Com o tempo, os produtos saem do cabelo, por isso é necessário refazer o procedimento a cada 2 meses aproximadamente.

O formol está proibido pela ANVISA. O formol é um componente altamente tóxico para o organismo. Quem faz está agindo contra a lei.

Cuidados Antes da Escova Progressiva

  • O formol contém substâncias tóxicas que podem causar irritações na pele quando utilizado em excesso. Por isso, antes de iniciar a escova progressiva, procure um profissional de confiança. Verifique se os produtos utilizados são aceitos pela ANVISA e se são fabricados em laboratórios confiáveis.
  • Na primeira vez que fizer a escova, é aconselhável fazer um teste de sensibilidade com a química para diagnosticar qualquer eventual alergia.
  • Quem pinta os cabelos deve esperar pelo menos 5 dias antes de fazer a escova.
  • A lavagem anterior à escova progressiva deve ser feita de forma profunda, com um shampoo anti-resíduos.
  • É importante não utilizar condicionadores ou cremes após o shampoo.
  • Após a lavagem, retire o excesso de água com uma toalha e penteie. Depois, pode iniciar a aplicação do produto.

Cuidados Após a Escova Progressiva

  • Logo após fazer a escova, espere pelo menos 2 dias para lavar os cabelos. Assim, o produto vai penetrar melhor nos fios.
  • Utilize shampoo com pH neutro, sem sal e sem corante para não abrir a cutícula do cabelo. Outra opção são os shampoos para crianças, quando o produto utilizado na escova tiver pouco formol.
  • Sempre proteger os fios antes do uso do secador. Isso evita que as escamas dos fios se abram e que o produto da escova progressiva seja retirado.
  • Evite shampoo anti-resíduo. Seu uso acelera a retirada da química dos fios, fazendo que a escova dure menos que o previsto.
  • Pode lavar os cabelos diariamente sem comprometer o resultado. A queratina vai sendo expelida pelos fios com o passar do tempo, mas isso não tem nada a ver com a lavagem. Com o passar das semanas, o cabelo volta naturalmente ao normal.
  • Procure utilizar produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
  • Uma semana depois de fazer a escova progressiva faça uma cauterização ou hidratação com queratina. Isso ajuda a manter a escova por mais tempo pois fecha as escamas dos cabelos.

Tipos de Escovas Sem Formol

Escova Progressiva

Amaciamento Progressivo Nutri Straight Q8

Alisa, tira volume e doma cachos

O produto tem como principal componente a amônia, substância que, em contato com os fios, consegue amolecê-los, deixando-os prontos para uma nova modelagem. No caso, o alisamento. O líquido neutralizante, indispensável após qualquer química, possui formulação rica em proteínas, nutrindo o fio e garantindo que ele fique macio, brilhante e com balanço natural.

Indicado para todos os tipos de cabelo menos o afro.

Modo de usar: após a lavagem com shampoo de limpeza profunda, a umidade excessiva dos fios é retirada com o secador. Aplica-se o produto indicado por todo o cabelo, que deve ficar no vapor de 10 a 20 minutos, dependendo do cacheado e do volume. Ele é enxaguado antes de receber o neutralizante – para reequilibrar a estrutura (que vai agir por 20 minutos). Novo enxágue e, para finalizar, é hora da escova e da chapa. Os fios já estarão lisos.

Esse tratamento não desestrutura o fio, precisa de mais de uma aplicação para o resultado esperado. Se a questão for apenas volume excessivo, o problema fica resolvido logo na primeira aplicação. Já quando a intenção é se livrar completamente dos cachos é preciso pelo menos mais uma aplicação. Dura em torno de 3 meses.

X-tenso Progressivo

Produto à base de tioglicolato de amônia (um princípio ativo que serve para amolecer a fibra capilar, deixando-a maleável para ser moldada), desenvolvido com a chamada “tecnologia autocontrole catiônico”. Em linguagem leiga, isso quer dizer que é capaz de preservar as estruturas de queratina enquanto alisa, mantendo o cabelo saudável. Saiba mais sobre o método X-tenso.

Escova Progressiva Inteligente Blue Max Evolution

Com uma formula mais eficaz, a Blue Max possibilita o mesmo resultado da Escova Inteligente Agi Max, porem com um processo mais rápido e pratico. A Blue Max Evolution e um tratamento anti-volume com alto teor de hidratação, indicada para cabelos normais, ressecados e danificados por processos químicos, devolvendo brilho, maciez e vida aos fios.

O kit contém:

  • Shampoo Anti-resíduos 500ml (Fase 1)
  • Anti-Frizz 500ml (Fase 2)
  • Máscara Finalizadora (Fase 3)
  • Serum Complement 250ml

Modo de usar: Aplicar o Shampoo Anti-residuos Blue Max (nº1) no cabelo úmido, preferencialmente utilizando água quente, por até 3 vezes. Atente para as regiões atrás da orelha e nuca. Secar completamente o cabelo com o auxílio de um secador quente. Nesta etapa, não é necessário o processo de escova. Somente desembaraçar os fios depois de secos. Colocar quantidade suficiente do Anti-Frizz Blue Max (Nº2) em um recipiente plástico. Prosseguir à aplicação com um pincel, mecha a mecha, começando pela região da nuca e indo até o topo da cabeça. Lembrando que o produto deve ser aplicado aproximadamente à 1cm da raiz, e não deve encharcar o cabelo, e sim deixá-lo úmido. Deixe agir de 20 a 3m minutos. Separar a mecha a ser trabalhada e aplicar a prancha de cerâmica cerca de 4 vezes. Ainda nessa mecha, aplicar o Spray Serum Complement, com borrifadas a cerca de 5cm do cabelo, e então repetir o processo com a prancha de cerâmica por mais 10 a 20 vezes na mecha, até que se note a completa absorção do produto pelo cabelo. Dar continuidade ao processo Prancha-Spray-Prancha por todo o cabelo. Pausa de 10 minutos. Após a pausa, enxaguar abundantemente o cabelo, preferencialmente em água fria. O produto deve ser completamente retirado do cabelo (não aplicar nenhum tipo de shampoo, usar somente água). Aplicar a Máscara Finalizadora Blue Max (Nº3), massageando o cabelo para completa absorção do produto. Pentear e enxaguar. Secar com escova e prancha.

Escova de Frutas

Frutas como maracujá, morango e frutas vermelhas utilizam alto teor de Vitamina C e são ricas em queratina, além de conterem extratos das frutas que dão o nome do produto. Garantem hidratação profunda e podem ser usadas em todos os tipos de cabelo, inclusive os que já passaram por química. São ideais especialmente para os cabelos com ondas mais leves e para os arrepiados, porque, por conterem menos lipídios, não os deixam com um aspecto muito pesado.

Modo de usar: Os cabelos são lavados com shampoo anti-resíduo, que preparam o cabelo para receber a escova. A umidade dos fios é retirada na medida certa e ele recebe, então, um recondicionamento de queratina. Em seguida, é aplicada a máscara de fruta mecha por mecha. Após a aplicação, as cutículas dos fios são seladas com a prancha para manter o produto no cabelo. Aí, como de praxe, é preciso ficar três dias sem lavá-lo ou prendê-lo.

Escova de Chocolate

É indicado para cabelos porosos. É feita a base de proteínas e lipídios.  A escova hidrata, revitaliza, tira o volume e alisa os cabelos. O sucesso está na fórmula à base de queratina, tioglicolato de amônia, proteína da seda e substâncias naturais como o extrato de cacau e a cafeína, ricos em ácidos graxos que nutrem os fios. Mas o resultado depende dos tipos de cabelos. Nos muito crespos ou afros, a escova age domando os fios e definindo os cachos. Já os ondulados se tornam super lisos.

Antes de fazer qualquer tipo de escova progressiva, procure sempre um profissional especializado de sua confiança.

E você, já fez alguma vez escova progressiva? Ficou satisfeita?

665 comentários para “Escova Progressiva”

  1. Avatar de Samy

    Hum entendi.. Gisa vc lava os cabelos quantas vezes por semana?
    por causa dessas queixas eu nao consigo ficar sem lavar o cabelo me da um desespero..rs estou lavando no maximo a cada dois dias… isso pode fazer acabar a progressiva de açai mais rapido… ? e se puder quais os shampoo e condicionador que vc me endica?
    bjinhus Samy

    1. Avatar de Gislaine

      Oi flor eu lavo uma vez por semana, pois , estou sem secador e tenho que ir buscar na casa da minha mãe, mas realmente eu estou com bastante caspa….. Eu acho que o excesso de lavagem não estraga a escova desde que vc siga as instruções dadas, no meu caso, secar com secador toda vez depois de lavar, a minha cabeleireira me indicou a linha proteinas de leite da bio extratus por conter ph neutro… Todos os produtos que uso deve conter ph neutro ou de 4 a 3……. beijos gisa 😉

  2. Avatar de Débora

    Oiii Gislaine estou ligando para vc. direto não consigo falar preciso urgente fazer a escova zap cd vc.???? manda um e-mail debora.alves@uol.com.br

    1. Avatar de Gislaine

      Ola Debora acabei de mandar um email……… bjoks gisa

  3. Avatar de Aline

    Tenho o cabelo cacheado e com bastante volume , fiz uma vez a progressiva achando que iria diminuir um pouco do volume. Mais ele ficou do mesmo jeito.Resumindo o resultado que eu esperava só vou ter se fazer definitiva.
    Não fiquei satisfeita, rs.

  4. Avatar de Thaís Silva De Oliveira

    Aline acho que o seu cabelo deve ser mais ou menos tipo o meu, mas o que nunca é explicado que a escova progressiva ela é termo ativada ou seja para ficar liso só secando com o secador, mas eu prefiro a progressiva do que a definitiva pois não danifica os cabelos e fica mais natural!!
    Abraço!

  5. Avatar de Elaine

    Eu ja fiz escova de chocolate e ficou otimo
    a escova ajuda hidratar e um liso perfeito
    o problema é que vicia nao consigo ficar com meu cabelo
    sem escova bjs..

  6. Avatar de Simone Mendes

    Tenho cabelo fino,ele não ficava uns fios enrolava outros eram lisos dava um aspecto de relaxo.
    Fiz a progressiva com uma cabelereira de minha confiança e adorei!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Avatar de Virginia Telesca

    Na verdade, não é um comentário mas uma dúvida!

    O que é selagem dos fios?

    Aguardo resposta.
    Obrigada!

    Vi

  8. Avatar de Rosemeire Lapaz

    ola estou querendo fazer uma progressiva bem faz 1 ano e meio que sempre faço e agora vc podem me indicar o produto que posso usar . pois eu fiz vai fazer 1mes e meio mas n durano meu cabelo e agora te peco uma opiniao pois meus cabelo e bem enrolados ou melhor crespo me ajude muito obrigada

  9. Avatar de Kitty

    Olá Gisa!! Eu queria uma ajuda sua..
    Meu cabelo tá muito ressecado, desidratado, quebrado.. enfim, tá morrendo!
    Ele é ondulado, tem um volume bonito.. e no momento pintei quase na cor natural que é
    Castanho escuro.
    Eu queria saber o que posso fazer pra ele ficar lindo.
    Quero passar a cuidar dele no salão.
    Pretendo fazer umas mexas pra dar uma iluminada..
    O que você me indica?
    Estou pensando em fazer as mechas, uma cauterização,
    uma escova progressiva pra alisar, e um corte.
    O que você acha?
    Se você puder me ajudar com dicas..
    Desde já te agradeço!!!

    1. Avatar de Gislaine

      Ola kitty as escova progressivas tem essa finalidade tratar,e hidratar o cabelo enquanto alisar, eu te indicaria ,mas, é bom voce tambem ir em um salao confiavel para ela te dar o diagnostico do que é melhor, antes de tudo veja uma amiga que ja fez uma progressiva para saber qual marca é boa, eu uso zap e ja fiz da agimax ela é muito boa mas o resultado do liso é meio demorado.. Te aconselho independente se fizer a progressiva ou nao, a hidratar seu cabelo com produtos para cabelos ressecados, quebrados e desidratados esse blog tem um monte de indicação, a cauterização tb é boa, mas nao esqueça de continuar tratando dele em casa…. Ja as luzes nao te indicaria, seu cabelo esta fraco e pode arrebentar com esse processo de descoloraçao, uma coisa de cada vez ta flor, por seu cabelo estar fraco vc tera que fazer a mudança do look aos poucos se nao vc so ira piorar os resultados…boa melhoras para suas madeixas….. bjos gisa

  10. Avatar de Eliane

    As pessoas confundem muito, escova progressiva e escova sem formal é nessa hora que tem que ter muito cuidado. Todas escovas progressivas contem formal ” A London, A Francesa, A Marroquina e etc… dentro do permitido pela anvisa” o formal ele não alisa o cabelo a função dele é de apenas conservar a tecnica do profissional e tambem depende muito como o profissional vai manusear.
    Quando o cabelereiro fala de escova sem formal, na verdade é um quimica que eles vão manusear tais como TIOGLICOLATO ou QUANIDINA como ” a X Tenso, A Marix. e etc… E essas quimicas são incompativeis entre si, depende muito do profissional de analisar a textura do cabelo. Caso o cabelo esteja fraco ou ate mesmo com uma coloração muito clara não é aconselhavel usa-lo. È aconselhavel fazer muita hitratação antes e após das tal escova sem formal.
    Em relação a queratina tambem requer alguns cuidados.

  11. Avatar de Kitty

    Olá Gisa, obrigada pela atenção e pelas dicas…!
    beijos

    1. Avatar de Gislaine

      De nada flor, estamos ai para isso, mas lembre-se: conselho nenhum substitui a avaliação de profissional…. bjoks gisa 😉

  12. Avatar de Monica Maria Pregnolatto Dias

    Oi, primeira vez que eu estou no site. Já fiz escova progressiva com o tioglicolato de amônia, o resultado foi muito bom, porém deixa o cabelo muito liso. Conforme o cabelo vai crescendo, o visual vai melhorando, pois fica um ondulado brilhante, sedoso. Não queria meu cabelo muito liso, apenas um pouco mais domado, por isso não sei qual tipo de escova escolher, se sem ou com formol. Ele é justamente ondulado na franja e nas pontas, coisa que às vezes me irrita. Vc tem alguma sugestão?

  13. Avatar de Uliana

    Meninas,
    Meu cabelo ERA muito crespo e volumoso.
    Estou fazendo a Progressiva BLUE da Salvatore Cosméticos… é fantástica.
    Não tem formol, não tem tem tioglicolato, nem guanidina e nem amônia.
    Esse produto trata os cabelo de “fora” para dentro e não mexe na estrutura deles, ou seja, se eu quiser voltar a ser crespa, serei assim que o produto sair do cabelo.
    Meu cabelo ficou liso, hidratado e com aspecto natural, sem aquela “vassourinha” nas pontas, característica dos produtos que mexem na estrutura interna do cabelo.
    Eu recomendo… Beijos…

    1. Avatar de Maira

      Ola Uliana, então eu tenho cabelos encaracolados e nao quero que alise, só me incomoda são os frizz, me recomendaram fazer escova progressiva para hidratar mais e deixar os cachos mais definidos, porém tudo que leio diz que alisa o cabelo, este que vc usou sabe me informar se tem como fazer isso? Dois cabelereiros disseram que tem como fazer sim na escova progressiva, mas ainda nao estou segura…mas queria fazer algo para hidratar mais meu cabelo e baixar o frizz, sem tirar os cachos e nem o volume, pois gosto assim…obg

      1. Avatar de Maira

        Ops errei uma frase acima…AINDA ESTOU INSEGURA…RS…

  14. Avatar de Leilane Soares

    Oi povo!
    Ganhe dinheiro para pesquisar na Web com o Wibi…
    clique no link abaixo e saiba como:

    http://www.wibi.com.br/cadastro/?amigo=84054

    abraços!

  15. Avatar de Natália

    Olá pessoal! Tenho um cabelo muito complicado, ele é muito seco nas pontas e muito oleoso na raiz, tenho que lavar todos os dias, pois se não lavo, ele fica um nojo. Além disso, ele é muito fino e volumoso. Ele é tão fino que os fios dão nós, as vezes, desfaço um pouco dos nós com uma agulha. E ele é tão volumoso e frizado que só consigo controlá-lo com creme, rabicó e tic-tacs, ou seja, vivo com os cabelos presos, prendo eles molhados.
    Mas o principal problema é que não tenho dinheiro para pagar um bom profissional ou produtos extremamente caros, já pensei em comprar produtos (anunciados em sites) e fazer uma progressiva em casa, mas tenho medo de piorar ainda mais a minha situação, pois não sei o que posso usar ou como fazer. Encontrei as fórmulas abaixo na internet, será que elas funcionam. Só achei que elas estão pouco explicativas, pois fui a loja de cabelereiros e eles queriam mais informções para me venderem os produtos do tipo como deve ser a queratina, marcas e como não tenho conhecimentos não comprei, se alguém poder me ajudar me dando umas dicas, agradeceria muito, desde já obrigado
    FÓRMULAS DE ESCOVAS PROGRESSIVAS ( SEM FORMOL)

    1º FÓRMULA (Todo tipo de cabelos)
    50 ml de queratina líquida
    50 ml de repair liss loreal

    2º FÓRMULA (Cabelos extra secos)
    50 ml de queratina cremosa
    5 ml de óleo de tutano
    2ml de vitamina E
    18ml de reconstrutor capilar

    3º FÓRMULA (todo tipo de cabelos)
    35ml de queratina líquida
    35ml de defrisante termo ativado
    5ml de extrato de uva
    1 sachê de tratamento de choque Elseve liss intense

    4º FÓRMULA (cabelos quebradiços)
    40 ml de queratina
    20 ml de power dose
    40 ml de defrisante efeito extra liso

    5º FÓRMULA (choque de brilho)
    50ml de queratina cremosa
    10 ml de semi di lino (comercializado em ampolas)
    35ml de defrisante com queratina
    2 ml de vitamina A
    2 ml de vitamina B
    2 ml de vitamina Ceramidas

    6º FÓRMULA (escova progressiva de chocolate)
    50ml de queratina de chocolate
    50ml de extrato de cacau
    50ml de defrisante de chocolate
    Ampolas A, E e C.
    10ml de complexo reconstrutor (multiação)
    40ml de serum Anti Frizz try me chocolate (finally)

    7º FÓRMULA (Escova inteligente)
    50ml de queratina em creme
    1 ampola flash liss da loreal 15 ml
    5 ml de tioglicolato de amônia
    1 ampola de vitamina A
    1 ampola de vitamina E

    ATENÇÃO ESSA ESCOVA NÃO DEVE FICAR TRÊS DIAS NOS CABELOS POIS ELA É INTELIGENTE E DEVE SER LAVADA NO MESMO DIA, O TEMPO QUE ELA VAI PERMANECER NO FIOS VARIA DE ACORDO COM O TIOGLICOLATO QUE VC COMPRAR, JAMAIS ULTRAPASSE O TEMPO INDICADO NA EMBALAGEM DO TIOGLICOLATO, O PROCESSO É O MESMO DAS OUTRAS ESCOVAS, LAVAGEM COM SHAMPOO ANTÍ RESIDUOS, APLICAÇÃO DO PRODUTO, ESCOVA E CHAPINHA DE CERÂMICA, TUDO ISSO DEVE SER FEITO SEM ULTRAPASSAR O TEMPO QUE VAI AGIR O TIOGLICOLATO.
    SEM JAMAIS ULTRAPASSAR O TEMPO INDICADO, DEPOIS LAVE OS CABELOS PARA RETIRAR TODO PRODUTO, E POR ULTIMO PASSE O NEUTRALIZANTE.

    8º FÓRMULA (Escova de Morango)
    50ml de queratina
    50ml de defrisante de morango (aroma do campo)
    10ml de reconstrutor capilar de morango (aroma do campo)
    48ml de choque de morango (fios e pontas)

    9º FÓRMULA (Escova progressiva de algas marinhas)
    35ml de queratina líquida
    15ml de extrato de algas marinhas
    30ml de leite de silicone
    um fundinho de bepantol

    10º FÓRMULA (Escova progressiva de tutano)
    50ml de queratina líquida
    40ml de tutano (4 ampolas 10ml)
    5ml de óleo de tutano 2 em 1 com silicone
    1 ampola de Arovitan
    1 sache de tutano recondicionador (vita A)

    11º FÓRMULA (Escova progressiva Luna matrix)
    40ml de queratina líquida
    10ml de ampola de hidratação condicionante intensiva ciment system (finally)
    25ml de reconstrutor capilar guanidina fortalecimento com luna matrix (finally)
    25ml de selador de cutículas luminosité (finally)

    12º FÓRMULA (Escova de chocolate branco)
    100ml de queratina líquida
    35ml de defrisante de chocolate branco
    1 ampola de arovit
    1 ampola de vitamina B
    1 ampola de vitamina C
    1 ampola de vitamina D
    1 ampola de vitamina E
    1 ampola de ceramidas
    1 sachê de choque de chocolate branco

    13º FÓRMULA (Escova progressiva de soro glicosado)
    50ml de queratina em gel
    80ml de soro glicosolado 0,5% (comprado em farmácias ou loja de produtos hospitalares)

    14º FÓRMULA (Escova de queratina)
    50ml de queratina cremosa
    1 sachê reconstrutor recarga de queratina
    1 sachê omega plus com ômega 3
    50ml de reconstrutor capilar (leave in) carga de queratina líquida
    5ml de elixir vitalidade
    25 ml de defrisante a base de queratina

    15º FÓRMULA (Escova de iogurte natural com maçã)
    50ml de queratina cremosa
    50 ml de leite alisante (capicilin)
    50 ml de defrisante capicilin
    50 ml de pomada alisadora capicilin
    10ml de fluído alisador (capicilin)

    1. Avatar de Gislaine

      Interessante Natalia!!! mas desculpa não posso ajudar, pois não conheço essas formulas, talvez alguma das meninas do blog possa….. bjos

  16. Avatar de Júuh

    Olá meninas 🙂

    O meu problema é parecido com o da Maira. Meu cabelo é liso na raiz e ondulado nas pontas, formando cachinhos. Mas ele arma muito. Já comprei um monte de xampus e cremes anti-frizz mas nao adianta. Eu queria alguma coisa que tirasse o frizz e o volume, mas deixasse os cachinhos *-*

    Alguém pode me ajudar?
    Beijos e obrigada ;*

  17. Avatar de Mariana

    olá, quero fazer escova progressiva, mas tenho dúvidas sobre o efeito dela no meu cabelo. Ele é liso, com volume, por eu ter mto cabelo e ele ser grosso, e suas pontas enrolam.
    Queria saber se ao lavar, meu cabelo vai ficar liso, ou eu preciso ainda usar secador e chapinha pra mante-lo liso?
    alguém pode me responder?
    beijos e obrigada.

  18. Avatar de Monalice Lima

    Ola
    Nós mulheres que gostamos muito de vaidade sempre queremos mudar de estilo
    Eu faço no meu cabelo e dessa ultima vez que eu fiço ficou otimo
    E as dicas que vcs dão neste site são otimas
    inclusive pego dicas para o programa que faço na Ativa FM de Israelândia-GO
    Parabens pelas dicas que são otimas

  19. Avatar de Camila

    ola Gisi eu vou fazer escova pela primeira vez tenho 13 anos tenho cabelos cacheados tem alguma dica pra mim?
    aguardo respostas.bjus!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Gislaine

      Ola Camila as dicas serao a cabelereira que te darao…. o tenho pra dizer é que comigo a escova zap deu super bem… vale lembrar que depois de tratar os cabelos com quimica os cuidados e hidrataçao devem ser dobrados …. bjos gisa

  20. Avatar de Eli

    Gislaine,

    Fiz uma escova inteligente há 1 mês e gostaria de saber se posso substituir o shampoo anti-resíduos presente nos kits de cauterização por outro tipo de shampoo. Pelo que vi o shampoo anti-resíduos acaba retirando o efeito da escova. Pode me indicar alguma marca de shampoo para melhorar meus fios e fazer a cauterização sem problemas? Obrigada. Bjs.

    1. Avatar de Gislaine

      Ola Eli tb tenho essa duvida, qnd fiz cauterizacao no meu cabelo a cabeleireira usou shampoo anti residuo, mas me avisou sobre seu efeito na escova progressiva… tenho vontade de fazer cauterizacao em casa mas tenho a mesma duvida, acredito que nao ha problema de usar o anti residuo sendo que a cauterizacao é feita somente uma vez no mes…. mas é melhor se informar com alguma cabeileireira…… bjoks gisa

      1. Avatar de Eli

        Valeu Gislaine! Bjim…

    2. Avatar de Adriana Prado

      Oi, Eli e Gislaine!

      Use shampoo transparente, para cabelos oleosos por exemplo. Estes limpam bem o couro cabeludo e os fios e não são anti resíduos.

      Beijo

      1. Avatar de Eli

        É msm? Pode me indicar algum? Bjim…

        1. Avatar de Adriana Prado

          Eli!

          Eu uso Bio Extratus Jaborandi. Vale todos os shampoos que não sejam leitosos, podem ter cor mas devem ser transparentes.

          Beijo

          1. Avatar de Gislaine

            Oi Adriana obg pela dica 😉

          2. Avatar de Eli

            Obg pela dica!Bjs…

  21. Avatar de Biiazinha

    Ola, por favor preciso de ajuda! Em setembro de 2010, fiz escova inteligente a base de formol, mas por falta de informação fiz e fui pra praia.. saiu tudo! Agora eu soube da escova definitiva a base de amonia, ela é boa mesmo? Gostaria de saber se em março já posso fazer no meu cabelo, por serem bases diferentes, uns 5 meses já é o bastante para tirar o formol do cabelo e usar a base de amonia? O meu cabelo pode cair? Obrigada!

    1. Avatar de Gislaine

      ixi eu nao sei te responder mas tomara que alguma das meninas do blog saiba….. e como sempre é bom vc se informar com um cabeleireiro……… bjim gisa

    2. Avatar de Ina

      mas praia não tira a progressiva do cabelo, a única coisa é que da uma boa ressecada, aí é só se jogar na hidratação… algumas pessoas fazem progressiva exatamente para ir pra praia e deixar o cabelo mais pratico.
      bj

      1. Avatar de Gislaine

        Ina
        minha cabelereira falou totalmente ao contrario disse que a piscina e praia deveria se evitadas pois abrem as cuticulas do cabelo fazendo ficar escamado diminuindo o seu efeito, disse tb que como nao da pra ficar sem ir a praia entao deve-se passar uma mascara neutra antes de entrar na agua, me indicou bio extratus neutro ou shitake… bjim

  22. Avatar de Thassia

    Boa tarde meninas

    Fiz a algumas semanas a progressiva, so que pelo que vi de outras pessoas que fieram no mesmo lugar, que a progressiva nao sai por completo do cabelo, conforme vai crescendo a raiz vai voltando ao normal e onde foi passada a quimica continua esticada… o que faço agora??? nao gostei disso… fora que ele ficou extremamente olioso

    1. Avatar de Gislaine

      as escovas progressivas sao assim mesmo….. vc teria que fazer retoque para alisar a raiz ou deixar bastante tempo sem mexer para seu cabelo crescer e a quimica sair….. bjim gisa

  23. Avatar de Thassia

    GIalaine

    mas a quimica com o tmepo sai por completo do meu cabelo??? ou vou ter que ocntinuar com ele esticado mesmo que nao queira fazer mais?? ele ficou mto olioso o que posso usar pra tira essa oliosidade nele… antes poderia ficar 4 dias sem lavar os cabelos agora lavo de manha e a noite ja esta olioso…. oq ue posso fazer

    1. Avatar de Gislaine

      Ola tassia quimica é isso nao é como uma escova que vc faz e para tirar é so lavar, seu cabelo sofreu um processo de modificaçao, ainda nao ouvi falar de um produto que tira quimica do cabelo e faz ele volta ao normal, infelizmente vc vai ficar com ele assim, a quimica sai aos pucos do seu cabelo se sua cabelereirra te indicou secar com secador depois da lavagem para durar a escova faça ao contrario pois faz com que ela dure menos, vc pode tb cortar seu cabelo na parte alisada mas eu nao indicaria, quanto a oleosidade e a caspa sao normais de cabelos com progressiva, so nao me pergunte porque…….. bjim gisa

  24. Avatar de Juliana

    Gislaine

    voce sabe o que é escova progressiva a base de alcool ? o salao diz q nao tem formol algum. O alcool agredi menos?
    Como tenho o cabelo mto mto fino seria indicado eu fazer algum desses procedimentos?

    1. Avatar de Gislaine

      Ola Ju nao conheço essa escova, o que sei sobre cabelo é o que aprendi com minha mae cabeleireira e com minhas curiosidades, veja o que sua cabeleireira de confiança disse, quanto ao formol uma pessoa experiente disse que todas possuem, o que difere é que na hora de fabricar a quimica, no rotulo eles colocam outro nome no lugar de formol mas se vc for numa manipulaçao eles mostram pra vc….. o alcool é meio forte né tanto que é recomendavel usar luva pois resseca a pele, quanto ao efeito dele no cabelo nao sei dizer, mas hoje nao é aconselhavel usar gel a base de alcool, talvez tenha o mesmo efito do formol…… bjim gisa

    2. Avatar de Valeria

      então eu fiz a escova de alcool ,pelo menos minha cabelereira disse que é rs eu estou gostando do reusultado, nao agrediu tanto meu cabelo só achei q esta com um pouco de caspa mas como caspa ,segundo um medico, tb é emocional nao sei bem ao certo se é a escova ou problemas pessoais (provas)rs e achei tb que resecou um pouco meu cabelo porém eu fiz depois que uma amiga de trabalho fez o cabelo dela é bem enrolado e o dela nao esta resecado e nem com caspa…mas como vai de couro cabeludo tb fica dificil falar com certeza..sobre ir formol ou não segundo minha cabelereira vai sim todas vão com outro nome devido a concentração ser bem menor e ele vim com uma outra composição quimica que nao consegui ver muito bem qual era =/ mas estou gostando do resultado indico ela… ate mais

  25. Avatar de Lis

    Meninas, eu fiz a inteligente à base de álcool, paguei caro, 290 reais, mas valeu muito à pena, pois saí do salão com o cabelo lindo e cheiroso, por ser altamente volátil, não fica no cabelo. Faz 2 meses e meio que eu fiz, o frizz acabou, o volume também, deixo secar natural e ele fica arrumado, com balanço, brilho e maciez. Se seco com secador, fica lisinho. Não tive caspa e a única coisa é que ficou um tantinho mais oleoso, mas nada de mais. Já vou fazer novamente semana que vem, pois foi o melhor investimento que fiz para meu cabelo.

  26. Avatar de Thamires Gomes

    ameiiiii essas dikas vou usa-los nas minhas clientes obg!!

  27. Avatar de Karol

    Olá!!
    Gostei muito do site Parabéns !!
    Gostaria de ajuda, meu cabelo era grespo quando pequena mas tive que cortar e ele nasceu liso fio a fio mais agora na parte da frente a raiz é encaracolada , tenho vontade de fazer a escova progressiva mais tenho medo que com o tempo a quimica estrague o meu cabelo.

  28. Avatar de Lucia Helena

    Oi,meninas.
    Tenho a maior vontade de fazer uma escova progressiva, estou na fazer das pesquisas;Mas estou com duvidas pois tenho os cabelos crespo tipo afro(muito crespos), são ressecados e fracos, e com pontas duplas e são muito finos. eu alisei os cabelos a mais ou menos 2 meses com soda e parafina, foi o que diminuio as quebrados. que tipo de escova devo usar

    1. Avatar de Gislaine

      ola lucia eu faço a zap e adoro embora ultimamente meu cabelo tem qubrado bastante, eu indicaria para vc alguma escova a base de queratina que alisa e trata os seus cabelos, mas antes, faça uma avaliaçao numa cabeleireira de confiança e pesquise as opçoes de quimicas e escovas……….. bjim gisa

  29. Avatar de Leonice

    Alguém conhece uma progressiva chamada Prunus? O cabeleireiro disse que não tem formol. Fiz e ficou ótima, mas acho que depois de lavado o cabelo ficou com um cheiro igual ao do formol. Agora estou com medo de fazer de novo.
    Leonice

    1. Avatar de Gislaine

      desculpa mas nao conheco alias estou aprendendo a identificar agora o cheiro do formol rsrs 🙂

  30. Avatar de Anaaa

    OOi Gislaine!
    Meu nome e Anaa
    Tudooo Bem ?
    Olhaaa estou com uma super duvida…
    Meu cabelo e cacheado mas e fino, uma vez fiz escova marroquina e ele começou a arrebentar a sair cada fio inteiro…
    só q antes de fazer a marroquina eu tinah feito luzes…
    sera q foi as luzes q fizereao ele arrebentar?
    Agora ele nao tem mas luzes se eu fizer progressiva vai alisar e hidratar ? :S
    Obrigada!
    bjOs

    1. Avatar de Gislaine

      oi anaaa fique tranquila noa foi as luzes que fez ele arrebentar nao, pode ser que elas ajudaram mas nao foram a verdadeira causa, sofro do mesmo mal, e minhas amigas que tem escova progressiva tb reclamam, as vezes fico ate assustada. quanto a escova progressiva elas dizem que hidratam, mas eu nao vejo diferenca so vejo um brilho maravilhoso, fios sedosos e madeixas lisas…… veja qual é melhor para seu cabelo…. bjim gisa 😉

  31. Avatar de Daniele Monique

    me ajude por favor…eu usava henê e parei a alguns meses e queria muito passar a progressiva, pois tenho os cabelos ondulados e vomulosos e quero q ele fique liso. pesquisei em alguns salãos e me imformarão q posso usar sim,mas tenho medo q não de certo .
    me ajudem por favor.

    bjss
    Dany.

    1. Avatar de Gislaine

      ola daniele veja a opiniao de um cabeleireiro de confiança, uma vez li numa revista que as pessoas que usam hena se tornam alergicas para o resto da vida com algumas substancias, pois a mesma muda digamos assim o dna do cabelo nao foi bem essa palavra mas dava o mesmo significado, todas as pessoas que conheco que usaram hene tiveram seu cabelo detonado, qual foi seu resultado? continue pesquisando em caso de duvida espere a mesma sair de seu cabelo…… bjos gisa 🙂

  32. Avatar de Lays Santana

    Bom,meu cabelos são tudo pra mim,eles são ondulados,lisos com cachos,e muito volumosos,isso me incomoda,ai usei o henê mas não gostei do resultado,parei de usar faz mais de 1 ano,ai pensei na progressiva,mas será que meu cabelo aguenta?e se ele cair? Manda uma dica pra miim,por favoor!

    1. Avatar de Gislaine

      oi Lays é o seguinte com um ano vc pode usar qualquer quimica pois ja deu tempo do processo ter saido dp cabelo, para usar a escova progressiva nao é preciso dar td esse tempo, pois elas sao compativeis com todas as quimicas, porem o hene é diferente ele mexe e muda a estrutura do cabelo de forma difereinte eu te indicaria fazer um toque de teste antes como toda quimica manda, e ou ir num salao ou sei la farmacia de manipulacao (ja tive essa ideia) ver a composicao das duas quimicas( hene e sua desejada escova progreissva) analisar se sao compativeis, em todos os casos seria o meio mais seguro…… bjos gisa

    2. Avatar de Raquel

      Olá!
      Pra Vcs colegas que tem usado Henê, Eu tbm usava e usei por mas de cinco lindos anos e achava que meu cabelo ficava lindo e natural, (todos diziam o mesmo), o espelho tbm me dizia o mesmo. Mas cansei de passar a cada 15 dias e vamos combinar que dava mto trabalho pra lavar, minha irmã tbm usava. Então juntas resolvemos mudar pra algo mas pratico, mas sabíamos que seria mto difícil já que alisamentos a base de chumbo ñ são compatíveis quase com nada, minha irmã optou pela escova Zap depois de mta pesquisa em salões especializados em alisamento Eu optei pela havaiana pois queria um aspecto mas natural. Nós duas nos demos super bem, meu cabelo ñ caiu, ñ fiquei careca… Muito pelo contrario fiquei super feliz e estou até hj… Tem mas ou menos 6 meses que agora dou Uberliss da Avlon e ADORO.
      Todos acham que meu cabelo é natural, pois assim parece!
      Amo meus cabelos e cuido mto deles!

  33. Avatar de Silvia

    Olá! desejo fazer uma progressiva mais tenho duvidas pois meu cabelo é andulado e volumoso queria saber se realmente a progressiva deixa um liso natural, e por quanto tempo ela dura, e como manter por mais tempo!

    1. Avatar de Gislaine

      ola silvia nos cabelos crepos que é meu caso algumas que ja vi deixar um liso natural sim, ja outras as vezes com passar do tempo ela fica com as pontas um pouquinho esticada, geralmente duram tres meses mas ja vi umas que duram seis, depende do tipo de crescimento do seu cabelo, para a durabilidade a maioria pede que seque os cabelos com secador, ja tem outras como eu disse nao exigem isso e deixa a cliente secar os cabelos naturalmente sem se tornar dependente do secador, varia muito de uma escova para outra aqui mesmo no blog existe relatos de escova progressiva de tudo quanto é tipo…. bjos gisa

  34. Avatar de Nina

    oooie! meu cabelo é beeeem cacheado e seco, eu fiz a progressiva e depois que eu lavei ele continuou cacheado mais com volume baixo porque? eeu quero que ele fique liso o que eu faço?

    1. Avatar de Gislaine

      oi nina dificil te dizer algo, mas meu cabelo tb nao alisou muito como da primeira vez, a diferenca é que na primeira vez eu ainda itna relaxamento no cabelo e acho que ajudou, mas dessa vez ele estava praticamente virgem e alisou so nas pontas na raiz ja sinto a ondinha o que siginfica que nao dara para esperar tres meses para prox. aplicacao….. o chato é que pergunto para cabelereira se nao seria melhor relaxar antes e ela diz que nao : /

  35. Avatar de Elaine Heyek

    Olá meninas eu aplico progressivas maravilhosas, que alisam mesmo !!!
    Se tiverem interesse falem comigo !!
    (11) 2045-2854/7753-5867

  36. Avatar de Franciane

    Oi Gisa, tenho o cabelo indefinido..nem liso…nem cacheado,quero muito fazer uma escova progressiva mas tenho receio pois uso tintura no meu cabelo á 10 anos,então é mt quimica no cabelo. Gostaria de saber se isso irá interferir em algo? E quanto tempo mais ou menos dura a escova? Bjs Fran

    1. Avatar de Gislaine

      oi fran a tintura nao interfere em nada inclusive tem progressivas proprias para cabelos com luzes e reflexos, todas elas deixam o cabelo com um brilho maravilhoso, em todo caso nuca esqueca de hidrata-lo e mante-lo diaramente…. as ecovas duram em torno de tres meses mas ha algumas que duram mais tempo ate seis meses, depende muito tb do desenvolvimento do cabelo…. bjinhos gisa

  37. Avatar de Daniele Monique

    Oi gisa! no meu caso ela ajudou muito..meu cabelo era muito volumoso eu já usei guanidina,wave hair,hair life e não deu o mesmo resultado do henê,com ele meu cabelo ficou liso e bem macio,mas a unica coisa q não me agradou foi não poder mudar de cor ,e ter q continuar com a cor preta q eu não q fique bom em mim..alias eu sempre gostei de ta sempre mudando a cor,e tbm com o tempo eu fiquei sentindo muita dor de cabeça e acho pode ter sido o henê.
    meu cabelo ja esta clareando a rais.e voltando o volume.estou mantendo na escova prq ja esta bem cheio.
    bom vou seguir conselho e esperar mas.
    Obrigada pela atenção
    Bjsss.

    1. Avatar de Gislaine

      que bom daniele… fico feliz por vc para td ha uma excecao ne?! por isso é importante nao detornarmos um produto so porque nao nos ajudou, pois pode ajudar a outras……. td de bom bjm gisa 🙂

    2. Avatar de Vivian Carvalho

      eu tinha hene e fiz progressiva com formol,da certo sim,é a unica quimica que pode ser usada com o hene é a progressiva com folmol

  38. Avatar de Cris

    Boa noite, já fiz umas 6 progressivas mas as últimas não tem ficado muito liso.Será que é por conta do meu cabelo estar virgem, sem quimica nenhuma?Estou querendo fazer uma plástica capilar.Será que alisa meu cabelo ou a progressiva é mais indicada?Aguardo resposta. Grata.

    1. Avatar de Gislaine

      oi cris meu caso é igual ao seu porem so fiz duas aplicacoes, tb acredito que seja por ele estar virgem…. se vc achar a resposta exata me fala ta?! rsrs bjim gisa

  39. Avatar de Murillo

    Olá gisa, li suas dicas e os comentários do blog, não estou com nenhum problema, dei a progressiva inteligente em meu cabelo, esperei 4 dias para lavar, quando lavei ele ficou mais natural (um pouco mais rebelde, porém natural ainda).A minha questão agora é, fez 1 semana ontem que eu fiz a progressiva, comprei hoje um creme hidratante e um pos-shampoo, os dois especializados em cabelos com progressiva ( ricos em queratina,macadâmia e prós-vitamina B, só que, está escrito que são para cabelos danificados.

    Estou certo em usar esse creme hidratante?
    Recomenda algum para cabelos com progressiva?

    Obrigado =D

    1. Avatar de Gislaine

      oi murilo sou apenas mais uma leitora quanto ao produto de cabelo tenho as mesmas duvidas, o que minha cabelereira me falou foi que nao devo usar nada de chocolate, e todos os produtos devem ser com ph neutro, na verdad,e por mais que sao todas progressivas, cada escova tem sua formula e particularidade entao seria bom se vc seguisse as dicas de sua cabeleireira. Eu estou usando produtos para cabelos danificados devido as quebras que meu acbelo esta tendo, mas nao sei se é bom para quem esta com o cabelo 100%, uma vez ouvi que cada produto é para um tipo de cabelo e se eu usar produto para cabelo fragil e o meu nao estiver fragil o produto fara um efeito contrario pois dara muita proteina ao meu cabelo sendo que ele esta precisando.
      a composicao que vc narrou sao escelentes mas veja com sua cabelereira se vc precisa delas….. abracos gisa 🙂

  40. Avatar de Murillo

    olá, comprei a mascara e o reparador, mas eu estou com a progressiva, gostaria de saber se ele faz um bom efeito em minha progressiva inteligente.

  41. Avatar de Luiza

    OI,
    EU LI NUM SITE QUE “Quem tem progressiva deve passar longe dos produtos à base de queratina. O ingrediente é ótimo para fortalecer o cabelo. Mas, ao abrir as cutículas dos fios, faz com o que o efeito da sua escova seja perdido. ”
    FIZ UMA ESCOVA PROGRESSIVA CHAMADA ZERO WAVE DA MAC PAUL FAZ 1 DIA E GOSTARIA DE SABER SE A CADA 15 DIAS EU POSSO FAZER UMA NANOQUERATINIZAÇÃO NOS CABELOS?
    ISSO É VERDADE?
    PORQUE TENHO MEDO QUE MEUS CABELOS QUEBREM OU CAIAM.

    1. Avatar de Gislaine

      oi luiza interessante o que vc disse pois eu usei queratina liquida por um tempo e nao vi resultado meu cabelo quebrou muito, nao sei se é por isso, mas deve ter a ver, porem minha cabelereira me mandou fazer cauterizacao de vez em quando…. bjim gisa

  42. Avatar de Priscilla

    Quem quiser fazer progressiva em casa.

    http://todaoferta.uol.com.br/comprar/formol-37-4YTG2PJCNY

    Mando a formula junto.

  43. Avatar de Luiza Alice

    Oiii.
    Eu tenho o cabelo cahceado, eu acho ele muito bonito e tudo mais, mas estava querendo dar uma mudada. So que nao queria que fosse permanente. EU pensei em fazer a escova progressiva, mas a minha pergunta é, como fica o cabelo de pois que o produto sai? demora muito tempo pra voltar ao normal? pois nao quero excluir meus cachos de vez, so por uns meses. COmo fica quando volta? pois eu so vejo comentarios de como é o duranto, mas me preocupa mesmo como é o depois.
    Obrigada! 😀

    1. Avatar de Gislaine

      oi luiza as meninas que vi que fizeram progressiva tiveram seu cabelo normalizado so depois de um ano, antes disso o cabelo fica ondulado em cima e do meio pra baixo liso, depois de um tempo fica cacheado em cima ondulado no meio e liso nas pontas, ela so sai depois que todo o cabelo fica virgem novamente, porem corta tb ajuda…. bjinhos gisa

  44. Avatar de Rafaela

    quanto a usar HENE e depois fazer progressiva,eu passaei um bom tempo
    usando hene,o cabelo ficava q nem de indio,
    mas depois redolvi mudar o método,pq me orientaram q com o tempo
    o cabelo fica fraco e cai com hene
    perguntei a minha cabelereira se podia usar a progressiva,ela falou q com HENE no cabelo
    nem pensar,se nao iria ficar careca……
    o unico jeito era esperar sair a quimica toda do cabelo,e pra acelerar o processo,cortei o cabelo curtinho quase chanel,e meu cabelo era enorme….mas vlw o sacrificio,pq cresceu rapidinho e pude fazer a escova,hj alem da escova progressiva ainda pinto tbm
    e meu cabelo tá ótimo,liso e hidratado e grande como eu gosto.

  45. Avatar de Guinho

    tem progressiva que quanto mais o cabelo detonado melhor o resultado. Portanto para quem quer o cabelo com efeito liso antes de fazer a progressiva o melhor é pinta-lo ou fazer o pré relaxamento. Então quando for fazer a proxima aplicação quem optou por pintar retoca a raiz com a tinta e aplica a progressiva, e quem optou pelo pré-relaxamento faz o retoque da raiz e aplica a progressiva essa é para efeito liso mesmo e para quem tem cabelos muito crespo

  46. Avatar de Rosemeire Lapaz

    ola bem eu tenho relaxamento e progressiva e posso fazer luzes obrigada

  47. Avatar de Niliane

    gostaria de saber se eu posso fazer algum tipo dessa escovas progressivas, pois meus cabelos são oleosos. lisos e muito leve, uso sempre preso pq além de ser pouco dar muito volume, sempre tenho a impresão que to de chapeu. Aguardo resposta , obrigado

  48. Avatar de Carolina

    ola o meu cabelo era liso na raiz e ondulado nas pontas,sempre quis fazer uma escova para deixar ele com mesmo volume,depois de um tempo fui ate o salao da sueli(miga) e ela falou que ia fazer a escova zap no meu cabelo eu fiz e amei deixa sem volume e alisa mesmo vale a pena! recomendo a todas! bjosssssssssssss………….

  49. Avatar de Carolina

    GOSTARIA DE SABER QUAL CUIDADO DEVO TOMAR NA PRAIA? EU NAO POSSO USAR CREME DE PENTEAR TEM ALGUM REPARADOR DE PONTA? ABRIGADO DESDE JA! CAROL CIDADE QUEIMADOS!

  50. Avatar de Valeria

    olá acabei de fazer a escova de alcool, meu cabelo é muito parecido com o da juh liso na raiz e enroladinho nas pontas rs.. gostei do resultado só q nao sei se é o shampoo que estou usando mas achei q esta um pouco resecado meu cabelo,e estou com caspa queria saber se posso fazer algum tipo de hidratação em casa mesmo?se posso usar um shampoo pra caspa sei lá? ou se tem alguma marca de shampoo que alguem em aconselhe já estou usando shampoo sem sal proprio para quem fez progressiva.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva