Para a mulher que gosta de se cuidar

Como fortalecer os cabelos?

Como fortalecer os cabelos?

Está com os cabelos fracos? Fininhos? Quebram por pouco? E ainda por cima estão caindo? Quem não gostaria de fortalecer os cabelos, deixando-os saudáveis, lindos e sedosos, não é mesmo?

Cada mulher tem seu tipo de cabelo: fino, grosso, com pouca ou muita quantidade… Porém, se seu cabelo andou mudando e você está notando-o diferente do normal (mais fino, fraco ou sem vida), é necessário investir em alguns cuidados.

Alguns produtos são fundamentais para fortalecer os cabelos e deixá-los com a aparência que você quer. Mas que a verdade seja dita: se você quer cabelos lindos e maravilhosos, normalmente tem que pagar o preço! Isso tanto no sentido material ($$$$) como em tempo e dedicação. Mas saiba também que sua alimentação e estilo de vida também contribuem muito para a qualidade dos fios.

O que causa o enfraquecimento capilar?

Muitos são os fatores que causam enfraquecimento dos fios e da raiz dos cabelos: pré-disposição genética, uso indevido (ou em excesso) de produtos químicos, alimentação desequilibrada, problemas hormonais (falta de estrogênio, ou hipotireoidismo), uso de cosméticos inadequados para o seu tipo de cabelo, além até de algumas doenças.

Para descobrir a causa, é importante consultar um especialista para fazer o diagnóstico e fazer o tratamento adequado.

Dicas para Fortalecer os Cabelos

Como fortalecer os cabelos?

Hidratação Capilar

Hidratar o cabelo pelo menos uma vez a cada 15 dias é essencial. Essa hidratação pode ser feita em casa mesmo. Para potencializar o resultado, você pode acrescentar junto com seu creme de hidratação: vitaminas, ampolas fortalecedoras, queratina líquida, óleo de Argan, ou até mesmo pantenol.

Máscara Fortalecedora

Se você está com os cabelos fracos, segue uma receita de máscara caseira com todos os nutrientes que seu cabelo precisa. Fiz um tratamento com essa máscara e tive ótimos resultados no fortalecimento dos fios. Confira o vídeo ensinando a receita:

Para mais detalhes sobre a receita e os ingredientes, veja o post Receita Caseira de Máscara Fortalecedora para os Cabelos.

Boa Higienização

Para fortalecer os cabelos é fundamental lavar os cabelos com eficiência, sempre em água morna, quase fria. Outra dica é usar bons produtos e alternar os shampoos e condicionadores, para não “acostumar” os cabelos cada produto. Jamais durma com os cabelos molhados, afinal, deixá-los umedecidos ajuda na proliferação de fungos e potencializa a queda. Por isso, ao lavar, seque com o secador antes de dormir. Procure usar shampoos fortalecedores que prometem força aos fios.

A proteína de arroz hidrolisada torna o cabelo mais forte. Os emolientes hidratantes como babosa e abacate ajudam a livrá-los de pontas duplas desagradáveis, enquanto a Vitamina B5 e E tornam o cabelo mais forte e saudável. A proteína de soja faz o cabelo mais forte além de torná-lo menos seco e mais flexível, com menos chances de quebra.

Cabelos Quebradiços

Se o seu problema é fios quebradiços e você usa química com frequência, dê um tempo nas progressivas, descolorações e outras químicas fortes. Deixe seu cabelo “respirar”, enquanto faz semanalmente hidratação com um bom creme, acrescentando queratina líquida para fortalecer e reconstruir o fio. Quando o cabelo está fraco ou quebradiço, provavelmente há falta de queratina na sua estrutura.

Alimentação

Se alimentar corretamente traz, claro, benefícios ao corpo em geral. O consumo de vitaminas A e E, ômega 3, nozes, peixes, legumes, verduras e frutas auxiliam também no cuidado com a pele e cabelos.

Além de uma alimentação adequada, o ideal é fazer uma suplementação com vitaminas e minerais, que vão ajudar muito no fortalecimento dos cabelos. Para conhecer mais sobre o assunto, veja o post Vitaminas e Minerais para os Cabelos.

Como fortalecer os cabelos?

Plantas que Ajudam no Fortalecimento Capilar

Babosa

A babosa possui dezoito aminoácidos essenciais a formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e ainda conta com mais de vinte minerais.

Além de suas propriedades hidratantes, a babosa ainda tem ação regeneradora, curativa, lubrificante, umectante, e nutritiva. A babosa é muito usada para fortalecer os fios de cabelo e tratar a queda; tanto que pode ser encontrada na formulação de vários produtos que possuem essa finalidade.

A babosa pode ser usada com sucesso para tratar a queda dos cabelos ocasionada por diversos motivos, como problemas hormonais, alterações na tireoide, calvície e a utilização de muita química nos cabelos. Além de fortalecer, ela fecha as cutículas e proporciona brilho.

Para saber mais maneira de como usar a babosa, veja o post Receitas com Babosa para sua Pele e Cabelos.

Jaborandi

O jaborandi ajuda na renovação capilar. Sempre foi indicado para fortalecer e evitar queda de cabelo, pois suas propriedades atuam de forma natural no couro cabeludo. O jaborandi é rico em pilocarpina, substância que age no couro cabeludo estimulando o crescimento e evitando a queda dos fios.

O extrato de jaborandi ativa a circulação sanguínea, o que leva a uma melhor oxigenação e a nutrição das raízes. Assim, estimula o crescimento capilar.

Alecrim

O alecrim contém propriedades estimulantes, anti-sépticas, tonificantes, adstringentes e cicatrizantes. O óleo essencial de alecrim promove o crescimento dos cabelos, e é eficaz no tratamento da caspa, prurido do couro cabeludo e escamosa. Estimula os folículos capilares, e como resultado, o cabelo pode crescer mais e mais forte.

Outras

  • Alcachofra: Ajuda no crescimento
  • Alfavaca: antiqueda e dá brilho;
  • Folha de amora: Ajuda fortalecer;
  • Arnica: fortalece e dá brilho;
  • Avenca: anti-calvice, antiqueda, adianta um capílo, dá brilho;
  • Calêndula: fortalece os cabelos, bom para cabelos secos;
  • Capuchinho: cresce e fortalece;
  • Castanha da índia: queda de cabelo, cabelo fraco, fortalecimento capilar;
  • Cavalinha: tônico capilar;
  • Malva: fortalece os cabelos;
  • Manjerona: escurece e fortalece os cabelos;
  • Salsinha: fortalece e dá brilho;
  • Sálvia: escurece e fortalece;
  • Sândalo: escurece e fortalece;
Como fortalecer os cabelos?

Óleos essenciais para Fortalecer os Cabelos

Os óleos essenciais ajudam a frear a queda de cabelos, estimulam o crescimento e eliminam todas as impurezas que fazem com que os fios fiquem fracos. Eles melhoram a qualidade dos fios e ajudam no fortalecimento dos cabelos. A melhor forma de usar os óleos essenciais é usar junto com óleos vegetais (carreadores).

Basta misturar uma colher de sopa de óleo vegetal e 4 gotas de óleo essencial, podendo misturar os óleos. Misture e passe no couro cabeludo, massageie bem. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave os cabelos normalmente.

Os melhores óleos vegetais para os cabelos são: óleo de jojoba, óleo de ricino, óleo de coco, óleo de argan e óleo de abacate. Os melhores óleos essenciais para os cabelos são: óleo essencial de alecrim, ylang ylang, hortelã, cedro e lavanda.

Como fortalecer os cabelos?

Tratamentos Anti-queda e Fortalecedores

Existem muitos produtos que prometem “acabar” com a queda de cabelo, mas será que funcionam mesmo? Eu mesma já tentei muita coisa e, dependendo da causa da queda, não funciona (meu caso, por exemplo, é genético). Entretanto, mesmo que não funcionem no seu caso, eles ainda assim podem ser muito eficazes para, por exemplo, fortalecer os cabelos.

Tônico Capilar Caseiro para Fortalecimento

Para quem quer um tônico natural, eu fiz um vídeo explicando uma receita de um fortalecedor capilar caseiro a base de plantas.

(para a receita completa veja o post Tônico Capilar Caseiro)

E você, precisa fortalecer seu cabelo?

251 comentários para “Como fortalecer os cabelos?”

  1. Avatar de Miquele

    Oi pessoal. Uma receita ótima para o cabelo crescer .ovo com óleo de cocô. Esperimente e ótimo

  2. Avatar de Cristiane

    Olá meninas, algumas de vocês já devem ter ouvido falar do minoxidil, eu mandei manipular e passo no couro cabeludo 1x por semana, fortalece e faz o cabelo crescer mais rápido, é uma maravilha…não tem erro meninas, daí fiquei sabendo que algumas clinicas de estética aplicam o minoxidil com pequenas injeções no couro cabeludo, nas injeções tem tbm fator de crescimento e vitaminas, não é muito barato fazer as aplicações, na franquia da Emagrecentro tem. Claro que eu já fui fazer estou na 3 sessão de um pacote de 5 sessões que eu contratei, eu tenho cirurgia bariatrica, daí tenho dificuldade de absorção de vitaminas, por isso, optei por fazer as injeções, SUPER INDICO, na primeira sessão não faz muita diferença, mas na segunda e terceira, misericordia, nem eu acredito, ele cresceu, fortaleceu, deu volume, tudo de bom…fazem uma pesquisa na internet ou liguem nas clinicas o pessoal explica bem como fazer….espero ter ajudado….beijos lindas…e força na peruca….

    1. Avatar de Ana Maria

      O minoxidil tem álcool e resseca os cabelos. Indicado para queda.

  3. Avatar de Ane

    🙂 Boa dica!

  4. Avatar de Renata Caldas

    Excelente! Amei!

  5. Avatar de Jacqueline

    Minhas caras meninas…poderia me dar o telefone de uma clínica que faz a aplicação do MINOXIDIL injetável??

    Eu tive uma queda de cabelo estupenda. Fiz todos os exames. Não deu nada sério, mas alimento mal. Já estou cuidando. Faço a aplicação de MINOXIDIL líquido o resultado e SURPREENDENTE.

    Mas creio que o injetável deve dar um resultado mais rápido.

    Aguardo o contato de alguém que saiba da clínica que faz as aplicações injetável.
    Obrigada.
    Beijo No coração
    Jacqueline

    1. Avatar de Fernanda

      Esse minoxidil líquido vende em farmácias?

      1. Avatar de Meire Borges

        FATOR DE CRESCIMENTO CAPILAR
        VGEF + BFGF + IGF + Peptídeos de Cobre 25 mg/ 5ml
        + NUTRYCAP – 1 Amp/5 ml
        N – Acetilcisteína 1%
        Silício Orgânico 0.1%
        Procaína 0.7%
        D Pantenol 1.5%
        Crisina 60mcg.
        Kit para tratamento injetável.
        160 reais
        +54)223-439-0522
        WhatsApp

  6. Avatar de Lucimar Vieira

    ola bom dia! meu cabelo esta quebradiço de mais o que fasso eu me alimento bem eu fasso tratamento com remedios de atideprecivos e estress mais meu cabelo é minha paixão e cai so no ver
    me ajude por

  7. Avatar de Caroline

    oi posso usar o minoxidil por quantas vezes meu cabelo esta caindo aparecendo dois buraco do tamanho de uma moeda i ele ta caindo muito o quer fazer

    1. Avatar de Camila

      Caroline procure um dermatologista. Eu tive isso e precisei fazer alguns exames e os remédios foram feitos em farmácia de manipulação.

  8. Avatar de Elaine Ap. De Oliveira Noronha

    Oi sempre tive o cabelo fino e pouco mas de uns dois anos pra cá ele mudou começou a aparecer uns branco que foi se tornando mais ao longo desse ano ai pra ajuda tenho seborréia e faz um ano que trabalho a noite e sempre lavo os cabelos depois que chego do serviço geralmente acabo dormindo com ele molhado parei com isso mas notei que meu cabelo ta ralo e cada vez que penteio sai muito cabelo fico assustada .
    Gostaria de saber se tem alguma coisa que faça com que de mais volume algo pra toma sei lá pq ta muito fraco e ralinho .
    Desde já obrigado

  9. Avatar de Sandra Santos

    Oi meu cabelo está muito fraco, sempre que penteio ele sai fica no pente. O que faço?

  10. Avatar de Cris Silveira

    Era o que eu precisava neste momento, são 2,00hrs da manhã e estou aqui lendo e ouvindo os vídeos e me senti convencida a seguir essa mulher maravilhosa que me ensina a tratar do meu cabelo, que eu ja tinha até pensado em breve fazer uma peruca, de tanto cabelo que perdi, agora me animei e vou fazer uma lista desses produtos e aos poucos vou comprando, já que não tenho grana pra ir a cabeleireiros e mt menos em médicos que mandam a gente tratar com produtos mt caros, afinal sou pobrérrima kkkk

  11. Avatar de Loyany

    sou nova aqui não tenho nada a comentar sou nova aqui.

  12. Avatar de Michele Luz

    Eu estou tão desconte com o meu cabelo que chorei lendo essa matéria. Meu cabelo está, fraco, sem vida, fino, sem forma, tá com pouquíssimo volume, a raiz tá estranha… Parece exagero, mas é verdade. Eu me vejo invejando o cabelo das pessoas e eu Nunca fiz isso porque sempre gostei do meu cabelo mas de um tempo pra cá ele está muito estranho e não sei o q aconteceu. Eu não sei por onde começo qq tratamento, não sei se existe tratamento para tudo isso que falei que está acontecendo comigo, só se que estou numa tristeza que tá me fazendo mal e até sinto vontade de ficar em casa pq tô me sentindo feia… Me ajudem pelo amor de Deus, escrevendo isso e chorando.
    Meu email é michele.i.luz@hotmail.com
    Peço encarecidamente que alguém me ajude.

    1. Avatar de Vitório

      Perdi todo o cabelo com a progressiva zap e não tenho recursos para tratamentos que não sejam naturais. Tenhamos fé, espero que isso ajude:

      SHAMPOO ANTI QUEDA
      1 colh (sopa) de vinagre de maçã; 60 gr. alecrim.
      Deixe tudo descansando por 10 minutos em uma vasilha. Coe e adicione ao líquido a quantia habitual que você usa de shampoo de bebê. Agite e lave o cabelo com água fria.
      SHAMPOO ANTI QUEDA
      Misture em shampoo neutro 10 gotas de óleo essencial de alecrim, 10 gotas de óleo essencial de jaborandi e 2 cápsulas de vitamina E. Agite e está pronto. Use a cada dois dias, aplicando no cabelo molhado e massageando o couro cabeludo por 10 minutos. Deixe por mais 10 minutos e lave em água fria.
      SHAMPOO ANTI QUEDA
      Shampoo neutro ou anti queda, 2 folhas de babosa, 2 colh (café) óleo de rícino ou 5 gotas de óleo vegetal de alecrim, 2 colh (chá) de tônico anti-queda.
      Lave a folha de babosa, retire o gel com uma colher e bata no liquidificador. Coe e despeje em recipiente onde será adicionado aos demais ingredientes. Misture e retorne o preparado para o frasco original do shampoo. Conserve em geladeira por 30 dias e use duas vezes por semana, alternando com o shampoo normal. Agite ao usar.
      SHAMPOO ANTI QUEDA
      250 ml shampoo com ph neutro para bebês; 30 gotas de óleo essencial de alecrim, 10 gotas de óleo essencial de tomilho e 10 gotas de óleo essencial de alfazema.
      Misture tudo, aplique no couro cabeludo massageando e deixando agir por 3 minutos. Enxague e, se necessário, hidrate com uma máscara natural.
      SHAMPOO ANTI QUEDA
      Dilua em 30 ml de shampoo neutro 3 gotas de óleo essencial de bardana e lave o cabelo, massageando e desembaraçando os fios com os dedos. Aplique condicionador ou máscara de hidratação.
      Contra a queda dos cabelos: decocção obtida com 10g de raiz de bardana cortada em pedacinhos e cozida em pouca água. Quando a raiz estiver suficientemente amolecida, esmague e faça uma papa, massageando o couro cabeludo 1 vez por dia. Também pode usar o extrato glicólico de bardana.
      TÔNICO ANTI QUEDA
      Folhas de amora, babosa e 2 dentes de alho. Faça um chá bem forte de amora, coe e bata no liquidificador. Adicione o sumo de meia babosa e o alho. Bata por 1 minuto e coe novamente. Guarde na geladeira e use 3 vezes por semana, aplicando no couro cabeludo, massageando e deixando agir por 30 minutos. Lave em seguida.
      TÔNICO ANTI QUEDA
      1 cebola, 100 ml de água e 1 colh de azeite. (pode add uma erva)
      Bata no liquidificador a cebola (sem casca e em pedaços) e a água, por 2 minutos, até ficar homogêneo, então coe. Aplique no cabelo seco, no couro cabeludo, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. A massagem, junto com os nutrientes da cebola, parará a queda, regenerando os folículos pilosos.
      Pegue uma cebola, acrescente um pouco de água (150 ml) e bata no liquidificador até formar um suco de cebola concentrado.
      Coe e, com um pincel, passe o líquido em todo couro cabeludo. Massageie até ter certeza de que todo o couro cabeludo e os fios estão cobertos.
      Cubra a cabeça, usando uma touca, e deixe por meia hora.
      Em seguida, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador. Para evitar que fique o cheiro da cebola nos cabelos, prepare a seguinte loção: Faça um chá de alecrim bem forte (mais ou menos meio litro) e coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã. Após lavar os cabelos, dê o último enxágue com essa loção.
      Repita de 1 a 2 vezes por semana, e seu cabelo deverá ficar muito mais brilhante e mais forte.

      PARA FORÇA E CRESCIMENTO: Massageie o couro cabeludo, uma vez por dia, com a mistura de 1 colh (sopa) de água de extrato de hamamélis, 3 gotas de óleo essencial de alecrim e 3 gotas de óleo essencial de alfazema.
      Aplique óleo de rícino puro ou misturado com óleo de coco da raiz até as pontas do cabelo seco (sujo ou limpo). Aqueça o óleo no micro-ondas por 15 minutos e, com as mãos enluvadas, aplique nos fios. Deixe agir por 2 horas e então lave com shampoo. Além de fortalecer, hidrata e encorpa os fios.
      Casca de erva quina macerada com um pouco de água e aplicada em todo o cabelo, inclusive no couro cabeludo. Deixe de 15 a 20 min. Em seguida enxague e pode ser utilizar shampoo e condicionador para fortificar ou de auxiliar no crescimento. A mistura forma uma capa ao longo dos fios o que promove força a eles, além de contribuir para o alinhamento de pontas duplas ou triplas que eventualmente podem estar presentes. No couro cabeludo o mecanismo é basicamente o mesmo, diminuindo a eliminação de cascas que se soltam por agressão (caspas).
      Para o tratamento dos fios, pode ser usado o chá de jaborandi e o extrato glicólico de jaborandi misturado com água (borrifado no cabelo) ou máscara, shampoo, leave-in.

      Loção contra a queda de cabelos
      24% de tintura de jaborandi
      12% de tintura de quilaya
      12% de tintura de arnica
      12% de tintura de alecrim
      4% de tintura de Capsicum annum
      2% de tintura de Cantáridas
      Álcool para completar o volume de cem porcento
      Todas as tinturas devem ser misturadas em um cálice esterilizado e seco. Em seguida, completa-se o volume com álcool. Ao final, pode ser acrescentado 20 g de cloral. O cloral é um anti-histamínico leve e previne irritações causadas pelos outros elementos.
      Essa loção deve ser aplicada uma vez ao dia, friccionando o couro cabeludo durante vinte minutos.

      Creme para Amaciar Cabelo Seco

      Ingredientes (100g) À venda em casa de essências para perfume
      Lanolina Anidra, 50 g
      Amida 90, 50 ml

      Derreter a lanolina em banho-maria sem ferver, até ficar líquida, depois acrescenta a Amida 90% e misture bem, transfira para um pote e vá usando de acordo com sua necessidade. Não use muito para não pesar os cabelos.

  13. Avatar de Mayara

    😀 ótimas dicas!!!😅👏👏👏

    1. Avatar de Estefania

      tomar muita agua, ajuda e muito, muita massagem no couro cabeludo com oleo de uva, amendoa, ricinio, bater a folha de mamao no liquidificador e passar o sumo no couro cabeludo massageando deixar agir durante a noite,tomar vitamina, hidrataçao, faz muita diferença e fortealece o cabelo…

  14. Avatar de Nathalia Munhoz Rodrigues

    O meu cabelo está fraco, sem vida, sem brilho, muito oleoso diariamente ..
    Aguardo uma resposta em breve !!

  15. Avatar de Sandra

    Também estou muito insatisfeita com meus cabelos! Já faz dois anos que não faço progressiva nenhum produto químico,e tentando fazer meu cabelinho voltar a ser enroladinho como antes,mas ele está fraco e ressecado! Tô muito desanimada o que eu faço? Pesquiso de tudo pra ver se vai dar certo do meu cabelo voltar a ter mais vida a ficar com cachos definidos e nada do que eu faço dá certo;

  16. Avatar de Marcia De Araújo

    gente, nada melhor que sempre dar uma pequena aparada nas pontas, a cada 15 dias, além de uma boa alimentação, escovação, bons shampoos e cremes. Minha neta as vezes fica brava comigo, mas é assim que recuperei o cabelo dela. Ela gosta muito de piscina e o cloro prejudica os cabelos como todos nós sabemos.

  17. Avatar de Sergios Hair

    E-Book 110 receitas Caseiras Para Seu Cabelo Crescer Mais Rápido

    O E-book com mais de 100 receitas para:

    – Hidratar;
    – Nutrir;
    – Reconstruir;
    – Limpeza profundo do couro Cabeludo;
    – Crescer cabelo mais RÁPIDO;

    Para comprar clique aqui:copie e cole no navegador http://bit.ly/37luljU

    Você também ganhará +3 BÔNUS INCRÍVEIS.

    Irá aprender também como fazer óleos 100% vegetais da forma SIMPLES e FÁCIL.

    E UMA RECEITA BOMBÁSTICA PARA SEU CABELO CRESCER EM 1 MÊS.

    (Receitas testadas e aprovadas)

  18. Avatar de Allayny

    Meu cabelo cai muito, nunca vi na minha vida, mas tenho bastante cabelo. Vou testar o tônico de alecrim, já ouvi que é muito bom. 😆

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva