Para a mulher que gosta de se cuidar

Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele

Resenha enviada por Fernando Goober

Resolvi iniciar esse post com um questionamento devido a diversos comentários que vi no site e e-mails que recebo diariamente. O mais comum são leitores insatisfeitos com o tratamento indicado por um dermatologista ou com produtos adquiridos por conta própria. O mercado de beleza também contribui com dezenas de lançamentos e marketing de produtos milagrosos, mas que, ao serem testados na pele, você percebe que não há nada de diferente.

Você conhece realmente a sua pele?

Para evitar desilusões com produtos e tratamentos de beleza, deve-se fazer um diagnóstico mais preciso da sua pele e evitar jogar dinheiro fora com produtos. Atenção, independente das promessas de cada produto, ele pode ser eficiente para uma pessoa e totalmente ineficaz para outra. Já repararam que o resultado de um produto parece melhor para uma pessoa do que em você? Mesmo aqui no site, debatemos sobre produtos considerados excelentes para cada um, mas conhecendo perfeitamente o seu tipo de pele, você poderá descobrir melhor o funcionamento dela e que te trará benefícios reais e mais economia.

Tipos de Pele

Hidratantes de inverno para o corpo

Estamos acostumados a lidar com paradigmas antigos sobre tipos de pele: normal, oleosa, mista e seca. Mas soam muito simplórias essas categorias, porque na prática percebe-se que duas pessoas com pele oleosa, usando os mesmos produtos, uma pode ter benefícios excelentes e a outra, ao contrário, desenvolver alergias e manchas na pele. Foi pensando nisso que resolvi escrever esse post: para ajudar a elucidar um pouco mais sobre isso e trazer luz para possíveis dúvidas. Eu mesmo estou reaprendendo a conhecer a minha pele.

A primeira coisa é: pele “normal”. Pra mim isso é mito! O máximo que poderia ser uma pele “normal” é a pele de criança: fina, delicada, sem poros perceptíveis, hidratada na medida certa ou um pouco mais seca. Cosméticos indicados: hidratantes leves, principalmente para o corpo, bastão para os lábios em climas frios ou secos, filtros solares, sabonetes e shampoos para peles assim. Adulto com pele “normal” há dezenas: nas capas de revistas e anúncios publicitários, com camadas e filtros de photoshop.

Esse termo é ultrapassado, mas ainda vejo gente e, pior, profissionais de dermatologia e propagandas de cosméticos ainda usando essa terminologia. Aliás, a definição de pele normal, assim como seca, mista ou oleosa, surgiu na indústria de cosméticos, e foi popularizada especificamente pela cosmetóloga Helena Rubinstein. Mas a Dra. Leslie Baumann, chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, desenvolveu uma proposta muito interessante para a classificação de peles, o "Sistema Baumann de classificação em 16 Tipos de Pele".

É muito simpática essa proposta e em momento algum ela define uma pele como "normal" e, por exemplo, engloba uma característica da pele, a sensibilidade. A pele sensível é uma das muitas características da pele e não um tipo específico. Outro erro comum usado para vender produtos. Uma pessoa pode ter a pele oleosa e sensível ou seca e sensível. A compreensão disso poderia ajudar o consumidor na escolha de produtos adequados para o seu tipo “real” de pele.

Eu sugiro ler sobre os 16 tipos de pele. Há diversos questionários, além do livro Pele saudável (The Skin Type Solution) da Dra. Baumann, que podem ajudar a analisar melhor. Se for uma classificação que vai perdurar ou será usada pelos profissionais, eu não sei. Mas me parece muito mais correta até o momento do que usar uma classificação ultrapassada e nem sempre precisa no diagnóstico da pele e prometer falsas promessas para os pacientes.

Para entender melhor essa classificação, A Dra. Baumann estudou 1.400 pacientes e observou a característica da pele em quatro categorias:

1- Hidratação da pele

Determina o grau de hidratação da pele, podendo ser seca (dry) ou oleosa (oily).

Talvez seja o diagnóstico mais visível ao analisar a pele. A pele oleosa tem mais produção de óleo e precisa de produtos que não piorem a proliferação de sebo, ocasionando o entupimento dos poros e acne.

Questão de Pele

Loções mais fluidas, “oil free” (na minha opinião, não é passaporte para uma pele livre de espinhas porque não é só a presença de óleo na fórmula que pode entupir os poros e causar acne) e/ou com ingredientes desengordurantes e absorventes de óleo são permitidos, mas sem exageros para não agredir o manto protetor da pele. Produtos anti-inflamatórios são indicados para enviar a proliferação de bactérias.

Por outro lado, a pele oleosa costuma ser mais espessa, com poros dilatados e mais resistente às rugas e linhas de expressão, mas quando isso ocorre, tendem a ser mais profundas.

Pele oleosa

A primeira coisa é: pele oleosa, ou melhor, a oleosidade não é um “problema”. Se fosse assim, quem tem a pele muito seca seria uma pessoa realizada com a sua pele. O óleo natural da pele é uma defesa contra agressões externas: frio, vento, sol, poluição; funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de vírus e fungos presentes no ar. Fórmulas mágicas para acabar de vez com a oleosidade da pele são conversa de marketing. Até os melhores matificantes, um tempo depois de serem retirados da pele, esta começa a produzir oleosidade. O mesmo ocorre com géis e sabonetes de limpeza. Sem contar que fatores como alimentação, stress, hormônios, podem afetar diretamente a produção de sebo.

Brilho, suor ou oleosidade?

Brilho, suor ou oleosidade? Sim, é comum confundir as três coisas. O suor e a oleosidade você descobre com um teste simples: um blotting paper (papel absorvente de oleosidade) aplicado sobre a pele para remover o excesso de óleo. O brilho natural é tipicamente uma pele saudável, bem cuidada e hidratada. Determinados tratamentos como os retinoides e vitamina C dão esse aspecto. Uma pele com brilho natural e luminosa está para o conceito de beleza do que chamamos de “pele de pêssego”. Em contrapartida, uma pele opaca pode dar um aspecto desvitalizado, seco ou desidratado e é característica de pessoas que não têm uma boa retenção de água na camada córnea, não se alimentam de forma saudável ou fumam demais.

Eu, como tenho uma pela muito oleosa, tinha trauma de brilho excessivo, mas aprendi a perceber quando determinado produto com hidratantes deixa minha pele mais bonita e com brilho natural e a recompensa é que, em vez de ouvir “Nossa, como sua pele está suada?”, eu escuto: “Como sua pele está bonita hoje!”. A estima agradece!

Não adianta você querer secar a sua pele a todo custo que vai piorar ainda mais: pode ter efeito rebote ou ficar ressecada. Há alguns tratamentos que podem diminuir a produção de óleo da pele, como o roacutan, mas eu não o considero “definitivo”. Há inúmeros relatos de pacientes que seguiram todo o tratamento, tiveram ótimo resultado e um tempo depois a oleosidade voltou junto com as espinhas e cravos também. Se a sua pele é do tipo oleosa, porém resistente, raramente sofrerá de acne. Já as peles oleosas e sensíveis, ao contrário, são propensas a acne e rosácea. Estas devem ter mais cautela com os produtos voltados para peles oleosas, pois determinados ingredientes podem ser agressivos e piorar a sensibilidade da pele. Um processo inflamatório ocasionado involuntariamente por produtos de beleza, na ânsia de secar a pele e eliminar algumas espinhas, pode ocasionar mais espinhas e erupções cutâneas como reação. Veremos no tópico a seguir mais detalhes a esse respeito.

Limpeza da pele

Questão de Pele

Manter a pele higienizada é importante, principalmente porque o acúmulo de sebo e células mortas bloqueia os poros, ocasionando a infecção por bactérias e as consequentes espinhas. Existem algumas fórmulas tradicionais que são bactericidas e antisseborreicas, como a loção Alba (sulfato de zinco, sulfeto de potássio e água); soluções à base de enxofre e sulfacetamida sódica; soluções à base de enxofre e cânfora, conhecida como “loção rosada clássica”, embora algumas farmácias também disponibilizam com  resorcina, extrato de hamamélis, ácido salicílico em veículo alcoólico. Algumas dessas fórmulas conhecidas são a loção Beatriz (Dermatus), Secatris (Dermage) e as loções Clarifying (Clinique). E loções com hamamelis, calêndula, cânfora, mentol, também são usadas devido à ação ani-inflamatória, porém, veremos mais à frente que alguns desses ingredientes podem irritar a pele oleosa e sensível.

Pele seca

A pele seca mostra-se opaca, fina, áspera, não tem um equilíbrio de hidratação perfeito, pois a sua camada córnea não consegue reter muito líquido, podendo assim ressecar e descamar com mais facilidade, é mais sensível e precisa de produtos que reponham o manto hídrico. Tende a ter linhas e sulcos precoces, poros mais reduzidos e apresentam veias e vasos mais visíveis. Deve-se evitar produtos com muito detergentes para não ressecar ainda mais. Prefira loções e óleos de limpeza e pede hidratantes com ceramidas, ácido hialurônico e óleo para o melhor funcionamento da barreira cutânea. Produtos hidratantes e sérum com antioxidantes devem ser usados tanto no tratamento diurno quando noturno, pois é uma pele que envelhece mais rápido e precisa de proteção intensa. Alguns renovadores e esfoliantes são indicados para evitar o acúmulo de células mortas que podem piorar o ressecamento. Nem pense em ficar sem usar filtro solar. A pele do tipo seca e sensível requer mais atenção com produtos e medicamentos, pois são propensas a desenvolver coceiras, alergias e eczemas e muitos produtos encontrados nas prateleiras possuem substâncias que podem danificar a epiderme em vez de tratá-la.

Um tipo de pele que seria o mais próximo de “normal” é aquela levemente oleosa, entre sensível e resistente, pois tem nível ideal de hidratação e secreção de sebo.

2- Sensibilidade da Pele

Determina o grau de sensibilidade da pele, podendo ser resistente (resistant) ou sensível (sensitive).

Esta é a categoria que eu observo com mais atenção e a que mais tem reclamações. Quem busca produtos para a pele oleosa, por exemplo, acaba optando por ingredientes mais abrasivos, esfoliantes, matificantes, adstringentes, com AHAs, mentol, salicílico, retinoides e alto teor de determinados tipos de álcool (nem todo álcool pode irritar ou ressecar a pele, o álccol estearílico “stearyl alcohol”, por exemplo, é usado como espessante em cosméticos e hidrata também). Mas descobre com o tempo de uso que alguns desses ingredientes pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele e causar irritações, inflamações e manchas. Resultado: cliente insatisfeito e culpando determinada marca ou produto. 

Cuidados com a pele sensível

A pele sensível facilmente se irrita e por isso precisa de produtos com ingredientes mais suaves e em menor concentração. Se a sua pele, por exemplo, é oleosa, sensível e com tendência a pigmentação, melhor seria evitar esfoliantes muito abrasivos e produtos com muitos ingredientes adstringentes e anti-idade para evitar o surgimento de alergias. Mas se sua pele é oleosa e resistente, pode usar esfoliantes e ácidos fortes para melhor penetrar os ativos.

Cuidado também com receitas caseiras e produtos com ingredientes naturais. O que é “natural” não quer dizer que a sua pele vai suportar bem. Exemplos: frutas cítricas (limão, laranja, hortelã…), essências (eucalipto, ylang-ylang, sândalo, rosas…), cascas e caroços de árvores, plantas e frutas (apricot, nozes, grapefruit…) causam alergias e irritações em peles sensíveis. A própria menta (hortelã), o óleo proveniente dela, mentol, e a cânfora, usadas em loções higienizantes para dar aquela sensação de frescor e limpeza, também podem irritar uma pele sensível. Só lembrando que não há uma regra: a pele sensível pode ter intolerância a determinados ingredientes e boa aceitação com outros. Assim, temos exemplos aqui no site de leitoras com intolerância ao adapaleno, mas que reagem superbem à tretinoina; gente em quem o adapaleno não faz cócegas, mas não tem tolerância ao ácido glicólico.

De qualquer forma, evite produtos muito agressivos se a sua pele for muito sensível. A inflamação e a irritação causadas por produtos inadequados interferem na saúde da pele e é um alerta do seu organismo: a pele fica sem defesa natural, o que interfere nas moléculas de colágeno e, segundo estudos, pode causar o envelhecimento precoce.

Uma dica é aprender a ler as bulas dos seus produtos de beleza. Um parâmetro é que a lista de ingredientes segue em ordem decrescente da maior concentração para a menor concentração. Neste caso, se você não tem boa tolerância ao ácido salicílico ou álcool benzílico, opte por produtos que não tenham esses dois ingredientes na lista, ou, se for imprescindível, que eles encontrem-se no final da lista de ingredientes em quantidade mínima.

A Dra. Baumann relaciona quatro subtipos de pele sensível: acneica, rosácea, hiper-reativa e alérgica. Uma pessoa com pele sensível pode ter todos ou um desses subtipos. Certa sensibilidade a determinados ingredientes poderia indicar um tipo hiper-reativa, conforme comentei três parágrafos acima. Ao contrário, a pele resistente tem uma barreira maior contra as agressões externas, pode ser até mais espessa e precisa de produtos com concentrações elevadas para penetrar melhor. Se com essa barreira ela se mostra livre de irritação e pode usar qualquer tipo de produto, a mesma resistência pode restringir o beneficio de determinado ingrediente, pois nem todos os cremes e loções no mercado possuem concentrações elevadas para penetrar na pele resistente e surtir o efeito benéfico desejado.

Eu sempre tive dúvidas se a minha pele é resistente ou sensível, pois eu uso tranquilamente retinoides e abrasivos, mas determinados produtos à base de hidroquinona e filtros solares químicos com FPS acima de 50 podem causar sensibilidade do tipo hiper-reativa.

Questão de Pele

Acredito que determinadas peles podem mudar com o tempo ou uso de um produto, principalmente com ácido retinoico, tornando-se mais sensível ou resistente. No início de um tratamento com este retinoide, a pele apresenta uma maior sensibilidade do tipo hiper-reativa e, com o tempo, torna-se mais resistente e passa a tolerar até outros ingredientes mais fortes. No início de um tratamento com ácidos são toleráveis a irritação e a descamação, mas se esses sintomas persistirem por várias semanas ou piorarem, é recomendável suspender o uso e procurar um médico. Eu opto sempre por iniciar um tratamento com retinoico por um tempo para depois entrar com um despigmentante como hidroquinona ou arbutin. Minha pele parece suportar melhor.

Há outras opções de ácidos mais leves e, nem por isso, ineficazes. O ácido azelaico é um deles: promove uma boa renovação da pele e tem efeitos similares aos retinoides sem causar a mesma irritação. Além disso, reduz inflamações cutâneas, melhora o aspecto da acne e da rosácea e é indicado também para peles sensíveis com tendência a vasos vermelhos na face.

O oposto também ocorre: uma pele aparentemente mais resistente torna-se sensível após o uso de determinados produtos. Mudanças climáticas também podem interferir, principalmente quando uma pessoa está habituada a morar numa cidade mais quente e precisa morar numa cidade mais fria, a impressão que se tem é que precisa mudar quase todos os produtos habituais. A Dra. Baumann confirma e corrobora informando:

“Os tipos intermediários podem mudar de categoria, de acordo com fatores exógenos (ou seja, ambiente ou uso de produtos) e endógenos (flutuações hormonais, stress). Por exemplo, uma pessoa do tipo SRNE com alterações hormonais e stress em função de gravidez pode desenvolver acne. Sua pele pode ser tratada de acordo com as diretrizes do tipo SSNE até que a acne passe.”

3- Pigmentação da pele

Questão de Pele

Determina o grau de pigmentação da pele, podendo ser mais pigmentada (pigmented), com tendência a ter maior produção de melanina, ou não pigmentada (non-pigmented), com tendência a ter menor produção de melanina. A pele pigmentada é aquela mais propensa a ter manchas escuras como melasmas, lentigo solar (as manchas senis) e efélides (as famosas sardas), nesse caso, é preciso redobrar o cuidado com o uso ingredientes fotossensíveis, como os retinoides, e, claro, com a exposição solar, responsável pela alteração de pigmentação da pele. Também costuma apresentar manchas depois da incidência de acne, ou mesmo em locais onde ocorre machucados e picadas de insetos. A pele oleosa, sensível e pigmentada, por exemplo, corre risco de criar manchas, pois o aparecimento de acne pode levar a um processo inflamatório na pele e desenvolver manchas escuras.

O que conta neste diagnóstico não é o tom da pele/etnia (negro, moreno, amarelo, branco…), mas fatores genéticos e a exposição demasiada ao sol. Neste caso, podem ser evitados com cuidados da pele adequados e requer atenção especial para ficar atento a formulas com ingredientes que podem acentuar ainda mais isso e evitar tipos de agressões que aumentam a possibilidade de desencadear inflamações na pele. A Dra. Baumann cita, por exemplo, esfoliantes muito abrasivos e o componente soja que age como o estrógeno, ingrediente que pode causar manchas. O que me chama a atenção é que peles sensíveis e pigmentadas devem ter cautela com procedimentos como peeling químico e laser, pois pode causar manchas na pele em vez de atenuá-las. O mesmo cuidado deve seguir com depilações no rosto, principalmente com cera quente.

4- Tendência às rugas

Determina o grau de propensão de a pele ser enrugada(Wrinkled) ou firme(Tight). O que conta neste caso é a genética e o estilo de vida. Sim, a Dra. Baumann acentua que é um parâmetro que o paciente pode ter mais controle e assegurar que com hábitos saudáveis ele possa evitar um envelhecimento mais acentuado. Em momento algum ela fala em parar esse ciclo, mas envelhecer bem.

Eu acho falsa a ideia de olhar para a mãe ou o pai e imaginar como será no futuro. A genética pode contar, mas o estilo de vida de cada um vai determinar bastante neste ponto: hábitos alimentares saudáveis, práticas de esportes, proteção contra a exposição solar e outros agentes externos, o uso de cosméticos adequados, entre outros, vão contribuir na prevenção do envelhecimento precoce.

Envelhecimento precoce

Gêmeos podem envelhecer de forma totalmente diferente dependendo da vida que levam. Uma pessoa que fumou demais, consumiu alimentos pobres em vitaminas e se expôs demasiadamente ao sol sem fotoproteção comparada com outra que sempre se expôs ao sol com proteção e nunca fumou terão aparências distintas.  A foto retirada de um estudo feito em Londres sobre o efeito do tabagismo e o envelhecimento comparou irmãs gêmeas e o resultado é surpreendente.

Questão de Pele

Eu compartilho com ela que a prevenção é a melhor arma contra o envelhecimento da pele. Não acredito em fórmulas milagrosas, há muito marketing endeusando novos ingredientes que um tempo depois tornam-se obsoletos. Aliás, se eu pudesse escolher alguns ingredientes básicos seriam: filtro solar sempre, hidratante (dos mais básicos, como ceramidas), vitamina C (ótimo antioxidante e eficiente) e ácido retinoico. Utilizando na idade certa, ainda jovem, tenho mais certeza que a pele vai responder muito bem no futuro. Depois que as rugas e a flacidez já estão na pele, fica difícil reverter isso. As rugas atuam nas camadas mais profundas da derme e as maiorias dos produtos não conseguem penetrar tanto.

Assim, conhecendo essas quatro categorias você pode identificar melhor a sua pele e a combinação de tipos. Também ajuda a responder possíveis problemas na sua pele: acne é mais propensa em pessoas do tipo OS; manchas e rugas precoces são do tipo PE. Rosácea e eczemas também podem ser evitadas se conhecer melhor a sua pele. Por esses parâmetros a minha pele seria OSNF.

Aproveitando a boa genética da minha família, eu passei praticamente 15 anos só usando filtro + ácido. Ou seja, a resposta foi bem positiva e breve estarei com 40 anos e a pele quase intacta (tipo F). De alguma forma também eu reverti alguns pecados do passado: sou da geração anos 80, quando ainda não se falava muito em câncer de pele e proteção solar. Peguei muito sol durante a infância e adolescência, tive várias queimaduras por nunca usar filtro solar. Mas não tenho sardas e lentigos (tipo N) e a textura da minha pele, segundo minha dermatologia, é de uma pessoa na faixa dos 25 anos.

Cosméticos

De uns tempos para cá, eu passei a dar mais valor a uma pele saudável que um ideal de pele perfeita. Passeia aceitar a oleosidade natural da minha pele (tipo O) como um benefício; respeitar a sensibilidade da minha pele (tipo S). Mudei meus hábitos de tratamento. Fugi dos antigos paradigmas de ter apenas uma pele oleosa. Troquei meus produtos voltados apenas para secar, matificar, controlar a oleosidade. Optei por produtos sem esses rótulos. Joguei na gaveta meu hidratante Tri Activ (Normaderm) e passei a usar o sérum Regenerist (Olay)e osérum Idealist (Estée Lauder). Também reduzi o uso de sabonetes e loções com muitos ingredientes esfoliantes e abrasivos: troquei meu sabonete em barra Normaderm pelo Cleanance gel (Avéne) pela manhã, mas na limpeza noturna vario o gel de limpeza Mandom e um óleo de limpeza da Shiseido para retirar o filtro solar. E alterno ácido retinóico com vitamina C. Resultado: a pele não ficou muito oleosa, pelo contrário, mantém um equilíbrio natural. Espinhas são coisas do passado. A tonalidade dela também mudou: perdeu aquele rubor eterno e hoje está mais clara e com luminosidade.

Se pudesse eleger duas vedetes da beleza neste momento, seria a linha solar da Sofina e o CE Ferulic. Primeiro por que optei por usar protetores com maior concentração de filtros minerais (óxido de zinco e dióxido de titânio). Além de criar uma barreira estável e duradoura de proteção contra os raios UVA e UVB, são anti-alérgicos, ideais para peles sensíveis e dão um acabamento mais suave e não oleoso. Estou usando o Sofina Jenne Day Protector SPF 50/ PA +++. Este protetor parece que tem água do Santo Graal em seus ingredientes. Ele faz uma maravilha com a sua pele. De um dia para o outro você acorda achando sua pele impecavelmente bonita. Não é tão matificante como o Bioré Milk, mas ele tem uma textura e um grau de hidratação perfeito. Não acho que a minha pele fique opaca, mas sim com aquele brilho saudável que relatei no início desse texto. É um item obrigatório na minha vida para os dias mais frios de inverno. O CE Ferulic, apesar do preço alto, é um sérum com alta concentração de vitamina C, tem vitamina E e ácido ferúlico. Indico tanto para prevenção quanto tratamento para linhas, flacidez, tônus e tonalidade.

*Sugestões:

Muitos dos produtos que a Dra. Baumann indica não existem no mercado nacional, outros até foram descontinuados lá fora. Procurei listar algumas sugestões para vocês. Como um tipo de pele que muito predomina aqui é do tipo Oleosa e Sensível, ela sugere produtos que tenha ação anti-inflamatória para evitar espinhas e irritações, sem causar alergias:

Limpador: eu indico o Cleanance Gel.Ele purifica a pele e tem agentes anti-inflamatórios como água termal, que acalma e não irrita a pele; gluconato de zinco, outro ingrediente indicado pela Dra. Baumann como anti-inflamatório; curcubita Pepo, um seborregulador e CTAB, um antibacterecida. Ele faz uma leve limpeza, tem pouco detergente e quase não faz muita espuma. A Dra saliente que peles sensíveis ou muito secas devem evita limpadores com muita espuma, pois contêm mais detergentes e pode ressecar a pele.

* Não lavar a pele do rosto com shampoo. Vale para todos os tipos de pele. Quaquer tipo de shampoo tem detergente, mesmo que você use para retirar maquiagem dos olhos, enxágue! O Pedro indicou um estudo em que resíduos de surfactantes (detergentes) usados em sabonetes, shampoos, podem representar risco de envelhecimento.

Loção para completar a limpeza: ela nem indica muito tônicos, só loções anti-inflamatórias mesmo. Mas há alguns ingredientes com essa função que você pode usar, caso queira, como sugestão mais em conta eu indico o Tônico Adstringente Facial Olay – ele tem dois ingredientes que atuam como anti-inflamatórios que são a aloe vera e o hamamelis.

Hidratantes: listando alguns ingredientes indicados para esses tipos de pele, tem o tea tree (chá verde), o dexpantenol (provitamina B5), vitamina E e a niacinamida. Este último teria um efeito muito semelhante ao de um BB cream, devido as suas múltiplas funcionalidades: hidrata, regenera, recupera, renova, clareia. Todos esses ingredientes você pode encontrar no sérum facial regenerador Regenerist, da Olay. Ele é feito com silicones e dá uma textura primer à pele. Essse sérum eu sugiro usar pela manhã, após a limpeza e à noite. Eu aplico até com ácido. A Dra Baumann indica fazer uma mistura com uma gota de ácido e uma parte de sérum, mas eu prefiro aplicar separados. Ela por exemplo, indica o Aveeno Ultra Calming, com Feverfew: uma tipo de camomila romana indicada para acalmar e com ação anti-inflamatória, usado para o tratamento de rosácea. Tem propriedades também anti-oxidante, acalma e suaviza a pele comprometida e agredida. Feverfew é comprovada para reduzir a vermelhidão e irritação causada por agressões internas e externas. No Brasil, um similar seria o Roc Calmance hidratante facial, também com Feverfew e indicado para peles sensíveis ou intoleráveis, principalmente para quem faz uso de tretinoina e isotretinoina, tanto tópica ou oral. Infelizmente, esses dois produtos eu não achei em formula mais leve como gel.

– Filtro solar: Sofina, não indicaria outro!! Primeiro por que ele tem uma alta concentração de filtros inorgânicos (nanomateriais), ideal para peles sensíveis e reconhecido pela FDA como seguros (http://www.cosmeticsdesign.com/Formulation-Science/FDA-monograph-opens-door-for-formulators-to-exploit-inorganic-filters); protegem muito bem dos raios UVA e UVB; tem pouca concentração de álcool (uns 5%); e a versão White ainda tem extrato de camomila, previne e atenua manchas (tipos pigmentados, aproveitem) e também tem função calmante e anti-inflamatória.

Eu penso que o primeiro diagnóstico que um dermatologista deve fazer é uma anamnese do paciente: saber se seus hábitos alimentares, estilo de vida, características das peles na família, até mesmo saber o tempo de exposição solar delas. Sim, um trabalho quase de psicólogo. Os profissionais afirmam que os 20 anos de sol que uma pessoa se expôs no início da vida vão somar para o futuro. Se uma pessoa começou a usar filtro solar diário com 25 anos, não quer dizer que quando tiver 35/ 40 anos ela não terá manchas. Da mesma forma que eu vejo gente reclamando que usou um clareador e filtro solar e um tempo depois, as manchas retornam.  A nossa pele tem "memória", a culpa não é dos cosméticos. Assim, evitaria dinheiro gasto com produtos inadequados e frustrações com tratamentos prescritos.

Aprenda a conhecer melhor a sua pele e almeje aquilo que ela pode ser com os cuidados necessários. Afinal, o padrão de pele perfeita é uma pele saudável.

Agradecimentos ao Pedro M. e a Márcia Leme.

*Na web você encontra o site da Dra. Leslie Baumann.

– Livro “Pele Saudável” – Leslie Baumann/ Editora Elsevier. A edição brasileira está na primeira e várias sugestões de produtos já foram descontinuados. Nos EUA já há uma segunda edição revisada e atualizada.

802 comentários para “Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele”

  1. Avatar de Fernando Goober

    Oi Celisa, mais uma vez agradeço pela oportunidade!!! Ficou show a diagramação!!

    Bjs

  2. Avatar de Jenifer Maiara Zorrer

    ADOREIIII ESSA MATERIA,POIS FICAMOS INFORMADA TUDO SOBRE A NOSSA PELE

    BEIJOSSS

  3. Avatar de Teresa Simon

    Parabéns colegas! Resenha maravilhosa. bjus

  4. Avatar de Denise Barros

    PARABÉNS pelo post!! Muito bem detalhado e explicado!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Obrigado Denise!!!

      Bjs

  5. Avatar de Carina

    Gennnteee… que informações valiosas, li o texto rápido, mas com certeza irei ler novamente…Muito bom mesmo… Nando, com certeza se você se formasse em dermatologia eu ia ser a sua paciênte de carteirinha…. rsrsrsrs… Muito legal essa sua iniciativa.. Tô morrendo de vontade de comprar esse protetor solar japonês Sofina…esses produtos maravilhosos tem que ter fácil acesso aqui no Brasil…. Um forte abraço a todos!

  6. Avatar de Wilma Alice

    Qual site vende o sofina, procurei na internet e não achei

    1. Avatar de Fernando Goober

      Há vários sites estrangeiros.. aqui no Brasil eu compro com a vendedora Vania do ML.

      vaniasousil@gmail.com

      Aproveita que ACABOU de chegar o Sofina Lucent.. esse filtro eu estou esperando muito!!! Acabei de pedir o meu!! Mas sempre acaba rápido pq tem uma lista de pendencias p entregar!!

  7. Avatar de Thalitta

    mais esclarecido do q isso nao da,nossa pele agradece

  8. Avatar de Pri

    Nando ……….

    Parabéns pela resenha completisima , sabe que me vejo em várias situações que voce cita no texto .

    Olha começarei a “reparar” mais na minha pele , quanto aos tratamentos , produtos, qual é a reação , o que foi satisfatorio, e acho que quando a pessoa começa a entender sua pele , saber defini-la , já é um grande passo , p o sucesso dos tratamentos.

    Como sempre tive a pele oleosa demais , sempre evitei óleo em qualquer formula , mais falo que muitas das vezes desanimei com varios produtos , criei expectativas e na hora que uso , não era realemente aquilo que almejava e precisava , minha pele tem vontade propria , se revolta fácil , dependendo dos produtos utilizados, eu estou aprendendo a lidar com ela ainda , agora observarei ainda mais , depois desse imenso post delicioso de ler , poderia ter 50 paginas , que lia numa boa , muito fácil de entender.

    Essa “coisa” de querer secar a pele a todo custo , sempre fui assim , estou vendo que não é bem assim que as coisas funcionam , é muito diferente , acho também que é individual, cada um reage de um forma.

    Quanto a limpeza sempre fui adepta , e jamais lavo rosto mil vezes ao dia , no maximo tres, isso já ajuda muito, agora protetores não tenho um 100% ainda , como já disse em outros posts , agora só aumentaria ainda mais meus cuidados diarios .

    Obrigada pelo texto maravilhoso, tá sendo super útil
    Agradeço a Celisa por publicar sua resenha maravilhosa .

    E olhos concordo plenamente com Marcia Leme , invista nessa area , pq vc faz muiuto bem e entende do assunto .

    Sucesso a vc!!!!

    bjos

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Pri

      Mas eu procurei usar exemplos aqui de vcs!! rs.. minha inspiração em alguns momentos foi a Biazinha.. e outras leitoras que entram em contato comigo!!

      Mas na verdade, esse texto tbm foi inspirado num amigo meu que, para acabar com a oleosidade da pele, fez um monte de sandices: usava dois ou três matificadores, leite de magnésia e todas as receitas que encontrava na web.. toda dica que ele me pedia, ele fazia errada: pediu dica de filtro solar, indiquei o Bioré milk! Dai, ele aplicava o filtro e retirava com demaquilante + esfoliante + sabonete anti-acne + leite de rosas!! Resultado: a pele além de não secar, piorou e brotaram espinhas.

      Ele me pede uma dica p secar, indiquei o clinagel p aplicar nas espinhas.. ele aplicava e depois, p “ajudar”, espremia com os dedos!! Inflamou!!!!!

      Depois, resolveu gastar um tubo de Isotrex em um mês!! Isotrex é muito forte.. e o tubo dura três meses. A pele dele foi para o brejo – sem contar que resolveu usar hidroquinona junto!!!!

      Agora está com a pele toda inflamada, embora o isotrex acabou com as espinhas, mas tem que tomar antibióticos orais e tópicos.. ele que é negro, está vermelho!!

      Pelo amor de Deus!!! Cuidado com receitas caserias.. dicas “infalíveis” na web… e não trate a pele oleosas como se fosse um karma!!!

      Por isso que resolvi escrever esse texto!!! Limpar a barra de quem tem pele oleosa e ajudar a esclarecer que cada pele tem uma característica e não dá para fazer mil coisas para ter a pele do astro de Hollywood – que se duvidar, sem make up é pior que a sua!! rs

      Bjs

      1. Avatar de Pri

        Oi, Nando

        Não apareceu seu comentario no mau email, entrei agora na resenha e vi…….

        Sua inspiração foi as meninas do blog e seu amigo, que bom, por isso nos identificamos muito lendo neh , bem legal isso da sua parte……..

        Olha a internet ……é muito boa p/ pesquisar , saber sobre algum assunto, mais tem parte ruim também, pq tem gente ensinando de tudo, tem coisas que realmente ajudam, outras que olha , vc não acredita que pessoa faz aquilo , sou muito curiosa , sempre fui , sempre procuro pesquisar qdo dermato passa medicamento, pomada etc, vejo cada coisa , há um tempo atras estive pesquisando sobre Bepantol solução, pq queria experimentar na hidratação dos cabelitchos, vi tanto coisa , tem varios videos , mais nem tudo se deve levar a serio , mais tem muitas coisas legais , que voce se identifica.

        Vc já “arrastou” mais uma pessoa p/ filtros asiáticos , que bom, quem sabe agora esse seu amigo consegue fazer um tratamento legal p/ pele , nada melhor que esses filtros já que ele tbém tentou de tudo.

        Nando tentei comprar Clinagel, mais só é vendido com receita médicaaqui onde moro,
        achei bem interessante ter uma pomadinha dessas em casa , assim quando surge acne , já tratamos, vi pela sua experiencia que é muito boa .
        Olha Expremer espinhas é a pior coisa , mais confesso que as vezes faço isso , não aguento, mais to tentando me controlar mais kkkkkkk, sei que ficam marcas .

        Nossa Nando esse seu amigo seu deu muito mal, com essas receitinhas na net , serve como exemplo a todas nós aqui do blog .

        Como disse meu medico , não adianta vc querer cuidar da pele vendo e fazendo o que os outros usam, não pode sair por ai comprando e uando, pq o que foi bom p um pode não ser bom p vc , e outra não existem uma formula magica ainda , como muitas empresas anunciam, puro Marketing, p/ atrair as pessoas , muitas delas nem pensam , já compram, bom cada um faz sua parte , o que algumas empresas querem é vender.
        Quando que elas deveriam focar na qualidade e satisfação do cliente .
        Bom mais isso é assunto longo.
        Nós é que temos esse dever , de conhecer nossa pele e buscar sempe pelo melhor produto.
        E nada de receitinhas milagrossas neh kkkkkkkkk

        Realmente sua resenha ajuda muito , nos dicas ótimas amei neh ……..
        Olhas acredito que esses artistas famosos , usam maguiagem demais , acabamn mascarando muito defeitos na pele, rugas etc.

        Vc já usou Triderm? o que acha?
        To usando ele , fico vermelhinha , rosinha , nada demais , descamo um pouquinho , achi melhora bem manchinhas de acne , mais to achando MUito OLEOSA a pomadinha , nossa cordo parecendo um espelho, escorre oleo, até agora não aparceram espinhas , mais me dá medo isso .

        bjos

        1. Avatar de Fernando Goober

          OI,

          Nunca usei.. mas eu acho os clareadores vendidos aqui mt oleosos sim.. eu usava um que era pomada.. textura terrível e cheiro péssimo!! Mas como eu nunca tive manchas e o máximo que eu usava era clareador para melhorar a tonalidade.. quando eu tinha aquelas manchas vermelhas que ficam após uma espinha.. a própria renovação natural da pele com o o ácido já sumiam om elas

          1. Avatar de Pri

            Então , Nando

            Não tenho muitas manchas não , acho que até um outro acido iria ajudar , estou usando p/ saber , vou usar uns tres meses p ter ideia , e olha essas pomadinhas são olesoas mesmo, na hora que passo não, mais de manhã vejo bem como fica .

            Seria legal um post sobre clareadores , ver as opiniões das meninas (os) que usam .

            bjos

  9. Avatar de Thalitta

    ah,e o Sofina White Fp50 realmente eh a descoberta do seculo,chegou anteontem e estou com os olhos brilhando por seu efeito matificante

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Thalita.. e pensar que toda a linha Sofina é assim:

      O Jenne dá um efeito lindo na pele.. a cobertura del parece ainda melhor que o White.

      E o Lucent, q estou esperando ansioso p é o mais mate deles.

      Bjs

    2. Avatar de Pri

      Oi, Thalitta

      Você comprou Sofina White , está adorando muito bom saber disso .

      Vc acha ele bem matificante ? sua pele é oleosa demais ou é mista?

      bjos kerida

      1. Avatar de Thalitta

        Pri

        eh mega oleosa que enfrenta calor de 42°graus na sombra do Nordeste,por isso meus olhos brilham com descoberta desse filtro por causa do Fernando e auxilio do Pedro ,nao incomoda ,dura horrores,e tenho certeza que ira auxiliar em melhorar o aspecto da minha pele

        Fernando,nem fala isso,nem vou esperar muito e pedir ja Sofina Jenne kkkkkkkkkkk ,demora uns 20 dias pra chegar com o vendedor do ebay super simpatico ,viciei agora

  10. Avatar de Genaura Olivia Dos Santos Silva

    muito bom esse tratamento de pele mas eu faço natural com limão. abacate.mamaõ
    etc. bjsss

  11. Avatar de Marinaapmello

    que maravilhosa materia,que bom poder ter toda estas informaçoes,obrigada meninas voces estao realmente fazendo a diferença no dia de algumas pessoas.muito obrigada beijos

  12. Avatar de Jeanne

    Nando, parabéns pelo trabalho! muito esclarecedor e objetivo. Gostaria de saber sua opinião sobre qual vit C vc considera melhor: o Hydracid C20 ou o CE Feluric? Este último, pela sua descrição, parece mais enriquecido, mas o primeiro não teria um teor maior de vit C? Estou gostando muito do Hydracid, minha pele (que parece ser OS) adquiriu uma textura muito macia, porém, se houver outro melhor….vamos atrás, né? Obrigada!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Jeanne,

      Obrigado!

      Olha, são dois produtos diferentes. O Hidracid C20 tem 20% de vitamina C concentrada, seria uma vitamina derivada.. o CE Ferulic tem 15 de vitamina C pura… que parecer ter um efeito maior. Além de ter Vtamina E e ácido Ferúlico. Eu uso cada um de forma diferente: o Hidracid só no contorno dos olhos.. e o CE Ferulic na face. No meu caso, a vitamina C está sendo mais preventiva.. numa pele mais desvitalizada a melhora é mais observada.

      Bjs

  13. Avatar de Lilian Graciela De Oliveira Brito

    ótimo post, linda. meu rosto tem tendencia a oleosidade e acne, foi o tempo que usava tudo e me preocupava demais com isso. hoje em dia lavo o rosto com sabonete pra rosto oleoso e passo filtro solar e papo encerrado. não sou mais fissurada com isso, o resultado: minha pele melhorou mais de cinquenta por cento. beijos e obrigada pelas dicas.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Pois é… eu percebi isso comigo tbm. vc acaba tratando mt a pele com intuito de sanar esse problema: sabonetes, loções, matificadoes.. mas a pele se acostuma com isso e os produtos servem apenas como “camufladores”.. quando a pele está sem nada.. o óleo continua como sempre. Claro que a pele oleosa, produz mais óleo naturalmente… mas eu sentia que a minha produzia mais do que já produziu. Agora percebo que quando estou sem nada na pele (deixo sempre a pele limpa por umas 5, 6 horas.. ou nos finais de semana, passo uma noite sem suar nada) a pele demora muito mais para ficar brilhando.

      Bjs

  14. Avatar de Jeanne

    Muito obg pela rapidez na resposta. A frase “numa pele mais desvitalizada a melhora é mais observada”, é referente ao CE Ferulic? fiquei na dúvida. Grande abraço!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Para os dois produtos.

      A vitamina C atua tanto na prevenção (antioxidante, efeitos nocivos do sol) quanto tratando ( perda de tônus, manchas, desvitalizada). Numa pele jovem, vc ver ligeira melhora, mas no futuro sua pele agradece.. já em peles maduras, você nota os efeitos dela de forma diferente. No meu caso eu noto maciez, tônus, cor… mas como não tenho manchas, rugas, flacidez.. não percebo nada gritante. Mas entre as duas opções, sem duvidas: CE FERULIC!

  15. Avatar de Luciana

    Minha pele é oleosa e sensível com pólos dilatados. Mas, estou morando em um lugar que é extremamente frio e seco conseqüentemente minha pele está seca e em alguns momentos descamam e ainda surgem algumas espinhas.
    Tenho usado produtos para pele seca e crèmes para hidratar e tentar um meio termo. Está complicado!!!
    Parabéns pela resenha!!!
    Luciana

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Luciana,

      Vc ilustra mt bem o que a Dra Baumann ensina!! A sua pele muda e acordo com o ambiente tbm.. observe determinadas áreas onde esse ressecamento é mais intenso.. principalmente as laterais do rosto. O queixo e as dobras do nariz, embora localizam-se na zona T.. descamam mt em peles sensíveis. Evite banho mt quente..

      Bjjs e obrigado.

  16. Avatar de Dani

    Poxa que resenha incrível!!!

    Parabéns Ce e Nando! Sempre dedicados a nos passar tanta informação bacana!

    Bjosss

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Dani!!!

      Obrigado!!! A Celisa é um amor, pois ela dá sempre essa oportunidade para compartilhar aqui!! O que torna o site mais badalado e fiel de leitores.. e digo isso pq já visitei vários.. dificilmente você encontra a receptividade que tem aqui!!

      Bjs

  17. Avatar de Luciana

    Oi Fernando, muito boa a sua resenha! Tenho uma perguntinha: o que foi estudado sobre as diferenças entre a pele masculina e a feminina?

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Luciana,

      Até onde estou lendo.. não vi nada especifico assim.. pq ela abrange a pele de modo geral.. usando exemplos tanto de homens quanto mulheres. Mas eu acho que nessas categorias já explica mt.. pq há segmentos voltados para público masculino que eu, particularmente, nem gosto muito!!

      Primeiro pq há produtos masculinos que eles julgam ter a pele mais “cascuda”..rs.. com ingredientes mais forte.. para penetrar melhor na pele.. e a minha pele não ´desse tipo. Eu fui usar a versão masculina do loção esfoliante da Clinique e me dei mal: mt concentrada e a minha pele ficou avermelhada demais!

      Há o marketing de vc usa embalagens mais ousadas e esportes para rapazes, incluindo fragrâncias.. e aquela coisa mais floral p moças.. com ingredientes similares.. aqui vc encontra mt produtos para pele masculina com FPS muito baixo.. lá na Àsia percebo que é bem diferente..

      Então, pensar em pele feminina = suave, fina, delicada X pele masculina = grossa, resistente, firme.. é meio furada e vc percebe isso quando avalia os tipos de pele. Claro que há fatores que podem alterar, no caso, muheres e hormônios.. mas isso até os rapazes podem passar..

      Se eu encontrar algo assim que responda mais diretamente isso.. falo aqui!!

      Bjs

  18. Avatar de Mariana

    Amei a materia! parabens!!!

  19. Avatar de Scheila

    Nossa estou admirada, fui na dermatologista esta semana e ela não me esclareceu nem metade das minhas dúvidas, se eu soubesse teria esperado este post kkkkk….

    Chegou a doer no meu coração, pagar um valor alto pela consulta(R$100,00 por 15 minutos) e ela nem olhou direito na minha pele e ainda praticamente me mandou jogar fora meus produtinhos da Neutrogema, ela me passou:

    Dermotivin Control: sabonete líquido para pele muito oleosa

    Effaclar M: indicado para regular o sebo (e o que mais quero na vida fechar os poros) para usar a noite.

    MinesolOil Control: como protetor que, já usava por indicação aki do blog.

    Tenho a pele mista(apesar de ter lido o post fika o vicio)rrsrsrs

    Com bastante cravos, e os poros abertos (bem abertos) na região prox. ao nariz e testa, tava louca para usar uns acidos mais ela nem tocou no assunto e eu fiquei só na vontade.

    Alguém usa algum destes produtos?????

    Bia e Nando tô louca para usar uns acidos pq será q ela não me indicou???

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Sheila,

      Sua reclamação é o tema inicial desse post… rs.. eu leio sempre isso. Olha, quando for na sua próxima consulta, converse mt bem com seu dermato e faça valer o dinheiro investido. Uma coisa que eu faço é reler a receita e triar todas as dúvidas sobre cada produto indicado. Não é novidade o profissional passar algo que ele nem testou ou sabe se vai funcionar.. são tantos lançamentos que eles recebem dos representantes que já viu!! Eu já usei um clareador que eu tive, por conta própria, pesquisar sobre ele e depois explicar p minha dermato (na época) como atuava os ingredientes.

      A sua receita é o trivial que eles hoje indicam

      Sabonete p pele oleosa? dermitivin ou Effaclar
      Filtro solar p pele oleosa? Minesol, Anthelios..

      E assim vai.. se três pacientes forem no mesmo profissional com a reclamação de oleosidade.. os três recebem a msm indicação de produtos!! Ai entra no que eu falo: mas será que os três têm realmente o msm tipo de pele???

      Eu só usei o Minesol.. e já usei o dermotivin em barra. A linha Effaclar eu já tive ardência com alguns produtos..

      Bjs

    2. Avatar de Fernando Goober

      Ah..

      Os ácidos e limpeza adequada vão ajudar a melhorar o aspecto dos poros.. mas n espere que eles sumam.. pq deve ser característica da sua pele. o que pode ocorrer é o acumulo de sebo ou msm outras substancias aumentar um pouco mais e com a limpeza, eles atenuarem.O acido conforme renova a pele, melhora a textura dela..

      Eu com todos os cuidados de limpeza e ácidos, meus poros não são fechados pq é assim é o meu tipo de pele. Só que eles não “gritam” mais como antes…rs.. são mais superficiais..

  20. Avatar de Heloisa

    Era de um texto assim que estávamos precisando. Parabéns Nando!

  21. Avatar de Beninha

    como é que se aplica ácido na pele junto com o sérum facial regenerador Regenerist, da Olay?

    1. Avatar de Fernando Goober

      Beninha,

      A Dra Baumann indica para peles oleosas e sensíveis usar um retinoide com um sérum. Ele indica o retin micro e dá ua lista de sérum, entre eles, o Sérum 10 (Skincelticals): mistura uma porção de retinóide do tamanho de uma ervilha com duas gotas de serum, aplicando sobre a face e pescoço.

      Eu prefiro usar separado: aplico primeiro meu ácido em gel-creme e espero 10 minutos para aplicar o sérum da Olay, que é um gel siliconado. No caso de sérum líquido, tipo da skincelticals, eu ia preferir aplicar antes e depois o gel-creme com retinoide.

      Bj

  22. Avatar de Beninha

    b

  23. Avatar de Katuscia

    Nando!
    Esses cremes anti-idade nacionais são bons?, ou não vale a pena investir.

    1. Avatar de Fernando Goober

      São bons sim.. a linha da Skincelticals é ótima!! A linha Redermic [+] tbm. na verdade, são “nacionais” pq são comercializados aqui, mas a maioria desses produtos são americanos ou europeus. Marcas nacionais mesmo temos poucas boas opções, mas eu nunca usei antissinais do Boticário, Natura.. não posso indicar.

  24. Avatar de Jaqueline

    Parabens pelo texto, muito objetivo. Estou muito agradecida pelas informaçoes. Pois tenho pele sensivel com tendencia a oleosidade e tenho bastante acne. Nunca consigo ter um equilibrio entre produtos. No momento estou procurando um sabonete pois o q estou usando q mandei manipular não estou satisfeita.
    Nando o que vc me sugere.

    Abraços.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Jaqueline, obrigado!

      O que vc usa como ingrediente no seu sabonete manipulado? O que eu indico, o Cleanance, é voltado para peles sensíveis, com tendência á acne.

      Bj

      1. Avatar de Jaqueline

        Oi Fernando.
        Eu uso 20% de acido salicilico.
        Não consigo usar nenhuma loçao facial pois escamão a minha pele e queimam a minha pele, entao abandonei e fico reciosa em usar qq tipo hehehhe.
        Mas qnto ao protetor facial estou usando um serum da vita derm com fato 30, estou satisfeita mas vou comprar esse q vc indicou….

        Obrigada.
        Bjuss

        1. Avatar de Jaqueline

          Opss…
          Vou comprar este protetor solar q vc indicou, fiquei muito curiosa…… hehehe

          Bjuss

  25. Avatar de Alexandra

    Resenha perfeita. Fiquei maravilhada com informações bem detalhadas e esclarecedoras. Nunca li um post que prendesse tanto a minha atenção como este. Meus parabéns.
    SIMPLESMENTE MAIS QUE ADOREI!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Alexandra

      Muito obrigado!! Bjss

  26. Avatar de Ana Claudia

    nando noooooooooossa vc se superou com essa materia parabens , eu tenho a pele bem sensivel talvez pq sou riuva ,tenho sardas tb e de uns tempos pra ca eu estou tendo uma alergias que so esta sumindo com candicort tenho um pouco de medo de ficar passando pq eletemdipropionato de betametasona0,5 cetoconazol20mg queria saber se tem algum perigo de ficar passando ele no rosto ,eu intercalo com bepantrz ehipoglos amendoas e de dia eu tou passando rugolpq os outros estoa me dando alergia por favor me ajude obrigada beijos

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Ana,

      Vc já foi num dermato para identificar a causa desse alergia? O candicort é indicado para micoses e outras inflamações na pele mas por um curto período de tempo. Qualquer anti-inflamatório deve ser usado por pouco tempo. Mas tem que saber que tipo de alergia é essa: se é causada por algum síntona externo (poluição, ambientes), comida, cosmético.. se vc msm percebe que alguns desses produtos estão ainda piorando ou ocasionado essa alergia. Alergia sempre é desagradável e marque ua consulta com um médico.

      Bj

  27. Avatar de Elaine Roventini

    Nando meu dermatologista predileto…kkk, tenho 41 anos, pelo boa, pois cuido desde sempre, mas tenho olheiras, pele mista ( vicio…kkk ), quero q vc me indique, creme para aréa dos olhos ( tenho olheiras ), creme hidratante face/pescoço e colo, protetor solar da sofina q mais se enquadraria em mim…quero ficar com esse proteor como se tivesse feito maquiagem, ou seja, a pele linda…kkk…ahhhhhhh e um acido básico para usar em casa.

    bjus

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Elaine..

      Olheiras é uma coisa que eu não levo muita fé nos cosméticos que prometem acabar com elas.. para mim, o mais eficiente é o corretivo! rs.. Se for genética ou fadiga.. este último vc resolvem com descanso, noites de sono e compressas.. genética o máximo que consegue é atenuar, mas elas voltam. Eu gosto muito da dobradinha ácido retinoico + vitamina C n área dos olhos, pq o 1º ajuda na circulação da pele, estomula a irrigação e essa áera fcia com aspecto avermelhado, diferente.. a vitamina C tbm ajuda pq melhora o tônus e o brilho.. eu digo isso pq eu tenho essa área bem clara, quase que o oposto de olheiras.. e minha amiga que faz isso – quando tem dedicação p isso – observa melhoras nas olheiras dela que são de família..rs Tbm prefira cosméticos com cafeina e vitamina K pq estimula a circulação e ajuda a clarear.. mas são tudo paleativos, ok?

      Todos os filtros Sofina dão um ótimo acabamento.. para a sua pele eu indicaria o Sofina Jenne: ótima cobertura base, pele sequinha na medida certa e u grau de hidratação ótimo.. parece até que a pele rejuvenesce. E como vc quer um hidratante, já usa dois em um!!! Pq ele não sai muito barato não e já economizaria.

      Ácido vc tem que ir num dermato.. pq não é cosmético. O melhor de todos ainda é o retinoico. Peça para o seu dermato passar o retin micro.

      hidratates mais em conta.. veja os produtos da Olay.. eles tem Niacinamida.

      Bjs

  28. Avatar de Scheila

    Nando,

    Brigada por sua resposta, concordo contigo dermato deveria ser um “psicologo” de pele kkkk…. ela concerteza nem reparou na minha pele, e concerteza não sabe metade das informações que vc possue, mais tudo bem…. acredito que a escolha de um profissional deve ser bem pesquisada para não ficar decepcionada como fiquei 🙁 🙁

    Sei q vc não é demato, mais uso muito de suas dicas vc poderia me indicar algum ácido??? nunca tive sensibilidade com negum produto.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Sheila.

      Como eu respondi acima.. o ácido deve ser indicado por um dermato, pq é vendido com receita e deve ter acompanhamento. Como eu falei, a nossa pele, pormais que tenha reistencia, isso pode mudar.. perincipalmente com ácidos: se sua pele for sensível, deve-se iniciar com u mais leve, na faixa de 0,025%.. se for muito resistente.. talvez o ácido em baixa concentração não dê mt efeito.. e a sensibilidade da pele não tem como prever assim.. há o tipo hiperreativo que ocorre quando sua pele não se dá com um ingrediente.. vai que é justo esse que a sua pele resolve encanar? E há outros tipos de ácidos.. mas tente com tretinoina.. já vai numa próxima consulta com uma listagem de coisas que você gostaria de experimentar… eu fiz muito isso! Já fui numa dermato que não queria me passar ácido e eu já usava há 10 anos!!!! Nem gosto de lembrar dela.. pq ele passava a consulta TODA virada p computador dela e as receitas saiam impressas.. pareciam que já estava prontas no arquivo e tudo..!!

      Bjs

  29. Avatar de Gisa

    parabéns fernando otima resenha. tenho a pele oleosa e sensivel . se uso acidos no rosto ela fica bem vermelha e descama com facilidade e se não uso fica aquela coisa oleosa que eu detesto.
    ja usei roacutam ha 7 anos e realmente meklhorou bastante mas sem pre volta algumas espinhas.
    No momento estou usando a loção Sicatriz mas não estou vendo muita diferença.
    Estou pensando em voltar para o roacutam pelo menos 3 vezes na semana por 3 meses que e a dose rejuvencedora ou fazer peelings. Porem como tenho cicatrizes tb penso no pixel porem tenho um pouco de receio da dor e do pos procedimento.
    Otima resenha mesmo. bjs

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Gisa

      Mas qual ácido? Eu citei o azelan, vc já usou? Pele mt sensível se dá melhor..

      A loção secatriz é mais para higienizar e evitar inflamações.. mas ela tem canfora.. se a sua pele tiver alguma reação com isso.. tem que ver.

      Sobre peeling é legal conversar com um especialista e ver com el o melhor procedimento.. principalmente para as cicatrizes e saber dele quais os resultados esperado e evitar desilusões. Pq é um investimento.

      Bjss

  30. Avatar de Lucielma

    Muito boa a dica! Valeu…

  31. Avatar de Marcia

    Nando, com tanta informação maravilhosa, sugiro que vc escreva um livro a respeito. Serei a primeira a comprar e fazer propaganda. O q vc acha de laser no rosto para rejuvenescimento e redução de olheiras? Pretendo fazer na proxima semana . Será válido o custo benefício? bjs!!!! marcinha

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Marcia,

      Mas já existe um livro sobre o tema.. rs.. Pele saudável, da Dra Leslie Baumann!!! rs

      depende do tipo de laser e o do tipo de profissional!! Qual vc fará? E para qual finalidade?

      Bjs

  32. Avatar de Katuscia

    Obrigada pelas dicas, e parabéns pela matéria esclarecedora!!!!!!!
    Bjs!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi, muito obrigado!!

      Bjs

  33. Avatar de Cleia

    Parabéns!!
    Muito obrigada por tantos esclarecimentos e ótimas dicas!!
    Bjo

    1. Avatar de Fernando Goober

      Obrigado Cleia!!

      Bjs

  34. Avatar de Susana Lessa

    Parabéns Fernando, fabulosa sua resenha (reportagem).
    Eu também estou usando o sérum Regenerist Olay e o adstringente, minha pele melhorou muiiiiiito. Bjs p/ todos.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Obrigado!!!

      Gosta da textura do Olay? Ele tem silicones e parece até um primer.. deixa a pele bonita logo após a aplicação.. pena que os produtos indicados para pele oleosa, como o Tri activ, não faz isso!!

  35. Avatar de Fernando Goober

    Amaury

    Obrigado por sua viista!!

    Abraços!!

  36. Avatar de Ana Claudia

    obrigada nando por vc me responde e acho que vou ter mesmo que procurar um beijinhos

  37. Avatar de Renata

    Oi Nando vc está de parabéns !
    Já peguei várias dicas aqui do blog! Nando minha pele é oleosa e com manchas. Quero muito comprar o sofina, qual vc me indicaria ? Onde eu posso comprar o CE Ferulic ? Abraços !

    1. Avatar de Fernando Goober

      Obrigado!!

      Indicaria o Sofina White que tbm é clareador!!

      O CE Ferulic sugiro pesquisar MUITO nas farmácias e sites.. pq o preço dele é salgado!! Vc encontra de 230 até 280 reais.. dai, escolha o menor valor e se for o caso, uma boa forma d parcelar!!

      Bjs

  38. Avatar de Rosely Dias Da Silva

    Olá! Parabéns pela resenha!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Rosely, muito obrigado!!

      Bjs

      1. Avatar de Pati

        Nando… minha pele é fina, com forte tendencia a flacidez (creio que se enquadra no que chamamos de pele seca) e tenho 33 anos… uso de vez em quando tretinoina e o revaléskin… e filtro solar Anthelios…. vc me recomendaría o CE Ferulic e será que o acido azelaico seria melhor que tretinoina….. me salve Nando estou em duvidas…
        Um abraço querido!! Suas explicações são muito esclarecedoras deixa muito dermato com inveja…

  39. Avatar de Bianca

    Oi gente! Muito obrigada pela riqueza das informações. Fiquei super informada sobre muitas coisas que não sabia.
    Obrigada de coração.

  40. Avatar de Renata

    Fernando

    Muito obrigado !

    Abraços !

  41. Avatar de Patchu

    Amei!

    Parabéns pelo riquíssimo conteúdo e pelo interesse em compartilhar conosco.

    Beijos.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Patchu,

      Obrigado, bjss!!!

  42. Avatar de Rosiana Pereira

    olá pessoal, gostei muito da resenha e queria aproveitar para fazer um desabafo e gostaria que vcs me ajudassem
    Tenho pele oleosa e com manchas tipo melasmas, já fiz tratamento durante um tempo com medicamentos e peeling, o que na época melhorou mas depois de um tempo acabou voltando. No momento faço uso do Vitacid, mas até agora nao vi nenhuma melhora significativa.

    Por favor gostaria da opinião de vcs.
    Tomo todos os cuidados, uso protetor solar regularmente e produdos adequados para o meu tipo de pele.

    Gostaria de algumas sugestões de produtos.

    1. Avatar de Heloisa

      Olá Rosiana!
      Tenho os mesmos problemas que vc. Tô usando Triluma, já tá no final. Quando acabar vou usar o Triderm que ainda não conheço, mas o dermato indicou.
      Mas esse nosso problema é pra sempre, viu Rosiana. Não existe cura pra tendência a manchas, melasmas. Se pararmos o tratamento piora. Conseguimos apenas amenizar… Fico triste às vezes, mas é a realidade. Vou testar o protetor Sofina que o Nando elogiou. Afinal, proteção solar eficiente pra nós é fundamental, né.
      Vc achou que o peeling ajudou, qdo vc fez? Vc fez foi o peeling químico? Me diga o que achou. Abraços!

      1. Avatar de Fernando Goober

        Heloisa, o triluma, triderm e o vitacid plus são produtos similares.. so q de empresas diferentes.. n sei qual é o “original” e quais são os “genéricos”..rs

        E sim, melasma e complicado.. vc consegue atenuar, mas retornam.. veja, a Debora block.. ele trata ha anos… nunca deixa d suar bloqueador e clareadores.. mas com um bom porduto e evitar o sol, vc consegue atenuar bem!! sem contar o fator hereditário, o tipo de pele e o tempo de exposição solar.. uma criança, por exemplo, que faz uso de protetor solar nessa idade.. pode chegar a idade adulta sem esse diagnostico..

        Abuse de protetor.. esse Sofina tem clareador.. ou seja.. vc protege a sua pele mt bem, tem a vantagem que a textura dele dá um acabamento aveludado que parece ate que atenua e ainda clareira gradativamente.

        Bjs

        1. Avatar de Heloisa

          Então, Nando… meu dermato disse que posso usar Triluma ou Triderm, mas Vitacid Plus ele não gosta pq disse que não viu bons resultados em seus pacientes. Estou comprando o Sofina Lucent com a Vânia e o gel Mandom tb! Não fico sem protetor de jeito nenhum. Se o Sofina tem clareador, melhor ainda pro meu caso! Ainda bem que vc apareceu no meu caminho, viu Nando! Ótimas dicas! Bjão

      2. Avatar de Rosiana

        Oi Heloisa

        Então, os peelings que eu fiz foram: no inicio fiz dois de acido glicólico+acidoacetilsalicilico com intervalo de 30 dias entre um e outro. Depois eu passei a fazer o de acido retinóico que foi muito bom por sinal. Usei tbm produtos manipulados a noite com os mesmos ingredientes do peeling indicados pela dermato.

        Heloisa gostaria de saber quais produtos vc usa incluindo protetor solar produto de limpeza da pele, clareador…

        Bjussssss

        1. Avatar de Heloisa

          Oi Rosiana!
          Já usei muita coisa, principalmente manipulados, até que desenvolvi uma dermatite perioral e o dermato resolveu que só vou usar os produtos comercializados. Nada mais de manipulados, pq suas fórmulas são mais instáveis.
          Atualmente minha rotina é a seguinte: lavo o rosto pela manhã com Effaclar gel, mas não é meu preferido. Só estou esperando acabar pra mudar. Fiquei “na mão”, pois o Fresh Foaming Cleanser da Neutrogena saiu de linha. Era meu queridinho e ainda não encontrei nenhum que o substituísse. Comprei o gel Mandom da Vânia (que o Fernando indicou), vamos ver se vou gostar.
          Depois de lavar, aplico o gel hidratante sem óleo Mary Kay.
          Depois de seco, aplico o Normalize Matte FPS 50. Até hoje foi o melhor protetor que já usei. Mas estou esperando chegar o Sofina Lucent que o Fernando comentou aqui tb.
          Depois do almoço, enxáguo o rosto (só com água) e reaplico o Normalize Matte. Ou reaplico sem enxáguar mesmo.
          À noite, quando lavo o rosto mais cedo (com o Effaclar), aplico o gel hidratante da Mary Kay e só mais tarde aplico o Triluma.
          Quando lavo mais tarde, já aplico o Triluma direto, sem aplicar o hidratante.
          É isso que faço. Mas parece que tem época que a pele acostuma e não surte mais efeito contra as manchas. E tb tem vez que me estresso com essa “escravidão” e não uso direito. Aí as manchas voltam… mesmo usando o protetor solar. Esse eu não deixo de usar um dia sequer.
          Pretendo fazer um peeling. Mas meu dermato é de outra cidade e nem sempre qdo estou lá ele tem horário. Tenho que agendar bem antes e fica complicado. Vou ver se dá certo qq dia desses.
          E vc? Qual sua rotina?
          Bjs

          1. Avatar de Fernando Goober

            Oi Heloisa,

            Vc já experimentou passar um blotting paper na limpeza no meio do dia? Eu prefiro.. às vezes, faço isso até mais de uma vz.. sempre q vou reaplicar o filtro.

            sabonete eu nem sou fã de nennhum.. hoje estou usado o Cleanance.. mas usava o Normaderm em barra… o mandom eu indico para retirar filtros e make up, sem precisar fazer dupla limpeza… mas ele tbm ajuda a limpar os pors, oleosidade.. tanto que eu sinto a pele seca pelo mesmo tempo ou mais que na época que eu usava o Normaderm…

            E vc falou uma coisa: ficar escravo dos cosméticos.. pq tem horas que parece isso msm.. por isso que eu alterei muitos dos produtos que eu usava e pretendo fazer mais vezes..

            Bj

          2. Avatar de Rosiana

            Oi Heloisa

            tbm já usei muita coisa, tanto receitados pela dermato como tbm pelas amigas , vc sab né, a gente ve da certo com as amigas e se sente tentada a comprar e experimentar mesmo ao sendo o correto.
            Atualmente estou usando poucos produtos, minha pele além das manchas é oleosa, sensivel e no periodo menstrual tenho tendencia a espinhas. Triste não!
            Pois é. Pela manha uso o sabonete Epidac, depois passo o Benzac deixo secar e passo o protetor solar Sun Max 30, embora ache esse fator baixo foi o indicado pela dermato. Durante o dia só reaplico o protetor. A noite faço uso da Vitacid Plus.

            Bj

    2. Avatar de Fernando Goober

      Rosiana Pereira

      A resposta que dei p Heloisa tbm serve p vc..

      O vitacid e apenas tretinoina.. esse ácido ajuda pq ele renova diariamente a pele atenuando manchas.. mas para ter um resultado mais concreto.. vc pode usar um despigmentante junto.. na versão vitacid plus vem com hidroquinona.

      Mas procure sempre se proteger. usar um bom ácido para atenuar.. mas como falei, a nossa pele tem memória e essas manchas surgem msm.. pelo exposição solar que vc já fez.. e até efeitos hormonais podem piorar..

      Bjs

      1. Avatar de Rosiana

        Oi Nando!

        Minha amiga está fazendo uso do protetor ESPECTRA BAN me falou que ela da otimos resultatos pois serve tbm como base.

        Será que eu poderia usá-lo?
        Tenho pele oleosa e com manchas. O que vc m diz?

        Abraços.

        1. Avatar de Fernando Goober

          OI Rosiana,

          Eu já usei Spectraban há mt tempo.. nem era esse novo e deixava minha pele oleosa, além de branca ou amarela 9ele tinha duas cores).. esse novo eles colocaram uma tonalidade.. msm assim eu n gostei pq sao tons diferentes da minha pele.. mas eu n gosto dos filtros da Stiefel.

          Bjs

          1. Avatar de Jo

            Eu também não me dei bem com esse protetor solar Nando.
            Ele me deixava, com a pele melecada, super grudenta e empelotava tudo.
            Não achei nada de bom, como dizem no comercial 🙁

  43. Avatar de Zildeth

    parabéns nando,quanta informaçao,tudo que vc fala eu aproveito muito,tenho algumas manchas de acne,comprei o adapaleno mas,achei pouco resultado,ai comprei o suavicid,para acelerar por ter hidroquinona,mas minha pele ficou muito vermelha e as manchas ao invés de clarear,como ficou vermelhas sobreçariam mais,fiquei com medo de piorar,parei de usar.voltei pro adapaleno que embora seja mais lento ,não deixa a pele tão irritada,nando quanto tempo os ácidos,começam a fazer efeito?não tenho muitas rugas,só entre as sobrancelhas,o que vc sugere?beijo .

    1. Avatar de Fernando Goober

      Zideth

      O adapaleno vai ter um efeito mais lento.. mas se o outro tratamento esta deixando sua pele irritada.. será melhor… o ácido azeilaico parece ter uma melhor tolerancia e tbm ajuda a clarear manchas.. mas são efeitos a longo prazo, no mínimo, dois meses.

      Mas por quanto tempo sua pele ficou irritada.. pq nas primeiras duas semanas é comum isso.. com o tempo, sua pele vai se acostumar e a irritação diminuir.. ou vc pode começar usando dia sim/ dia não.

      Rugas/ vincos entre as sobrancelhas vc n tira.. so com botox e preenchimento, pq ela é formada pela contração diária.. só parando esse movimento p reduzir. Esse tipo de ruga, como o bigode chines.. não sai com cosmético msm.. mt prometem preencher, mas eu não levo fé… pq é uma ruga ligada a musculatura.. a contração.. msm um preenchimento não dura mt tempo..

      Bjs

  44. Avatar de Pati

    Meninas que tal uma resenha sobre toxina botulínica……. tenho tanta curiosidade… quem sabe o Nando Goober não nos enriquece com seus conhecimentos mais uma vez….jiji beijos….

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Pati.

      Eu não só penso em escrever uma resenha sobre isso como gostaria de fazer e transformar em depoimento.. mas isso é p futuro! rs

      Bjs

      1. Avatar de Pati

        Fernando… estarei aguardando ansiosa seu depoimento….. não demore!!!! Obrigada!!

  45. Avatar de Silvai

    gostaria de entender algo que aconteceu comigo,sempre tive a pele oleosa, com poucas espinhas mais muitos cravos e usava alguns produtos desses que vendem em farmacias (loreal, clear clim, etc) e usava esporadicamente. quando foi o ano passado resolvi investir no cuidado com a pele e comecei a comprar um monte de coisas, começando pela linha copleta da mary key que custou quase 500 reais, resultados a minha pele esta cheia de manchas, são sinais marrons por toda face ja usei klassis mais não fez nem cocegas, não sei o que esta causando isso uso o minesol religiosamente as vezes uso tambem o azelan e desconfiou de um dos dois. mas o que eu não entendo é que quando eu não usava nada minha pele era melhor , não apresentava manchas, agora que cuido: sabonete , esfoliante hidratante filtro solar tudo proprio para pele oleosa ela se revoltou. gente minha chefa tem 43 anos não usa nada nem sabonete nem filtro solar e não tem uma mancha na pele, ja ouvir falar que excesso de cuidados faz a pele se sentir agredida e ela se defende com manchas , espinhas, etc.sera que o culpado é o minesol que tem soja na composição ou do azelan?

  46. Avatar de Heloisa

    Nando,
    eu fiz o teste da pele! Deu quase tudo certo, exceto por uma coisa… pele enrugada! kkkkkkk E eu não tenho nenhuma ruguinha! Mas eu sei pq deu isso, é pela parte da alimentação ( a minha é péssima) e tb sobre já ter se exposto muito ao sol durante a vida(aborrecência). No mais deu certinho (OSP affff!). O W não! kkkk
    Bjs

    1. Avatar de Pedro

      Pele enrugada, de acordo com o teste, não necessariamente tem rugas. O que significa é que a tua pele é propensa ao envelhecimento (pode ser, por exemplo, por ser muito clara).

    2. Avatar de Fernando Goober

      Sim, o Pedro já respondeu.. esse teste diz sobre a tendencia de ter rugas.. tanto que as perguntas tem um enfoque biográfico.. rs.. tipo, se vc tem a pele mt clara e pegou mt sol.. pode ter, dependendo da pontuação, uma propensão a ter rugas.. e o teste pode variar de acordo com sua idade tbm.

      Bjs

      1. Avatar de Heloisa

        Que bom, meninos! Mas acho que não tenho propensão a rugas não. Claro que chega uma hora que elas aparecem, não tem jeito. Mas tenho 32 anos e ninguém acredita, acham que eu tenho 24 no máximo. Ainda bem né, pq pele oleosa, com melasmas e tendência a manchas e, ainda por cima, com rugas? Aí já seria demais! kkkkk Bjs!

        1. Avatar de Fernando Goober

          Essa aprte do questionário é um pouco mais complexa, pq envolve algumas coisas subjetivas, por exemplo, depende mt da pontuação.. eu, msm tendo a pele firme e sem rugas ou linhas com quase 40 anos.. por pouco n cai em pele com tendencia ás rugas pq eu peguei mt sol nos primeiros 20 anos… tive longos períodos de exposição solar direto.. bronzeamento… então, eu poedria estar propenso a ter rugas por causa disso.. precocemente. Outro fator que determina tbm é a as manchas solares.. pq ela afirmar que manchas na pele envelhecem até mais que rugas.. por isso que os asiáticos se preocupam com com mannchas (prevenção e clareamento) e depois com rugas..

          Mas esse característica tbm pode ser mudada quando vc se cuida.. saindo de pele com tendencia as rugas para firme.

          Bj

          1. Avatar de Heloisa

            É isso que pretendo: sair dessa tendência a rugas! Acho que só de a gente usar bons produtos e ir sempre ao dermato já é um grande passo.
            Mas vc, com quase 40 e essa carinha de menino? Vê se pode…
            Bjs

  47. Avatar de Sonia

    Olá Fernando 🙂
    Há mais ou menos 2 meses atrás achei o site do “beleza & Saúde” e desde então tenho acompanhado tudo de pertinho. A sua resenha de hoje foi super esclarecedora – valeu mesmo!!
    Hoje é meu primeiro comentário. Abraços. Sonia

    1. Avatar de Fernando Goober

      Obrigado Sonia.. mas espero que não seja o seu primeiro e único comentário! rs.

      Bjs

  48. Avatar de Renata

    Boa noite Nando.

    Já esperimentou o Sofina Lucent qual é a diferença dele para o Sofina Jenne você sabe?

    Te adoro

    Renata de Minas

    1. Avatar de Fernando Goober

      Aainda não, Renata.. ate semana que vem já devo fazer isso.. mas o Lucent é só protetor e é o mais seco de todos.. o Jenne tbm é hidratante, mas é perfeito!! Quero ter os dois!!!

      Bjs e obrigado!!

  49. Avatar de Camila

    Olá!
    Só posso dizer uma coisa: Eu AMEI este post. =D

    Fernando, muito obrigada pelas informações valiosas.

    Eu tenho um problema grave de espinhas, tenho 22 anos, e elas me perseguem desde os 13 anos de idade. Não tinha o cuidado certo, passava no rosto tudo o que indicavam, e nada dava certo, e ainda não usava filtro. Ou seja, tenho manchas no rosto, cicatrizes de espinhas, cravos, poros dilatados e as próprias espinhas.

    Há dois anos comecei o primeiro tratamento que deu resultado. A dermatologista passou:

    -sabonete effaclar em barra;
    -esfoliante Theracne [gosto muito];
    -Tônico Effaclar;
    -Anthelios AC 40;
    -Differin 0.3%.

    Os meus poros diminuíram, os cravos amenizaram, as manchas clarearam um pouco, mas ainda não paro ter espinhas. Isso me incomoda profundamente. Bom, nem preciso dizer que minha pele é bem oleosa.

    Observei que minha pele ficou mais sensível, deve ser por causa do ácido, mas até quando passo o tônico ela arde um pouco. E não sei qual demaquilante usar, ela disse que eu podia usar qualquer um da Clear & Clean, mas já usei um sabonete da marca e me deixou cheia de alergia. E uma amiga me indicou o hidratante dessa mesma marca, mas estou com medo de usar também, pq tenho medo da minha pele ficar mais oleosa.

    E outra, quando paro de usar um dos produtos que a dermato indicou, minha pele se revolta e surgem mais espinhas pequeninas e uma ou outra maior.

    Bom, minha pele está mais lisa e clara, mas gostaria de saber, se eu poderia usar estes produtos que você indicou, gostaria de mudar para ver se consigo uma maior melhora. O que você me indica?

    Beijos e parabéns!!!

    1. Avatar de Fernando Goober

      OI Camila.. como já respondi outra pergunta sua similar.. vou responder sobre o tônico e o demaquilante.

      Sua pele senso oleosa e sensivel.. vc sente necessidade de tônico? Se sim, tente suar somente na limpeza noturna.. ou troque por outro tônico.. há um tbm da La Roche, indicado para peles sensiveis. a loção Physiologique que tbm tem poder demaquilante.

      E há a loção d eliempza calmance, da Roc q serve tbm p retirar make up.. ou a Cetaphil, indicada para todos os tipos de pele.. mas essas vc enxagua depois a pele, ok?

      O sabonete em barra Effaclar eu n gostei.. tente suar o gel Cleanance p ver se sua pele fica melhor..

      Bj

  50. Avatar de ♥biazinha♥

    Nandooooooooo 🙂

    Magnífico texto. Ficou perfeito!
    E vc usou sua inspiração de algumas leitoras, amigos, inclusive eu rs que pedimos dicas para fazer esse mega post super completo.
    Esse post vou guardar as 7 chaves. Merecia virar um ebook :D.
    Nando parabéns pelo excelente trabalho e agradeço seus amigos que de alguma forma colaboraram com seu post :).
    Agradeço tbém a Celisa pela oportunidade que ela nos dá em publicar nossas resenhas.
    Obrigada a todos de coração :).

    Nando não vejo a hora do meu Sofina Jenne chegar. Já cheguei a sonhar com vc e c/ os filtros asiáticos kkkkk :D.
    Beijocas.
    Ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii :).

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Biazinha.. obrigado!!!

      Então, eu tbm usei sua pele como inspiração.. rs..

      Menina.. vc vai se apaixonar pelo jenne.. mas hoje chegou o sofina lucent.. mal posso esperar… parece que dos 10, so tem uns dois agora… ja levaram tudo!! A sorte é que a Vania ja pediu outro lote!!

      Bjsss

      1. Avatar de ♥biazinha♥

        Oi Nando.
        Obrigada vc é um fofo.
        Imagine eu qse te matei falando que qdo usava o ácido glicólico minha pele ficava sensível que eu não podia usar nada com ácido salicílico que ardia rsrs. Hj uso tudo e não tenho mais sensibilidade como antes. Adoro o ácido retinóico.
        Menino o Diferin 0.3 % eu uso no rosto todo e parece que deixa pele hidratada pode?rs

        A Vânia é um amor de pessoa. Estou atentando ela agora com um gloss rsrs.
        Se eu me apaixonar pelo Sofina Jenne vou comprar todos 😀 rs. E o seu chegou hj e já levaram qse tudo? Logo vc vai receber o seu e já estou curiosíssima p/ saber sobre ele :).
        Bjs

        1. Avatar de Fernando Goober

          Oi Biazinha, fale-me quando chegar seu Jenne.. só ua dica: quando aplicar, vc vai notar o rosto levemente mais pálido.. mas some em uns dois minutos.. só p vc n correr p aplicar Minesol por cima! rs…

          A textura dele é perfeita, acabamento ótimo, matificação ideal.. só espero que ele não dê fique claro em vc.. pq entre ele e o White, eu percebi qu ele fica um pouco menos translucido se reaplicar mt… mas nada, nada comparado com o Anthelios.. só queria tirar essa dúvida com uma pele menos clara..

          O lucent, msm sem usar.. eu ja confio e seu q vou amar…rs.. pq sendo sofina e sendo mate como todos eles.. já amo de véspera!

          1. Avatar de ♥biazinha♥

            Nando 😮

            Agora que li isso rs

            Kkkkkkkkk vc é uma figura rsrsrs 😀 eu lembro do episódio do Kosé que eu não deixei pele absorver rsrs.
            Mas qdo chegar eu e aplico e espero, se ficar claro eu passo meu pó solto p/ dar uma corzinha rsrs.

            Mas o Anthélios não deixa minha pele branca, só aquela amostra do FPS 60 que ganhei que deixou branca e oleosa, os outros que tenho é o AC FPS 40 e o FPS 60 com cor rsrs. Fora os outros protetores que tenho :D. Ah e o J & J Baby que vou comprar p/ passar na tatoo ;), nossa tenho mto filtro rs.

            Qdo chegar seu protetor avise. Tbém vou avisar qdo chegar meu Jenne 😉
            Obrigada por tudo! Bjs♥

1 2 3 6

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva