Para a mulher que gosta de se cuidar

Como tratar as espinhas?

Como tratar as espinhas?

A forma mais comum de manifestação das espinhas é pela produção em excesso das glândulas sebáceas, ocasionada pela ação dos hormônios andrógenos e testosterona.

Há também os casos de proliferação de bactérias que se localizam no folículo piloso (região interna da pele em torno dos pêlos). Essas bactérias transformam os triglicerídeos do sebo em ácidos graxos – que irritam a parede do folículo.

Existem casos de produção de queratina ou sebo em excesso no folículo piloso, causando obstrução do orifício folicular.

Além disso, a acne pode ser causada por predisposição genética, cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais.

Prevenção das Espinhas

Como tratar as espinhas?

Limpeza

Para prevenir o aparecimento das espinhas, é fundamental controlar a oleosidade da pele. A forma mais simples e eficiente de controle da oleosidade é através da higienização adequada.

Atualmente, estão disponíveis muitos tipos de sabonetes, loções higienizantes e adstringentes para tratar adequadamente a pele com espinhas.

Esfoliação

A esfoliação da pele é bastante importante para desobstruir os poros entupidos. Os esfoliantes contêm ácido salicílico e glicólico, que encorajam a descamação da camada superior da pele. Isso previne o acúmulo de células mortas de pele que, juntamente com os óleos naturais da pele, contribuem para obstruir os poros.

Tratamento das Espinhas

Medicamentos

Como tratar as espinhas?

O tratamento das espinhas pode ser feito com medicações de uso local, visando à desobstrução dos folículos e ao controle da proliferação bacteriana e da oleosidade.

Podem ser também utilizados medicamentos por via oral, dependendo da gravidade da situação. Normalmente, são usados antibióticos para controlar a infecção.

Tratamento hormonal

Em mulheres, um tratamento extremamente eficiente para a acne é o uso da pílula anticoncepcional de combinação estrogênio/progesterona. Alguns exemplos são: Gracial, Yasmin e Diane 35.

Casos extremos

Os tratamentos mais completos, e por isso mais efetivos, devem ser sempre acompanhados por um dermatologista, pois sempre existem casos em que ocorrem efeitos colaterais. Deve-se consultar um médico especializado para escolher qual tratamento utilizar, especialmente quando forem utilizados mais de um tratamento simultaneamente.

O que não se deve fazer

Tentar espremer as espinhas (acne), ou fazer qualquer outro tratamento direto na pele, deve ser feito apenas por dermatologistas qualificados. Espremer as espinhas causa irritação, podendo propagar a infecção para camadas inferiores da pele, causando cicatrizes permanentes.

Produtos para Acne

Differin

Como tratar as espinhas?

Differin ajuda a limpar a acne da pele e evitar que os poros sejam obstruídos. Cremes Retinóides, como o Differin, é a única classe de medicamentos que comprovadamente que tratam manchas de acne e previne a sua formação. Disponível na drogaria Araújo.

Vitanol A

Como tratar as espinhas?

Vitanol-A é um ácido que pode causar desconfortos à pele, por isso é bom acompanhamento médico ao usar o Vitanol A. Ele é indicado no tratamento da acne vulgar, especialmente da acne punctata, onde predominam comedões, pápulas e pústulas. Disponível na Araújo e Netfarma.

Vitacid gel

Como tratar as espinhas?

VITACID® está indicado somente para uso tópico em adultos e crianças acima de 12 anos. Está indicado para o tratamento da acne vulgar, especialmente graus I e II leves. No fotoenvelhecimento, proporciona melhora das linhas de expressão, manchas e aspereza da pele. Disponível na Araújo e Netfarma

Loção Secativa Adcos Tonalizante FPS 15

Como tratar as espinhas?

Acelera a cicatrização da acne, reduzindo os processos inflamatórios através de sua ação anti-séptica. Tonaliza levemente e ameniza o aspecto avermelhado, renova a pele e minimiza a obstrução dos poros. Possui ação antiséptica, secativa e anti radicais livres. Reduz e regula a oleosidade.

Normaderm FPS 15

Como tratar as espinhas?

Gel-creme com toque seco e rápida absorção que reduz o brilho e uniformiza a pele deixando-a mais lisa. Seus ativos possuem ação anti-inflamatória e sebo-reguladora que combatem o aparecimento da acne. Com FPS15. Protege contra a ação nociva dos raios UV. Disponível na Época Cosméticos.

Effaclar Duo La Roche Posay

Como tratar as espinhas?

Indicado para peles acnéicas com imperfeições e desobstruir os poros; a Niacinamida e Piroctona atacam as imperfeições e o ácido linoleico elimina as células mortas que obstruem os poros, com a ajudinha da água termal da La Roche uma eventual vermelhidão é apaziguada. Disponível na Época Cosméticos e drogaria Araújo.

Acne Care Loção Tônica

Como tratar as espinhas?

Combate a oleosidade da pele, ajudando a prevenir o surgimento da acne. A Loção Tônica para pele acneica AcneCare® combate a oleosidade excessiva da pele, ajudando a prevenir o surgimento da acne. É um produto de ação anti-séptica que mantém a pele livre de impurezas.

Secatriz Mousse Facial Dermage

Como tratar as espinhas?

Promove uma limpeza suave, removendo as impurezas e retirando o excesso de oleosidade, sem agredir a pele. Com inovadora textura mousse, sua composição tem ação antiacne, antisséptica e secativa, promovendo uma agradável sensação de limpeza e frescor, preparando a pele para aplicação de outros produtos da linha Secatriz. Ideal para pele excessivamente oleosa ou acneica.

Natupele Acnesse Stick

Como tratar as espinhas?

Acnesse Stick Secativo é um produto utilizado na finalização do cuidado cosmético da acne, possuindo ação secativa nas acnes persistentes. Disponível na Época Cosméticos.

Clearskin Linha Professional Avon

Como tratar as espinhas?

Atua antes, durante e depois do aparecimento da acne, ajudando a combatê-la e prevenindo sua formação. Contém ácido salicílico: ajuda a desobstruir os poros e a controlar os processos inflamatórios, combatendo e prevenindo a formação de novas acnes.

Acnezine

Como tratar as espinhas?

Acnezine promove antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres que são perigosos para a pele e que promovem infecções. Também combate a inflamação reduzindo assim o vermelhão e consequentemente sarando a pele atacada pela acne… naturalmente!  

E você, faz algum tratamento para acne? Compartilhe suas experiências…

580 comentários para “Como tratar as espinhas?”

  1. Avatar de Yasmin Caires

    Olá, usei essa linha completa da avon e não melhorou minha ele em nada, pelo contrário, deixou mais irritada e deixou minha pele com o aspecto muito ressecado. Hoje em dia uso só o sabonete de arueira que cicatriza e tira a oleosidade da pele. E ahh uso tambem a água thermal da ávene e gosto muito.

    1. Avatar de Edi

      Segue um vídeo que indica uma boa solução para acne:
      http://www.youtube.com/watch?v=UTCTp3ZEHnc&feature=relmfu

    2. Avatar de Edigar

      Legal!

  2. Avatar de Edi

    Segue endereço de solução Contra Espinhas Resistentes:

    http://contra-espinhas.blogspot.com.br

  3. Avatar de Katerine

    Todos esses cremes, pomadas e géis são ótimos, mesmo. Mas eles NÃO vão resolver o problema para quem tem acne persistente — você estará jogando dinheiro no lixo pois as espinhas vão voltar, cedo ou tarde. Se você tem bons hábitos de higiene (lava seu rosto 2 vezes ao dia, com sabonetes próprios para acne e oleosidade) e continua tendo espinhas, considere fazer um exame de sangue para averiguar se não estão faltando VITAMINAS no seu organismo.
    Eu mesma tinha acne leve, porém persistente. Já havia tentado todos os cremes e pomadas possíveis e imagináveis. Foi aí que eu me cansei da minha dermatologista e decidi tratar o problema internamente: marquei um horário com um nutricionista, relatei que a minha pele continuava ruim, mesmo usando produtos tópicos e foi aí que ela me receitou suplementos de vitamina A e vitamina E. Juro por Deus, em menos de UMA SEMANA a minha pele virou outra e o meu problema de oleosidade/espinhas/ressecamento desapareceu! Detalhe: gastei menos de R$20,00 com as duas caixas de suplementos vitamínicos! Considerem esse problema, antes de gastarem fortunas em cremes!

    1. Avatar de Betina

      Gastei fortunas já, mas sabe que nunca fui num nutricionista? Farei isso. Gostei da sua colocação. Bjs

    2. Avatar de Daniele

      Katerine, qual o suplemento de vitamina A e E que vc tomou?

    3. Avatar de Amanda

      Katerine, qual o suplemento de vitamina A e E que vc tomou?

    4. Avatar de Vanessa

      Ótima dica!!! 😉

    5. Avatar de Diana

      Oi
      quais os suplementos q vc tomou?

    6. Avatar de Lucas

      usei roacutan mais de meio ano, 2 anos depois voltou as espinhas, mas com menos intensidade, agora to procurando tratamentos alternativos

  4. Avatar de Giseli

    olá, usei um ciclo de tratamento para espinhas que é otimo que e o sabonete effacler o gel diferrin e o proteror episol nossa esse ciclo de tratamento e otimo ja usei muitas coisas nada resolveu mais esse tratamento e otimo vai gastar na faixa de uns R$ 160 reais mais compensa recomendo

  5. Avatar de Joice Bianca Castro Ramos

    gente me ajuda”””

  6. Avatar de Zeyma Maciel

    minha pele tem muitas acnes,desde criança eu venho sofrendo com esse problema…
    já usei diversos metodos mais nenhum resolve… axo que vou esperar o que minha vó sempre fala… espera os trinta anos que melhora…

    1. Avatar de Jordana Reis

      Pois já tenho quase trinta e ainda hoje tenho espinha

  7. Avatar de Cabritu

    aiiii mulher impressionante!

  8. Avatar de Edigar

    Legal! também achei um vídeo interessante sobre tratamento para espinhas

    http://www.youtube.com/watch?v=0xhGdBPVvp0

  9. Avatar de Janiel

    Me ajudem por favor eu não aguento mas esas espinhas.

  10. Avatar de Regis

    Tenho 20 anos e a pouco tempo comecei a ter problemas com espinhas.No meu rosto sao menos,mas no meu peito sao muitas,nao posso andar sem camisa pq tenho muita vergonha<oq eu faço?

  11. Avatar de Andreza

    numca fui de dar espinhas mas dos 24 anos pra cá a frequencia está grande entre comedoes,pustulas e espinhas internas nao sao muitas mas tenho rosto oleoso ,a pouco li que manga limpa o sangue fazendo que desobstrua os poros e os mesmos venham a sair em forma de espinhas ou eridemas é verdade pois tenho notado que a frequencia no final do ano é bem maior ,e outra como posso saber se oxcesso de queratina me fazaparecer mas espihas……

  12. Avatar de Taynara

    Tenho 17anos e nao sei o que eu faco para acabar com minhas edpinhas!tomo pilula anticoncepsional micronor

    1. Avatar de Valentine

      Ola gente! Me chamo Valentine e tenho 18 anos
      Então, ha uns meses atras eu tinha muitas espinhas nao só no rosto, mas nas costas, peito e pescoço também… Usei varias loções, pomadas e cremes mas nada disso adiantou…
      O que foi eficaz e resolveu o meu problema foi trocar o sabonete normal pelo glicerinado!
      E alem disso, estou tomando a Gracial a dois meses e minhas espinhas são quase imperceptiveis!
      Recomendo a substituição do sabonete e o tratamento com a Gracial. O resultado é rapido e vale muito a pena!

  13. Avatar de Michelle

    Olá, primeiramente quero dizer que estou adorando o site! E em segundo lugar quero sugerir as meninas que usem o produto SOLUGEL PLUS, tem como principio ativo PERÓXIDO DE BENZOÍLA, que é um dos componentes mais usados no tratamento de acne, quanto maior a porcentagem desse componente, melhor ele será! Contudo peles mais sensíveis devem optar por uma porcentagem menor, o plus é forte, tem 8%! Tenho 20 anos de idade e espinhas desde os 10 anos, já usei muita coisa, acreditem!

  14. Avatar de Renanda Cicera

    voo segui os conselhos da avó do meu colega vo espera os trinta.

  15. Avatar de Miheli

    estou usan um esfoliante azule da asepxia e esta ajudando bastante.

  16. Avatar de Daniele

    Katerine, qual o suplemento de vitamina A e E que vc tomou?

  17. Avatar de Claudete

    ola vou fazer 32 anos e nao para de sair espinhas em minha testa,nao sei ok fazermais.ja fiz limpeza de pele e nao adiantou.

    1. Avatar de Andrea

      Uma boa dica é o uso da pomada diclofenaco dietilamônio ela pode ser usada no tratamento de acne, pois é anti-inflamatório e o resultado é muito rápido e não custa caro, por volta de dez reais em algumas farmácias. Eu usei e recomendo!!!

  18. Avatar de Claudete

    😳

  19. Avatar de Titus Abraham

    Usei na adolescência creme Panoxyl 5% antes de dormir. Depois passei a usar Panoxyl 10% com sabonete antibactericida Protex. Lavei rosto 4 vezes por dia e evitei de colocar mão no rosto o dia todo. Uma vez semana passava esfoliante corporal Nívea no rosto durante o banho e depois secava com toalha e passava loção anticravos da Clean& Clear com algodão! Funcionou!

  20. Avatar de Catia

    😀 GENTE SERA QUE SE EU TOMAR AS VITAMINAS VAI MELHOAR A MINHA PELE EU JA NAO AGUENTO MAIS TANTA ESPINHA.

  21. Avatar de Lolinha

    Tenho muitas espinhas nas costas… O que eu faço??

  22. Avatar de Carlos

    Quando eu tinha problemas com espinhas e cravos e manchas eu usei um monte de coisa mas nem resolveu.
    Comprei esse livro aqui o : http://blogdobem.net/carloscristian/2013/03/21/tatamento-para-acne/
    Tem uma semana, e ta melhorando muito meu rosto.
    E num to gastando nada.
    Totalmente caseiro.
    Se quiser tentar.
    Abraço boa sorte.

  23. Avatar de Tamires

    😉 muito interessante o que vcs propocionam para nOis que estamos acompanhando as reportagens de vcs. Bjo
    sucessoooo….

  24. Avatar de Paula De Souza Lima

    Tenho varias espinhas no meio do cabelo assima da testa o k eu faço pra nao danificar o meu cabelo e acabar com as espinhas????????

  25. Avatar de Gildeane

    Tenho 30 aninhos e gostaria de saber porq até hoje tenho espinhas??

    1. Avatar de Direne Silva

      ESPERO AJUDAR FIQUEM COM DEUS: Indico os livro por que são muito bons: confira!

      Baixe livro grátis ACABE COM AS ESPINHAS
      http://www.slideshare.net/valdirenesilva96742/acabe-com-as-espinhas-23915332

  26. Avatar de Islene

    gostei do comentario quando chegar nos trinta acaba as espinhas, acaba nao que tenho 30 anos e piorou é espinhas na costa no cabelo e todo que lugar nao aguento mais

  27. Avatar de Marcia

    já gastei uma fortuna com remedios é dermatologista e essas espinhas nao somem de jeito nenhum. nao sei mas o que faço meu auto estima cada dia piora. nao sei mas o que faço!!!

  28. Avatar de Cindy

    maio de 16 de 2013

    boa tarde!

    tenho 23 anos sempre teve espinha e cravos no rosto ja usei varios produto para tratar e prevenir-los mais nunca deu certo,como revolver meu problema vc pode me ajudar….

    1. Avatar de Nety

      argila verde está dando certo comigo que desde os 10 anos sofro desse mal
      tenta vai gostar

  29. Avatar de Bia

    Oi Celisa, excelente post. Sempre tive pele sem espinhas.. Até uns dias atras! Estou com 28 anos e apareceram várias ao mesmo tempo! Minha pele mudou de normal p mega oleosa.. Estou fazendo o uso desse duo da LRP.. É ele que tem segurando a “onda”. No meu caso, creio que foi a mudança de cidade. Aqui é super quente e seco, tenho a sensações que a pele está constantemente suja.. Aff.. Um horror.

    Agora só uma observação sobre um produto do post, O VITANOL A. Esse creme é um ácido super forte! A minha dermato me passou num tratamento que eu fiz com estria vermelha. E ele foi receitado junto ao Bepantol baby, para amenizar o efeito forte. E mesmo assim, durante o trantemento, eu sofri bastante, pois ele “descasca” a pele em todo o local da aplicação, fica vermelho, sensível.. Enfim, no meu tratamento, resolveu, todas as estrias de sangue sumiram.

    Então, acho que seria interessante colocar que trata-se de um ácido. Sem orientação médica, a pessoa pode até desenvolver algo pior que acne.
    Que fique claro, não estou de forma alguma querendo criticar o post, sou sua leitora assídua e sempre corro aqui nas suas dicas. Mas como trata-se de um creme com um precinho mais acessível, e com uma reação mais “agressiva”, acho legal da ênfase ao ácido. 😉

    Bjs

  30. Avatar de Lucelia

    eu tomo levedo de cerveja pra mim é otimo fica a dica

  31. Avatar de Teresa

    oi,eu uso o vitanol A gel 0,025 há um mês e nunca senti nenhum desconforto nem ardência eu sinto será q sou anormal.

  32. Avatar de Nathalia

    😳 Não tenho vontade de sair de casa por causa das espinhas. Mas com todas essas dicas vou segui algumas e ver qual dará certo. Valeu pelas dicas! 🙂

  33. Avatar de Hully

    Boa tarde;pessoal tenho 19 anos e tipo sempre tive espinhas.Sendo que era muito raro nascer uma em min,mais agora após ter completado os 19 elas nascem com muita frequência ou seja,nao aguento mais tanta espinha e tipo já usei vários tipos de cremes e não vejo resultado em nenhum…. oqe vcs me sugerem? espero um retorno de vocês obrigado !

    1. Avatar de Nety

      usa argila verde vai amar os resultados

      1. Avatar de Direne Silva

        ESPERO AJUDAR FIQUEM COM DEUS: Indico os livro por que são muito bons: confira!

        Baixe livro grátis ACABE COM AS ESPINHAS
        http://www.slideshare.net/valdirenesilva96742/acabe-com-as-espinhas-23915332

  34. Avatar de Nety

    oi também sofro com acne fiz de tudo pra me livrar, desde dos 10 anos que gasto rios de dinheiro procurando uma solução mais agora acho que encontrei uma coisa que tá dando certo “argila verde” . O uso da argila verde está melhorando bastante é baratinho e natural não custa nada tentar vai que dar certo também.

  35. Avatar de Elen

    Ótimo post sobre cuidados com a pele oleosa. Vou contar um pouco do meu caso. A mais ou menos 1 ano, minha pele ficou muito oleosa e começaram a aparecer espinhas no rosto todo. Não era qualquer espinha, era A espinha. Um horror. Inflamavam e manchavam minha pele. Fui na dermato e ela me indicou o Vitanol-A. Logo no segundo dia de uso senti minha pele muitoo sensível e vermelha, mas como esse produto tinha dado uma limpada no meu rosto continuei usando todas as noites. Na semana seguinte minha pele tava o O! Descascando e vermelha, muito feia realmente, ao ponto de eu ter vergonha de sair. Enfim. Fiquei P da vida com essa indicação do acido pela minha dermato. Hoje só passo ele umas 2x na semana e nos outros dias hidrato com o gel-creme nivea visage para peles com acne e complemento com a água termal da Avène. Pela manhã uso protetor 70 da Roc Minesol oil control e o BB cream L’oreal que tem fórmula oil free também e ainda da aquela disfarçada básica. Minha pele ta com um aspecto bem melhor mas vira e mexe ainda surgem algumas benditas mas nada desesperador. Acho que o uso moderado desses produtos ajuda muito. Pele nenhuma aguenta tanta química diariamente ne? É isso meninas. Espero ter ajudado 😀 😀

  36. Avatar de Bibi

    gente eu realmente adoro este site!
    recomendo ele para todos que eu conheço!
    este site tem tudo! desde dicas até preços!
    amo muito este site! to até sem palavras!

    beijinhos
    e obrigado!

  37. Avatar de Aghata

    que bom!!! 😀 🙂
    😎

  38. Avatar de Aghata

    e pra meninas que tem 10 anos como eu o que devem fazer?

  39. Avatar de Aghata

    estou com espinhas aos 10 anos

  40. Avatar de Lua

    adorei muito bom , o sabonete assepsia é bom para pele ??????

  41. Avatar de Lua

    sabonete assepsia é bom para pele

  42. Avatar de Andreza

    Olá 🙂 , No meu caso eu tenho acne e cravos na zona T do rosto, eu tenho costume de ficar espremendo a acne já percebi que isso prejudica pois fica certas manchas no rosto…
    Gostaria de saber si fazer esfoliação caseira, resolve o problema da acne ou ate mesmo melhora um pouco.

  43. Avatar de Wanderley

    😎 tratamento das espinhas é bem mais complicado do que pencei!!! Eu tenho 34 anos e comessou a aparecer espinhas no rosto acho que é pele oliasa, qual produto ou medicamento vcs mi indicam??

  44. Avatar de Washington

    Muito estranho ate os 12 anos tava normal , agora esta aumenta d+ essas espinhas tenho 14 anos agora e a espinhas coçam muito e aumenta cada vez mais . e fica dando mancha negra issu e ruim d+ e ainda elas ficam vermelhas, alguem ajuda a combater issu por favor!!! 😡 😡 😡

  45. Avatar de Viviane

    oi tenho 28 anos e tenho muita espinha no rosto principalmente quando estou perto de menstruar ,teve uma época q tomava diane 35 e nossa melhorou muito mesmo mais em compensação engordei mais de 10 quilos .ai parei de tomar e as danadas das espinhas voltaram com força total. pareço uma adolescente .n sei o que fazer.

  46. Avatar de Kevin

    Olaa..
    . Meu nome e Kevin eu tenho espinhas q nunca some eu já usei vários remédios azitromecxina,vitanol-A,acnase,assepxia,e agr mandei manipular um remédio natural p e um sabonte e num resolve nd..e encomoda mt pois elas doem mt e cossan e elas ficam vermelha..
    e tem outras na regiões do peito q virou cicatrizes..
    me ajudem por favor ??

  47. Avatar de Keila Kanareck

    Ooi eu tenho 19 anos e tenho muitas espinhas cada dia surge uma nova, uso o gel asepxia esfoliante antes do banho e as vezes depois dai passo só no rosto e fico por alguns minutos, uso o sabonete asepxia e o pó asepxia. Mais minhas espinhas custam a sair queria eliminá-las logo. O que faço?

  48. Avatar de Victor

    Gente me ajuda estou com muitas espinhas e nao sei oq faser se auguem tiver augo pra mi ajudar me chama no whatsapp e me falaa 13981442197….obgd

  49. Avatar de Patricia

    minhas acne começou apartir dos 25 anos ja estou 30 e o rosto completamente manchado por elas,qual é essa milagrosa vitamina.

  50. Avatar de Anynhah Silva

    Minhas espinhas vão e voltam sempre mais queria que sumissem de vez…alguma dica para mim??

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva