Para a mulher que gosta de se cuidar

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Aqui no blog, na nossa sessão sobre queda de cabelos, sempre comentamos muito sobre o ferro e ferritina, pois são indicadores importantes no seu exame de sangue, especialmente quanto à saúde dos cabelos. Ultimamente, tenho recebido muitos emails com dúvidas a respeito da ferritina, então resolvi pesquisar um pouco mais para esclarecer as dúvidas.

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo e na reserva do ferro.

Exame de Sangue

Normalmente, em indivíduos saudáveis, o valor de referência da ferritina sérica é de 16 a 300 ng/mL em homens e de 10 a 161 ng/mL em mulheres.

Função da Ferritina

A função primária da ferritina é de acumular o ferro intracelular protegendo a célula dos efeitos tóxicos do metal livre, constituindo uma reserva de ferro rapidamente mobilizável. A maior parte da ferritina no organismo encontra-se no fígado e nas células do sistema retículo endotelial do fígado, baço e medula óssea. Quantidades menores encontram-se no coração, no pâncreas e nos rins. Pequenas, mas significativas quantidades de ferritina encontram-se no soro humano.

Falta de Ferritina

A ferritina baixa está sempre relacionada com níveis de baixos de ferro e as suas causas podem ser:

  • Sangramento menstrual
  • Anemia ferropriva
  • Hipotireoidismo
  • Sangramento gastrointestinal
  • Alimentação pobre em ferro e vitamina C

Como uma das causas mais comuns da perda de ferro é a menstruação, o problema da ferritina baixa é sempre muito mais comum em mulheres.

Como aumentar a ferritina?

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro. Essa referência também vale para queda de cabelo: se estiver abaixo de 70 ng/ml, isso já contribui para a queda.

Para melhorar a ferritina, o ideal é caprichar nos alimentos com ferro, sempre que possível combinados com vitamina C, que é importante fator na absorção do ferro. Se você já se alimenta muito bem, e ainda assim sua ferritina é baixa, você pode usar suplementos de ferro ou, como alternativa mais natural, o melado de cana também pode ajudar.

Alimentos Ricos em Ferro

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Consequências da Ferritina Baixa

Quando os níveis de ferritina são baixos, pode se desenvolver anemia, bem como uma série de sintomas, tais como fadiga, falta de energia, pele pálida e fraqueza ou tontura, queda de cabelo e hipotireoidismo.

Excesso de Ferritina

A ferritina alta é um problema ainda mais grave que a ferritina baixa. Ela pode indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a diversas condições bastante sérias:

  • Cirrose
  • Câncer de Fígado
  • Leucemia
  • Arritmias Cardíacas
  • Diabetes Tipo 1
  • Infarto do Miocárdio em homens
  • Mal de Alzheimer

Por isso, é muito importante incluir o exame de ferritina na sua rotina de exames. O excesso de ferro é muito simples de detectar e pode previnir doenças sérias. O excesso de ferritina é um problema mais comum em homens e em mulheres que não menstruam, pois a menstruação é uma forma de eliminação do ferro.

Como diminuir a ferritina?

Geralmente os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal. O tratamento vai depender da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ou vitamina C. O hábito da doação de sangue, além de ser uma maneira excelente de ajudar a quem precisa, é uma maneira fácil de prevenir o excesso de ferro no sangue.

Qual a diferença entre ferritina e ferro sérico?

Ferritina no sangue: Reflete o tamanho das reservas de ferro do corpo. É a principal proteína que armazena o ferro nas células.

Ferro sérico: Mede a quantidade de ferro livre no sangue.

Muitas pessoas tem a dosagem de ferro normal e a ferritina baixa. A dosagem de ferro não é o mais importante, pois é através da ferritina que o ferro é armazenado para se tornar utilizável pelo corpo.

E você, sabe a dosagem da sua ferritina?

337 comentários para “Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.”

  1. Avatar de Cinthia

    Minha ferritina deu 16,86. Ela está normal? Minha queda de cabelo tá cada dia pior

    1. Avatar de Cinthia

      Tenho 32 anos e fiz o exame de ferritina que deu 16,86. Na primeira vez que passei no dermato ele disse que estava normal, e agora fiz de novo o exame pois tenho quedas absurdas de cabelo. Gostaria de saber se 16,86 está dentro do normal

  2. Avatar de Raiane

    Oi Cinthia, tive problema com a ferritina também. Minha médica disse que o ideal é que estejá pelo menos em 60 ou 70 ng. Tive que tomar noripurum para regular, me sinto ótima depois disso. Se cuide, vc vai ver q esse valor está baixo, vc só tinha se acostumado aos sintomas sem perceber. Melhoras!

  3. Avatar de Mayara

    Alguém tomando remédio de ferro engordo? Eu tomei noripurun engordei mto ! Alguém sabe pq engorda? O que fazer para não engorda?

  4. Avatar de Adriana

    Minha ferrentina ta 3,6 sinto tonturas cabelo cai estou tomando neutrões 500 ml a 2 meses e nada mudou desde de 2013 tenho feito exame e todos da alterados

  5. Avatar de Adriana

    Neutrofer

  6. Avatar de Geisi

    Meu filho deu ferro serico 138,1 dl e ferritina 59,11 ml ele tem 4 anos e meio. Devo me preocupar?

  7. Avatar de Arlene Marques

    Minha ferretina sirica chegou a 4.8 agora ta em 11 é normal sentir tanta fraqueza?

  8. Avatar de Genoveva Vicente

    Boa noite,tenho talassemia confirmado em exame minha hemoglobina está 11 5 e minha ferretina 94 só faço uso do ácido fólico gostaria de saber se está normal a ferretina

  9. Avatar de Ritinha

    Tenho 49 anos .Minha ferritina está 5 no meu último exame há 4 meses ,tive alguns episódios de fluxo intenso. E faz 72 dias que Minha menstruação começou e não parou mais,tava bem pouquinho, faz 5 dias Que aumentou bastante, estou tomando Feldene pra diminuir o fluxo. Não aguento mais…quero que pare logo.

  10. Avatar de Roberta Garcia

    A minha ferritina deu 114 quero sabe se normal ou baixo ou alta

    1. Avatar de Cláudia Bizon

      Minha ferritina tá 4,6 será que estou em risco?

  11. Avatar de Ana Paula

    Meu nome é Ana Paula eu tou com a Ferritina 7.4 porém meu hemograma deu 13.9 no meu caso é indicado noripurum intra muscular tou preocupada pois o médico só me passou sulfato ferroso 40 MG 2 x ao dia eu tenho bariátrica sou acostumada tomar noripurum

  12. Avatar de Anônimo

    Oiii estava lendo os comentários e queria dar um conselho.
    Vocês que estão com dificuldades de absorver a ferritina, faz uma investigação de glúten o trigo ele é um veneno para a nossa saúde às vezes ė doença celíaca.

1 3 4 5

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva