Para a mulher que gosta de se cuidar

Como tratar as espinhas?

Como tratar as espinhas?

A forma mais comum de manifestação das espinhas é pela produção em excesso das glândulas sebáceas, ocasionada pela ação dos hormônios andrógenos e testosterona.

Há também os casos de proliferação de bactérias que se localizam no folículo piloso (região interna da pele em torno dos pêlos). Essas bactérias transformam os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos – que irritam a parede do folículo.

Existem casos de produção de queratina ou sebo em excesso no folículo piloso, causando obstrução do orifício folicular.

Além disso, a acne pode ser causada por predisposição genética, cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais.

Prevenção das Espinhas

Como tratar as espinhas?

Limpeza

Para prevenir o aparecimento das espinhas, é fundamental controlar a oleosidade da pele. A forma mais simples e eficiente de controle da oleosidade é através da higienização adequada.

Atualmente, estão disponíveis muitos tipos de sabonetes, loções higienizantes e adstringentes para tratar adequadamente a pele com espinhas.

Esfoliação

A esfoliação da pele é bastante importante para desobstruir os poros entupidos. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.

Tratamento das Espinhas

Medicamentos

Como tratar as espinhas?

O tratamento das espinhas pode ser feito com medicações de uso local, visando à desobstrução dos folículos e ao controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.

Podem ser também utilizados medicamentos por via oral, dependendo da gravidade da situação. Normalmente, são usados antibióticos para controlar a infecção.

Tratamento hormonal

Em mulheres, um tratamento extremamente eficiente para a acne é o uso da pílula anticoncepcional de combinação estrogênio/progesterona. Alguns exemplos são: Gracial, Yasmin e Diane 35.

Casos extremos

Os tratamentos mais completos, e por isso mais efetivos, devem ser sempre acompanhados por um dermatologista, pois sempre existem casos em que ocorrem efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, especialmente quando forem utilizados mais de um tratamento simultaneamente.

O que não se deve fazer

Tentar espremer as espinhas (acne), ou fazer qualquer outro tratamento direto na pele, deve ser feito apenas por dermatologistas qualificados. Espremer as espinhas causa irritação, podendo propagar a infecção para camadas inferiores da pele, causando cicatrizes permanentes.

Produtos para Acne

Differin

Como tratar as espinhas?

Differin ajuda a limpar a acne da pele e evitar que os poros sejam obstruídos. Cremes Retinóides, como o Differin, é a única classe de medicamentos que comprovadamente que tratam manchas de acne e previne a sua formação. Disponível na drogaria Araújo.

Vitanol A

Como tratar as espinhas?

Vitanol-A é um ácido que pode causar desconfortos à pele, por isso é bom acompanhamento médico ao usar o Vitanol A. Ele é indicado no tratamento da acne vulgar, especialmente da acne punctata, onde predominam comedões, pápulas e pústulas. Disponível na Araújo e Netfarma.

Vitacid gel

Como tratar as espinhas?

VITACID® está indicado somente para uso tópico em adultos e crianças acima de 12 anos. Está indicado para o tratamento da acne vulgar, especialmente graus I e II leves. No fotoenvelhecimento, proporciona melhora das linhas de expressão, manchas e aspereza da pele. Disponível na Araújo e Netfarma

Loção Secativa Adcos Tonalizante FPS 15

Como tratar as espinhas?

Acelera a cicatrização da acne, reduzindo os processos inflamatórios através de sua ação anti-séptica. Tonaliza levemente e ameniza o aspecto avermelhado, renova a pele e minimiza a obstrução dos poros. Possui ação antiséptica, secativa e anti radicais livres. Reduz e regula a oleosidade.

Normaderm FPS 15

Como tratar as espinhas?

Gel-creme com toque seco e rápida absorção que reduz o brilho e uniformiza a pele deixando-a mais lisa. Seus ativos possuem ação anti-inflamatória e sebo-reguladora que combatem o aparecimento da acne. Com FPS15. Protege contra a ação nociva dos raios UV. Disponível na Época Cosméticos.

Effaclar Duo La Roche Posay

Como tratar as espinhas?

Indicado para peles acnéicas com imperfeições e desobstruir os poros; a Niacinamida e Piroctona atacam as imperfeições e o ácido linoleico elimina as células mortas que obstruem os poros, com a ajudinha da água termal da La Roche uma eventual vermelhidão é apaziguada. Disponível na Época Cosméticos e drogaria Araújo.

Acne Care Loção Tônica

Como tratar as espinhas?

Combate a oleosidade da pele, ajudando a prevenir o surgimento da acne. A Loção Tônica para pele acneica AcneCare® combate a oleosidade excessiva da pele, ajudando a prevenir o surgimento da acne. É um produto de ação anti-séptica que mantém a pele livre de impurezas.

Secatriz Mousse Facial Dermage

Como tratar as espinhas?

Promove uma limpeza suave, removendo as impurezas e retirando o excesso de oleosidade, sem agredir a pele. Com inovadora textura mousse, sua composição tem ação antiacne, antisséptica e secativa, promovendo uma agradável sensação de limpeza e frescor, preparando a pele para aplicação de outros produtos da linha Secatriz. Ideal para pele excessivamente oleosa ou acneica.

Natupele Acnesse Stick

Como tratar as espinhas?

Acnesse Stick Secativo é um produto utilizado na finalização do cuidado cosmético da acne, possuindo ação secativa nas acnes persistentes. Disponível na Época Cosméticos.

Clearskin Linha Professional Avon

Como tratar as espinhas?

Atua antes, durante e depois do aparecimento da acne, ajudando a combatê-la e prevenindo sua formação. Contém ácido salicílico: ajuda a desobstruir os poros e a controlar os processos inflamatórios, combatendo e prevenindo a formação de novas acnes.

Acnezine

Como tratar as espinhas?

Acnezine promove antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que são perigosos para a pele e que promovem infecções. Também combate a inflamação reduzindo assim o vermelhão e consequentemente sarando a pele atacada pela acne… naturalmente!  

E você, faz algum tratamento para acne? Compartilhe suas experiências…

580 comentários para “Como tratar as espinhas?”

  1. Avatar de Henrique

    Olá, tenho 19 anos, no começo da minha adolescência tive muitas espinhas, ao longo do tempo fui estourando e só piorava, ja fui a vários dermatologistas mais nada resolveu.
    Agora com 19 anos, as espinhas diminuirão mais tenho varios buraquinhos no rosto, e ainda nasce espinhas e cravos. Oque devo fazer???

    1. Avatar de Joao Pedro

      nao era para voce ter estourado as espinhas entretanto tudo tem uma soluçao lave o rosto diariamente com o sabonete protex use acnase ou acepcia e nao fique muito tempo exposto ao sol espero ter ajudado

  2. Avatar de Kelly Leal

    OLÁ ,TENHO 32 ANOS NA ADOLESCÊNCIA NUNCA TIVE UMA ESPINHA PELO EU QUERIA Q NASCESSE PRA FICAR IGUAL AS OUTRAS AMIGAS ,MAS NÃO TINHA JEITO ….AGORA HOJE EXATAMENTE DEPOIS Q TIVE FILHO ESTOU COM UMA ACNE TERRÍVEL,PRINCIPALMENTE QUANTO ESTOU PRA MENTRUAR E ESTOU CHEIA DE MANCHAS DE ACNE ,PELO AMOR DE DEUS O Q FAÇO???!!

  3. Avatar de Sonia:)

    adorei as dicas:)

  4. Avatar de Thais Felix

    to com muita espinha pode ser por causa do anticoncepcional? eu ja tinha,mas esta pior!
    bjss

    1. Avatar de Natália - Kutiz Beauté

      Thais,

      Normalmente o anticoncepcional não causa espinhas…
      Ele é até utilizado para regular os hormônios e reduzir o surgimento de espinhas.

      Você pode ter alterado mais alguma coisa na sua rotina…

      Beijo,
      Natália – Kutiz Beauté
      kutiz@kutiz.com.br

  5. Avatar de Day

    Tenho 18 anos,estou com muitas espinhas tanto cravos tbm.
    Já fui a dermatologista e ele passou anticoncepcional. Mas nada adiantou.Estou tomando ele a 2 meses.Já era pra ter desaparecido ou melhorado?

  6. Avatar de Flavio Lima

    oi amigos tenho 17 anos e tenho muitas acnes começei a um mes um tratamento a base de um sabonete mas ainda nao vi resultado.

  7. Avatar de Bradock Almeida

    olaa, tenho 18 anos e nao to aguentando mas de espinhas,tem dois anos q as espinhas tao saindo igual agua em min e manchas eu ate claro mas meu rosto ta negro de manchas nao sei o q eu faço minhas irmas nao tem nenhma, e queria saber se po compacto da espinhaa ? affs to so odio mesmo

  8. Avatar de Beella

    Eu ttenho 12 anos, e não tenho muitas espinhas, só uma vez ou outra, mais é raro. Um belo dia eu acordei e me deparei com uma coisa vermelha no meu nariz. não liguei muito, achei qe só era um cravo, ou algo do tipo. Mais com o passar de algumas horas a “coisa” começou a crescer, e depois de 2 dias virou uma espinha enoorme. Eu to em desespero, daqui a 6 dias é natal, mais precisamente 5 [porque comemoramos na véspera] e esse monstro está na ponta do meu nariz, se destacando ! eu vo viajar no dia 26 e tenho qe dar um jeito nisso. Eu acho qe eu vo chorar :'(

    1. Avatar de Samanta

      Amiga, compre SEBO DE HOLANDA! é baratinho R$3 REAIS. deixe ele cobrir o local a onde esta a espinha enorme! e vc verá o resultado vai secando. é melhor passar antes de dormir tambem.

  9. Avatar de Alan Martins

    Uma dica muito importante mas que quase ninguém fala é a ingestão de líquido. Nós não somos acostumados a ingerir a quantidade necessária de água por dia e precisamos ir mudando os nossos hábitos aos poucos porque a água, fora os benefícios que todo mundo já conhece, irá limpar internamente diminuindo a oleosidade da pele e consequentimente o aparecimento de cravos e espinhas.

    Outra dica importante é o uso de protetor solar todas as vezes que for entrar em contato com os raios solares, pois estes impedem o aparecimento de manchas escuras provocadas pelas espinhas.

    Produtos ricos em vitaminas A, C e E , também vão ajudar no combate às espinhas e deixar a sua pele mais saudável e bonita.

    1. Avatar de Carla Maria De Siqueira

      Isso aí Alan

  10. Avatar de Luiz Cláudio

    depois que usei o rémedio RUBRANOVA FIQUEI COM O ROSTO E CORPO CHEIO DE ESPINHAS MUITO GRANDE, mas em meu peito tem muitas e ainda ficou com cicatrizes como faço para resolver esse problema ( cicatrizes), minhas espinhas resolveu com HIDROQUINONA que é para manchas.

  11. Avatar de Clayton

    Tenho 33 anos e desde muito cedo tenho muitas espinhas.Gostaria de saber de um tratamento realmente eficaz,pois isso incomoda pra caramba.

  12. Avatar de Indianara

    O Diane 35 é muito bom! Reduziu a oleosidade da pele e o aparecimento de espinhas. Consultei dois dermatologistas e uma ginecologista e todos o indicaram. Tenho muito problema com manchas também. Mesmo parando de estourá-las, elas aparecem no rosto e nas costas. O Vitanol – A é ótimo para o rosto. Já para as costas, receitaram-me o Tetraciclina (ou o Tetramed, genérico). São bons também. e, claro, o protetor solar.

  13. Avatar de Talya

    oi,tenho 11 anos vou fazer doze e tenho muitos cravos e poucas espinhas no rosto e tambem o meu rosto É muito olioso eu passo acepice em saboneta nao adiantou passei protexes nao adiantou emtam nao sei mas o que passar no meu rosto para para com a oliosidade e com os cravos e espinhas o que que e presiso fazer para tira os cravoz e espinha do meu rosto????

  14. Avatar de Rudgere

    tenho 16 anos desde os meus 14 tenho espinhas e ja tentei várias coisas e nada deu certo agora estou usando sabao de coco se dé certo eu dou um toq em vcs,,,,!!!!

    1. Avatar de Felipe

      é filha, o jeito é usar asepxia mesmo…

  15. Avatar de Tina

    Hummm, tenho cravos brancos e não saem assim fácil, já usei um monte de produto pra amolecer, mas não resolve nada. Será que eu apelo para uma limpeza de pele??

  16. Avatar de Wallace

    Tenho Mania de estorar espinhas e não sei como parar . :S

  17. Avatar de Whalida Tawane

    eum uso o sabonete asepxia e o crem acnase!
    mais mesmo assim meu rosto continua cheio de cravos!
    nao sei mais o q faço!
    ainda bem q os cravos sao pequenos e nao danificam meu rosto!

  18. Avatar de Luciana

    o jeito e lavar a cara 2 vezes por dia

  19. Avatar de Lara

    Olá tenho 11 anos e o meu rosto tem muita espinha, agora até que eu to melhor pq antes era bem pior pq as espinhas eram grandes e eram muitas . Bem eu odeio espinhas e sempre passo o sabão para tirar a oleosidade não tenho cravo graças a Deus!!Mas gostaria que minhas espinhas apagassem de vez e nunca mais viesse , tenho espinha até nas minhas costas que muito chato pq quando eu boto o bequini fica aparecendo e é super chato. O que eu faço?

  20. Avatar de Luiza

    Oi ‘ Eu tenho 16 anos , e tenho bastante espinhas ‘ Eu queria dar um jeito . Oque eu Faço ??

  21. Avatar de Luiza

    Oi ‘ Tenho 16 anos e eu tenho muitas espinhas no rosto e nos Ombros ‘ E queria queelas desaparecessem . O que eu Faço ?

  22. Avatar de Vanessa

    OLÁ. MEU NOME É VANESSA, MINHA FILHA TEM 10 ANOS E JÁ ESTÁ APARECENDO UMA OU OUTRA ESPINHA NO ROSTO. MAIS ELAS FICAM BEM AVERMELHADAS E GRANDES PARA A IDADE DELA, EU IMAGINO. EU NÃO TIVE ESPINHAS NA MINHA ADOLESCÊNCIA, NENHUMA MESMO E NEM MANCHAS.. TENHO A PELE BEM BRANQUINHA E MESMO ASSIM CRAVOS E ESPINHAS NÃO APARECERAM.. DIGO ISSO PORQUE ALGUMAS PESSOAS DIZEM QUE ESPINHAS E CRAVOS SÃO HEREDITÁRIO.. NEM SEI SE ISSO É VERDADE. POR ISSO VENHO PEDIR ALGUMAS DICAS E COMO TRATAR PARA NÃO SE TORNAR CRÔNICO… O QUE POSSO FAZER PELA MINHA FILHA.. OBRIGADA PELA ATENÇÃO

  23. Avatar de Diogo

    Estou com 23 anos e ainda tenho espinhas, nunca fui de ter o rosto cheio mas sempre aparecia uma ou outra, mas agora nesse mês esta nascendo em toda parte do meu rosto aglomerados de espinhas, e o pior alem de ser muito feio doí demais

  24. Avatar de João

    A masturbação pode causar espinhas ? A Levedura de Cerveja pode ser usada pra combater as espinhas ? Obrigado

  25. Avatar de Luana

    Olá, tenho 15 anos e tenhos espinhas e cravos, tem poucos cravos, mas tenho várias espinhas, elas não são grandes, pelo contrário são beem pequenas, mais são muitas, principalmente na testa, mesmo pequenas por serem muitas se torna muitoo feio, nunca tinha usado nada pra melhorar, mais resolvi usar, pois já estava ficando muitoo irritada, não queria mais que ninguém ficasse olhando pra mim, primeiro usei o sabonete DOVE, mais não vi resultado, depois usei PROTEX, mais não melhorou muito e agora estou usando o sabonete ASEPXIA, tem dias até que o meu rosto está quase como eu quero, mais tem outros que está cheio de espenhas pequeninas, parece até algum tipo de alergia. Nunca consultei um dermatologista, mais acho que agora vai ser necessário, quero meu rosto limpoooo e branquinho sem nenhuma mancha ou espinha. O que devo fazer pra combater essas terríveis espinhas pequenhas ?

  26. Avatar de Laureanne

    olá,tenho 19 anos sofro com espinhas desde meus 12 anos no rosto e corpo,usei vários produtos que prometiam milagre, atualmente uso sabonete asepxia e leite de rosas para o rosto.O que devo fazer em relação ao corpo?e leite de rosas ajuda a prevenir?
    Obrigada.

  27. Avatar de Paulo

    oi meu nome e paulo eu tenho 14 anos eu come sei a te espinhas nos 10 anos de idade e quero saber uma coisa se passa a gilete ou outra coisa no rosto para fase a barba tem uma relasao com iritasao da pele ou mais aparecimentos de espinhas porque quando eu so lavo o rosto mais não Faso a barba aparece espinhas e quando eu lavo o rosto e Faso a barba tem menos porque ?

  28. Avatar de Thais Cristina

    Oi ‘ Tenho 15 anos e eu tenho muitas espinhas no rosto e nos Ombros e no peito ‘ E queria queelas desaparecessem . O que eu Faço ?

  29. Avatar de Katrine Kelly

    Oi meu nome é katrine tenho 20 anos desde da minha primeira mestrução com 15 anos q eu sofro com espinhaś. Queria saber como acabar com elas. porque meu rosto era tão limpinho agora está horivel cheio de marcas não aguento mas o q eu faço elas estao destruindo meus sonho de ser modelo.

  30. Avatar de Rita De Cassio

    Pessoal, encontrei um site que tem os 12 segredos de como se livrar de vez das espinhas.

    Acessem o site http://migre.me/7FFhj

    Espinhas nunca mais.

  31. Avatar de Layla Landa

    tenho 18 anos, e estou desesperada ..
    nao sei mais o que fazer para desaparecer minhas espinhas, ja perdi a conta de quantas vezes fui ao dermatologista.. e nem um dos medicamentos que ele me passou resolvel…o q eu faço?

  32. Avatar de Bruno

    o uso de boné preojudica e a pele ?

  33. Avatar de Suelen Barbosa

    ola tenho 22 anos e faz 2 anos que começou aparecer espinha em mim to fazendo tratamento a 7 meses mas não ta melhorando um dia minha pele ta linda outro dia ta um horror como podem me ajudar ….

  34. Avatar de Claudia Fernanda

    Olá, sou esteticista e tenho um produto que tem resolvido e ajudado muitas pessoas com acne e oleosidade na pele. Interessados entrem em contato: claudiafernanda_atryos@hotmail.com. Produto manipulado

  35. Avatar de Maria Eduarda

    olá tenho 11 anos e estou com muitas espinha
    e o que é normal na adolecencia mas eu estou com uma
    duvida que sabonete devo usar?

    1. Avatar de Gabi Lunes

      Oi Maria eu tenho esse mesmo problema mas diminuiu quando passei a lavar o rosto diariamente e passar um secativo nas espinhas e ela somem de vez ,e tambem uma vez na semana faso uma limpeza em casa com um produtos que vende em toda farmacia é só escolher os produtos para seu tipo de pele ,parece q da trabelho mais não pq o resultado é maravilhoso!!!

  36. Avatar de Leandra Carmelia Bosttetti Lica

    eu tenho 75 anos e ainda tenho espinhas toda ves que eu espremo vira furuncolo o que eu faso

  37. Avatar de Lorena

    oi eu tenho 14 anos e tenho muita espinha no rosto , nas costa, nos obros e tou toda mansada o que eu faço ?

  38. Avatar de Thainara

    ola, eu tenho 16 anos e tenho muitas espinhas e cravos ja usei tanto do remedio mais nao da feito eu queria saber se vcs podem me ajudar eu quero acabar com esse tormento de tantas espinhas e cravos
    beijinhos e obrigado ♥

  39. Avatar de Tathy

    Ola.
    tenho 24 anos e nao suporto mais tamta espinha no meu rosta e principalmente a semana que antecede a menstruacao.
    nao tenho muitas condicoes de comprar remedios caros, gostaria de algumas receitas mais facil e economicas.

  40. Avatar de Maria Luisa

    EU ACHO ISSO MUITO IMPORTANTE PQ EU QUERO MUITTTOOOO ME LIVRAR DESSAS ESPINHAS E COM ESSE TEXTO ACHO QUE VOU ME DAR MUITO BEM PARA ACABAR COM AS ESPINHAS

  41. Avatar de Vitória Tiannamen

    Sou bailarina, e tenho muitas espinhas, isso incomoda, pois nas apresentações, por mais que eu use bastante maquiagem, as espinhas aparecem. Minhas espinhas se concentram principalmente na testa. O que devo fazer?

  42. Avatar de Gracyelly

    ola
    meu nome e graci deste 12 anos aparece espinhas uso Differin e o dermatovim e melhora mesmo e o fim..

  43. Avatar de Nilton

    tratamento contra as espinhas sempre é importante,veleu pessoal…

  44. Avatar de Gustavo15

    EU, TENHO 17 ANOS E COMECEI A TER ESPINHAS DESDE OS 13. EM 2010 FIZ TRATAMENTO DE ESPINHA COM O REMÉDIO “ROACUTAN”, TERMINEI NO MEIO DO ANO PASSADO, TIVE QUE TOMAR 9 CAIXAS DO REMÉDIO, MINHA PELE FICOU ÓTIMA E CLAREOU MUITO, POIS EU TINHA MUITAS, MAS MUITAS ESPINHAS MESMO, E HOJE MINHA PELE AINDA É UM POUCO OLEOSA E QUERIA SABER QUAL ESFOLIANTE É O MELHOR PARA COMBATER ISSO.???
    E QUEM TEM MUITAS ESPINHAS DEVERIA CONSULTAR UM DERMATOLOGISTA E TOMAR ESSE REMÉDIO, ELE É MUITO FORTE E DEVE SER ACOMPANHADO DE EXAMES DE SANGUE, MEDIR PRESSÃO E TAL… É UM REMÉDIO MUITO FORTE MESMO MAS É O MELHOR, E TAMBÉM É UM POUCO CARO, CHEGANDO EM ALGUMAS FARMÁCIAS A CUSTAR 150 REAIS MAS HÁ OUTRAS FARMÁCIAS ONDE ELE É MAIS BARATO UNS 100 OU MENOS….. DEPENDE DO LUGAR…
    É UM REMÉDIO QUE MUITAS PESSOAS TEM UM CERTO RECEIO DE TOMAR PELO FATO DE POSSUIR MUITOS EFEITOS COLATERAIS (QUE EU SOFRI MUITO) RSRSRS MAS NO FIM VALE A PENA, MINHA AUTOESTIMA SUBIU MUUUUUUITO E HOJE ME SINTO BEM MELHOR, GRAÇAS A DEUS E AO ROACUTAN…
    RSRSRSRSRSRS
    obs.: gente isso que eu falei é apenas uma dica para quem se interessar em acabar com essas pragas dessas espinhas……. mas sempre com acompanhamento de um dermatologista…

  45. Avatar de Joeliton

    ola tenho 20 anos e nao aguento mais ter espinhas elas atormenta meu rosto o que faço para tira-las de vez do meu rosto?????

  46. Avatar de Francislei

    Tava lendo alguns comtários e vi que aqui todos sofrem do mesmo problema, as malditas espinha, cravos e etc. Não conhecia nenhum outro tratameno q tratase a causa desse problema a não ser o famoso Roacutan, que é uma antibiótico com vários efeitos colaterais, e muito caro além de ser um tratamento longo. Semana passada eu vi um anúcio que me chamou muito a atenção, se chama ´pantothen´ é um compremido natural que age tbm na causa do problema acabando de uma vez por todas com as espinhas, cravos e pele oleosa.
    E não é caro pelo menos eu achei, vc pode comprar 1, 2, 3 ou 4 potes. Pessoal peço que pesquisem e depois me fale o que acharam eu particularmente acho que vale muito a pena, vo fazer o meu pedido essa semana.

    tenham uma boa tarde.

  47. Avatar de Mariana

    Boa tarde… adorei essas dicas…
    Gostaria de saber onde compro esses produtos.. em qualquer farmacia, ou tem algum lugar especifico!!??
    Eu estava usando um creme q uma dermatologista me passou… mas funcionou so no comeco, agora nem resolve mais!!!

    Bom fim de domingo!!
    Beijos beijos

  48. Avatar de Erivaldo

    Oie meu nome é : Erivaldo cara meu rosto é cheio de espinha mais cheio mesmo eu queria saber como q eu faço pra se livrar desse mau ruiin tenho até vergonha de sair na rua fiiz até promessa pra deus me ajudar mais ainda ñ vii resultadoo…

  49. Avatar de Michel

    o melhor remédio para espinha e cravos é o tratamento com roacutam eu fiz e deu resultado

  50. Avatar de Carlos

    kkk ninguem mando ser assim

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva