Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios da Goiaba

Benefícios da Goiaba

Você gosta de goiaba? Conhece seus benefícios? Fruta muito nutritiva, a goiaba possui um sabor doce e azedinho e pode ser encontrada em 4 tipos: as mais conhecidas são a vermelha e a branca, mas existem também as rosas e amarelas.

Publicidade

As sementes, distribuídas pela polpa, são comestíveis. Quando ainda está verde, a fruta é bastante firme e conforme amadurece se torna mais macia.

As diferenças entre a variedade de polpa vermelha e a branca não estão só na cor: a goiaba de polpa branca possui uma quantidade bastante considerável de vitamina C. Já a variedade de polpa vermelha apresenta uma quantidade grande de licopeno, um nutriente antioxidante potente. O licopeno ajuda na prevenção de câncer e proteção contra doenças cardiovasculares por proteger a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Benefícios da Goiaba

Propriedades da Goiaba

As sementes são ricas em ácido linoleico, o Ômega-6. Em geral, apenas as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas.

A vitamina mais abundante na goiaba é a vitamina C . Possui também outras vitaminas e minerais como: Vitamina A, Eecomplexo B (exceto B12). Minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, mas as quantidades são bem pequenas.

Possui licopeno e antioxidantes que protegem contra o estresse oxidativo.

As folhas de goiaba são benéficas à saúde, pois são ricas em quercetina, além de triterpenos que contribuem para atividade antisséptica e antiespasmódica, sendo utilizada na medicina alternativa para tratamento de diarreia e cicatrização de lesões, por exemplo.

Benefícios da Goiaba

Benefícios da Goiaba

Para se obter os benefícios da goiaba é preciso incluí-la na alimentação com regularidade e comer pelo menos 2 goiabas no dia. Não adianta comer uma goiaba de vez em quando. Se for comer, o ideal é que seja orgânica, pois possui mais nutrientes e é livre de venenos.

  • Boa para os diabéticos: Ela possui um baixo índice glicêmico e é rica em fibras. Esses fatores auxiliam a evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser muito bem controlados em pacientes com diabetes.
  • Ajuda na saúde da pele: Várias substâncias presentes na goiaba ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele. Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular.
  • Melhora a digestão: A goiaba contém boa quantidade de fibra dietética que melhora a digestão. Tem a propriedade antibacteriana que limpa o intestino para proteger da atividade microbiana. Assim, fortalece a digestão que evita diarreia e constipação.
  • Possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas: As folhas da goiabeira possuem efeito anti-inflamatório e combatem infecções. Por isso o suco ou o chá feito com elas pode ser usado para dor de dente, infecções bucais e outros tipos de inflamações.
  • Boa para o intestino: A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. As fibras garantem um bom trânsito intestinal, pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes. Isso é excelente para quem sofre com constipação.  Para quem possui intestino muito solto e sofre com este tipo de problema, o consumo regular desta fruta vai ajudar a regular o intestino.
  • Boa para saúde vascular:  Um estudo realizado pelo Laboratório de Pesquisa do Coração (Índia) mostrou que as pessoas que comiam 5-9 goiabas por dia durante três meses, reduziram o colesterol em 10%, os triglicéridos em 8%, enquanto melhoram o colesterol HDL (“bom colesterol”) em 8%. Alimentos ricos em pectina (como a goiaba) ajudam a reduzir a quantidade de colesterol que circula no sangue, provavelmente através da formação de um gel no estômago que limpa a graxa e as impede de serem absorvidos pelo corpo.
  • Atua na prevenção do câncer: A goiaba é uma excelente fonte de antioxidantes, fitonutrientes e flavonoides que o tornam altamente benéfico para proteger do câncer. Goiaba contém grande quantidade de vitamina C, que protege contra os radicais livres do oxigênio.
Benefícios da Goiaba

 Formas de Consumo

Assim como outras frutas, a goiaba deve ser consumida, preferencialmente, in natura. Na culinária, por não ser um alimento ácido, a goiaba vem sendo utilizada na confecção de molhos salgados e agridoces. Também é utilizada em diferentes preparações, como doces (goiabada), geleias, compotas, sorvetes e sucos.

Um grande problema no consumo da goiaba está na utilização de agrotóxicos no cultivo da fruta, que está na lista das frutas mais pulverizadas com os produtos. Portanto, a melhor opção seria consumir a orgânica.

E você, consome a goiaba com regularidade?

19 comentários para “Benefícios da Goiaba”

  1. Avatar de Laiza Df

    EXCELENTE..MUITO LEGAL…SABER…DESSE COMENTÁRIO

  2. Avatar de Vanda

    A belezaesaude cada vez mais informando seus internautas, está de parabéns,como goiaba sempre, mas não sabia que era tão benéfica.

  3. Avatar de Célia

    O difícil é encontrar goiaba organica, eu acabo tirando a casca para comer menos veneno, é triste.

  4. Avatar de Daniella

    Gsotei do artigo, muito legal

  5. Avatar de Marta Maria Mendes Diniz

    Foi uma das frutas que Eu mais comi quando criança. Na casa da minha tia tinha vários pés de goiaba da vermelha e de tamanho grande. Adoro a fruta goiaba, mas não gosto de goiabada, doce de goiaba, e através de Beleza e Saúde fiquei conhecendo o valor da fruta goiaba. Obrigada.

  6. Avatar de Samito

    muito obrigado pelas dicas passarei a consumilas

  7. Avatar de Sevrina Nobrega

    Eu gosto de goiaba, mais não como, pois falaram quem tem prisão de ventre não pode comer. Isso e verdade?

  8. Avatar de Simone

    Eu amo frutas, goiaba é a única que não gosto 😛

  9. Avatar de Rodrigo

    Muito bom saber mais sobre a goiaba.

  10. Avatar de Rose

    😆 valeu!! vou comer goiaba a bessa

  11. Avatar de Marcos

    Muito bom artigo!

  12. Avatar de Glaucia Nogueira

    Amooo goiaba, parabéns pelo artigo

  13. Avatar de Catarina

    adoro goiaba,para mim comeria todos os dias

  14. Avatar de Verinha

    Ótimo e benefico artigo sobre a fruta nem imaginava que tivesse tanto benefícios

  15. Avatar de Adriana Junqueira

    Legal, não costumo consumir muita goiaba, mas é bom saber mais sobre ela 🙂

  16. Avatar de Cydok@

    😆 Delíciaaaaaaaaa…benéficooooooooo…amo amo amo 😆

  17. Avatar de Kely

    Como faz o chá das folhas de goiaba?

  18. Avatar de Eliana

    Eu já conhecia seus benefícios. Na minha infância comi muita goiaba branca, porque meu pai cultivava uma goiabeira que não parava de dá goiabas e eram muito grandes e saudáveis, meus colegas iam pra minha casa fascinados pelas goiabas, erma perfeitas. Eu adorava, que saudades!!!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva