Para a mulher que gosta de se cuidar

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Esse é mais um assunto que incomoda a muitas mulheres: o chamado “frizz”, ou fios arrepiados. O frizz são aqueles cabelinhos arrepiados e grossos que ficam no meio e em cima da cabeça. Este arrepiado dos fios ocorre pelo simples fato da cutícula dos fios estarem abertas, sendo que isso resulta na aparência de cada mecha com arrepiado e sem aderência. Além disso, a ausência de comprimento e nutrientes auxilia para o aspecto “frizzado”.

Os cabelos crespos, cacheados e ondulados precisam de cuidados especiais. Esse tipo de cabelo tem maiores problemas com ressecamento e por isso tem mais frizz.

Geralmente, quando o cabelo está com muito frizz, é sinal de que está desidratado. Para esses casos o problema tem solução — e a melhor delas é unanimidade entre os cabeleireiros: uma boa hidratação e cauterização.

Se a hidratação não resolver, ou se os fios arrepiados forem característicos da pessoa mesmo, outra solução possível é a escova progressiva.

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Fatores que Contribuem para Aparecer o Frizz

  • Clima: quando a umidade do ar aumenta os cabelos se tornam ainda mais elétricos e arrepiados.
  • Chapinha: o calor da chapinha desgasta a cutícula, deixando as madeixas ressecadas e desidratadas, propiciando o aparecimento do frizz.
  • Química: em contato com a química, a cutícula capilar abre, surgindo o arrepiado. Se não for devidamente tratado, com o tempo, o cabelo perde queratina e quebra com facilidade, piorando a aparência e a quantidade dos fios rebeldes.
  • Falta de cuidado com o cabelo: escovar de qualquer jeito, usar produtos de baixa qualidade e falta de hidratação podem enfraquecer e quebrar os fios.

Dicas para Evitar o Frizz

Como Eliminar o Frizz dos Cabelos

Faça hidratação semanalmente

Cabelos hidratados dificilmente tem frizz. Quando o cabelo está em falta de óleos, água ou até queratina, o frizz aparece. Para repor todos esses nutrientes que os cabelos precisam, existe uma rotina de cuidados chamada Cronograma Capilar. No cronograma capilar, você cuida dos cabelos em etapas – hidratação, nutrição e reconstrução. A hidratação devolve água para os fios, a nutrição devolve óleos e vitaminas e a reconstrução agrega proteínas. Fazendo o tratamento com o cronograma o frizz diminui muito.

Use óleos vegetais a seu favor

Quando fizer hidratação em casa, acrescente umas gotinhas de óleo vegetal no seu creme. Esses óleos ajudam na hidratação, nutrição e fortalecimento dos fios. Você pode usar óleo de coco, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de argan ou de amêndoas. Saiba mais sobre os diversos óleos vegetais.

Evite o uso de shampoos com sulfatos

A maioria dos shampoos são feitos de sulfactantes fortes, que são substâncias responsáveis pela limpeza dos fios e dos compostos insolúveis das máscaras, como óleos minerais. Infelizmente, os sulfatos presentes no shampoo detonam e ressecam os fios, provocando, entre muitos efeitos, o frizz. Se você lava seus cabelos com muita frequência, e observa o aparecimento do frizz, evite lavar o cabelo com shampoo tantas vezes na semana. Veja mais informações sobre shampoos sem sulfato.

Experimente a técnica co-wash

A técnica para lavar os cabelos apenas com condicionador é muito bem-vinda em casos que seu cabelo está muito ressecado. Confira tudo sobre a técnica do co-wash.

Último enxágue com água fria e, se possível, sem cloro

A água fria funciona como uma espécie de “selante” dos fios, ou seja: é muito amiga dos cabelos crespos e cacheados! Quando estiver lavando os fios, especialmente no verão, dê um último enxágue com a água fria do chuveiro. Se a água for filtrada ou mineral, melhor ainda, pois o cloro também danifica os fios.

Utilize vinagre de maçã nos cabelos

O vinagre sela as cutículas, diminuindo o frizz e deixando o cabelo mais brilhoso. Dilua 1 colher de sopa de vinagre de maçã orgânico em um copo de água, e depois que você tiver condicionado o cabelo, e enxaguado, aplique essa mistura nos fios e não enxágue. Veja mais informações sobre o vinagre de maçã nos cabelos.

Trate melhor os fios após a lavagem

O frizz é um fenômeno estático, e o atrito é responsável pelo aumento dos arrepiados. Uma sugestão é evite esfregar os cabelos na hora de secar com a toalha. Troque a toalha comum por tecidos de algodão, ou até papeis toalha (de cozinha mesmo). Evite desembaraçar o cabelo com os dedos, pois o cabelo em contato com as mãos forma frizz. Prefira pentes de madeira.

Use condicionador

O shampoo abre as cutículas para que os fios limpem, e o condicionador tem a função de fechar essas cutículas, evitando assim o frizz.

Use produtos anti-frizz específicos

Existem diversas pomadas, reparador de pontas, silicone e leave-in anti-frizz. Alguns reparadores, tem a função anti-frizz e podem ser aplicados a qualquer hora. O produto pode ser carregada na bolsa. Quem tem os cabelos indisciplinados sabe o poder do leave-in para controlar os fios mais rebeldes. Ele é aliado, principalmente, das cacheadas. Ele ajuda a controlar o volume, o frizz e ainda protege os fios.

Dicas de Produtos Anti-frizz

Você também sofre com o frizz? Usa as dicas do post ou usa algum produto específico que resolveu seu problema? Compartilhe nos comentários!

68 comentários para “Como Eliminar o Frizz dos Cabelos”

  1. Avatar de Raquel

    Posta maravilhoso, muitas dicas boas, eu tenho muito frizz.

  2. Avatar de Jordana

    Adorei as dicas…Mas tem um produto que uso para controlar o frizz que é ótimo,o Lotus Shield da Avon.Além de controlar a umidade nos cabelos ele controla o frizz.Vale a pena investir nesse produto,principalmente depois de passar a chapinha para diminuir a eletrecidade
    beijos

    1. Avatar de Juliana

      Deve ser por causa do. Ambiente ser abafado da temperatura do ar exemplo: se tiver sal no shampoo ou no condicionador que você passa no cabelo dai seca ou sai no calor com o cabelo molhado ou seco no sol queima os fios do cabelo por isso que tem que usar shampoo Creme sem sal 😔 não importa a marca do creme do shampoo depende se você quer seu cabelo lindo compra aquele shampoo ou condicionado sem sal e frizz não sei dee vai ajudar muito mais tou repassando o que eu sei mais fica és dica aí pra vocês beijos

  3. Avatar de Patricia

    Tem um monte de produtos que hidratam os fios e acabam de vez com o frizz. Eu uso Smooth Shine da Schwarzkopf, Smooth Senscience e Smooth Down da Redken… amo todos!

  4. Avatar de Vanessa

    gente se os seus cabelos estao com frizz,e so usar midolo da alfaparf e perfeito eu estava com o cabelo todo cheio de frizz,faz 5 meses que eu uso e esta perfeito!!!

    1. Avatar de Vilama

      Vanessa n conheço esse produto, onde posso
      Encontra-lo

    2. Avatar de Magda

      Onde eu posso acha esse produto

    3. Avatar de Fatima

      obrigada Wanessa faço ate quimica sem querer por causa do frizz é so na frente logo de cara rsrsrs

    4. Avatar de Rita De Cassia Braga

      Onde compro esse produto Vanessa? Obrigada

  5. Avatar de Eliane

    Ótimas dicas.
    Bjs

    1. Avatar de Jaciane Feitosa

      Estou com meu cabelo cheio de frizz, só lavo meu cabelo com shampoo. Depois das dicas, me ajudou bastante, vou vê se funciona no meu cabelo.

  6. Avatar de Andreia

    Parabéns pelo post!!! cheio de dicas boas, vou seguir, frizz é muito chato.

  7. Avatar de Silvia

    Olá! Gostaria de tirar uma dúvida. Meu cabelo é liso natural, sem nenhuma química. Mas o ruim é que ele tem muuito frizz, não pode bater um vento que ele ja fica com aqueles fiozinhos chatos. Tenho que ficar arrumando ele todo o tempo, queria que você me ajudasse, me indica-se produtos ou tratamentos que pudessem me ajudar! Beijos, se você puder responder por email, seria bem melhor rs

  8. Avatar de Fer

    Adorei o artigo, muito bom mesmo, vou seguir algumas dicas.

  9. Avatar de Giuliana

    Eu sofro muito com frizz, tem várias dicas desse post que nunca testei, valeuuu

  10. Avatar de Pamela

    muito bom!

  11. Avatar de Rossane

    Eu uso muitos produtos anti frizz, os meus preferidos são os óleos finalizadores, ajudam muito.

  12. Avatar de Janete

    Acho que o sonho de toda mulher é ter um cabelo sem frizz…gostei muito do assunto de hj.

  13. Avatar de Anamaria

    A questão é: o frizz fica no topo da cabeça, próximo ao couro cabeludo.
    Sendo assim, se ponho produtos próximos ao couro, este corre o risco de ficar oleoso e de causar queda de cabelo.

    1. Avatar de Fabiana

      Foi isso que eu pensei, e qnd a pessoa ja tem cabelo oleoso se usar esses óleos deve ficar pior. Vou tentar trocar os shampoos e usar o vinagre de maçã.

  14. Avatar de Renata

    frizz?!?!?! Nossa já sofri muuuuiiitoooooooooo com isso
    Agora passei a fazer hidratação duas vezes por semana e estou usando um serum reparador muuuiitooo bommmm mesmo… Os probleemas com friz, brilho, pontas duplas diminuiram 100%. Recomendo o Frizz Ease Serum .. usei e é muuuiitooo booommmm.

    1. Avatar de Mônica

      quais produtos pra hidratação que você usa???? mana, vc sabe essa do vinagre? pode passar creme para pentear depois de passar ela?

      1. Avatar de Mônica

        isso é pra vc renata

  15. Avatar de Gerusa

    Adorei as dicas, vou fazer!

  16. Avatar de Fabi

    Excelentes dicas, estou precisando tratar melhor meus fios para diminuir o frizz.

  17. Avatar de Renata

    Eu uso muitos produtos para o frizz 😆 😆 😆

  18. Avatar de Aline

    Frizz é meu pavor tb, detesto esses fiozinhos arrepiados, compro muitos produtos para melhorar, vou testar a dica da toalha e do vinagre.

  19. Avatar de Rubia

    Boas dicas, preciso muito comprar produtos anti frizz

  20. Avatar de Aridne

    Tenho muito frizz, me ajude.

  21. Avatar de Larissa

    Gostei bastante das dicas, valeu.

  22. Avatar de Taty

    Amei as dicas, tenho muito frizz, não é só no topo da cabeça, é por tudo… vou seguir as dicas.

    1. Avatar de Edna

      Excelente esse artigo 😆

  23. Avatar de Nati

    Frizz é uma chatice, adorei as dicas.

  24. Avatar de Katherynne

    Eu uso vários produtos para o frizz, detesto esses fiozinhos arrepiados.

  25. Avatar de Camila

    Show de bola esse artigo, bem completo!

  26. Avatar de Antonieta

    Muito bom esse post, estou precisando muito dessas dicas, vou fazer.

  27. Avatar de Adriana C.

    Nossa adorei essas dicas para evitar o frizz. Vou fazer todas.

  28. Avatar de Larissa

    Olá. Meu cabelo é liso natural, porém tenho reparado o surgimento de alguns fios grossos e bem preto no meu cabelo. o que isso pode ser? poderia me responder pelo e-mail tb ? obrigada.

  29. Avatar de Ana Mary Jasse Dantas

    olá, você pode me ajudar? meu cabelo e fino pouco e rebelde, com bastante frizz, uso tonalizante para cobrir os poucos cabelos brancos, notei a mudança nele quando entrei na menor pausa e quando comecei a usar o tonalizante, quero saber como evitar o frizz e qual o shampoo apropriado para o meu tipo de cabelo.

  30. Avatar de Deborah

    Olá Celia, estou com muito frizz, meu cabelo é liso fino e faço luzes. Já use essas bisnagas da loreal, Pantene etc mas não estão mais dando resultados, faço natacao Tb. Já fiz uma progressiva recomendada pela Cabelereira pra esse problema mas ficou muito murcho e não gistaria de fazer novamente. Que produtos e shampoo e condicionador vc me indicaria? Obrigada deborah

    1. Avatar de Debora Camapaner

      Oi, gostaria de fazer alguma coisa para meu cabelo é fino com reflexo esta cheio de frizz, faço hidatação, não quero fazer progressiva pq fica muito mucho e não gosto que produtos vcs me indicariam ?
      Debora

  31. Avatar de Deborah

    Oi Celisa, o corretor mudou pra Celia,desculpa.

    1. Avatar de Patrícia

      Eu sou cabeleleira e nas minhas clientes q hidratam o cabelo e mesmo assim não ver resultado eu indico fazer um Botox por q ele é uma química porem trata o cabelo e não resseca os fios.
      Outra solução também é a plástica capilar da *annethun* eu particularmente amo de paixão os produtos da annetun

    2. Avatar de Francisca Perdigão Dornelas

      Oi meu cabelo é cacheado e ta cheio de frizz quebrado em cima.Mem endique um bom produto.

  32. Avatar de Ana

    Usei esse da acquaflora por algumas semanas e tive que parar, porque ao contrario do que promete, só aumentou o frizz e ressecou o cabelo 🙁

  33. Avatar de Bárbara Pimentel

    Olá! Meu cabelo tem muito frizz na frente no resto é lizo… o q devo fazer para melhorar isso?

  34. Avatar de Denise

    Excelente post!

    Só faltou a fronha de cetim! Excelente para manter a hidratação dos fios e evitar o frizz!

  35. Avatar de Rita Meneses

    Meu cabelo é cacheado e tem muito frizz, ja usei uma blusa de malha para enxugar o cabelo e tbm usei o vinagre de maçã.
    No dia que lavo os cabelos fica bonito, já nos outros dias tenho que molhar e passar um creme pq volta tudo. Hidrato toda semana.
    O que fazer para melhorar esses frizz?

  36. Avatar de Arminda Batista

    Ola boa tarde,

    Eu tenho o cabelo super encaracolado e cheio de Frizz, eu estico o cabelo com prancha e escova mas mesmo assim fica cheio de Frizz mal vem um ventinho.
    Uso um shampoo de keratina e uma máscara de anti Frizz extra da loreal e mesmo assim é uma miséria!!!!

    Que fazer????

    Obrigada

    Beijinhos

  37. Avatar de Silvia

    Gostei muito do artigo,foi muito bem explicado

  38. Avatar de Jucenaide Fabricio Gelli

    Olá boa noite, o meu cabelo é loiro natural, nunca coloquei química nele mas mesmo sendo natural ele é volumoso e tem muito frizz, o que devo fazer qual o produto certo para o meu cabelo

  39. Avatar de Célia Regina

    Boa noite, eu tenho cabelo fino, nunca usei química, faço hidratação 2x por semana e ele só fica bonito no dia que eu lavo, pois fica todo encaracolado e com pouco frizz. Porém no dia seguinte para mantê-lo cacheado uso bastante creme, mas não consigo domar o frizz do topo da cabeça. Me ajude por favor!

  40. Avatar de Rina Grazielle

    Meu cabelo é liso, volumoso e com muito, mas muito frizz principalmente na frente, (cabelo natural) mas ultimamente tem aumentado bastante no restante do cabelo, tenho uma raiz muito oleosa, tenho medo de usar certos produtos e piorar a oleosidade. As vezes uso o vinagre de maçã e melhora. Tenho épocas de muita queda de cabelo, daí ficam fios novos e frizz juntos, é uma tragédia e fica uma juba de leão 😨😱

  41. Avatar de Marciela

    Muitas dicas boas! Vou utilizar muitas, quase todas rsrs Sou professora de escola particular e principalmente nessa época de rematrícula eles “pegam no nosso pé” quanto ao visual e principalmente CABELO! Para ajudar tenho muito frizz. Aff! Obrigada pelas dicas de todas! Quero ver se esse frizz não some agora! rrsr

  42. Avatar de Tais Aparecida De Faria

    como ver se o shampoo e sem sulfato?

    1. Avatar de Maria Regina De Melo

      Oi
      Tenho a raiz muito crespa e a franja
      tbm com muito friz o que fazer para melhorar

  43. Avatar de Cássia Santos De Jesus

    Oi eu quero uma a junda o meu cabelo era cachiados, era cheio de frizz , aí eu tomei raiva dele por causa disso, eu alise mais com tinua a mesma coisa, o qui eu faço eu escovo ele finalizo com chapinha, mais mesmo. Assim ele fica, mim a junda míninas

  44. Avatar de Sônia Rodrigues

    Mim ajudem meninas meu cabelo tá cheio de frizz faço hidratação a cada 8dias mais não resolve é raro fazer escova meu cabelo é natural não uso química nele e fica assim preciso da ajuda de vocês por favor 😨

  45. Avatar de Sônia Cardoso

    Mim ajudem meninas meu cabelo tá cheio de frizz faço hidratação a cada 8dias mais não resolve é raro fazer escova meu cabelo é natural não uso química nele e fica assim preciso da ajuda de vocês por favor 😨

    1. Avatar de Patricia

      – meu também tenho muito frizer. Eu hidrato eles não acabar que raiva

  46. Avatar de Tamires

    Meu cabelo e seco nas pontas e depois q lavo seco e passo chapinha fica com mto frizz q posso usar para diminuir?

  47. Avatar de Elizete

    Ola boa tarde,meu cabelo tem muito frizz,o cabeleireiro disse que é cabelo novo mais ja faz tempo ,outra coisa meu cabelo não pega progressiva já fiz em vários lugares e só alisa na hora depois volta a ficar rebelde. o que devo fazer?

  48. Avatar de Roberta

    Amei as dica muito bom ♥♥

  49. Avatar de Elene

    Meu cabelo é ruivo natural com fios super grossos, longos e com cachos abertos. Pois bem, entrei na moda da “Progressiva” fiz por 5 anos. Têm dois anos e meio que parei, já cortei bastante o comprimento e acredito ñ ter mais nenhuma química, ( só a reparação na raíz dos brancos) só que agora nem cacho nem liso, meu cabelo fica muito armado é puro frizz… Socorro!

    1. Avatar de Janaina

      nunca usei nada melhor que a cauterizaçao ; shampoo anti residuo depois uma boa hidrataçao com a mascara mururu da haskel coloco a vitamina.E e oleo de argan da bio estratus enxaguo o cabelo e finalizo com queratina da bio estratus 1 parte queratina outra agua ,partes iguais borrifo no cabelo deixo secar naturalmente depois finalizo com a xapinha a uns 90 graus 😆 😀

  50. Avatar de Patrícia Ferreira

    Oi qual delas vc usa pq tem várias ampolas da Pantene ? Obrigada

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva