Para a mulher que gosta de se cuidar

Ganho de peso na menopausa? Saiba o que fazer!

Ganho de peso na menopausa? Saiba o que fazer!

O ganho de peso na menopausa é muito comum. Existem alguns fatores como: hormônios, envelhecimento, estilo de vida e a genética que influenciam para esse aumento do peso. No entanto, a experiência da menopausa é altamente individual, e varia de mulher para mulher.

Publicidade

Ciclo de Vida da Mulheres

Existem períodos de mudança hormonal que ocorrem durante a vida de uma mulher. Estes ciclos incluem a pré-menopausa, perimenopausa e menopausa.

1. Pré-menopausa

Pré-menopausa é o termo para a vida reprodutiva da mulher enquanto ela é fértil. Começa na puberdade com o primeiro período menstrual, e termina com o último. Esta fase dura cerca de 35 anos.

2. Perimenopausa

Perimenopausa, literalmente, significa “em torno da menopausa.” Durante este tempo, os níveis de estrogênio se tornam variáveis (aumentam e diminuem) e os níveis de progesterona começam a diminuir. Normalmente a mulher entra nessa fase depois dos 40 anos e costuma durar de 4 a 10 anos.

Os sintomas da perimenopausa (que se estendem também à menopausa) incluem:

Ganho de peso na menopausa? Saiba o que fazer!
  • Ondas de calor e intolerância ao calor
  • Distúrbios do sono
  • Alterações no ciclo menstrual
  • Dores de cabeça
  • Alterações de humor, incluindo depressão, ansiedade e irritabilidade.
  • Ganho de peso

3. Menopausa

A menopausa ocorre oficialmente quando a mulher já não menstruou mais durante os últimos 12 meses. A idade média da menopausa é 51 anos. Até então, ela é considerada perimenopausa.

Muitas mulheres experimentam seus piores sintomas durante esse período, mas outras acham que seus sintomas se intensificam no primeiro ano ou dois após a menopausa.

Como os hormônios afetam o metabolismo

Desde a puberdade até a menopausa, as mulheres tendem a armazenar gordura em seus quadris, glúteos e coxas. Embora possa ser difícil de perder, este tipo de gordura não aumenta o risco de doenças.

Nesse período, o nível de progesterona vai diminuindo de forma constante e o estrogênio oscila entre níveis altos e baixos, ou seja, ocorre um desequilíbrio hormonal. Essas alterações nos níveis hormonais durante a transição da menopausa pode levar ao ganho de peso e ao aumento no risco de algumas doenças.

Ganho de Peso

Ganho de peso na menopausa? Saiba o que fazer!

O ganho de peso nessa fase está ligado a vários fatores:

  • Oscilações hormonais: O desequilíbrio do estrogênio (taxas altas e baixas) pode levar a um aumento de armazenamento de gordura.
  • Perda de massa muscular: Isso ocorre devido à idade, alterações hormonais e diminuição da atividade física.
  • O sono inadequado: Muitas mulheres têm dificuldade para dormir durante a menopausa, e falta de sono está ligada ao ganho de peso.
  • O aumento da resistência à insulina: As mulheres muitas vezes se tornam resistentes a insulina à medida que envelhecem. Isso faz com que seja mais difícil perder peso.

Cuidado com as dietas nessa fase!

Evite fazer restrições calóricas nessa fase da vida: isso pode provocar a perda de massa muscular e uma nova descida da taxa metabólica.

Assim, enquanto dietas de poucas calorias podem resultar na perda de peso a curto prazo, seus efeitos sobre a massa muscular e taxa metabólica irão tornar mais difícil de manter o peso equilibrado a longo prazo. Além disso, essa perda da massa muscular pode conduzir a perda óssea, aumentando o risco de osteoporose.

Ganho de peso na menopausa? Saiba o que fazer!

Como prevenir o ganho de peso na fase da menopausa?

Mesmo com o ganho de peso sendo tão comum durante esse período, existem algumas medidas que você pode fazer para prevenir ou reverter isso.

  • Reduzir carboidratos: Evite carboidratos, a fim de reduzir o aumento da gordura da barriga, que impulsiona problemas metabólicos.
  • Adicionar fibras e gorduras: Comer fibras (como linhaça, chia, aveia e folhas verdes) ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina. As gorduras como óleo de coco, abacate e castanhas são essenciais para manter o peso em equilíbrio.
  • Exercite-se: Procure fazer um treinamento de força como musculação ou pilates para melhorar a composição corporal, aumentar a força e construir e manter a massa muscular magra.
  • Eliminar o cigarro: Se você fuma, pare. Cada dia sem um cigarro faz você mais saudável. Fumar durante a menopausa pode provocar ondas de calor, enfraquecer seus ossos e irritar a bexiga.
  • Descansar e relaxar: Tente relaxar antes de dormir, e durma o suficiente. Isso mantém seus hormônios e apetite sob controle. Faça tarefas prazerosas e evite o estresse e a ansiedade. O estresse é comum durante a meia-idade e menopausa, portanto procure atividades como ioga, alongamento ou meditação.

Mesmo que a menopausa a coloque para baixo, lembre-se que o desconforto é um estado temporário. Esse período pode ser um desafio, tanto física como emocionalmente. No entanto, ter uma dieta nutritiva, fazer exercícios e ter um bom descanso pode ajudar a prevenir o ganho de peso e reduzir o risco de doenças. Tente aceitar as mudanças em seu corpo que inevitavelmente ocorrem com a idade, assim seu dia a dia vai se tornar melhor.

28 comentários para “Ganho de peso na menopausa? Saiba o que fazer!”

  1. Avatar de Ana

    Muito boa a matéria

  2. Avatar de Maria

    Eu notei que depois dos 40 anos engordei com mais facilidade, agora tem uma explicação. Muito interessante a materia

  3. Avatar de Nathalia

    Realmente essa fase da menopausa nos faz engordar mais… e as medicas não explicam muito bem o porque, gostei bastante da leitura.

    1. Avatar de Martha Cartaxo Barros Rodrigues Cartaxo

      É por isso que estou com 14 quilos acima do meu peso, isso é muito ruim, só tenho que parar de consumir carboidratos demais.

  4. Avatar de Neide Maria

    Eu não sabia do carboidrato…muito bom saber tudo isso. Parabéns pela matéria! Abraços!

  5. Avatar de Mariana

    Eu estou na menopausa e sofro muito, não durmo direito, muita ansiedade e ainda engordei, que fase terrível!

  6. Avatar de Joseane

    Essa fase da menopausa é um verdadeiro inferno na vida de uma mulher, minha vida mudou da água para o vinho, e os médicos ainda dizem que não podem fazer nada, deveria existir um tratamento sim…

  7. Avatar de Adriana Prado

    Eu já passei pela menopausa. Muito esporadicamente, sinto onda de calor leve, o pior já passou. Tenho um pouco de dificuldade para dormir, mas me sinto bem. Sinto dificuldade em emagrecer, não me preocupo muito porque estou bem, precisaria de emagrecer 2 kg para o peso ideal, segundo a nutricionista. Faço uma dieta, mas nada muito restritivo, apenas por precaução e saúde.
    Boa sorte às que estão passando por este período.

  8. Avatar de Maristela Da Rosa

    🙂 Passo por esta fase dificil, sempre tive um corpo bonito, e agora apareceu uma barriga horrível, tenho uma dieta saudável, mas mesmo assim, não consigo perder peso.
    È horrível se sentir envelhecendo e ainda conviver com calorões, barriga e ganho de peso.

  9. Avatar de Maria Eduarda

    Achei muito interessante esse artigo, um grande alerta, eu ainda estou com 39 e não cheguei nessa fase, mas desde já quero me preparar.

  10. Avatar de Helena

    Também gostei das dicas.

  11. Avatar de Melissa

    Engordar é fácil, emagrecer é difícil, já fiz muitas loucuras para emagrecer.

    1. Avatar de Dilane Felippi

      Gostei do artigo, muito bom saber essas coisas.

  12. Avatar de Maria Helena

    Estou nessa fase, engordo por qualquer coisa, amei as dicas, vou seguir.

  13. Avatar de Rosana

    Muito interessante esse artigo, gostei muito, parabens.

  14. Avatar de Silene

    Ótimas e maravilhosas dicas, muito boa a matéria. Estão sempre de parabéns. Bjussss…..

  15. Avatar de Neusa

    Já estou na menopausa a 2 anos e me sinto muito bem. Mas acho que isto deve-se ao fato de praticar atividades física, cuidar um pouco da alimentação e venho tomando a mais de 6 anos cápsulas de óleo de linhaça. Com esta leitura vou diminuir o carboidratos pq preciso emagrecer 3 kg para ficar no meu peso ideal. Muito boa a matéria e boa sorte para quem ainda vai entrar ou que já está e sofre com os sintomas.

  16. Avatar de Maria De Jesus Lima

    Já passei da fase crítica… não senti desconforto algum, nem calores, n-a-d-a. Hoje estou com 66anos e bem. Só ganhei alguns quilos, difíceis de ir embora.
    Creio que o fato de, desde sempre, cuidar da qualidade e quantidade da alimentação foi fundamental pra isso.
    Parabéns pelas informações acima… vcs como sempre… sensacionais! ?

  17. Avatar de Lycilene

    Parabéns pela matéria, estou com 42 anos, começando todos esses sintomas, já fui em vários médicos e todos sem exerção diz que é coisa da minha cabeça, q preciso de um psicólogo, conversando com amigas descobrir q estou nessa fase e realmente essa matéria mim ajudou muuuuuiiiitttttoooo. Parabéns.

  18. Avatar de Magdq

    Eu estou tentando parar de fumar…hoje está fazendo 7 dias que não compro cigarros, estou fumando o cigarro eletrônico e sem nicotina…. ando nervosa…mas estou tentando suportar….é muito difícil dizer isto aqui…mas é que estou sentindo falta de me desabafar…acontece que hoje ví um acidente muito grave justamente na hora em que eu tinha terapia…cena extremamente triste…tentei me equilibrar de alguma forma….mas agora vem em minhas lembranças a cena que presenciei…me sinto impotente…sei lá…estou orando pelo atingido bem como pelo motorista, pois este último vai ficar com esta lembrança pelo resto da vida…pois nosso maior prisioneiro é nossa consciência….Desejo que nosso Deus Todo Poderoso!!! esteja diante de todos nós e nos julgando com toda sua ternura e sensatez !” Pois sei que Ele está à nossa direita e à nossa esquerda, nos direcionando para o caminho de luz!!! A Paz esteja com todos vocês!!!!

  19. Avatar de Ana

    Legal materia adorei ?? Estou com 41 anos Nao consuigo perde peso 7 kilos ??? meus seus cresceu estao Muito doloridos??? sera que faz parte da menopausa ?

  20. Avatar de Francisca

    concordo com a Joseane a menopausa é um verdadeiro inferno na vida de uma mulher, além de saber que estamos envelhecendo. Eu estou engordando, caiu bastante meu cabelo, quase entrei em panico parecia que tinha saido de uma quimeoterapia, minha unha não cresce a dois anos, tenho insonia estou com a pele seca já fui a alguns dermatologistas mas não adiantou nada é muito castigo para as mulheres acho que não merecemos isto.

    1. Avatar de Cristina

      Oi Francisca vi o seu comentário e quero te dar uma dica, pode te ajudar pois passei pelo mesmo. Para me ajudar com a insónia estou tomando cápsulas de magnésio e para a pele seca os óleos ômegas (de peixe) 3,6 e 9, e para o cabelo tomo um complexo de vitamina B diáriamente. No centro dietético pode encontrar tudo o que precisa para te ajudar a sentir mais saudável e também mais bela. Eu sei que pode parecer muita coisa mas está me ajudando a prevenir o processo de envelhecimento. Espero que te ajude também a sentir melhor!

  21. Avatar de Tania Soares

    Olá meninas. Estou com 55 anos, estavamos sofrendo muito com a menopausa. Nada adiantava . Troquei minha alimentação . Pão por tapioca, carnes de soja e carnes brancas,arroz integral…, todos os dias faço suco de polpa de maracujá com 2 colheres de sementes de linhaça. Bate bem no liquificador. Estou otima. Bjss

  22. Avatar de Paula

    Boa noite soube hoje q estou na menopausa tenho 47 anos e fiquei com um enorme vazio não sei pq Fasso o médico passou um comprimido dizendo q e reposição de hormônios agora estou na dúbia se tomo ou não pois só fazem 2mezes que não menstrual me ajudem pq eu Fasso obrigada

  23. Avatar de Mara

    Menopausa …..pior periodo na vida de uma mulher…tenho 54 anos e estou passando por isto . Mudei totalmente minha alimentação , emagreci 8 quilos ….mas ainda sinto as ondas de calor , nao tenho mais libido , e me irrito com qualquer coisa . Com todos esses sintomas sinto meu casamento saindo pelo ralo.

  24. Avatar de Cleonice

    Estou na menopausa e faço reposição hormonal aquele do adesivo faço exercício regularmente mais tenho um pouco de irritabilidade e estou quatro quilos a mais mais não consigo retirar o carboidrato porque quando tento fico muito irritada por isso achei essa matéria muito boa ajuda agente tirar muitas dúvidas

  25. Avatar de Mary Adati

    Estou com 47 anos estou desesperada estou engordando menopausa com certeza até parei de tomar remédio de tireoid estou engordando tenho pavor uso sinta torturo minhas coxas e meus braços estou gordos não sei o que eu faço estou desesperada me ajudem

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva