Para a mulher que gosta de se cuidar

Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele

Resenha enviada por Fernando Goober

Resolvi iniciar esse post com um questionamento devido a diversos comentários que vi no site e e-mails que recebo diariamente. O mais comum são leitores insatisfeitos com o tratamento indicado por um dermatologista ou com produtos adquiridos por conta própria. O mercado de beleza também contribui com dezenas de lançamentos e marketing de produtos milagrosos, mas que, ao serem testados na pele, você percebe que não há nada de diferente.

Você conhece realmente a sua pele?

Para evitar desilusões com produtos e tratamentos de beleza, deve-se fazer um diagnóstico mais preciso da sua pele e evitar jogar dinheiro fora com produtos. Atenção, independente das promessas de cada produto, ele pode ser eficiente para uma pessoa e totalmente ineficaz para outra. Já repararam que o resultado de um produto parece melhor para uma pessoa do que em você? Mesmo aqui no site, debatemos sobre produtos considerados excelentes para cada um, mas conhecendo perfeitamente o seu tipo de pele, você poderá descobrir melhor o funcionamento dela e que te trará benefícios reais e mais economia.

Tipos de Pele

Hidratantes de inverno para o corpo

Estamos acostumados a lidar com paradigmas antigos sobre tipos de pele: normal, oleosa, mista e seca. Mas soam muito simplórias essas categorias, porque na prática percebe-se que duas pessoas com pele oleosa, usando os mesmos produtos, uma pode ter benefícios excelentes e a outra, ao contrário, desenvolver alergias e manchas na pele. Foi pensando nisso que resolvi escrever esse post: para ajudar a elucidar um pouco mais sobre isso e trazer luz para possíveis dúvidas. Eu mesmo estou reaprendendo a conhecer a minha pele.

A primeira coisa é: pele “normal”. Pra mim isso é mito! O máximo que poderia ser uma pele “normal” é a pele de criança: fina, delicada, sem poros perceptíveis, hidratada na medida certa ou um pouco mais seca. Cosméticos indicados: hidratantes leves, principalmente para o corpo, bastão para os lábios em climas frios ou secos, filtros solares, sabonetes e shampoos para peles assim. Adulto com pele “normal” há dezenas: nas capas de revistas e anúncios publicitários, com camadas e filtros de photoshop.

Esse termo é ultrapassado, mas ainda vejo gente e, pior, profissionais de dermatologia e propagandas de cosméticos ainda usando essa terminologia. Aliás, a definição de pele normal, assim como seca, mista ou oleosa, surgiu na indústria de cosméticos, e foi popularizada especificamente pela cosmetóloga Helena Rubinstein. Mas a Dra. Leslie Baumann, chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, desenvolveu uma proposta muito interessante para a classificação de peles, o "Sistema Baumann de classificação em 16 Tipos de Pele".

É muito simpática essa proposta e em momento algum ela define uma pele como "normal" e, por exemplo, engloba uma característica da pele, a sensibilidade. A pele sensível é uma das muitas características da pele e não um tipo específico. Outro erro comum usado para vender produtos. Uma pessoa pode ter a pele oleosa e sensível ou seca e sensível. A compreensão disso poderia ajudar o consumidor na escolha de produtos adequados para o seu tipo “real” de pele.

Eu sugiro ler sobre os 16 tipos de pele. Há diversos questionários, além do livro Pele saudável (The Skin Type Solution) da Dra. Baumann, que podem ajudar a analisar melhor. Se for uma classificação que vai perdurar ou será usada pelos profissionais, eu não sei. Mas me parece muito mais correta até o momento do que usar uma classificação ultrapassada e nem sempre precisa no diagnóstico da pele e prometer falsas promessas para os pacientes.

Para entender melhor essa classificação, A Dra. Baumann estudou 1.400 pacientes e observou a característica da pele em quatro categorias:

1- Hidratação da pele

Determina o grau de hidratação da pele, podendo ser seca (dry) ou oleosa (oily).

Talvez seja o diagnóstico mais visível ao analisar a pele. A pele oleosa tem mais produção de óleo e precisa de produtos que não piorem a proliferação de sebo, ocasionando o entupimento dos poros e acne.

Questão de Pele

Loções mais fluidas, “oil free” (na minha opinião, não é passaporte para uma pele livre de espinhas porque não é só a presença de óleo na fórmula que pode entupir os poros e causar acne) e/ou com ingredientes desengordurantes e absorventes de óleo são permitidos, mas sem exageros para não agredir o manto protetor da pele. Produtos anti-inflamatórios são indicados para enviar a proliferação de bactérias.

Por outro lado, a pele oleosa costuma ser mais espessa, com poros dilatados e mais resistente às rugas e linhas de expressão, mas quando isso ocorre, tendem a ser mais profundas.

Pele oleosa

A primeira coisa é: pele oleosa, ou melhor, a oleosidade não é um “problema”. Se fosse assim, quem tem a pele muito seca seria uma pessoa realizada com a sua pele. O óleo natural da pele é uma defesa contra agressões externas: frio, vento, sol, poluição; funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de vírus e fungos presentes no ar. Fórmulas mágicas para acabar de vez com a oleosidade da pele são conversa de marketing. Até os melhores matificantes, um tempo depois de serem retirados da pele, esta começa a produzir oleosidade. O mesmo ocorre com géis e sabonetes de limpeza. Sem contar que fatores como alimentação, stress, hormônios, podem afetar diretamente a produção de sebo.

Brilho, suor ou oleosidade?

Brilho, suor ou oleosidade? Sim, é comum confundir as três coisas. O suor e a oleosidade você descobre com um teste simples: um blotting paper (papel absorvente de oleosidade) aplicado sobre a pele para remover o excesso de óleo. O brilho natural é tipicamente uma pele saudável, bem cuidada e hidratada. Determinados tratamentos como os retinoides e vitamina C dão esse aspecto. Uma pele com brilho natural e luminosa está para o conceito de beleza do que chamamos de “pele de pêssego”. Em contrapartida, uma pele opaca pode dar um aspecto desvitalizado, seco ou desidratado e é característica de pessoas que não têm uma boa retenção de água na camada córnea, não se alimentam de forma saudável ou fumam demais.

Eu, como tenho uma pela muito oleosa, tinha trauma de brilho excessivo, mas aprendi a perceber quando determinado produto com hidratantes deixa minha pele mais bonita e com brilho natural e a recompensa é que, em vez de ouvir “Nossa, como sua pele está suada?”, eu escuto: “Como sua pele está bonita hoje!”. A estima agradece!

Não adianta você querer secar a sua pele a todo custo que vai piorar ainda mais: pode ter efeito rebote ou ficar ressecada. Há alguns tratamentos que podem diminuir a produção de óleo da pele, como o roacutan, mas eu não o considero “definitivo”. Há inúmeros relatos de pacientes que seguiram todo o tratamento, tiveram ótimo resultado e um tempo depois a oleosidade voltou junto com as espinhas e cravos também. Se a sua pele é do tipo oleosa, porém resistente, raramente sofrerá de acne. Já as peles oleosas e sensíveis, ao contrário, são propensas a acne e rosácea. Estas devem ter mais cautela com os produtos voltados para peles oleosas, pois determinados ingredientes podem ser agressivos e piorar a sensibilidade da pele. Um processo inflamatório ocasionado involuntariamente por produtos de beleza, na ânsia de secar a pele e eliminar algumas espinhas, pode ocasionar mais espinhas e erupções cutâneas como reação. Veremos no tópico a seguir mais detalhes a esse respeito.

Limpeza da pele

Questão de Pele

Manter a pele higienizada é importante, principalmente porque o acúmulo de sebo e células mortas bloqueia os poros, ocasionando a infecção por bactérias e as consequentes espinhas. Existem algumas fórmulas tradicionais que são bactericidas e antisseborreicas, como a loção Alba (sulfato de zinco, sulfeto de potássio e água); soluções à base de enxofre e sulfacetamida sódica; soluções à base de enxofre e cânfora, conhecida como “loção rosada clássica”, embora algumas farmácias também disponibilizam com  resorcina, extrato de hamamélis, ácido salicílico em veículo alcoólico. Algumas dessas fórmulas conhecidas são a loção Beatriz (Dermatus), Secatris (Dermage) e as loções Clarifying (Clinique). E loções com hamamelis, calêndula, cânfora, mentol, também são usadas devido à ação ani-inflamatória, porém, veremos mais à frente que alguns desses ingredientes podem irritar a pele oleosa e sensível.

Pele seca

A pele seca mostra-se opaca, fina, áspera, não tem um equilíbrio de hidratação perfeito, pois a sua camada córnea não consegue reter muito líquido, podendo assim ressecar e descamar com mais facilidade, é mais sensível e precisa de produtos que reponham o manto hídrico. Tende a ter linhas e sulcos precoces, poros mais reduzidos e apresentam veias e vasos mais visíveis. Deve-se evitar produtos com muito detergentes para não ressecar ainda mais. Prefira loções e óleos de limpeza e pede hidratantes com ceramidas, ácido hialurônico e óleo para o melhor funcionamento da barreira cutânea. Produtos hidratantes e sérum com antioxidantes devem ser usados tanto no tratamento diurno quando noturno, pois é uma pele que envelhece mais rápido e precisa de proteção intensa. Alguns renovadores e esfoliantes são indicados para evitar o acúmulo de células mortas que podem piorar o ressecamento. Nem pense em ficar sem usar filtro solar. A pele do tipo seca e sensível requer mais atenção com produtos e medicamentos, pois são propensas a desenvolver coceiras, alergias e eczemas e muitos produtos encontrados nas prateleiras possuem substâncias que podem danificar a epiderme em vez de tratá-la.

Um tipo de pele que seria o mais próximo de “normal” é aquela levemente oleosa, entre sensível e resistente, pois tem nível ideal de hidratação e secreção de sebo.

2- Sensibilidade da Pele

Determina o grau de sensibilidade da pele, podendo ser resistente (resistant) ou sensível (sensitive).

Esta é a categoria que eu observo com mais atenção e a que mais tem reclamações. Quem busca produtos para a pele oleosa, por exemplo, acaba optando por ingredientes mais abrasivos, esfoliantes, matificantes, adstringentes, com AHAs, mentol, salicílico, retinoides e alto teor de determinados tipos de álcool (nem todo álcool pode irritar ou ressecar a pele, o álccol estearílico “stearyl alcohol”, por exemplo, é usado como espessante em cosméticos e hidrata também). Mas descobre com o tempo de uso que alguns desses ingredientes pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele e causar irritações, inflamações e manchas. Resultado: cliente insatisfeito e culpando determinada marca ou produto. 

Cuidados com a pele sensível

A pele sensível facilmente se irrita e por isso precisa de produtos com ingredientes mais suaves e em menor concentração. Se a sua pele, por exemplo, é oleosa, sensível e com tendência a pigmentação, melhor seria evitar esfoliantes muito abrasivos e produtos com muitos ingredientes adstringentes e anti-idade para evitar o surgimento de alergias. Mas se sua pele é oleosa e resistente, pode usar esfoliantes e ácidos fortes para melhor penetrar os ativos.

Cuidado também com receitas caseiras e produtos com ingredientes naturais. O que é “natural” não quer dizer que a sua pele vai suportar bem. Exemplos: frutas cítricas (limão, laranja, hortelã…), essências (eucalipto, ylang-ylang, sândalo, rosas…), cascas e caroços de árvores, plantas e frutas (apricot, nozes, grapefruit…) causam alergias e irritações em peles sensíveis. A própria menta (hortelã), o óleo proveniente dela, mentol, e a cânfora, usadas em loções higienizantes para dar aquela sensação de frescor e limpeza, também podem irritar uma pele sensível. Só lembrando que não há uma regra: a pele sensível pode ter intolerância a determinados ingredientes e boa aceitação com outros. Assim, temos exemplos aqui no site de leitoras com intolerância ao adapaleno, mas que reagem superbem à tretinoina; gente em quem o adapaleno não faz cócegas, mas não tem tolerância ao ácido glicólico.

De qualquer forma, evite produtos muito agressivos se a sua pele for muito sensível. A inflamação e a irritação causadas por produtos inadequados interferem na saúde da pele e é um alerta do seu organismo: a pele fica sem defesa natural, o que interfere nas moléculas de colágeno e, segundo estudos, pode causar o envelhecimento precoce.

Uma dica é aprender a ler as bulas dos seus produtos de beleza. Um parâmetro é que a lista de ingredientes segue em ordem decrescente da maior concentração para a menor concentração. Neste caso, se você não tem boa tolerância ao ácido salicílico ou álcool benzílico, opte por produtos que não tenham esses dois ingredientes na lista, ou, se for imprescindível, que eles encontrem-se no final da lista de ingredientes em quantidade mínima.

A Dra. Baumann relaciona quatro subtipos de pele sensível: acneica, rosácea, hiper-reativa e alérgica. Uma pessoa com pele sensível pode ter todos ou um desses subtipos. Certa sensibilidade a determinados ingredientes poderia indicar um tipo hiper-reativa, conforme comentei três parágrafos acima. Ao contrário, a pele resistente tem uma barreira maior contra as agressões externas, pode ser até mais espessa e precisa de produtos com concentrações elevadas para penetrar melhor. Se com essa barreira ela se mostra livre de irritação e pode usar qualquer tipo de produto, a mesma resistência pode restringir o beneficio de determinado ingrediente, pois nem todos os cremes e loções no mercado possuem concentrações elevadas para penetrar na pele resistente e surtir o efeito benéfico desejado.

Eu sempre tive dúvidas se a minha pele é resistente ou sensível, pois eu uso tranquilamente retinoides e abrasivos, mas determinados produtos à base de hidroquinona e filtros solares químicos com FPS acima de 50 podem causar sensibilidade do tipo hiper-reativa.

Questão de Pele

Acredito que determinadas peles podem mudar com o tempo ou uso de um produto, principalmente com ácido retinoico, tornando-se mais sensível ou resistente. No início de um tratamento com este retinoide, a pele apresenta uma maior sensibilidade do tipo hiper-reativa e, com o tempo, torna-se mais resistente e passa a tolerar até outros ingredientes mais fortes. No início de um tratamento com ácidos são toleráveis a irritação e a descamação, mas se esses sintomas persistirem por várias semanas ou piorarem, é recomendável suspender o uso e procurar um médico. Eu opto sempre por iniciar um tratamento com retinoico por um tempo para depois entrar com um despigmentante como hidroquinona ou arbutin. Minha pele parece suportar melhor.

Há outras opções de ácidos mais leves e, nem por isso, ineficazes. O ácido azelaico é um deles: promove uma boa renovação da pele e tem efeitos similares aos retinoides sem causar a mesma irritação. Além disso, reduz inflamações cutâneas, melhora o aspecto da acne e da rosácea e é indicado também para peles sensíveis com tendência a vasos vermelhos na face.

O oposto também ocorre: uma pele aparentemente mais resistente torna-se sensível após o uso de determinados produtos. Mudanças climáticas também podem interferir, principalmente quando uma pessoa está habituada a morar numa cidade mais quente e precisa morar numa cidade mais fria, a impressão que se tem é que precisa mudar quase todos os produtos habituais. A Dra. Baumann confirma e corrobora informando:

“Os tipos intermediários podem mudar de categoria, de acordo com fatores exógenos (ou seja, ambiente ou uso de produtos) e endógenos (flutuações hormonais, stress). Por exemplo, uma pessoa do tipo SRNE com alterações hormonais e stress em função de gravidez pode desenvolver acne. Sua pele pode ser tratada de acordo com as diretrizes do tipo SSNE até que a acne passe.”

3- Pigmentação da pele

Questão de Pele

Determina o grau de pigmentação da pele, podendo ser mais pigmentada (pigmented), com tendência a ter maior produção de melanina, ou não pigmentada (non-pigmented), com tendência a ter menor produção de melanina. A pele pigmentada é aquela mais propensa a ter manchas escuras como melasmas, lentigo solar (as manchas senis) e efélides (as famosas sardas), nesse caso, é preciso redobrar o cuidado com o uso ingredientes fotossensíveis, como os retinoides, e, claro, com a exposição solar, responsável pela alteração de pigmentação da pele. Também costuma apresentar manchas depois da incidência de acne, ou mesmo em locais onde ocorre machucados e picadas de insetos. A pele oleosa, sensível e pigmentada, por exemplo, corre risco de criar manchas, pois o aparecimento de acne pode levar a um processo inflamatório na pele e desenvolver manchas escuras.

O que conta neste diagnóstico não é o tom da pele/etnia (negro, moreno, amarelo, branco…), mas fatores genéticos e a exposição demasiada ao sol. Neste caso, podem ser evitados com cuidados da pele adequados e requer atenção especial para ficar atento a formulas com ingredientes que podem acentuar ainda mais isso e evitar tipos de agressões que aumentam a possibilidade de desencadear inflamações na pele. A Dra. Baumann cita, por exemplo, esfoliantes muito abrasivos e o componente soja que age como o estrógeno, ingrediente que pode causar manchas. O que me chama a atenção é que peles sensíveis e pigmentadas devem ter cautela com procedimentos como peeling químico e laser, pois pode causar manchas na pele em vez de atenuá-las. O mesmo cuidado deve seguir com depilações no rosto, principalmente com cera quente.

4- Tendência às rugas

Determina o grau de propensão de a pele ser enrugada(Wrinkled) ou firme(Tight). O que conta neste caso é a genética e o estilo de vida. Sim, a Dra. Baumann acentua que é um parâmetro que o paciente pode ter mais controle e assegurar que com hábitos saudáveis ele possa evitar um envelhecimento mais acentuado. Em momento algum ela fala em parar esse ciclo, mas envelhecer bem.

Eu acho falsa a ideia de olhar para a mãe ou o pai e imaginar como será no futuro. A genética pode contar, mas o estilo de vida de cada um vai determinar bastante neste ponto: hábitos alimentares saudáveis, práticas de esportes, proteção contra a exposição solar e outros agentes externos, o uso de cosméticos adequados, entre outros, vão contribuir na prevenção do envelhecimento precoce.

Envelhecimento precoce

Gêmeos podem envelhecer de forma totalmente diferente dependendo da vida que levam. Uma pessoa que fumou demais, consumiu alimentos pobres em vitaminas e se expôs demasiadamente ao sol sem fotoproteção comparada com outra que sempre se expôs ao sol com proteção e nunca fumou terão aparências distintas.  A foto retirada de um estudo feito em Londres sobre o efeito do tabagismo e o envelhecimento comparou irmãs gêmeas e o resultado é surpreendente.

Questão de Pele

Eu compartilho com ela que a prevenção é a melhor arma contra o envelhecimento da pele. Não acredito em fórmulas milagrosas, há muito marketing endeusando novos ingredientes que um tempo depois tornam-se obsoletos. Aliás, se eu pudesse escolher alguns ingredientes básicos seriam: filtro solar sempre, hidratante (dos mais básicos, como ceramidas), vitamina C (ótimo antioxidante e eficiente) e ácido retinoico. Utilizando na idade certa, ainda jovem, tenho mais certeza que a pele vai responder muito bem no futuro. Depois que as rugas e a flacidez já estão na pele, fica difícil reverter isso. As rugas atuam nas camadas mais profundas da derme e as maiorias dos produtos não conseguem penetrar tanto.

Assim, conhecendo essas quatro categorias você pode identificar melhor a sua pele e a combinação de tipos. Também ajuda a responder possíveis problemas na sua pele: acne é mais propensa em pessoas do tipo OS; manchas e rugas precoces são do tipo PE. Rosácea e eczemas também podem ser evitadas se conhecer melhor a sua pele. Por esses parâmetros a minha pele seria OSNF.

Aproveitando a boa genética da minha família, eu passei praticamente 15 anos só usando filtro + ácido. Ou seja, a resposta foi bem positiva e breve estarei com 40 anos e a pele quase intacta (tipo F). De alguma forma também eu reverti alguns pecados do passado: sou da geração anos 80, quando ainda não se falava muito em câncer de pele e proteção solar. Peguei muito sol durante a infância e adolescência, tive várias queimaduras por nunca usar filtro solar. Mas não tenho sardas e lentigos (tipo N) e a textura da minha pele, segundo minha dermatologia, é de uma pessoa na faixa dos 25 anos.

Cosméticos

De uns tempos para cá, eu passei a dar mais valor a uma pele saudável que um ideal de pele perfeita. Passeia aceitar a oleosidade natural da minha pele (tipo O) como um benefício; respeitar a sensibilidade da minha pele (tipo S). Mudei meus hábitos de tratamento. Fugi dos antigos paradigmas de ter apenas uma pele oleosa. Troquei meus produtos voltados apenas para secar, matificar, controlar a oleosidade. Optei por produtos sem esses rótulos. Joguei na gaveta meu hidratante Tri Activ (Normaderm) e passei a usar o sérum Regenerist (Olay)e osérum Idealist (Estée Lauder). Também reduzi o uso de sabonetes e loções com muitos ingredientes esfoliantes e abrasivos: troquei meu sabonete em barra Normaderm pelo Cleanance gel (Avéne) pela manhã, mas na limpeza noturna vario o gel de limpeza Mandom e um óleo de limpeza da Shiseido para retirar o filtro solar. E alterno ácido retinóico com vitamina C. Resultado: a pele não ficou muito oleosa, pelo contrário, mantém um equilíbrio natural. Espinhas são coisas do passado. A tonalidade dela também mudou: perdeu aquele rubor eterno e hoje está mais clara e com luminosidade.

Se pudesse eleger duas vedetes da beleza neste momento, seria a linha solar da Sofina e o CE Ferulic. Primeiro por que optei por usar protetores com maior concentração de filtros minerais (óxido de zinco e dióxido de titânio). Além de criar uma barreira estável e duradoura de proteção contra os raios UVA e UVB, são anti-alérgicos, ideais para peles sensíveis e dão um acabamento mais suave e não oleoso. Estou usando o Sofina Jenne Day Protector SPF 50/ PA +++. Este protetor parece que tem água do Santo Graal em seus ingredientes. Ele faz uma maravilha com a sua pele. De um dia para o outro você acorda achando sua pele impecavelmente bonita. Não é tão matificante como o Bioré Milk, mas ele tem uma textura e um grau de hidratação perfeito. Não acho que a minha pele fique opaca, mas sim com aquele brilho saudável que relatei no início desse texto. É um item obrigatório na minha vida para os dias mais frios de inverno. O CE Ferulic, apesar do preço alto, é um sérum com alta concentração de vitamina C, tem vitamina E e ácido ferúlico. Indico tanto para prevenção quanto tratamento para linhas, flacidez, tônus e tonalidade.

*Sugestões:

Muitos dos produtos que a Dra. Baumann indica não existem no mercado nacional, outros até foram descontinuados lá fora. Procurei listar algumas sugestões para vocês. Como um tipo de pele que muito predomina aqui é do tipo Oleosa e Sensível, ela sugere produtos que tenha ação anti-inflamatória para evitar espinhas e irritações, sem causar alergias:

Limpador: eu indico o Cleanance Gel.Ele purifica a pele e tem agentes anti-inflamatórios como água termal, que acalma e não irrita a pele; gluconato de zinco, outro ingrediente indicado pela Dra. Baumann como anti-inflamatório; curcubita Pepo, um seborregulador e CTAB, um antibacterecida. Ele faz uma leve limpeza, tem pouco detergente e quase não faz muita espuma. A Dra saliente que peles sensíveis ou muito secas devem evita limpadores com muita espuma, pois contêm mais detergentes e pode ressecar a pele.

* Não lavar a pele do rosto com shampoo. Vale para todos os tipos de pele. Quaquer tipo de shampoo tem detergente, mesmo que você use para retirar maquiagem dos olhos, enxágue! O Pedro indicou um estudo em que resíduos de surfactantes (detergentes) usados em sabonetes, shampoos, podem representar risco de envelhecimento.

Loção para completar a limpeza: ela nem indica muito tônicos, só loções anti-inflamatórias mesmo. Mas há alguns ingredientes com essa função que você pode usar, caso queira, como sugestão mais em conta eu indico o Tônico Adstringente Facial Olay – ele tem dois ingredientes que atuam como anti-inflamatórios que são a aloe vera e o hamamelis.

Hidratantes: listando alguns ingredientes indicados para esses tipos de pele, tem o tea tree (chá verde), o dexpantenol (provitamina B5), vitamina E e a niacinamida. Este último teria um efeito muito semelhante ao de um BB cream, devido as suas múltiplas funcionalidades: hidrata, regenera, recupera, renova, clareia. Todos esses ingredientes você pode encontrar no sérum facial regenerador Regenerist, da Olay. Ele é feito com silicones e dá uma textura primer à pele. Essse sérum eu sugiro usar pela manhã, após a limpeza e à noite. Eu aplico até com ácido. A Dra Baumann indica fazer uma mistura com uma gota de ácido e uma parte de sérum, mas eu prefiro aplicar separados. Ela por exemplo, indica o Aveeno Ultra Calming, com Feverfew: uma tipo de camomila romana indicada para acalmar e com ação anti-inflamatória, usado para o tratamento de rosácea. Tem propriedades também anti-oxidante, acalma e suaviza a pele comprometida e agredida. Feverfew é comprovada para reduzir a vermelhidão e irritação causada por agressões internas e externas. No Brasil, um similar seria o Roc Calmance hidratante facial, também com Feverfew e indicado para peles sensíveis ou intoleráveis, principalmente para quem faz uso de tretinoina e isotretinoina, tanto tópica ou oral. Infelizmente, esses dois produtos eu não achei em formula mais leve como gel.

– Filtro solar: Sofina, não indicaria outro!! Primeiro por que ele tem uma alta concentração de filtros inorgânicos (nanomateriais), ideal para peles sensíveis e reconhecido pela FDA como seguros (http://www.cosmeticsdesign.com/Formulation-Science/FDA-monograph-opens-door-for-formulators-to-exploit-inorganic-filters); protegem muito bem dos raios UVA e UVB; tem pouca concentração de álcool (uns 5%); e a versão White ainda tem extrato de camomila, previne e atenua manchas (tipos pigmentados, aproveitem) e também tem função calmante e anti-inflamatória.

Eu penso que o primeiro diagnóstico que um dermatologista deve fazer é uma anamnese do paciente: saber se seus hábitos alimentares, estilo de vida, características das peles na família, até mesmo saber o tempo de exposição solar delas. Sim, um trabalho quase de psicólogo. Os profissionais afirmam que os 20 anos de sol que uma pessoa se expôs no início da vida vão somar para o futuro. Se uma pessoa começou a usar filtro solar diário com 25 anos, não quer dizer que quando tiver 35/ 40 anos ela não terá manchas. Da mesma forma que eu vejo gente reclamando que usou um clareador e filtro solar e um tempo depois, as manchas retornam.  A nossa pele tem "memória", a culpa não é dos cosméticos. Assim, evitaria dinheiro gasto com produtos inadequados e frustrações com tratamentos prescritos.

Aprenda a conhecer melhor a sua pele e almeje aquilo que ela pode ser com os cuidados necessários. Afinal, o padrão de pele perfeita é uma pele saudável.

Agradecimentos ao Pedro M. e a Márcia Leme.

*Na web você encontra o site da Dra. Leslie Baumann.

– Livro “Pele Saudável” – Leslie Baumann/ Editora Elsevier. A edição brasileira está na primeira e várias sugestões de produtos já foram descontinuados. Nos EUA já há uma segunda edição revisada e atualizada.

802 comentários para “Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele”

  1. Avatar de Heloisa

    Fernando, fiquei bastante interessada nessa LIP.
    Estou tentando um encaixe com meu dermato. Se der certo, vou perguntar a ele o que ele acha.
    Esse post tá muito bom. Acompanho todos os comentários. Tô até anotando os produtos citados que me interessam para trocar idéia com o dermato depois.
    Bjs

    1. Avatar de Fernando Goober

      Veja com ele sobre esse tratamento e quais seriam os resultados p seu tipo de mancha. Com relação aos produtos.. se o seu dermato for me escolado, ele deve ate conehcer.. mas tem um monte ae que vai dizer: n indico pq n conheço = só conheço os dermo que eu recebo dos prometeres e vejo nos congressos #mafia A minha, por exemplo, fez cara de WTF quando mostrei o Bioré e falei daOlay..rs… já o da Biazinha é bem moderno nesse ponto!!

      Bjs

      1. Avatar de ♥biazinha♥

        Nando

        Realmente Nando o meu Dermato é um fofo. Conhece o BB Cream e aprovou o filtro Asiático eu levei p/ ele ver o Kosé rsrs.
        Estou louquinha que chegue o meu BB Cream Missha pq ele disse que é ótimo p/ pele e graças a vc conhecemos esses produtinhos maravilhosos e a Vânia :D.
        Ah já encomendei o meu Serum da Olay 😀

        Obrigada!
        Bjs querido♥

  2. Avatar de Ana Paula-rj

    Celisa

    Tudo bem flor?

    Pegando carona no pedido que a Jo fez para o Fernando,o que voce acha de publicar uma resenha pedido para todos colocarem aqui sua rotina diária, com seu tipo de pele,pode ser também os queridinhos de cada um,do qual a pessoa não vive sem,pode englobar também outros produtos,tipo vitaminas,colágeno ….fica a dica.

    bjs

    1. Avatar de Julia

      Dorei a idéia….

      Verdad Celisa, separe um post só para as leitoras…..

      bjinho

  3. Avatar de Luiza Mendonça

    Nando
    Entre neste blog http://mariaalicevozfeminina.blogs.com/2011/07/um-guia-completo-
    para-tratamento-de-sua.html

    1. Avatar de Fernando Goober

      Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm!!

      Brincadeira, hien???

      De cara, sem clicar no link, eu ja sabia dq se tratava pelo linok todo!!

      Com um dia de postagem, meu texto foi publicado na íntegra por essa senhora.. pelo menso ainda postou a FONTE. Mas não existe mais a BOA EDUCAÇÃO de pedir autorização, não???

      Sem contar que é um site INSUPORTAVELMENTE carregado de fotos pesadas, gifs animados que me custou muita PACIENCIA p navegar!!

      Uma serva de Deus que não tem a mínima educação e gentileza de pedir autorização para publicar???

      Sem mais

      PS: Espero que a sra Maria Alice seja leitora desse site e LEIA meu desabafo!!

    2. Avatar de Fernando Goober
      1. Avatar de Márcia Leme

        Gente,
        Que loucura é essa?
        Como uma pessoa se atreve a usar o texto/trabalho/esforço alheio assim sem pedir licença? Que imensa cara de pau! Essa tem de tratar a pele é com lustra-móveis…

        beijo,

        1. Avatar de Adriana Prado

          Realmente! Uma salada mística. E, no mínimo, deveria citar a fonte.

        2. Avatar de ♥biazinha♥

          Márcia concordo plenamente com vc! Estou passada!
          Lustra-móveis é pouco merecia litros de óleo de peroba que cara de pau! Gente que é isso!

          1. Avatar de Julia

            Que blog horroroso,

            Uma ela ensina a tirar as olheiras e mais abaixo orando pelas mulheres da igreja perseguida………………….

            Falta de educação, ética e bom-senso.

            Ainda mete “Jesus” nisso.

            Lamentável.

  4. Avatar de ♥biazinha♥

    Nando ? Gente?
    Vejam isso!
    Mas uma copiou o post do Nando 😮

    http://bmdailynews.blogspot.com/

    1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

      Bia Nando, estou “chokita” com isso, q falta de consideração! Mais, uma pessoa incapaz de fazer sua própria pesquisa e um texto para publicar e fica copiando dos outros!!! HAHAHAHA que raiva!!! 👿 !!!

      1. Avatar de ♥biazinha♥

        Oi miguxinha linda 😀 saudades!

        Então flor p/ vc ver que cara de pau! 👿
        Poderiam ao menos falar com a dona do Blog a Celisa e o Nando que escreveu a resenha.
        Até as considerações finais copiaram agradecendo a Márcia e o Pedro vc viu? Cruzes!rsrs
        Que é isso meu pai?
        Dá vontade de entrar lá e escrever algo sabe 😡

        Bjs minha florzinha! 🙂

        1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

          Bia… tb estou revoltada!!! Cara de pauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu… Dá vontade de falar poucas e boas mesmo, mas é capaz dela apagar imediatamente!!! Isso que eu chamo de SANGUESSUGA!!! Deus nos proteja!!!

          Beijos amiga!!!

          1. Avatar de ♥biazinha♥

            Miguinha nem que apague rs. Mas pelo menos a gente desabafa kkk 😆
            E ter coragem de fazer uma coisa dessas. Tomara que essas pessoas que copiaram tbém leiam tudo isso! Já que entraram aqui p/ copiar tudo é bem capaz de voltarem aqui e ler pq lá não tem comentário nenhum. Tá um deserto kkk :D.

            Bjs miguxa :*

          2. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

            Biazinha… pois é menina, dá vontade de mandar ela pra %$$#♪§, depois pra &♫◘○•¢ e para finalizar pra £!!☼♣° !!!

            Beijos querida, vou dormir que estou tombandoooooo de sono srrsrsrs

            Bj, bj, bj… ♥♥♥♥ 😀

      2. Avatar de ♥biazinha♥

        Miguxinha vi fiquei assim 😯

    2. Avatar de Fernando Goober

      Gente.. essa Morgana ( não levo a sério quem usa esse nome…rs) além de NÂO CTAR FONTE ainda escreve no final: Beijos e espero que tenham gostado 😉

      Será que essas duas Mulheres não notaram que o texto foi escrito por um homem??? Que eu cito o meu tipo de pele, cito minha idade, meus cuidados de beleza, cito exemplos das meninas aqui do post e amigos, agradeço ao Pedro e a Marcia.. ??? Pena q eu n citei algo relacioando aos meus cuidados com a barba, assim quem lesse ia achar que eram duas mulheres de circo..rs

      Não há comentários por lá.. deve ser desses blog self-self.. ela escreve = apenas ele lê.

      1. Avatar de Fernando Goober

        OLha o perfil dela no twitter:

        16 anos , catarinense, escorpiana, bipolar, chata, sonhadora, metida a maquiadora e manicure, sedentária e preguiçosa 🙂

        Alguem aqui tem alguma dúvida?? Chata? YES… Bipolar? YES Preguiçosa? YES!!!!

        1. Avatar de Fernando Goober

          Sim, ela é bipolar, olha oq ela escreveu no twitter:

          MorganaLFarias Morgana Farias

          “Confie e seja honesto, sem honestidade você não chega em lugar algum.”

          1. Avatar de Paloma

            oi fernando, td bem?
            eu fu no dermato ontem aqui no estados unidos, paguei 170 dolares por 5 minutos e sai de la insatisfeita, ele me passou neltin gel, quando chegue em casa fui pesquisar na internet sobre esse produto, ele e para acne, entao liguei para o consultorio, por que aqui e assim, se voce for ate la, voce tem que pagar mais 170 dolares, eles ainda nao me responderam, bom voltando ao assunto do dermelan ele tem menos de 2% de hidroquinona, mas eu morrroooo de medo da hidroquinona, entao ja nao sei mais o que fazer. me de uma luz, por favor.
            beijos, fica com DEUS

        2. Avatar de ♥biazinha♥

          kkkkkk ai Nando vc é uma figura :D.
          Que folgadas além da sua resenha copiaram a da Celisa tbém.
          Assim é facil ter blog copiar tudo dos outros.
          Bjs♥

  5. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

    Nossa gente, estou chegando mega-super-hiper atrasada na resenha, mas não podia deixar de agradecer o Nando pelas informações preciosas… Estive lendo mtos posts e me identifiquei com alguns comentários, é td verdade!!! Precisamos encontrar o equílíbrio sempre para, em busca de uma melhora em nossa pele, não acabar piorando outros pontos… OU até criando problemas q nem existiam!!!

    Parabéns Nando!!! Vc é mesmo um expert, estudioso e dedicado!!!

    Beijos a todos!!! :*

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Ana, obrigado!!!!!

      Bjs

  6. Avatar de Julia

    DESSE JEITO FAREI O MEU PLÁGIOBLOG tbm! rsrs

    Que mais eu vou encontrar?

    http://bmdailynews.blogspot.com/2011/07/o-melhor-e-o-pior-protetor-solar.html

  7. Avatar de Pri

    Nando kerido!!!!!!!!!

    Que sacagem ehin essa maria Alice tava vendo isso agora ……
    Poxa que falta de criatividade e ética …………

    bjos

  8. Avatar de Virginia W

    Olá Fernando,
    depois de tanto trabalho em testar os produtos, pesquisar e escrever o pessoal ainda copia é mundo sem consideração.

    E a menina de 16 anos plagiadora e que já é “bipolar” é aqui da minha terra, olha só que o município Biguaçu é um dos 23 municípios que compõem a região da grande Florianópolis ninguém merece.

    É uma pena poderia ter indicado a fonte e ter pedido a permissão.

    Beijão querido,

    E todas nós aqui do Blog da Celisa sabemos que é sua a competência da resenha maravilhosa e do carinho em responder – é isso o que fica.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Virginia, obrigado.. mas esse pov deve copiar as coisas sem ler.. pq qualquer um pode escrever sobre os 16 tipos de pele.. há um livro sobre isso.. saiu na Veja.. há inúmeros blogs que publicaram o trabalho da Dra Baumann.. mas eu falo do meu tipo de pele.. cito que eu tenho 38 anos.. uso referências de produtos vendidos no Brasil.. cito Sofina (que sequer é citado pela Dra Baumann), falo de experiencias de amigos, das dúvidas dos leitores aqui do site… logo é totalmente inverossímil para essa menina de 16 anos publicar como se fosse trabalho dela. Mesmo a tal senhora.

      Outra, não basta dizer que usou a fonte Beleza e Saúde… pq fonte todos nós usamos para ter como referencia.. inúmeras fontes.. a Dra Baumann tbm usa mts fontes (creditadas no final do livro) para escrever o livro dela.. citar Fonte não quer dizer que o Texto não é seu!!

      A normas correta para fazer isso é publicar no final do texto os créditos, tipo:

      “Texto original publicado no site/ blog… em (data) + link original”

      A Márcia que trabalha numa editora sabe como é isso..

      Bjss

      1. Avatar de Márcia Leme

        Fernando,
        Isso é um caso claro de “roubo de propriedade intelectual”, com pena prevista em lei e tudo.
        Se você quiser, você pode, sim, iniciar um processo judicial contra as plagiadoras.
        É a mesma coisa que entrar numa loja, pegar um produto e sair sem pagar.
        A serva de Deus e a bipolar chata e preguiçosa deveriam se dar conta disso.
        Isso é crime previsto em lei…
        Crime!

        beijo,

        1. Avatar de Fernando Goober

          Simmm.. eu tenho o livro de Lei de Direitos Autorais, pois tive esse disciplina na Pós..tanto o Artigo 5º quanto o artigo 29º. O povo pensa que internet é terra sem lei..

          Mas são duas coitadas que criam u blog apenas para usar trabalho alheio.. nem publico tem p isso..

  9. Avatar de Luiza Mendonça

    Da nada não Nando!!! O consolo é que ninguem plagiaria
    uma porcaria. bjokas

  10. Avatar de Cinthia

    Nando
    vc é show! Acho incrivel essa sua disponibilidade de dividir seus conhecimentos.
    Gostaria de uma indicaçao de clareador para manchinhas.

    Li num post, que a Biazinha usa ou usava o fluido clareador da eucerin, mas ela não tem manchas neh, não sei se seria eficiente para mim.
    Biazinha vc ainda está usando?

    Muita gente fala do Klassis, mas tenho medo de ser muito oleoso.

    O que vc recomendaria?

    Beijoss

    1. Avatar de Jo

      Oi Cinthia, eu já usei o Klassis e não é milagroso como falam.
      Ele deixa a pele ga gente sebosa e com aspecto horrível.
      E clarear? Não clareia não.
      Ele é realmente muito oleoso.

      1. Avatar de Cinthia

        obrigada pela resposta Jo, acho que vou tirar o Klassis da minha lista

    2. Avatar de Fernando Goober

      Cinthia,

      Um clareador q eu gosto da fórmula é a Loção Clarité, Dermage. Ela tem AHA, arbutin, kojico e vitamina C e com boa absorção e toque seco.

      O fluido eucerin todos reclamam que é muito oleoso.. pior até que o Klassis.. eu até estou fazendo uma pesquisa de produtos mais em conta asiático para clareamento, mas como eles amam isso.. é quase impossível eleger um..rs

      1. Avatar de Cinthia

        Obrigada pela resposta Nando
        vou dar uma olhada nesta Loçao Clarité.

    3. Avatar de ♥biazinha♥

      Oi Cinthia tudo bem flor? 🙂

      Eu usei o Eucerin Fluído Clareador FPS 20 no verão passado. Meu Dermato indicou usar antes do protetor solar nos dias que eu fosse pegar uma “corzinha” 😀 rs, adoro sol, mas não fico muito tempo e sempre vou final da tarde.

      Então o Eucerin foi mais p/ evitar que surgisse alguma manchinha na pele pq eu uso ácidos. 😉

      Hoje não uso mais pq infelizmente mudaram a fórmula e aumentaram o FPS p/ 30.
      Eu comprei mas não deu p/ minha pele, ainda bem que trocaram aff pq não dava p/ usar aquele troço menina 😮 . Deixava minha pele um óleo de tão oleosa que ficava e brilhava feito holofote rsrs. E olha que minha pele não é tãaaaoooooo oleosa assim. Ai batizamos o novo Eucerin p/ “Eucerin Óleo de Peroba Clareador” kkkkk :D.

      Se vc tiver pele oleosa não compre flor, fuja dele. A fórmula antiga era maravilhosa e o cheirinho gostoso que ele tem ai que saudades… buaaaaaa :(, não poderei mais usar.

      Bjs flor♥

    4. Avatar de Viviani

      Oi Cinthia eu tenho os dois em ksa, o meu klassis é na versao emulgel, existem duas versoes, esta é a menos oleosa. e o meu fuido clareador e a versão nova filtro 30 essa é mais oleosa q a anterior q o filtro era 20.

      olha no quesito oleosidade o klassis é beeem melhor viu, o fluido clareador só estou conseguindo usar agora pq esta frio (minha pele fica meio seca neste periodo) e comprei um otimo filtro solar (Sofina) q seca ele qdo passo, ja o klassis deixa um leve brilho mas com esse filtro fica perfeito.

      ja em eficiencia os dois sao bem parecidos, sao clareadores suaves, unifirmizam o tom d pele mas c seu caso for manchinhas axo q deve demorar os efeitos com esses produtos. mas gostei bastante dos resultados, mas ñ compraria novamente o eucerin.

      bom fica a dica!!!

      bjsss

      1. Avatar de Fernando Goober

        Meninas,

        Olha.. de cada 20 mensagens que eu recebo, 18 são pedidos de ajuda com manchas!!

        Eu pesquiso, debato com o Pedro.. e vou ser sincero: não acredito em medicamento ou cosmético que tenha um resultado 100% satisfatório!

        Os mesmos ingredientes encontrados nos clareadores daqui: arbutin, kójico, vitamina C.. são os mesmo lá dos produtos asiáticos.. sendo que há uma variedade de cosias novas, extratos vegetais.. um mundo.. mas as opiniões são diversas.. sem unanimidade.

        Vcs vao encontrar gente que gostou do klassis, outra que odiou.. e assim com quase todos os produtos.

        O que eu recomendo é fazer como as asiáticas: tornar clareamento o pão de cada dia. Rotina. Pq se não usar, parece que piora com a idade, com fatores hormonais, com exposição solar.. se usa, há uma melhora boa ou razoável. Parece até que tudo na rotina de cuidados de homens e mulheres por lá tem um anti-mancha: no filtro solar, no tônico, no hidratante, no serum…. pq lá, ter uma pele sem manchas e com tonalidade homogênea e como ter a pele bronzeada p nós.. e elas não usam sõ quando há manchas, já usam como prevenção.. msm com a pele impecavelmente clara feito boneca.. às vezes meu problema na hora de escolher um produto é pq ele tem clareador e eu penso: mas pq eu vou querer clareador se eu não tenho uma mancha sequer?! rs

        Resultados, no minimo com 3 meses de uso continuo para ver alguma melhora.. mas não adianta compra um produto, usar por algumas semanas e dizer que não deu certo.. pq não é assim que acontece.. coo vimos, há vários tipos de pele, desde a sensível pigmentada, que é mais fácil de ter manchas, a resistente pigmentada, que determinados clareadores não consegue atuar direito..

        Se fosse algo fácil, a industria d cosméticos não lançaria todo ano novos fórmulas, sem contar tratamentos dese laser a LIP..

        Se vc tem melasma, tem que usar clareadores, filtros.. fazer tratamento.. sardas vc consegue controlar melhor.. mas se der mole no sol, voltam…

        Se há mulheres que tratam das manchas há 15 anos e até hoje ainda continua tratando, usando ácidos à noite, muito filtro durante o dia e alguma formula clareadora tbm.. e faz peeling, LIP, laser.. quer mais?

        O único inconveniente que eu acho dos clareadores vendidos por aqui é a textura do produto.. parece que nunca são compatíveis com a pele muito oleosa. Parece até que é proposital isso: p vc usar so no inverno msm e não correr risco de usar no verão e piorar..

        E eu não tenho experiencias com clareadores, o máximo que eu já usei foi hidroquinona manipulada com ácido e mequinol. este ultimo eu até gostava, embora eu não usasse p clarear mancha, só melhorar a tonalidade depois do verão, só que ele cai no msm problema que citei: textura!! Ele é uma pomada com um cheiro terrível!! E arde sua pele de deixar ele com aparência de pimentão por uns 5 minutos.. sempre.. não importa quantos meses vc use!! Isso é o natural dele!! rs.. eu nem costumo indicar por causa disso. pq vai ter gente que correrá p torneira e vai retirará achando que ele tá dando alergia ou irritação..rs

        Não quero desanimar.. mas continuem usando os clareadores que vca têm, desde que tenha uma boa textura e revese por meses.. alterne.. mas use.. opte por um que não seja fotosensivel durante o dia, use mt filtro solar e vitamina C, à noite, use algum ácido.. coloque como rotina na vida de vcs e sem desanimo.

        1. Avatar de Adriana Prado

          Fernando!

          Já tinha observado que você é muito perguntado no assunto manchas. Suas dicas são ótimas, mesmo não tendo este problema.

          Eu concordo com você e faz tempo que aceitei o melasma pra vida toda. Claro, aceitei mas não parei de lutar. Rsrsss Vou trocando o ácido a medida que aparecem e dão folga. Não tem jeito, é evitar sol, usar bloqueador solar, clareador…

          Beijo

        2. Avatar de Jo

          Nando, vejo a cada dia a sua satisfação em ajudar e pesquisar e mostrar coisas boas e novas pra gente. Fico muito feliz e GRATA a vc.

          Ontem fui na dermato, ela me deu amostras de:
          RevaleSkin pra testar e ver senão arde minha pele
          Neovadiol Gf noite

          Hidra+Bio Active roc (parece que ela adora essa marca) já usei o creme noturno e arde muito a pele,
          ontem useo um skinal que não arde mas, pinica, parece que está enfiando agulhas e não é por pouco tempo fica por um bom tempo assim.
          O roc a rde na hora e passa logo esse me deu desespero 🙁

          Queria pedir sua ajuda 🙂
          Eu já li bastante sobre amelan
          tem esse site que mostra um caso

          http://www.terra.com.br/istoe-temp/1651/medicina/1651_mesmo_tom.htm

          Queria sua opinião sobre o produto que é espanhol

          http://www.amelan.org

          Eu não sei inglês 🙁 tenho bastante dificuldade mesmo com tradutor google entender fórmulas como vc, vi que sabe que isso e bom e aquilo não que pesquisa antes de usar um produto.
          me ajude a ter uma opinião sobre esse produto.
          Li também e recebi desse fabricante que cosmelan, dermamelan não é a mesma coisa amelan é único e cosmelan foi de um sócio que faz o produto mas, não é a mesma coisam não sei bem sobre isso
          Obrigado Nando que Deus proteja vc e lhe pague por toda ajuda prestada a nós, bjo

          1. Avatar de Fernando Goober

            Oi Jo,

            Qual RevaleSkin vc ganhou?? Eu li várias resenhas positivas dele.. achei bem interessante esse produto.. depois comente o que achou. Na minha próxima consulta vou tentar arrumar amostra do sérum dessa marca. Mas aqui no Brasil eu acho meio caro.. se eu gostar, vou comprar de fora..

            A linha Neovadiol é da Vichy, voltada para pessoas acima dos 50 e com perda da firmeza da pele..

            Eu já li sobre o amelan e tem meninas aqui que já usaram a versão tópica. este do site é o peeling de amelan. A aversão ameln r ou cosmelan (não entendi direito o que ocorre com a marca, parece que ocorreu uma separação e cada um lançou um produto) tem gente que fala que funciona, outras não gostam… como todo despigmentante, cada pele tem um resultado. O peeling dá mais resultado.. mas melasma é algo que você tem que cuidar sempre.. mesmo após o peeling e com bons resultados vc deve manter um tratamento em casa.

            Mas como sua pele tem reagido com pinicação com vários produtos.. é melhor ter cautela pq eles têm hidroquinona que irrita bastante.

            Mas como sua dermato indicou vários produtos.. como vc está usando todos eles e como pretende inserir o amelan?

            Bj

          2. Avatar de Jo

            Oi Nando, a amostra que ganhei foi RevaleSkin Night cream
            Ela me deu algumas amostras para testar e ver o que não pinica e não arde.
            Ainda não usei o RevaleSkin, as outras amostras arderam e pinicaram 🙁
            Então o amelan eu queria muito fazer mas, não é com essa dermato que estou indo.
            Não estou gostando dela não.
            Eu queria aproveitar o inverno e bom bom pra fazer peelings e tentar melhorar a aparencia mas, ela só me enche de produtos caros que não resolvem nada de nada, estou bem brava com ela.
            Por isso peguntei pra vc sobre o amelan, vc que me dá mais atenção que a minha médica 🙂 e entende de fórmulas e produtos.
            Obrigadooooooo

      2. Avatar de Cinthia

        Meninas e Nando

        Obrigada pelas dicas..
        Agora é achar um clareador que fique bom na minha pele para poder usar sempre.

        Vcs tem falado tanto desses cosmeticos asiaticos que estou ficando com vontade de experimentar rsrs

        É ótimo saber dessas novidades

        Beijos a todos

        1. Avatar de Fernando Goober

          Então,

          Nacional, talvez o Clarité deve ser mais leve para usar.. e ele tem um mix de clareadores. Mas vc usando com um Sofina white por cima, msm sendo oleoso o Sofna vai segurar mt bem.

          Asiáticos é difícil indicar, pq tem clareadores em tudo que é tipo de produtos. Tem desde a linha Shiseido White Lucent, com sabonetes, loções, serum, hidratantes, pos.. tudo para clarear manchas e iluminar a pele.. ficar com pele de queixa! rs

          Da Sofina, tem loções e emsulsões da linha Sofina Beuaté whitening.. tem a linha Sofna Alblanc… tudo com sabonetes, loções, tônicos..

          Tem uma linha mais popular da Hadalabo Japan Shirojyun Deep Whitening Loção e tonico. Eu acho que a Vania pediu o tõnico p experiemntar, parece interessante, pq vc aplica ele com algodão e tem arbutin e vitamina C p clarear.. facilita o tratamento pq vc pode ainda usar um clareador depois e o filtro.

          Tenho pesquisado isso p vcs.. até achei u tal de Meladerm, ele tem um mix de clareadores… mas n sei se a empresa e confiavel.

  11. Avatar de Viviani

    Olá Nando, nossa q materia maravilhosa, parabens!!

    um qtas novidades, to sumidinha e pelo jeito ja to bem desatualizada hem ai Deus quero td rsrs

    o sofina eu ja estou usando (e por sinal amando) desde o começo do mes, nossa q milagre d filtro é esse nossa ele é perfeito incrivel como a pele esta mais bonita com ele e pasmem ele consegue deixar minha pele sequinha até qdo eu uso o fluido clareador eucerin 😀 aprovadissimo!!!

    agora to d olho nesse novo ai q vc e a Rosi experimentaram o Allie hum com vit C ai Deus, td o q é pra clarear a pele muito me interessa hehehe

    ja encomendei dois bb cream q vcs sugeriram no post dos bb cream, to esperando chegar.

    e quero um desses serum tbm (eita zoio)… Nando os dois serum q vc esta usando tem a mesma função? qual vc indicaria (gostou mais)?

    bjsss obrigada pela materia tao perfeita 😉

    1. Avatar de Fernando Goober

      OI Viviani,

      Qual sofina vc esta usando, o White? Jura q ele seca ate eucerin? rs.. o Lucent é ainda mais seco q ele

      Olha, o serum da Olay e da Estée lauder são produtos distintos.. o Olay e anti-idade, regenera a pele, hidrata, melhora o tom e eu acho a consistencia dele tão bom.. no momento em termos d eproduto nacional eu acho o melhor que estou usando/ usei… pq ele combina com tudo: filtro, acido, vitamina C… nossa.. eu passo ele por cima e melhora tudo!! Até tenho vontade de usar a fórmula p olhos.

      O Estée lauder el refina a pele, promete melhorar o tom, os poros.. e hidrata… tbm da um acaba,ento imediato mt bom..

      Então, eu uso um de dia (Estée) e o outro à noite. Tbm aplico o Estée quando quero sair à noite..

      E tem o sérum da Skincelticals q eu uso: CE FEULIC. Este é antioxidante. Perfeito.. so o cheiro e a consistencia dele que não agrada muito.. mas eu passo o Olay por cima e melhora tudo.

      O Olay virou meu coringa.. como n gosto mt de hidratates tipo loção ou creme.. ele é perfeito.. uso até na área da barba..

      Estou viciando em todos os produtos q eu uso e não penso tão cedo em trocá-los.. meu problema na erdade é quando surge algo bom e eu n sei como incluir na minha rotina, por isso eu tenho visto agora só loções tônicas..rs

      Bjs

      1. Avatar de Viviani

        isso o white msm 😀 optei por ser clareador tbm.

        incrivel, mas realmente tenho dificuldades pra saber c tirei tudinhu msm rsrs pq vc ñ sente ele na pele ai to usando demaquilante, gel d limpeza e tonico, axo q agora sim sai td rsrs mas vou providenciar esse limpador q vc usa, deve ser melhor pra retirar msm.

        humm tentadora a proposta dos dois serum hem ai ai axo q vou comprar o olay essa semana e mes q vem qdo acabar uns dois produtos aki eu vejo esse outro rs

        1. Avatar de Fernando Goober

          Mas é assim msm..!!! Vc nota que ele impermeabiliza a pele.. n jogue agua na pele antes de aplicar loção, ok?

          E nem todo demaquilante retira, hein!

          Por isso q eu estou importando meus limpadores de fora.. pq são mais eficientes e ate mais em conta..

          Mas eu indico o Mandom, le é perfeito: facilita mt a minha vida.. pq com uma unica limpeza, já retira tudo.. eu completo com loção tônica só por vicio msm.. rs pq não há necessidade.

          E vc usa o Sofina.. imagina um filtro que é indicado p praia? rs.. tipo uns da Anessa ou da Allie.. eu brinco que so deve sair com soda caustica!!

  12. Avatar de Julia

    NANDO,

    Tenho uma preguntita,
    Você conhece/já usou algum produto da Kiehl’s?

    Tô mt interessada no Tônico Rare Earth Pore Refining.

    Vi que ele é “batata” pra peles oleosas, diminuindo o sebo e inibindo o nascimento
    da acne….achei super legal.

    Até falei com a Vania ver p/ mim por um price melhor.
    aí ela me apresenotu a Sofina Loção Beaute (160ml).

    Que vc diz: Kierh’ls ou Sofina ?

    Tô na duvida……..

    1. Avatar de Julia

      NANDO,

      ota pergunta que não sai da minha cabeça…

      CURIOSIDADE (na verdade): Faz mal passar filtro solar antes de dormir?

      Sua “curiosa e perguntadora”
      JUJU….rrsrs

      Beijotes.

      1. Avatar de Fernando Goober

        Olha… filtro solar não é hidratante.. nem todos os ingredientes dele é absorvido na pele.. principalmente os filtros físicos.. logo, seria como se vc dormisse maquiada.. sua pele precisa respirar.. limpar a pele do filtro solar é como se vc estivesse limpando a pele da maquiagem, da poluição.. ou vc corre o risco de entupir os poros.. ocasionar espinhas.. se contar que filtros têm ingredientes químicos, né?

        Eu sei que tem gente que sua filtro à noite para se proteger da luz fria.. eu acho desnecessário..

        Bjs

        1. Avatar de Julia

          TENDI ^^ !……

          brigada, bjus.

    2. Avatar de Fernando Goober

      Sim, já li resenhas sobre.. ele tem argila.. que limpa a pele.. com relação a fechar os poros eu não acredito.. deve ser q nem os primer siliconados que quando vc aplica, dá essa aparência de melhorar os poros. Eu encomendei um saboente asiatico tbm com argila.. p testar.

      Uma coisa que não me agrada é esse pó que ele tem dentro.. que nem o po matificante q tem dentro do tônico da Cleanance..

      Bjs

      1. Avatar de Julia

        Pra resumir:

        Qual vc mais indicaria pra mim que tenho pele oleosa mais ou menos, manchinhas de espinhas e as vezes uma que outra quer nascer…rs

        O Tônico asiático ou da Kiehl’s?

        E nun entendi, qual que tem o pózinho?
        E qual é o que vc não acredita que fecha os poros..rs

        Ay help me!

        Bejos Nando.

        1. Avatar de Fernando Goober

          O tônico da Kiehl’s é bifásico, tem um pó nele que deve ser a argila.
          na verdade, n levo fé em nenhum cosmético p fechar os poros.. acho alguns cumprem isso só quando vc tá usando, tipo uma camuflagem.. podem ate atenuar..

          Eu n usei nenhum dos dois.. o gel de argila ainda vai chegar.. mas el serve p limpar os poros, melhorar a oleosidade, purificar a pele.. de alguma forma ajuda na prevenção de espinhas.. com relação as manchas.. isso só com produtos específicos.. eu tratava minhas manchas de espinhas só com ácido..

  13. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

    Pessoal, vi alguns posts perguntando sobre o klassis e resolvi dar a minha opinião.

    Bom, estou usando desde fevereiro desse ano e estou satisfeita com os resultados. O 1º q comprei a vendedora da farmácia se enganou e me vendeu o CREME, fiquei desesperada achando q não ia dar p/ usar pq tenho a pele mista quase oleosa. Porém aconteceu que no começo a minha pele “ressecou” rsrsrs… Isso mesmo! Coisa doida, mas está até entre os “efeitos colaterais” descritos na bula… Bem, continuei o uso dele durante o dia e à noite usava o Sérum 10 da SkinCeuticals que fiz até uma resenha posteriomemente… Olha, como o Nando disse: não esperem milagres! Eu iniciei o uso por conta de umas marquinhas de espinhas profundas que não sumiam de jeito nenhum… Espinhas que apareceram no meu rosto por conta de um medicamento forte que precisei utilizar: injeção de corticóide… Foi uma única dose, mas o suficiente para deixar meu rosto parerendo que tinha enfiado a cabeça dentro de uma casa de maribondo… Cruzes, eu até vergonha de sair de casa, pois, pelo fato de ter a pele muitoooooooo branca, as espinhas ficavam evidentes D+ !!! E, hoje o que me restam dessas marcas são apenas pequenos “pontinhos” 😀 … Quer dizer, ajuda sim, mas não esperem um resultado milagroso… Continuo usando o Klassis, mas agora na forma “EMUGEL”, que é mais sequinha que o creme e estou passando à noite, alternando com o CE Ferulic, tb da SkinCeuticals…

    Beijinhos :*

  14. Avatar de Heloisa

    Pessoal, acabei de receber o Sofina Lucent e o Gel Mandom! A Vânia é mesmo um amor, atenciosa, manda tudo muito arrumadinho, em saquinhos, um mimo. Adorei comprar dela! Super recomendo! Bjs!

  15. Avatar de Heloisa

    Fernando,
    vc já experimentou o Sofina Lucent? Se sim, o que achou? O meu chegou hj ainda não deu tempo de avaliar.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Ainda não… pq ja esta no Brasil outra encomenda minha.. dai, fico naquela aflição de esperar… pq eu prefiro assim p pagar um unico frete.. senão, toda semana eu teria q pagar frete p algum produto… como o lucent e pequeno e eu ainda tenho mts filtros aqui.. espero ..rs

      Mas me fale o que achou dele… ela adorou.. n é novidade, pq o lucent é/ era o preferido de mts á fora…

      1. Avatar de Heloisa

        Dá uma aflição mesmo! Mas, tem que ser assim, né. Senão o dindin fica todo pro frete! rsrs
        Ele é pequenininho mesmo. Chegou agora a pouco, então só usei uma vez. Ainda não saí no sol, nem nada. Gostei da consistência. É bem líquido, fácil de espalhar. Achei que ele dá uma hidratada leve na pele, de forma que ela fica com ar saudável, aveludada, mas nada de brilho, e tb não fica esbranquiçada. Até agora, a única crítica é só o tamanho que poderia ser maior. Não tenho parâmetros de comparação, pq é o primeiro protetor asiático que compro. Mas já estou achando excelente!
        A Vânia tb mandou sachês de BB Cream, estou louca para experimentar. Já estou até vendo meu dinheirinho indo embora… rsrsrs

        Nando, estou pensando em breve encomendar outro protetor. Mas estou em dúvida entre o Bioré Milk e o Sofina White. Sei que para meu caso (melasmas) o white seria ideal, mas tenho medo de que a pele fique um pouquinho oleosa, pelo fato de ele ser mais hidratante… o que vc acha?

        1. Avatar de Fernando Goober

          O tamanho que vc comprou é a miniatura.. pq tem em 60 ml tbm. O meu white é de 60 ml.. eu que sugeri p Vania vender de 25 ml, assim sairia mais em conta para quem puder experimentar.. pq inicialmente bate um receio de pagar 80 reais num filtro maior.. sem saber se é bom! Mas quem usa Ada Tina paga isso tbm..

          Vc achou hidratante.. e olha que nem é a função dele.. o lucent eu nunca usei, mas li que é o mais mate deles.. eu uso o Jenne, este is hidratante.. e o white e gosto da textura.. o white previne manchas na pele.. p vc seria ideal.. e o milk bioré é muito seco, mais que o lucent.. talvez no verão.. minha ideia e usar os dois.. aplicar uma mão de sofina e quando precisar reaplicar, usar o Milk.. quando estiver mt quente.

          1. Avatar de Heloisa

            Foi boa sua sugestão, pq é melhor para quem não conhecia como eu poder experimentar. O Ada Tina anda caro demais. Compensa comprar esses asiáticos.
            Mas, então, eu achei uma hidratação bem leve, pq a pele fica macia, acetinada. Não sei se é pq a minha anda tão ressecada e descamando por causa do Triluma… daí qualquer coisa mais “molhada” pode dar a impressão de hidratar. Pode ser por isso.
            Ótima essa sua idéia de reaplicar o mais seco sobre o mais hidratante. Quando meu Ada Tina acabar (ainda tenho um pouco aqui) acho que vou encomendar com a Vânia o White mesmo.
            O Lucent tá saindo de linha? Pq se não fabricarem mais nem adianta me entusiasmar com ele…

    2. Avatar de Fernando Goober

      lembra que eu comentei da Linha Sofina Alblanc.. uma linha especifica para melhorar a tonalidade da pele:

      “O Sofina série Alblanc Medicated é projetado para melhorar a circulação sanguínea das camadas profundas da pele, controlando as atividades tirosinase e, ao mesmo tempo, esfoliar a superfície da pele”

      Ela têm produtos para todos os tipos de pele.e tem o Sofina ALBLANC Medicated UV Protect Emulsion 1 (for Oily Skin) SPF 24 PA+++ e SPS 50 +++!!!

      Imagina, meninas, usar um excelente filtro para pele oleosa, e ainda cuidar das manchas?

      Se todos os filtros q sao p qualquer ipo de pele já são mate, imagina um especifico p pele oleosa? rs

      Já quero!!!

      1. Avatar de Heloisa

        Entao esse Alblanc deve ser ainda melhor para clarear a pele do que o White… Nossa, tô entrando em desespero só de pensar que vou ter que esperar para adquirir.

        1. Avatar de Fernando Goober

          Então, eu acho que o sofina, tirando o Jenne, dá um aspecto de pele sedosa.. mas n sinto hidratação.. ´diferente… pq eu agora posso usar hidratante por baixo.. pelo menos o white e assim: a pele fcia sedosa, com aspecto bonito..

          Vou experimentar esse alblanc tbm, claro.. pq me agrada um filtro p pele oleosa e que trate tbm..

        2. Avatar de Fernando Goober

          http://web.sofina.com/hk/alblanc/
          coloca p google traduzir.. mas é um produto caro.. 🙁

          1. Avatar de Heloisa

            Nando, dá vontade de comprar a linha Alblanc toda! Que sonho! Mas deve ficar muito caro mesmo.
            Vc comentou de usar hidratante por baixo do filtro. Estou usando um em gel da Mary Kay. Ele é muito bom, não deixa a pele oleosa. Até mesmo por baixo do Ada Tina já ficava bom.
            Vc viu nos lançamentos do mês que a Celisa postou, os protetores da neutrogena? Uma vez usei Ultra Sheer do antigo, ficava óleo puro na pele. Mas esses novos, eu li que foram feitos baseados nos asiáticos. Claro que não vai nem poder comparar, mas será que conseguem se aproximar ao menos do Ada Tina no quesito oleosidade? Se conseguirem será um grande avanço. Tô curiosa pra saber de alguém que usou…

      2. Avatar de Viviani

        ai Deus desse jeito meu salario vai todo para o japao kkkk

        nossa q mara esse produtinho vai para a minha listinha d desejos tbm hehehe

        bjsss

        1. Avatar de Fernando Goober

          estava lendo sobre a linha, parece fantástica: u filtro que inibe a hiperpigmentação, clareira, hidrata e ainda é para peles oleosas.. já sanava as necessidades de várias meniinas daqui..rs

          Mas essa linha é tipo Lancome..rs.. carinha msm.. já vi que ficaria uns 100 reais u tubo de 30 ml

  16. Avatar de Jaqueline

    Oi Fernado, eu te encomodando novamente hehhe
    Mas estou acompanhando os comentarios sobre este post, e me chamou muito atençao sobre este serum Sofina ( axo que é isso) Fiquei curiosa pra comprar, mas não sei qual escolher…
    Tenho a pele sensivel com tendencia a acne e oleosa na zona T hehe.
    Qual vc me indicaria e como usar…

    Obrigada.
    Jaqueline

    1. Avatar de Fernando Goober

      Hummm.. confundiu-me..rs..

      Pq sofina são filtros solares, alias, ótimos para peles sensíveis e oleosas, pq são formulados com filtros minerais, cobertura bate.. sem óleo.

      Sérum.. eu tenho comentado de vários aqui: CE Ferulic, Estée Lauder e Olay.. eu gosto do Olay pq ele tem ingredienets interessantes para pele com tendencia a acne.. além de textura otima.

      É isso??

      1. Avatar de Jaqueline

        Entao hsuashua
        Vou por partes hehehhe

        Eu posso usar só o filtro solar e qual vc me indica?
        Ou se usar o serum qual e como usar. Pois eu uso o serum da vita derm com fato 30 de proteção. Mas no verão o resultado não é tao bom assim….

        Vou confessar a voce.. Sou meio descuidada com a minha pele, mas depois de acompanhar varios posts estou me conscientizando que preciso cuidar melhor…. A idade vem chegando e vejo q preciso previnir….

        1. Avatar de Fernando Goober

          Depende dq vc precisa.

          O sérum da Estée lauder hidrata e melhora a textura da pele.. o filtro sofina é excelente… mas tem vários: white, para clarear manchas; jenne, para hidratar; lucent, que é bem mate..

          Bj

  17. Avatar de Fernando Goober

    Heloisa,

    Eu só uso hidratant por baixo do filtro pq uso fitro asiático.. antes, com ada tina ou minesol, eu nem me atreveria. Mas eu uso sérum, que são mais leves… e mais pelas outras funções deles.. não pelo quesito “hidratação” pq minha pele nem precisa.. se fosse p hidratar eu usaria apenas o sofina Jenne e mais nada..

    Eu já tinha visto esses lançamentos da Neutrogena.. mas nem me interessei.. sinceramente não tenho mais vontade de testar nada sem ser asiático em termos de proteção. Pq acho mt difícil de empresas ocidentais conseguirem o msm acabamento de empresas como Kao ou Shiseido.. pq eles desenvolvem cada ingrediente que não tem por aqui, os próprio filtros em nanoparticular… aqui já conseguiram reduzir bastante o efeito white cast comparada com os filtros de 10 anos atrás.. mas ainda sim não são bons.

    Msm se o neutrgena for parecido com o ada tina ainda assim será muito inferior ao sofina.. agora eu quero achar um filtro superior ao sofina.. rs

    Bjss

    1. Avatar de Heloisa

      Fernando
      Que beleza não precisar hidratar! Antigamente eu tb não precisava, mas depois que surgiram os melasmas, os ácidos fazem ela descamar, ainda mais nessa época do ano… Mas pelo menos eu achei um hidratante que deu certo, pra minha sorte.
      Pois é, certamente e infelizmente não terá o mesmo toque seco dos filtros asiáticos, mas se for tipo o Ada Tina já vai dar para eu usar em momentos de aperto financeiro, afinal o preço é bem em conta…
      Mas então, vc quer achar um melhor que o Sofina? rsrsrsrs Essas coisas viciam, impressionante. A gente vai querendo cada vez melhor e melhor…
      bjs!

      1. Avatar de Fernando Goober

        Eu acho dificil ter um melhor que o Sofina… acredito que até os da shiseido são similares, mas há tantas marcas lá fora.. que nunca se sabe.. é mais fácil ter um sofina que se torne meu predileto perto dos outros da sofina..rs mas eu quero conhecer todos…rs

  18. Avatar de Caroline

    Fernando

    Tenho 18 anos, o que eu poderia estar usando na região dos olhos?
    Para o rosto eu estava usando o sabonete liquido Dermotivin. Ele já acabou e estou pensando em comprar o Cleanance Gel… você está gostando bastante dele? E como você usa o Cleanance Gel?

    E qual dos filtros Sofina você prefere? O seu preferido, pois vi que você gosta de vários, por isso fiquei em dúvida em qual comprar.

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Caroline,

      Na sua idade vc pode usar algum hidratante mesmo.. tipo hidrafil eye care, que tem vitaminas antioxidantes.

      O Cleanance eu estou gostando.. acho ele mais leve.. antes usava o Normaderm e ele parecia limpar demais..

      Eu uso pela manhã, massageando de forma suave o rosto.. ele não faz muita espuma, mas é bem emoliente.. e suave tbm. Recomendo. Fora a praticidade, pq sabnete em barra é chato de manter..

      Si ceramente, dificl ter um preferido ms e tratando de Sofina.. eu adoro os dois que eu tenho: jenne e white e essa semana chega o Lucent.. tbm vai chegar o Beauté… dai, vcs vão fciar doidas com tantas elogios..

      Eu uso muito o white… gosto da textura dele.. e quando está mais frio, uso o Jenne.. mas como esse é menor, eu tento economizar…

      Experimente o Lucent que é mais neutro e vc terá uma base de como são os filtros da Sofina..

      Bjs

  19. Avatar de Elvira

    Oi Fernando. Ontem me cadastrei no Mercado Livre para comprar o protetor solar Sofina, qual não foi minha surpresa, ele havia passado de R$98,00 para R$150,00, isso mesmo, vi o perfil da vendedora, muito bom por sinal, só elogios, então fiz uma pergunta, porque havia aumentado tanto, se a última venda havia sido em 22/07/ , não obtive resposta e hoje entrei novamente no site do Mercado Livre e o produto já não estava mais anunciado.
    Bem, na primeira oportunidade, vou comprar. Um abraço.

    1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

      R$ 150,00 em um filtro solar?????? 😯 😯 😯 Não pago mas nemmmmmmmmm!!!!!!!

      1. Avatar de Jo

        Oi, eu comprei sábado por 98,00
        Era só enviar e-mail para a Vania e pedir que ela arrumava o valor.
        Ele estava só amostra não era o valor da real da venda .

    2. Avatar de Fernando Goober

      Oi Elvira,

      Vc mandou e-mail p ela para saber do valor direito? Pq eu acredito que não tenha aumentado.. é que como esses filtros já chegam reservados, tem cliente que prefere pagar no ML p parcelar no cartão e, às vezes, tbm quer outros produtos.. dai ela lança no ML só para esse cliente pagar parcelado e num valor total (dois ou mais produtos num valor único).

      Acontece tbm de ter alguns produtos que foram proibidos de comercializar no Ml e ela ainda vende só que nesse msm esquema: ela lança no ML num produto que ela pode vender por lá.. tipo o Substiane que o ML proibiu de vender e ela lança ele como outro produto..

      Bj

  20. Avatar de Jeanne

    Eu já usei o Revaleskin Noite por indicação da minha dermato e no meu caso achei indiferente. Não vi resultado algum na textura, exceto o aumento de comedões na pele. Não aprovei! Bjs a tod@s!

  21. Avatar de Fernando Goober

    Jo,

    Esse RevaleSkin Night cream vai depender do seu tipo de pele, eu n suaria na minha pq eu prefiro serum.. quem ja usou não gostou da textura. Mas resultados com ele vc só notará em meses de uso.

    O Amelan eu acredito que vai arder e pinicar a sua pele… pq ele tem ingredientes que causam esse tipo de irritação sim… mas é questão de tolerar até a sua pele se acostumar ou você evitar. A sua pele parece ser mt sensivel, logo deve evitar ácidos de frutas.. até msm a vitamina C pode pinicar a sua pele.. como clareadores, vc ja testou arbutin e kójico? E usou azeloglicina e retinol? Para peeling quimico, se a sua pele tiver manchas, opte por salicilico entre 20 a 30 % ou resorcina e tratamento de luz intensa, só se sua pele for escura que deve evitar os dois ultimos.

    Vc fez o teste da Dra Baumann? Não lembro a sua pontuação…

    Bjs

    1. Avatar de Jo

      Pois é, Nando acho que a faculdade de medicina está deixando muito a desejar no Brasil viu…
      Essa médica indicou o Roc night creme também, me encheu de espinhas reclamei ela falou mas, eu falei sérum.
      Dai scaneei a receita e não recebi a resposta dela sobre a teimosia em dizer que eu é que comprei errad o creme, caro ainda por cima, comprei na europa 2, confiei na dita cuja
      Dai, ela indica esses cremes fortes pra usar em dias alternados de alguma ácido.
      Dessa vez é o triluma
      Sinceramente estou tão desesperada e sem saber o que faço da minha vida, não confio mais em médico nenhum sabe.
      Já passei por tantos, que não sabem o que fazer comigo (manchas)
      Teve um que fiz ele devolver todo um valor de pacotão de laser, peelings e tal que fiz e não obtive resultado nenhum.
      O cara era muito sem noção, isso porque a clinica é linda e maravilhosa, prometem mundos e fundos mas, na hora H não sabem m…. nenhum, perdão tem hora que a gente precisa mesmo botar pra fora tudo mesmo.
      Vc é um doce, um querido conosco, toda a paciencia e dedicação que tens é muito generoso é um anjo enviado por Deus, só isso pra tentar entender o que vc é pra nós Nando.

      1. Avatar de Fernando Goober

        Oi Jo,

        Clareadores eu não tenho muito para indicar.. no prórpio livro da Dra Baumann que eu estou lendo, ela indica o Klassis para clarear manchas de peles mais sensiveis.. parece que vc já usa. Vc conhece a linha da Neostrata? Então, há uma linha de produtos com o ingrediente gluconolactona (PHA). Ele é um ácido similar ao glicólico, porém menos sensível e indicado para peles sensíveis.

        Ele tem uma ação esfoliante mais delicada, hidrata e melhora a firmeza da pele. Também é usado para melhorar manchas, pois faz uma renovação celular. Vc encontra esse ingrediente em 10, 15% nos produtos da Neostrata.

        Há também uma loção tônica, recoemdnada pela Dra Baumann para quem tem a pele muito sensível, a Exuviance Soothing Toning Lotion. É da msm empresa da neostrata. Essa loção tem o gluconolactona e um mix de extratos de ervas para melhorar a hidratação e sensibilidade da pele.

        Pelos seus relatos, percebi que sua pele não tolera muitos ingredientes fortes, então, é melhor evitá-los e fazer uso de outros ingredientes com ação similar, porém, mais delicados. Evite agredir sua pele para não ter essas reações inflamatórias. Os resultados podm demorar um pouco para aparecer, mas é melhor seguir um tratamento mais tranquilo do que ficar toda hora causando danos na pele.

        O sofina white vai ser muito útil para você, pq ele tem duas coisas ótimas para peles sensíveis: a alta concentração de filtros minerais e o extrato de camomila, que vai ajudar na sensibilidade e também harmonizar melhor o tom da pele. Eu não abro mão mais desse filtro!!! Cada vez que eu me aprofundo mais em filtros solares e analiso os ingredientes de outras marcas, mais eu gosto do Sofina.

        Bjs e boa sorte..

      2. Avatar de Fernando Goober

        Ah, esqueci de comentar. Seu descontamento com os dermatos não é só com você…. eu leio isso o tempo todo, não sõa qui como em blogs estrangeiros. Lá nos EUA, uma consulta dura 5 minutos. A própria Dra Baumann diz que o Sistema de análise dela foi criando para facilitar esse pouco tempo de atendimento (o paciente recebe na sala de espera o questionário e quando é atendido, ela ja sabe quais são os pontos críticos).

        Aqui na minha cidade, vc leva, no mínimo, 1 hora para ser atendido. Isso quando não está movimentado de representantes das empresas de Dermo, que sempre passam a sua frente no atendimento.. e olha, 20 anos frequentando consultórios de dermo e eu aprendi (conheci) melhor a minha pele com algumas horas de leitura do livro da dra. Nunca, nenhum deles, diagnosticaram a minha pele com tendencia a ter rosácea. o eterno rubor, as espinhas causadas por cosméticos, as hiperplasias, até msm o pequeno vasos vermelhos no rosto.. tenho várias características que ficam bem claras ao ler o livro..

        Olha, vale muito mais a pena investir na leitura desse livro (paguei o valor equivalente ao gel de limpeza que eu uso), pelo menos no capitulo falando de peles oleosas e sensíveis… do que sair gastando fortunas com tudo que é receita dos dermatos.

        Eu como sou mais safo, eu pego a receita da minha mãe e avalio o que a dermato dela passou.. e evito o gasto desnecessário dela. Ah, mas se eu pego uma receita onde um profissional (?) receita tretinoina 1% para ser usada durante o dia e diz que filtro solar não é necessário.. nem sei o que eu faço!!!

        Bjs

  22. Avatar de Fernando Goober

    Marcia Cavalheiro

    Oi, obrigado!!!

    Mas, eu tive que ler duas vezes seu comentário: “…tretinoina 0,1% sem uso de filtro solar..”

    E: “…Ele disse q. o uso de filtro solar atrapalha o resultado e so era pra usar depois de agosto.”

    Perae, vc falou p ele que mora num abrigo atômico?? Ou não sai nunca de casa no inverno??

    Ele teria estudos sobre tudo isso que falou???

    Tem uma menina que usa differin durante o dia junto com filtro solar.. eua cho arriscado, mas vai… agora essa indicação do seu dermato… queria que tivesse um por aqui para tentar justificar uma possível ressalva sobre isso..

    Hidroquinona 10% é bem o dobro do usado por aqui… ele realmente quer é… me desculpe, .. ah, ia falar um palavrão.. com 4% tem mt gente que sobe pelas paredes com hidroquinona… imagina 10% + tretinoina + tretinoina de dia – (menos) filtro solar….

    Qual o nome do seu médico.. quando algum desafeto meu precisar tratar da pele eu o indicarei..

    Claro que vc não está seguindo isso, né????

    OLha, o Ce ferulic vc pode usar pela manhã e a tretinoina à noite.. eu conjugo os dois à noite. mas n aplico juntos.. pq a vitamina C é mt forte e pode irritar.. prefiro n correr riscos.. embors a Dra Baumann até indicar usar os dois, no caso, ela cita o serum 10… com tretinoina..

    Bjs e ainda estou pasmo!!!

    Ai

    1. Avatar de Marcia Cavalheiro

      Oi, Nando
      Parece piada mais eh realidade.Mais como sempre segui seus conselhos, uso filtro solar sempre, está acabando o Minesol, quero pedir o Sofina White, suas dicas são sempre valiosas.

      Ele disse q. ele próprio está fazendo este tratamento maluco, ele ja tem mais de 50 anos e a pele dele está tão vermelha e escamando que nem da até medo de olhar.
      Eu já usava tretinoina, dica sua aqui pelo blog e com gostei muito e para aumentar a concentração precisava de receita médica, eu fui neste louco para fazer uma avaliação e pegar a receita.

      Não segui não.. Uso alternadamente o hidroquinona que agora ja não deixa tão vermelha mais e tretinoina a noite, como quero parar o hidroquinona, pensei deixar o ácido a noite e durante o dia usar o Redermic, que já usei e gostei muito, so não entendi a diferença deste Redermic +, ou Ce Ferulic por que li maravilhas no blog.
      obrigada pela atenção.
      bjs

      1. Avatar de Fernando Goober

        Gente.. é sério???

        Eu não heistaria em ligar p Sociedade Brasileira de Dermatologia e falar sobre isso.. pq outra pessoa, leiga, deve estar fazendo esse tratamento… dai, volta coma pele toda ferrada e ele justifica que a pele da pessoa é mt sensível e passa outro tratamento louco..

        É o primeiro dermato (???) que fala para usar filtro solar no verão..

        E ainda passa tretinoina, que é muito fotossensível, durante o dia.. sem contar indicar usar tão demasiadamente assim.. de dia e de noite… com hidroquinona 10%… eu nem tolero metade disso.. quanto mais junto com tretinoina.. é serio.. esse médico não é certo.. tem tanta gente esquisita usando crachá de profissional.. até matando pacientes!!!!

        Bom, eu esqueci de falar do redermic [+]: ele, assim como o CE Ferulic, são anti-idade.. mas cada um tem ingredientes diferentes e concentrações tbm. eu optaria pelo CE Ferulic para usar durante o dia.. vc pode até usar o Redermic [+] para área dos olhos.. tanto de dia quanto à noite.

        Olha, se é para conseguir receita de tretinoina, consiga até com outro dermato.. pq esse não merece receber um centavo do plano de saúde..!!! (espero que seja plano de saúde, pq pagando consulta NUNCA!!!)

  23. Avatar de Sirlene

    Fernando.

    Gostaria de saber se estou agindo corretamente:

    Tenho 39 anos, com muitra tendencia a flacidez e marcas de expressão, por isso estou usando a noite o acidso retinoico ( VITANOL A), de dia uso hidratante com filtro solar 40 e limpo a pele com demaquilante e uso loção tonica. Quero passar a alternat o acido retinoico com a vitamina C. e uso tambel o especifico area dos olhos ROC

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Sirlene,

      Está correto.. se vc quiser usar vitamina C, que so pseu caso é bem pertinente… use em fluido o serum durante o dia, antes do filtro solar. E mantenha o ácido todos os dias à noite.

      O da área dos olhos, pode usar durante o dia/ noite.

      Se quiser sugestões de vitamina C, só falar.

      Bjs

  24. Avatar de Jessica

    NÃO PUDE DEIXAR DE LER OS COMENTÁRIOS. TÔ FICANDO DOIDA AQUI. EU SOU GEMINIANA E COM ISSO ESSA MANIA DE SER TÃO INCONSTANTE!!!
    DIZEM QUE ISSO É DO SIGNO MESMO… RSRSRS
    ATÉ UM TEMPO ATRÁS, EU FICAVA LOUCAAAA ATRÁS DE PRODUTOS DE QUALIDADE PARA ROSTO, CORPO E CABELOS. MAS DEI UMA SOSSEGADA DE UNS MESES PRA CÁ, ATÉ PORQUE EU RESOLVI MANEIRAR, POR TER ESTOURADO MEU CARTÃO DE CRÉDITO, FOI PAGO AÍ RESOLVI ATÉ CANCELAR DE VEZ! E COM O FRIO QUE TEM FEITO AQUI EM CURITIBA, ACABEI RELAXANDO TOTALMENTE, COM PREGUIÇA ATÉ DE USAR PROTETOR SOLAR. NÃO ADIANTA, SOU SEMPRE ASSIM! BEM INCONSTANTE MESMO!
    ESTOU CURIOSA A RESPEITO DESTE PROTETOR, O SOFINA. O ULTIMO QUE USEI FOI JUSTAMENTE O DA ROC MINESOL OC! ACABOU, DEPOIS RESOLVI TENTAR ESSE DA ANTHÉLIOS, REALMENTE, NÃO É MUITO BOM, PROVAVELMENTE O USAREI PARA O CORPO. LI EM ALGUM LUGAR AQUI QUE O SOFINA PODE CHEGAR A CUSTAR 65,00 REAIS NA PROMOÇÃO, É VERDADE? SE FOR MESMO, ME INTERESSO… E QUANTO A ESSA VANIA DO ML, ALGUÉM ESTÁ SABENDO DE ALGUMA PROMOÇÃO QUE ELA TENHA? QUAL O PERFIL DELA NO SITE DO ML?
    AGRADEÇO!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Jéssica,

      Tudo bem?

      Primeira coisa: disciplina! rs… nada de ficar com preguiça, muito menos com filtro solar.

      Não se promoções… eu não uso cartão..rs… prefiro pagar tudo em boleto bancário, por isso não compro cosméticos em sites estrangeiros.. quem compra, até consegue mais em conta. Na Vânia, eu só pago quando ele recebe no país.. pra mim é mais garantido e eu não acho os valores exorbitantes.. o que eu pago num sabonete ou filtro, seria o valor que eu pagaria nos produtos daqui.. e não com a msm qualidade. Eu comprei com ele um redermic mais barato que nas drogarias daqui.

      Nesse valor que vc falou (65,00) deve ser os filtros de 25/ 30 ml Bioré ou Sofina.. entre em contato com ela para saber melhor..

      Mas com base nesse estudo dos tipos de pele vc pode economizar, usando so produtos que a sua pele realmente necessita.

      Bjs e boa sorte.

      1. Avatar de Jessica

        E QUAIS SÃO OS SITES QUE VC CONSEGUE ENCONTRAR PRODUTOS MAIS EM CONTA? NÃO SABIA QUE ELES ACEITAVAM BOLETO BANCARIO! PENSEI QUE ERA SÓ NO CARTÃO! CARTÃO DE CRÉDITO É UMA FRIA PRA MIM… RSRSRS
        E INICIEI ESTA SEXTA COM O SÉRUM NOTURNO E CREME ANTI-IDADE NOTURNO PARA PELE MISTA A OLEOSA DA MARY KAY. ANTES EU LAVO COM SABONETE LIQUIDO E O “CLARIFYING LOTION” N 3 PARA LIMPAR, AMBOS DA CLINIQUE. SERÁ QUE ESSES PRODUTOS DA MARY KAY SÃO BONS? TENHO 25 ANOS, PELE BEM BRANQUINHA, QUE NÃO DÁ PRA SABER SE ELA TÁ MAIS PRA MISTA OU SECA, DEPENDE ÀS VEZES, PARECE QUE ELA FICA SECA, TEM DIAS QUE PARECE QUE TÁ MISTA. MAS MESMO ASSIM, EVITO USAR PRODUTOS PRA PELE SECA. POR RECEIO DE DEIXAR A PELE MUITO OLEOSA E DAR ESPINHAS, ENTÃO NEM USO! MAS CREIO QUE ELA ESTEJA MAIS PRA MISTA MESMO.
        ENTÃO, ESTOU NO CAMINHO CERTO? AH, SEM FALAR QUE ESTOU USANDO PROTETOR SOLAR DIARIAMENTE. DEVO USAR TODOS OS DIAS EM TODO O CORPO TAMBÉM?
        OBRIGADA

        1. Avatar de Nando Goober

          OLha, tem esse aqui:

          http://www.adambeauty.com/

          Tm mts produtos em conta.. mas aceita cartão internacional..

          O boleto bancário eu faço com a Vania..

          Olha, eu n conheço os produtos da Mary Kay.. masse a sua pele é tem um brilho razoável e partes secas, acredito que vc pode suar produtos mais leves, pq eu acho que os produtos de tratamento vendidos pro aqui não são secos nesse ponto.

          Filtro solar sempre.. todos os dias.. reaplicando. É a primeira etapa da prevenção e cuidados de beleza. No corpo eu tbm indico, embora mt gente prefira usar só no rosto e pescoço. Eu aplico no rosto, pescoço, braços, mãos.. e procure limpar mt bem na limpeza noturna para retirá-los.

          Bj

  25. Avatar de Adriana Prado

    Fernando!

    Tudo bem? Você tem tido trabalho aqui, heim?
    E eu também estou precisando da sua ajuda.

    Esta semana estive na dermato. Suspendeu o uso de Vitacid Plus (melasma me deu folga) e indicou Deriva Micro para alternar com Derm Aox. Pode ser ingenuidade, mas não gosto de alternar meu ácido com nada. O que acha? Afinal tenho 43 anos e não posso descuidar das minhas “irmãzinhas” melasmas, que me dão folga por mais ou menos 3 meses apenas.
    Pensei em alterar o tratamento usando uma outra vitamina C (acho que estou com inveja de vocês… rsrss), protetor Sofina, um BB Cream e o Derm Aox durante o dia. Já me acostumei com hidratante rejuvenescedor durante o dia, antes do protetor. Ainda tenho um pouco do Serum Complete Lift da Roc, mas, sinceramente, não gosto muito, porque de interessante mesmo só o efeito cinderela.

    Enfim, o que você, nosso consultor particular, me sugere?
    Quero pedir algumas coisas pra Vânia, mas antes quero suas dicas.

    Beijo

    1. Avatar de Márcia Leme

      Oi, Adriana,
      Olha eu me metendo aqui na sua conversa…
      Então, menina, eu estava mesmo pra falar contigo sobre o Redermic. Eu estava lendo seus comentários sobre ele no outro post e você me convenceu a comprar o Redermic +. Gostei da junção Vitamina C + ácido hialurônico. Mas agora vi que vc está pensando em mudar algumas coisas… Vai substituir o Redermic também? Não o acha mais interessante?

      Beijinho,

      1. Avatar de Adriana Prado

        Oi, Márcia!

        Metendo nada! O bom aqui é isso, os pitacos… rsrssss

        Eu parei de usar o Redermic por recomendação da minha dermato em Abril (eu acho) porque fiz um preenchimento com ác. hialurônico e ela achou melhor substituir por Complete Lift, para completar o procedimento e, agora, Derm Aox. Mas, confesso, que fui abandonando Redermic aos poucos, porque eu gosto muito deste creminho.

        Ela disse que minha pele estava “acostumada” ao Redermic e, como eu tenho umas linhas finas na testa, com o tempo, acabei usando um pouco mais de produto nesta região, aumentando a oleosidade desta área. Eu ainda uso o Redermic área dos olhos a noite. Durante o dia, uso o Complete Lift olhos, receitado pela dermato.
        Mas, ainda gosto muito deste creme, acho que vale sim o investimento.

        Beijo

        1. Avatar de Márcia Leme

          Eba, obrigada, Adriana,
          Então, eu me lembro bem do seu rosto (quando a sua foto era de pertinho) e realmente vc não aparentava a idade que tem. Pelos seus comentários e pela sua imagem é que eu me convenci. Então, eu estou usando um creme que a dermato receitou chamado “endocare” (de dia) + o Skinceuticals Retinol 0,3 à noite. Esses produtos foram verdadeiras fortunas, mas o endocare deixa minha pele bem mais oleosa e o Retinol, embora seja muito, muito bom, não acredito que seja muito melhor do que o Differin ou o Vitanol A (que custam, mesmo, um quarto do Retinol).
          E, como muita gente, estou tentando fazer minhas próprias composições para usar os produtos indispensáveis: vitamina C + ácido + hidratação. Os dermatos hoje em dia só faltam atender a gente em pé…
          E pensando na vitamina C é que pesquisei sobre o Redermic e vi suas recomendações… Vou comprar, sim, para usar durante o dia, depois do ma-ra-vi-lho-so sérum da Estée Lauder e antes do ma-ra-vi-lho-so Sofina White. Gente, eu me apaixono pelas indicações de vocês, e o Fernando mandou muito bem abrindo pra gente essa janelinha para o Oriente. Agora estou completamente viciada… Ah, e vi que vc quer comprar umas coisinhas com a Vânia, né.
          Ela é muito profissional. Adorei comprar com ela. Ela manda tudo muito bem embaladinho, em lindos saquinhos de organza branca (uma delicadeza muito elegante) e, o que é melhor, chega tudo muito rápido. Comprei dela o Sofina White, o Bioré Milk, o BB Cream Étude e um kit com quatro Skin79 e o indispensável gel de limpeza Mandom (tudo é de primeira).
          Confesso que ainda estou apanhando um pouco com os BBCreams… Ainda não encontrei uma maneira legal de aliar tudo isso: limpeza + Estée Lauder + anti-idade dia + filtro + BBCream + Make (rsrs). Então, pra não ir trabalhar com cara de palhaço, estou estudando o que é melhor com o quê (se uso o Estée Lauder, não uso o BBCream, por exemplo).
          Bom, mas vou tentando me encontrar…
          Obrigadíssima pela resposta tão rápida…

          beijo

          1. Avatar de Fernando Goober

            OI,

            Vc está usando o sérum da Estée lauder tbm? rs e o Sofina white?? E o bioré milk?

            OLha, o redermic p rosto, pelo o que eu tenho lido, tem uma textura que pode gerar oleosidade.. vc usar ele com o sérum, não sei se vai atrapalhar a oleosidade. O estée lauder já hidrata e tem anti-oxidantes. Pq n usa um sérum 10??

            Eu tbm n conseguiria usar tantas coisas… o BB cream é algo que eu só uso à noite.. pq se aplicar durante o dia.. não ia ter como reaplicar mais nada…

            Eu opto por limpeza + tratamento + filtro. Sendo que tenho um tratamento + filtro só p olhos. E olhe lá. msm esses produtos sendo suaves, tenho receio de usar mt coisa no rosto e ter problemas. Sei que meus poros são sensíveis.. não quero correr riscos. Quanto mais no verão que eu tenho que limpar o rosto umas 8 da noite… minha pele fica pedindo água por passar tanto tempo com filtro solar.. quase 12 horas, né?

            Bjs

      2. Avatar de Fernando Goober

        Oi Márcia,

        Eu comecei a usar o Redermic p olhos… estou gostando, textura mt boa!! Vamos esperar o resultado..

        bjs

    2. Avatar de Fernando Goober

      OI, tudo bem?

      Mas o deriva micro é para alternar com o ácido ou derma ox? Durante a noite?

      Olha, o Deriva micro é adapaleno… em mim eu achei muito superficial.. a diferença desse novo produtos é que ele é menos sensível. mas isso vai depender da resistencia da sua pele.. como vc ja usa retinoico, sua pele nem deve ficar mt sensivel com ele, quanto mais com o adapelno. Eu manteria o retinoico.. e no máximo, conjugaria com a vitamina C msm.. eu alternei o retinoico com adapaleno, mas só no verão.

      Ou vc mantém o retinoico e usa uma vitamina C durante o dia, antes do filtro solar.

      Bjs

      1. Avatar de Adriana Prado

        Olá, Fernando!

        A dermado receitou Adapaleno para dar o descanso necessário ao Vitacid Plus, que usei por quase 5 meses. Como melasma é meu carma, talvez isso se faça ainda mais necessário, porque elas voltam mesmo. E aí, o Vitacid Plus é minha salvação.
        Já usei Adapaleno antes (Differin), e não me lembro de ter notado alterações. Ela receitou para eu usar por 2 meses, e, talvez, voltar ao Vitacid. A partir de agora os dias ficam mais quentes, e aí, vamos ver como a pele fica.

        1. Avatar de Nando Goober

          Ah sim.. vc usa o vitacid PLUS…rs. que tem clareador tbm… então vc pdoe até optar por manter só o tretinoina, tipo o vitacid ou retin micro.. pq essa época é melhor para manter com retinoides… se bem que o inverno já tá indo 🙁 e fica melhor para usar o adapeleno..

          Eu gostei mais do adapaleno genérico.. a textura do gel é perfeita!!!

  26. Avatar de Adriana Prado

    Márcia!

    Seu BB Cream não tem cor? Se sim, qual? Acho que nosso tom de pele é parecido. Tenho vontade de comprar mas tenho muitas dúvidas. É difícil decidir sem experimentar o produto e, como o Nando disse, é muito novo pra nós brasileiros.

    Sabe que fico acompanhando tudo por aqui, dá vontade de comprar tanta coisa, amiga!
    Mas tenho que me policiar, compro o que é mais necessário e sei que vou usar.

    Sobre Estee Lauder, o Nando já falou muito dele aqui, mas na verdade ainda não entendi muito bem sua indicação.

    Beijo

    1. Avatar de Márcia Leme

      Pois é, Adriana,
      A questão da cor do BBCream acho que é a que mais me confunde.
      Eu comprei o Etude House (ele é sem cor mesmo). Muito bom pra ficar sob a maquiagem.
      Agora chegou nesta semana um kit que encomendei da Vânia com quatro miniaturas do Skin79. Hoje de manhã, antes de sair, apliquei o Super Pink (o primeiro do kit que usei). Achei ele OK, mas, sabe, ainda não entendi direito porque é que o pessoal lá de fora adora tanto. Então tenho certeza de que não estou usando do jeito certo. Ainda estou na fase das experimentações… Acho que pra mim ele vai acabar servindo de primer para make noturna (sem filtro). Ah, e ainda estou esperando chegar o Misha 31 (que, segundo li na internet, tem uma certa cor e é a cor mais escura da linha), portanto, acho que perfeito para nós… Ainda vou tentar com ele… Se eu não aprender, desisto dos BBs.
      Já o Estée Lauder é na verdade um tratamento. Ele promete diminuir os poros, amaciar a pele, ajudar na eliminação de células mortas e, portanto, acelerar a renovação celular.
      Na prática, a pele fica uma seda logo depois que vc aplica. Estou usando logo depois da limpeza, em seguida, aplico o anti-idade dia + filtro + make.
      Adorei o efeito do Estée Lauder. Dá um viço para a pele…

      1. Avatar de Adriana Prado

        Como você viu Márcia, o Redermic contém ác. hialurônico (hidratante), madecosside (atua nas fibras de preenchimento) e vitamina C (barreira contra o envelhecimento). Depois do ácido, acho que a vitamina C é essencial no tratamento anti envelhecimento. Claro, aliado a cuidados diários de limpeza, alimentação…

        Se você já usa um produto (e gosta) que hidrata e renova as células, pode também optar por um produto com vitamina C, é tudo de bom pra pele. O problema é o precinho. Rsrsss

        Acho que me encantei com a definição que o Nando deu na resenha sobre BB Cream: base, primer, hidratante, clareador, anti-idade e protetor. Apesar de usar maquiagem todos os dias, penso que o BB Cream vai ser útil, criando mais uma barreira contra o tempo.
        Pedi ajuda ao Nando porque às vezes penso até em não comprar o Derm Aox, e sim, uma boa vitamina C.

        A gente insiste nestes produtos hidratantes, mas, na verdade, o que eles fazem mesmo é melhorar o viço, a aparência. O que age de forma profunda mesmo é o ácido. E o que cria uma barreira contra os radicais livres é a vitamina C. O Redermic foi muito bom pra mim, observei isso até no colo e pescoço.

        Boa sorte, querida!

        Beijo

    2. Avatar de Fernando Goober

      OLha, n tem BB Cream sem cor.. pq a cor é um dos benefícios (correção).. o que ha são pré BB cream, tipo um produto para potencializar o msm, ai sim, sem cor.

      Vc já usou algum? Eu tenho algumas amostras, mas só de cores mais claras.. não sei se fica legal p vc.

      1. Avatar de Fernando Goober

        O que pode ocorrer tm são BB cream na COR da sua pele.. dai, ele fica tão natural e não dá cor alguma… pelo menos, que fique aparente.. que nem o meu Etude… parece que estou sem nada!!

        1. Avatar de Adriana Prado

          Pos é, Fernando, o BB é meu projeto… nunca usei, apenas tenho lido algumas resenhas sobre ele. Aliás, a sua é a mais completa.

  27. Avatar de Márcia Leme

    Oi, Adriana,
    É… Vou pensar até segunda-feira (rsrs) para comprar…
    Ah, e por falar em comprar, a Vânia vende o Redermic a um preço ótimo (cerca de $90,00). Ontem mesmo vi nas farmácias aqui de perto por $143,00. Uma diferença e tanto, né!
    Obrigada pelas informações tão cuidadosas, Adriana…
    Beijo e bom fim de semana…

    1. Avatar de Fernando Goober

      Márcia, eu comprei o meu redermic com a Vania… e ela arruma outros dermo muito mais em conta!!! Dificilmente eu compro mais coisas por aqui… vc paga um absurdo!! Pena que o CE Ferulic não é mt mais em conta lá fora… sai até pouco mais barato, mas com os acréscimos de envio e tal.. não compensa.

      1. Avatar de Adriana Prado

        Bom saber que a Vânia tem outros produtos. Redermic por este preço é imperdivel. O mais barato que comprei foi R$ 116,00 numa promoção em uma farmácia por aqui. Vou fazer uma lista e passar pra ela, assim vejo o que ela tem e o preço. De cara quero o Sofina e o Mandom. No momento minha pele está seca, mas como os dias quentes estão próximos, deve mudar um pouco. Acho que não vou me arrepender.

        Obrigada e boa noite!

        Beijo

        1. Avatar de Nando Goober

          Sim, faça isso.. ela vai procurar os melhores preços para você e ela cobre qualquer oferta aqui do Brasil… meu Redermic saiu bem mais em conta e eu esperei chegar outros produtos para fazer um único frete. Quando o meu redermic estiver passando da metade, eu já peço outro, pq leva um tempo para chegar… ele vem de fora.

          Eu comecei a suar o sofina lucent e ele é mais seco que o white… vou manter os dois nos meus cuidados.

          Bjs e boa semana

  28. Avatar de Jeanne

    Oi Fernando,
    Vc conhece o produto Turbo Booster C powder? segundo a dermato é “um pó, a base de muuuita Vitamina C, ácido hialurônico, acido lipoico, entre muitos outros antioxidantes e vitaminas, para ser misturado em uma base hidratante e aplicado na face”, e ela apresenta um equivalente chamado Radiance C. Me pareceu muito interessante a proposta. Se interessar, veja no link:
    http://dicasdepele.blogspot.com/search/label/Eu%20usei%20e%20aprovei
    Aliás, muito interessante e divertida essa dermato (ela dá até dica de “como organizar seu tratamento dermatológico” – arrumar os produtinhos no banheiro/closed…rs…) , bem diferente do que todo mundo reclama por aqui…rs… Estou amando o blog dela. Fica a dica! Bjs!

  29. Avatar de Fernando Goober

    Oi Jenne,

    Sim, só de leituras.. a Dra Baumann indica uns pós assim de vit C. Mas vc tem que misturar na palma da mão, junto com o seu produto de tratamento.. não é para jogar dentro do pote de hidratante ou filtro.

    Eu achei interessantissimo… mas teria que analisar e testar, pq é novidade aqui… e usaria ele junto com meu sérum… mas teria que ver como que ele se mistura.. pq poderia usar com qualquer produto, desde que fosse pratico p misturar os dois.

    Eu n conheço esse blog… mas no link que me enviou, não vi o tal post.. mas esse radianc c tbm é em pó??

    Eu vou ver qual indicação que a Dra Baumann sugere desse pó com vitamina C e te respondo.

    Bjs

  30. Avatar de Sirlene

    Fernado, tudo bem!
    Adoro suas dicas.
    O que vc sugere de vitamina C? E quanto ao sabonete e tonico? Lembrando que tenho 39 anos com muita tendencia a linhas de expressão. Posso usar o tonico e depois o acido retinoico?

    1. Avatar de Nando Goober

      Bom, os produtos da Skincelticals: Sérum 10 e CE Ferulic. Vc pode usar um desses pela manhã, antes de aplicar o filtro solar. No seu caso, sugiro o segundo. na área dos olhos, eu uso o Redermic +, ele tbm tem vitamina C.

      Sabonete vai depender das sas necessidades. Para peles mais oleosas e sensíveis, eu indico o Cleanance.

      Pode sim, mas qual loção tônica vc usa… só espere uns 15 minutos para o ph da sua pele voltar ao normal. Eu uso os dois.

      1. Avatar de Márcia Leme

        Oi, Nando,
        No fim de semana ganhei umas amostrinhas do Hydracid 20. Lembrei que vc usava na área dos olhos, né? Não usa mais? Eu gostei da textura (bem legal para os olhos mesmo). Está gostando do Redermic +? Vou encomendar um desses com a Vânia (os preços dela são bem melhores do que os da farmácia). Qual vc acha melhor? O Redermic + ou o Hydracid 20??
        Beijinho,

        1. Avatar de Nando Goober

          Oi Márcia,

          Continuo usando.. só que agora uso apenas à noite. Após meu ácido. A textura é bem fluida.. mas ão recomendo para o rosto se tiver pele mt oleosa e durante o dia.. pq eua cho que deve dar mt brilho.

          Estou gostando mt do redermic.. o que eu posso avaliar até a gora é a textura dele.. pq é mt cedo p ver resultados.. mas como eu tenho ma área dos olhos bem tratada: nada de rugas e linhas superficiais que nem se percebe.. é mais para prevenção msm. Mas devo virar fã, pq eu vejo tanta gente satisfeita e encontrei uma forma de comprar mais em conta: vania!! rs

          O Hidracid é o msm valo de um redermic, mas vem 30 ml e se vc usar só na área dos olhos, vai durar uns 6 meses.!!

          A Vania n tem hidracid, nem sei se ele conhece.. mas pode perguntar p ver se ele consegue mais em conta. Diferenças? Olha, o Redermic tem outros ingredientes.. então não tem como dizer se um é melhor que o outro.. mas eu optaria como um teste p Redermic C primeiro.

          Bj

          1. Avatar de Márcia Leme

            Obrigada, Nando,
            Vou mesmo de Redermic +
            Vc e a Adriana me convencerem…

            beijo

  31. Avatar de Adriana Prado

    Fernando!

    Dei uma olhada em meus produtos e vi que tenho um pouco de Vitacid XT, bastante Differin e ainda uma amostra de Deriva Micro (amostra com 15g). Vou usar estes e, conforme o tempo de duração vejo o que faço. A dermato pediu que eu voltasse ao consultório em 2 meses.

    O Deriva Micro tem uma consistência ótima, é leve e possui microesferas. Foi receitado para alternar com Derm Aox.

    Hoje usei uma amostra de DermAox na forma de serum, pelo menos a pele está seca, mas ainda não posso dizer nada. Depois vou usar a noite pra ver. Inclusive li uma resenha onde a dermato prefere a forma creme para pele oleosa e, se for para usar a noite, é provável que use este veículo. http://minhapeleemelhorqueasua.blogspot.com/2010/06/usei-e-amei-derm-aox.html

    Vou fazer uma lista do que preciso e passar hoje mesmo pra Vânia, vou ver a possibilidade de uma vitamina C.

    Que bom que você já decidiu pelos protetores. Sinceramente, acaba me dando segurança em comprar. Rsrss

    Obrigada pela ajuda!

    Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Adriana,

      Eu tinha várias amostras aqui do derma Ox, mas não me interessei em usá-las pq eu não gostei de consistência. Até passei uma p Pedro e ele teve cravos pro causa dela. Como eu já estou cheio de produtos com vitamina C, não testei. De fato, o sérum parece que dá um grude.. eu até usaria ele à noite, pois não ligo msm.. durante o dia que não dá para usar.. embora agora os filtros asiáticos dão uma cobertura que “esconde” isso.

      Eu decidi provisoriamente..rs.. estou esperando chegar outros..rs.. pq vc vê tanta cosia boa que dá vontade de pedir.. mas até agora o sofina Lucent é o mais seco dos Sofina.

      Bj

  32. Avatar de Jessica

    OLHA GENTE, LI MUITAS RECLAMAÇÕES SOBRE PROBLEMAS COM ESPINHAS, ENTÃO, GOSTARIA DE DAR MEU DEPOIMENTO DE “CURA” DAS ESPINHAS. NÃO SEI SE MUITAS PESSOAS AQUI SÃO A FAVOR OU NÃO, MAS POSSO GARANTIR QUE, DEPENDENDO DO GRAU DE ACNE, A ÚNICA COISA QUE RESOLVE É O TRATAMENTO COM ROACUTAN OU ISOFACE! EU TIVE ESPINHAS, DAS TERRÍVEIS A VIDA TODA, ATÉ QUE ENCONTREI UM ANJO, O DOUTOR PLÍNIO LOPES QUE ME ACOMPANHOU DURANTE O TRATAMENTO. SÓ DESSE MEDICAMENTO PRECISEI, DE MAIS NADA DURANTE O TRATAMENTO, ISSO EU TINHA 19 ANOS, HOJE, COM 25, GRAÇAS A DEUS, NUNCA MAIS TIVE QUE RECLAMAR, FIQUEI COM UMA PELE LINDISSIMA, NÃO PRECISEI FAZER TRATAMENTO EXTERNO NENHUM. HOJE SÓ PRECISO ME PREOCUPAR COM TRATAMENTOS “ANTI-IDADE”… RSRSRS
    OLHA, NÃO TIVE PROBLEMA NENHUM DURANTE O TRATAMENTO, SEM EFEITOS COLATERAIS, A ÚNICA COISINHA QUE INCOMODA UM POUQUINHO É QUE RESSECA A PELE, MAS PRA ISSO TEM UNS PRODUTINHOS QUE VC USA DURANTE O TRATAMENTO PARA MELHORAR O ASPECTO E DAR UMA AMENIZADA E ALIVIADA! RSRS
    SÓ PRA ENFATIZAR, QUANDO DIGO QUE DEPENDE DO GRAU DE ACNE, ELE É INDICADO PARA TRATAR ATÉ MESMO OS PIORES CASOS, PORQUE EM ALGUNS CASOS, O DERMATOLOGISTA NEM INDICA, POR NÃO SE TRATAR DE UM CASO GRAVE E QUE PRECISE DESSE TIPO DE TRATAMENTO.
    MAS EU PRECISEI E GRAÇAS A DEUS, ME LIVREI DESSE PESADELO QUE VIVI NA MINHA VIDA, QUE ANTES ACHAVA QUE NÃO TINHA SOLUÇÃO.

  33. Avatar de Virginia W

    olá Fernando,
    Estou notando que você não passa o CE ferulic na região dos olhos usa redermic,
    não podemos passar este serum na região dos olhos?
    É porque estou usando o Serum 10 toda a noite e passo na região dos olhos, bem como o serum da Olay.
    Será que estou fazendo alguma coisa errada?
    O redermic olhos eu só passo de manhã sozinho e depois o filtro solar.
    O que você acha.
    Agora tô com medo de estar fazendo errado meus procedimentos. “Meus Deus!!!”.
    beijos e obrigada pela ajuda.

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Eu já tinha produtos com vitamina C p usar na área dos olhos nates do CE Ferulic.. então nunca passei o sérum. Fora que eu n gosto desse tipo de textura (sérum líquido) para aplicar nessa área.. pq eu n esfrego.. prefiro versões mais emolientes para poder massagear msm.
      O CE ferulic é um liquido levemente mais grudento.. n ia dar p aplicar.. fora que tem vezes que eu sinto a pele levemente vermelha por causa dele.. não sei como seria na área dos olhos, mais sensível. O Sérum 10 parece mais fluido.. mas ainda prefiro um tipo de produto mais indicado.

      O Hidracid é uma loção mt fluida e dá para aplicar e massagear essa área.. inclusive acho leve para passar na pálpebra superior.. ainda uso… mas como comprei o redermic C especifico para área dos olhos, uso assim: redermic durante o dia/ hidracid durante à noite até acabar o frasco (dura muitoo)

      Não está errado não.. se a sua pele não teve alguma reação.. é só a questão do veículo msm… mas como eu não conheço a versão do sérum 10.. não seis e ele espalha melhor, ou seca mt rápido.

      Bj

  34. Avatar de Virginia W

    Que bom que não estou fazendo errado,
    olha só o serum 10 é bem liquido, se espalha bem, eu não acho grudento e seca até rapidinho,
    minha pele só ficou vermelha na primeira vez que apliquei mais não na região dos olhos e sim nas bochechas.
    obrigada

    1. Avatar de Nando Goober

      Certo.

      Eu gosto do CE Ferulic.. muito.. mas já comecei a implicar com a consistência dele (que é um ponto negativo dele visto por outros consumidores).. pq eu não se se dá para aplicar homogeneamente.. é mt complicado passar umas gotinhas no rosto todo, pq parece q ele seca rápido demais.. e tenho notado pontos vermelhos no meu rosto.

      Eu já tinha lido esse tipo de comentários com usuários do Hidracid, mas não ocorreu comigo.. mas com o CE Ferulic sim..

  35. Avatar de Luiza Mendonça

    Adriana Prado

    Nada haver com o assunto, mas quero te dizer que finalmente
    encontrei o hidratante St Yves, estou usando o reafirmante, adorei
    deixa uma proteção sedosa na pele e o preço é ótimo paguei apenas
    r$ 16,50.
    Uso o Redermic + night, é este que vc também usa?!
    bjokas

    1. Avatar de Adriana Prado

      Oi, Luiza!

      Também continuo usando St Ives para o corpo e dificilmente abandono, é ótimo.

      Quanto ao Redermic, uso apenas o da área dos olhos a noite. Por muito tempo usei Redermic para o rosto e para os olhos e gosto muito. Mas, desde abril, não uso a versão para o rosto porque, segundo minha dermato, usei por muito tempo e já era tempo de variar. Além disso, notei que ele aumentava a oleosidade da minha testa, talvez porque acabava usando mais produto nesta área. Estou usando Complete Lift Roc, que me foi receitado após um preenchimento que fiz em março. Na última visita a dermato, me indicou Derm Aox, ainda não comecei a usar.
      Como disse para Márcia, Redermic é um ótimo produto, hidrata (possui ac. hialurônico) e ainda tem vitamina C. Esta versão Redermic + não cheguei a usar, mas acredito que continua com a mesma qualidade.

      E você, está gostando?

      Beijo

  36. Avatar de Adriana Prado

    Fernando!

    Encomendei meus produtos a Vania. Pedi Derm Aox (que preço ótimo, $85,00), Sofina, Mandom e BB Cream Etude.

    Ela me disse que está aguardando uma nova vitamina C. Já adiantou também que vai passar para você experimentar. Fiquei aliviada, assim vamos saber de tudo, se realmente vale a pena ou não. Rsrsss

    Enquanto meus produtos não chegam, pediu que eu confirmasse a cor com você. Nessa, acho que a Márcia também pode me ajudar especificando qual exatamante comprou.

    Beijo

    1. Avatar de Márcia Leme

      Oi, Adriana,
      Hum, vc vai adorar o Sofina (qual vc comprou?, eu estou usando o White), o Mandom e o BB Cream. Eu comprei exatamente esse que vc comprou. Esse Etude não tem uma escala de cores (como o Misha, p. ex.). Agora estou me ajeitando melhor com ele. Só uso à noite, quando não uso filtro solar, pra não exagerar nos produtos… Ele dá uma uniformizada legal na pele. Pra mim, ele está servindo mais como um primer.
      Ah, e por falar em vitamina C, vi um novo Melora C com uma concentração bem alta de vitamina C (20%). Igual ao Hydracid 20, só que com textura beeemmm menos oleosa. Experimentei na farmácia e achei bem interessante. O problema é o preçco: uma caixinha com 28 ampolas estava $ 180,00 (isso pra mim é demais). Muita gente adora o Melora C, mas acho que a versão espuma compensa mais…
      Então vc acabou resolvendo usar o Derm Aox? Depois diz pra gente o que está achando…
      Eu comprei os Redermics + (rosto e olhos) e vou usar pela manhã alternando com o Estée Lauder. Para a noite comprei o Retin A Micro (adorei a textura dele) e vou usar o Hydracid nos olhos… Ah, Fernando, estou gostando bastante do Hydracid, mas ele é realmente meio pesadinho para o rosto, então, te copiei e estou usando nos olhos…

      Adriana, vc vai adorar comprar com a Vânia. Ela foi realmente um achado…

      Fernando, mais uma vez, obrigada por tantas dicas maravilhosas… Você com certeza tem ajudado muita gente, como eu, a se “ajeitar” melhor no combate ao tempo…

      Beijinhos

      1. Avatar de Nando Goober

        OI Márcia,

        Vc achou o retin micro??? Quanto pagou?? sabe que eu não encontro aqui??? Ele é u dos melhores em termos de textura e sensibilidade.. é o [unico de farmácia que eu tenho vontade de usar.

        Sim, eu nunca passei o hidracid no rosto.. mas pela textura, embora fluida, sabia que poderia ser pesado.. pq cosméticos para odos os tipos de pele é meio complicado de usar para quem tem a pele mt oleosa. mas ele vai dar uma boa hidratada e uma luminosidade ótima .. depois vc me conta.

        A linha Melora C a Vania vende e sai mais em conta… essas capsulas eu não conheço.. conhecia outra… mas são caras sim e dura um mês. Mas tem que ver se é vitamina C pura ou derivada..

        Eu quero depois experimentar a vitamina C da Kiehl’s.

        Está gostando do Sofina white?? Mas o seu bioré milk já acabou??

        Bj

        1. Avatar de Márcia Leme

          Oi, Nando,

          Eu comprei na Drogaria São Paulo e paguei $58. Comprei no fim de semana e estou usando desde então. Eu já usei o Differin Gel 0,3% (que é adapaleno) e o Vitanol A. Dos três, o Retin Micro é o melhor, até agora. Não tive reação nenhuma (mas já uso ácidos há um bom tempo) e ele espelha bem na pele.

          Eu até achei que ia precisar de receita, mas me venderam na boa.

          Se vc não conseguir achar por aí, eu compro e te envio…

          Ah, e vc passa o serum Olay depois do ácido? Olha só… eu sempr achei que era melhor não passar nada depois do ácido…

          Então, ainda tenho o Bioré (claro que não acabou), mas é que fiquei com vontade de experimentar o Sofina também… Gosto mais do Sofina…

          beijo

          1. Avatar de Nando Goober

            Hum.. aqui tem desse drogaria.. vou procurar depois… o retim micro é formulado de forma que cause menos irritação.. sem contar que é em gel.. pq n uso versão gel alcoólico de ácido. Engraçado que ov alor nem é mais elevado que o retinol.. então, não sei pq ainda prescrevem ele ou o vitacid.

            Sobre usar outro produto após o acido eu respondi a Virginia. Há mts controvérsias tanto com relação a isso quanto ao uso na área dos olhos. Eu sõ n gosto de misturar ácido + outro produto na palma da mão e fazer um produto só pois tenho receio de alterar o ph final. Então, prefiro aplicar um 1º e o outro depois.

            A Dra Baumann indica usar serum ou hidratantes após o retin micro ou misturados.

            E eu procuro saber se são produtos compatíveis.. a niacinamida pode ser usada com ácido.. aliás.. se fosse “errado” não existira fórmulas que misturam ácido com clareadores, vitaminas antioxidantes… o próprio Dr kligman que recomenda não suar nada após… tbm criou a fórmula que usa tretinoina com hidroquinona.. então???

            O sofina white não dá aquela sensação de secura apos horas de uso.. eu te falei que depois vira um vicio.. daqui a pouco vc nem terminou os dois e já estar testando outro sofina..rs.. eu até agora não consegui terminar um frasco sequer..rs

            Bj

      2. Avatar de Adriana Prado

        Oi, Márcia!

        Informei a Vânia minha necessidade pra facilitar a ajuda dela. Pedi a ela Sofina e nem sei qual ela vai me mandar, mas acredito que seja este mesmo. Você notado o efeito “white-cast”? Quero sentir aquele momento sublime que o Fernando falou: pele bonita mesmo que aparentemente não tenha nada. Rsrsss

        Quanto ao BB Cream, não entendi porque ela pediu que confirmasse a cor. Pelo que li na resenha do Fernando, realmente não há escala de cores e sim indicação para tipos de pele. Pedi o Etude House porque sendo você também morena pode dar certo pra mim também.

        Vitamina C é salgadinha mesmo Márcia, não tem jeito. Já usei alguns produtos que contém Vitamina C (Active C, Redermic, protetor solar manipulado com Vitamina C), sempre quiz usar um produto mais concentrado. Inclusive, acho muito bom esta “riqueza” em peles jovens, porque cria uma barreira contra o envelhecimento. Às vezes até fico pensando se realmente compensa na minha idade.

        Vou usar Derm Aox, depois conto o que achei. Só não sei se vou conseguir alternar com ácido, gosto de usá-lo todas as noites. Acho que o medo das minhas irmãs melasmas. Affff….

        Ah… seja feliz com Redermic!!! Rsrssss

        Também não canso de agradecer ao Fernando as dicas sensatas e maravilhosas.

        Beijo

        .

        1. Avatar de Márcia Leme

          Oi, Adriana,
          Pois é… Eu sei que o Misha tem gradação cromática (sei que o 31 é indicado para peles mais morenas). Eu tinha pedido esse 31 mas a Vânia disse que ia demorar bastante e não tinha previsão de quando ia chegar… Imagina, eu já estava louca de vontade de usar então pedi o Etude House (esse, sem escala de cores, mesmo). Ele é ligeiramente mais claro que a minha pele, mas nada que cause nenhum contraste. Logo que a gente aplica, vc sente uma diferença, mas loguinho a pele adquire a tonalidade natural só que com um brilho a mais… um brilho de pele saudável…

          Na primeira vez que usei o Sofina + BBCream foi um desastre (rsrs). Como estou acostumada com produtos mais densos, exagerei na dose do filtro, e aí ficou meio esquisito. Agora já sei usar direitinho (só uso BB quando saio à noite).

          Mas o Sofina é maravilhoso. Na minha pele ele dá uma matificada e segura bem a
          oleosidade. A textura é sem igual (vc vai ver que diferença do Minesol Oil Control – o melhor que eu tinha usado até então).

          Estou gostando muito desses filtros (eu tinha comprado também o Bioré, que tb é maravilhoso, mas eu ainda prefiro o Sofina).

          É… vou aderir aos Redermics e espero ser tão bem-sucedida quanto você…

          Beijinho,

          1. Avatar de Nando Goober

            Ahh.. A Biazinha comprou o missha 3, achou moreno esse tom e falou que ficaria mt bem na sua pele.. o Etude House eu acho mais claro.. ele seria similar (ou um pouco mais escuro) ao bege-claro do missha 21… pq eu tenho os dois aqui…

            Bj

          2. Avatar de ♥biazinha♥

            Oi Márcia 😀
            Tudo bem?
            Olha o Missha cor 31 é mara e acredito que ficará perfeito em vc e na Adriana Prado ;).
            Se jogaaaaa rs.
            Bjs♥

        2. Avatar de Nando Goober

          OI,

          Chegou o missha 31. esse parece ter o tom mais bege escuro. indicado para peles morenas.. a Biazinha testou e tbm aplicou em pessoas morenas.. todos ficaram mt bem!

          Bj

          1. Avatar de ♥biazinha♥

            Nando eu amei esse Missha cor 31. Posso usá-lo sozinho pois o FPS é 42 é tudo de bom e fica ótimo em peles morenas :D.
            Bjs♥

      3. Avatar de Adriana Prado

        Márcia!

        Obrigada pela atenção. Você me deixou animada e super hiper ansiosa pra usar meus novos produtos.
        E vocês tem razão, a Vânia é muito atenciosa. Já estou gostando sim.

        Beijo

    2. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Não sei que vitamina C é essa.. será que é um genérico do CE Ferulic? Mas vitamina C p testar eu avalio mais a textura inicial, pq resultados só aparecem mais p frente. Por exemplo, estou suando o redermic.. se me perguntarem o que eu acho, será indiferente.. pq eu não tenho nada – ainda – para atenuar… só posso dizer que gostei muito da textura dele. Mas acredito que grande parte da minha área dos olhos ser clara e firme é pro causa do ácido e vitamina C. São coisas que você só repara o quanto são bons no futuro.

      Eu n]ao lembro qual cor que a Márcia comprou.. deve ser um bege.. o meu é bege claro. Deve ser bege médio. Aliás, ela recebeu o 33, bege- escuro.. parecer ser o “menos” claro de todos.. a Biazinha deve experimentar.

      Bjs

      1. Avatar de Adriana Prado

        Oi, Fernando!

        Não sei qual é, mas ela encomendou dos EUA e o fabricante jura de pé junto que é melhor que o CE Ferulic. Disse ainda que acreditou porque tudo lá dá processo. Ela vai usar e passar pra você fazer sua avaliação.
        Concordo com você, avaliar o resultado vai ser difícil, porque a indicação é formar barreira. Imagina, ficar esperando se vai envelhecer ou não pra saber se presta.

        Como disse pra Márcia, não sabia que este tinha cor, sabe de alguma escala de cores dele?

        Beijo

        1. Avatar de Nando Goober

          Então.. deve ser esse produto que ela me falou… eu tinha até pesquisado.. mostrava um gráfico comparando o produto com o CE Ferulic e outros similares.. e, segundo o gráfico, tinha mais benefícios que o CE Ferulic. Mas vc sabe que na industria da beleza há um marketing brabo para tornar o produto maravilhoso, né? Tem que avaliar se a textura dele é melhor.. se for, já ganha pontos..rs.. e a conservação do produto.. se vai oxidar mt rápido.. pq há uma diferença otima de preços.. o CE Ferulic é mt bom, mas o preço torna meio salgadinho.. e esse similar seria uam boa indicação para que todos pudessem usar.

          Vc comprou o Etude ou Missha.. pq já me perdi aqui na conversa..rs.. fale-me qual foi que eu te passo a escala de cores… mas sempre lembrando: não se baseie na paleta de cor, pq ali tem a cor mais bruta… o produto fica mais suave ao espalhar na pele.. parecendo mais claro que na paleta de cor.. porém, uns 15 minutos depois, ele se fica na pele e escurece levemente. Então, só mesmo testando na pele..

          A Biazinha fotografou o missha 31 dela.. é um bege-escuro.. mais indicado para peles morenas.

          O Etude house tem um bege medio, mais para claro..

          Bj

  37. Avatar de Virginia W

    Olá Nando,
    ai como fico curiosa de saber, você diz que em grande parte a região dos olhos sua é bem clara e firme por causa do acido e vitamina C que você vem usando a anos.
    E a gente nota que sua pele e região dos olhos é muito bonita e tratada.

    A vitamina C (serum 10) eu venho usando a dois meses e estou adorando sinto a pele bem mais lisinha- estou bem feliz com o resultado.

    Mas Nando me esclareça, esse ácido que aplica na região dos olhos é o mesmo que você aplica no rosto, vamos supor se tenho ácido retinoico, retin micro ou outro parecido passo rosto e também na região dos olhos.

    Na realidade, sempre tive meio que um bloqueio de usar ácidos e achava que era perigoso principalmente na área dos olhos,( medo de arder-irritar- deixar vermelha…)
    mas ai vejo que como você, a Biazinha, a Márcia … e outras meninas vem usando e adorando. E que realmente faz sentido o tratamento porque vocês estão tão bem.

    Agradeço sempre a atenção prestada.

    Beijos

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Virgínia,

      Eu sempre falo que pra mim o ácido retinoico é o melhor anti-idade que existe. E eu sempre apliquei na área dos olhos e faço isso há quase 20 anos.

      Existe sim um medo de usar achando que vai irritar demais ou afinar, a ponto de causar rugas. Como um dos benefícios dele é justamente melhorar a elasticidade.. eu não vejo por onde isso possa causar rugas) ser possível.. só se a pessoa errou a dosagem e aplicou demais causando um ressecamento que dá aquela aparência de pele enrugada por um período.. até ser trocada e voltar tudo ao normal. Esporadicamente eu tbm usei muita vitamina C em produtos específicos para esta área.

      A Dra Baumann sugere aplicar um retinoide misturado com um produtos mais hidratante para evitar possíveis irritações.

      O Dr Kligman, percurso do uso de retinoide tópico afirma que a tretinoína deve ser aplicada durante à noite sobre a face e incluindo diretamente em torno das pálpebras onde as rugas finas são comuns.

      Só que ele pede para não aplicar outro cosmético após, podendo interferir no resultado do ácido.. e a Dra Baumann indica misturar com um serum ou hidratante. Mas há formulas que tem tanto a tretinoina quanto clareadores no msm produtos, então, eu sigo a ideia de poder usar outros ingredientes compatíveis. Neste ponto, eu opto por usar algum outro produto uns 15 minutos após a aplicação do ácido, sendo os meus preferidos hoje o sérum Olay (face) e o hidracid C20 (olhos). Não tive nenhuma reação colateral ou irritação, pelo contrário.

      E eu uso a mesma concentração que uso na face, por isso sempre preferi ter meu ácido neutro, digo, não misturar com outros produtos, como hidroquinona.. pois assim posso usar na área dos olhos e optar por ter um outro produto para usar na face.

      Mas a aplicação consiste em passar o residuo do ácido que sobrou apenas na parte inferior das pálpebras, onde surgem as linhas. evitando contato com os cílios e aquelas bolsas abaixo.. e não aplicar na pálpebra superior, ok?

      Bjs

  38. Avatar de Virginia W

    Muito obrigada, Nando.

    Sua explicação é uma perfeita aula. E quanta atenção dedicada. Vou seguir tudo.

    Olha só : você perguntou sobre Retin A micro
    você pode encontrar nas drogarias catarinense pelo valor de R$66,10.

    Veja se você consegue entrar no site abaixo que é da drogaria catarinense.
    http://www.farmagora.com.br/busca.php?pesquisa=retin+micro&bto_busca.x=19&bto_busca.y=19

    bjos – e espero que também possa ajudá-lo!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Virginia, obrigado.. mas vou procurar na drogaria SP aqui.. pq é impossível que eu não achei aqui no Rio de Janeiro!! Mas minha dermato tinha comentando que estava com dificuldades de achar por aqui.. algumas redes de drogarias simplesmente não trabalham com mais ele.. pensei até que estava sendo descontinuado. Só que vou ter que aguardar minha fórmula manipulada acabar antes.. pq quando procurei e não achava, tive que formular mesmo.

      Bjs e obrigado pela indicação.

  39. Avatar de Luiza Mendonça

    Adriana Prado

    Quanto ao Redermic+ night, estou gostando muito, já faz
    um mês, que estou usando, tem uma textura ótima e já sinto diferença
    na pele. Ele é indicado para rugas profundas e perda de firmeza e tem
    como principais componentes Vitamina C pura e madecassoside. bjokas

  40. Avatar de Nando Goober

    Repassando:

    Adorei essa entrevista com a Dra Bailey.. ela dá conselhos para vários cuidados com a pele e vem de encontro com o tratamento que eu prefiro: filtro com % de oxido de zinco; tretinoina como anti-idade, depois, a vitamina C; zinco para tratar acne teimosa, etc:

    http://www.futurederm.com/2011/01/01/everything-you-ever-wanted-to-know-about-anti-aging-skin-care-interview-with-dr-cynthia-bailey-m-d/

    1. Avatar de Márcia Leme

      Adorei a entrevista, Nando…
      Bem sucinta e objetiva…

      Obrigada por repassar pra gente…

  41. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

    Oi Nando tudo bem???

    Deixa eu perguntar, o sérum da Olay q vc usa é esse aqui? :

    http://www.onofre.com.br/onofre/detalhe_produto.aspx?pIx=398837&gId=1

    Estou pensando em comprar para passar por cima do CE Ferulic, pq a sensação que ele tem deixado na minha pele tem me incomodado… Será que rola?

    Beijinhos

    1. Avatar de Márcia Leme

      Oi, Ana,
      Vi que nesse serum tem chá-verde, que é um dos ingredientes recomendados pela dra. Cynthia Bailey (na matéria enviada pelo Nando).

      Aliás, Nando, em que produtos a gente encontra produtos com ácido glicólico (10%)?

      Os ativos todos que ela aconselha sei que existem nos produtos que eu uso (exceto caféina + chá-verde), mas não sei onde encontrar ácido glicólico (o segundo na escala dela em produtos anti-idade, né).

      beijos

      1. Avatar de Nando Goober

        Oi Márcia,

        A linha Neostrata tem vários produtos com Ácido Glicólico.. de 10, 15%… mas é bem carinha….

        A cafeína e o chá verde estão presentes no sérum da Estée Lauder… 🙂

        Bj

    2. Avatar de Nando Goober

      Ana

      Sim, mas esse link tá estranho.. pq ele posta o nome/ frasco do serum facial, mas a recomendação é da versão para área dos olhos.

      Eu prefiro usar o CE Ferulic sozinho mesmo.. pq ele já é um potente antioxidante.. deixo para usar só com a tretinoina… mas não teria problema não.. pois o CE Ferulic pode e deve ser usado tbm antes de filtros…

      Bj

      1. Avatar de ♥biazinha♥

        Esse é o Serum Olay que estou usando. Dica do Nando. Fica perfeito com o ácido hehe. Aplico o ácido e espero uns minutos e depois aplico o Serum. Estou amando. Como diz o Nando ele ira p/ o túmulo junto comigo hehe.

        http://www.americanas.com.br/produto/7348101/belezaesaude/rosto/hidratantes/creme-regenerador-facial-serum-olay

        Bjs♥

    3. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

      Oi Nando, Márcia, Bia :D…

      Obrigada pessoal! Eu estou perguntando sobre esse sérum pq o CE Ferulic tem deixado minha pele “preguenta” rs… Parece q passei cola “Jisuis” rsrs… Aí, como vi o Nando elogiando o acabamento que ele dá (além do tratamento, claro…) achei que seria um jeito de minimizar essa sensação… Qd eu comprar o Filtro Sofina (até hj nem e-mail pra Vânia mandei!!! As coisas pra mim estão mtoooooooo corridas, qd acaba o dia estou caindo pros lados rsrsrs… Para completar, ainda tenho filtro em casa, e como não gosto de deixar nada encostado, sei q se eu comprar um melhor, isso acabará acontecendo…

      Beijos e mais uma vez obrigadaaaaaa 😀

      1. Avatar de ♥biazinha♥

        Oi Aninha :D.
        Estou amando esse Sérum da Olay que o Nando indicou :). Fica ótimo com o ácido que estou usando :).
        Durma c/ Anjos lindinha.
        Beijocas :*

        1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

          Oiiii Biaaaaaa…

          Ai, acredita que hoje fui nas Lojas Americanas e na Drogaria São Paulo (uma rede grande de farmácias que sempre compro medicamentos aqui em SP, tem lojas espalhadas pra td que é canto aqui…), e NÃO TINHA o Sérum Olay 🙁 Buááááááá… Parece que o pessoal está gostando mesmo! E a atendente da farmácia nem tem previsão de entrega 🙁 Buaáááááá… Depois eu vou tentar em outro lugar… Tinha um sérum pequeno (15 ml), mas é para área dos olhos…

          Beijinhos :* ♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

          1. Avatar de ♥biazinha♥

            Oi Aninhaaaaaaa 😀

            Menina vc não conseguiu encontrar o Sérum Olay? Nas Lojas Americanas só vi pelo site. Aliás já comprei no site das Americanas e nunca tive problemas. Pq vc não compra no site da Americana flor?
            Veja:
            http://www.americanas.com.br/marca/Olay?ofertas.dir=desc&ofertas.offset=0&ofertas.limit=12&ofertas.order=sellRankingQty

            Tem vários produtinhos da Olay 😀
            Não chola miguxinha que logo vc encontra. Aqui tbém está saindo mto.

            Beijos florzinha. Fique c/ Deus
            ♥♥♥

  42. Avatar de Renata

    Oi Nando, tudo bem?

    Minha dermatologista receitou VITANOL- A 0,025% tretinoina em creme a noite; pretendo revezar com serúm 10 e hidracid 20 nos olhos.

    Gostaria de saber se usar o Melora C durante o dia, pode ressecar ainda mais a pele?
    Minha dermatologista não indicou nenhum anti idade, mesmo eu pedindo!!!
    Ela disse que pode aumentar minha oleosidade…
    Fez cara feia para os asiaticos (Sofina Lucent e Bioré Pink) que levei ela, enfim não estou acertando com dermatologista…

    Tô com 27 anos com rugas finas.
    Peço seus conselhos novamente, o hidracid 20 pode ser usado de dia também ou o redemic seria melhor?
    E o anti idade (serum 10) posso usar alternando com o tratamento?

    Bjos

    Renata

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Renata,

      Vc comprou todos eles??

      Pq ia indicar o ácido noturno e durante o dia vc usar o Serum 10 e o hidracid na área dos olhos, tanto de dia quanto à noite.

      Se vc sentir imunotolerância ao ácido, pode usar dia sim/ dia não por uma ou duas semanas, até sua pele se acostumar.

      O melora C eu nunca usei, mas ressecar eu não creio, mas deixar a pele com brilho, talvez… algo que um sofina ou bioré pode atenuar. Mas usando o serum 10 vc não ia precisar usá-lo..

      Ah, normal.. pelo fato deles (dermatos) não conhecerem os filtros asiáticos.. fazem cara feia mesmo.. se eu ainda fosse pela idicações deles, estaria sofrendo até hoje com espinhas, oleosidade e tudo o ais causado elos filtros “tops” que eles indicam.

      Bj

  43. Avatar de Adriana Prado

    Nando!

    Falei com minha dermato sobre usar produto sobre o ácido e ela não gosta da idéia. Como vê, cada um tem sua opinião.
    Segundo ela, alguns produtos diluem o ácido. Disse que se eu optar por usar algum produto com ácido, é melhor aplicar bem antes do ácido. Por isso estou pensando em não Derm Aox com ácido e sim usá-lo em noites alternadas bem antes do ácido. Você acha que dá certo?

    Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Olha.. teria que analisar os ingredientes dos produtos.. eu sempre dou uns 15 minutos para aplicar um outro por cima.. a Dra Baumann recomenda aplicar serum ou hidratantes, conforme a necessidade, após o ácido.. só não fala em tempo de espera.. ou fala em misturar uma parte de cada.

      E eu vejo formulas que misturam ácidos, om despigmentantes e antioxidantes.. então não há um consenso disso até msm entre os dermatos.

      Claro.. misturar um hidratante com retinol e usar um tretinoina seria estranho, pq estaria usando dois produtos com características parecidas..

      Eu uso com o serum Olay, pq o ingrediente chave dele é a niacinamida, um ativo que pode ser combinado com a tretinoina.. tenho até uma amiga que usa uma fórmula com esses dois ingredientes. Se vc olhar a formula que a dermato passa p minha mãe, tem tretinoina, hidroquinona e outros ingredientes..

      Pode suar dessa forma sim.. vc gostou da textura do Derm Aox?

      Bj

  44. Avatar de Nando Goober

    Ahhh chegou mais sabonetes da Mandom, além do de argila, tbm tem o de carvão mineral e chegou esse óleo de limpeza da Shiseido:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-194138276-shiseido-perfect-oil-limpeza-de-maquiagem-bb-cream-filtros-_JM

    Era uma compra especial minha, mas a Vania pediu mais.. o preço está muito em conta… eu estou adorando limpar a pele com óleo de limpeza.. retira todo o filtro e eu ainda posso usar meu sabonete após e a pele fica mt macia.

  45. Avatar de ♥biazinha♥

    Oieeee 😀
    Ontem meu Missha cor 31 chegou. Ele deu p/ meu tom de pele. Eu testei na minha amiga que tem a pele beeeem morena ficou linda, aspecto aveludado. Tbém testei numa pele clara, ficou um pco mais escuro rs e testei numa pele negra. Ficou pouca coisa mais clara. Deixa a pele muito bonita.
    Mas ele engana pq qdo aplicamos fica escuro dá um desespero rs, basta ir espalhando e logo depois ele fica no tom da pele. A cor 23 ficou mto claro na minha pele, por isso optei pela cor 31 e amei♥.

    Acredito que o Missha cor 31 dê p/ a Márcia Leme e a Adriana Prado :D. Meninas se joguem nesse Missha FPS 42 que é tudo de bom. Comprei com a Vânia do ML http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_81186417

    Chegaram meu Sofina tbém e o Gel Mandom. O Gel Mandom é ótimo retira tudo sem agredir a pele. O Sofina Jenne tem uma textura maravilhosa, amei já de cara rs e a embalagem gente, com flores um mimo rs!
    Beijocas♥

    1. Avatar de Márcia Leme

      Pronto, agora vou ter de comprar o Misha #31 correndo…
      Bia, esses produtos são tudo de bom, não??
      O gel de limpeza Mandom já virou gênero de primeira necessidade (rsrs).
      Brigadinha pela dica…

      beijo,

      1. Avatar de ♥biazinha♥

        Márcia eu testei alguns BB Cream e o Missha é ótimo!
        Mas tem que aplicar em pouca quantidade pq fica mais natural :).
        O Gel Mandom dispensa comentários rs.
        Na embalagem dava a entender que poderia ser usado na área dos olhos, mas não usei fiquei com meda.
        Deixa pele suave e limpinha.
        Beijocas♥

        1. Avatar de Nando Goober

          Só lembrando: use com um pincel para base.. aplica melhor e deixa acabamento natural!!

          1. Avatar de Márcia Leme

            ahhhhh,
            olha, é mesmo….

  46. Avatar de Adriana Prado

    Gente, eu pedi Etude e já estou confusa. Ai, ai… Vou falar com a Vânia, a Biazinha me passou a foto e me deixou na dúvida. Rsrss Acredito que se ficar apenas um pouco claro, a gente dá jeito usando um pó fácil. Muito escuro não vai ficar, e se ficar aí complica.

    Pedi Derm Aox Soin pra Vânia. Ela está esperando chegar Sofina pra enviar tudo junto. A forma sérum eu não gostei. Após algumas horas minha pele ficou brilhando. Usei a noite, mais ou menos uma hora antes do ácido e reação desagradável não tive.

    Beijo

    1. Avatar de ♥biazinha♥

      Ai Adriana kkkk :D.
      Agora eu te deixo louquinha, mas pela foto que enviei a vc e a Márcia dá p/ ter uma idéia 💡
      inha pele é mais clara que a sua e a da Márcia e ficou ótimo. Imagine em vcs que tem essa cor linda de natureza.
      Se ficar claro use pó escuro.
      Se ficar escuro use pó claro 😆 rsrsrs

      Eu mesma tenho dois pós com tonalidade diferente rsrsrs.
      Se não der venha me pegar aqui em SC kkkkk :D.
      Vc pode usar um filtro p/ misturar no BB Cream se ficar mto escuro rs.

      Ah então vc vai receber o Missha cor 31, o Derm Aox e o Sofina?
      Estou amando o Sofina Jenne♥.
      Eu tbém não gostei mto do Sérum pq parece um caramelo. O Soin é perfeito p/ minha pele ;).
      Tenha um final de semana abençoado.
      Bjs flor♥

      1. Avatar de Adriana Prado

        Biazinha!

        Olha, se eu enlouquecer eu vou ti pegar mesmo. Rsrssss

        Obrigada pelas didas de maquiagem, vou anotar torcendo pra não precisar.

        Então, vou receber estes e mais Mandom a para limpeza. Estou ansiosa, mas tenho que ter paciência porque a Vania ainda recebeu o Sofina.

        Beijo, tenha um bom fim de semana, com saúde e paz!

    2. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Eu tinha algumas amostras do Derm Aox soin aqui.. algumas eu dei para a minha mãe usar.. ela não gostou.. eu passei uma para o Pedro e ele tbm, n gostou e ainda disse que teve cravos… eu mesmo nem usei.

      Eu tenho que conseguir mais amostras do CE Ferulic ou Serum 10.. talvez outro rpoduto com vitamina C que eu quero testar são dois da Kiehl’s.

      Aliás… falando em limpadores.. a Vânia recebeu agora a versão do Mandom Express liquida.. !!

      Eu estava lendo um capítulo do livro da Dra Baumann que ele escreveu um parágrafo inteiro sobre os cuidados de beleza dos asiáticos.. e ela chamou atenção para os limpadores asiáticos.. e falou muito bem. Ele são que nem os franceses, não gostam de sabão/ detergentes nos limpadores… ogo, os limpadores são mais suaves e toleráveis..

      Estou pensando na minha próxima resenha e falar disso, pq vou receber vários limpadores: de argila, carvão, Oil.. e oc usto X benefícios deles são mais em conta que os dermo vendidos aqui.

      1. Avatar de Adriana Prado

        Nando!

        Nem me fale uma coisa dessas, que o produto causou cravos. Apesar da minha pele ser mista, não tenho problemas com cravos ou espinhas, só na TPM tenho UMA.

        Espero que você consiga muitas e muitas amostrinhas….

        Se os limpadores asiáticos são assim, daqui a pouco estou abandonando meu querido Dermotivin. E você já falando em resenha, meu Deus, já fico aguardando, porque, com certeza, vem coisa boa. Quando toca em custo x benefício então, “tô dentro”. Rsrss

        Beijo

        1. Avatar de Nando Goober

          OLha, por enquanto eu nunca usei um limpador especifico para peles oleosas… mas se só o mandom já deixa minha pele mais seca e bonita comparada com o meu sabonete anterior, o normaderm.. imagina quando usar um especifico. Limpadores e filtros asiáticos viram vicio.

          Bjs e boa semana.

  47. Avatar de Virginia W

    Olá Bia,
    menina você vai deixar todo mundo louquinho aqui…
    vai ser difícil deixar de querer esse BB Missha 31 deve ser maravilhoso para as morenas.

    “Me lembrei de você a umas semanas atrás quando fui numa drogaria aqui em Florianópolis e perguntei se havia o Serum da Olay e a atendente perguntou se havia sido eu quem havia telefonado e perguntado sobre tal Serum que era para aplicar depois do ácido. “Então pensei só pode ser a Biazinha a mulher dos ácidos, protetores e talvez agora também dos BB creams” .

    Bia não se encontra esse Serum em lugar nenhum e o que se encontra encontra bem caro.

    Acabei encontrando depois em um supermercado com demonstradora e tudo mais, que disse que de vez em quando tem promoção dos produtos.

    Mas gostei também do Serum Olay indicado pelo querido Nando.

    -Mas o Nando tá fazendo seguidores de tudo que é lugar. Na verdade é que os produtos vão dando certo e nós vamos nos empolgando.

    Beijinhos a todos.

    1. Avatar de ♥biazinha♥

      Oi Virgínia 😀
      Kkkk eu deixar todos louquinho? Kkkk 😀
      O Nando que começou a nos deixar assim rsrs.
      O Missha cor 31 é perfeito p/ pele morena .
      Ahhh eu liguei p/ várias farmácias perguntando sobre o tal Serum Olay kkkk e disse que era p/ passar após o ácido e minha amiga tbém ligou pq eu tbém coloquei ela no mesmo caminho kkkkk.

      O Sérum vc pode comprar nas Lojas Americanas pelo site, nas Farmácias Panvel, Sesi e futuramente na Drogaria Catarinense terá a linha.
      Que bom que encontrou o Sérum flor, realmente é maravilhoso!
      Vc precisa experimentar a espuma de limpeza da mesma linha é mara!
      Estou usando essa espuma de limpeza, o interessante é o bico dosador, parece que tem uma membrana que evita o desperdício do produtinho, deixa a pele muito macia, estou adorando 😀

      http://www.americanas.com.br/produto/7348127/belezaesaude/rosto/hidratantes/espuma-para-limpeza-facial-total-effects-revitalizing-foaming-cleanser-olay

      Bjs flor e tenha um final de semana maravilhoso♥

      1. Avatar de Nando Goober

        Vcs estão deixando as atendentes loucas? rs.. Nao há essa recomendação de suar serum Olay com ácido..rs.. eu que estou usando e gostando.. e como a Dra Baumann tbm recomenda..

        Eu já fiz isso em outras experiencias.. quando comecei a usar ácido, aplicava um gel com cápsulas de vitamina E após.. era uma forma de evitar ressecamento do ácido e tbm prevenir. Não seis e foi isso que ajudou a minha pele tolerar muito bem o ácido e não ter o desconforto que mts reclamam.

        1. Avatar de ♥biazinha♥

          Nandoooooo qdo eu liguei e pedi o produtinho eu disse que iria passar depois de aplicar o ácido rs por indicação de um amigo kkk :D. Nem vou dizer quem é rsrsrs. Se essa moda pega todas irão usar pq realmente é mto bom esse Sérum.
          Estou indicando p/ todas as minhas amigas que usam ácido rsrs.
          Só tenho a agradecer a vc pela grande dica.
          Obrigada de coração :).
          Beijocas.

  48. Avatar de Renata

    Oi Nando e menina..

    Eu não adquiri o redemic, por ter hidracid 20 tinha apenas dúvida em relação ao uso durante dia , mas , se pode usar beleza!.
    O ácido é para ser usado dia sim, dia não. Vou usar o serúm no dia que não usar ácido.
    Gosto muito das suas dicas tento adquirir tudo que usa, vejo que temos problemas semelhantes, tá muito dificil acertar com dermatologista!
    Esse serúm Olay será que tem as mesma caracteristicas do Olay regenerist night creme?
    Tenho ele guardado aqui, mau uso, se for , dá para usar após tretinoína que li acima…

    Beijos

    Renata

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Renata,

      O hidracid eu não suaria na face, embora ele tenha essa recomendação.. mas acho a textura bem fluida, só que pdoe dar oleosidade… eu optei para usá-lo somente no contorno dos olhos.. a empresa SVR tem produtos indicados para essa área, só que não com Vitamina C e o produto dura tanto.. que uso há uns 4 meses e nem sinal de acabar. Tanto que deixei o redermic para usar somente durante o dia.

      OLha, Olay parece ser tudo igual.. andei pesquisando sobre as outras linhas e não há diferença de ingredientes e indicações… eu prefiro o serum Regenerist por causa da textura dele.. o creme, embora tenha silicones, não deve ser tão leve assim. Tem a linha Total Efects mt parecida com a Regenerist.

      O ácido vc pode começar usando dia sim/ dia não por um tempo, depois pode suar todos os dias… eu tenho usado da primeira forma de um tempo p cá, pq já faço uso de a´cido há mt tempo.. e quero poder usar outros produtos, mas sem abrir mão do ácido.

      Bj

  49. Avatar de Renata

    Obrigado Nando pelas suas dicas…

    Adoro seus comentários e das meninas…

    Grande abraço a todos…

    Renata

  50. Avatar de Renata

    Oi gente, adoro vocês!
    Alguem já usou esse Mandom de argila, tbm tem o de carvão mineral ou o óleo de limpeza da Shiseido?
    Eu tenho o Mandom comum, queria saber sobre esse de carvão e esse oleo.
    Na verdade eu estou achando que esse óleo de limpeza da Shiseido deve ser um máximo… talvéz melhor que o Mandon.

    Alguém sabe?

    beijos

    Renata

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Eu uso o Mandom Expresse gel.. o argila e o carvão vou receber ainda.. mas os dois últimos são para peles oleosas.. a textura do Mandom é diferente.. é um gel siliconado.. mt diferente dos géis de limpeza que já usei no Brasil.. e limpa mt bem, sem deixar a pele repuxando. Os limpadores asiáticos são meu novo vício de beleza!!

      Eu já uso um óleo da shiseido e limpa muito bem, melhor que os demaquilantes vendidos por aqui..

      Bj

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva