Para a mulher que gosta de se cuidar

Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?

Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?

A resposta é, sem sombra de dúvida, sim! Atividades de intensidade moderada, quando praticadas continuamente, aliviam cólicas, fadiga e dores.

Exercícios físicos regulares podem contribuir para a diminuição de sintomas negativos típicos do ciclo menstrual — como cólica, dor nos seios, fadiga, alterações de humor e fome excessiva.

Isso acontece porque a atividade física mexe diretamente com regulação dos hormônios no corpo. E os benefícios de uma vida ativa se dão não somente pelos efeitos positivos para a respiração, coração e metabolismo: ocorre também melhora na liberação de hormônios e em neurotransmissores associados com o bem-estar e níveis de humor.

Dentre esses hormônios, a dopamina, relacionada ao controle do humor, a adrenalina, a serotonina, muito ligada à sensação de felicidade, e insulina, que gera saciedade ao cérebro. Se a vida ativa for associada a uma alimentação balanceada, então os resultados são melhores ainda. O equilíbrio com horas suficientes de descanso e boa hidratação é ainda mais eficaz.

Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?

TPM, Menstruação e Exercício

Mesmo com todos os hábitos saudáveis, porém, não é incomum ficar mais cansada, desanimada e com cólica durante algum período do seu ciclo menstrual: isso acontece com a maioria das mulheres nesse período. Tudo isso ocorre por dois hormônios sexuais femininos: o estrogênio e a progesterona, que são os controladores do nosso ciclo menstrual e variam suas concentrações no organismo durante o mês.

No início do ciclo (quando a mulher está menstruando), os níveis hormonais são baixos e o desempenho físico costuma ser pior. Após a ovulação, a concentração de progesterona é alta, mas a de estrogênio é baixa, ocasionando fadiga, irritabilidade, dores de cabeça, retenção de líquido e outros sintomas. O período pós-menstruação é aquele em que o estrogênio atinge seu pico, e constitui a época em que a gente costuma ter mais resistência e sentir mais ânimo.

Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?

Mas e as cólicas?

Quando a cólica menstrual ataca, muitas vezes a última vontade é de se mexer com exercícios. Mas saiba que exercitar, em especial, a região pélvica, proporciona alívio para as dores abdominais. Fortalecer o abdômen também é uma boa solução. O importante é fazer aquela atividade que te proporcione prazer. Fazer uma caminhada leve em um parque, por exemplo, pode ser o melhor para a ocasião.

Exercite-se para aliviar a tensão

Além de ser benéfico para saúde, a prática de exercícios físicos também ajuda a minimizar os efeitos da tensão pré-menstrual. Isso acontece, principalmente, porque a atividade física estimula a produção de endorfina – hormônio ligado à sensação de bem-estar. Praticar exercícios aumenta o metabolismo e a circulação sanguínea, além de diminuir a ansiedade. Ou seja, todo exercício físico ajuda a controlar a TPM, mas yoga e alongamento são particularmente indicados, já que atuam também no combate ao estresse.

Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?

Além de atividades físicas, aposte na alimentação equilibrada

Além da prática de exercícios físicos, a alimentação também pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Alguns nutrientes são especialmente necessários nesse período para combater efeitos indesejados. Procure alimentos com ação anti-inflamatória, que reduz as cólicas e a retenção de líquidos. Vitaminas e Minerais reduzem a compulsão por doces e melhoram o padrão de sono e o humor. Já o chocolate meio amargo libera endorfinas e auxilia no relaxamento.

5 comentários para “Fazer exercícios ajuda a reduzir os sintomas da TPM?”

  1. Avatar de Rubia

    Excelente reportagem, vou tentar usar essas dicas para amenizar o problema.

  2. Avatar de Paty

    Ai eu sofro muito com TPM. Vou seguir as dicas

  3. Avatar de Juliana

    Eu sempre tento fazer pelo menos uma caminhada leve, amei, obrigada

  4. Avatar de Andreia

    olá, tpm é meu pavor, sofro demais, mas não costumo fazer exercio pois as cólicas são intensas, vou experimentar

  5. Avatar de Rosinha

    Nossa, preciso muito dessas dicas, ai eu odeio TPM

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva