Para a mulher que gosta de se cuidar

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Aqui no blog, na nossa sessão sobre queda de cabelos, sempre comentamos muito sobre o ferro e ferritina, pois são indicadores importantes no seu exame de sangue, especialmente quanto à saúde dos cabelos. Ultimamente, tenho recebido muitos emails com dúvidas a respeito da ferritina, então resolvi pesquisar um pouco mais para esclarecer as dúvidas.

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo e na reserva do ferro.

Exame de Sangue

Normalmente, em indivíduos saudáveis, o valor de referência da ferritina sérica é de 16 a 300 ng/mL em homens e de 10 a 161 ng/mL em mulheres.

Função da Ferritina

A função primária da ferritina é de acumular o ferro intracelular protegendo a célula dos efeitos tóxicos do metal livre, constituindo uma reserva de ferro rapidamente mobilizável. A maior parte da ferritina no organismo encontra-se no fígado e nas células do sistema retículo endotelial do fígado, baço e medula óssea. Quantidades menores encontram-se no coração, no pâncreas e nos rins. Pequenas, mas significativas quantidades de ferritina encontram-se no soro humano.

Falta de Ferritina

A ferritina baixa está sempre relacionada com níveis de baixos de ferro e as suas causas podem ser:

  • Sangramento menstrual
  • Anemia ferropriva
  • Hipotireoidismo
  • Sangramento gastrointestinal
  • Alimentação pobre em ferro e vitamina C

Como uma das causas mais comuns da perda de ferro é a menstruação, o problema da ferritina baixa é sempre muito mais comum em mulheres.

Como aumentar a ferritina?

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro. Essa referência também vale para queda de cabelo: se estiver abaixo de 70 ng/ml, isso já contribui para a queda.

Para melhorar a ferritina, o ideal é caprichar nos alimentos com ferro, sempre que possível combinados com vitamina C, que é importante fator na absorção do ferro. Se você já se alimenta muito bem, e ainda assim sua ferritina é baixa, você pode usar suplementos de ferro ou, como alternativa mais natural, o melado de cana também pode ajudar.

Alimentos Ricos em Ferro

Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.

Consequências da Ferritina Baixa

Quando os níveis de ferritina são baixos, pode se desenvolver anemia, bem como uma série de sintomas, tais como fadiga, falta de energia, pele pálida e fraqueza ou tontura, queda de cabelo e hipotireoidismo.

Excesso de Ferritina

A ferritina alta é um problema ainda mais grave que a ferritina baixa. Ela pode indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a diversas condições bastante sérias:

  • Cirrose
  • Câncer de Fígado
  • Leucemia
  • Arritmias Cardíacas
  • Diabetes Tipo 1
  • Infarto do Miocárdio em homens
  • Mal de Alzheimer

Por isso, é muito importante incluir o exame de ferritina na sua rotina de exames. O excesso de ferro é muito simples de detectar e pode previnir doenças sérias. O excesso de ferritina é um problema mais comum em homens e em mulheres que não menstruam, pois a menstruação é uma forma de eliminação do ferro.

Como diminuir a ferritina?

Geralmente os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal. O tratamento vai depender da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ou vitamina C. O hábito da doação de sangue, além de ser uma maneira excelente de ajudar a quem precisa, é uma maneira fácil de prevenir o excesso de ferro no sangue.

Qual a diferença entre ferritina e ferro sérico?

Ferritina no sangue: Reflete o tamanho das reservas de ferro do corpo. É a principal proteína que armazena o ferro nas células.

Ferro sérico: Mede a quantidade de ferro livre no sangue.

Muitas pessoas tem a dosagem de ferro normal e a ferritina baixa. A dosagem de ferro não é o mais importante, pois é através da ferritina que o ferro é armazenado para se tornar utilizável pelo corpo.

E você, sabe a dosagem da sua ferritina?

411 comentários para “Como estão suas reservas de ferro no sangue? Entenda a ferritina.”

  1. Avatar de Josa Cléia Paixao

    Sou josi minha ferritina ta 9.0 muita baixa. Meu Cabelo cai absurdos e nao cresce.passei na dermatologista e ela me receitou neutrofer,comecei a tomar antes do almoço. Queria saber se esse remédio vai parar a queda de cabelo e ajuda a crescer o cabelo? Me ajudem

    1. Avatar de Christiana

      Meu médico disse que é necessário no minimo 500 mg de sulfato ferroso/ dia! E mesmo assim demora pra taxa de ferro aumentar. Ano passado recebi a prescrição de 500mg se sulfato ferroso/ dia mas não foi suficiente. Fui ao dermatologista e ele indicou um tratamento que fiz no hospital 1x por semana durante um mês. Resolveu bem e normalizou a taxa de ferro no meu organismo. Melhor você procurar um médico.

      1. Avatar de Aline

        Bem, fui diagnosticada com anemia por deficiencia de ferro, a anemia ja foi resolvida, mas os cabelo nao param de cair, tomo Neutrofer 500mg antes do almoço junto com vitamina C a cinco meses, a ferritina demora tanto assim para normalizar?

        1. Avatar de Ana

          Bom dia Aline, eu faço controle há 10 anos, pois no meu caso já tive dengue e funcionamento das minhas plaquetas são baixas o que dificulta pra absorção e armazenamento de ferro..procuro controlar da seguinte forma; no café da manhã sempre um pão, queijo e uma fruta ou suco. No almoço e jantar prefiro arroz, feijão, carne ou frango acompanhado de saladas verdes, legumes crus e cozidos e sempre suco contém vitamina c..nunca acompanhado dos derivados do queijo..hoje meu cabelo é enorme e dificilmente cai.

        2. Avatar de Hellen

          Sou acompanhada por uma hematologista e minha ferritina as vezes baixa muito. 10 e as vezes ate 5 de ferritina. Ela me receita neutrofer tb, 2x ao dia. Mas quando ta muito baixa ela receita noripurum venoso e a resposta é bem mais rápida!

          1. Avatar de Mari

            A minha tá 2.To tomamando noripurum mas tem gosto de sangue.É uma tortura tomar todo dia.

          2. Avatar de Adriane Amaral

            Helen , quantas ampolas você faz?

          3. Avatar de Eu

            Meninas tem que diminuir o consumo de leite, porque o leite corta a absorção de ferro!
            Eu tomo o remédio antes do almoço com um copo de suco de limão feito na hora para ajudar absorção, está melhorando.

    2. Avatar de Keli

      Também estou com a ferritina bem baixa tava 5 e agora cheguei a 15 mas ainda esta sendo considerada baixa pelos médicos meus cabelos também estão caindo muito tomei Neutrofer mas junto com ele tem que toma acido fólico tava tomando só ele e não tava resolvendo mudei de médico e foi que ele me passou, tomei também o cobiron junto com ácido fólico o organismo absorve melhor quando você toma os dois juntos.Fora isso tomo capsulas de anacaps e passo 3 vezes na semana creastin no couro cabeludo para o crescimento e fortalecimento dos cabelos.Espero poder ter te ajudado.entendo muito bem tudo que esta passando. Boa Sorte!!!

    3. Avatar de Juliana

      BOA TARDE,

      A MINHA FERRITINA DEU 42,0 ESTÁ BAIXA? ALTA? OBRIGADA.

    4. Avatar de Jaquelini Gonçalves Da Silva

      Minha ferrotina está em6,45 que devo fazer

    5. Avatar de Neves

      Bom dia minha ferritina estava 2.3 tomei sufalto ferroso .tomei neutrofer mais não resolveu meu causo .Ai a hematologista me passou pra tomar nuripurum na veia endevenoso quatros vez .Ela subiu pra 270 ?mais agora meus cabelos estão caindo demais ??e tb sinto mto sono e MTA dor de cabeca .E pra mim voltar só daqui 3 meses pra fazer novos exames .Alguem sabe me explicar pq to assim ainda ..

    6. Avatar de Jéssica

      Dói um pouco suas articulações? Quando você toma o Neutrofer ?

      1. Avatar de Lucineia

        A minha ferritina está muito baixa 1.7 estou tomando noripurum na veia

    7. Avatar de Cinthia Angeli De Mira

      OI Josi isso vai depender da fixação da ferritina no seu organismo… tomei neutrofer e vitamina c por dois anos e não surtiu efeito pra mim por causa da baixa absorção do meu organismo… o ideal é vc refazer o exame de ferritina a cada 3 meses e monitorar

      1. Avatar de Gislane Glaciela Vasconcelos Costa Gama

        Cintia, eu estou tomando neutrofer e sinto dores nas articulações como vc mencionou. Será q tem a ver? Médico não falou nada.

  2. Avatar de Luiz Antonio

    ESTOU UM POUCO AFLITO COM A MINHA TAXA DE FERRATINA ALTA APOS EXAME DE SANGUE FICOU EM 517.SOLUÇAO QUAL A MELHOR ? TENHO 57 ANOS E NUNCA TINHA FEITO ESTE TIPI DE EXAME,SOMENTE AGORA MEDICO SOLICITOU A FICOU CONSTATADO QUE ESTA ALTA.

    AGRADEÇO QUALQUER AJUDA.

    OBRIGADO

    1. Avatar de Cristiane

      FERRITINA ALTA É PREOCUPANTE.É MUITO SÉRIO. PROCURE NO GOOGLE E TENHA MAIS INFORMAÇÕES.OU CONSULTE SEU MÉDICO.

      1. Avatar de Lúcia Mendes

        Estou no começo de diabete! No mês passado deu 276 após um mês tomei remédio para diabete ei exsame deu 84 e minha ferritina no começo tinha dado. 162.9 após um mês deu 277.6 eu perdi 7 quilos o que aconteceu ?

    2. Avatar de Leila

      Doe sangue e coma pouco alimentos ricos em vitamina C

    3. Avatar de Miriam

      Olá ! A minha ferritina está 3.
      Após quantas aplicações na veia, a sua aumentou ?

      1. Avatar de Cinthia Angeli De Mira

        A minha só aumentou depois de 10 aplicações

        1. Avatar de Diana Petrato Sampaio

          Oi Chintia e o seu cabelo parou de cair!?

    4. Avatar de Vera

      Oi Luiz Antônio, volte ao seu médico, ferritina alta, indica alerta. Vc pode estar c alguma infecçao, ou alguma síndrome metabólica. O médico vai pedir outros exames.

  3. Avatar de Karina

    Fiz meu exame e deu 404,8 ng/ml. Estou assustada

    1. Avatar de Leila

      Doe sangue e coma pouco alimentos ricos em vitamina C

    2. Avatar de Marilia

      Não doe sangue e não tome nada com vitamina C. A vitamina C favorece a absorção do ferro aumentando a ferretina. Com essa dosagem de ferretina seu sangue não pode ser usado. Procure um hematologista. Meu marido fez tratamento e já esta super bem. A dele chegou a 600.

  4. Avatar de Wesley

    EU TAMBEM ESTOU PREOCUPADO FIZ O EXAME DE FERRITINA E CONSTATOU A TAXA DE ELEVAÇÃO DE 454 NG/ML NO SANGUE O QUE DEVO FAZER ISSO DE DE SE PREOCUPAR SE ALGUÉM PODER ME RESPONDER FICAREI GRATO, TENHO 40 ANOS.

    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

  5. Avatar de Marcos

    Estou preocupado fiz exame de sangue para medir o nível de ferro time é o resultado foi de 700/ng/ml.

  6. Avatar de Jucy

    Olá boa tarde a todos , minha ferritina esta em 39.. tenho hipotioridismo mas está controlado.. meu cabelo esta caindo muiiiiiito , estou tomando combiron ..minha dúvida é , essa queda de cabelo pode ser porcausa desse valor de ferritina.? lembrando q minha hipot. esta controlado e outros enxames tudo normais … porfavor .aguardo resposta. .. Obrigado! !

    1. Avatar de Geiza

      Olá, para os valores de referência dos laboratórios está ok e para alguns médicos tbm. Meu caso é parecido com o seu, tenho hipo e está controlado, tbm tenho queda de cabelos já fui a vários dermatos e na última q fui me disse q quem sofre com hipo( no meu caso hashimoto) sempre vai ter uma queda de cabelo mais acentuada 😡 e q a ferritina tem q estar em torno de70/ 80 pois, ajuda fortalecer os cabelos. Bem isso varia de pessoa pra pessoa conheço gente q tem hipo e tem cabelos pra duas pessoas, no meu caso basta a minha ferritina cair um pouco q os cabelos ficam fracos e caem muito e tenho dificuldade em aumentá_ la esse ano tomei sulfato ferroso por 5 meses e quando fui ver a ferritina de 16 foi para 37 agora vou tentar o neutrofer fólico pra ver se sobe mais um pouco.

      1. Avatar de Julia

        OLÁ MENINAS, ENFRENTEI A QUEDA DE CABELO POR QUASE 13 ANOS, MAS EM FIM, ESTOU CURADA, TODO O MEU AGRADECIMENTO À JESUS CRISTO, POIS RECEBI MEU MILAGRE. MEU CABELO CAÍA ENTRE MIL A DOIS MIL POR DIA E NO MOMENTO NÃO CAI MAIS. FIZ EXAME DE SANGUE, PRECISEI TOMAR FERRO E VITAMINA D, CORTEI ALIMENTOS RUINS (LEITE, GLUTEM, REFRIGERANTE, BISCOITO,….) E INCLUI ALIMENTOS SAUDÁVEIS, MAS NADA SURTIA EFEITO.
        DESCOBRI NA INTERNET UM PRODUTO QUE, TENHO CERTEZA QUE DEUS ME MOSTROU, POIS A ANOS PROCURAVA POR ALGUM TRATAMENTO E NÃO ACHAVA E NÃO QUERIA IR AO DERMATOLOGISTA E PERDER NOVAMENTE MEU TEMPO. MANDEI MANIPULAR POR MINHA CONTA: FATOR DE CRESCIMENTO PARA CABELO, CUJA FÓRMULA PEGUEI NA INTERNET, PROCUREM NO GOOGLE E ACHARÃO VÁRIAS FÁRMACIAS DE MANIPULAÇÃO FALANDO A RESPEITO. MINHA FÓRMULA: IGF 1,5%, AFGF 1%, VEGF 1%, BFGF 2%, COOPER PEPTÍDEO 3% (BLOQUEIA A ENZIMA 5 ALFA REDUTASE).
        NO MEU CASO, COMO MEU CABELO ESTAVA AFINANDO MUITO, DEDUZI QUE SERIA ALOPÉCIA ANDROGENÉTICA E COMECEI A USAR ESTE PRODUTO (20 GOTAS) E NA MESMA SEMANA A QUEDA DIMINUIU DRASTICAMENTE, TEM QUASE UM MÊS DE USO, ESTOU CURADA GLÓRIA À DEUS. USANDO SÓ ESTE PRODUTO. PAROU A QUEDA E ESTÁ NASCENDO CABELO PARA TODO LADO. HÁ OUTROS FATORES DE CRESCIMENTO QUE PODE INCLUIR, PORÉM, FICA CADA VEZ MAIS CARO, EU PAGUEI 150 REAIS EM 100ml. ESPERO TER AJUDADO, CONFIEM EM DEUS, NUNCA DESISTA, DEUS SOCORRE, NÃO IMPORTA O QUANTO A SITUAÇÃO FOR DIFÍCIL, DEUS TRANSFORMA MALDIÇÃO EM BÊNÇÃO!!!!

        1. Avatar de Andressa

          que benção JULIA! Vc tem whats? Poderíamos conversar melhor?

        2. Avatar de Dri

          Estava com 12 de ferritina tomei combirom por 3 meses subiu para 17, Tomei neutrofer 500 mg por 3 meses e agora de 17 foi para 14,5, não entendi

        3. Avatar de Vanessa

          Júlia, pode passar o seu e-mail ou qualquer outra forma de contato?

      2. Avatar de Diana Petrato Sampaio

        Oi Geisa!E aí como está sua ferritina hj?Estou tomando noripurun intramuscular a minha ferritina está 60 falta pouco par chegar nos 80!!!!!Não vejo a hora de ter meu cabelo novamente!

        1. Avatar de Dry

          Diana ! Qual o intervalo que tu fazes as injeções?

      3. Avatar de Jucy

        geiza me passa seu zap. para podermos conversar sobre isso….

      4. Avatar de Jucy

        Oi geisa deixa seu zap p gente conversar. Tenho hipo.+ ferritina baixa e queda de cabelo 🙁 o

      5. Avatar de Mayara

        Vc já conseguiu aumentar seu ferro ? Qual remédio vc uso ele te engordo? Sofro com ferritina baixa está cada vez pior engordei 5kilo com noripurun e nada dessa droga melhorar não sei que eu fasso ao consigo toma mais de 1 mês engordo mto

    2. Avatar de Ricardo

      Pelas referências do exame de sangue, ter uma ferritina baixa é abaixo de 10 ng/ml. Porém, para uma boa saúde, o ideal é que esteja no mínimo 50 ng/ml. Para que a tireoide funcione em perfeita harmonia, os níveis devem estar em pelo menos 70 ng/ml, pois a tireoide utiliza muito o ferro. Essa referência também vale para queda de cabelo: se estiver abaixo de 70 ng/ml, isso já contribui para a queda.

      1. Avatar de Soraia

        Tbm sofro de ferretina baixa, e tomo neutrões durante as refeições e pingo gotas de vitamina c nas saladas e como junto delas sempre uma fruta que contém vitamina c, e pimentão vermelho q vi na internet q é bom para alimentar a ferretina, fiquei dois anos internada por q fiz cinco cirurgias de coluna e passando muito mal,meu caso de ter passado mal é q eu sangrava demais e esse sangramento virava seroma, chegava em casa de alta,e voltava novamente, com muita dor,q tinha q respirar curto,nem remédio de dor como teamo e morfina, passava a dor somente qdo o médico abra novamente e lavava tudo,q voltava pro quarto q aliviava,mais como era mexido,sangrava novamente e assim era é tirava parafuso e recolocava,acabou q tirou e meu médico conseguio q eu fizesse hiperbárica q secou o seroma,foi numa dermatologista q ela sabe tudo qdo há alguma coisa de errado comigo, ela pediu o exame de sangue, levei e ela me perguntou se estava mestrando demais, assustei com a pergunta, disse q sim,pois qdo engravidava nem sabia pois minha menstruação nunca foi regular,então ela disse q eu estava com a ferretina baixa, ela me explicou q fazia com q a gente perca muito sangue queda de cabelo, e unha fraca,pois havia pedido a ela q pasasse algum produto para os dois, ela disse conforme fosse subindo a taxa voltaria a parar de cair o cabelo, ainda caí,mais estou cheia de fios novos,e perguntei a ela se o sangramento q tive qdo internada pode ter sido causado pela ferretina baixa, pois todas as vezes q voltava ficava com anemia e até tomava bolsa de sangue, pois me dava muito enjoo e ñ conseguia comer,ela disse q sim,pois qdo a procurei,ñ tinha nem dois meses q havia sai do de alta,ainda estou fazendo tratamento de ferretina baixa, agora vou voltar novamente para ver qnto já está,peço a Deus q melhore até o fim do ano,pois vou ter q fazer essa cirurgia de coluna q fiquei tanto tempo, mais Deus é maior

  7. Avatar de Clau

    Minha ferritina é 2. Sim, apenas dois. Imaginem o tamanho da minha queda de cabelo!!

    1. Avatar de Jucy

      Nossa clau em 2 ? A minha esta em 39 e meu cabelo esta despecando todoooooo. Imagine vc q so ta c 2 de ferritina.

    2. Avatar de Jessica

      Sim se a sua ferritina esta baixa seu cabelo pode cair sim.pois o meu esta acontecendo isso,fui na dermatologista e o meu deu 13. A medica disse que para a saúde dos cabelos o mínimo é 70.

    3. Avatar de Silvia

      a minha tb está em 2 comecei essa semana tomar noripurum mastigável, espero que ajude meu cabelo caiu muitooooo

  8. Avatar de Lílian

    Minha ferritina está baixa, iniciei a reposição com medicamento e alimentação. mas estou ficando muito tonta com o remédio isso me deixou muito preocupada.

  9. Avatar de Roberta

    A minha ferratina esta em 3,4 tenho queda de cabelo, unha quebrada, sonolencia, muita dor no corpo, irritabilidade não sei o que eu faço…..

    1. Avatar de Leila

      Procure um hematologista

      1. Avatar de Fabiana

        Tudo o que você tem eu também sinto. Nao sei mais o que fazer estou tomando injeção, mas nao tem resultado continua baixo ferro

  10. Avatar de Anderson Carlos Basílio.

    Oi Meu nome é Anderson,Tenho 41 anos. Após romper um vaso sanguíneo do nariz, e sangrar por mais ou menos duas semanas indo e vindo, que depois disso ficou constante e em grande fluxo. Fui ao um médico otorrino que me pediu um hemograma completo. Inclusive o exame de ferratina. Então o nível da minha ferratina deu acima de 1.500 ng/ml. Refiz ontem o exame em um laboratório melhor, e pego o resultado na terça próxima dia 13/01/2016. Que vou mostrar a um hematologista. Estou muito preocupado. Só pra esclarecer, tenho taxas altas de diabetes, pressão alta, triglicérides, colesterol. Estou no caminho certo?

  11. Avatar de Marli

    Meu nome é Marli tenho 43 anos fiz uma tiroidectomia total faço reposição de hormônio 150 miligrama e estou tomando noripurum e minha ferretina está em 2,44 ng/ml estou com anemia eu queria saber se isto é grave ? Espero respostas obrigada .

  12. Avatar de Maria

    Tenho os valores da Ferritina mt alta 934. Faço dieta, faz emagreci 12 kg. Como posso baixar os valores da Ferrritina.

    1. Avatar de Tony

      Maria, eu tinha uma Ferritina de 890, porque eu bebia, fumava, tinha gordura no ficado, e não tinha um atividade física, tenho 1.65 m, pesava 78 km muito acima do normal.
      Hoje não bebo,não fumo,faço caminhada todos os dias de uma hora, estou pesando 69 Kg. tenho 60 anos e a minha Ferritina esta em 420.
      Tente fazer estas manobras que fiz. você vai melhorar muito.
      beijos.

  13. Avatar de Alice

    Imaginem eu , minha ferritina estava em 2 tomei por varios meses absurdos de remedio e nada , meu cabelo esta um horror nao nasce ,nao cresce. Tudo mentira essa historia de tomar suplemento de ferro , se fosse verdade era pra ter melhorado a minha queda sem contar minhas sobrancelhas e cilios que tbn cairam poe essa maldita falta de ferro . Vou começar tomar por contra propria noripurum Ev
    Não aguento mais 🙁

    1. Avatar de Lina Dantas

      Caríssima tenho baixa de ferretina desde de criança nos últimos sete anos tem ficado 2,5 , 3,4 isso me impedia inclusive de trabalhar. Tomei noripurum injetável duas ampolas no soro dia sim dia não por três meses melhorei bastante, no entanto depois de um tempo volta a ficar baixa dai tomo novamente. Segundo os médicos o meu problema é em decorrência do fluxo menstrual muito intenso e por muitos dias e como não posso suspender a menstruação por não puder ingerir anteconcepcionais ( risco de CA) a alternativa e a retirada do útero, enquanto não faço tomo noripurum injetável. Volte ao médico para verificar a causa.

    2. Avatar de Luciana

      Nossa!!! Você procurou um hematologista?Geralmente funciona sim mas tem que tomar meses seguidos de Neutrofer. Calma , pode estar mal orientado.

    3. Avatar de Claudia

      Meu também ta assim

  14. Avatar de Marcela

    Fiz o exame de ferritina e o meu resultado foi 4 ?

  15. Avatar de Manoel Atilio Martins

    Olá pessoal, sou homem, 53 anos, já perdi uns 45% dos cabelos na minha jornada, até agora. Minha ferritina estava em 850 ng/ml; uns 3 meses depois fiz novo exame e lá estava ela em 1.280 ng/ml, no mês seguinte fiz novo exame e voltou pros 850 ng/ml, isso já faz uns outros 3 meses; agora final do mês (janeiro de 2016) farei outro e vejamos… mas o que tudo indica, estou mesmo é literalmente ferrado. rssss rssss
    Tá, a gente tem que cuidar mas sem deixar de sorrir.
    Depois do próximo resultado de exame vou procurar uma Hematologista pra cuidar do assunto, na verdade já tinha marcado a tempos, mas no corre-corre do dia-dia…

  16. Avatar de Amalia Palumbo De Campos

    boa tarde, meu nome e amalia, estou preocupada a minha ferratina ta 800ng/ml, o que fazer para abaixar, qual alimentaçao, e porque esta alta, o que vem ser , por favor gostaria de uma expliçaçao tenho 69 anos ,obrigada

    1. Avatar de Vera

      Amália, ferritina alta é um alerta, procure ajuda médica.

  17. Avatar de Adriana Gomes

    Boa tarde. Acabei de pegar os meus exames a minha ferritina deu 5,0 fiquei super nervosa,acabei de marcar uma consulta para depois do carnaval.
    como li uns comentários fiquei mas tranquila.
    este resultado é baixo.

  18. Avatar de Cleo

    Olâ pessoal, minha ferratina é baixa, 4 faz quase quase 2 anos que descobri e passei a fazer exames, uso o Neutrofer que ajudou agora está em 8. Foi a uma hemato e recomendou injeçao de ferro mensal. Vou iniciar este mês. Meu cabelo já caiu muito e ainda cai, não adiantou produtos externos.

    1. Avatar de Rose

      Voce manipulo junto essa Fórmula ou separada

  19. Avatar de Maria Nazaré

    Minha ferritina insiste entre 2 e 4 a mais de dois anos quando descobri, não seu mais o que fazer, alguém me ajude.

    Tomo todos os cuidados, me alimento de tudo que é indicado ( ferro+vitamina C).
    Nada tem resolvido.
    Essa semana os exames deu 2,5.

    Espero que alguém me ajude.

    1. Avatar de Carla

      Ola, vc deve procurar um hematologista para ele de injetar o ferro e descobrir o que tem causado isso. Também tenho a ferritina baixa por causa de intolerancia a lactose.

  20. Avatar de Gleice Kelly

    A FERRITINA DO MEU FILHO DE 1 ANO E 5 MESES DEU 16,0 NG/Ml ISSO É BAIXA OU AUTA PARA IDADE DELE ME RESPONDA

  21. Avatar de Josseli Nogueira Saraiva

    Ola pessoal meu filho tem 2anos e 4 meses a ferritina dele é de 0,05 nem um medico conseguiu diagnosticar nada alguém por favor me d e uma sugestão de tratamento

    1. Avatar de Adriana

      Oi Josseli, o médico já pediu exames para ver os níveis dos hormônios da tireóide? seu filho tem tamanho normal ou é pequeno pra idade? tenha calma e não desista de tentar descobrir.
      Sempre que puder, faça no mínimo 2 comparações médicas, ou seja, vá em dois médicos e veja o que cada um diz. boa Sorte, Deus abençoe viu, vai dar tudo certo.

  22. Avatar de Luciene

    Bom dia, meu filho tem 4 anos e pesa 14.100 kg e sua ferritina deu 7,5 é de se preocupar. Apresenta super saudavel.

  23. Avatar de Daiane

    Boa noite, meu exame mostra uma leve anemia,
    RDW % 16,10,
    Aspecto celular: Discreta microcitose com hipocromia
    Discreta anisocitose
    ferro 18,10 mcg/dl e
    SATURAÇÃO DA TRANSFERRINA: 404,00 mg/dl
    gostaria de saber o porque da saturação dar alterada?

  24. Avatar de Nette

    Boa tarde,tenho problema de ferritina a +- 8 anos não consegui ainda um tratamento que deu certo, meu ultimo exame deu 1.4.Se conhecerem algum tratamento.

    1. Avatar de Lina Dantas

      O que melhorou a minha saúde foi noriporum injetável duas ampolas no soro tomava no hospital dia sim dia não com acompanhamento médico. A ferritina dava 2,4 com noriporum me sentia outra, mas veja a anemia em mim volta por que em mim é crônica. Procure um hematologista.

  25. Avatar de Jessyca

    Estou a 2 meses tomando neutrofer e nada. Minha ferritina deu 13. Meu cabelo já caiu a metade, estou desesperada. Não aguento mais,não sei o que fazer pra aumenta la.tomo suco de couve com beterraba e laranja em jejum junto com o ferro,todos os dias de manhã e nada. Ai que tristeza.meu cabelo era lindo.agora esta todo ralo.

    1. Avatar de Jane

      Olá jesica deixa seu imail para q podemos conversar .tbm passo por isso

    2. Avatar de Adriana

      Ola Jessica, eu tambem perdi quase todo o meu cabelo que era lindo, tomei o noripurum endovenoso e melhorou, agora a ferritina deu baixa de novo 34; muito dificil, mas so o ferro injetavel resolve mesmo. abraço

      1. Avatar de Alice

        Oi Adriana como vc tomou o ferro injetavél minha ferritina é 2 e não sei mais oque fazer 🙁

        1. Avatar de Lina Dantas

          São melhorei com noripurum injetável com acompanhamento de hematologista.

      2. Avatar de Jarina

        Adriana, se ela deu 34 não está abaixo, algumas pessoas confundem ferro com o outro ferro, temos dois tipos do corpo!

        1. Avatar de Camila

          34 esta baixo sim!!

    3. Avatar de Rose Campos

      Gente procurem um hematologista só Ele prescreve ferro na veia. E só na veia resolve. Pra mim foi ótimo o hematologista salvou meu cabelo

      1. Avatar de Mayara

        Boa noite , sua ferritina era quantos quero mto que aumente não aguento mais a última vez estava em 37 esto quase careca! Vc engordo tomando esse injeção?

  26. Avatar de Neiva Pereira Do Nascimento

    ME chamo Neiva tenho 34 anos a taxa d ferritina e d 27 meu cabelo não para d cair meu dermato receitou neutrofer tomei por 2 meses e continuou na mesma trocou por noripurum por + 2 meses foi pra 28 pediu pra parar d menstruar e tomar noripurum por 3 meses foi pra 32 pediu pra procura um hematologista pois era pra estar pelo menos 70 nesses 3 meses nunca procurei mas o cabelo não para d cair e as unhas são super fortes não da pra entender

  27. Avatar de Elizangela Alves Rodrigues

    oi meu nome é Lizangela Alves, tenho 33 anos, descobri que minha ferritina está baixa 9,9% que que devo fazer? já me alimento muito bem em alimentos que contem ferro e mesmo assim continua baixo.

  28. Avatar de Ana Paula

    Oi Boa noite alguém sabe me dizer a minha ferritina seu 1,390 e muito alta o que eu preciso fazer pra abaixar a taxa de ferro.

    1. Avatar de Tony

      Aninha, eu tinha uma Ferritina de 890, porque eu bebia, fumava, tinha gordura no ficado, e não tinha um atividade física, tenho 1.65 m, pesava 78 km muito acima do normal.
      Hoje não bebo,não fumo,faço caminhada todos os dias de uma hora, estou pesando 69 Kg. tenho 60 anos e a minha Ferritina esta em 420.
      Tente fazer estas manobras que fiz. você vai melhorar muito.
      beijos.

  29. Avatar de Aline Dias

    Bom dia !

    Em outubro comecei com um quadro de falta de ar, queda de cabelo (muita), taquicardia e diarreia, emagreci uns 4 kg do nada, procurei vários médicos e fiz vários exames. Faço terapia (recomendo a toda humanidade) e a psicóloga me disse que tudo era emocional pois todos os exames incluindo hormonais deram normais (repeti por duas vezes) o que mais me preocupa é a queda de cabelo pois ainda tenho quadros de falta de ar e taquicardia porem não tão frequentes. Eu não estava convencida ainda que havia feito tudo que deveria e por último fiz exames de zinco, ferritina, vitamina A, E e B6, notei que o zinco estava baixo e marquei uma endocrinologista, para minha surpresa ela me disse que meu ferro está baixo e que pode ter haver com a queda, no exame deu 41,5 o meu zinco tbm está baixo porem ela disse que não é significativo mas mesmo assim vou tomar o zinco por via das dúvidas e o remédio de ferro.
    Algo interessante que ela me disse tbm é que meu quadro aparenta ser hipertiroidismo, e me pediu mais exames que incluem alguns anticorpos pois ela me disse que eu posso ter tido um quadro de hiper na época que mais passei mal e que agora ela pode estar em uma fase adormecida.
    Como não sei se algo físico ou emocional já marquei sessões de acupuntura que dizem que auxiliam na ansiedade.
    Enfim, espero que meu cabelo pare de cair, pois há dias em que bate o desespero. Estou usando a linha cresce pelo, já usei pilexil o tonico +shampoo e estou tomando pantogar a 1 mês o comprado em farmácia pois o manipulado não deu certo, agora vou incluir a ferritina e o zinco.

    Compartilho aqui pois outras pessoas podem estar com os mesmos sintomas que eu.

    1. Avatar de Simone Sganzerla

      Tenho ferritina baixa e hipotireoidismo… Tenho queda de cabelo constante e comecei a tomar uma vitamina p cabelos e unhas – phyto de Paris. Ajudou mto! Como é importada vc pode achar no ebay ou mercado livre.

    2. Avatar de Adriana

      Oi Aline!
      Infelizmente a Hiper ou Hipotireoidismo só acusa em exames quando estamos na pior fase… fraquezas, tremedeiras, queda acentuada de cabelos, ou cabelos fracos e quebradiços, intestino solto, sono conturbado, espasmos noturnos… enfim… Descobri pelos exames só quando estava muito mal mesmo.. e sempre fiz exame por ter hereditariedade (minha mãe teve, e assim como eu precisou destruir as glandulas da tireoide com Radioiodoterapia).. quando é assim, por hereditariedade, a possibilidade de desencadear partir dos 40 anos é bem provável.. hoje pelo stress, qualidade da água, poluição, alimentação, qualquer pessoa está suscetível à ter problemas com as glândulas da Tireóide… mas é certo que todas devem procurar um endocrinologista e contar detalhadamente todos os sintomas por mais bobos que pareçam… pra quem não tem convenio, vale a pena procurar um bom médico nas clinicas particulares populares como http://www.drconsulta.com.br , foi a endocrina de lá que me ajudou a chegar na fase que estou hoje, com cabelo (há muito não sabia o que era ter cabelos pra arrumar, pintar, rsrssrsr) ah, detalhe, faz um ano que fiz a Iodoterapia, e ainda estou ajustando a dosagem de hormônio, meu Ferro está 27, minha Ferritina ainda não saiu o resultado, são duas coisas diferentes que se complementam… Boa sorte a todas meninas, lembrem-se que são lindas de qualquer jeito e que o otimismo e fé ajuda a curar viu?

    3. Avatar de Luciana

      Aline não sou médica mas sinceramente ferritina 41 perto da maioria aqui é normal.Seu quadro me lembra muito qdo tive síndrome do pânico no pós parto, taquicardia, falta de ar.Mas procure um cardiologista faça os exames holter, ergométrico, ecocardiograma, eles descartam problemas cardiológicos.Qto ao endocrinológico, tem que fazer exames que acusam o hipertiroidismo.A anemia é mais correlata ao hipotiroidismo.

  30. Avatar de Luiz Carlos Pereira De Azevedo

    🙁 estou meio preocupado, fiz exames para fazer uma cirurgia bariatrica e minha ferritina estava a 1550 mesmo assim fui operado sem orientação do que fazer, porém hoje após três meses da cirurgia a ferritina subiu para 3750. O que faço? Fiz mais um exame para levar ao hematologista.
    Luiz Carlos
    Email lcpereiraaz@yahoo.com.br
    Será o fim?
    Me informem por favor

  31. Avatar de Viviane

    Minha ferritina é 4..estou com queda de cabelo, tontura, cançado, mal estar..tenho hipotireoidismo mais esta controlado.. E tenho colite.
    Estou.preocupada meu médico me passou 9 noripurum ev..uma a cada 3 dias.
    Na minha gestação tive q tomar 6.
    Vcs sabem se tem especialista pra tratar esse tipo de doença.

    1. Avatar de Camila

      hematologista

  32. Avatar de Ana Luiza

    Ola, minha ferratina é 27 e meu dermatologista disse que esse valor não é suficiente para deixar o cabelo saudavel, por isso meu cabelo está caindo muito. Apesar da queda de cabelo, alguem sabe se a causa da ferratina estar 27 pode ser algo grave?

  33. Avatar de Deyse

    A ferratina precisa está em mulheres adultas: 25,00 a 90ng/ml,, e pós menopausa 25,00 a 280,00 ng,, essa é a quantidade certa q pede se em um exame laboratoriais

  34. Avatar de Deyse

    A ferratina precisa está em mulheres adultas: 25,00 a 90,00 ng/ml,, e pós menopausa 25,00 a 280,00 ng,, essa é a quantidade certa q pede se em um exame laboratoriais

    1. Avatar de Camila

      25 ??? kkkkkkkkkkkkkkk

  35. Avatar de Silvana

    Gente Comecei a ter Queda de Cabelo, alias meu cabelo tá despencando. Fui na dermatologista e estou com ferritina baixa 18 e também vitamina D baixa… ela passou comprimido de Ferro elementar de 40mg dois por dia de 12/12h, mas sinto muito enjoou, vc´s sentem enjoou tomando ferro?

    1. Avatar de Adriana

      Sil procura um Endocrinologista pra ver sua tireoide e seus hormonios

  36. Avatar de Wanna

    Olá, tenho 34 anos e nos exames de sangue deu resultado da Ferritina Sérica de 214,4 ng/ml,fiquei preocupada por está alta.E gordura no Fígado, e H Pilory. qual seria os alimentos corretos na minha alimentação?

  37. Avatar de Ana

    Olá a todos,
    sou uma anémica crónica desde há muitos anos.
    a minha ferritina anda sempre nos 3.
    Já tomei de tudo e nunca consegui normalizar.

    Adoptei agora esta nova solução e recomendo: http://www.luckyironfish.com/

    Boa sorte a todos.

  38. Avatar de Maisa Silva

    Pessoal para quem quer fazer um plano de saúde, na frpromotora você encontra os melhores planos de saúde com opções para cada região do país é uma empresa que está há mais de 11anos com registro na receita federal, saiba mais no site https://www.frpromotora.com/serviços. php?id=45529023

  39. Avatar de Beatriz

    Boa tarde pessoal, estou com a concentração de ferro em 52 minha endocrinologista pediu para eu tomar Noripurum mastigável, estou tomando a uma semana e me sinto enjoada e com prisão de ventre. É normal se sentir assim?

    1. Avatar de Simone

      Beatriz,
      Fiz uma operação no fígado e estou com anemia perdi muito sangue e depois de três meses o cabelo começou a cair muito a despencar deu desespero. Perdi metade do meu cabelo a dermatologista deu uma vitamina por três meses estou usando pra não parar e estou tomando porém meu hepatologista viu que não tinha ferro na composição. Fiz exame e estou com a porcentagem mínima ferro e deficiência de ferritina 17 e anemia ainda.
      Receitou o Noripurum mastigavel porém raro usar puro indicado com suco natural laranja. Como vc toma?
      Há três anos atrás utilizei Neutrofer e era com laranja ou água, porém esses remédios causam enjôo sim, graças a Deus não foi meu caso até agora, mas pode ser que não sinto porque ainda tomo omeprazol para estômago em jejum devido ao tratamento.
      Meu cabelo Já tinha passado por problemas devido primeira cirurgia depois estava ótimo mesmo com um pouco de problema genético. Com certeza o meu problema agora foi devido a ter que cortar um pedaço do fígado. Estão ralos não cresceram ainda, fracos, provavelmente vou ter que cortar para ver se melhora e acho que está parando de cair em excesso estou observando.
      Desejo boa sorte no seu tratamento,

  40. Avatar de Glaucia

    Olá,

    Não costumava a ter queda de cabelo. Meu cabelo era forte e longo. Meus exames de ferro sempre davam acima 500 e desdo ano passado comecei a doar sangue. Passava 4 meses eu doava novamente e não fazia mais exame de sangue para saber como estava. Minha última doação foi em janeiro e em fevereiro parei o anticoncepcional.

    Há 20 dias atrás, acordei cedo e fui tomar banho e pra minha surpresa, mechas de cabelo começaram a cair nas minhas mãos, foi horrível. Corri na dermatologista e a mesma me receitou Minoxidil, o Pillfood e um exame de sangue.

    Nessa segunda feira ficou pronto o resultado. Levei no consultório e a médica me retorno apenas ontem, dizendo que minha ferratina estava 15!!! Baixíssima demais e isso estavame causando a queda… Então ela me receitou Neutrofer e comer muitooos alimentos com ferro.

    Comecei a tomar ontem, meu cabelo está fino, metade já caiu. Lendo os comentários aqui, desanimei sobre o Neutrofer… Porém sei que cada organismo reagede uma forma.

    Gostaria de saber se voltar a tomar o anticoncepcional vai me ajudar?

    Eu estou muito mal, com medo de lavar a cabeça… Virou uma tortura pra mim. E ah… cortei meu cabelo no ombro.

    1. Avatar de Glaucia

      Pessoal voltei para dar um novo parecer…

      Abandonei o Minoxidil e passei a usar o Tricofort todo dia… Ele está dando mais força na minha raíz e já vejo fios novos. Passei pela hematologistas e esta me receitou Noripurum de 200 ml que tomei no hospital. Tomo na hora do almoço Neutrofer e na janta Combiron. Durante o dia ainda tomo Pillfood manipulado e Eximia.

      Meu cabelo ainda cai, mais muuuuito menos. Perdi mais da metade de cabelo e como disse cortei ele… Mas estou feliz, satisfeita ao ver até minhas unhas mais fortes! E ah… parei de pentear meus cabelos em baixo do chuveiro, sempre resisti sobre isso, mas hoje sei a diferença que faz…

      Repito meus exames em julho, para saber como está a Ferritina. Mas estou tranquila, porque me alimento muito bem, faço academia diariamente e sinto diferença na queda finalmente!

      Espero que vcs consigam também sair dessa crise!

    2. Avatar de Andressa

      Glaucia, meu caso é MUITO parecido com o seu.. a minha queda se acentuou depois que tentei parar de tomar meu anticoncepcional, voltei a tomar e não resolveu.. fiz os exames e a ferritina deu 34 (quantidade normal, mas que pode causar queda) ainda acho q a pausa no remédio teve grande importância nisso tudo. E aí oq vc está tomando?

  41. Avatar de Ana Paula

    Boa noite! Minha ferritina deu 16,5 no exame, é considerada baixa? O ferro serico esta em 24. Obrigada

  42. Avatar de Tatiana

    Gente minha ferritina deu 1, 3.
    Não sabia da importância dela.
    Agora sei pq estou me sentindo tão mal.
    Volto no médico somente na semana que vem.
    Esses remédios que vcs citaram será que contribuí para aumento de peso?

  43. Avatar de Anonimo

    Queria saber se é normal o meu ferritina deu 51.1 e meus cabelos caem bastante é normal respondem por favor

    1. Avatar de Eu

      Tem que aumentar um pouquinho, o normal é 60 a 70

  44. Avatar de Joaquim Neto

    Fiz vários tipos de exames,todos estão dentro dos limites recomendados.Porém a Ferritina acusou 625mg.
    Parei de beber minhas cervejinhas, fiz dieta e exercícios físicos,No exame seguinte a ferritina aumentou pra 800mg não entendi.Ainda não mostrei pro médico,mas estou preocupado.Por favor me dê um esclarecimento. Um abraço.

    1. Avatar de Vera

      Sim Joaquim, esse valor é um alerta, vc pode estar c alguma infecçao, ou síndrome metabólica, ou ainda outra coisa, precisa investigar, o médico vai pedir outros exames, como por exemplo, ultra-som de abdomen.

  45. Avatar de Thaina Moraes

    Gente é desesperador ver nosso cabelo cair horrores eu estou com trauma até de lavar meu cabelo.Minha ferritina está á 7,7,e estou com vitamina D baixa também.
    Já passei na dermato e Hematologista,Agora vou começar a tomar Combiron fólico,espero que funcione ?

    1. Avatar de Andressa

      Como foi a experiencia com Combiron? Comecei a pouco tempo! bjos

  46. Avatar de Mariana Luz

    Oii tenho uma Filha de dez anos e está com a ferretina baixa está 7%é arriscado porque ela tem animia falceforme e estou preocupada

  47. Avatar de Farmácia Anna Terra

    MOROSIL

    R$ 120,00

    O Morosil® é um produto manipulado que faz sucesso entre pessoas que buscam melhor qualidade de vida e ganhos estéticos. Trata-se de um suplemento alimentar feito a partir do extrato seco do suco de laranjas Moro. Esse suplemento alimentar auxilia no emagrecimento e redução de medidas, sobretudo na região do abdômen, onde o produto atua com maior eficácia, diminuindo consideravelmente células de gordura, devido à promoção da redução do acúmulo de lipídeos no organismo. Além disso, o Morosil® pode ser utilizado para melhorar a qualidade da pele, por conta da concentração elevada de vitamina C e ácidos hidroxicinâmicos que possui, substâncias que têm ação antioxidante e previnem o envelhecimento precoce da tez.

    Clique abaixo para comprar em nossa loja virtual:
    http://www.anaterrashop.com/morosil.html

  48. Avatar de Louriane

    Olha gostaria muito que você me responde se fiz um exame de sangue ferro 83ph/dl e ferritina na deu 18,1 queria saber se esta normal para queda de cabelo meu cabelo cair muito

  49. Avatar de Karen

    Minha ferritina está em 1,4. E ferro em 10. Não menstruo muito. E como de tudo. O q pode estar casando isso?

  50. Avatar de Luciana

    Minha ferritina está 7,0 bem baixa.Tudo começou em Abril qdo comecei passar mal no serviço com tonturas e fraquezas.Entrei em pânico, achei que estava com algo na cabeça, fiz um monte de exame, desde cardiológicos até teste no otorrinolaringologista.A única coisa que acusou foi esse início de anemia.Logo foi dado o Neutrofer e comecei tomar, tenho indicação da clínica geral para tomar 3 meses.Melhorei já bastante dos sintomas, a tontura sumiu, ainda há cansaço e leve fraqueza por ocasião da menstruação.Precisamos ter orientação nutricional que ajude nessa hora.Portanto, devemos comer mais carnes, proteína em geral, sempre com vitamina C, agregar aveia, etc.Enfim, estamos juntos nessa luta.Foi muito difícil esses meses sem saber o que era e me sentindo mal toda hora.Força pessoal!!!