Conseguir benefícios para a saúde através das atividades físicas é mais fácil do que você pensa, e não necessariamente precisa custar caro.
Atualmente é recomendado que se faça 4 vezes na semana, 30 minutos de exercícios físicos moderados para quem quer se manter em forma e saudável. Esta quantidade de atividade física semanal é capaz de reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, como doença cardíaca coronariana, acidente vascular cerebral, diabetes tipo 2 e até morte precoce.
Se você anda estressado por causa do trabalho, rotina, trânsito, etc, saiba que há como melhorar. Existem diversas formas de exercícios além das tradicionais musculação e esteira, o importante é encontrar uma atividade mais divertida.
E, se você já faz exercícios, que tal diversificar suas atividades, experimentando novas modalidades?
Pular Corda
Imagine só se com uma só atividade você pudesse torrar aquelas gordurinhas, turbinar coxas, panturrilhas, bumbum, ombros e abdomem, e ainda dar aquele up na sua disposição? Pois acredite: isso é possível e mais simples do que parece: tudo o que você precisa é de um espaço livre e uma corda. Além de trabalhar as pernas, os ombros são mobilizados para a execução dos giros; e o abdomem fortalecido, para sustentar a coluna durante o impacto.
Cuidado com o exagero: intercale a atividade com um ou dois dias de descanso para evitar a fadiga muscular e possíveis lesões.
- Desenvolve a coordenação motora e a agilidade.
- Proporciona condicionamento cardiovascular.
- Trabalha todo o corpo, fortalecendo os músculos superiores e inferiores, e dá ênfase a pernas e glúteos.
- Ajuda a combater a celulite e a osteoporose.
Boxe
A ideia de que esse é um esporte masculino é um mito, porque costumamos associá-lo a lutadores musculosos. Mas não precisa ter medo de ficar grande demais. O boxe é uma atividade aeróbica, que gasta muitas calorias e melhora a resistência, mas também ajuda a desenvolver força nos músculos, principalmente abdominais, de braços, costas e ombros. Você vai ganhar definição (e não volume exagerado) nessas partes do corpo. Sem falar que o boxe trabalha agilidade, coordenação motora e é ótimo para aliviar o stress. No entanto, não é o ideal praticar uma modalidade de exercício todos os dias. Experimente intercalar o boxe com outras aulas de que goste, a fim de variar os estímulos para o corpo.
- A modalidade define pernas, braços e panturrilhas, além de afinar a cintura.
- Fortalece o abdomem e a musculatura lombar, corrige alguns desvios de postura.
- Aumenta a capacidade cardiorrespiratória, garantindo mais resistência física.
- Os socos, chutes e esquives melhoram a coordenação motora e a agilidade.
Subir Escadas
Alternativa econômica e saudável, a escada é a melhor escolha na hora de se exercitar e até emagrecer, deixando o uso do elevador de lado. Subir de escada é um exercício intenso.
Três lances de escada equivalem a 10 minutos de caminhada moderada. A atividade torna a respiração ofegante, fortalece as pernas e endurece o bumbum. Mas de nada adianta adaptá-la a uma rotina comum, subindo uma só vez ao dia, por exemplo, usando bolsas e salto, como quem vai para o trabalho. A bolsa, dependendo do peso, pode inclinar o tronco e elevar o risco de lesão na coluna. Sapatos de salto podem sobrecarregar os joelhos ao descer.
Para se obter algum resultado muscular e potencializar os efeitos, a escada tem de se tornar um instrumento de atividade física, usando uma roupa e um calçado adequado para tal prática. O ideal é que a escada seja utilizada para subir e descer, como uma espécie de treino intercalado.
Andar de Bicicleta
Pedalar, além de ser uma atividade completa, é uma ótima aliada para quem quer perder peso e ganhar saúde. Por causa do estímulo, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, os ataques de ansiedade e angústia. Quando combinadas a uma dieta equilibrada, as pedaladas auxiliam no emagrecimento, reduzindo a gordura corporal e controlando o peso. O exercício eleva os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando relaxamento e um sono mais tranquilo. Há um aumento na produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.O esforço aumenta a frequência cardíaca, melhorando a oxigenação dos pulmões e dos tecidos.
Dança
Ginástica acrobática
A Ginástica acrobática é um esporte bonito, dinâmico e espetacular para homens e mulheres. O esporte desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades de saltos e destreza. O esporte é a combinação da beleza da dança com a acrobacia. Ela usa os movimentos da ginástica para engrandecer uma rotina de equilíbrio e sincronia.
- Desenvolve a consciência corporal
- Melhora o condicionamento físico
- Alivia o estresse e turbina a sensação de bem-estar
- Fortalece todos os músculos do corpo
- Estimula o bom funcionamento do coração
Power Jump
“Power Jump”, ou simplesmente pular em uma caminha elástica, proporciona condicionamento físico, alto gasto calórico e melhora da postura, utilizando um mini-trampolim. É caracterizado por movimentos motivadores e de execução simples. As músicas são explosivas e as coreografias possuem uma ótima didática, permitindo você chegar ao melhor do seu potencial.
- Aumento da força muscular dos membros inferiores (músculos das pernas)
- Aumento e melhora da contração de estabilizadores (abdominal e lombar)
- Melhora da condição cardio vascular
- Melhora das habilidades motoras
- Aumento da concentração
- Aumento do equilíbrio corporal, devido ser uma modalidade também com objetivo proprioceptivo
Peteca
A peteca é um esporte bastante acessível. A peteca viaja a uma velocidade relativamente baixa, de modo que você não precisa de um alto grau de habilidade e aptidão para começar. É um esporte que desenvolve bastante a capacidade cardiovascular.
Trabalha o corpo todo, promove um alto gasto calórico, além de ser um ótimo exercício para desenvolver a coordenação motora, o equilíbrio e seus reflexos. Um jogo de peteca pode exigir bastante da condição física do praticante, portanto, é importante sempre realizar um aquecimento antes de iniciar o jogo.
Além disso, o custo é baixo e você ainda poderá confeccionar sua própria peteca com materiais alternativos. Por necessitar pelo menos um parceiro de jogo, é ótimo para aumentar suas relações sociais.
O sedentarismo é muito ruim para a saúde, então se você não pratica nenhum exercício físico comece o mais rápido possível, só assim você vai ter uma vida saudável. Vamos começar?
Amei o post, descobri minha nova paixão: andar de bicicleta, experimentem!!!
faço apenas caminhadas, me interessei em experimentar coisas diferentes, amei a ideia da peteca 🙂
Olá, você está de parabéns, gosto muito desse blog, eu acompanho, está ótimo!
Lendo essa matéria, eu faço exercícios todos os dias e todas as horas então! rs tenho escada aqui na minha casa ( não sei se vale rsrs).
É muito interessante ver que tem formas simples de poder se exercitar! eu caminho bastante, não todos os dias, quero muito dançar, não para perder peso e sim porque eu gosto mesmo! 🙂
Oi Sabrina, obrigada! 🙂
Tudo vale, qualquer coisa, e não precisa ser feito de uma só vez, pode fazer qualquer coisa no decorrer do dia, nem que seja uma caminhada de 5 minutos ou subir uns 2 ou 3 lances de escada.
É bem melhor vc se movimentar sempre do que ficar o dia inteirinho sentada e fazer um exercício de 30 minutos seguidos.
Bom saber disso
Oi meninas, eu faço boxe, é uma delícia, emagrece mesmo… mas é necessário ir na academia 🙂
Excelente post, amei mesmo, me animei em fazer alguma coisa, me interesso pela corda, é uma delícia pular corda, a dança tb gosto muito.
Faço musculação, porém adoraria experimentar um exercício novo, como pular corda, dizem que é ótimo.
Adorei esse post sobre exercícios
Ameeeeeeeei as dicas! Vou começar a pular corda e a dica de alternar é bem legal, pois no começo tendo a exagerar. Faço bicicleta que é a única coisa que não me irrita, 30 min de 4 a 5 vezes na semana e já me sinto bem melhor. Faço em casa mesmo, comprei uma daquelas baratinhas rs.
Se vc já faz bicicleta, para fazer outra coisa fica mais fácil, experimente sim a corda, vc vai gostar.
:D. Adorei
E a dica da bike realmente é otima e fazemos juntos la em casa, maridão, filhotes e eu!!! Um momento delicioso!! Bjssssssss
😉 Já procuro me exercitar sempre pois sei que é importantissimo. Mas agora que irei mesmo, ainda mais com estas ótimas opções diversificada. Obrigada pelas dicas. O blog esta de parabéns.
Obrigada Jussara, fico feliz que ficou animada em praticar mais exercícios.
Amei o post! Sou sedentária, sem poder ser! Aliás, ninguém mais pode se dar ao luxo de ser sedentário, vamos combinar! Mas eu simplesmente me acostumei a manter a “forma” sem exercícios, e hoje, aos 40 e lá vai pancada, estou com a flacidez tomando conta do corpitxo, e as gordurinhas localizadas imperando mesmo!!!!
Resultado: está super difícil entrar no ritmo de praticar exercício físico, detestando a idéia de suar e etc…estória de academia…mas o colesterol tb nas alturas, por isso a maior necessidade. Adorei as alternativas, e tenho certeza de que terei que iniciar minhas atividades com algo assim, como subir escadas, dançar, algo que dê prazer e não a mecânica de puxar ferro (eu sei que tem pessoas que gostam, mas para mim é desestimulante)… Bjs a todas e em especial a vc, Celisa, sempre ligada no que nos interessa!
Oi Valeria, eu sei o quanto é difícil sair do sedentarismo, mas um dia vc vai ter que começar.
Primeiramente vc tem que querer fazer alguma atividade. A minha sugestão é sempre iniciar aos poucos, 10 minutos por dia, até seu corpo se habituar, então vc vai aumentando….
E vale qualquer coisa, subir uma escada, ir na padaria a pé… o importante é se movimentar.
Tem um post para iniciantes em caminhada, sugiro a leitura
https://belezaesaude.com/caminhada/
Boa sorte e não se desanime, a hora é agora.
Eu faço Pilates e simplesmente adoro!!! 🙂
Adoro pular corda… 😎
😀 Descobri que adoro subir escadas.
Nossa, amei o post! Hoje é tudo tão custoso… essas informações são muuuito animadoras. Bjus! Bom dia!
depois de mt tempo no sedentarismo comecei os meus exercício em uma academia pertinho de meu serviço, aliás é um clube, o guanabara aqui em bota fogo – RJ. coube no bolso, e estou mt feliz. comecei a dormir melhor, e já perdi 3 kg em 20 dias. estou voltando a ficar de bem com a balança. gostei mt de todas a dicas. meu proximo passo, sera a aula de dança. gosto mt.
Que bom Domingas, continue assim 🙂
Dicas muito úteis, amei, estou pulando corda e fazendo caminhadas, muito feliz
Amei a dica de jogar peteca, fazia isso na infância 🙂
Boa tarde Cê, muito bom o post, pois sou bem sedentária hehe
Camila, vamos começar a se exercitar? Pelo menos uma caminhadinha 🙂 Vc vai ver como tudo vai melhorar 🙂
Adorei a matéria,e hoje mesmo vou treinar na escadaria do prédio onde moro.
Oi Celisa, tudo bem?
Faço musculação e esteira, gosto muito, eleva minha auto-estima e me sinto muito mais disposta para outros afazeres do dia! Faz uma diferença enorme em todos os sentidos fazer alguma atividade física, quem ainda não faz não sabe o que esta perdendo, rsrsrsrs. Como é bom ter saúde para poder se exercitar, valorizem isso, a saúde em primeiro lugar, agradeço a Deus pela saúde!
Bjinho Celisa!
Oi Carla, tudo bem sim e vc? Que legal que faz musculação, é muito bom! Faz toda diferença sim, por isso sempre estou incentivando as pessoas a se exercitarem.
Afinal, para mim, saúde é tudo, sem saúde não sou nada. Bjo querida
😉 adorei o post…eu sempre pensei em fazer academia mas faltava coragem…como disse a Valéria também mantinha a forma sem exercícios, mas…após algumas alterações como a tireoide meti a cara e fui para a academia também tinha muito pré conceito quanto a “puxar ferro” descobri na academia que para cada idade tem a sua adequação…meu corpo já está bem acostumado ainda falta bastante para a antiga forma…já até comprei a corda mas faz tempo e até agora me faltou estímulo vamos ver se depois de ler este post me animo.
Então Rosana, agora que vc tem a corda é só começar. Comece pulando 5 minutinhos por dia e depois vai aumentando aos poucos.
Celisa, sou sedentária e vc não imagina o quanto me animou a começar fazer alguma coisa, amei esse post da caminhada e vou iniciar amanhã mesmo. Amo seu blog e suas dicas, vc está de parabéns.
Adorei, mas é bem desanimador começar quando se está sedentária.
Comecei a caminhada na esteira, mas graças à circulação dos vasos capilares, do nada começa um coça coça, ardência… uma vontade doida de parar e voltar para a zona de conforto.
Mas vale a pena insistir, persistir… vai melhorando aos poucos e a serotonina fazendo efeito tudo fica mais bonito e alegre.
Melhora a saúde e ainda ficamos mais bonitas! 😀 😀
Excelente matéria.
Oi Celisa, eu faço power jump na academia, é uma delícia!!!
Ah Celisa, esse post foi em minha homenagem?! kkkkkkkkk Zoa
Meninas, faço Tecido acrobático (ou Acrobacia aérea, pois faço trapézio e Lira também) há 2 anos e é tuuudo de bom! Minha força aumentou muito, tenho músculos definidos e tonificados. Fiz musculação um tempo, mas não adianta, não consigo gostar daquilo! kkkkk
Agora estou fazendo POLE DANCE (também chamado de Pole Fitness!É maravilhoso! Além de também tonificar os músculos, eliminar a flacidez, melhorar a força e emagrecer, também aumenta a auto estima e melhora a sensualidade.
Além disso tudo, é muuuuito divertido os dois!
Também faço trilhas nos fins de semana (super recomendo, aqui no Rio tem vários lugares maravilhosos pra ir), ando de bicicleta pela orla e danço muuuuito!! Adoooro!
O importante é cuidar do corpo e da mente pra ser feliz!!
Beijão
Nossa, como vc é ativa, parabéns
Sou é agitada demais. kkkk Tentei fazer Pilates e enjoei pq era muito parado. Yoga também… me dava sono! kkkkkk
Post perfeito amei, quero iniciar novas atividades… como pular corda e a dança
Muito bom, faço dança na academia e quero iniciar a corda, muita gente faz e adora.
Por enquanto tb estou sedentária, mas quero iniciar alguma atidade logo, qual seria a melhor para começar?
😉
Nao queria dizer isso ,mas…..infelizmente…odeio tudo isso.Meu negocio e dormir,amo.
Pratico a caminha elástica e faço musculação, mas estou a procura de novas modalidades, amei a ideia da peteca
🙂 Jogar peteca no quintal é muito bom,gosto muito de pular corda, agora naõ posso mais,estou com desgaste nos joelhos.
Muito bom Celisa, obrigado por nos incentivar
Odeio academia e qualquer tipo de exercício, porém achei esse artigo muito incentivador, gostei.
Amei a matéria… Tenho vários aparelhos em casa mas dá uma preguiça danada pra fazer exercícios. Mas me animei agora… Bjus
Sou muito preguiçosa para fazer exercícios, as vezes faço caminhada e quero começar a corda, vejo tanta gente fazendo…
Muito bem elaborado e animador, obrigada
Andar de bicicleta é minha nova paixão, amo, é o meu prazer
Eu gosto de alguns aqui postados, mas tenho preferência pela bicicleta e pular corda….
são ótimos…
Olá,
Pular corda realmente faz toda diferença….trabalho muito a parte cardiorespiratória.
Parabéns pelo post 🙂
http://belezacomnutricao.blogspot.com
Olá celisa , as dicas são maravilhosas
Parabens pelo post 😀
Olá, gostaria de saber quantas calorias se perde com 30 minutos de corrida leve
sempre gostei de “me mexer”, mas, não aguento academia e as “meninas” de academia.
agora com 40 anos e 2 filhos e sem tempo para nada! (nada mesmo)rs.
estou fazendo um treino montado pelo professor de karatê dos meus filhos.
que mistura ginastica localizada e artes marciais.
nunca estive tão saudavel e tão de bem com meu corpo.e o estresse fica todo lá depois da aula. 😉 estou amando
Dicas preciosas! Se exercitar é preciso,o corpo pede.
🙂 😀 😀 amei as dicas alem de acabar com a obesidade tira o sedentarismo otimo celisa parabens
Estou gostando muito de Pilates. Gosto também de nadar, mas esta atividade é difícil porque, mesmo em piscina aquecida, acabo praticando pouco durante um ano devido ao frio e/ou chuva. Procuro andar muito a pé, só vou de carro ao supermercado se vou trazer muita coisa. Moro no terceiro andar e dificilmente uso elevador. Sempre procuro me mexer de alguma forma.
Não gosto de academias e atividades como musculação não me atraem devido ao barulho. A música alta ao mesmo tempo que pessoas falam dificultam minha concentração no exercício e, às vezes, eu nem entendo direito as orientações dos profissionais. Às vezes vou apenas para caminhar alguns minutos na esteira, mas saio cansada pelo barulho.
Beijo
De todas as atividades citadas a que eu pratico e indico é subir escadas. Moro no 13º andar e três dias por semana subo essas escadas quatro vezes seguidas. É muito bom para fortalecimento e condicionamento físico. Atenção: pessoas que têm problemas de coluna não podem praticar essa atividade. Principalmente Hérnia Discal.
http://www.saudefisica.com/
fuja das frituras d oleo d soja e dos alimentos “prontos”