Para a mulher que gosta de se cuidar

Exercícios Físicos

Exercícios Físicos

O corpo humano foi criado para o movimento, se você tem uma vida sedentária, está na hora de pensar em formas de se mexer mais. Ter uma vida ativa melhora seu bem-estar e evita inúmeras doenças. Escolha a atividade que mais te agrada e tente incorporar no seu dia a dia, seu corpo agradece!

Publicidade

Para ter uma vida ativa e conseguir os benefícios que o exercício oferece, deve-se ter muita força de vontade, dedicação e paciência, principalmente no início da prática. Porém, o mais importante é adquirir o hábito.

Benefícios dos Exercícios Físicos

  • Queima de calorias e perda de peso;
  • Manutenção da tonificação dos músculos;
  • Melhora a circulação;
  • Melhora as funções cardíacas e pulmonares;
  • Aumento do autocontrole;
  • Redução do estresse;
  • Aumento da habilidade de concentração;
  • Melhora a aparência;
  • Reduz a depressão;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.
  • Diminui o risco de doenças.

Dicas para iniciar a atividade física

A melhor maneira é progredir em passos pequenos. Assim como você fez para aprender a andar. Passos pequenos o suficiente que passem quase despercebidos e que a chance de fracasso de cada passo individual seja praticamente nula. Deixe-me dar um exemplo:

Você quer se exercitar? Já gastou um dinheirão em uma esteira de caminhada, mas hoje em dia a maior serventia dela é como cabide? Então, ao invés de tentar “revolucionar” e se comprometer a acordar às 5:00 da manhã e se exercitar por 1h até quase desmaiar, faça diferente.

Se comprometa a ficar em pé, parado na esteira, enquanto assiste a seu programa favorito na TV. Ou se isso for sacrifício demais, faça isso somente durante os intervalos, por exemplo. O segredo não é o quão grande é seu passo inicial, mas o comprometimento em sempre dar novos passos, mesmo que minúsculos.

Um segundo passo, por exemplo, poderia ser fazer a mesma coisa, mas agora com roupas próprias para exercício. E nesse caso, já que você está ali, parado, vai ver que talvez comece a andar ou correr antes mesmo de terminar a sua primeira semana.

A princípio parece bobeira ficar parado na esteira sem fazer nada, mas funciona. Em uma semana você já vai fazer algo que estava “tentando” fazer há anos.

Seguem algumas dicas de exercícios:

Exercícios Aeróbicos

São os que mais benefícios trazem ao organismo, diminuindo a chance de doenças cardiovasculares e melhorando a qualidade e a expectativa de vida.

Caminhada

Exercícios Físicos

É um excelente exercício se você está iniciando as atividades físicas na sua rotina. Dos exercícios aeróbicos, a caminhada é a modalidade que reúne o maior número de vantagens. Todas as pessoas que não apresentam limitações físicas importantes podem caminhar. A caminhada permite ao iniciante começar o seu programa de exercícios com cargas bem leves de trabalho e, com o tempo, ir progredindo lentamente, até atingir a intensidade ideal de treinamento.

O custo dessa atividade física é muito baixo e ela pode ser realizada em praticamente qualquer lugar, como na rua, nos parques, na praia, no campo, em pistas atléticas, ginásios. Ela também promoverá melhorias na saúde, queimará gorduras e trará bem-estar. Para a saúde, é muito melhor caminhar pouco do que não caminhar nada.

Saiba mais sobre Caminhada

Corrida

Exercícios Físicos

Para iniciar com a corrida é necessário já estar com um bom condicionamento físico.

No começo da atividade, o organismo ainda não está adaptado ao esforço exigido. O coração começa a bater mais forte e as células necessitam de mais oxigênio e nutrientes para funcionar bem. Por isso, nos cansamos muito, e muito rapidamente.

O ideal é respirar lenta e profundamente. Isto permite uma melhor captação e absorção do oxigênio além de evitar um estado ofegante. Inspire em dois tempos pelo nariz e solte o ar no mesmo ritmo pela boca. Não se esqueça de beber água: correr consome água, energia e sais minerais. A corrida é excelente, porque mexe com todos os músculos do nosso corpo: é um exercício bastante completo. Melhor ainda que só correr é o exercício intervalado, que intercala corrida com caminhada.

Bicicleta

Exercícios Físicos

Andar de bicicleta contribui bastante para o bem-estar físico e mental.

Esta atividade é excelente para enrijecer as nádegas e coxas – regiões que estão constantemente em nossa lista de preocupações, por serem propensas ao acúmulo de gordura e à flacidez. Além de queimar muitas calorias, contribui também para o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

Para realizar o treino, opte por locais longe da poluição, como parques e ruas tranqüilas. Assim, você estará potencializando os resultados da atividade e acalmando a mente da correria do dia-a-dia.

Antes de iniciar, consulte um médico e realize exames para assegurar que você esteja apto a realizar essa atividade.

Lembre-se que a postura é um segredo para o bom resultado: ajuste o banco de forma que a coluna fique reta, o abdômen contraído, e as pernas flexionadas.

Musculação

Exercícios Físicos

A função da musculação não é somente estética. Ela também é essencial para a saúde e o bem-estar. Hoje sabemos, por meio de diversas pesquisas científicas que o treino com pesos aumenta a massa muscular e traz inúmeros benefícios ao organismo como um todo.

Quando praticamos o treino com pesos, adquirimos massa magra. Com mais músculos no corpo, nosso metabolismo fica acelerado e consome mais calorias, mesmo em repouso. Resultado: perdemos peso com mais facilidade. Além disso, o treino de resistência fortalece os ossos, o coração e melhora a postura.

É fundamental a prática de musculação principalmente após os trinta anos – idade em que começa a diminuição de massa magra e que devem ser iniciados os primeiros cuidados para evitar a osteoporose. Entre vários outros cuidados, o treino com pesos ajuda o organismo a fixar o cálcio nos ossos, fortalecendo-os.

A musculação deve ser praticada juntamente com exercícios aeróbicos para que os benefícios sejam completos. Assim, você ganha um corpo mais forte e um coração mais resistente. E um corpo mais forte executa as tarefas diárias com mais disposição, energia e bem-estar.

A recompensa vem em forma de muita saúde, energia e de um corpo muito mais bonito.

Yoga

Exercícios Físicos

A prática da yoga está presente na vida de cada vez mais pessoas. Até bem pouco tempo atrás, muito poucos realmente a praticavam. A yoga é conhecida por proporcionar vários benefícios para o corpo e para a mente.

Os exercícios de yoga são bastante suaves. Eles podem ser praticados sem um grande esforço, sendo perfeitamente adequados para o fim de um dia de trabalho, por exemplo.

Seus efeitos são profundos, poderosos e duradouros. A yoga mantém a coluna saudável e flexível, as articulações lubrificadas e em perfeita mobilidade, os músculos tonificados e elásticos, mas a sua ação é muito mais ampla; pois ela trabalha o sistema energético do ser humano, sistema este que comanda nossa atividade física e mental.

Essa técnica é muito usada pelos orientais, que afirmam ser mais do que uma simples meditação. Ela ajuda a melhorar a respiração, trabalhando diversas posturas e exigindo um esforço concentrado em um músculo especial: o abdômen.

É fundamental trabalhar a região do abdômen para auxiliar na nossa sustentação. Por isso, em uma determinada postura, se o músculo abdominal não estiver enrijecido, a coluna pode dobrar mais do que o corpo permite, o que prejudica a coluna e toda a estrutura óssea.

Dominar o corpo através da mente é o segredo da yoga. Para manter o equilíbrio e conseguir permanecer por um bom tempo na mesma posição, exige-se uma contração incessante da barriga, proporcionando o enrijecimento muscular na região do abdômen.

A yoga ajuda no alívio do stress por meio da meditação, mas o motivo da procura pelas aulas de yoga vem sendo cada vez mais o fortalecimento dos músculos. No primeiro mês em que se pratica o exercício já é possível sentir uma melhora na qualidade de vida.

A yoga utiliza técnicas respiratórias, físicas e de descontração. Porém, a mente nunca está dissociada do corpo: corpo e mente formam um todo indivisível. Designamos por psicofísicas as técnicas em que damos ênfase ao corpo e à mente.

Na yoga, a concentração mental deve ser constante. Para seu desenvolvimento, devem ser utilizadas técnicas apropriadas para aumentar o poder de concentração, a memória e o raciocínio. O controle da respiração, aplicado tanto à captação e distribuição de energia vital pelo corpo, como à descontração física, emocional e mental, é um dos campos mais importantes da prática de yoga.

Subir Escada

Exercícios Físicos

Subir e descer escadas é um dos exercícios mais completos que existe. Além de ser uma atividade aeróbica muito eficaz para trabalhar os músculos das pernas, queimar gorduras da parte inferior do corpo e gastar energia, também melhora a frequência cardíaca e a capacidade pulmonar.

Subir escadas auxilia na redução de peso e traz efeitos positivos na saúde a curto, médio e longo prazo. Ajuda a reduzir notavelmente os níveis de colesterol ruim no sangue e a probabilidade de adquirir enfermidades crônicas como problemas cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer, proporcionando energia e vitalidade.

Alongamento

Exercícios Físicos

O alongamento é fundamental para prevenir lesões musculares, pois esquenta e prepara os músculos para a atividade física. Deve ser feito antes e depois dos exercícios.

O alongamento aumenta a flexibilidade muscular, promovendo o estiramento das fibras musculares, aumentando o seu comprimento. Seu principal efeito é o aumento da amplitude dos movimentos possíveis numa determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. O alongamento consegue esse resultado por aumentar a temperatura da musculatura e por produzir pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que reveste o músculo.

E você, pratica algum tipo de atividade física?

214 comentários para “Exercícios Físicos”

  1. Avatar de Veronica

    eu pratico todos os dias atividades fisicas pratique tambem

    1. Avatar de Ana Claudia Fonseca

      eu preciso praticar exercicios fisicos pq estou muito gorda, porem nao tenho tempo de ir para academia e nao tenho nenhum aparelho em casa. O que eu faço? por favor, me ajude. bjs

      1. Avatar de Daniel

        Pegue algo mais pesado e tente fazer o maximo de movimentos possives e emprovisem okss …. espero ter ajudado …. BJS…

      2. Avatar de Jonathan

        Olha já que você não tem tempo para praticar numa academia , o Ideal e fazer em casa… Mesmo . eu comecei a fazer exercicio em casa… fiz uma pesquisa min informei e fiz em casa.. depois comprei uns aparelhos e agora to na academia o que não devemos deixar e de praticar ^^ 🙂

  2. Avatar de Marcia T Silva

    Faça dança de salão 03 vezes por semana, vale com exercícios.

  3. Avatar de Zique

    A atividade fisica é muito imporrtante pra nossa saúde, o que vc está esperando? eu já estou avançado.

  4. Avatar de Lidiane

    Eu pratico o pole dance é uma atividade física que está me fazendo muito bem. Vocês poderiam fazer uma matéria sobre o pole. Beijos.

  5. Avatar de Vivi

    Eu pratico Muitos esportes, e recomendo Que todos tambem pratiquem

  6. Avatar de Lia

    Olá…
    Comecei a praticar exercícios físicos ha alguns dias.
    Mas eu não sinto incomodo algum nas partes onde me exercitei.
    Estou fazendo os exercícios errado? Não terei resultado?
    OBS: Minhas amigas fazem o mesmo que eu e elas sentem dores.
    Desde já: AGRADECIDA*)

  7. Avatar de Lucas

    eu queria perder peso em 4 dias é possivel?

  8. Avatar de Yohanna Sousa

    Adorei as diicaas (&’ ;]

  9. Avatar de Saul De Franco

    eu pratico 3 vezes por semana edução fisica .ainda mais com uma boa capoeira isto é bom de mais faz bem para saude e para seu corpo…

  10. Avatar de Peterson

    isso fes eu tirar um 10 notrabalho

  11. Avatar de Peterson

    nem sei quando eu suber
    quanto eu tirei eu digo pra vcs

  12. Avatar de Peterson

    Ta Bom ?

  13. Avatar de Peterson

    depois quando eu botar q eu tirei 10 eu digo se eu n tirar 10 eu boto quanto eu tirei

  14. Avatar de Peterson

    Eu Pratico Fult Boll isso fas muito Bem !

  15. Avatar de Mariana

    vwl pelas dicas eu estou cada dia melhor ! não largo meus exercicios por nada !

    obrigada!!!!

  16. Avatar de Raquel

    Quero saber se posso caminhar em esteira de meias,sem tênis.Eu comecei uma dieta agora e quanto tempo devo caminhar por dia,estou me cuidando para melhorar minha saúde já que a mesma esta abalada com os efeitos da obesidade.Tenho 31 anos meu peso atual é 89kl com 1,49autura.Peso que se possível me oriente,desde já agradeço

  17. Avatar de Milena

    eu não pratico educação fisica.

  18. Avatar de Milena

    nao p´ratico educaçao fisica

  19. Avatar de Cristiane

    Bom dia a todos.
    Eu já tentei de tudo para perder peso, mas nunca consegui até medicamentos já tomei,
    passei muito mal com essas porcarias para perder peso.
    então resolvi que a unica maneira de perder peso seria fazendo exercicios fisicos.
    me matrículei na academia dia 29/07, hoje dia 17/09 já perdi 3 kg, estou muito
    feliz estou me alimentando melhor, cortei frituras do meu cardapio, aumentei vegetais e saladas, não mudei totalmente minha almentação,mas a fritira de jeito nenhum, como de tudo com moderação claro.
    Mas se querem perder peso tem que fazer alguma atividade física , não tem outra maneira….

  20. Avatar de Luciano De Lira Barbosa

    gostei bastante por todas dicas de exércicio como fazer correto,amei de verdade muito agradecidi a vcs beijos e até outra oportunidade!

  21. Avatar de Fabiano

    potsra! agora nem vou precisar frequentar academia vlw pelas dicas mana…

  22. Avatar de Danibri

    Gostaria de saber que atovidades fisicas uma pessoa que ja operou Hernias de Disco, e ainda possui outras sem operar pode fazer? Que movimentos nao convem? Vejo que os proprios medicos se contradizem…fico perdida com o q escuto, e cada vez mais decepcionada com a qualidade dos medicos aqui no Brasil. Sobre um mesmo assunto, cada um diz uma coisa. 🙁
    obrigada

  23. Avatar de Jamile

    eu quero perder peso em uma semana é possivel?

  24. Avatar de Arlane

    Eu amei esse site ele e excelente pra pesquisas…

  25. Avatar de Carolina

    muito bom adorei

  26. Avatar de Maria

    oi, meu nome e maria e eu gostei muito das informações sobre exercicios. eu não pratico nenhum exercicio mais gostaria de começar a praticar. gostaria muito de receber dicas em meu email sobre exercicios pra fortalecer os musculos, das pernas e bumbum seria possivel? obrigado.

  27. Avatar de Jessica Lins Da Costa Silva

    pratico exercícios a 2 meses me sinto bem melhor, mais disposta e menos ansiosa

  28. Avatar de Henrique

    gostaria de saber se, eu fizer um alongamento de 30 minutos depois tomar bainho com 20 minutos ir para academia seria nessesario mim alongar novamente…

  29. Avatar de Isa Machado Cardoso

    Muito bom galera !
    Me ajudou bastante no meu trabalho de educação física !
    Beeijoos ><"

  30. Avatar de Gabriely Vitoria Barbosa Carosella

    eu acho boom fase ezercicios fisicos e boom para nossa saude e para nossa vida a minha amiga gabriela ela nao gosta de fase exercicios fisicos!!!!

  31. Avatar de Kelly Cristian

    eu começei a praticar exercícios a pouco tempo mais estou adorando !!!
    me sinto melhor !!!
    dormo bem !!!
    estou mais feliz !!!
    e mais bonita .

  32. Avatar de Fernanda

    amei essas dicas!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  33. Avatar de Fabiana Maria

    olá, eu nao pratico exercicio,3 anos atras tive muita dor nas costas e falta de ar por causa da coluna,e estou com 3 semana que sinto cansaço na coluna,quando a coluna doi eu nao sinto falta de ar,e quando eu nao sinto dor eu sinto cansaço na coluna e ai vem a falta ar queria saber se tem algum exercicio que eu poderia fazer em casa?

  34. Avatar de William

    Estou começando a correr 3 vezes por semana uns 40 mim no minimo e também faço uns 50 mim de caminhada.
    Queria saber como faço pra perder minha barriguinha de Refri?
    PS:faz 3 semanas que comecei com essas atividades e estou gostando…..

  35. Avatar de Isa

    ‘Vlw fes o meu trabalhoO 😀

  36. Avatar de Thauany

    faça sexso todo dia minha fia

  37. Avatar de Kelinha

    que legal

  38. Avatar de Gleice Ellen Rodrigues Lopes

    Nossa tenho 11 anos i estavo com 50kg,
    pesquisei no google i achei essas dicas i mostrei para minha mae!
    ai minha mae me ajudou a fazer todas as tarefas i hoje eu estou
    com 43kg!

  39. Avatar de Valdecir

    Faso exercio 4 vezes por semana e legal e saudável . Muito bom ter por hábito essa rotina pelomenos 40 minutos.

  40. Avatar de Laydmila

    e a natação???????????ww
    quero saber

  41. Avatar de Ana Clara

    Eu tenho 13 e aqui na minha cidade nao tem esses tipos de lugares que forneça nataçao,ou qualquer tipo de esportes e na minha escola nao tem quadra entao nao faço atividade fisica o que eu faço ?

  42. Avatar de Duda

    eu nunca tentei isso mais aposto que fas muito bem

  43. Avatar de Josiane

    Olá gostaria de saber quanto tempo levo para obter resultado ? Já que faço academia corretamente!Demora muito?Bjs

  44. Avatar de Amanda Marsura

    Gente estou com uma duvida,na bicicleta,quanto é o ideal para uma queima de calorias significativa?

  45. Avatar de Rosangela

    Eu indico exercicios fisicos, estou fazendo academia a 1 semana, melhorei minha auto estima, ansiedade, nervosismo enfim tudo de bom. Se soubesse teria feito a muitos anos atras.

  46. Avatar de Rafael

    Quero uma ajuda, tenha 20 anos e sou sedentário, peso uns 57 kilos. Que atividades físicas vcs me recomendam? Posso correr, faser caminhada?

  47. Avatar de Fernanda

    Comecei a fazer caminhada de 5 km no início de janeiro, caminho de 3 a 5 vezes por semana, meu objetivo é a corrida, mas não estou conseguindo progredir, consigo correr até 3 km, mas depois fico uns dois dias (ou mais) sem conseguir fazer a caminhada, por causa das dores que sinto na parte da “canela” da perna, nos músculos: gastrocnémio interno, tibial anterior e solhar, não sei se é pela carga excessiva, mas creio que estou fazendo algo errado, gosto de correr e preciso, para conseguir emagrecer, me ajudem!

  48. Avatar de Amanda

    gente vai ti cata

  49. Avatar de Matheus

    oi tenho 19 anos e uns 1,70 eu acho e estou correndo todos os dias sera que eu cresce mais?

  50. Avatar de Natalia

    Quando executo um treino mais rigoroso costumo sentir “puxão” na coxa, perto do joelho.. a sensação é como se você puxasse uma corda de um violão e soltasse de vez ! as vezes até me assusto.. qual a opinião de vocês?! será que são as fibras musculares respondendo ao esforço? PS: sinto horas ou até dias depois do treino !

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva