Para a mulher que gosta de se cuidar

Você conhece o feno grego?

Você conhece o feno grego?

O feno grego é uma planta de origem indiana e paquistanesa. Utilizada no mundo todo como planta medicinal e especiaria. o feno grego é uma espécie de trigo da família Trigonella foenum-graecum, e pode ser reconhecido por outros nomes como alfarva ou alforva.

Publicidade

Propriedades do Feno Grego

O feno grego — uma das mais antigas ervas medicinais — contém alguns nutrientes importantes para o funcionamento do nosso corpo como, tais como betacaroteno, ferro, cálcio e zinco.

Contém fibras alimentares, principalmente fibras de polissacarídeos, capazes de melhorar o metabolismo da glicose. Além disso contém mucilagem, taninos, pectina e hemicelulose, responsáveis por inibir a absorção de sais biliares no intestino, mais especificamente no cólon. Isso facilita o controle do colesterol.

Possui proteínas como a globulina, lecitina e albumina. O feno frego tem uma alta proporção de aminoácidos (20–30%), que podem estimular a atividade da insulina. Existem também uma pequena quantidade de vitaminas como: Vitamina A, B1 e B2 e vitamina C.

Você conhece o feno grego?

Benefícios do Feno Grego

  • Ajuda a melhorar a imunidade: Tem ação anti-inflamatória. Esse efeito é devido a presença de seus alcaloides, saponinas e flavonoides, que ajudam nas inflamações crônicas. Também tem ação antimicrobiana, ajuda a combater os mais diversos micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos.
  • Melhora a função gastrointestinal: Tem capacidade de proteger o sistema digestivo através do óleo extraído de suas sementes. A incidência de úlcera gástrica diminui com o uso do extrato oleoso. Esse efeito pode ser atribuído as saponinas e ácido fítico, bem como a sua grande quantidade de mucilagem com efeito calmante nas inflamações gastrointestinais.
  • Bom para os hormônios: O feno grego ajuda a manter os hormônios femininos balanceados, diminuindo os sintomas da menopausa e da TPM. Para esses sintomas, o ideal é adicionar o feno grego na dieta do dia a dia na quantidade de 3g durante as refeições.
  • Bom para coração: Ajuda a reduzir o nível de colesterol e o nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL). Pode prevenir várias doenças como aterosclerose, ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. As sementes de feno grego contêm 25% de galactomanano. Este é um tipo de fibra natural solúvel que se refere especificamente a uma redução na doença cardiovascular.
  • Ajuda a controlar o diabetes: Devido à presença do galactomanano, o feno grego diminui a taxa do açúcar que é absorvido na corrente sanguínea. Um determinado aminoácido (4-hidroxiisoleucina) no feno grego induz a produção de insulina. Ao liberar lentamente a insulina para o corpo, a função corporal total melhora e os picos de açúcar no sangue serão menos problemáticos.
  • Alivia a constipação: O feno grego adiciona volume às fezes, devido ao seu alto teor de fibras. Isso também faz com que seja útil no tratamento da constipação e diarreia, além de aliviar a indigestão.

Chá de feno grego

Você conhece o feno grego?

O chá de feno grego auxilia no tratamento de gastrite, colesterol, inflamações, anemia, raquitismo, celulite, prisão de ventre, cárie, faringite, cólicas menstruais, hemorroidas, furúnculo, caspa, queda de cabelo entre muitas outras coisas.

Esta erva aumenta a energia corporal, a massa muscular e reduz a gordura corporal, além de diminuir os sintomas da menopausa e estimular a produção de leite em mulheres que amamentam.

Como preparar o chá?

Suas propriedades medicinais se concentram nas sementes, que podem ser usadas moídas e diluídas, formando o pó. Também em cápsulas ou cozinhando as sementes para fazer chá.

Ferva 400 ml de água e coloque uma colher de sopa das sementes de feno grego. Deixe ferver mais um minutinho e desligue o fogo. Aguarde 10 minutos e beba a qualquer hora do dia.

Benefícios do Feno Grego para os Cabelos

O feno grego também ajuda no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Dependendo da causa, o feno grego também ajuda na queda de cabelo.

As suas sementes apresentam muitas propriedades benéficas para tratar diversos problemas do couro cabeludo: combater a caspa, prevenir a queda de cabelo e promover o crescimento, além de hidratar o couro cabeludo e os fios.

Além do feno grego ser super potente para o crescimento dos cabelos, usaremos também o óleo de coco que tem nutrientes que ajudam muito a nutrir os cabelos e a fazer o cabelo crescer. Confira como fazer a receitinha:

  • 30 ml de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de feno grego em pó. Se você tiver as sementinhas, esmague para virar pó.

Se o óleo de coco estiver duro, aqueça até se tornar líquido. Acrescente o feno grego e mexa bem. Mesmo que esteja líquido, ainda assim aqueça um pouquinho o óleo de coco.

Com os cabelos secos, aplique a mistura ainda morna na raiz dos cabelos. Massageie suavemente todo o couro cabeludo com a mistura. Deixe o produto agir por pelo menos 1 hora. Lave o cabelo com shampoo até retirar toda a mistura e depois finalize com condicionador. Repita o tratamento uma vez por semana.

Você conhece o feno grego?

Feno Grego para Pele

Devido aos seus óleos essenciais e ação anti-inflamatória e antibactericida, o feno grego tem uma interessante ação contra a acne, furúnculos e outros problemas eruptivos da pele. Se usado com regularidade, ajuda a amenizar as marcas de acne.

Para tratar a pele, faça uma pastinha de feno grego. Coloque 1 colher de sobremesa de argila, 1 colher de sobremesa de feno grego em pó e 2 colheres de sobremesa de água. Misture bem e passe na pele com um pincel. Deixe agir por 20 minutos e enxágue bem.

Existem efeitos colaterais para o consumo de feno grego?

É muito raro o feno grego causar algum efeito colateral, mas existem alguns possíveis efeitos incomuns que devem ser considerados:

  • Algumas pessoas experimentam irritação na pele quando entram em contato com esta erva.
  • Médico especialistas desaconselham o uso de feno grego simultaneamente com alguns outros medicamentos. Devido ao seu elevado teor de fibra, ele pode coincidir com a absorção de outros medicamentos e conduzir a reações negativas dentro do corpo.
  • O feno grego pode levar a contrações uterinas e, portanto, as mulheres grávidas devem evitar completamente usá-lo. Acredita-se que o consumo desta erva durante a gravidez pode provocar trabalho de parto prematuro, ou mesmo aborto.
  • O feno grego é considerado um emenagogo, isto é, um agente que promove o fluxo menstrual. Mas as meninas com história de ciclo menstrual anormal devem evitar usá-lo, pois pode levar a problemas como avanço do ciclo menstrual e de hemorragias.
  • O feno grego tem sido tradicionalmente usado para aumentar a produção de leite em mães que estão amamentando. No entanto, se a mãe usá-lo em excesso, seus efeitos colaterais podem recair sobre o bebê.

Onde comprar?

Você encontra o feno grego em casas de produtos naturais ou até em mercados.

14 comentários para “Você conhece o feno grego?”

  1. Avatar de Silvana

    🙂 muito bom conhecer o feno grego, obrigada pelo post.

  2. Avatar de Zil

    será que é melhor que a linhaça para o intestino?já fiz de tudo mas meu intestino não funciona,não aguento mais tomar laxantes.

    1. Avatar de Ane

      zil já ouviu falar em Kefir ? É otimo p/ o intestino !

      1. Avatar de Zil

        já ouvi falar mas não encontro.

    2. Avatar de Luciene

      Amiga, estou usando a farinha de banana verde vendida em lojas de produtos naturais e senti uma diferença enorme no funcionamento do meu intestino. No começo, achei que soltou até demais, mas com o tempo foi normalizando e chegou no ponto certo. Por ter um gosto forte, misturo com banana amassada, mel e um pouco de leite zero lactose para ajudar a misturar. Aliás, a lactose do leite era a principal responsável por prender meu intestino… Espero que tenha ajudado! Abraços!

      1. Avatar de Zil

        nunca usei,quantas colheres por dia?qual o melhor horário pra comer?bem então pode ser o leite que me prejudica eu amo leite,tomo todos os dias ,tentei tomar o de soja não consegui,pois tomo com achocolatado,obrigada bjo.

    3. Avatar de Linda Nascimento

      Eu também, tinha este mesmo problema com o intestino, e todos falavam que eu deveria comer o mamãe em jejum e eu nunca dava moral, resolvi então comer …. E vou te falar, não fico sem mamão nunca mais…..

  3. Avatar de Lucimar

    gostei de saber de mais um produto baratinho 😆

  4. Avatar de Glaucia Nogueira

    Não conheço, vou experimentar.

  5. Avatar de Nathalia

    Eu uso o feno grego sim… mas como tempero na comida, nunca fiz chá e nem usar para tratar os cabelos, gostei da matéria, bem interessante.

  6. Avatar de Andrea Oliveira

    😉 É maravilhoso uso e aconselho

  7. Avatar de Mara Nathalie Santos Coutinho

    Sou de São Luís do Maranhão.Não conheço o feno grego. É primeira vez que vejo esse nome feno grego. . Mas gostaria de conhecê-lo. Conforme informação da Beleza e Saúde faz crescer e fortalecer cabelos e também é bom para a pele.

  8. Avatar de Silene

    Nunca tinha ouvido falar do feno grego, e fiquei impressionada com suas propriedades, muito bom, vou procurar na minha cidade e vou provar. Bjssss queridos (as)……

  9. Avatar de Helty

    quero o feno-grego nao sei onde comprar. boa noite

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva