Para a mulher que gosta de se cuidar

Você é uma vítima da falsa fome?

Você sabia que é possível não ter fome e ainda assim achar que está com fome? Existem várias motivos que fazem você comer muito mais do que precisa. Conheça as armadilhas mais comuns, assim como soluções simples para evitá-las.

Publicidade

1. Você não dormiu o suficiente

Você é uma vítima da falsa fome?

A falta de descanso estimula dois gatilhos para a falsa fome: O primeiro é a falta de energia, cuja resposta natural do organismo é a de buscar nutrição. A segunda é uma confusão dos hormônios reguladores do apetite. Quando o corpo está exausto, os níveis de leptina caem (leptina é o hormônio produzido pelas células que controlam nosso apetite), e os níveis de grelina sobem (grelina é produzida pelo estômago e estimula o apetite). Ou seja, dormir o suficiente é a melhor forma de evitar a falsa fome.

2. Você está tomando remédios com efeitos colaterais

Você é uma vítima da falsa fome?

Se você está esfomeada demais e está tomando um antibiótico para controlar uma reação alérgica, inflamação das articulações, acne ou de um forte resfriado, o medicamento pode ser o culpado. A medicação que contém esteróides leves, como a prednisona, um corticosteróide, estimula fortemente a fome. A dica é: se você já comeu uma refeição de tamanho normal, ignore a "fome excedente" e pare de comer. Se você estiver em tratamento contínuo com esteroides, consulte um nutricionista para elaborar um plano alimentar que vai ajudá-la a se sentir mais satisfeita.

3. Você está desidratada

Você é uma vítima da falsa fome?

Os sintomas de desidratação (sonolência e baixa energia) são muito parecidos com os da fome excessiva, o que pode fazer você pensar que precisa de comida. Além disso, quando você está com sede, a boca fica seca, um sintoma que vai ser aliviado temporariamente ao comer. A sugestão é, claro, sempre se hidratar. Se estiver na dúvida se é falsa fome por desidratação, beba um copo de água ou uma xícara de chá de ervas antes de comer e espere por cerca de 10 minutos: isso pode economizar centenas de calorias.

4. É "hora de comer"

Você é uma vítima da falsa fome?

Como hábito, tendemos a comer sempre nos mesmos horários. Alguma regularidade é importante para que você não se torne excessivamente com fome. Mas é importante também estar atenta aos sinais que seu organismo dá sobre a fome. Da próxima vez que se sentar para comer, pergunte-se: "Estou realmente com fome?" Se a resposta for "não" ou "nem tanto", coma uma porção menor ou, se possível, adie a refeição por uma hora (não mais que isso). Esse condicionamento também ocorre em outras situações que você associa com a alimentação como, por exemplo, viajar de avião. Situações como essa acabam "nos obrigando" a aceitar a comida, às vezes sem de fato nos perguntarmos se realmente a queremos.

5. Você acabou de malhar

Você é uma vítima da falsa fome?

Somos condicionados a nos alimentar após o exercício. Depois de uma sessão de exercício particularmente extenuante, como uma aula de spinning ou treino intervalado, tendemos a nos sentir famintas. Mas isso não significa que o seu corpo precise de calorias extras: muitas vezes seu corpo apenas quer um tipo específico de alimento. Opte por frango assado ou outras carnes magras (a proteína vai reconstituir os músculos), assim como arroz integral ou outros cereais integrais (carboidratos complexos demoram mais para serem digeridos) para ajudar seu corpo a se recuperar mais rapidamente e afastar a fome por mais tempo.

6. Você está comendo muito rápido

Você é uma vítima da falsa fome?

Você acabou de almoçar e se pergunta: "Por que ainda estou com fome?" Antes de assumir que você não comeu o suficiente, considere que talvez você tenha comido muito rápido. Os hormônios do apetite precisam de tempo para dizer a seu cérebro que você está cheia. Para evitar isso, tenha essas dicas em mente: Coma devagar, soltando o garfo entre mordidas; escolha alimentos saborosos e nutritivos; e inclua uma combinação de gordura, proteína e carboidratos em cada refeição.

7. Você viu ou sentiu cheiro de comida

Você é uma vítima da falsa fome?

Nós tendemos a comer com os nossos sentidos mais do que os nossos estômagos. Quando sentimos o cheiro ou vemos um alimento, mesmo que seja em uma foto, propaganda ou programa de TV, literalmente formamos "água na boca", e nosso apetite é estimulado. Fatores desencadeantes incluiem sentir o cheirinho de biscoitos assando, ver um pote de guloseimas, etc. A solução é óbvia: "Longe dos olhos, longe do coração". Não deixe comidas à vista, deixe o ambiente, desligue a TV, distraia sua mente com algo melhor e o desejo de comer provavelmente vai diminuir.

8. Você está estressada

Você é uma vítima da falsa fome?

Estudos mostram que pessoas reconhecidamente estressadas são mais propensas a recorrer a alimentos com alto teor de gordura, ou alimentos exageradamente salgados ou açucarados. Estes alimentos são "reconfortantes", caracterizando a "alimentação emocional". Mas não é só isso: a reação química do seu corpo ao estresse também pode causar fome. O Aumento dos níveis de cortisol (hormonônio de stress) e insulina estão associados com o aumento de apetite. De qualquer forma, o controle do apetite muitas vezes resume-se à uma tomada de decisão: antes de atacar o pote de sorvete, rapidamente tente limpar sua mente, evitando agir sobre impulsos.

E você? Conhecia essas armadilhas? Costuma ser vítima da falsa fome? Compartilhe suas experiências!

36 comentários para “Você é uma vítima da falsa fome?”

  1. Avatar de Iolanda

    Eu não posso sentir cheiro de bolo que fico doida para comer um pedacinho. O cheiro do café me atiça a fome tb.

    1. Avatar de Renatinha

      Cheirinho de bolo é muita tentação 😉

    2. Avatar de Rhoah Rosiline

      Xiiiiiiii eu também!

  2. Avatar de Marcos

    Muito bom estar conscinte disso, pois muitas vezes comemos sem nem precisar.

  3. Avatar de Bianca

    Eu sou uma dessas , que come sem precisar, parece que sempre estou com fome.

  4. Avatar de Lu

    Muito bom!

  5. Avatar de Joelma

    Quantas vezes eu comi um doce, sem nem estar com vontade, pura compulsão, os cheiros tb me atiçam, de churrasco principalmente.

  6. Avatar de Flávia

    Excelente post!

  7. Avatar de Zilda

    Excelente artigo , temos que ficar mais conscientes mesmo

  8. Avatar de Evelyn

    Minha MAIOR armadilha é o estresse 🙁 . Só Deus sabe a vontade de comer que eu fico. Mastigo o tempo todo!!!

  9. Avatar de Viviane

    Quando estou estressada como como sem nem perceber, é horrível.
    Gostei do post, vai me ajudar.

  10. Avatar de Terezinha

    A armadilha que sempre caio é com os cheiros, bolo, pão, café, assados, tortas, nem preciso estar com fome para comer. 😳

  11. Avatar de Suelen

    Caio em quase todas as armadilhas, sempre penso que estou com fome.

  12. Avatar de Camila

    Adorei, é bem isso mesmo que acontece comigo
    quando nao durmo o suficiente, a fome só aumenta
    quando estou extressada então, nossa fome de leao hehe

  13. Avatar de Camila

    Adorei, isso acontece comigo as vezes quando não durmo o suficiente, a fome só aumenta e também quando estou extressada então, nossa fome de leao hehe 😛

  14. Avatar de Adriana Prado

    Eu conheço bem algumas destas armadilhas, infelizmente. Mas eu as chamo gula mesmo, rsrsss.

    Beijo

  15. Avatar de Karla

    Tenho fome o dia inteiro.Se deixar,como o dia todo.Dieta p mim e MUITO SACRIFICIO,vcs nao tem idéia.Atualmente estou fazendo dieta,e estou emagrecendo,mas estou tomando victoza,pois precisava de um “suporte”,sozinha nao conseguia resultado nenhum.Passei quase um ano de tentativas frustadas de emagrecimento.
    Percebo q estou mais calma p comer,comendo mais devagar e aumentei sem sacrifiicio a quantidade de alimentos saudáveis,o que antes ,pra mim,era o mais complicado,pois gosto de comer tudo que nao pode.Quem nao gosta?rsrs
    Obs:medicacao com indicacao medica,nao estou tomando por conta própria!

  16. Avatar de Teresa Simon

    Muito interessante…

  17. Avatar de Sandrinha

    Eu caio em todas essas armadilhas, quero comer o tempo tempo, e já tive essa sensação de que eu não precisava estar comendo…é triste

  18. Avatar de Renatinha

    Essas armadilhas são terríveis, não tem como não cair né… cheiros e estresse é o momento da vontade inesplicável de comer.

  19. Avatar de Paola Oliveira

    Sinto fome só de pensar em comida 😮

  20. Avatar de Lurdes Cunha

    Oii,meninas quero deixar tb um aviso, bacteria H.Pylori tb da essa fome terrivel.
    Eu, ja tive mt dificil ,p descobrir tem que fazer endoscopia.
    Procura infomação no google,meu medico disse que mt gente tem nem sabe.
    Pega,de varias maneiras,ate na saliva.
    Desculpe,não quero asusta-las,hoje eu não como salada fora de casa.
    Abr, p todas

    1. Avatar de Nathália

      Muito interessante essa observação

    2. Avatar de Karla

      Mas quem tem,apresenta algum sintoma sem ser fome excessiva?

  21. Avatar de Lana Bello

    O bom de saber de dicas assim, é que nós podemos nos concentrar e entender se estamos com fome ou nosso organismo está usando um ‘escape’, stress, dormindo mal, …Enfim, muito legal o post!! 😮 😛 😆

  22. Avatar de Manoela

    Agora sei pq tenho fome apos o almoço! Como muito depressa!

  23. Avatar de Leinha

    Amei o post, boas dicas

  24. Avatar de Nathália

    Adorei o post, sempre caímos nessas armadilhas 🙂

  25. Avatar de Genyr Marques T.calicchio

    Muito interessante……adoreiiii.!!!

  26. Avatar de Eliane

    Para mim a falta de dormir bem abre muito o meu apetite.
    Sem contar a ansiedade e o stress.
    Gostei muito do post. 😛

  27. Avatar de Daiane

    Cheiro de comida e estresse é o que me tira do controle

  28. Avatar de Andréa Silva

    É muito importante diferenciar fome e vontade de comer. Muito interessante as informações.

  29. Avatar de Cris Almeida

    nossa eu estou amamentando e estou tendo muita fomeee, fome falsa ou verdadeira ñ sei, mas to com MUITA FOMEEE!!!

  30. Avatar de Anacirema Marta Xavier

    Gostei muito, são informações importantes que precisamos para sabermos controlar nossa alimentação.

  31. Avatar de Milena

    So a Palavra “bolo” me da fome , eu não consigo, como td hr , principalmente quando eu sei que tem uma coisa gostosa na cosinha , fico so pensando , posso estar na sala, na copa , no quarto , na garagem ,.. Mas estou pensando na cosinha kkk . Isso E mt ruim

  32. Avatar de Vic

    Eu tenho a minha mãe q é cozinheira, faz refeições para vender, e não resisto o que sobra! sao comidas deliciosas e acabo comendo tudo! tenho dificuldades p dormir, mas eu acho q é gula mesmo! 😭😭

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva