O que é o gergelim exatamente?
O gergelim é uma semente que proporciona muitos benefícios para a sua saúde. Há muitos séculos, é a base da alimentação libanesa. No quesito nutrição, as sementinhas de gosto requintado não deixam por menos: pequeninas, achatadas e de coloração que varia do branco ao preto, são valiosas graças à grande quantidade de proteínas, gorduras, carboidratos e fibras. Isso faz que o gergelim seja importante na redução do colesterol, além de possuir propriedades anticancerígenas e antioxidantes.
Propriedades do Gergelim
A semente de gergelim contém grande variedade de princípios nutricionais, como 52% de lipídos (ou gorduras), basicamente ácidos graxos insaturados, o que proporciona grande eficácia na redução do nível de colesterol no sangue.
Lecitina: Nesta fração oleosa encontra-se a lecitina, substância que desempenha importante papel adstringente no organismo, além de componente do tecido nervoso.
O gergelim é, juntamente com a soja, o alimento mais rico em lecitina, com fração proteica (20%) de alto valor biológico, formada por 15 aminoácidos, com elevada proporção de metionina (aminoácido essencial).
Vitaminas: As principais vitaminas: A, E (tocoferol), B1 (tiamina) e a B2 (riboflavina).
Como toda boa semente oleaginosa, o gergelim é rico em minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, fósforo, ferro, magnésio, cobre e cromo.
A presença de cálcio é altamente efetiva para acalmar os nervos, conter a ansiedade e sintomas mentais de estresse. Os grãos pretos são mais ricos em cálcio e vitamina A. Vale lembrar que tem muito mais cálcio no gergelim do que no leite de vaca.
Sua ação de laxante suave é devido a presença de mucilagens que se desenvolvem após sua hidratação prévia em água filtrada.
Composição do Gergelim
Quantidade por 100 gramas / Calorias 573
Lípidio | 50 g |
Gordura saturada | 7 g |
Gordura poliinsaturada | 22 g |
Gordura monoinsaturada | 19 g |
Sódio | 11 mg |
Potássio | 468 mg |
Carboidrato | 23 g |
Fibra dietética | 12 g |
Açúcar | 0,3 g |
Proteína | 18g |
Cálcio | 975 mg |
Ferro | 14,6 mg |
Magnésio | 351 mg |
Fósforo | 616 mg |
Zinco | 7 mg |
Selênio | 5 mg |
Vitamina A | 9 IU |
Vitamina b6 | 0,8 mg |
Benefícios do Gergelim
- Fortalece os tendões e ossos
- Tonifica o fígado e os rins
- Tônico geral, principalmente após hemorragias
- Combate dores lombares e de joelhos, reumatismo
- Evita a queda e o branqueamento precoce dos cabelos
- Melhora a elasticidade da pele e forte poder antioxidante nas células
- Previne o enfarto do miocárdio e a trombose arterial
Tipos de Gergelim
São 3 tipos, o branquinho, que é cru; o bege, que é torrado; e o preto. Os três são boas opções para consumo e tem praticamente as mesmas propriedades. O gergelim preto é ligeiramente superior, por conter um pouco mais de vitamina A e antioxidantes.
Óleo de Gergelim
Apresenta sabor doce, característica refrescante, ligeiramente frio. Tem ação principal no intestino grosso.
O óleo de gergelim é rico em ácidos graxos insaturados e apresenta vários constituintes secundários importantíssimos, como sesamina, sesamolina e sesamol. Este último, com suas propriedades antioxidantes, confere ao óleo elevada estabilidade química, evitando a rancificação, fazendo do óleo de gergelim o óleo de maior resistência à oxidação entre os demais óleos de origem vegetal.
Como consumir o gergelim?
O ideal é que a semente seja ingerida em sua forma integral, a semente crua. Porém qualquer alimento que contenha o gergelim, vai acabar trazendo algum benefício ao corpo. Hoje já podemos encontrar vários alimentos que o possui, e também podemos inseri-lo em nossas receitas caseiras, levando um toque mais saboroso como ao arroz e saladas. O consumo ideal seria de uma a duas colheres de sobremesa das sementes diariamente (podem ser cruas ou torradas, polvilhadas sobre o arroz, salada, iogurte, fruta ou suco).
E você, já inclui o gergelim na sua dieta?
Adoro comer gergelim, só não sabia de todos esses benefícios. Já ouvi falar que o consumo auxilia na queima de gordura abdominal, só não se realmente funciona para essa finalidade, pois não como assiduamente.
muito boa essa materia sobre gergelim.
Adoro gergelim, consumo sempre… amei o artigo.
Amo gergelim, se pudesse comeria um como cheio td dia!!!!
O gergelim realmente é uma semente muito rica em nutrientes. Porém, chamo a atenção para uma questão levantada no texto: se compararmos 100g de gergelim com 100ml de leite, realmente o gergelim tem muito mais cálcio (975mg por 100g) do que o leite (123mg por 100g segundo a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – Unicamp) , como diz no texto.
Porém, a recomendação de consumo é de 1 a 2 colheres de sopa por dia, o que dá aproximadamente 20g de gergelim, ou seja, 195mg de cálcio. Enquanto isso, a recomendação de consumo de leite e produtos lácteos (queijos, iogurte, requeijão etc.) é de 3 porções ao dia. Logo, considerando as 3 porções só de leite, seriam 3 copos de 200ml, o que corresponde a aproximadamente 738mg de cálcio.
Por isso, o leite (e também seus derivados) ainda é considerado a maior fonte de cálcio da dieta, pois considera-se a recomendação de consumo, que é bem maior.
Levanto essa questão para que não haja confusão na interpretação de informações que são veiculadas na internet ou e outros meios. Na dúvida, procure um nutricionista antes de tomar qualquer decisão em relação a alimentação. :p
Obrigada por essas informações, qto mais aprendemos melhor. 😆
Embora o leite seja rico em calcio esse calcio nao é biodisponivel ou seja é mal assimilado, alem disso o leite que dispomos pasteurizado é um leite morto cheio de aditivos quimicos.90% da populaçao pode ser alergica a lactose ou a caseina.
enquanto o leite de gergelin é deliciosoe nutritivo.
O leite só faz mal ao organismo,o melhor é além de consumir o gergelim procurar outra fonte de cálcio.
Muito pelo contrário, dona Eliza, é o leite que mais ajuda a assimilar o cálcio no organismo, o leite integral, inclusive, é o melhor entre os tipos de leite para isso. De onde você tirou essa informação totalmente errada? 90% não é alérgica a lactose. Nem intolerante (é diferente de alergia). Seu texto só tem desinformação.
Acontece que o leite de hoje, só tem veneno. E querendo aceitar ou não, o leite é sim altamente inflamatório. Alguns não percebem , mas o estrago está sendo feito. Há fontes de calcuo mais saudáveis e muito melhores
O ser humano insiste em usurpar o alimento de outra espécie.
Obrigada por essas informações Vivi qto mais aprendemos melhor. 😆
Estou amando consumir gergelim, comecei por acaso, só para trazer crocância aos alimentos. E notei uma diferença no meu organismo, o gergelim regulou o meu intestino. Está sendo ótimo, eu vou sempre consumir daqui em diante!
Só que infelizmente o leite de vaca é um veneno, o ideal é consumir gergelim e folhas verdes, é a melhor fonte de cálcio. Se informe, tomar leite de vaca hj em dia é para os desinformados.
“…recomendação de consumo é de 1 a 2 colheres de sopa por dia, o que dá aproximadamente 20g de gergelim, ou seja, 195mg de cálcio…”
Qual a referência? Recomendação por qual país/países?
Gosto muito de gergelim,
só não sabia muito como
consumi-lo e não sabia
tamanho os seus benefícios.
Aprendi em um outro site,
um pão sem carboidrato,
que é uma delicia por sinal,
vou acrescentar, acredito que dará
mais sabor e será mais nutritivo, né!!
Abraços Celisa. 😆 😉
Prezada Ana,
Li, seu comentário que você consome um pão sem carboidrato e fiquei curiosa. Você poderia me dizer se você faz o pão em casa ou compra em algum estabelecimento comercial. Desde já muito obrigada.
Abraços,
Liliana
Olá.
Me interessei por este pão sem carboidratos.
Têm como me passar a receita ou o link da receita?
Obrigada 😊
Hummm viva o gergelim, muito bom, vou incluir na alimentação.
Wleu!!!
Celisa, adoro gergelim, sempre coloco nos paes que faço, salpico gergelim na banana tb…
Vou passar a comer mais gergelim 😳
Eu gosto de gergelim, mas consumo todos os dias. Em pães e salada eu acho perfeito.
Beijo
Quiz dizer que mesmo gostando, não consumo todos os dias.
Pessoas que têm o colesterol alto,pode consumir o Gergelim?Já que a quantidade de gordura saturada é alta.Obrigada
Gosto muito de gergelim, como no pao , torradas e em saladas de fruta
😀
Como gergelim batido com linhaça, faço uma farinha e coloco na banana.
Nunca comi o gergelim preto, achei muito interessante.
adoro gergelim. mais desconhecia o gergelim preto. obrigada pelas informações. eliane
Muito bom saber que tem bastante cálcio, vou consumir diariamente.
😆 Maravilhoso saber disso tudo. Já consumo há alguns anos pelo teor elevado de cálcio, mas não sabia do restante. Parabéns por toda a informação.
Eu tb tenho o hábito de consumir gergelim, é muito saudável, tem várias formas de consumir, inclusive faço leite de gergelim. ótimo texto como sempre beijos
Boa noite,
Qual email de contato? Gostaria de entrar em contato com vocês. Obrigada, Talita
Vc bebe o leite todos os dias? Qual quantidade vc usa por dia?
Como vc faz mim da a recei
POR SER UMA SEMENTE,NÃO HÁ UMA RESTRIÇÃO PARA QUEM TEM DIVERTICULOSE?? 😕 😕 😎
Uso o gergelim preto diariamente misturado a granola, no iogurte. Não conhecia todos os benefícios, agora que sei, melhor.
😀 Gostei, já ouvir falar, mas não o conhecia.. vou comprar para consumir. Eu tenho gastrite será que posso consumir sempre?
Gergelim é uma delícia gosto muito! Artigo maravilhoso parabéns!Beijos…
😛 gostei muito dessa matéria,conhecia o gergelim mas näo os bemeficios, quesão muitos
Em Portugal chama-se sementes de Sesamo já utilizava, mas desconhecia tantos benefícios gostei vou utilizar mais vezes.
😎 😎 😎 essa dicas de como consumir o gergelim,mais eu particularmente sempre dispensei esse alimento por não saber dos seus benefícios.
COLOCO O GERGELIM JUNTO COM OVO FRITO.É UMA DELÍCIA.
eu amo comer gergelim 😆 , mas quando começo a comer não sei mais para 😕
Muito boa a matéria sobre o gergelim, melhor ainda por saber q tem mais cálcio q o leite de vaca, pois temho intolerancia ao leite. parabens : 😀
Artigo muito bom! Parabens!Eu como gergelim branco cru, todo os dias no almoço, pois tenho prisao de ventre cronica 😳 e logo qualquer tipo de medicamento meu organismo automaticamente acostuma,sendo assim passei a consumir o gergelim e o meu intestino passou a ser um reloginho. Obrigada. Bjinhos.
Ola
Qual a quantidade diária de gergelim você consome para o problema de prisão de ventre ❓
Vo começar a fazer uso do gergelim parabéns pela matéria.
Quero uma receita do gergelim que possa ficar preparado para alguns dias p eu tomar todos os dias.
Pasta de gergelim: tahini. Serve para passar no pão.
Boa tarde.
Amei a materia….
Aqui em casa consumimos a folha verde freca…muito boa.
Fica a duvida…..quantas folhas para dar a quantidade certa diaria para nosso organismo…
Um abraço.
🙂 Não consumia gergelim, mas sabendo de todos seus benefícios , vou passar a consumir.
Obrigada pelas informações. Adorei!
Amei a publicação já consumo diariamente só não sabia de tantos benefícios!!!!!!@
Mas e aí, se ingerirmos as sementes inteiras nosso sistema digestivo consegue quebra-las? Pois ninguém consegue mastigar todas as sementes antes de engoli-las!
Para melhor digestão do gergelim, devo deixa-lo na água pra amolecer, ou posso consumi-lo um-natura misturado com algum alimento?
Como se deve comer a semente, inteira ou triturar, como inteira no almoço, mas não está errado? Desde já agradeço, esperando resposta?
Eu faço leite de gergelim. Compro com melhor preço no empório Camanducaia, próximo á rua Santa Rosa. SP . Lá tem uma variedades de produtos!!
Ótima matéria. Consumo gergelim todos os dias, que vem misturado na “zatar”. Uso substituindo a manteiga já que a zatar é misturada com azeite extravirgem.
Comecei a consumir hoje vou aguardar os resultado 😁
Não dava importância ao gergelim, mas agora vou consumir principalmente por ser rico em cálcio.
Em outro canal li que o manjericão seco possui 2.240 mg de cálcio em 100 g e o tomilho possui 1.890 mg. Ai esta mais cálcio para substituir o leite.
De que adianta ser tão rico em cálcio se só pode comer 1 colher por dia??? Aí da muito menos que um copo de leite! Ai não adianta nada!!! Aparentemente, só existe duas fontes viáveis de cálcio no mundo: ou é os Laticínios, ou as sardinhas. Uma simples lata de sardinha tem 351mg.
Viavel é baseado na relação calorias x calcio (alguns alimentos tem muito calcio, mas tambem são muito caloricos, como as amêdoas), enquanto outros é a relação quantidade x calcio (alguns tem bastante calcio, como a couve e o crocolis, mas tem que ser consumido em grandes quantidades, ai entra a questão que são alimentos altamente perecíveis e sabor menos apetitoso). A disponibilidade e o preço tambem entram em conta: amendoas no Brasil sao carissimos, e brocolis não é a verdura mais facil de achar nos mercados.
A terceira solução seria ter uma alimentação muito rica e variada: mas ai entra a questão economica, de praticidade e disponibilidade: não todos que podem entrar num supermercado e se esbanjar comprando 10 tipos de verduras e legumes, 3 tipos de carne, 20 tipos de grãos e cereais!
Nisso, sobra basicamente sardinhas e lacticínios! Mas quem não mora perto do litoral, ai fica tb inviável achar em todo lugar latas de sardinhas por um bom preço!
Sobra entao os lacticineos: qualquer padaria, loja, mercadinho de esquina vende, é barato (4 reais o litro), é delicioso, versatil, pratico, duravel!
Nao adianta: por mais que demonizem o leite, ele é o alimento basico da humanidade na obtenção de calcio, proteinas e gorduras!
Olá; muito bom o texto.
Gostaria de saber, por quanto tempo tenho que deixar o gergelim de molho para consumir cru
Depois tenho que coar a água dele
Grato.
Boa noite pessoal. Gostaria de informar que o cálcio contido no leite e seus derivados é de baixa absorção pelo nosso organismo, muitas ficando parte dele depositado nas arteriais e tendões, causando alguns prejuízos a nossa saúde. Sempre que possível é bom ouvir um nutrólogo.