As estrias são cicatrizes causadas pela ruptura das fibras elásticas e de colágeno. Estas fibras estão localizadas na camada mais profunda da pele. A estria inicia-se com um processo inflamatório, por isso surgem as linhas vermelhas. O organismo passa a produzir um colágeno mais espesso e a marca fica semelhante a uma cicatriz com coloração perolada: a melanina, pigmento que dá cor à pele, desaparece.
As estrias são lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de um a vários centímetros de extensão. Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas, evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada. Em pessoas de pele morena, as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa. Algumas pessoas desenvolvem estrias mesmo com pouca distensão da pele; outras não desenvolvem estrias nem mesmo na gravidez — quando a distensão da pele é muito grande.
Prevenção das Estrias
Os óleos vegetais e óleos essenciais atuam como coadjuvantes no tratamentos e ajudam na prevenção de novas estrias.
Óleo de Rosa Mosqueta
Os ácidos graxos atuam na membrana celular e possibilitam melhor nutrição e atuam diretamente na fase proliferativa da cicatrização. Os antioxidantes, como os polifenóis, as vitaminas C e E e os carotenoides, protegem as novas células para que elas se formem na região lesionada que está se regenerando. A vitamina E ainda possui efeito antioxidante, por isso, protege as células contra os danos causados pelos temidos radicais livres, evitando o envelhecimento e o aparecimento de estrias.
O óleo de rosa mosqueta tem propriedade emoliente, por isso, conserva a pele macia e hidratada naturalmente, garantindo a lubrificação e a nutrição da pele, mantendo-a bonita e saudável.
Óleo de Semente de uva
O óleo de semente de uva é rico em vitaminas C, D, E, beta caroteno e antioxidantes, que ajudam a fortalecer a elasticidade da pele e diminuir a formação das rugas. O óleo é rapidamente absorvido e, por isso, pode ser usado para qualquer tipo de pele. Atua na prevenção das estrias. Possui ação cicatrizante e regeneradora, além de ser um excelente hidratante.
Além do óleo vegetal, pode ser usado os óleos essenciais que tem ação antioxidante, cicatrizante e anti-inflamatória. Os mais indicados são: palmarosa, lavanda e tea tree.
Como usar o óleo vegetal?
Separe uma colher de sopa do óleo vegetal, acrescente 3 gotas de óleo essencial e misture bem. Passe na pele após o banho e faça massagens até a total absorção do óleo. Use diariamente. O uso contínuo ajuda na prevenção das estrias.
Dicas de Cremes para Estrias
Os cremes atuam como auxiliares no tratamento, e também são bons para prevenção, assim como os óleos vegetais.
Tratamento das Estrias
A maioria dos tratamentos visa à renovação da pele e ao aumento da produção de colágeno. O resultado é melhor em estrias recentes. A esfoliação serve para fazer a descamação da pele superficial, promovendo o crescimento de uma nova pele. Outra forma de fazer a esfoliação é através de um aparelho que tem a função de lixar a pele com uma ponta de cristal ou diamante. Ocorre a descamação da pele que recobre a estria, estimulando sua regeneração. Uma grande vantagem dessa técnica é que ela estimula também a produção da elastina, que é responsável pela firmeza e elasticidade da pele.
O resultado da esfoliação é o aumento do estímulo para formação de colágeno e elastina, melhorando a qualidade da pele. Existem várias técnicas eficientes contra as estrias, e a maioria dos médicos recomenda a utilização de pelo menos duas delas em combinação, pois assim os resultados são superiores aos conseguidos com técnicas isoladas. Uma exceção é em alguns casos de estrias recentes, quando o uso de apenas uma técnica pode ser eficaz.
Além da esfoliação, outra forma de tratamento é a injeção de substâncias que estimulam a formação de uma nova pele — como o ácido glicólico, a vitamina C e outras. A injeção é feita ao longo de toda a estria, com agulhas finíssimas, melhorando a circulação local e a produção de proteínas da pele. Consegue-se com isso a redução da altura e da espessura das estrias. São necessárias várias sessões, e a aplicação pode ser dolorosa. Assim como nos casos anteriores, a exposição ao sol deve ser evitada.
A aplicação do laser também leva à redução dos vasos sanguíneos nas estrias, reduzindo sua coloração arroxeada ou rósea. Ela leva também ao aumento das proteínas na pele. São feitas várias sessões, com intervalo de 15 dias. Consegue-se assim atenuar bem a aparência da estria.
E você? O que faz para tratar as estrias?
Ter estrias é muito chato, depois que pega é chato demais para se livrar, o negócio é cuidar da prevenção.
Muita hidratação ajuda bastante a prevenir estrias…
Detesto estrias, tenho muitas.
É difícil de eliminar a estria, sim, tenho muitas, mais que celulite
Bom,eu tinha muitas estrias há mais ou menos uns dois meses atrás, eram horríveis,eu tinha muita vergonha de sair com uma roupa curta pois aparecia muito. Mas quando descobri o Creme Estribel nossa,fui direto comprar,paguei apenas 29,90 . Uso há um mês e meio e notei uma baita diferença.
Uso e recomendo.
Sério? Mas você usou o preventivo mesmo?
Tenho estrias nas costas, e nunca consegui me livra delas. estou me prevenindo para não surgirem mais. E amei estas dicas maravilhosas. vou passar a usar e provar alguns cremes e hidratantes que ainda não tinha usado. Bjssss…..
Estrias é muito chato, tenho no braço e me incomoda bastante, vou testar as dicas.
Os tratamentos mais avançado para rugas, quelóides, cicatrizes de acne e ESTRIAS , são Striort e a Micropuntura !
Outro método indicado para camuflagem das estrias e cicatrizes é a Dermopigmentação . Uma tatuagem da cor da pele .
No Studio Daniele Costa RJ
Avaliação gratuita via WhatsApp (21)98467-6645
studiodanielecosta.com
micropigmentacao.blogspot.com
e assim eu tenho 16 anos e medeu do nada duas estrias na bunda e nn sei o pq