Para a mulher que gosta de se cuidar

Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele

Resenha enviada por Fernando Goober

Resolvi iniciar esse post com um questionamento devido a diversos comentários que vi no site e e-mails que recebo diariamente. O mais comum são leitores insatisfeitos com o tratamento indicado por um dermatologista ou com produtos adquiridos por conta própria. O mercado de beleza também contribui com dezenas de lançamentos e marketing de produtos milagrosos, mas que, ao serem testados na pele, você percebe que não há nada de diferente.

Você conhece realmente a sua pele?

Para evitar desilusões com produtos e tratamentos de beleza, deve-se fazer um diagnóstico mais preciso da sua pele e evitar jogar dinheiro fora com produtos. Atenção, independente das promessas de cada produto, ele pode ser eficiente para uma pessoa e totalmente ineficaz para outra. Já repararam que o resultado de um produto parece melhor para uma pessoa do que em você? Mesmo aqui no site, debatemos sobre produtos considerados excelentes para cada um, mas conhecendo perfeitamente o seu tipo de pele, você poderá descobrir melhor o funcionamento dela e que te trará benefícios reais e mais economia.

Tipos de Pele

Hidratantes de inverno para o corpo

Estamos acostumados a lidar com paradigmas antigos sobre tipos de pele: normal, oleosa, mista e seca. Mas soam muito simplórias essas categorias, porque na prática percebe-se que duas pessoas com pele oleosa, usando os mesmos produtos, uma pode ter benefícios excelentes e a outra, ao contrário, desenvolver alergias e manchas na pele. Foi pensando nisso que resolvi escrever esse post: para ajudar a elucidar um pouco mais sobre isso e trazer luz para possíveis dúvidas. Eu mesmo estou reaprendendo a conhecer a minha pele.

A primeira coisa é: pele “normal”. Pra mim isso é mito! O máximo que poderia ser uma pele “normal” é a pele de criança: fina, delicada, sem poros perceptíveis, hidratada na medida certa ou um pouco mais seca. Cosméticos indicados: hidratantes leves, principalmente para o corpo, bastão para os lábios em climas frios ou secos, filtros solares, sabonetes e shampoos para peles assim. Adulto com pele “normal” há dezenas: nas capas de revistas e anúncios publicitários, com camadas e filtros de photoshop.

Esse termo é ultrapassado, mas ainda vejo gente e, pior, profissionais de dermatologia e propagandas de cosméticos ainda usando essa terminologia. Aliás, a definição de pele normal, assim como seca, mista ou oleosa, surgiu na indústria de cosméticos, e foi popularizada especificamente pela cosmetóloga Helena Rubinstein. Mas a Dra. Leslie Baumann, chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, desenvolveu uma proposta muito interessante para a classificação de peles, o "Sistema Baumann de classificação em 16 Tipos de Pele".

É muito simpática essa proposta e em momento algum ela define uma pele como "normal" e, por exemplo, engloba uma característica da pele, a sensibilidade. A pele sensível é uma das muitas características da pele e não um tipo específico. Outro erro comum usado para vender produtos. Uma pessoa pode ter a pele oleosa e sensível ou seca e sensível. A compreensão disso poderia ajudar o consumidor na escolha de produtos adequados para o seu tipo “real” de pele.

Eu sugiro ler sobre os 16 tipos de pele. Há diversos questionários, além do livro Pele saudável (The Skin Type Solution) da Dra. Baumann, que podem ajudar a analisar melhor. Se for uma classificação que vai perdurar ou será usada pelos profissionais, eu não sei. Mas me parece muito mais correta até o momento do que usar uma classificação ultrapassada e nem sempre precisa no diagnóstico da pele e prometer falsas promessas para os pacientes.

Para entender melhor essa classificação, A Dra. Baumann estudou 1.400 pacientes e observou a característica da pele em quatro categorias:

1- Hidratação da pele

Determina o grau de hidratação da pele, podendo ser seca (dry) ou oleosa (oily).

Talvez seja o diagnóstico mais visível ao analisar a pele. A pele oleosa tem mais produção de óleo e precisa de produtos que não piorem a proliferação de sebo, ocasionando o entupimento dos poros e acne.

Questão de Pele

Loções mais fluidas, “oil free” (na minha opinião, não é passaporte para uma pele livre de espinhas porque não é só a presença de óleo na fórmula que pode entupir os poros e causar acne) e/ou com ingredientes desengordurantes e absorventes de óleo são permitidos, mas sem exageros para não agredir o manto protetor da pele. Produtos anti-inflamatórios são indicados para enviar a proliferação de bactérias.

Por outro lado, a pele oleosa costuma ser mais espessa, com poros dilatados e mais resistente às rugas e linhas de expressão, mas quando isso ocorre, tendem a ser mais profundas.

Pele oleosa

A primeira coisa é: pele oleosa, ou melhor, a oleosidade não é um “problema”. Se fosse assim, quem tem a pele muito seca seria uma pessoa realizada com a sua pele. O óleo natural da pele é uma defesa contra agressões externas: frio, vento, sol, poluição; funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de vírus e fungos presentes no ar. Fórmulas mágicas para acabar de vez com a oleosidade da pele são conversa de marketing. Até os melhores matificantes, um tempo depois de serem retirados da pele, esta começa a produzir oleosidade. O mesmo ocorre com géis e sabonetes de limpeza. Sem contar que fatores como alimentação, stress, hormônios, podem afetar diretamente a produção de sebo.

Brilho, suor ou oleosidade?

Brilho, suor ou oleosidade? Sim, é comum confundir as três coisas. O suor e a oleosidade você descobre com um teste simples: um blotting paper (papel absorvente de oleosidade) aplicado sobre a pele para remover o excesso de óleo. O brilho natural é tipicamente uma pele saudável, bem cuidada e hidratada. Determinados tratamentos como os retinoides e vitamina C dão esse aspecto. Uma pele com brilho natural e luminosa está para o conceito de beleza do que chamamos de “pele de pêssego”. Em contrapartida, uma pele opaca pode dar um aspecto desvitalizado, seco ou desidratado e é característica de pessoas que não têm uma boa retenção de água na camada córnea, não se alimentam de forma saudável ou fumam demais.

Eu, como tenho uma pela muito oleosa, tinha trauma de brilho excessivo, mas aprendi a perceber quando determinado produto com hidratantes deixa minha pele mais bonita e com brilho natural e a recompensa é que, em vez de ouvir “Nossa, como sua pele está suada?”, eu escuto: “Como sua pele está bonita hoje!”. A estima agradece!

Não adianta você querer secar a sua pele a todo custo que vai piorar ainda mais: pode ter efeito rebote ou ficar ressecada. Há alguns tratamentos que podem diminuir a produção de óleo da pele, como o roacutan, mas eu não o considero “definitivo”. Há inúmeros relatos de pacientes que seguiram todo o tratamento, tiveram ótimo resultado e um tempo depois a oleosidade voltou junto com as espinhas e cravos também. Se a sua pele é do tipo oleosa, porém resistente, raramente sofrerá de acne. Já as peles oleosas e sensíveis, ao contrário, são propensas a acne e rosácea. Estas devem ter mais cautela com os produtos voltados para peles oleosas, pois determinados ingredientes podem ser agressivos e piorar a sensibilidade da pele. Um processo inflamatório ocasionado involuntariamente por produtos de beleza, na ânsia de secar a pele e eliminar algumas espinhas, pode ocasionar mais espinhas e erupções cutâneas como reação. Veremos no tópico a seguir mais detalhes a esse respeito.

Limpeza da pele

Questão de Pele

Manter a pele higienizada é importante, principalmente porque o acúmulo de sebo e células mortas bloqueia os poros, ocasionando a infecção por bactérias e as consequentes espinhas. Existem algumas fórmulas tradicionais que são bactericidas e antisseborreicas, como a loção Alba (sulfato de zinco, sulfeto de potássio e água); soluções à base de enxofre e sulfacetamida sódica; soluções à base de enxofre e cânfora, conhecida como “loção rosada clássica”, embora algumas farmácias também disponibilizam com  resorcina, extrato de hamamélis, ácido salicílico em veículo alcoólico. Algumas dessas fórmulas conhecidas são a loção Beatriz (Dermatus), Secatris (Dermage) e as loções Clarifying (Clinique). E loções com hamamelis, calêndula, cânfora, mentol, também são usadas devido à ação ani-inflamatória, porém, veremos mais à frente que alguns desses ingredientes podem irritar a pele oleosa e sensível.

Pele seca

A pele seca mostra-se opaca, fina, áspera, não tem um equilíbrio de hidratação perfeito, pois a sua camada córnea não consegue reter muito líquido, podendo assim ressecar e descamar com mais facilidade, é mais sensível e precisa de produtos que reponham o manto hídrico. Tende a ter linhas e sulcos precoces, poros mais reduzidos e apresentam veias e vasos mais visíveis. Deve-se evitar produtos com muito detergentes para não ressecar ainda mais. Prefira loções e óleos de limpeza e pede hidratantes com ceramidas, ácido hialurônico e óleo para o melhor funcionamento da barreira cutânea. Produtos hidratantes e sérum com antioxidantes devem ser usados tanto no tratamento diurno quando noturno, pois é uma pele que envelhece mais rápido e precisa de proteção intensa. Alguns renovadores e esfoliantes são indicados para evitar o acúmulo de células mortas que podem piorar o ressecamento. Nem pense em ficar sem usar filtro solar. A pele do tipo seca e sensível requer mais atenção com produtos e medicamentos, pois são propensas a desenvolver coceiras, alergias e eczemas e muitos produtos encontrados nas prateleiras possuem substâncias que podem danificar a epiderme em vez de tratá-la.

Um tipo de pele que seria o mais próximo de “normal” é aquela levemente oleosa, entre sensível e resistente, pois tem nível ideal de hidratação e secreção de sebo.

2- Sensibilidade da Pele

Determina o grau de sensibilidade da pele, podendo ser resistente (resistant) ou sensível (sensitive).

Esta é a categoria que eu observo com mais atenção e a que mais tem reclamações. Quem busca produtos para a pele oleosa, por exemplo, acaba optando por ingredientes mais abrasivos, esfoliantes, matificantes, adstringentes, com AHAs, mentol, salicílico, retinoides e alto teor de determinados tipos de álcool (nem todo álcool pode irritar ou ressecar a pele, o álccol estearílico “stearyl alcohol”, por exemplo, é usado como espessante em cosméticos e hidrata também). Mas descobre com o tempo de uso que alguns desses ingredientes pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele e causar irritações, inflamações e manchas. Resultado: cliente insatisfeito e culpando determinada marca ou produto. 

Cuidados com a pele sensível

A pele sensível facilmente se irrita e por isso precisa de produtos com ingredientes mais suaves e em menor concentração. Se a sua pele, por exemplo, é oleosa, sensível e com tendência a pigmentação, melhor seria evitar esfoliantes muito abrasivos e produtos com muitos ingredientes adstringentes e anti-idade para evitar o surgimento de alergias. Mas se sua pele é oleosa e resistente, pode usar esfoliantes e ácidos fortes para melhor penetrar os ativos.

Cuidado também com receitas caseiras e produtos com ingredientes naturais. O que é “natural” não quer dizer que a sua pele vai suportar bem. Exemplos: frutas cítricas (limão, laranja, hortelã…), essências (eucalipto, ylang-ylang, sândalo, rosas…), cascas e caroços de árvores, plantas e frutas (apricot, nozes, grapefruit…) causam alergias e irritações em peles sensíveis. A própria menta (hortelã), o óleo proveniente dela, mentol, e a cânfora, usadas em loções higienizantes para dar aquela sensação de frescor e limpeza, também podem irritar uma pele sensível. Só lembrando que não há uma regra: a pele sensível pode ter intolerância a determinados ingredientes e boa aceitação com outros. Assim, temos exemplos aqui no site de leitoras com intolerância ao adapaleno, mas que reagem superbem à tretinoina; gente em quem o adapaleno não faz cócegas, mas não tem tolerância ao ácido glicólico.

De qualquer forma, evite produtos muito agressivos se a sua pele for muito sensível. A inflamação e a irritação causadas por produtos inadequados interferem na saúde da pele e é um alerta do seu organismo: a pele fica sem defesa natural, o que interfere nas moléculas de colágeno e, segundo estudos, pode causar o envelhecimento precoce.

Uma dica é aprender a ler as bulas dos seus produtos de beleza. Um parâmetro é que a lista de ingredientes segue em ordem decrescente da maior concentração para a menor concentração. Neste caso, se você não tem boa tolerância ao ácido salicílico ou álcool benzílico, opte por produtos que não tenham esses dois ingredientes na lista, ou, se for imprescindível, que eles encontrem-se no final da lista de ingredientes em quantidade mínima.

A Dra. Baumann relaciona quatro subtipos de pele sensível: acneica, rosácea, hiper-reativa e alérgica. Uma pessoa com pele sensível pode ter todos ou um desses subtipos. Certa sensibilidade a determinados ingredientes poderia indicar um tipo hiper-reativa, conforme comentei três parágrafos acima. Ao contrário, a pele resistente tem uma barreira maior contra as agressões externas, pode ser até mais espessa e precisa de produtos com concentrações elevadas para penetrar melhor. Se com essa barreira ela se mostra livre de irritação e pode usar qualquer tipo de produto, a mesma resistência pode restringir o beneficio de determinado ingrediente, pois nem todos os cremes e loções no mercado possuem concentrações elevadas para penetrar na pele resistente e surtir o efeito benéfico desejado.

Eu sempre tive dúvidas se a minha pele é resistente ou sensível, pois eu uso tranquilamente retinoides e abrasivos, mas determinados produtos à base de hidroquinona e filtros solares químicos com FPS acima de 50 podem causar sensibilidade do tipo hiper-reativa.

Questão de Pele

Acredito que determinadas peles podem mudar com o tempo ou uso de um produto, principalmente com ácido retinoico, tornando-se mais sensível ou resistente. No início de um tratamento com este retinoide, a pele apresenta uma maior sensibilidade do tipo hiper-reativa e, com o tempo, torna-se mais resistente e passa a tolerar até outros ingredientes mais fortes. No início de um tratamento com ácidos são toleráveis a irritação e a descamação, mas se esses sintomas persistirem por várias semanas ou piorarem, é recomendável suspender o uso e procurar um médico. Eu opto sempre por iniciar um tratamento com retinoico por um tempo para depois entrar com um despigmentante como hidroquinona ou arbutin. Minha pele parece suportar melhor.

Há outras opções de ácidos mais leves e, nem por isso, ineficazes. O ácido azelaico é um deles: promove uma boa renovação da pele e tem efeitos similares aos retinoides sem causar a mesma irritação. Além disso, reduz inflamações cutâneas, melhora o aspecto da acne e da rosácea e é indicado também para peles sensíveis com tendência a vasos vermelhos na face.

O oposto também ocorre: uma pele aparentemente mais resistente torna-se sensível após o uso de determinados produtos. Mudanças climáticas também podem interferir, principalmente quando uma pessoa está habituada a morar numa cidade mais quente e precisa morar numa cidade mais fria, a impressão que se tem é que precisa mudar quase todos os produtos habituais. A Dra. Baumann confirma e corrobora informando:

“Os tipos intermediários podem mudar de categoria, de acordo com fatores exógenos (ou seja, ambiente ou uso de produtos) e endógenos (flutuações hormonais, stress). Por exemplo, uma pessoa do tipo SRNE com alterações hormonais e stress em função de gravidez pode desenvolver acne. Sua pele pode ser tratada de acordo com as diretrizes do tipo SSNE até que a acne passe.”

3- Pigmentação da pele

Questão de Pele

Determina o grau de pigmentação da pele, podendo ser mais pigmentada (pigmented), com tendência a ter maior produção de melanina, ou não pigmentada (non-pigmented), com tendência a ter menor produção de melanina. A pele pigmentada é aquela mais propensa a ter manchas escuras como melasmas, lentigo solar (as manchas senis) e efélides (as famosas sardas), nesse caso, é preciso redobrar o cuidado com o uso ingredientes fotossensíveis, como os retinoides, e, claro, com a exposição solar, responsável pela alteração de pigmentação da pele. Também costuma apresentar manchas depois da incidência de acne, ou mesmo em locais onde ocorre machucados e picadas de insetos. A pele oleosa, sensível e pigmentada, por exemplo, corre risco de criar manchas, pois o aparecimento de acne pode levar a um processo inflamatório na pele e desenvolver manchas escuras.

O que conta neste diagnóstico não é o tom da pele/etnia (negro, moreno, amarelo, branco…), mas fatores genéticos e a exposição demasiada ao sol. Neste caso, podem ser evitados com cuidados da pele adequados e requer atenção especial para ficar atento a formulas com ingredientes que podem acentuar ainda mais isso e evitar tipos de agressões que aumentam a possibilidade de desencadear inflamações na pele. A Dra. Baumann cita, por exemplo, esfoliantes muito abrasivos e o componente soja que age como o estrógeno, ingrediente que pode causar manchas. O que me chama a atenção é que peles sensíveis e pigmentadas devem ter cautela com procedimentos como peeling químico e laser, pois pode causar manchas na pele em vez de atenuá-las. O mesmo cuidado deve seguir com depilações no rosto, principalmente com cera quente.

4- Tendência às rugas

Determina o grau de propensão de a pele ser enrugada(Wrinkled) ou firme(Tight). O que conta neste caso é a genética e o estilo de vida. Sim, a Dra. Baumann acentua que é um parâmetro que o paciente pode ter mais controle e assegurar que com hábitos saudáveis ele possa evitar um envelhecimento mais acentuado. Em momento algum ela fala em parar esse ciclo, mas envelhecer bem.

Eu acho falsa a ideia de olhar para a mãe ou o pai e imaginar como será no futuro. A genética pode contar, mas o estilo de vida de cada um vai determinar bastante neste ponto: hábitos alimentares saudáveis, práticas de esportes, proteção contra a exposição solar e outros agentes externos, o uso de cosméticos adequados, entre outros, vão contribuir na prevenção do envelhecimento precoce.

Envelhecimento precoce

Gêmeos podem envelhecer de forma totalmente diferente dependendo da vida que levam. Uma pessoa que fumou demais, consumiu alimentos pobres em vitaminas e se expôs demasiadamente ao sol sem fotoproteção comparada com outra que sempre se expôs ao sol com proteção e nunca fumou terão aparências distintas.  A foto retirada de um estudo feito em Londres sobre o efeito do tabagismo e o envelhecimento comparou irmãs gêmeas e o resultado é surpreendente.

Questão de Pele

Eu compartilho com ela que a prevenção é a melhor arma contra o envelhecimento da pele. Não acredito em fórmulas milagrosas, há muito marketing endeusando novos ingredientes que um tempo depois tornam-se obsoletos. Aliás, se eu pudesse escolher alguns ingredientes básicos seriam: filtro solar sempre, hidratante (dos mais básicos, como ceramidas), vitamina C (ótimo antioxidante e eficiente) e ácido retinoico. Utilizando na idade certa, ainda jovem, tenho mais certeza que a pele vai responder muito bem no futuro. Depois que as rugas e a flacidez já estão na pele, fica difícil reverter isso. As rugas atuam nas camadas mais profundas da derme e as maiorias dos produtos não conseguem penetrar tanto.

Assim, conhecendo essas quatro categorias você pode identificar melhor a sua pele e a combinação de tipos. Também ajuda a responder possíveis problemas na sua pele: acne é mais propensa em pessoas do tipo OS; manchas e rugas precoces são do tipo PE. Rosácea e eczemas também podem ser evitadas se conhecer melhor a sua pele. Por esses parâmetros a minha pele seria OSNF.

Aproveitando a boa genética da minha família, eu passei praticamente 15 anos só usando filtro + ácido. Ou seja, a resposta foi bem positiva e breve estarei com 40 anos e a pele quase intacta (tipo F). De alguma forma também eu reverti alguns pecados do passado: sou da geração anos 80, quando ainda não se falava muito em câncer de pele e proteção solar. Peguei muito sol durante a infância e adolescência, tive várias queimaduras por nunca usar filtro solar. Mas não tenho sardas e lentigos (tipo N) e a textura da minha pele, segundo minha dermatologia, é de uma pessoa na faixa dos 25 anos.

Cosméticos

De uns tempos para cá, eu passei a dar mais valor a uma pele saudável que um ideal de pele perfeita. Passeia aceitar a oleosidade natural da minha pele (tipo O) como um benefício; respeitar a sensibilidade da minha pele (tipo S). Mudei meus hábitos de tratamento. Fugi dos antigos paradigmas de ter apenas uma pele oleosa. Troquei meus produtos voltados apenas para secar, matificar, controlar a oleosidade. Optei por produtos sem esses rótulos. Joguei na gaveta meu hidratante Tri Activ (Normaderm) e passei a usar o sérum Regenerist (Olay)e osérum Idealist (Estée Lauder). Também reduzi o uso de sabonetes e loções com muitos ingredientes esfoliantes e abrasivos: troquei meu sabonete em barra Normaderm pelo Cleanance gel (Avéne) pela manhã, mas na limpeza noturna vario o gel de limpeza Mandom e um óleo de limpeza da Shiseido para retirar o filtro solar. E alterno ácido retinóico com vitamina C. Resultado: a pele não ficou muito oleosa, pelo contrário, mantém um equilíbrio natural. Espinhas são coisas do passado. A tonalidade dela também mudou: perdeu aquele rubor eterno e hoje está mais clara e com luminosidade.

Se pudesse eleger duas vedetes da beleza neste momento, seria a linha solar da Sofina e o CE Ferulic. Primeiro por que optei por usar protetores com maior concentração de filtros minerais (óxido de zinco e dióxido de titânio). Além de criar uma barreira estável e duradoura de proteção contra os raios UVA e UVB, são anti-alérgicos, ideais para peles sensíveis e dão um acabamento mais suave e não oleoso. Estou usando o Sofina Jenne Day Protector SPF 50/ PA +++. Este protetor parece que tem água do Santo Graal em seus ingredientes. Ele faz uma maravilha com a sua pele. De um dia para o outro você acorda achando sua pele impecavelmente bonita. Não é tão matificante como o Bioré Milk, mas ele tem uma textura e um grau de hidratação perfeito. Não acho que a minha pele fique opaca, mas sim com aquele brilho saudável que relatei no início desse texto. É um item obrigatório na minha vida para os dias mais frios de inverno. O CE Ferulic, apesar do preço alto, é um sérum com alta concentração de vitamina C, tem vitamina E e ácido ferúlico. Indico tanto para prevenção quanto tratamento para linhas, flacidez, tônus e tonalidade.

*Sugestões:

Muitos dos produtos que a Dra. Baumann indica não existem no mercado nacional, outros até foram descontinuados lá fora. Procurei listar algumas sugestões para vocês. Como um tipo de pele que muito predomina aqui é do tipo Oleosa e Sensível, ela sugere produtos que tenha ação anti-inflamatória para evitar espinhas e irritações, sem causar alergias:

Limpador: eu indico o Cleanance Gel.Ele purifica a pele e tem agentes anti-inflamatórios como água termal, que acalma e não irrita a pele; gluconato de zinco, outro ingrediente indicado pela Dra. Baumann como anti-inflamatório; curcubita Pepo, um seborregulador e CTAB, um antibacterecida. Ele faz uma leve limpeza, tem pouco detergente e quase não faz muita espuma. A Dra saliente que peles sensíveis ou muito secas devem evita limpadores com muita espuma, pois contêm mais detergentes e pode ressecar a pele.

* Não lavar a pele do rosto com shampoo. Vale para todos os tipos de pele. Quaquer tipo de shampoo tem detergente, mesmo que você use para retirar maquiagem dos olhos, enxágue! O Pedro indicou um estudo em que resíduos de surfactantes (detergentes) usados em sabonetes, shampoos, podem representar risco de envelhecimento.

Loção para completar a limpeza: ela nem indica muito tônicos, só loções anti-inflamatórias mesmo. Mas há alguns ingredientes com essa função que você pode usar, caso queira, como sugestão mais em conta eu indico o Tônico Adstringente Facial Olay – ele tem dois ingredientes que atuam como anti-inflamatórios que são a aloe vera e o hamamelis.

Hidratantes: listando alguns ingredientes indicados para esses tipos de pele, tem o tea tree (chá verde), o dexpantenol (provitamina B5), vitamina E e a niacinamida. Este último teria um efeito muito semelhante ao de um BB cream, devido as suas múltiplas funcionalidades: hidrata, regenera, recupera, renova, clareia. Todos esses ingredientes você pode encontrar no sérum facial regenerador Regenerist, da Olay. Ele é feito com silicones e dá uma textura primer à pele. Essse sérum eu sugiro usar pela manhã, após a limpeza e à noite. Eu aplico até com ácido. A Dra Baumann indica fazer uma mistura com uma gota de ácido e uma parte de sérum, mas eu prefiro aplicar separados. Ela por exemplo, indica o Aveeno Ultra Calming, com Feverfew: uma tipo de camomila romana indicada para acalmar e com ação anti-inflamatória, usado para o tratamento de rosácea. Tem propriedades também anti-oxidante, acalma e suaviza a pele comprometida e agredida. Feverfew é comprovada para reduzir a vermelhidão e irritação causada por agressões internas e externas. No Brasil, um similar seria o Roc Calmance hidratante facial, também com Feverfew e indicado para peles sensíveis ou intoleráveis, principalmente para quem faz uso de tretinoina e isotretinoina, tanto tópica ou oral. Infelizmente, esses dois produtos eu não achei em formula mais leve como gel.

– Filtro solar: Sofina, não indicaria outro!! Primeiro por que ele tem uma alta concentração de filtros inorgânicos (nanomateriais), ideal para peles sensíveis e reconhecido pela FDA como seguros (http://www.cosmeticsdesign.com/Formulation-Science/FDA-monograph-opens-door-for-formulators-to-exploit-inorganic-filters); protegem muito bem dos raios UVA e UVB; tem pouca concentração de álcool (uns 5%); e a versão White ainda tem extrato de camomila, previne e atenua manchas (tipos pigmentados, aproveitem) e também tem função calmante e anti-inflamatória.

Eu penso que o primeiro diagnóstico que um dermatologista deve fazer é uma anamnese do paciente: saber se seus hábitos alimentares, estilo de vida, características das peles na família, até mesmo saber o tempo de exposição solar delas. Sim, um trabalho quase de psicólogo. Os profissionais afirmam que os 20 anos de sol que uma pessoa se expôs no início da vida vão somar para o futuro. Se uma pessoa começou a usar filtro solar diário com 25 anos, não quer dizer que quando tiver 35/ 40 anos ela não terá manchas. Da mesma forma que eu vejo gente reclamando que usou um clareador e filtro solar e um tempo depois, as manchas retornam.  A nossa pele tem "memória", a culpa não é dos cosméticos. Assim, evitaria dinheiro gasto com produtos inadequados e frustrações com tratamentos prescritos.

Aprenda a conhecer melhor a sua pele e almeje aquilo que ela pode ser com os cuidados necessários. Afinal, o padrão de pele perfeita é uma pele saudável.

Agradecimentos ao Pedro M. e a Márcia Leme.

*Na web você encontra o site da Dra. Leslie Baumann.

– Livro “Pele Saudável” – Leslie Baumann/ Editora Elsevier. A edição brasileira está na primeira e várias sugestões de produtos já foram descontinuados. Nos EUA já há uma segunda edição revisada e atualizada.

802 comentários para “Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele”

  1. Avatar de Tatyane Nazareth

    Geeeentem!!! Já ví esse Olay aqui na esquina de casa na farmácia!!! Mas não sabia que era tão bom!!! Amanhã vou dar um pulo lá!!!!
    Muito obrigado pelas dicas!!!

  2. Avatar de Jeanne

    Gente! como tod@s aqui eu tb caí na tentação de experimentar as sugestões do Fernando e estou adorando as novidades! Aí uma dica ao pessoal do Paraná: em passeio a Foz do Iguaçu, qual a surpresa? Uma loja da Missha no Shopping del Leste, no Paraguai. Tem de tudo lá e podemos experimentar. A minha cor do BB Cream tb foi a 31, mas tem tb a 27 que fica entre a 23 (que ficou clara para mim) e a 31. E o preço de 50 ml é 18 dólares, o equivalente a 30 reais. E aí tem os lencinhos de limpeza, protetores solares, delineador em gel etc. etc. tudo baratinho! O Estée Lauder está 69 dólares (no lado Argentino), com 50 ml. Enfim, um mundo de cosméticos maravilhosos!
    Outra dica: o Serum da Olay está beem mais barato na Drogaria Pague Menos (acho que tem no Brasil todo)
    E o Retin A Micro?! que q é aquilo?! fortíssimo!! estava acostumada a usar o ácido manipulado a 0,1%, mas com o Retin a história é outra, tenho que rever minha rotina para me adaptar. Tá difícil! ele espalha de um jeito que mesmo não passando na área dos olhos ele chega lá (acho que por absorção..rs) e as linhas de expressão ficam super marcadas, dá um aspecto super envelhecido na pele…não tô entendendo! suspendi e vou recomeçar intercalando, usando dia sim, dia não. Quem tiver experimentado, por favor, me diga aí! Bjs!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Jeanne.. vc aplica como o ácido.. os dermatos indicam de uma a duas gotas, equivalente ao tamanho de uma ervilha.. e espalhar bem.. na área dos olhos, vc passa somente o resíduo que sobra .. o retin micro ainda é mais suave que o vitanol ou vitacid.. fora que ele tem consistência gel, facilita melhor a aplicação. Esse aspecto enrugado pode ter sido que ressecou, então a pele parece envelhecida, mas quando for renovada e sair, volta ao normal..

      Eu tbm só uso formulado, mas vou aplicar o retin na próxima.. só que os eu relato é similar aos que eu leio

      Não sabia dessa loja.. imagina se há uma so de produtos asiáticos como sofina e bioré? rs. e olha que eu nem vejo o missha 27.. nem sabia que tinha esse.. será que tema cima de 31?

      Bj

  3. Avatar de Jeanne

    Então, Nando…fiquei grilada com o resultado do Retin A Micro, tb pq tava demorando demais a descamar e aquele aspecto não foi nada agradável, aí suspendi tudo e como viajei, relaxei e tudo voltou ao normal. Na área dos olhos eu não passava nem resíduo. Mas essa semana voltei a usar, e troquei a loção tônica que tb era nova(Sculptessence) por uma da Clinique (pele oleosa), reduzi beeem a quantidade do ácido pra essas ervilhas aí (rs…), aí está mais calmo, até calmo demais!! Nenhuma reaçãozinha, nem vermelhidão… sigo observando…
    Quanto ao BB CReam da Missha, vi na loja o 21, 23, 27 e 31. Acima disso não tinha. Eles têm tb uma linha de bloqueadores solares, pra pele oleosa, praia e outros tantos. Tava super barato, US$10. Comprei um pra experimentar, mas como não tenho o conhecimento dos ingredientes e princípios ativos, fico sem saber avaliar. A consistência é boa, o rosto não fica branco, nem pegajoso, mas não posso dizer ainda da eficácia.
    Estou experimentando tb o Estée Lauder (Pore minimizer) e estou adorando. É tipo um primer tb, né? Na bula eles recomendam usar com outro da linha, mas experimentei lá e me pareceu um esfoliante, não comprei. Bjs!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Aqui… perguntei a Vania desse missha 27 e o 31.. sabe oq ela descobriu entre os vendedores coreanos? Que esses dois tons são desenvolvidos e comercializados só no ocidente.. na Ásia não são vendidos.. cores escuras ficariam encalhados por lá..

  4. Avatar de Gi

    Gente, hoje passei na farmácia e dei uma testada nos protetores da purainova, testei no braço, depois de passar o dia inteiro de baixo do sol e parece ser bem sequinho, o fps 30 100% físico, o fps 50 parece que não é físico e é um pouco mais oleosinho, mas nada demais… Ah, e pelo braço, que é um pouco mais bronzeado que meu rosto, não ficou branco.
    Fiquei tãaaaaaao curiosa para experimentar

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Ja testei o 100% físico e dá um white cast tremendo.. e olha que eu sou bem pálido.. já desisti de filtro físico comercializado no páis.. tem metade dos filtros físicos de um sofina e dão um white cast brabo e nem tem como reaplicar.

      Bj

  5. Avatar de Fernanda

    Olá Fernando!!!! Estou muito precisando de sua ajuda, rss!!! Já comentei com vc que passo Differin, e lavo o rosto com Dermax, (recomendado pelo Dermat.), só que meu rosto não vive sem ter um espinha, seca uma e lá vem a outra!!!! Claro que a quantidade de espinhas diminuiram (e bastante). isso me incomada muito, principalmente nos finais de semana (vamos combinar que isso não é nada agradavel) fora que sempre fica manchado, bom eu quero saber se vc conhece um secativo que seja booommmm, eu estava passando um da Neutrogena, parecia bom mais não é como está escrito (seca as espinhas em 8horas), ou um outro tratamento…..bom espero anchiosa sua resposta!!! Adoro suas dicas!!! Bjs fica com Deus, querido!!!

    1. Avatar de Fernanda

      Há esqueci de comentar, como eu fico histérica com as espinhas passo toda hora o Differin ou o secativo, será que tem algum problema????

    2. Avatar de Nando Goober

      Oi Fernanda,

      Para tratar espinhas o que eu mais gosto e recomendo é antibiótico tópico msm.. o sabonete já ajuda mais na prevenção, evitar bactérias.. eu não vivo sem Clinagel, ele tem clindamicina. Ele some com as espinhas e ainda previne.. já usei esses bastões secativos e só servia para manchar o meu rosto. Há outras versões de clindamicina, mas gosto do clinagel pq ele é um gel que seca rápido.. e dá para passar durante o dia. Eu não tenho mais espinhas há mt tempo, o máxio que acontece é aparecer algumas erupções por causa do barbear – são que nem espinhas tbm, mas é foliculite msm.. – e resolve tudo.. já tratei até picada de inseto com ele.. é perfeito.

      Mas sugiro vc retornar no seud ermato para ele indicar o clinagel – pq como antibiótico, vc so compra com receita – e diagnosticar essa ocorrência permanente de espinhas.. pq talvez vc precise de um outro tratamento para melhorar isso.. visto que só o dfferin não ajuda.

      Vc tá aplicando várias evzes como o ácido.. ua camada e basta.. se vc aplicar mais de uma vez pode “queimar” sua pele.. o produto quando em contato com a pele ele vai agindo.. não adiante reaplicar várias vezes p intensificar o resultado.

      E eu n gosto de bastão secativo.. nunca deu mt certo.. eu sei até “furar” minas espinhas, mas só fazia isso quando realmente precisava, tipo uma festa para ir e uma baita espinha na face…rs

      Há tbm uns adesivos, parecidos com band ainda que vc coloca na pele, são discretos e vc cobre depois com make up.. ele seca a espinha enquanto camufla.

      Mas o clinagel vai te ajudar muito.. até meu irmão rouba do meu..rs

      Bjs

      1. Avatar de Fernanda

        Fernando!!!

        Este Clinagel tem a mesma composição do Adacne Clin??? Bjs muito obrigada pela atenção!!!

        1. Avatar de Nando Goober

          Tem clindamicina mas ele tbm leva adapaleno. Eu prefiro suar separados.. pq eu aplico o antibiótico somente na área afetada… e só quando há. O adacne clin pode ser usado no rosto todo ou área afetada, mas vc já usa adapaleno no differin. E outra: o clinagel pode ser usado em qualquer horário.. o adacne teria q suar somente à nite por causa do retinoide dele.

          1. Avatar de Fernanda

            Valeu pela dica, vou falar com o meu Derma. bjs

  6. Avatar de Fernanda

    Fernando!!!

    Esclarece uma duvida!!!! O Differin pode ser usado durante o dia???? Como é a melhor maneira de usa-lo???

    1. Avatar de Nando Goober

      OLha… eu nunca tinha visto ningue usando retinoico ou adapaleno durante o dia, pq ambos são fotossensíveis.. mas de usn tempos para cá..rs..

      Não use durante o dia.. apenas durnate a noite.. pq facilita mais tbm, a nossa pele tem uma melhor renovação durante o período noturno.. durante o sono.. até msm para usar produtos mais pesados..

      Vc aplica antes de dormir e retire pela manhã.. mas esse “antes de dormir” depende..rs… eu durmo religiosamente 8 horas por dia.. mas se vc dorme mt tarde e desperta mt cedo, de forma que não consiga manter um ácido por 5/ 6 horas na pele.. aplique antes então.. após a limpeza noturna. 6/ 8 horas dá um bom tempo para o produto agir na pele.

      1. Avatar de Fernanda

        Vc acredita que meu Derma. falou que eu podia passar uma camada de manhã e a outra à noite??? Eu fiquei meio assim….mais como sei que ele é de poucas palavras fiquei na minha!!!! 1º usei o Adacnil por 15 dias e depois ele passou o Differin, e estou usando até hoje….bjos e muito obrigada pela atenção sempre!!!Vc é muito bem informado….Se vc fosse vc o que vc passaria para eu usar para mater minha pele limpa e hidratata….

        1. Avatar de Nando Goober

          Pois eh.. como comentei, de uns tempos para cá tenho visto recomendações para usar retinoide durante o dia… eu não usaria por dois motivos: não acho que a pele precise ficar 24 horas com um retinoide e tbm pela fotossensibilidade. Sem contar que para prescrever um retinoide para uso diurno, a pessoa tem que saber usar mt bem um filtro solar e na prática nem todos aplicam a quantidade certa ou reaplicar conforme o indicado.

          Eu queria pegar um dermato que prescrevesse retinoide durante o dia, pq ia perguntar qual a funcionalidade e qual pesquisa atual que ele viu para indicar isso.. como eu sou das antigas e aprendi que retinoide deve ser retirado logo pela manhã.. é uma coisa nova para mim.

          Bjs

  7. Avatar de Adriana Prado

    Nando!

    Enfim meu Sofina chegou. Entre outros produtos pedi também Mandom para a limpeza. Chegou para Vania este: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196943227-mandom-para-limpeza-de-maquiagem-filtros-bb-cream-loco-_JM e, o melhor, com 300ml. De repente você quer aproveitar.
    Chegou pra ela também este clareador: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-197187724-hadalabo-japan-shirojyun-loco-clareadora-30ml-_JM. Você sabe algo sobre ele? Será que pode ser usado pela manhã, antes do Complete Lift da Roc? O preço é ótimo, $ 27,70.
    Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      Sim.. esse loção é tipo a versão líquida do Mandom Express… e a loção clareadora tem ingredientes similares ao klassis… a linha Hadalabo é bem popular…

      Eu recebi ontem o mandom de argila e o de carvão..!!!

      A loção clareadora vc usa que nem um tônico.. após a limpeza e antes de aplicar seu produto de tratamento e filtro.. achei o preço muito bom e a utilidade prática!!

      Qual sofina vc recebeu??

    2. Avatar de Nando Goober

      O bom dela é que tem u derivado da vitamina C, um clareador (arbutin), não tem álcool.. não tem fragrância.. pelo oq ue eu li, não é oleosa.. deixa uma sensação boa na pele e hidratada!! Sem falar no preço!!! Para quem sofre de manchas e melasmas é uma boa dica para completar o tratamento diário!!

      Aqui tem uma resenha, com foto da textura:

      http://lifespice09.blogspot.com/2010/04/review-rohto-hada-labo-shirojyun.html

  8. Avatar de Adriana Prado

    Não me expressei direito. O Sofina chegou no Brasil e eu já estou feliz. Vânia ficou de colocar no correio hoje mesmo ou na segunda-feira. Pedi a ela um Sofina que fosse ideal pra mim e confiei tanto que nem sei qual comprei. Pode rir… Minha “comprinha” ficou assim: Sofina, Mandom, Derm Aox Soin, bb cream Misha 31.

    O produto parece bom, se der ainda compro. Se os asiáticos tem horror a manchas, ele deve ter lá seus prós. O fato de não ser oleosa é ponto positivo. Pelo precinho, não atrapalhando já está ótimo. Como você já deve ter percebido, tenho receio de misturar algumas coisas e acabar atrapalhando o tratamento ou até mesmo impedindo a ação de algum.

    Vânia é realmente muito simpática e prestativa. E, o que me admira nestes dias, confia nas pessoas. Gostei muito.
    Obrigada pela ajuda! Bom fim de semana!

  9. Avatar de Mariah

    oi nando ,

    gostaria que você me desse dicas de produtos para minha pele. tenho pele morena,muito oleosa, poros dilatados, algumas manchinhas de acne, espinhas de vez em quando. minha pele é sensível, quando está muito calor ela fica vermelha, sem que eu necessariamente me exponha ao sol, tenho marcas de expressão ao redor dos olhos. está começando agora e ainda estao fininhas. nao me mande ir ao dermato,pois já fui ha vários e tudo que me receitam é produtos ineficientes, e fórmulas de água com açúcar. confio mais em você.
    se puder me ajudar te agradeço. beiiiijos. deus te abençoe.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Mariah,

      Mas que tipo de produto? Limpadores? anti-idade?

      Para a limpeza eu tenho usado o Cleanance, pois é indicado para peles sensíveis e oleosas.. eu comecei a usar uns limpadores asiáticos de argila e de carvão.. gostei bastante. Limpa profundamente… senti até os poros mais limpos..

      Para melhorar a aparência dos poros e ajudar na manchas de acne eu sempre usei tretinoina… mas leva tempo.. e uso até hoje. Eu tbm aplico ácido na área dos olhos e vitamina C… ajuda muito a prevenir e atenuar marcas de expressão. Você encontra comercialmente vendido com o nome de retin micro A, mas precisa ir num dermato para ter receita do produto.
      Vitamina C tem várias.. eu estou usando o Redermic + especifico para área dos olhos..

      Quando surge alguma espinha.. coisa que não ocorre há mt tempo.. eu aplico gel tópico com antibiótico sobre a msm.. é o suficiente para sumir e combater o foco. Eu uso Clinagel.

      E protetor solar.. sempre.

      Bjs e boa sorte.

  10. Avatar de Jessica

    Oi Nando!
    Fiquei curiosa a respeito do hadalabo japan shirojyun loção clareadora 30ml. Para que casos essa loção é indicada? Tenho a pele branquinha, uso protetor solar da ROC Minesol oil control (eu gosto, mas queria testar a Sofina) à noite uso o sérum noturno e creme anti idade para pele mista e oleosa da Mary Kay, antes disso uso sabonete líquido e o clarifying lotion número 3, ambos da Clinique. Ele serve para previnir manchas ou para retirar???
    Como disse, tenho a pele bem branquinha, sem muitos “defeitos”, somente manchinhas discretinhas de espinhas que ficaram, essa loção, será que ela é para uniformizar a pele e deixar clarinha? Uso pela manhã antes de passar o protetor solar ou pela noite?

    1. Avatar de Nando Goober

      u tbm n conheço, embora as loções são mt populares pq tem de todos os tipos e são para peles sensíveis. Eua credito que a loção ajude mais a melhorar a tonalidade da pele em geral.. e assim, pode até atenuar manchas. A loção é indicada para atenuar e como ele age na redução de atividades da tirosinase (enzima responsável pela pigmentação), tbm pode evitar o aparecimento. O arbutin tem a praticidade de ser mt tolerável, sendo indicado tbm para peles sensíveis e pode ser usado em conjunto com outros clareadores.. eu gostei dela por isso, vc pode usar como um tônico clareador, independente do tratamento que faz. Pode suar após a limpeza dirurna e noturna.. e o preço tá ótimo!!!

  11. Avatar de Jeanne

    Oi Fernando!! tô aqui pra retificar a informação sobre o Retin A Micro. Realmente o ressecamento e aspecto de pele envelhecida que te falei não foi proveniente dele e sim da loção tônica que usei. Eram dois produtos novos. Semana passada retirei a loção e tudo correu muito bem, o Retin foi bem aceito pela pele e nem deu descamação. Testei novamente a loção nesse fds e o estrago se repetiu, então…por experiência, a culpa não foi dele…rs…Bjs!

    1. Avatar de Nando Goober

      Que bom… o retin micro é recomendado pq ele não irrita tanto… mas se fosse oc aso de ressecar, vc poderia usá-lo junto com um serum ou hidratante leve.. euf aço isso com o serum da Olay.

      Mas a loção tônica.. vc passa próxima da área dos olhos? Pq tônica absorve imediatamente. não fica resíduo como um gel ou creme para se estender para outros cantos..

      Bj

  12. Avatar de Jeanne

    Uso a loção tônica resguardando o círculo dos olhos, mas não entendi bem o que aconteceu. Vou dar mais um tempinho, aplicar só em um local e observar….sou teimosa!! rs… Essa semana recebo meu Sofina White (50 dias depois, ufa! comprei no site bobodave.com), estou ansiosa para experimentar, mas já disseram aqui que a pele ficou “grudenta”, será que o Jenner é melhor, no sentido de ser mais seco? Se vc me confirmar isso, vou tentar (para daqui a outros 50 dias…hehehe), pq onde moro é muuito quente e qq coisa fica “grudenta”. Ah! outra dúvida: o BB Cream tem óleo na fórmula? Pq os que experimentei até agora (Missha 21 e 31), qdo uso o blooting paper depois (+- 30 minutos), sai bem oleoso. Estou pensando se não vai provocar comedões. Bjs e muito obrigada!

    1. Avatar de Nando Goober

      É tbm, n entendi.. vc não exagera no algodão não?? aplique primeira na testa e parte inferior da face.. depois, vc aplica mais para as bochecas.. quado o algodão já tá mais seco.. veja se ocorre o msm..

      O sofina white ficou grudento??? Quem disse isso aqui?? Impossível ficar grudento.. ele só n é seco feito o Lucent ou Bioré milk.. mas ainda sim faz o minesol parecer sebo de porco!! rs

      Se vc quer um muito seco use o bioré milk.. é até mais barato que o sofina. O jenne é mt bom, pq é mate e tbm hidrata.. tem um toque hidratado.. mas não deve aguentar no verão.. eue stou esperando um parecido com o jenne só que ele é indicado para peles oleosas.. vamos ver se é mais seco.

      Bj

    2. Avatar de Nando Goober

      Mas vc sente a pele oleosa? Tenho que ver a fórmula do missha completa;; pq eu só sei dos ingredientes ativos.. como é uma linha para odos os tipos de pele.. talvez n tenha óleo mas não seja seco neste ponto.. pq ocorre tbm do próprio ingrediente ser ais hidratado e parecer coo óleo no blooting paper.. até a pele suada acaba dando efeito assim no papel..

  13. Avatar de Jeanne

    Qto à loção tônica, vou fazendo os testes, realmente molho o algodão para cada parte do rosto, sou bem exagerada…hehehehe. Me lembro de em algum comentário alguém falar sobre isso do Sofina, mas, enfim, estou doida pra experimentar! Nos fale sobre o outro que vc está pra receber, ok? Os que já estão na minha lista de aquisições são aqueles que vc me sugeriu para ambientes externos e praia. Vou comprar agora em setembro pra receber até as férias…rs…
    Então, se vc puder dar uma olhada na fórmula do Missha, me fale o resultado, ok? Bjs!

  14. Avatar de Mariah

    oi fernando,

    obrigado pelas dicas. gostaria de saber quanto tempo leva, para que a tretinoina dê os primeiros resultados? pois esses poros dilatados me encomandam bastante. você usa no rosto todo? e o que você pode me dizer sobre o azelan?
    me indique um filtro solar.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Mariah,

      OLha.. difiicl dizer pq depende mt do seu tipo de pele.. eu digo que os resultados mais visíveis são no futuro!!! Quem usa retinoico há mais de 10 anos sabe disso.. mas com 3/ 6 meses vc percebe uma melhora na textura, na tonalidade da pele… é q depende do tipo de resultado que vc busca: acne? manchas? cravos?? anti-idade?

      Poros diltados: se for uma caracteristica da sua pele eles não vão reduzir.. isso ´ra mim é um fato! No meuc aso, meus poros são mais abertos por caua da minah pele oleosa.. mas eles já forma bem piores.. eram com pontos pretos, oxidados, que davam uma aparencia ainda maior e visivel. Com o uso diário de ácidos, os cravos desapareceram e com isso.. ele sparecem menores, pq não estão mais tyão visiveis assim.. embora não fecham.

      Alguns produtos que “prometem” acabar com isso, na verdade, atuam para evitar o aparecimento de cravos ou que os pontos fiquem oxidados, dando essa aparecia dilatada.. mas não vão fechar os poros. Primer, por exemplo, evam silicones que parecem atenuar isso.. mas vc só percebe quandoe stá com ele.. dando uma camuflada. Outros produtos dão um leve inchaço que os poros tbm parecem sumir.. mas é só um corretivo enquanto estiver usando.

      Se no seu caso for cravos.. terá resultados sim, mas se for poros abertos do seu tipo de pele.. o máximo que terá é uma leve melhora, prevenindo com o uso os cravos e a dilatação ainda mais deles..

      O azenla é um ácido mais leve, indicado para quem tem sensibilidade a retinoides ou AHAs.. tbm quem sofre de rosácea e o surgimento daqueles vasos no rosto.. ele tbm ajuda… mas o seu efeito não parece tão potente feito o retinoide.

      Bj

    2. Avatar de Nando Goober

      Filtro solar eu tenho vários para indicar, mas qual tipo vc quer? Apenas para proteção? Com clareador? Com hidratante?

      O que eu mais gosto é o Sofina Jenne… ele não é tão mate feito o Biore milk, mas deixa a pele tão bonita e eu nucna tinha usado um fltro que tratasse tão bem da pele.. usei minesol, ada tina.. e tudo o que vc possa imaginar… mas eram apenas filtro e com mt boa vontade, alguns desses não davam espinhas.. o que pr amim já era o suficiente. Mas com o Jenne.. ele tem algo mais.. com uma semana de uso vc nota sua pele mais bonita..

  15. Avatar de Mariah

    OI Nando,

    obrigado por sua atenção e gentileza, vou seguir suas recomendações e encomendar com a vaniia alguns produtos. quando usar te conto os resultados.

    beiiiiijos!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Avatar de Adriana Prado

    Chegou!!!

    Gente, chegaram minhas encomendas que fiz pra Vania. Recebi Sofina White, Missha 31, Mandom.

    Pedi também Derm Aox, mas, por engano, ela me mandou Redermic. Bem, o bom é que ela vai trocar.

    Curiosa, já experimentei Sofina e já constatei a textura fluida e ma-ra-vi-lho-sa do protetor. Experimentei também o bb cream de um lado do rosto, a cor é ótima. Na hora que apliquei a cor me pareceu escura mas, em segundos, é isso mesmo , em segundos, mudou o tom e ficou muito bom pra minha pele. Ao toque dá pra sentir uma barreira na pele.

    Amanhã, vou usar o Sofina durante todo o dia e conto mais.

    Obrigada, Nando! Obrigada, Márica Leme! Obrigada Biazinha! Valeram as dicas.
    Beijo

    1. Avatar de ♥biazinha♥

      Oi Adriana :D.

      Chegou produtinhos flor? Que alegria.
      Que bom que gostou do Missha :D. (livrei meu couro kkkk 😆 ).
      Ele deixa pele aveludada. Estou amando. Ah e outra. Se vc quiser fazer um tom mais claro, coloque um pouco do Missha na palma da mão e misture um pouco de filtro solar e aplique no rosto. Fica mara! ;).
      Eu estou amando o meu Sofina Jenne. Deixa a pele mto bonita :D.
      Bjs flor.

    2. Avatar de Nando Goober

      Oi…

      Depois comente mais sobre os produtos…

      O BB Cream é assim msm.. a textura dele “bruta” quando vc aplica é um tom mais escuro.. quando espalha, parece mais claro e um tempo depois ele acentua no rosto.. dizem que ele oxida e escurece levemente.. se adequando ao tom de pele.. por isso é recomendado esperar um tempo até aplicar outra coisa, como pó facial.. para vc ter a ideia exata o efeito final dele.

      Eu tenho que cofnessar que o meu sofina preferido até agora é o Jenne: eu nunca tinha usado filtro soalr que cuidasse da pele dessa forma.. embora mts filtros vendidos por aqui tenha água termal ou ingredientes hidratantes e antioxidantes.. eu nunca vi resultados assim.. minha preocupação era mais proteger do sol e evitar espinhas com o produto… mas o Jenne vc percebe com o tempo a pele mais bonita radiante.. até o rubor que eu tenho da pele sensível some!! Mesmo ele nãos endo o mais mate de todos, comparado com o Bioré Milk ou sofina lucent.. eu ainda gosto muito dele… e estou apostando na minha próxima encomenda que é o sofina Beuaté I, pq ele tem o msm componente hidratante do Jenne e outros ativos para cuidar da pele.. sem contar que ele tem a versão fresh para peles oleosas.. e eu nunca usei um filtro da Sofina voltado para peles assim.. se ele for igual ou superior ao Jenne no cuidado da pele e ainda ser mais mate.. não há como não amar!!!

      E pedi um mousse matificante da Sofina Jenne.. o Pedro está usando e gostou muito.. falou que realmente funciona.. assim, no verão, vou usar o sofina Jenne ou beuté e esse mousse para aguentar o tranco!!!!

      Estou preparando uma nova resenha sobre limpadores asiáticos.. estou viciado em filtros e limpadores!!

      Bj

  17. Avatar de Gi

    É, vou ter que me render aos filtros asiáticos tb, mas vou acabar com os que tenho aqui primeiro… Eu quero experimentar tanto coisa, socorro!

  18. Avatar de Heloisa

    Oi Nando!
    Quero comprar outro protetor da Vânia. Adorei o Lucent, mas dessa vez vou preferir com ingredientes clareadores. Ela comentou que existem 3 opções: Sofina White, o Allie e Kosé.
    Disse também que o Kosé clareou muito a pele dela no inverno, mas que tem um ingrediente nele que vc não gosta. Fiquei curiosa para saber o que é e pq vc não gosta, para me ajudar a entender esses cosméticos. Vc ajuda tanto a gente, nossa!
    Minha pele tem machas e melasmas e descama. Qual vc me sugere?
    Bjs

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Não só esses: há o sofina beauté whitening que tem o msm clareador do white e outras coisas.. fora que ele tem a opção de tipos de pele,s endo a I (fresh) mais indicada para peles oleosas. Há a linha sofina alblanc tbm exclusiva só para melhorar a textura e clarear a pele para ter aquele “branco perfeito”.

      O Kosé tem vitamina C como o Allie.. mas ambos eu achei levemente mais úmido.. o kosé tem óleo mineral e eu receio ter espinhas por causa disso.. mas ambos são bem discretos em termos de brilho..

      Eu fico na linha sofina, ainda tenho alguns filtros p testar…

      Mas oq ue tem achado do Lucent.. vc comentou quando começou a usar.. e hoje?

      Vc viu a loção clareadora que ela recebeu?? Com arbutin e tem um derivado de vitamina C tbm.. o melhor é que vc pode suar a qualquer hora, não tem óleo, álcool, fragrância.. e o preço está ótimo.

      Bj

      1. Avatar de Heloisa

        Então Nando. Acho o Lucent ótimo! Dá pra perceber a alta proteção e sem brilho nenhum, nadica de nada! Por ele já faço uma idéia da maravilha que serão os outros. Fico perdidíssima, sem saber o que comprar, de tanta coisa boa! rsrsrsrs
        Cansei de usar o Triluma, a pele não tá mais respondendo bem e meu dermato ficou chique demais, não tem horários nem para clientes antigas como eu. Achei um descaso, não esperava isso dele não. Até eu achar outro, que seja bom e disponível, vou me virar. Ainda bem que tem sua ajuda aqui, valiosíssima por sinal.
        Vou perguntar à Vânia sobre essa loção clareadora e se ela tem esse sofina beauté whitening.
        Quanto ao alblanc deu até medo de ficar pálida demais… será? kkkkkk
        Bjs!!!

        1. Avatar de Nando Goober

          OI,

          Então.. mas o Triluma é bom usar por um tempo, principalmente por causa da hidroquinona.. tentar usar outro clareador, tipo o klassis ou o Clarité.. com outros tipos de despigmentantes.. essa loção asiática tem arbutin.. um clareador menos irritante mt usado no Japão (lá a hidroquinona é proibida).

          Ah.. normal isso: minha prieira dermato era ótima.. atendia em clinicas.. dai, ficou famosa, abriu a clinica dela.. e nada de ter mais horários.. hoje ela entrou p seleto grupo que faz duas cosias na vida; aplica botox ou viaja em congressos. rs

          Minha mãe tbm tinha uma dermato ótima.. foi a única que tinha boa vontade de arrancar todas as pintas que ela tinha.. eu nunca fui em dermato que pedisse p olhar os eu corpo e anasiar se há manchas ou pintas.. mas tbm virou aplicadora de botox!! Pq é verdade.. eles n fazem mais consulta comum.. só os assistentes.. e msm assim com agenda lotada!!!

          Ah…. a Vania recebeu um kit da linha beauté whitening: loção + emulsão… são miniaturas.. irei testar p avaliar a textura.. só n seis e veio o tipo I – fresh… mas o sofina beauté whitening ela n tem.. vai chegar só a versão beauté comum..

          E ela comprou 6 unidades do mousse matificante da sofina jenne.. já aviso pq o meu ta incluido..rs

          1. Avatar de Heloisa

            Isso mesmo Nando, já avisa que o seu tá lá! kkkkkkk
            Pois é, os médicos ficam assim depois da fama. Esquecem de quem os levou até lá (nós), só pensam no dinheiro. E a gente fica na mão.
            Vou pesquisar sobre esse clareadores e ver o que decido…
            Que pena a Vânia não ter o beauté whitening…
            De repente eu pego o White mesmo. Talvez ele e um outro clareador já me ajudem bastante. Posso acrescentar um hidratante para ajudar com as descamações.
            Ah Nando, comprei o sérum da olay que vc citou aqui. Vai ser bom, hein! E fica sequinho sequinho! Sinto até uma leve refrescada, parece q dá uma esfriadinha bem de leve na pele. E acho que nem era essa a proposta do produto. Mas adorei.
            Bjs!

          2. Avatar de Natiane
      2. Avatar de Natiane

        Fernando, o protetor de que você fala é esse? Quero saber pra adquirir, pq minha pele é clara, bem oleosa e tem umas manchinhas… Bj

        1. Avatar de Natiane
        2. Avatar de Nando Goober

          Um é só protetor.. o outro tbm é clareador.. mas ambos são para peles oleosas. A Ana Paula está usando a versão sem clareador. E há um erro na foto do Beauté 50 Fresh, a imagem que está lá é do FPS 24.

          Eu ainda n seu nenhum dos dois, mas estou esperando o Beauté 50 (sem clareador). Recomendo o whitening!
          Bj

    2. Avatar de Pedro

      Vocês não noção de como gosto do cheiro do protetor da Kosé. (Mas é fraco, não se preocupem). É bom MESMO! Ao toque ele é levemente oleoso/úmido (levemente…); ainda assim, não deixa aquele brilho constrangedor que os protetores nacionais deixam. De qualquer modo, NÃO é indicado para quem quer protetores matificantes.

  19. Avatar de Ana Paula - Rj

    Oi Nando!

    Finalmente meus Sofinas Beauté´s chegaram!
    O tonico,a emulsão e o protetor.O meu kit é o II,o seu é o I né?
    Já usei o Mandom loção,muito bom,só não sei qual é o melhor,pois não usei o primeiro que a Vania trouxe.Me tire uma dúvida por favor,o tonico e a emulsão usa só à noite,né?

    bjs

    1. Avatar de Fernando Goober

      O filtro tbm chegou???

      Bom, oq eu vou receber é o beauté whitening.. o seu tbm é???

      O tônico e emulsão é para usar durante dia/ noite… após a limpeza.

      Depois me fale o que achou.

      1. Avatar de Ana Paula - Rj

        Oi Nando,

        Sim,recebi o filtro também,só não sei se é esse que vc esta esperando.O meu só consigo lê Sofina Beauté.Depois veja com a Vania.
        Quanto a loção vi a Adriana comentando que usou outros limpadores.Na minha opinião e também de acordo com que a Vania me passou, realmente não há necessidade disso.A loção sozinha faz todo trabalho,retira muito bem o filtro,bb,poeira,sai tudinho.O incomodo é realmente a parte que vc, Nando,não gosta:ter que usar disco de algodão.E é necessário usar três discos.Quero lembrar aqui que minha pele é super sensível com um pouco rosácea, e mesmo assim não ocorreu nenhuma irritação.
        Vou experimentar um gel da shiseido que a Vania deve receber nos proximos dias,que tem a mesma proposta do Mandom gel,que o pessoal aqui esta usando.

        bjs

        1. Avatar de Nando Goober

          Mas me fale oq achou desse sofina.. !!! pq o meu nem chegou!!!

          E quais loções vc recebeu, a tõnica fresh?

          Olha, devo ser o únco aqui que NÂO gosto de discos de algodão.. eua cho q desperdiça demais o produto.. eu compro algodão normal.. desses de maço.. e fao pequeno almofadas com eles e uso p tudo.. eu consigo moldar meus dedos.. e consigo com uma almofada so limpar tudo.. e assim, n irrito a minha pele.. pq realmente fica vermelha se eu passar mt algoda no rosto.. até a área dos olhos…

          Eu gosto dos óleos da shiseido e o mandom pq n preciso usar isso.. quando passo loção tônica eu so aplico sobre a pele p absorver.. quase n esfrego.

          O gel wip ou o kracie.. eu vou testar os dois…

          os limpadores da mandom são suaves.. aliás, eu falo disso na resenha.. pq os asiáticos são neura com detergentes em produtos de limpeza.. percebi que limpam bem e n fazem mts espuma ou nada de espuma.. a maioria tem gel mais aquoso, ou siliconado ou óleo..

          Bjs

          1. Avatar de Ana Paula - Rj

            Oi Nando,

            Então,estou amando o Sofina Beauté.Bom eu não consegui ainda avalia-lo se realmente e é matificante.A textura dele é leitosa e bem fluida.Tem uma bolinha dentro para agita-lo antes do uso.Quando passo,parece que estou recebendo um carinho em forma de filtro.Como a Vania falou do serum da Estée,que parece creme “de gente rica”,esse então parece “filtro de gente rica” rsssss.Ele hidrata bem a pele e não deixa brilho,mais como falei,matificante eu não vou falar,porque não usei ele sozinho durante o dia.Quando eu uso aplico (depois de 5/7 min) a base e fica tudo muito sequinho.
            Quanto ao tonico e a emulsão Sofina Beauté(anti-idade) tem gostado bastante,minha pele esta agradecendo esses produtos.Vou recomprar.A versão que chegou para voce é a I,a minha é a II.Estou com seguinte idéia de usar a I no verão e a II no inverno.Depois mando as fotos deles no seu e-mail.

            Para tentar ajuda a Adriana e a Márcia: Como o Nando já comentou aqui,eu acho que o segredo esta na quantidade.Eu estou usando o algodão bem encharcado e esta saindo tudinho.Ontem à noite,por exemplo, usei só bb cream e com apenas 2 discos de algodão saiu tudo.O terceiro algodão foi com o tonico sofina beauté e saiu limpinho. Hoje,usando filtro base e + a poeira do dia gastei 03 discos com mandom e + 1 com tonico(saiu limpinho).Tentem “exagerar” um pouquinho na quantidade.Boa sorte.

            bjs

  20. Avatar de Flaviane

    Oi Nando!
    Tudo bem? Parabéns pela sua resenha, AMEI!! Aliás, leio todas as que você escreve … são ótimas e tenho aprendido muito com você. Já encomendei meu Regenerist e o tônico da Olay… tô ansiosa pela sua chegada.
    Tenho 31 anos, pele oleosa, agora no inverno nem tanto, com tendência à acne. Queria uma dica de como eu poderia conciliar o Regenerist com o Melora C mais o filtro.
    Sobre o Melora C, você conhece, já usou? Acha que seria uma boa opção de Vitamina C?
    Mais uma dúvida, ainda fico meio perdida… precisaria ainda de um hidratante? Agora no inverno tenho sentido minha pele um pouco ressecada, precisando de hidratação, passei a usar o Normaderm da Vichy que já tava no armário sem uso, mas assim que acabar quero mudar para outro.

    Obrigada,
    abraços,
    Flaviane

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Flaviane.

      Nunca usei o Melora C, mas é um bom produto… depende da textura e indicação, pois é uma linha.

      Eu n sei como vc faz a sua rotina de cuidados e qual Melora vc usa, mas vitamina C é bem recomendado para usar pela manhã, antes do filtro. O Serum vc pode aplicar nos cuidados noturnos.. oq vc usa à noite?

      Eu n gostei do Normaderm, pelo menos o Tri Activ. tenho hidratado minha pele só com o regenerist serum e uso um filtro Sofina que é The Best.. realmente deixa a pele boa e hidratada, msm a minha pele sendo mt oleosa e eu raramente precise de hidratante.

      Bj

      1. Avatar de Flaviane

        Oi Nando,

        ainda não estou usando o Melora C, mas quero incluir a Vitamina C nos meus cuidados diários.

        Minha rotina é, na sequência:
        Manhã: gel de limpeza Dermo Purifier da Eucerin, Normaderm, Ada Tina (tô louca pra mudar para o Sofina, só não sei qual a versão. Será que o Jenne que você usa ou o White? Será que tem algum ingrediente proibido para gestantes? Ainda não estou mas quero ficar).
        Olhos: creme firmador Mary Kay (assim que acabar quero mudar, pois não acho nada nesse creminho, é muito espesso).

        Noite: gel de limpeza Dermo Purifier da Eucerin, eritromicina gel para acne, Kinetin 4% (fórmula indicada pelo meu dermato, mas ele não me explicou nada sobre o produto, só disse que é anti-idade).
        Olhos: creme firmador Mary Kay

        Pretendo mudar, quero usar o Cleanance gel de limpeza, pois sinto a pele ressecada depois que lavo, agora não sei se é a temperatura da água ou o DermoPurifier mesmo.
        Também não quero mais o Normaderm da Vichy, nem o de olhos da Mary Kay e nem a eritromicina, pois é um gel que plastifica o rosto, só passo onde precisa e fico com o rosto congelado!).
        Então, o que você me sugere?

        Bjos e muito obrigada.

        1. Avatar de Nando Goober

          Oi,

          Como vc ainda não comprou vitamina C, eu ia sugerir comprar o serum 10 da Skincelticals.. eu adoro o CE Ferluci da msm empresa.. e tenho vontade de experimentar o seru 10 tbm. Vc pode suar pela manhã, antes de usar hidratantes ou filtro solar.. e á noite.

          A linha sofina não tem restrição, pelo contrário, eles trabalham com uma grande porcentagem de filtro mineral (que é indicado para gestantes e bebês) e apenas um filtro químico. Tente o white, pois ele tem um ingrediente que promete evitar manchas e no período d gravidez é comum ter a incidência de melasma.

          Eu nunca usei o gel Eucerin, mas as meninas aqui gostam mt e ninguém comentou dele ressecar.. mas eu n sei se ele é adequado para quem tem espinhas.. eu gosto muito do Cleanance.. limpa e não resseca.

          Eu não entendo mt de creme firmador.. depende da fórmula.. tem usn que usam DMAE, mas eu acho isso mt marketing.. firmador pr amim é ácido, pq ele melhora a elasticidade da pele, aumentando a produção de colágeno.. tbm gosto de vitamina C. Para a área dos olhos eu recomendo a msm coisa. Mas como vc pretende engravidar, nãoa conselho usar ácido agora, só a vitamina C.

          A eritromicina que vc usa é de qual marca? pq este ingrediente está presente em várias fórmulas e esse efeito pode ser apenas da textura da formula que vc usou..

          O Kinetin formulado eu não sei se é bom quanto o industrialziado.. tem gente que sua e diz que parece um simples hidratante, enquanto quem usou a versão comercial Kinerase viu resultados.

          Bjs

          1. Avatar de Flaviane

            Oi Nando,

            uso o Stiemycin gel da Stiefel.

            Obrigada por responder, você tem ajudado bastante, não só a mim mas a muita gente, com certeza.

            Falando em Vitamina C, por acaso encontrei no site da Época um produto com 20% de Vita C!!! E o preço é bem atrativo se comparado ao da Skin, você já ouviu falar? É o Facial C Lotion 20 da Mene & Moy (30ml – R$89,90). O link é
            http://www.epocacosmeticos.com.br/mene-e-moy-facial-c-lotion-20-4000-85324_P.aspx#aOffersBoxHeader.

            Será que é bom?

            Bjos

  21. Avatar de Adriana Prado

    Olá!

    Minha primeira impressaõ da loção Mandom (esta aqui http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-196943227-mandom-para-limpeza-de-maquiagem-filtros-bb-cream-loco-_JM): parece água, é incolor e nada de óleo.

    Apliquei para retirar Sofina e bb cream (Missha, estou maravilhada) e precisei de 3 algodões. Na pele, o bb cream não é aparentemente espesso, mas pra retirar não é fácil.

    Notei que o 3º algodão ainda tinha resíduo considerável do produto e, mesmo assim, senti a pele fresca e seca, como se tivesse limpa. Conforme a instrução do produto, não precisa enxaguar e nem tampouco usar limpadores. Por minha própria conta, lavei o rosto com Dermotivin Control e tonifiquei com Neutrogena 2 em 1 para retirar o resíduo e completar a limpeza. Deveria ter dispensado o tônico ou os dois, seu lá, porque a pele ficou seca seca. Apliquei Deriva Micro (Adapaleno) e acordei com a pele muito seca. Hoje não vou usar a loção pra pele voltar ao normal.

    Vou fazer outros testes, usando outro sabonete e dispensado tônico. O Dermotivin Control é pra pele oleosa e limpa muito bem, desnecessário após uso desta loção. Não sei se devo experimentar outro demaquilante, já que Sofina e bb cream são mais resistentes. Talvez o Mandom Cleansing Express seja melhor.

    Fernando, acha que estou certa? O que sugere? Estou aguardando sua resenha sobre limpadores asiáticos, você sempre traz novidades.

    Beijo

    1. Avatar de Fernando Goober

      Oi Adriana,

      Eu não conheço a versão líquida da Mandom… mas ela já faz o papel de demaquilante + sabonete, por isso não precisa passar mais nada após. Pelo menos no caso do gel express eu não uso mais nada…. no máximo, aplico a loção tônica.

      Essa sensação de pele seca seca acontecia quando eu tinha que usar limpadores nacionais, como o demaquilante Contém 1 grama + normaderm….

      Eu n gosto de demaquilar com algodão… prefiro óleo ou outro veiculo, como do mandom, aplicando na face e massageando ate dissolver o produto e enxaguando. Acho mais prático e a pele sofre menos. Só o ato de passar algodão na pele com leve pressão já deixa avermelhada a minha pele!!!

      Eu vou receber outro gel de limpeza, o Kracie.. o Pedro está usando e falou que é a melhor coisa que já usou até hoje… retira tudo e limpa suavemente… mas ele é dupla limpeza tem o gel/ oleo e um gel limpador para complementar. Se for tão bom assim, vou mantê-lo na limpeza noturna….

      Estou cheio de limpadores aqui.. ainda vou receber o gel shiseido wip; o Pedro vai me enviar o wip foam; vai chegar esse Kracie… vou receber alguns tônicos da linha Beauté… fora os óleos da shiseido e os Mandom argila e carvão que estou testando!!! Uffaa!!!!

      Já comecei a resenhar, só que vai custar pq quero testar os produtos que vão chegar!!!

      Bjs

    2. Avatar de Pedro

      Será que não é o Dermotivin que está ressecando? Porque este sabonete nas primeiras semanas funcionou bem para mim, depois começou a deixar minha pele ressecanda, com uma textura áspera e opaca.

      1. Avatar de Adriana Prado

        Olá!

        Talvez não tenha explicado bem. Eu usei o Dermotivin após a limpeza com a loção porque achei que no terceiro algodão ainda tinha muito resíduo de bb cream. Na verdade, duvidei da limpeza eficiente do produto. Quiz simplificar e terminar a limpeza com Dermotivin. Por isso quero experimentar usando outro sabonete. Ou, ser mais paciente com a loção.
        Na instrução do produto diz para não usar outro produto limpador, fui teimosa. Rsrss

        É verdade Pedro, minha pele é mista e no inverno notei que o Dermotivin deixou minha pele seca, principalmente abaixo dos olhos e próximo ao nariz. Conhece esta loção?

        Beijo

        1. Avatar de Pedro

          Não conheço, mas para ser sincero, não gosto do poder de limpeza de nenhuma “solução micelar”. E já experimentei a da La Roche Posay, Vichy, Lancôme, Bioderma… Prefiro os óleos de limpeza mesmo. Estes sim retiram tudo em instante. Ou então os géis limpadores de silicone, como este da Mandom que o Fernando usa.

        2. Avatar de Ana Paula - Rj

          Oi Adriana,tudo bem?

          Então,com essa loção o chato mesmo é ter que ficar usando os discos de algodão,mais quanto a limpeza ela cumpre o que promete,estou gostando,tira tudinho e deixa a pela com um toque seco + sem ficar repuxando.No seu caso,acredito que realmente tenha ressecado bastante por ter usado o dermotivin depois. Tenta usar a loção sozinha e depois que o algodão sair limpinho(no meu caso usei três) jogue água.Voce vai gostar do resultado.Pele limpinha e bem sequinha.Boa sorte.Nos conte depois.

          bjs!

          1. Avatar de Adriana Prado

            Concordo com Pedro, pelo menos para retirar maquiagem, os demaquilantes oleosos são mais eficientes. Ou o bom e velho shampoo Johnson mesmo. Com Sofina e bb cream sou aprendiz.
            Como a Vania não tinha o gel Mandom, comprei logo a loção. Vou tentar usar a loção novamente, com certeza.
            E, como você, Ana Paula, conseguiu limpar sua pele com ela, porque eu não? Vou ser mais paciente, usar quanto algodão for preciso e de forma ainda mais delicada.

            Amanhã deve chegar a Hadalabo loção clareadora. Decidi começar a usar, aproveitando que as manchas me deram folga. Quem sabe esta loção não me ajuda a adiar o retorno destas “danadinhas”?

            Beijo e obrigada gente!

          2. Avatar de Nando Goober

            Olha… fazer dupla limpeza com produtos daqui não dá certo.. ou vc compra produtos asiáticos.. principalmente quando há dois passos: tipo óleo + sabonete.. pq quando tentei fazer com o Normaderm deu a msm coisa.

            A Linha Wip e Kracie tem os dois.. ou vc compra um produto limpador que já faz a dupla limpeza, como o Mandom Expresse… ele realmente é mais prático.. acho pq vc tem contato com a pele sem algodão.. vc consegue dosar os movimentos e ver na hora que tá saindo..

        3. Avatar de Nando Goober

          Outra coisa: vc usou na pele úmida ou seca? O gel vc usa na pele seca. e msm assim, desliza que é uma maravilha. essa loção eu acho que a pele tbm é seca… mas eu jurava que ela era tipo uma sabonete liquido.. bastava passar na pele e massagear.. feito o gel.

          1. Avatar de Adriana Prado

            Fernando, usei na pele seca. O gel que você usa deve ser melhor mesmo, dispensa o algodão e, pelo que entendi dos seus relatos, “dissolve” já retirando protetor e bb cream. A loção é bem rala, como água. Até difícil usar sem algo pra aplicar.

            Bem, vou aprender a usar este, ou pelo menos tentar, depois parto pra outro.

  22. Avatar de Fernando Goober

    Heloisa

    Pq n usa essa loção clareadora antes do sofina white?? A loção tbm é hidratante… tem ácido hialurônico.

    Rs.. eu n sinto esse sensação refrescante não..rs.. mas gosto da textura dele e mantenho nos meus cuidados.

    Bjs

    1. Avatar de Heloisa

      Essa loção deve ser boa né? Afinal todos esses produtos comentados aqui são. A Vânia disse que pediu para experimentar…
      Engraçado como cada pele reage de uma forma aos produtos. Eu sinto essa leve refrescância na hora. Acho uma delícia!
      Mas, entre os protetores, estou bem tentada a pedir o Sofina White.
      Bjs!

      1. Avatar de Nando Goober

        Embora eu não precise.. até tenho curiosidade de experimentar… aind an conheço bem a textura…

  23. Avatar de Jeanne

    Oi Fernando,
    Sobre os limpadores, vc conhece o Bioderma Crealine H20 (http://www.bioderma.com/en/the-products/what-s-new/product//24.html)? Já ouvi falar maravilhas dele, que limpa rapidamente, é suave e pode ser usado tb na área dos olhos. Encomendei um, mas não posso dizer nada enquanto não experimentar. Queria saber se vc conhece,já usou? Bjs!

    1. Avatar de Pedro

      Eu não gostei do poder de limpeza do demaquilante da Bioderma. Fiz uns testes com ele e não saiu quase nada. 🙁 Para protetor muito resistente, não serve.

    2. Avatar de Nando Goober

      Oi, então.. nunca usei.. mas li que alguns gostam; outros já n acham tão eficiente.. acredito que para limpeza de make up até resolva… mas filtro eu não sei..

  24. Avatar de Nando Goober

    Falando em área dos olhos.. eu não uso nenhum tipo de sabão na área dos olhos… jogo só água e depois arremato com um demaquilante suave.. mas eu não aplico filtros mt aderentes nessa área.

    Eu tinha comprando o demaquilante double effect da Nivea.. mas troquei.. não me dei bem, não sei se é pq a nova fórmula tem óleo de girassol e deu uma espinha… voltei p antiga fórmula que parece uma água. Como está saindo de linha, vou pedir p Vania um que só vende agora lá fora: da linha Plenitude.

    1. Avatar de Adriana Prado

      Fernando!

      Estou usando o Nívea Visage (dica sua) e já estou preocupada com o próximo, já que está saindo de linha. Pedi na farmácia aqui para conseguir mais um vidro.

      Não tenho problemas com espinhas, graças a Deus. Melasmas já está de bom tamanho. Mas acha que este novo, com óleo de girassol é mais agressivo ou não gostou por causa de espinhas?

      Depois nos conte sobre este Plenitude.

      1. Avatar de Nando Goober

        Essa Niveia parece água… eu uso mais como se fosse um tônico, p completar a limpeza.. mas mt gente diz q n tira make up a prova dágua.. dai, a nivea lanou um bifásico.. é suave tbm mas deixa um pouco de oleosidade, eu no caso, aplicava e depois enxaguava.. n gosto de deixar nada de limpador no rosto.. msm se diz que n precisa enxaguar… sei lá, tenho neura com produtos de limpeza ou qualquer detergente, tipo xampu.. eu n recomendo nem usar o xampu baby no rosto!! Mas deu uma espinha…

        ess alinha Plenitude era comercializada no Brasil na década de 90.. mas saiu de linha aqui… eu usava esse demaquilante da Plenitude que tbm é uma água.. quando saiu, passei a usar o da Nivea.. agora.. como n terei mais.. vou abusar da Vania e pedir p ela importar.. pq ainda vende na Europa e EUA.. custa uns 5 dolares..

        Eu sou t neura com área dos olhos.. n tem jeito.. tenho limpador e filtro só p isso..

        1. Avatar de Adriana Prado

          Realmente não tira maquiagem à prova d’água, já tentei. Eu também sempre enxaguo, não consigo usar um anti idade nesta área com resíduo do demaquilante.

          Taí, sempre que uso o shampoo para retirar maquiagem, em seguida uso Dermotivin e ainda tonifico. O shampoo só pra retirar make mesmo. Gosto dele porque deixa a pele macia, não agride. Claro que com uma loção eficiente e barata, posso abrir mão dele, até porque não uso maquiagem todos os dias. Agora, aderindo a protetor asiático e bb cream, vou ter de usar uma coisa mais eficiente, não é mesmo? Rsrss

          Enquanto Nívea Visage não some de vez, vou usando ele na área dos olhos.

      2. Avatar de Nando Goober

        Olha: a Nivea respondeu minha duvida e a versão Nivea Visage para olhos não vai sair.. agora tem as duas opções.. esse povo desinformado das farmácias tão inventando isso p vender a outra!

  25. Avatar de Nando Goober

    Adriana Prado

    Espera a Vania receber a linha Kracie.. o preço pode falar do gel de limepza q ele tá usando!! P

  26. Avatar de Mariah

    oi Nando,

    esse site Cosmelandusa.com é um site confiável, você compra por ele?
    obrigado!!!!!!!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Não eu compro no Brasil msm, tem a Vania que encomenda p mim.. mas n conheço esse site..

      Bj

  27. Avatar de Adriana Prado

    Olá!

    Minha loção clareadora Hadalabo chegou. Acho que a característica principal destes produtos é parecer água. Rsrss Após aplicar dá pra sentir na pele uma “colinha” que logo seca. Espero que me ajude na prevenção das manchas.

    Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Hummm.. mas depois, fica sequinho?? Dá algum aspecto oleoso ou hidratado?

      bj

      1. Avatar de Adriana Prado

        Nando!

        Sim, seca rápido e deixa a pele hidratada e sedosa, nada de oleosidade no decorrer do dia.

        Sempre temi alguns produtos antes do hidratante por achar que um impede outro de agir. Mas, deixei esta neura, minha pele com melasma não me agrada. Sabe que às vezes chego a pensar que estas manchas são piores que pequenas linhas? Claro que não são, mas quando aparecem me incomodam bastante. E ainda bem que são na testa, imagina se fossem nas bochechas, onde minha pele é sensível!

        Ainda não estou amando a loção de limpeza, mas continuo usando no final do dia. Ontem não usei bb cream, apenas Sofina e base mineral. Precisei de “alguns” algodões para limpeza do rosto. Na minha próxima compra com a Vânia peço o gel de limpeza. Ou, de repente, sua resenha sobre limpadores saia antes e me vire a cabeça. Rsrss

        Beijo

        1. Avatar de Márcia Leme

          Oi, Adriana e Nando,
          Eu tb estou esperando ansiosamente a resenha do Nando.
          Estou usando o gel de limpeza da Mandom. Aplico na pele seca, faço movimentos circulares e lavo com água. Mas aí, quando passava a toalha, ainda tinha maquiaguem. Então, agora, depois do gel, enxáguo e depois lavo de novo ou com o Cleananse (da Avene) ou com o Dermopurifier (da Eucerin). De vez em quando ainda uso o tônico da Normaderm ou da Clinique. Aí acho que é um exagero, porque minha pele descama um pouquinho. Mas se eu não lavar depois dogel da Mandom, a maquiagem não sai toda.
          Vou esperar a resenha do nosso querido Nando pra me decidir de uma vez quantas etapas fazer.

          1. Avatar de Nando Goober

            Gente.. eu retiro todo o filtro e olha que eu passo muito, três vezes por dia e até BB cream só com o gel mandom… mas eu aplico bastante. Mais do que o recomendando.. e massageio até perceber tudo se dissolvendo na pele.

            Eu gosto do cleanance, mas quando uso para complementar a limpeza, opto por retirar tudo com óleo da shiseido. Acho que passar mandom + outro sabonete pode ressecar a pele.

            Espere a linha Kracie então: gel make up cleaser e gel facial.. vc usa u e depois o outro. Se for para fazer dupla limpeza.

            Mas limpar com dois sabonetes e ainda passar loção Clinique que é mt forte pode afetar a pele..

            Eu comprei uma loção tônica que já usei faz mt tempo: hidra matt L’oreal. Ela tem vitamina b3 (niacimidina), b5 (pantenol) e zinco.. são 3 ingredientes indicados pela Dra Baumann para peles oleosas e sensíveis. o que n me agrada nela é pq ela tem uma fragrância e faz borbulhas ao sacudir.. talvez tenha mt detergente, mas a finalidade dela e purificar a pele e tbm restabelecer a umidade, ou seja, hidratar. E não é a versão acne.. inicialmente gostei mais que a Neutrogena e a Normaderm. Sem falar o preço!!!

          2. Avatar de Fernando Goober

            ops: niacinamida*

        2. Avatar de Nando Goober

          OLá.. que bom saber disso.. é pq vcs agora estão me passando.. testando coisas que eu não usei ainda.. então, tenho que saber de vcs para poder indicar.

          OLha.. eu tinha neura de usar mt cosia na face, mas vendo a rotina de beleza dos asiáticos e lendo o livro da Dra Baumman eu vejo que nem é para tanto.. ela recomenda coisas especificas para cada problema e um em seguida do outro. Alipas, ela segue ua linha de pensamento que eu tbm prefiro: um produto para cada coisa. Não gosto desses produtos 4 em 1.. rs.. prefiro ter só filtro p proteção solar; clareador p clarear manchas; hidratante p hidratar; anti-inflamatorio p combater acne.. do que usar um com tudo isso!! A textura é sempre péssima.. e eu posso suar os produtos isolados, conforme a necessidade e local.

          Sim, na visão da Dra Baumann manchas envelhecem mais a fisionomia do que linhas e rugas.. deixa a pele sem viço tbm.. por isso que os asiáticos tratam primeiro da prevenção e correção de manchas e só depois que vem o cuidado com rugas.

          Eu não tenho do que reclamar dos óleos de limpeza e do mandom gl express.. essa semana deve chegar o kracie..

          Bjs

          1. Avatar de Márcia Leme

            é, eu seu que tenho exagerado…
            estou pesando menos a mão…
            essa loção da Loreal ainda é fabricada?

          2. Avatar de Adriana Prado

            Nando!

            Se a Dra. Baumann recomenda, beleza!
            Eu também sempre preferi usar um produto para cada indicação. Me rendi ao bb cream porque a proposta é mais um hidratante com cor e fps, uma barreira aliada a maquiagem. Não tem ativos pra isso ou aquilo.

            Então eu não estou louca, a Dra diz que manchas deixam a fisionomia mais envelhecida. Vou morrer cuidando com carinho das minhas irmãs melasmas, já que não tem cura…

            Márcia, estou aliviada por você também ter esta dificuldade na limpeza do bb cream. rsrs Já estava achando que não sabia nem limpar maquiagem. Rsrss Até já tinha pensado em comprar oléo da Shiseido, ou Eucerin Dermopurifier, espuma de limpeza Neutrogena. Só tenho Dermotivin Control, que já faz uma ótima limpeza e deixa a pele sequinha. O Dermopurifier é mais light.

            Enfim, vamos esperar a resenha do Nando para os próximos passos no quesito limpeza…

            Beijo

  28. Avatar de Nando Goober

    Eu comecei a testar o Bioré milk Pink.. ganhei da Vania unm frasco para conhecer. Lembram que existia uma dúvida se o produto deixava a pele “rosa”? rs..

    Nada disso.. eua cheia textura dele mais úmida.. assusta um pouco.. mas em 3/ 5 minutos já secou tudo e a pele fica matificadérrima. A diferença p versão milk white é mais o efeito mega opaco e até mais claro.. a versão pink é mais natural. Eu indicaria para quem quer u filtro mt mate, mas que não fosse mais natural possível. A impressão que eu teno é que não passei nada no rosto msm.. o white dava um aspecto base.. esse até agora não vi. vamos ver se na 2 e 3 aplicação dá um possível white cast. P até agora parece melhor para peles morenas..

  29. Avatar de Nando Goober

    Márcia Leme

    sim, vc ainda encontra perdida nas prateleiras.. ela ficou assim depois que lançaram a linha Pune zone..

  30. Avatar de Virginia W

    Olá Nando, bom dia!!!
    Já estou usando protetor sofina white estou gostando muito realmente ele deixa a pele bem matificada.
    Para limpeza eu estou usando gel mandom conforme você já havia mensionado: com a pele seca, depois ainda passava o demaquilante e por final loção de limpeza fisiogel.
    Menino a minha pele que não é oleosa estava ficando seca, não chegava a ficar descamando. Acho que fiquei umas duas semanas fazendo isto. Então como achei que não estava legal,
    então parei de usar o loção de limpeza fisiogel quando uso o gel mandom, assim melhorou. Agora a pele está mais hidratada.

    Bjos, e boa semana a todos.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Mas o gel mandom e justamente para facilidar o uso de óleo de limpeza/ demaquilante + sabonete. As meninas estão com dificuldades por causa do BB cream junto. Só para retirar filtro ele serve e não precisa de mais nada.

      Se for para fazer dupla limpeza, opte por óleo + sabonete.

      Eu n tenho problema algum usando o mandom, tanto p fitro quanto p BB cream. Mas eu n uso os dois juntos (já testei os dois juntos e saiu tbm com mandom). Eu aplico várias gotas em cada parte do rosto.. massageio.. percebo ficar mais claro ou da cor do bb cream, como se ele estivesse se dissolvendo.. dai enxáguo bastante… às vezes no chuveiro msm. Não vejo nem necessidade de passar loção tônica passo pq já tenho vicio e o algodão sai limpo.

      Bj

      1. Avatar de Jo

        Oi Nando esse Kracie que vc falou por acaso são esses 2 aqui:

        http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-Cleansing/dp/B0036ZBRBM/ref=sr_1_3?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314628648&sr=1-3

        http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-Cleansing/dp/B0036ZBRBW/ref=sr_1_1?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314628648&sr=1-1

        Eu estou indo pro Estados Unidos queria muito comprar um limpador bom mas, que não prejudique minha pele que é super sensivel

        Vc pode me indicar alguns protetores solar, além do white que ja comprei rs
        Mas, produtos legais pra comprar?
        Quero entrar de cara nessa amazon que é a única que encontrei produtos
        O problema dela é que ela não tem o gel mandon só a loção

        me ajude Nando por favor

        1. Avatar de Nando Goober

          Sim, um é o

          Kracie(Kanebo Home Products) Purenavi Make Up Cleansing Gel

          O outro que vc postou é a versão Make Up Cleansing Oi

          E tbm esse aqui para completar a limpeza:

          http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-Cleansing/dp/B0036ZBRAS/ref=sr_1_26?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314629892&sr=1-26

          Vc retira o filtro com o make up gel e depois lava com o facial gel. Ambos são para peles sensíveis: sem fragrância, sem parabenos, sem pigmentos..

          Agora filtro, qual tipo vc queria? O que eu mais gostei – até agora – é o sofina Jenne, embora ele nãos eja tão seco feito o bioré milk ou pink.. ainda sim é seco e deixa a pele ótima. Mas ele pode dar u tom mais claro que o sofina white.

          Eu estou esperando chegar o sofina beauté que é anti-idade para testar tbm

          Bs

          1. Avatar de Jo

            Obrigado Nando,
            esses 2 que vc falou eu uso junto?

            Estava olhando no site da amazon e enctrei esses todos e o que vc falou também está na lista rs

            http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-Pomegranate/dp/B001U03XLM/ref=sr_1_2?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314629285&sr=1-2

            http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-Cleansing/dp/B0036ZBRAS/ref=sr_1_26?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314629892&sr=1-26

            http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-5-07fl-oz/dp/B000FP3F8E/ref=sr_1_22?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314629285&sr=1-22

            http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-Cleansing/dp/B0036ZBRBW/ref=sr_1_1?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314628648&sr=1-1

            http://www.amazon.com/Kracie-Kanebo-Home-Products-Cleansing/dp/B0036ZBRBM/ref=sr_1_3?s=beauty&ie=UTF8&qid=1314628648&sr=1-3

            O problema é que lá não encontrei nada de protetor solar japones.
            tenho bastante dificuldade por não ter inglês.
            Não sei ler fórmulas e tal.
            Obrigado pela dica.

            Estou usando o white e amando, só não estou fazendo a limpeza certa por não ter os produtos corretos.

            Eu uso um limpador de maquiagem da neutrogena mas, a pele fica oleosa depois dai lavo com sabonete e a minha pele arde e fica super seca.

            Espero montar minha lista de bons produtos pra trazer e usar bem feliz rs

          2. Avatar de Jo
        2. Avatar de Pedro

          Tem tudo isto na Webichi, que é uma loja americana excelente.

          1. Avatar de Jo

            Pedro, eu não conheço muitas lojas só mesmo essa Amazon. Vc sabe se Webichi tem loja física ou é só on line?
            Vc já comprou nela?
            Eu queria muito fazer uma bos lista de produtos para manchas, filtros asiáticos e coisas para limpeza de bb e pra pele sensível.
            Vcs tem um grande conhecimento já usam e sabem o que é bom.
            Me ajudem indicando produtos? sei que isso é um abuso e eu realmente não tenho conhecimento nenhum e grande dificuldade com ingles.
            obrigado

          2. Avatar de Jo

            Pedro aproveitando as lojas americanas, eu quero muito comprar um clarisonic.
            Li em seu twitter ou do Nando comentários sobre um produto parecido ou melhor rs
            Como tenho pele sensível gostaria de saber se vcs podem indicar o produto.
            Obrigado

            O Allie 50+ na amazon é 45 dólares e na bodonave 30 🙁
            Se eu comprar tudo lá vou perder alguns dólares rs

          3. Avatar de Pedro

            Que eu saiba, só virtual. E protetor solar a Webichi infelizmente não vende.

          4. Avatar de Pedro

            Não tenho experiência com o Clarisonic, sei muito pouco sobre o aparelho. 🙁

          5. Avatar de Nando Goober

            Eu tbm n me interessei pela Clarisonic.. há um outro genérico (não é a versão da Olay) que parece ter mais funções… ) mas eu ainda não estou mt confiante nessas linhas não.. mas lá fora vc consegue bem mais em conta..

    2. Avatar de Pedro

      O gel da Mandom já faz o papel de sabonete e demaquilane, logo, como estavas usando três produtos, era como se estivesse passando o sabonete uma três vezes na pele. Não teria como não ressecar…

      1. Avatar de Virginia W

        Oi Pedro,
        então e eu que quase nem uso maquiagem apenas um lápis, rímel e um batonzinho, estava lavando o rosto três vezes…Meu Deus…

        A pele só ficava bonita quando passava o hidratante e o sofina white.

        Agora tá tudo bom novamente.

        Com o tempo vamos aprendendo a usar os produtos Asiáticos.

  31. Avatar de Fernando Goober

    Oi Jo,

    sim, o Perfect Oil da shiseido é um dos que eu uso.. eu tbm tenho o Elixir Superieur Oil, que eu gosto mais.

    O Meu Mandom Express Cleansing Gel. Desses q vc me passou, há distinção de tipos de pele.. os moist são mais hiratantes, úmidos.. para peles mais secas… o que eu uso pode ser usado por qualquer tipo de pele, mas msm assim, deixa bem sequinha.

    O Oil da shiseido serve sim.. mas experimentar o da Kracie q me enviou anteriormente.. vai ser eficiente para as suas necessidades.

  32. Avatar de Viviani

    Pedro vc conhece algum site que venda o mandom gel?

    procurei no bobodave e no chibakao e nao achei 🙁

    se vc souber d outro me indique por favor 😉

    bjsss

    1. Avatar de Pedro
  33. Avatar de Marcio

    Fernando, queria uma opinião sua. Estou quase com 39 anos e até os 35 aparentava 25, nunca me tomei sol demais, nunca bebi porém fumo ha muito tempo. A partir dos 35 começou a aparecer umas rugas e consequentemente a parte de baixo dos olhos afundaram e surgiram novas rugas, atualmente uso Wriinkle Correxion eyes da Roc, antes usava Complete Lift Serum da Roc que diminuíram e muito as linhas e rugas porém acabou e estou em dúvida no que comprar. Existe algum creme para “enxertar” essa parte de baixo dos olhos sem procedimento cirurgico? O estranho é que não tenho linhas na testa e nem pé de galinha, mas só o fato desse afundamento da parte de baixo dos olhos já deu uma mudada na face, mudou o contorno do rosto e me sinto mais envelhecido com isso. Isso em apenas 3 anos. O que você acha desses cremes que diz ter Ácido Hialurônico? Muito obrigado.

    1. Avatar de Nando Goober

      Olá Márcio.

      Os Cremes com ácido hialurônico vão ter a função apenas de hidratar.. a perda de ácido hialurônico que contribui para a redução de volume da pele não dá p ser enxertado com cremes assim… ele não pode ser absorvido pela pele e seu efeito avaba sendo de reter água, ou seja, hidratar. Só de forma física, como o caso de injeções, mas que tem curto prazo.

      Os retinoides conseguem estimular a produção de ácido hialurônico. Aliás, nos eu caso parece que ocorreu uma perda de gordura, colágeno e elasticidade e que causou essa flacidez. Então, seria mais indicado usar produtos que ajudam a estimular colágeno elastina para minimizar essa flacidez. Vc já usou retinoides? Provavelmente esses cremes que vc usava deve ter um retinol para isso. Além disso, produtos com vitamina C dão um resultado interessante e com peptideos que mostram deixar a pele mais lisa e firme, embora superficialmente.

      Não precisa dizer que o tabagismo é uma das piores hábitos para provocar o envelhecimento, pq ele acelera os radicais livre, deixa a pele fina, opaca, piora mt a área dos olhos, criando manchas escuras.. faça uso de suplementos antioxidantes para tentar reverter isso.. mas, infelizmente, flacidez é mais complicado de combater e as intervenções feitas por um profissional acabam tendo mais resultados. Como os preenchedores dérmicos, tipo restylane, juvéderm.. e até botox para “levantar” áreas caídas.

      Boa sorte.

      1. Avatar de Marcio

        Nando, muito obrigado pela ajuda. Sobre os cremes comecei usar de uns 2 meses pra ca. O que me incomoda é essa perda de colágeno e é recente, foi derrepente. Esses procedimentos a laser resolvem isso? Eu vi vários cremes que prometem resultados próximos ao laser e até botox, mas vai saber se é tudo isso mesmo. Outra coisa é, existe procedimento que seja permanente para essa aréa afetada? Você teria alguma sujestão a cremes com retinoides?
        Obrigado

        1. Avatar de Nando Goober

          Oi Márcio.. eu te respondi no outro post.. principalmente sobre as intervenções e cuidados.. mas de indicação de retinoides, indico o retin a micro.

          Abs

  34. Avatar de Nando Goober

    Virginia, Adriana Prado e Máricia…

    Olha.. fiz outro “teste” p vcs!! Ontem eu apliquei o bioré milk, quem ua sabe que ele é o mais dificil para sair da pele… e olha que eu aplico bastante e reapliquei mais duas vezes.. muito mais que o povo.. e como eu não ia sair no final da tarde, apliquei o meu BB cream. Meu rosto estava bem pesado!!! Usei o mandom gel express, aplicando várias gotas do produto em cada parte do rosto e depois massageando suavemente até que o gel transparente adquirisse o tom do bb cream.. depois enxaguei e saiu tudo!! O mandom gel leva água e silicone e como os filtros tm sao siliconados.. o silicone dissolve o silicone… saiu tudo mesmo. Quando passei o algodão com tônico, saiu limpinho.. nenhum sinal de BB cream ou filtro.

    Mas eu uso a versão gel e não sei se é oc aso de vcs: não uso po facial..rs.. então é com base no teste que eu fiz.

    Bjs

    1. Avatar de Márcia Leme

      Oi, Nando,
      Pois é… eu tb uso o gel, mas tenho tido dificuldade pra tirar (eu passo o anti-idade [estée lauder alternado com redermic] + filtro Sofina White + base mineral.
      Hoje vou tentar aplicar mais gel pra ver se o que está atrapalhando é a quantidade.
      Aí vc acha que depois de enxaguar não precisa passar mais nada? Não precisa de nenhum outro sabonete?
      bj

      1. Avatar de Nando Goober

        Oi,

        Não.. de form aalgua ou vc vai acabar removendo mt a gordura essencial da pele.. (eu vou falar disso na resenha).. pq o mandom gel já é make up remover e tbm cleanser.. o máximo que eu faço é usar um tônico (neste caso, se vc tiver encessidade, pode passar com algodão levemente e ver se sair mais algum resíduo).

        Se fosse uam versão apenas make up vc precisaria uma um sabonete após.. para completar a limpeza.

        Vc pode, caso tenha mais cofiança em dupla limepza, comprar um óleo ou gel/ óleo para remover todo a maquiagem + filtro e depois usar um sabonete para limpar todo o resíduo que sobrar. Quando uso o óleo da shiseido eu faço assim.

        A vania deve receber a linha Kracie que são dois produtos de limpeza e a linha Wip da shiseido que é a msm ideia. Mas a linha Kracie foi aprovadíssima pela Pedro, segundo ele é u dos melhores que ele já usou e o filtro sai em pedaços!! rs

        Mas experimentar aplicar mais quantidade do gel.. eu não aplico uma camada na mão e massageio.. eu aplico várias gotas grandes em cada parte do rosto.. para poder massagear bem e só enxáguo quando percebo todo o filtro diluído no ge… ele vai tornando uma cor diferente, como se emulsionasse..

        Bj

  35. Avatar de Nando Goober

    Ana Paula – RJ

    Oi… nossa.. agora fiquei ainda mais curioso para usar.. pq o meu Jenne acabou… esse Beuaté deve ser superior… textura leite, fluida e com aquela bolinha dentro para vc sacudir é semelhante a todos os Sofina… até o Allie é assim.. só que alguns podem ser mais “úmido”.. mas secam rápido. Mas a textura dele na pele? Absorve rápido? Fica branco e depois e acentua na pele? Dá textura aveludada?

    Eu n tenhoc erteza, mas acho que a Vania pediu foi o tônico e a emulsão Sofina Beauté whitening II.. é a versão para clareamento… não sei se a minha tbm é a II ou I.. pq dependendo, vou pedir a I na versão sem ser clareador.. mas eu não sei se vou conseguir manter esse luxo de ter tônico da Sofina.. rs… eu estou procurando uns da linha Kanebo que são mais em conta… mas tudo da Sofna parece ser incrivelmente bom!! De vc realmente perceber os resultados e não ficar no marketing!!

    Vc usa tbm a versão mandom líquida, né? O meu é gel… vou receber uma versão da Kracie que é gel/ óleo, mas tbm siliconado.. deve ser ainda melhor!!

    Bjs

    1. Avatar de Ana Paula-rj

      Oi Nando

      Ele absorve/adere rápido sim,não fica branco,e da sim uma textura aveluda,deixa a pele suave.A minha duvida até agora é na questão matificação.Eu ainda não usei o Jenne,estou aguardando o meu chegar.Mais pelo o que vc fala dele,acho que o Beauté é parecido com o Jenne,só que com nível superior e a proposta também de anti-idade.
      Vou receber até sexta o Pink.
      Torcendo para tudo chegar logo.Oh ansiedade.

      bjs

      1. Avatar de Nando Goober

        Ah.. depois faça um teste, no final de semana, quando vc n precisa usar maquiagem durante o dia para notar. u não sei se ele matifica ou fica seco no rosto..

        O Jenne dá uma textura aveludada e hidratada na pele… e conforme for usando, a pele no final do dia fica mt boa.

  36. Avatar de Nando Goober

    Jo

    Dessa lista nova que me passou, sugiro comprar:

    Kracie(Kanebo Home Products) Purenavi Make Up Cleansing gel – que vc vai usar para remover todo o filtro e maquiagem

    Após isso, vc usa:

    Kracie(Kanebo Home Products) Purenavi Facial Cleansing Gel – para completar a limpeza.

    Os outros são similares e não vejo necessidade.

    Então, fazer a dupla limpeza com os produtos vendidos aqui não dá mt certo.. prefiro comprar tudo com essa função msm.. acredito que com esses dois produtos vc terá melhores resultados. Ambos são para peles sensíveis.

    A Ana Paula está usando e gostando do sofina beauté.. depois experiemente para ver se gosta.

    O outro genérico da clarisonic é o SkinSonic:

    http://www.siriusbeauty.com/skinsonic/

    É mais em conta e parece ter outros tipos de escova.. veja no menu COMPARE sobre a clarisonic, a skinsonic, a ProX..

    Bj

    1. Avatar de Jo

      Obrigado Nando por tudo.
      Eu sou tão devagar que ia comprar trocentos sem saber o que era.
      Eu quero fazer igual a vc, usar sem algodão não suporto algodão além de gastar demais acho que judia da pele que já é super sensível.

      O Olay é bem mais barato que o clarisonic mas já me falaram que ele é bem mais agrecivo que o clarisonic.
      Na amazon ele está por 26 dólares.

      http://www.amazon.com/Olay-Professional-Advanced-Cleansing-System/dp/B0043OYFKU/ref=sr_1_1?s=beauty&ie=UTF8&qid=1300283144&sr=1-1

      queria trocar e-mails com vc rs pra te mostrar a loucura que ia fazer estou guardando no e-mail o que quero comprar pra ser entregue no hotel, quando eu chegar lá já estar tudo pronto.

      O problema é que queria protetor solar e na amazon parece que não tem muito, tem o aliie achei meio caro, em vista de outras lojas que entregam aqui.

      Ai na amazon também tem esse sirius rs eu já ia comprar os 2 o olay e o clarisonic agora fiquei mais com duvida rs

      é tanta tentação né…
      eu ainda não uso maquiagem mas, vou usar uma base dermablend e ela é super pesada por iso queria algo que limpasse bem sem agredir já que esse limpador de maquiagem da neutrogena não está me fazendo bem, arde e fico vermelha e é com algodão.

      obrigadoooooo mesmo
      se tiver mais coisas pra indicar rs vou querer rs faço um estrago só rs

      1. Avatar de Nando Goober

        Oi Jo,

        Mas pq vc vai comprar dois aparelhos de limpeza?? E caso adquira um deles, leia tutoriais para saber usá-lo.. pq há diferenças nas escovas, perincipalmente que ua só limpa e a outra esfolia. Como a sua pele é sensível, deve ter cautela com a esfoliação para não inflamar a pele.

        Eu n tenho coo indicar nenhum dos três pq só me baseio nas resenhas.. a clarisonic é a favorita.. essa da Sirus n li qause nada, mas parece ser superior a Olay.. e na comparação.. até melhor que a clarisonic. mas trata-se de uma publicidade da empresa sirius, né? rs.. teria que ser um comparativo mais imparcial.

        Eu ainda tenho cautela com esses aparelhos.. é uma novidade.. a clarisonic foi a primeira.. logo, como n tinha concorrentes, é a mais cara… prefiro esperar.. até msm para saber a opinião de profissionais na área dermatológica sobre isso.. por hora, u n tenho necessidade disso.

        Evite a tentação e compra somente o que vc realmente precisa.. rs… principalmente os que tem vitamina C, pois são mais estáveis e oxidam rápido.

        Filtro solar n tenho como indicar nada de lá… mas compre esses dois limpadores..

        Bj

        1. Avatar de Jo

          Rs Nando é a louca consumista.
          Queria ver qual deles era o melhor.
          E pior ainda achei outro:

          http://www.sigmabeauty.com/Cleansing_and_Polishing_Tool_p/cpt01.htm

          Realmente exagerada, preciso repensar minha lista de compras.
          E investir em hidratantes, clareadores e os limpadores.

          bjo

          1. Avatar de Nando Goober

            Esse outro eu ja li que nao limpa direito.. e tem que trocar sempre as escovas.. aliás, quando compra um, leia os tutoriais para saber quando trocar e limpar essas escovas..

            Na dúvida eu compraria msm a clarisonic..rs..

            Bj

  37. Avatar de Adriana Prado

    Nando!

    Ontem não usei bb cream, mas usei Sofina, pó facial com FPS, rímel e lápis. Usei a loção para retirar abusando da quantidade de líquido no algodão. Usei menos algodão, mas o último, acho que usei 3 ou 4, ainda estava “beginho” claro. Enxaguei bem o rosto no banho e terminei com tônico. Aí sim, ficou beleza.

    Já usei a loção apenas com Sofina, sem maquiagem, mesmo assim achei difícil. Depois de enxaguar usei Dermotivin e dispensei o tônico.

    O melhor é usar loção, enxaguar bem e aplicar o tõnico.

    A cada dia chego a conclusão que o gel é melhor, limpa rápido sem necessecidade de algodão. Vou usar mais um pouco da loção e investir no gel.

    Obrigada, Nando, você é muito prestativo. Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      Hummm… mas vc acha que so enxaguando já retira tudo, sem precisa de outro sabonete ou tônico? Pq sms com gel, eu só percebo que tá tudo limpo apos enxaguar.

      Mas eu n gosto de loções de limpeza ou demaquilantes que vc tem que suar algodão.. ficou neura tbm.. só depois de jogar bastante água que eu me sinto mais limpo.

      Bj

      1. Avatar de Adriana Prado

        Vou continuar usando a loção + tônico, porque, pra mim, enquanto o algodão não está limpo, precisa de limpeza.
        Já vi que loção + Dermotivin Control é muito, na hora a pele fica muito seca. Vamos ver quando a temperatura esquentar pra valer. Se a pele ficar oleosa, uso esporadicamente loção + Dermotivin.

        Por 3 ou 4 vezes na semana uso Derm Aox antes do ácido, já dá uma hidratada a mais. Vou observando o que acontece a cada dia, o que não pode e maltratar a pele.

        Quando esta loção estiver pela metade compro o gel.

        Beijo

        1. Avatar de Nando Goober

          Sim, mas só n aconselho o uso do dermotivin control.. acho que nossos produtos não são adequados para dupla limpeza (eu falo disso na resenha).. se ainda fosse um óleo de limpeza e um sabonete nosso..a té ia.

          Mas quero saber se após vc usar a loção, mesmo gastando 3, 4, 5 algodões.. e enxaguando.. a pele está totalmente limpa?

          Talvez eu gaste a msm quantidade de produto que eu gasto em gel para massagear e retirar tudo.. que escorre com o enxague. Pq são veículos diferentes.. a loção é mais líquida.. o importante é ele retirar tudo.. sem precisar de outro limpador.. msm que eu use ate outro algodão.. mas usando o msm produto. Entende?

          Bj

  38. Avatar de Bruna Maldonado

    GENTEEE… QUE BAPHOOO!!!
    TUDO DE BOM SEUS POST HEIN…. MAS DEIXA TODAS MALUQUENHAASS, ficamos sem saber oque escolher dentre tantas coisas boas rsrsr
    Sendo assim vou ter que perguntar ; Sendo que sou muito Leiga nisso e não uso nadica…nem entendo… mas queria comprar algo bom.
    Sou dificil de criar rotina, e não gosto de ter de aplicar muitas coisas, tipo limpas, tonificar, hidratar, proteger, maquiar etc, etc…
    Sendo assim queria saber se tú conheces algum produto que; hidrata, clareia, protega nao me deixe branca nem brilhosa rsrsrsrs
    Voce ja me convenceu a comprar o c e ferulin, se puder me dar uma dica de rotina legal, mas sem muitos produtos eu agradeceria… ah tenho 29 lindos aninhos…

    Agradecemos por tantos post MARA!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Olha, para ter uma pele saudável vc deve criar uma rotina de cuidados.. pq cada etapa é importante:
      limpeza (não usar qualquer limpador na sua pele; procura saber qual o mais indicado para as suas necessidades e usar duas vezes por dia).
      Hidratação: caso a sua pele precise.
      Proteção solar: fundamental!! Não vejo outra saída para quem quer cuidar da pele. imprescindível.. msm em dias de chuva, nublado, inverno…!! Acorda 30 minutos mais cedo se for por falta de tempo para usar.
      Antioxidantes e renovadores: básicos para prevenir e atenuar rugas e linahs de expressão, tbm ajudam a melhorar os poros, cravos e manchas.

      É dificl vc achar um produto só com tudo isso.. pq alguns ingredientes são fotossensíveis, outros, estáveis..

      O BB cream é um produto que pode hidratar, clarear manchas, matificar e tbm proteger do sol, alguns incluem tbm antioxidantes.. mas eu prefiro ter um passo a passo para cada problema: acne, rugas, manchas..

      Bjs

  39. Avatar de Bruna Maldonado

    Qual valor aproximado do CE Ferulic e em qual voces tem comprado??? Achei ele no Ebay por 156,00 reais com frete ja…. preço ta bom ?

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Olha.. esse preço tá muito bom!!! aqui vc não paga menos que 250 reais.

  40. Avatar de Pati

    Fernando e Pedro (@caocetico), primeiro obrigada pela generosidade em dividir tanta informação.

    Seguindo uma sugestão do Fernando sobre o Mandom (que usa o cleansing express gel, se não me engano), resolvi comprar o cleansing express brightup (líquido e não em gel), que alguém já lincou acima: http://migre.me/5AUC2. Comprei pelo ML pq tava sem paciência pra esperar os gringos.

    Usei pela primeira vez ontem e:

    1. É leve, muito leve, parece água na embalagem.

    2. Usei seguindo a orientação do Fernando: sobre a pele seca, vc passa o mandom com algodão. E daí vc vai vendo o filtro se ‘dissolvendo’ sobre a pele.

    3. Vc nota que está removendo pq a sua pele vai voltando ao tom rosado natural à medida que o produto vai saindo.

    4. Eu estava só com filtro e saiu fácil. Mas não sei se sairia tão fácil com bb cream na pele tb.

    5. Assim que terminei de aplicar o mandom, a pele parecia limpa, mas não ficou ressecada ou grudenta, por isso ele não pediu um sabonete líquido. Ou seja, a promessa de limpeza em 1 passo (express) foi cumprida.

    Valeu muito a pena.

    Brigada MAIS UMA VEZ, Fernando! 😉

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      E vc enxaguou após a limpeza? Pq não pede enxague.. para manter o nivel de hidratação proporcionado pelo produto.. como se fosse um leite de limpeza.. desses que vc retira com algodão e não lava o rosto. E pede para usar quantos algodões forem possíveis até sair limpo..

  41. Avatar de Jeanne

    Oi Bruna,
    Eu comprei no Ebay, porém não o vidro com 30 ml, mas 6 amostras de 4/5 ml cada, o que vai totalizar quase a mesma quantidade, por Us$ 46 com frete, +- R$ 78,00. Procurei um vendedor “Top Seller”, que já tivesse vendido muitas quantidades do produto, para ficar mais segura sobre recebê-lo e receber um original. Até aí td bem, encontrei uma vendedora maravilhosa. O problema é na “encomenda internacional”, e pior ainda, vinda dos EUA. Já tem mais de um mês que comprei e até agora o código de rastreamento sequer aparece nos sites dos correios, ou seja, nem chegou ao Brasil. Ela se dispôs a devolver o dinheiro, mas já me informei que pode demorar até 8 semanas (?!) para chegar. Então, só vale a pena se vc não tiver pressa alguma, pq a diferença de preço é muuuito grande e a paciência tem que ser na mesma proporção. Bjs e boa sorte!!
    http://www.ebay.com/itm/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=110719842359&ssPageName=ADME:X:AAQ:US:1123

    1. Avatar de Nando Goober

      Olha.. deve ser o msm vidrinho que eu ganhei de amostras da minha dermato e suando da forma q eu uso, está durando uns 3 meses cada!! Interessante isso!!

  42. Avatar de Nando Goober

    Flaviane,

    Nunca usei nada da marca Mene e moy, mas o rpoduto tem 20% de vitamina c devirada.. não é pura como a Skincelticals.. eu uso um com 20% derivada tbm, da SVR… só que é mais caro.

    Bj

    1. Avatar de Nando Goober

      Pode até comprar e dividir com alguém.. uma ampola dessa já dura um tempo..

    2. Avatar de Flaviane

      Oi Nando,

      não tinha reparado nesse detalhe, pura ou derivada.

      Você usa o Sérum 10 da SkinCeauticals na área dos olhos? Pode usar?
      Me interessei por essas ampolas com menor quantidade, tenho medo que o produto perca a validade/qualidade se ficar muito tempo aberto. Nesse tipo de embalagem também vem com aquele conta-gotas?

      Nando, mais uma dúvida, se eu usar Vita C na área dos olhos, preciso usar mais algum hidratante, por ex., Vita C pela manhã e hidratante à noite?

      Bjos e obrigada.

      1. Avatar de Nando Goober

        Eu uso o CE Ferulic na face… na área dos olhos não sei se é mt forte.. pq o CE Ferulic pode deixar a pele avermelhada. Já o sérum 10 eu tentaria..rs…

        Essas ampolas são perfeitas.. digo isso pq os dermatos têm delas para testar.. vou tentar conseguir mais.. e dura bastante. Eu já cometei aqui no site sobre no Brasil não trabalharem com miniaturas… a Vichy tá acordando p isso e distribuindo produtos com menor quantidade e preço (O Vichy 30 foi lançado com 30 gr tbm).. seria uma boa para o consumidor experimentar antes de aprovar.. o jeito é pedir essas miniaturas de fora.

        Sim, as miniaturas vem coma quele conta-gotas e em vidro âmbar.

        OLha, eu uso dois produtos: o redermic + tem vitamina c e hdiratante.. uso pela manhã. O Hidracid C20 eu uso com o ácido… ele já deixa pele hidratada.. não usaria mais nada.

        Com o Serum 10 ele tem dois antioxidantes… e não usaria hidratante tbm.. pq como ele é suado durante o dia.. mt dos filtros hoje em dia já tem água termal e agentes hidratantes..

        Bj

  43. Avatar de Jeanne

    Nando, vc quer dizer 3 meses cada, o que, cada ampolinha de 5 ml? Será que eu entendi direito?! Bem, vou ver qdo o meu chegar (eu já sou meio exagerada no uso)…rs…mas é uma boa opção de qq forma, pq a quantidade é aproximada ao vidro padrão e o preço é a metade.
    Outra dúvida: lembro de ter visto aqui um comentário seu sobre não usar os filtros asiáticos na área dos olhos. Na tua opinião, qual filtro seria então o mais indicado para essa área, já que não me lembro de ter visto tal especificidade nas lojas e sites que vasculho. Uma vez me apresentaram um que seria para área dos olhos em um free shop, mas é um bastão, melhor para lábios, para os olhos achei muito pesado.
    Muito obrigada! Bjs!

    1. Avatar de Nando Goober

      Bom, na foto parece como os vidrinhos que eu tenho aqui… e eu usando dia sim/ dia não.. está durando CADA um três meses..!!! E eu sou até exagerado.. tive que me conter para n ter manchas avermelhadas.. já passei até o link p ver se compro com uma amiga p dividir os vidrinhos..rs.. eu gostei de saber disso (MUITOOO) pq meu medos sempre foi de oxidar após abrir.. e em miniaturas vc corre menos risco disso.

      Depende: os filtros q eu uso são mt matificantes, n gosto de suar na área dos olhos.. pq implicaria tbm em ter que ter uma limpeza maior.. mas eu tenho uns que são hidratantes e que rola de usar: o jenne e usava o kosé. Más há produtos japoneses são para essa área, como um da Shiseido.. eu acho um pouco caro.. mas dura bastante.

      Sempre deixo minhas amostas para usar nessa área.. no momento uso um da Cleanance 30 msm..

  44. Avatar de Jeanne

    Obrigada, Fernando! Valeu a dica das amostras…rs… Não tinha pensado nisso. E quanto aos vidrinhos, tem outra vantagem. Lembro de uma participante aqui comentar do receio de cair e o prejuíiizo…. então, diminui o risco! rsrsrs… Bjs!!

    1. Avatar de Nando Goober

      OLha… parece q n tem mais aqueles kits de miniaturas.. 🙁

  45. Avatar de Bruna Maldonado

    Alguem conhece sobre os resultados dos produto Anna Pegova????

  46. Avatar de Amaury

    Olá pessoal, só para repassar pra vcs minha experiência com o uso do cleansing gel express mandom, esse que nando usa, ele mesmo que também me indicou!
    Tem funcionado perfeitamente para remover o protetor bioré milk, faço com pele seca, espalhando no rosto depois enxaguo bastante.
    Quando fui comprar ontem outro, pois o meu já estava acabando vi que tem um “Mandom JAPAN Cleansing Express Cleansing Liquid 220ml”, como é express também, com características muito parecidas com o gel, resolvi comprar desse pra experimentar e passar pra vcs tambem mais essa experiência.
    Vou usar da mesma forma, sem algodão, só com os dedos mesmo.

    Agora falando de produtos de 2 etapas: o kracie, também indicado pelo Nando estou vendo que temos várias opções:
    temos um óleo: Kracie Japan naive Natural Deep Makeup Cleansing Oil neste link
    http://www.ebay.com/itm/150649685552?ssPageName=STRK:MESINDXX:IT&_trksid=p3984.m1436.l2649

    e temos um Kracie Japan naive Green Tea Cleansing Foam N 110g neste link
    http://www.ebay.com/itm/Kracie-Japan-naive-Green-Tea-Cleansing-Foam-N-110g-/380358035726?pt=US_Skin_Care&hash=item588f1b090e

    Nando, Pedro e quem souber: um exemplo de limpeza em duas etapas seriam esses dois produtos?

    O que vc comprou foi esse mesmo Nando?

    Obrigado mesmo pessoal.

    Amaury.

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Essa versão líquida do mandom Express parece mais com a minha (gel express).. aqui as meninas estão usando uma versão líquida, mas é a bright up.. é diferente. é uma versão que prometeremover as células mortas e deixar a pele mais luminosa.. por isso é um tratamento tbm..

      Sore os rodutos que postou.. eu não os conheço.. é uma linha imensa… tem para várias finalidades e com extratos naturais, tipo aloe vera, chá verde… a Mandom tbm tem coisas assim… vc fica perdido… eu estou partindo para limpadores neutros, que limpem sem agredir a pele e mantenha a textura seca.. e pronto. Deixo um limpador para tratar algum problema, como espinha, oleosidade.. para suar na parte da manhã.

      Abs

  47. Avatar de Amaury

    Temos essa opção também para remover os protetores solares, que já postaram aqui no tópico: Shiseido Perfect Oil 150ml for Makeup Cleansing.

    Entre esse Shiseido e o Kracie qual seria o mais indicado ou são similares?

    Amaury.

    1. Avatar de Nando Goober

      O Perfect Oil eu uso.. é hipoalérgico, limpa os poros, retira o sebo, mas sem ressecar… e pede um outro limpador após.. eu uso o cleanance gel..

      Eu comento dele na minha resenha.

      Mas para fazer a dupla limpeza eu usaria uma linha dois passos msm, tipo Kracie Purenavi, Kracie naive, shiseido wip.. com oil/ gel make up cleanse + facial gel/ foam..

  48. Avatar de Gi

    Eu queria saber como as mulheres que usam maquiagem fazem para reaplicar o protetor durante o dia…
    E Nando, a noite vc usa vitamina C + o ácido e pela manhã só vitamina C?

    Eu tenho 22 anos e tenho dúvidas sobre esses cuidados, tenho a pele oleosa, sem rugas, com algumas manchinhas de acne e sardas.
    O que eu quero é prevenir as rugas, clarear as manchas de acne e prevenir que elas apareçam também, o que você indicaria?
    Queria também algo para os olhos, não sei se começo com algum hidratante ou já parto para esses anti idade.

    Eu tenho usado sabonete Effaclar, tônico Physiologique, hidratante Hylactive, Vitacid plus e protetor Ada Tina. Eles até que tem dado certo, mas estou louca para experimentar o Cleanance e o serum da Olay.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi GI,

      OLha, n sou mulher.. mas o que eu vejo é: quem usa maquiagem, prefere reaplicar com pó com bloqueador solar. facilita ou teria que limpar o rosto e recomeçar tudo de novo: hidratante/ anti-idade + bloqueador solar + maquiagem. Prefira um bloqueador como os asiáticos que não saem da pele… recomenda-se aplicar o filtro sempre para ter a garantia da proteção, mas os filtros minerais são mais seguros em manter a efetividade da proteção.. assim, msm que não dê para reaplicar, ele ainda continua fazendo u abarreira protetora que vc tbm potencializa com o pó. O pó facial, msm quando não tem filtro solar, contém pigmentos e alguns, o óxido de zinco, que acaba protegendo ou refletindo os raios solares.

      Outra coisa é ter uma boa limpeza no final do dia.. assim que puder, limpe a pele toda… claro que tem gente que emenda o trabalho com um happy hour… ai passa o dia todo com a cara coberta de maquiagem. A impressão que eu tenho, tanto com maquiagem ou ficar com filtro por muito tempo é que a pele não respira!! Quando estamos no verão, no maldito horário de verão (sorry se alguém curte.. !!) e eu só posso limpar a pele após as 20 horas.. fico agoniando com todo esse reboco!

      A sua rotina de beleza p sua idade está boa.. e se esta dando certo.. mas: manchas de sardas podem ficar mais atenuadas e com esses cuidados, vc pode manter assim.. mas pegou sol, elas voltam. Acne some tbm, só com ácidos eu já vejo resultados.. mas leva tempo.. nada some da hora p outra. Pense não no seu momento atual, mas no futuro.. ok? Vc poderia depois trocar o vitacid plus.. pq usar por longo tempo nem é bom, pois ele tem hidroquinona.. usa durante um períodoo, troque o ácido.. dai, vc pode suar um clareador especifico so nas manchas..

      Para incluir o olay na sua rotina, so se vc tirasse o hidratante.

      Vitamina C vc pode suar pela manhã ou á noite, mas de preferencia pela manhã.

      Eu conjugo com meu ácido à noite, mas tenho três tipos: o redermic + olhos q uso durante o dia; CE Ferulic q usa na face; Hidracid C 20 q uso à noite.

      O redermic em teoria é para suar com mais idade, após os 30 ou se vc já tiver sinais de envelhecimento.. mas eu uso como preventivo e conheço mt gente q faz o msm.. e pra mim, el funciona melhor como anti-idade preventivo msm..

      Bjs

      1. Avatar de Gi

        Nando, não é todo dia que eu uso maquiagem como base, corretivo… No máximo um pó se tiver algum brilhinho, é que como tenho uma olheira bem chatinha, às vezes eu preciso usar pra não ficar com aquela cara de cansada, pq eu tenho conciência que esses cremes amenizam um pouquinho e tal, mas nada que vá desaparecer com elas.
        Tb fico agoniada de ficar com aquele reboco no rosto o dia inteiro.

        Agora me surgiram duas dúvidas… hahaha vou te encher um pouquinho hoje.
        Eu vou pra academia de manhã, já com a pele limpinha e tudo mais, quando eu volto eu tenho que fazer toda a limpeza de novo? Pergunto por causa do suor e tal.
        E depois de um dia inteiro, eu sinto necessidade de fazer a limpeza na pele logo, mas aí me surge uma dúvida também: por exemplo, chego do trabalho às 19h, posso já limpar a pele e passar os produtos, mesmo que eu vá sair depois ou não? Ou é melhor eu esperar pra fazer a hora que eu sei que vou ficar em casa e dormir?

        Eu quero muito experimentar os protetores asiáticos, mas temo pela limpeza, minha pele é sensível e só com o physiologique ela fica vermelhinha, será que com o demaquilante toleriane da la roche sairia?

        Estou pensando também em trocar o vitacid plus pelo clarité da dermage, o que vc acha?
        E para os olhos, o que vc recomendaria?

        hahaha desculpa por tanta encheção e obrigada pela atenção e paciência que vc tem.

        1. Avatar de Nando Goober

          Oi,

          Eu quando malho pela manhã… volto da academia e tomo um banho, mas n lavo o rosto.. seco com algum blotting paper.. como os filtros solares não engorduram a pele, quando malho, só ficam gotas de suor na face que saem com o papel.

          No final do dia, eu limpo a pele e deixo ela sem nada por algumas horas.. só antes de dormir que eu faço meu “ritual”: ácidos, anti-idade..

          Se eu vou sair, eu limpo, aplica loção tônica.. uso no máximo minha vitamina C para a área dos olhos e/ ou serum Olay/ Estée Lauder..

          Se for para uma festa, aplico BB cream.

          Mas se for para um cinema ou algo que eu volte mais cedo.. não passo nada.. só quando retorno e faço o “ritual” que eu descrevi antes de dormir.

          A limpeza d apele de um filtro solar asiático deveria ser a msm que vc usa para retirar maquiagem ou filtro nacional.. os produtos que eu uso causam menos transtornos que os vendidos aqui.. e ainda justifico que msm se desse um trabalho em dobro, ainda sim valeria mais que persistir nesses filtros nacionais.

          A limpeza com óleo ou gel e mt mais suave que usar um Normaderm ou effclar da vida..

          Alias, pedi minha independência de dermatologistas pra trtar da pele em termos de beleza e cuidados…. !! Comprando retin a micro sem receita e encomendando CE Ferulic em miniaturas.. só vou quando tiver alguma dermatite msm..

          Eu nunca sei vitacid plus.. n gosto de usar ácido + hidroquinona juntos.. só gosto de usar ácido sozinho e se for oc aso, um clareador a parte..

          Experimente o clarité e depois me fale.. alias, eles lançaram uam versão para área dos olhos.. de repente vc ja inclui ele como anti-idade e tbm para combater as suas olheiras..

          Bjs

  49. Avatar de Maria

    Fernando e Pedro,

    estou louca com os comentários de vocês! Eu quero comprar tudo!!!! kkkkkk

    Estou indo para os EUA em alguns dias, então quero conselhos para minhas compras online.

    Tenho 23 anos e tenho uma pele muito sensível.

    Atualmente, pela manhã uso meu hidratante Effaclar M + o amor da minha vida Bioré perfect milk (minha vida mudou após ele) todos os dias pela manhã e na região dos olhos o Aqualia Thermal da Vichy (não vejo muita diferença ao usar esse produto, estou um pouco arrependida). No meio da manhã, uso meu protetor em pó Peter Thomas Roth para reforçar a proteção.

    À noite, uso Differin 0,3% na zona T e o Aqualia novamente nos olhos. Minha dermato passou o Revaleskin eyes para as olheiras (mas não comprei ainda).

    Sinto que estou precisando de algo a mais para melhorar minhas manchinhas e prevenir as temidas rugas.

    Ganhei uma amostra do Klassis, mas não gostei tanto pois manchou todo meu travesseiro e deixou minha pele sensível.

    2 vezes por semana uso esfoliante St Ives. E lavo o rosto sagradamente com meu Clearance com o Olay Pro X (Clarisonic genérico e adoro, mas sinto que o Bioré não sai completamente mesmo).

    Estou na dúvida se compro o Mansom ou Puranavi.

    Como esfoliante, o Mansom argila cumpre o mesmo papel?

    E para renovar meu estoque de Bioré, acho que vou experimentar o pink.

    Beijos.

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi,

      Mas vc quer um produto para área dos olhos para olheiras, prevenção de rugas? Pq na sua diade, acho que só olheiras seria os eu problema.

      Vc pode usar o differin na área dos olhos como anti-idade.. pra mim retinoide é o unico anti-idade que realmente dá certo.. principalmente na prevenção.

      Veja, vc disse que a sua pele é sensivel.. então, não use mt coisa nela para não piorar.

      Outra, eu uso o cleanance pela manhã.. mas ele não retirar filtro msm.. troque de sabonete para limpar a pele, pois acho que vc nãod eve estar limpando corretamente.. ms suando o Olay por x.

      tanto o mandom express quanto o kracie são ótimos limpadores… o Mandom express vc pode usar apenas ele.. já o Kracie, vc teria que compra dois limpadores ou só o óleo/ gel removedor e limpar depois com o seu cleanance.

      O mandom argila limpa profundamente… mas ele não é abrasivo físico.. pq ele não tem grânulos.. o mandom carvão tem uma pedaços que até servem como abrasivo.. mas muito leve… pele sensível não é recomendado usar esfoliante abrasivo.. eu uso Ionax, mas hoje spo faço a esfoiação levemente uma vez na semana e com um óleo limpador por baixo.. msm assim, minha pele fica avermelhada.

      Dos seus cuidados, só o differin pode atenuar manchas.. mas acho mt superficial.. se puder incluir um clareador especifico.. se vc não aprovou o Klassis 9vc usou em gel ou creme.. pq oc reme q costuma sujar..), ou vc usa dia sim/ dia não até sua pele se acostumar.. ou use outro diferente.. em um parecido chamado Clarité, da Dermage.. talvez vc se adapte melhor.

      Bjs

      1. Avatar de Maria

        Fernando, eu usei o Klassis em creme (meio amarelinho).

        Na verdade eu não tenho mancha (tipo melasma), tenho sardinhas e sinais.

        Comecei a usar o Effaclar Duo pela manhã no nariz antes do hidratante.

        E ontem comecei a usar na região dos olhos, o Liftactiv CxP olhos (para olheiras) e o Biomedic Pigment Control nas sardinhas.

        Você acha que estou exagerando nos produtos?

        Então se eu usar o Manson eu economizo no tempo, pois nao necessito do Cleanance ne?

        1. Avatar de Nando Goober

          Oi Maria,

          O Biomedic Pigment Control pelo que já li já é fortissismo.. nem recomendaria o klassis.. quanto mais em creme e que vai deixar a sua pele oleosa.

          Sim, o mandom gel express vc n precisa usar mais nada..

          Bjs

  50. Avatar de Maria

    Ah….ainda eu não entendi o BB cream, por favor alguém me explica melhor.

    E sobre o Olay (serum) ele pode substituir o hidratante? Pode usar na região dos olhos?

    1. Avatar de Nando Goober

      Maria, eu tenho uma resenha só sobre BB cream:

      https://belezaesaude.com/bb-cream/

      Leia e se tiver alguma dúvida, poste por lá que eu responderei com mt prazer.

      Quanto ao sérum, ele tbm é hidratante.. aliás, u dos poucos que eu consigo usar na minha pele oleosa.

      Há uma versão do regenerist p área dos olhos..

      Bj

      1. Avatar de Maria

        Nando, voce usa o serum ou o BB cream?

        Ou os 2? rsrsrsrsrs

        1. Avatar de Nando Goober

          São produtos diferentes: o Olay eu uso de dia – antes do filtro; à noite – quando aplico o ácido.

          BB cream, vc pode suar todos os dias, após o filtro..

          Eu uso somente á noite, quando vou p festas, baladas…

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva