Para a mulher que gosta de se cuidar

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Aqui no blog, na nossa sessão sobre queda de cabelos, sempre comentamos muito sobre o ferro e ferritina, pois são indicadores importantes no seu exame de sangue, especialmente quanto à saúde dos cabelos. Ultimamente, tenho recebido muitos emails com dúvidas a respeito da ferritina, então resolvi pesquisar um pouco mais para esclarecer as dúvidas.

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo e na reserva do ferro.

Exame de Sangue

Normalmente, em indivíduos saudáveis, o valor de referência da ferritina sérica é de 16 a 300 ng/mL em homens e de 10 a 161 ng/mL em mulheres.

Função da Ferritina

A função primária da ferritina é de acumular o ferro intracelular protegendo a célula dos efeitos tóxicos do metal livre, constituindo uma reserva de ferro rapidamente mobilizável. A maior parte da ferritina no organismo encontra-se no fígado e nas células do sistema retículo endotelial do fígado, baço e medula óssea. Quantidades menores encontram-se no coração, no pâncreas e nos rins. Pequenas, mas significativas quantidades de ferritina encontram-se no soro humano.

Falta de Ferritina

A ferritina baixa está sempre relacionada com níveis de baixos de ferro e as suas causas podem ser:

  • Sangramento menstrual
  • Anemia ferropriva
  • Hipotireoidismo
  • Sangramento gastrointestinal
  • Alimentação pobre em ferro e vitamina C

Como uma das causas mais comuns da perda de ferro é a menstruação, o problema da ferritina baixa é sempre muito mais comum em mulheres.

Como aumentar a ferritina?

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro. Essa referência também vale para queda de cabelo: se estiver abaixo de 70 ng/ml, isso já contribui para a queda.

Para melhorar a ferritina, o ideal é caprichar nos alimentos com ferro, sempre que possível combinados com vitamina C, que é importante fator na absorção do ferro. Se você já se alimenta muito bem, e ainda assim sua ferritina é baixa, você pode usar suplementos de ferro ou, como alternativa mais natural, o melado de cana também pode ajudar.

Alimentos Ricos em Ferro

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Consequências da Ferritina Baixa

Quando os níveis de ferritina são baixos, pode se desenvolver anemia, bem como uma série de sintomas, tais como fadiga, falta de energia, pele pálida e fraqueza ou tontura, queda de cabelo e hipotireoidismo.

Excesso de Ferritina

A ferritina alta é um problema ainda mais grave que a ferritina baixa. Ela pode indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a diversas condições bastante sérias:

  • Cirrose
  • Câncer de Fígado
  • Leucemia
  • Arritmias Cardíacas
  • Diabetes Tipo 1
  • Infarto do Miocárdio em homens
  • Mal de Alzheimer

Por isso, é muito importante incluir o exame de ferritina na sua rotina de exames. O excesso de ferro é muito simples de detectar e pode previnir doenças sérias. O excesso de ferritina é um problema mais comum em homens e em mulheres que não menstruam, pois a menstruação é uma forma de eliminação do ferro.

Como diminuir a ferritina?

Geralmente os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal. O tratamento vai depender da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ou vitamina C. O hábito da doação de sangue, além de ser uma maneira excelente de ajudar a quem precisa, é uma maneira fácil de prevenir o excesso de ferro no sangue.

Qual a diferença entre ferritina e ferro sérico?

Ferritina no sangue: Reflete o tamanho das reservas de ferro do corpo. É a principal proteína que armazena o ferro nas células.

Ferro sérico: Mede a quantidade de ferro livre no sangue.

Muitas pessoas tem a dosagem de ferro normal e a ferritina baixa. A dosagem de ferro não é o mais importante, pois é através da ferritina que o ferro é armazenado para se tornar utilizável pelo corpo.

E você, sabe a dosagem da sua ferritina?

411 comentários para “Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.”

  1. Avatar de Flávia

    Muito bom esse artigo sobre a ferritina, a minha sempre foi baixa, a ultima vez estava em 44, preciso urgente aumentar pois minha queda de cabelo nunca melhora.

  2. Avatar de Silvia Cristina

    Olá! A ultima vez que fui ao médico fui diagnosticada com anemia. Minha ferritina estava em 22, tomei suplementos de ferro por 6 meses e deu uma boa melhorada, agora não sei como está, preciso ver isso.

  3. Avatar de Aline Dark

    Celisa, muito legal vc abordar esse tema, sempre quis entender melhor sobre a ferritina, muito bom.

  4. Avatar de Gostei Muito Das Dias !

    100 % positivo.

  5. Avatar de Andreia X

    A minha é baixa, por causa da menstruação… as vezes tomo suplemento de ferro.

  6. Avatar de Maria

    Adorei o artigo, a minha ferritina tb é baixa e tenho queda de cabelo, nunca associei a queda a falta de ferro, muito obrigada.

  7. Avatar de Berenice

    Nunca fiz esse exame, semana que vem vou no médico, vou pedir para ver como está. Tenho problema na tireóide…

  8. Avatar de Jaque

    Oieee, minha ferritina tb é baixa, perco muito sangue na menstruação, parece que era 28, uma coisa assim, pelo jeito preciso urgente aumentar isso.

  9. Avatar de Kika

    Amei, muito bom saber mais sobre a ferritina

  10. Avatar de Sandra

    Muito interessante este artigo, a minha ferritina esta muito alta, uma vez por ano tenho que fazer exames, porque costuma estar sempre alta.

  11. Avatar de Poliana

    A minha sempre dá muito baixa, já tive até anemia e muita queda de cabelo.

  12. Avatar de Roselaine

    Muito bom o artigo sobre a ferritina, agora entendi bem, a minha ferritina sempre está abaixo do ideal que é 50.

  13. Avatar de Erminia

    Mesmo com suplementos é difícil aumentar a ferretina. Já tomei 20 injeções de ferro a não aumentou quase nada

  14. Avatar de Flavinha

    Amei! Tinha duvidas com relação ao ferro… minha ferritina deu 43, precisa aumentar um pouquinho.

  15. Avatar de Juliana

    Para parar a queda de cabelo a ferritina deve estar próxima de 100 ng/l isso foi o dermato que disse.

  16. Avatar de Joelza

    😀 Muito bom 😉

  17. Avatar de Camila

    Oi Celisa, muito obrigada pelo post, eu tenho a ferritina bem baixa a sempre quis saber mais sobre isso, vou fazer a suplementação de ferro para melhorar um pouco.

  18. Avatar de Raquel Delis

    Minha ferritina é 37, está bem baixa… vou procurar uma nutricionista.

  19. Avatar de Larissa

    Não sabia que a ferritina era tão importante assim, vou fazer o exame.

  20. Avatar de Roseane

    Muito bom artigo!

  21. Avatar de Luiza

    Amiga, gosto muito do que vc posta no email!.
    Muito boa esse artigo,, é isso mesmo, fui no médico e professor de tricologista(estuda cabelo) , e ele me preescreveu suplementos feito sob medida na Farmácia de Manipulação, e tomasse por três meses, e já senti diferença, agora não caem quase nada!.
    Abçs

    1. Avatar de Daniela

      Qual é a fórmula?

    2. Avatar de Maria Rodrigues

      boa tarde estou a perder muito cabelo não sei porquê se alguem souber o que é bom para isso agradeço meu nome maria rodrigues se poder em particular luziaini53@gmail.com

  22. Avatar de Elizabeth

    Adorei o artigo, adoro ler a respeito de ferritina. só descobri que tenho problemas de ferritina a uns 3 anos atrás quando, tive uma queda brusca quase fiquei careca, fiz o exame deu ferritina 4, 00, a medica disse que tava praticamente zerada, desde então faço controle, tomo suplemento de ferro e capricho na alimentação mas mesmo assim nunca chegou a 70, 00.

  23. Avatar de Barbara

    Maravilha! minha ferritina é baixa, mas não entendia porque, deve ser pela perda de sangue da menstruação, bom saber.

  24. Avatar de Sandrinha

    Eu estou impressionada como tanta gente tem a ferritina baixa, a minha está em torno de 30, parece q tb é né… muito legal saber mais sobre esse assunto.

  25. Avatar de Cláudia

    Ótimo post!

  26. Avatar de Erika

    Boa Noite! Minha ferretina estava 17 ai tomei 2 meses de Neutrofer Fólico.. Ai repeti o exame quando acabou o remedio e a ferretina foi para 20.tomei mais um mês de Neutrofer fólico e ao termino repeti o exame essa semana e foi para 22.8..sera que é serio.não sobe por nada.começando a ficar preocupada.

  27. Avatar de Andreia

    mas será que se tomar ferro a ferritina não aumenta? Que estranho, deveria aumentar. A minha é baixa tb, mas não sabia das consequencias.

  28. Avatar de Maria Helenita

    😀 PERI MUITO SANGUE MINHA FERRATINA FOI PARA 2 O MEDICO DISSE Q O NORMAL DE MULHER E 120,EU FIQUEI MUITO MAL QUASE A MORTE FIZ EXAME JA ESTA EM 13 ESTOU EM TRATAMENTO 😉 MUITO LEGAU ESTA PUBLICAÇAO INTERESSANTE 🙂

    1. Avatar de Alice

      Eu estou em tratamento faz 2 meses ,mais meu cabelo nao para de cair ,estou muito mal Celisa .. minha ferritina estava em 3 , queria saber se aumentando a ferritina os cabelos que cairam nasce novamente ? Estou quase sem sobrancelhas 🙁
      Bjus

  29. Avatar de Eliane

    Matéria instrutiva e muito interessante. Gostei muito !!

    1. Avatar de Ka

      se tua ferritina subir o cabelo pode parar de cair mas seria bom ver um dermato

  30. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    olaa boa tarde….achei muito boa essas dicas ,vai me ajudar muitão pois a dois mês que faço tratamento para anemia por falta de ferro ,quem sabe se eu seguir suas dica eu fk boa longo…

    Obrigado sempre;

  31. Avatar de Eliane Azevedo

    Amei a matéria. Agora descobri porque estou quase careca. Minha ferritina é 6 e não consigo aumentar por nada. Tomo Neutrofer e nada. Já começo a me preocupar.

  32. Avatar de Noémia

    Linda muito agradecida pela sua materia é muito interessante aprendi muito.

  33. Avatar de Eduardo

    A minha esta em 800, porém os outros indicadores hepaticos estão ok. O que poderia ser?

  34. Avatar de Joel

    Queria uma dieta para baixar minha ferritina, pois está muito alta!

  35. Avatar de Joel

    Gostaria de uma dieta para baixar minha ferritina que está muito alta. É possível me enviar alguma?

  36. Avatar de Sueli

    Adorei a matéria .. Minha ferritina sempre da muito baixa .. Esta em 13.. Como é difícil aumentar bjos obrigada

  37. Avatar de Josiane Rickli

    Gostei muito tambem tinha muita queda de cabelo,ninguen descobria ate un dia o medico pediu exame de ferratina deu 20 .Tomei umas ingeçoes foi muito bom.

  38. Avatar de Carmen Cristina

    😮 informações de grande importância, realizei um exame há algum tempo e a dosagem serica de ferritina, estava indicada em 22,7, dentro do valor de referência, mas muito abaixo do informado acima, e lendo esta matéria pude ver e confirmar pq o meu cabelo cai tanto…

  39. Avatar de Fatima

    MINHA FERRITINA ESTA EM 12 sento muito cansaço e agora estou com dores nos músculos do corpo todo não,sei se tem a ver com a ferritina baixa 🙁

  40. Avatar de Michelle

    Amei o post, já li todo tipo de postagem q vcs possam imaginar sobre isso, venho vivendo esse dilema a quase 5 anos, trato com dermo, já passei com hemato (está tudo ótimo), já passei com gastro porque ele fala q se tiver qualquer pequeno sangramento pode fazer baixar a ferritina, tomo eximia fortalize ela sobe (nao tanto quanto eu gostaria mas tá) fica bom, o cabelo para de cair mas da 3 meses e começa tudo outra vez, minha alimentação é ótima, estou exausta não aguento mais a queda de cabelo o q era volumoso ficou ralinho é desesperador e não acho nada q explica isso nem a médica sabe dizer!

  41. Avatar de Michelle

    Também faço uso do melaço, aii gente q coisa chata essa tal de ferritina e pior q isso é não saber ao certo o porque 🙁 🙁 lendo esses posts é q vi quanta gente com o msm problema!

  42. Avatar de Renata

    Minha ferritina está em 8, passei muito mal por duas semanas, e estou quase careca! Iniciando os tratamentos nessa semana, tomara que de certo!

  43. Avatar de Adriana

    MIMHA FERRITINA ESTA EM 12 e sinto um cansaço absurdo e tbem estou como a,amiga ai de cima com dores nos músculos passo muito mal com isso.pela queda de cabelo não ligo o problema é o cansaço 😳

  44. Avatar de Marina

    Pessoal, minha Ferritina também está super baixa: 8
    Sinto cansaço, mas não tenho dores nas pernas nem quada de cabelos (ufa!).
    Meu médico sugeriu (além do suplemento de ferro aliada à vitamina C), tomar suco verde todas as manhãs em jejum. Sempre lembrando de colocar uma folha verde escura, uma fruta com vitamina C e semente de linhaça dourada.
    Com essa bomba, acho que minha ferritina vai ficar alta, e vou virar a Rapunzel 🙂

  45. Avatar de Alice

    Eu gostaria de saber Celisa ,após aumentar a ferritina o cabelo perdido volta a nascer?
    beijo

  46. Avatar de Elenilda Maria Murubixaba

    me ajudou muito essa materia minha sobrinha tem ferritina super baixa 6 ela tem 17 anos tem queda de cabelo ,dores musculares e ja tomou umas 20 injeçoes …nao melhora ja estou super preocupada me ajudem por favor

  47. Avatar de Rboerta

    Nossa gente, de vcs está ótima, a minha no último exame deu 7.

  48. Avatar de Katiane

    minha ferritinha esta em 40 mas minha dermatologista disse que abaixo de 40 cabelo começa a cair. ela mim indicou sulfato ferroso.e depois cabelo perdido cresce novamente? 🙁

  49. Avatar de Silvia

    😀 Gostei muito, as informações foram muito importantes para mim, não consigo manter minha ferritina alta, já tomei 20 injeções de noripurum,a dosagem foi para 332e em 3 meses caiu para 19, hoje está em 9,5 e não consigo mantê-la acima de 10,fiz exames em busca de tumores e graças a Deus nenhum,vou consumir estes alimentos e seguir as dicas. Bateu tudo com o que a nutricionista havia me passado.

  50. Avatar de Milih

    Minha ferritina está em 2 estou muito preocupada Pq faço tratamento a anos e não adianta em nada 9 ferro e a ferritina estão sempre baixíssimos. Tenho medo das consequências desses níveis baixos em minha vida. Gente me sinto muito mau passo até dizer que me sinto cada vez pior principalmente pela dores nos ossos e articulações

1 2 3 5