Para a mulher que gosta de se cuidar

Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele

Resenha enviada por Fernando Goober

Resolvi iniciar esse post com um questionamento devido a diversos comentários que vi no site e e-mails que recebo diariamente. O mais comum são leitores insatisfeitos com o tratamento indicado por um dermatologista ou com produtos adquiridos por conta própria. O mercado de beleza também contribui com dezenas de lançamentos e marketing de produtos milagrosos, mas que, ao serem testados na pele, você percebe que não há nada de diferente.

Você conhece realmente a sua pele?

Para evitar desilusões com produtos e tratamentos de beleza, deve-se fazer um diagnóstico mais preciso da sua pele e evitar jogar dinheiro fora com produtos. Atenção, independente das promessas de cada produto, ele pode ser eficiente para uma pessoa e totalmente ineficaz para outra. Já repararam que o resultado de um produto parece melhor para uma pessoa do que em você? Mesmo aqui no site, debatemos sobre produtos considerados excelentes para cada um, mas conhecendo perfeitamente o seu tipo de pele, você poderá descobrir melhor o funcionamento dela e que te trará benefícios reais e mais economia.

Tipos de Pele

Hidratantes de inverno para o corpo

Estamos acostumados a lidar com paradigmas antigos sobre tipos de pele: normal, oleosa, mista e seca. Mas soam muito simplórias essas categorias, porque na prática percebe-se que duas pessoas com pele oleosa, usando os mesmos produtos, uma pode ter benefícios excelentes e a outra, ao contrário, desenvolver alergias e manchas na pele. Foi pensando nisso que resolvi escrever esse post: para ajudar a elucidar um pouco mais sobre isso e trazer luz para possíveis dúvidas. Eu mesmo estou reaprendendo a conhecer a minha pele.

A primeira coisa é: pele “normal”. Pra mim isso é mito! O máximo que poderia ser uma pele “normal” é a pele de criança: fina, delicada, sem poros perceptíveis, hidratada na medida certa ou um pouco mais seca. Cosméticos indicados: hidratantes leves, principalmente para o corpo, bastão para os lábios em climas frios ou secos, filtros solares, sabonetes e shampoos para peles assim. Adulto com pele “normal” há dezenas: nas capas de revistas e anúncios publicitários, com camadas e filtros de photoshop.

Esse termo é ultrapassado, mas ainda vejo gente e, pior, profissionais de dermatologia e propagandas de cosméticos ainda usando essa terminologia. Aliás, a definição de pele normal, assim como seca, mista ou oleosa, surgiu na indústria de cosméticos, e foi popularizada especificamente pela cosmetóloga Helena Rubinstein. Mas a Dra. Leslie Baumann, chefe do Centro de Dermatologia Cosmética da Universidade de Miami, desenvolveu uma proposta muito interessante para a classificação de peles, o "Sistema Baumann de classificação em 16 Tipos de Pele".

É muito simpática essa proposta e em momento algum ela define uma pele como "normal" e, por exemplo, engloba uma característica da pele, a sensibilidade. A pele sensível é uma das muitas características da pele e não um tipo específico. Outro erro comum usado para vender produtos. Uma pessoa pode ter a pele oleosa e sensível ou seca e sensível. A compreensão disso poderia ajudar o consumidor na escolha de produtos adequados para o seu tipo “real” de pele.

Eu sugiro ler sobre os 16 tipos de pele. Há diversos questionários, além do livro Pele saudável (The Skin Type Solution) da Dra. Baumann, que podem ajudar a analisar melhor. Se for uma classificação que vai perdurar ou será usada pelos profissionais, eu não sei. Mas me parece muito mais correta até o momento do que usar uma classificação ultrapassada e nem sempre precisa no diagnóstico da pele e prometer falsas promessas para os pacientes.

Para entender melhor essa classificação, A Dra. Baumann estudou 1.400 pacientes e observou a característica da pele em quatro categorias:

1- Hidratação da pele

Determina o grau de hidratação da pele, podendo ser seca (dry) ou oleosa (oily).

Talvez seja o diagnóstico mais visível ao analisar a pele. A pele oleosa tem mais produção de óleo e precisa de produtos que não piorem a proliferação de sebo, ocasionando o entupimento dos poros e acne.

Questão de Pele

Loções mais fluidas, “oil free” (na minha opinião, não é passaporte para uma pele livre de espinhas porque não é só a presença de óleo na fórmula que pode entupir os poros e causar acne) e/ou com ingredientes desengordurantes e absorventes de óleo são permitidos, mas sem exageros para não agredir o manto protetor da pele. Produtos anti-inflamatórios são indicados para enviar a proliferação de bactérias.

Por outro lado, a pele oleosa costuma ser mais espessa, com poros dilatados e mais resistente às rugas e linhas de expressão, mas quando isso ocorre, tendem a ser mais profundas.

Pele oleosa

A primeira coisa é: pele oleosa, ou melhor, a oleosidade não é um “problema”. Se fosse assim, quem tem a pele muito seca seria uma pessoa realizada com a sua pele. O óleo natural da pele é uma defesa contra agressões externas: frio, vento, sol, poluição; funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de vírus e fungos presentes no ar. Fórmulas mágicas para acabar de vez com a oleosidade da pele são conversa de marketing. Até os melhores matificantes, um tempo depois de serem retirados da pele, esta começa a produzir oleosidade. O mesmo ocorre com géis e sabonetes de limpeza. Sem contar que fatores como alimentação, stress, hormônios, podem afetar diretamente a produção de sebo.

Brilho, suor ou oleosidade?

Brilho, suor ou oleosidade? Sim, é comum confundir as três coisas. O suor e a oleosidade você descobre com um teste simples: um blotting paper (papel absorvente de oleosidade) aplicado sobre a pele para remover o excesso de óleo. O brilho natural é tipicamente uma pele saudável, bem cuidada e hidratada. Determinados tratamentos como os retinoides e vitamina C dão esse aspecto. Uma pele com brilho natural e luminosa está para o conceito de beleza do que chamamos de “pele de pêssego”. Em contrapartida, uma pele opaca pode dar um aspecto desvitalizado, seco ou desidratado e é característica de pessoas que não têm uma boa retenção de água na camada córnea, não se alimentam de forma saudável ou fumam demais.

Eu, como tenho uma pela muito oleosa, tinha trauma de brilho excessivo, mas aprendi a perceber quando determinado produto com hidratantes deixa minha pele mais bonita e com brilho natural e a recompensa é que, em vez de ouvir “Nossa, como sua pele está suada?”, eu escuto: “Como sua pele está bonita hoje!”. A estima agradece!

Não adianta você querer secar a sua pele a todo custo que vai piorar ainda mais: pode ter efeito rebote ou ficar ressecada. Há alguns tratamentos que podem diminuir a produção de óleo da pele, como o roacutan, mas eu não o considero “definitivo”. Há inúmeros relatos de pacientes que seguiram todo o tratamento, tiveram ótimo resultado e um tempo depois a oleosidade voltou junto com as espinhas e cravos também. Se a sua pele é do tipo oleosa, porém resistente, raramente sofrerá de acne. Já as peles oleosas e sensíveis, ao contrário, são propensas a acne e rosácea. Estas devem ter mais cautela com os produtos voltados para peles oleosas, pois determinados ingredientes podem ser agressivos e piorar a sensibilidade da pele. Um processo inflamatório ocasionado involuntariamente por produtos de beleza, na ânsia de secar a pele e eliminar algumas espinhas, pode ocasionar mais espinhas e erupções cutâneas como reação. Veremos no tópico a seguir mais detalhes a esse respeito.

Limpeza da pele

Questão de Pele

Manter a pele higienizada é importante, principalmente porque o acúmulo de sebo e células mortas bloqueia os poros, ocasionando a infecção por bactérias e as consequentes espinhas. Existem algumas fórmulas tradicionais que são bactericidas e antisseborreicas, como a loção Alba (sulfato de zinco, sulfeto de potássio e água); soluções à base de enxofre e sulfacetamida sódica; soluções à base de enxofre e cânfora, conhecida como “loção rosada clássica”, embora algumas farmácias também disponibilizam com  resorcina, extrato de hamamélis, ácido salicílico em veículo alcoólico. Algumas dessas fórmulas conhecidas são a loção Beatriz (Dermatus), Secatris (Dermage) e as loções Clarifying (Clinique). E loções com hamamelis, calêndula, cânfora, mentol, também são usadas devido à ação ani-inflamatória, porém, veremos mais à frente que alguns desses ingredientes podem irritar a pele oleosa e sensível.

Pele seca

A pele seca mostra-se opaca, fina, áspera, não tem um equilíbrio de hidratação perfeito, pois a sua camada córnea não consegue reter muito líquido, podendo assim ressecar e descamar com mais facilidade, é mais sensível e precisa de produtos que reponham o manto hídrico. Tende a ter linhas e sulcos precoces, poros mais reduzidos e apresentam veias e vasos mais visíveis. Deve-se evitar produtos com muito detergentes para não ressecar ainda mais. Prefira loções e óleos de limpeza e pede hidratantes com ceramidas, ácido hialurônico e óleo para o melhor funcionamento da barreira cutânea. Produtos hidratantes e sérum com antioxidantes devem ser usados tanto no tratamento diurno quando noturno, pois é uma pele que envelhece mais rápido e precisa de proteção intensa. Alguns renovadores e esfoliantes são indicados para evitar o acúmulo de células mortas que podem piorar o ressecamento. Nem pense em ficar sem usar filtro solar. A pele do tipo seca e sensível requer mais atenção com produtos e medicamentos, pois são propensas a desenvolver coceiras, alergias e eczemas e muitos produtos encontrados nas prateleiras possuem substâncias que podem danificar a epiderme em vez de tratá-la.

Um tipo de pele que seria o mais próximo de “normal” é aquela levemente oleosa, entre sensível e resistente, pois tem nível ideal de hidratação e secreção de sebo.

2- Sensibilidade da Pele

Determina o grau de sensibilidade da pele, podendo ser resistente (resistant) ou sensível (sensitive).

Esta é a categoria que eu observo com mais atenção e a que mais tem reclamações. Quem busca produtos para a pele oleosa, por exemplo, acaba optando por ingredientes mais abrasivos, esfoliantes, matificantes, adstringentes, com AHAs, mentol, salicílico, retinoides e alto teor de determinados tipos de álcool (nem todo álcool pode irritar ou ressecar a pele, o álccol estearílico “stearyl alcohol”, por exemplo, é usado como espessante em cosméticos e hidrata também). Mas descobre com o tempo de uso que alguns desses ingredientes pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele e causar irritações, inflamações e manchas. Resultado: cliente insatisfeito e culpando determinada marca ou produto. 

Cuidados com a pele sensível

A pele sensível facilmente se irrita e por isso precisa de produtos com ingredientes mais suaves e em menor concentração. Se a sua pele, por exemplo, é oleosa, sensível e com tendência a pigmentação, melhor seria evitar esfoliantes muito abrasivos e produtos com muitos ingredientes adstringentes e anti-idade para evitar o surgimento de alergias. Mas se sua pele é oleosa e resistente, pode usar esfoliantes e ácidos fortes para melhor penetrar os ativos.

Cuidado também com receitas caseiras e produtos com ingredientes naturais. O que é “natural” não quer dizer que a sua pele vai suportar bem. Exemplos: frutas cítricas (limão, laranja, hortelã…), essências (eucalipto, ylang-ylang, sândalo, rosas…), cascas e caroços de árvores, plantas e frutas (apricot, nozes, grapefruit…) causam alergias e irritações em peles sensíveis. A própria menta (hortelã), o óleo proveniente dela, mentol, e a cânfora, usadas em loções higienizantes para dar aquela sensação de frescor e limpeza, também podem irritar uma pele sensível. Só lembrando que não há uma regra: a pele sensível pode ter intolerância a determinados ingredientes e boa aceitação com outros. Assim, temos exemplos aqui no site de leitoras com intolerância ao adapaleno, mas que reagem superbem à tretinoina; gente em quem o adapaleno não faz cócegas, mas não tem tolerância ao ácido glicólico.

De qualquer forma, evite produtos muito agressivos se a sua pele for muito sensível. A inflamação e a irritação causadas por produtos inadequados interferem na saúde da pele e é um alerta do seu organismo: a pele fica sem defesa natural, o que interfere nas moléculas de colágeno e, segundo estudos, pode causar o envelhecimento precoce.

Uma dica é aprender a ler as bulas dos seus produtos de beleza. Um parâmetro é que a lista de ingredientes segue em ordem decrescente da maior concentração para a menor concentração. Neste caso, se você não tem boa tolerância ao ácido salicílico ou álcool benzílico, opte por produtos que não tenham esses dois ingredientes na lista, ou, se for imprescindível, que eles encontrem-se no final da lista de ingredientes em quantidade mínima.

A Dra. Baumann relaciona quatro subtipos de pele sensível: acneica, rosácea, hiper-reativa e alérgica. Uma pessoa com pele sensível pode ter todos ou um desses subtipos. Certa sensibilidade a determinados ingredientes poderia indicar um tipo hiper-reativa, conforme comentei três parágrafos acima. Ao contrário, a pele resistente tem uma barreira maior contra as agressões externas, pode ser até mais espessa e precisa de produtos com concentrações elevadas para penetrar melhor. Se com essa barreira ela se mostra livre de irritação e pode usar qualquer tipo de produto, a mesma resistência pode restringir o beneficio de determinado ingrediente, pois nem todos os cremes e loções no mercado possuem concentrações elevadas para penetrar na pele resistente e surtir o efeito benéfico desejado.

Eu sempre tive dúvidas se a minha pele é resistente ou sensível, pois eu uso tranquilamente retinoides e abrasivos, mas determinados produtos à base de hidroquinona e filtros solares químicos com FPS acima de 50 podem causar sensibilidade do tipo hiper-reativa.

Questão de Pele

Acredito que determinadas peles podem mudar com o tempo ou uso de um produto, principalmente com ácido retinoico, tornando-se mais sensível ou resistente. No início de um tratamento com este retinoide, a pele apresenta uma maior sensibilidade do tipo hiper-reativa e, com o tempo, torna-se mais resistente e passa a tolerar até outros ingredientes mais fortes. No início de um tratamento com ácidos são toleráveis a irritação e a descamação, mas se esses sintomas persistirem por várias semanas ou piorarem, é recomendável suspender o uso e procurar um médico. Eu opto sempre por iniciar um tratamento com retinoico por um tempo para depois entrar com um despigmentante como hidroquinona ou arbutin. Minha pele parece suportar melhor.

Há outras opções de ácidos mais leves e, nem por isso, ineficazes. O ácido azelaico é um deles: promove uma boa renovação da pele e tem efeitos similares aos retinoides sem causar a mesma irritação. Além disso, reduz inflamações cutâneas, melhora o aspecto da acne e da rosácea e é indicado também para peles sensíveis com tendência a vasos vermelhos na face.

O oposto também ocorre: uma pele aparentemente mais resistente torna-se sensível após o uso de determinados produtos. Mudanças climáticas também podem interferir, principalmente quando uma pessoa está habituada a morar numa cidade mais quente e precisa morar numa cidade mais fria, a impressão que se tem é que precisa mudar quase todos os produtos habituais. A Dra. Baumann confirma e corrobora informando:

“Os tipos intermediários podem mudar de categoria, de acordo com fatores exógenos (ou seja, ambiente ou uso de produtos) e endógenos (flutuações hormonais, stress). Por exemplo, uma pessoa do tipo SRNE com alterações hormonais e stress em função de gravidez pode desenvolver acne. Sua pele pode ser tratada de acordo com as diretrizes do tipo SSNE até que a acne passe.”

3- Pigmentação da pele

Questão de Pele

Determina o grau de pigmentação da pele, podendo ser mais pigmentada (pigmented), com tendência a ter maior produção de melanina, ou não pigmentada (non-pigmented), com tendência a ter menor produção de melanina. A pele pigmentada é aquela mais propensa a ter manchas escuras como melasmas, lentigo solar (as manchas senis) e efélides (as famosas sardas), nesse caso, é preciso redobrar o cuidado com o uso ingredientes fotossensíveis, como os retinoides, e, claro, com a exposição solar, responsável pela alteração de pigmentação da pele. Também costuma apresentar manchas depois da incidência de acne, ou mesmo em locais onde ocorre machucados e picadas de insetos. A pele oleosa, sensível e pigmentada, por exemplo, corre risco de criar manchas, pois o aparecimento de acne pode levar a um processo inflamatório na pele e desenvolver manchas escuras.

O que conta neste diagnóstico não é o tom da pele/etnia (negro, moreno, amarelo, branco…), mas fatores genéticos e a exposição demasiada ao sol. Neste caso, podem ser evitados com cuidados da pele adequados e requer atenção especial para ficar atento a formulas com ingredientes que podem acentuar ainda mais isso e evitar tipos de agressões que aumentam a possibilidade de desencadear inflamações na pele. A Dra. Baumann cita, por exemplo, esfoliantes muito abrasivos e o componente soja que age como o estrógeno, ingrediente que pode causar manchas. O que me chama a atenção é que peles sensíveis e pigmentadas devem ter cautela com procedimentos como peeling químico e laser, pois pode causar manchas na pele em vez de atenuá-las. O mesmo cuidado deve seguir com depilações no rosto, principalmente com cera quente.

4- Tendência às rugas

Determina o grau de propensão de a pele ser enrugada(Wrinkled) ou firme(Tight). O que conta neste caso é a genética e o estilo de vida. Sim, a Dra. Baumann acentua que é um parâmetro que o paciente pode ter mais controle e assegurar que com hábitos saudáveis ele possa evitar um envelhecimento mais acentuado. Em momento algum ela fala em parar esse ciclo, mas envelhecer bem.

Eu acho falsa a ideia de olhar para a mãe ou o pai e imaginar como será no futuro. A genética pode contar, mas o estilo de vida de cada um vai determinar bastante neste ponto: hábitos alimentares saudáveis, práticas de esportes, proteção contra a exposição solar e outros agentes externos, o uso de cosméticos adequados, entre outros, vão contribuir na prevenção do envelhecimento precoce.

Envelhecimento precoce

Gêmeos podem envelhecer de forma totalmente diferente dependendo da vida que levam. Uma pessoa que fumou demais, consumiu alimentos pobres em vitaminas e se expôs demasiadamente ao sol sem fotoproteção comparada com outra que sempre se expôs ao sol com proteção e nunca fumou terão aparências distintas.  A foto retirada de um estudo feito em Londres sobre o efeito do tabagismo e o envelhecimento comparou irmãs gêmeas e o resultado é surpreendente.

Questão de Pele

Eu compartilho com ela que a prevenção é a melhor arma contra o envelhecimento da pele. Não acredito em fórmulas milagrosas, há muito marketing endeusando novos ingredientes que um tempo depois tornam-se obsoletos. Aliás, se eu pudesse escolher alguns ingredientes básicos seriam: filtro solar sempre, hidratante (dos mais básicos, como ceramidas), vitamina C (ótimo antioxidante e eficiente) e ácido retinoico. Utilizando na idade certa, ainda jovem, tenho mais certeza que a pele vai responder muito bem no futuro. Depois que as rugas e a flacidez já estão na pele, fica difícil reverter isso. As rugas atuam nas camadas mais profundas da derme e as maiorias dos produtos não conseguem penetrar tanto.

Assim, conhecendo essas quatro categorias você pode identificar melhor a sua pele e a combinação de tipos. Também ajuda a responder possíveis problemas na sua pele: acne é mais propensa em pessoas do tipo OS; manchas e rugas precoces são do tipo PE. Rosácea e eczemas também podem ser evitadas se conhecer melhor a sua pele. Por esses parâmetros a minha pele seria OSNF.

Aproveitando a boa genética da minha família, eu passei praticamente 15 anos só usando filtro + ácido. Ou seja, a resposta foi bem positiva e breve estarei com 40 anos e a pele quase intacta (tipo F). De alguma forma também eu reverti alguns pecados do passado: sou da geração anos 80, quando ainda não se falava muito em câncer de pele e proteção solar. Peguei muito sol durante a infância e adolescência, tive várias queimaduras por nunca usar filtro solar. Mas não tenho sardas e lentigos (tipo N) e a textura da minha pele, segundo minha dermatologia, é de uma pessoa na faixa dos 25 anos.

Cosméticos

De uns tempos para cá, eu passei a dar mais valor a uma pele saudável que um ideal de pele perfeita. Passeia aceitar a oleosidade natural da minha pele (tipo O) como um benefício; respeitar a sensibilidade da minha pele (tipo S). Mudei meus hábitos de tratamento. Fugi dos antigos paradigmas de ter apenas uma pele oleosa. Troquei meus produtos voltados apenas para secar, matificar, controlar a oleosidade. Optei por produtos sem esses rótulos. Joguei na gaveta meu hidratante Tri Activ (Normaderm) e passei a usar o sérum Regenerist (Olay)e osérum Idealist (Estée Lauder). Também reduzi o uso de sabonetes e loções com muitos ingredientes esfoliantes e abrasivos: troquei meu sabonete em barra Normaderm pelo Cleanance gel (Avéne) pela manhã, mas na limpeza noturna vario o gel de limpeza Mandom e um óleo de limpeza da Shiseido para retirar o filtro solar. E alterno ácido retinóico com vitamina C. Resultado: a pele não ficou muito oleosa, pelo contrário, mantém um equilíbrio natural. Espinhas são coisas do passado. A tonalidade dela também mudou: perdeu aquele rubor eterno e hoje está mais clara e com luminosidade.

Se pudesse eleger duas vedetes da beleza neste momento, seria a linha solar da Sofina e o CE Ferulic. Primeiro por que optei por usar protetores com maior concentração de filtros minerais (óxido de zinco e dióxido de titânio). Além de criar uma barreira estável e duradoura de proteção contra os raios UVA e UVB, são anti-alérgicos, ideais para peles sensíveis e dão um acabamento mais suave e não oleoso. Estou usando o Sofina Jenne Day Protector SPF 50/ PA +++. Este protetor parece que tem água do Santo Graal em seus ingredientes. Ele faz uma maravilha com a sua pele. De um dia para o outro você acorda achando sua pele impecavelmente bonita. Não é tão matificante como o Bioré Milk, mas ele tem uma textura e um grau de hidratação perfeito. Não acho que a minha pele fique opaca, mas sim com aquele brilho saudável que relatei no início desse texto. É um item obrigatório na minha vida para os dias mais frios de inverno. O CE Ferulic, apesar do preço alto, é um sérum com alta concentração de vitamina C, tem vitamina E e ácido ferúlico. Indico tanto para prevenção quanto tratamento para linhas, flacidez, tônus e tonalidade.

*Sugestões:

Muitos dos produtos que a Dra. Baumann indica não existem no mercado nacional, outros até foram descontinuados lá fora. Procurei listar algumas sugestões para vocês. Como um tipo de pele que muito predomina aqui é do tipo Oleosa e Sensível, ela sugere produtos que tenha ação anti-inflamatória para evitar espinhas e irritações, sem causar alergias:

Limpador: eu indico o Cleanance Gel.Ele purifica a pele e tem agentes anti-inflamatórios como água termal, que acalma e não irrita a pele; gluconato de zinco, outro ingrediente indicado pela Dra. Baumann como anti-inflamatório; curcubita Pepo, um seborregulador e CTAB, um antibacterecida. Ele faz uma leve limpeza, tem pouco detergente e quase não faz muita espuma. A Dra saliente que peles sensíveis ou muito secas devem evita limpadores com muita espuma, pois contêm mais detergentes e pode ressecar a pele.

* Não lavar a pele do rosto com shampoo. Vale para todos os tipos de pele. Quaquer tipo de shampoo tem detergente, mesmo que você use para retirar maquiagem dos olhos, enxágue! O Pedro indicou um estudo em que resíduos de surfactantes (detergentes) usados em sabonetes, shampoos, podem representar risco de envelhecimento.

Loção para completar a limpeza: ela nem indica muito tônicos, só loções anti-inflamatórias mesmo. Mas há alguns ingredientes com essa função que você pode usar, caso queira, como sugestão mais em conta eu indico o Tônico Adstringente Facial Olay – ele tem dois ingredientes que atuam como anti-inflamatórios que são a aloe vera e o hamamelis.

Hidratantes: listando alguns ingredientes indicados para esses tipos de pele, tem o tea tree (chá verde), o dexpantenol (provitamina B5), vitamina E e a niacinamida. Este último teria um efeito muito semelhante ao de um BB cream, devido as suas múltiplas funcionalidades: hidrata, regenera, recupera, renova, clareia. Todos esses ingredientes você pode encontrar no sérum facial regenerador Regenerist, da Olay. Ele é feito com silicones e dá uma textura primer à pele. Essse sérum eu sugiro usar pela manhã, após a limpeza e à noite. Eu aplico até com ácido. A Dra Baumann indica fazer uma mistura com uma gota de ácido e uma parte de sérum, mas eu prefiro aplicar separados. Ela por exemplo, indica o Aveeno Ultra Calming, com Feverfew: uma tipo de camomila romana indicada para acalmar e com ação anti-inflamatória, usado para o tratamento de rosácea. Tem propriedades também anti-oxidante, acalma e suaviza a pele comprometida e agredida. Feverfew é comprovada para reduzir a vermelhidão e irritação causada por agressões internas e externas. No Brasil, um similar seria o Roc Calmance hidratante facial, também com Feverfew e indicado para peles sensíveis ou intoleráveis, principalmente para quem faz uso de tretinoina e isotretinoina, tanto tópica ou oral. Infelizmente, esses dois produtos eu não achei em formula mais leve como gel.

– Filtro solar: Sofina, não indicaria outro!! Primeiro por que ele tem uma alta concentração de filtros inorgânicos (nanomateriais), ideal para peles sensíveis e reconhecido pela FDA como seguros (http://www.cosmeticsdesign.com/Formulation-Science/FDA-monograph-opens-door-for-formulators-to-exploit-inorganic-filters); protegem muito bem dos raios UVA e UVB; tem pouca concentração de álcool (uns 5%); e a versão White ainda tem extrato de camomila, previne e atenua manchas (tipos pigmentados, aproveitem) e também tem função calmante e anti-inflamatória.

Eu penso que o primeiro diagnóstico que um dermatologista deve fazer é uma anamnese do paciente: saber se seus hábitos alimentares, estilo de vida, características das peles na família, até mesmo saber o tempo de exposição solar delas. Sim, um trabalho quase de psicólogo. Os profissionais afirmam que os 20 anos de sol que uma pessoa se expôs no início da vida vão somar para o futuro. Se uma pessoa começou a usar filtro solar diário com 25 anos, não quer dizer que quando tiver 35/ 40 anos ela não terá manchas. Da mesma forma que eu vejo gente reclamando que usou um clareador e filtro solar e um tempo depois, as manchas retornam.  A nossa pele tem "memória", a culpa não é dos cosméticos. Assim, evitaria dinheiro gasto com produtos inadequados e frustrações com tratamentos prescritos.

Aprenda a conhecer melhor a sua pele e almeje aquilo que ela pode ser com os cuidados necessários. Afinal, o padrão de pele perfeita é uma pele saudável.

Agradecimentos ao Pedro M. e a Márcia Leme.

*Na web você encontra o site da Dra. Leslie Baumann.

– Livro “Pele Saudável” – Leslie Baumann/ Editora Elsevier. A edição brasileira está na primeira e várias sugestões de produtos já foram descontinuados. Nos EUA já há uma segunda edição revisada e atualizada.

802 comentários para “Um Guia Completo para Tratamento de sua Pele”

  1. Avatar de Nando Goober

    Meninas!!

    Ganhei um frasco de um C E Ferulic genérico. A marca “promete” ser mais eficiente que o original. O produto é perfeito demais para ser real..rs

    20% de vitamina C pura (O da skin tem 15%)
    5% de ácido ferúlico
    1% de vitamina E

    Se o problema do CE da Skin era o odor fedido e a textura que não espalha fácil (em mim, eu costumo ter manchas avermelhadas por causa disso). O genérico é incrivelmente gel aquoso, que espalha muito bem e absorve melhor.

    Não há odor de remédio e sim, uma fragrância agradável. Não te cor. A minha preocupação é justo essa: o ferulico é fedido naturalmente.. vou fazer um teste de oxidação proposto pelo Pedro para avaliar melhor os dois produtos.

    Vem com 60 ml.

    Abaixo as informações do produto e um comparativo:

    http://www.ferulicce.com/

    Claro, meio polishop (como diria o Pedro..rs).. mas vamos ver.. pq ele é muito mais barato que o original!!

    Minha esperança é que, mesmo não sendo tão bom quanto o da Skin, ele seja bom perto de outros produtos com vitamina C vendidos por aqui.

    1. Avatar de Virginia W

      Olá Nando,
      você sempre com novidades! Será que existe um tipo Serum 10 genérico também?
      Mas que ótimo ter um produto com “talvez” melhor qualidade e com preço baixo!
      Será que se caso for bom a Vânia consegue? Aff Vamos deixar ela doidinha!!!

      Mudando de assunto:
      – Estou usando a Loção e Emulsão Sofina Beauté – tipo II:
      1) Quando comprei achei que a Loção e Emulsão fossem uma coisa só;
      2) Então eram dois frasquinhos,
      3) Estou usando assim conforme orientação da Vânia:
      – faço a limpeza normal;
      – depois aplico a loção com um algodão, deixo agir por alguns segundos, então retiro com outro algodão limpo;
      – aplico depois a emulsão.

      Estou usando a noite. Minha pele não é oleosa.
      Minha primeiras impressões:
      – parece que depois que passo a loção a pele fica úmida e não seca,
      – depois então de passar a emulsão ela fica meio grudenta, e não seca não … continua grudenta.
      – então passei por cima o Serum Olay ai então melhorou a situação ficou mais sequinho.

      Agora só aplico a loção e depois o Serum Olay.

      O que acha? É assim mesmo para aplicar os produtos? E na pele fica assim mesmo?

      Não sei se você já utilizou esta mesma Loção e Emulsão ou se você sabe de alguém que já lhe deu informação?

      Obrigada e boa semana!

      1. Avatar de Pedro

        Virginia, a loção e emulsão II são a versão “slightly moist” (levemente úmida). O objetivo delas, como o nome indica, são justamente deixar a pele levemente úmida. E a loção não é para ser enxaguada. Loção é o que os asiáticos chamam de tônico…

        1. Avatar de Virginia W

          Olá Pedro,
          que bom que você conhece também a loção e emulsão II , é que como esses produtos Asiáticos deixam a pele matificada, achei estes iriam deixar também.
          Pensei então estou fazendo alguma coisa errada.

          Eu não enxaguava não…retirava com um algodão limpo… mas que dava vontade de enfiar o rosto na pia e lavar… porque sentia a pele úmida e me agoniava.
          Agora vou usar sempre a noite assim me esqueço de rosto úmido.

          Obrigada pelo texto enviado com a descrição desta linha.

          Você deveria também nos enviar resenha! Acredito que você também tem bastante experência com estes produtinhos.

          Boa semana.

      2. Avatar de Nando Goober

        OI Virgínia,

        Bom..sérum 10 tem genérico si, o da Adcos é um deles.

        Foi a Vania que conseguiu.. estou testando para saber se é bom…. aliás.. estou testando na minha mãe tbm, pq em mim é difícil saber se o produto funciona pq serve mais como preventivo.. minha mãe tem 71 anos, logo terá um efeito mais anti-idade mesmo.

        Só que ele é bem diferente do serum da Skin… principalmente que é um gel sem o odor estranho do CE Ferulic. Mas eu recomendo passar uma pequena quantidade e espalhar bem.. pq ele é do tipo que parece uma “colinha”.. mas como eu aplico protetor em seguida, não percebe isso depois.

        Olha… eu recebi tbm esse kit que vc tem: com loção e emulsão II. A Vania tinha encomendando a versão I, mas não chegou ainda.

        Como o Pedro já comentou.. vou apenas endossar com meu teste:

        Essa versão II é levemente úmida… mas não chega a ser oleosa.. é mais o toque dela. Tanto a loção e, principalmente, a emulsão. A loção não é para enxaguar.. vc usa feito um tônico mesmo: aplica com algodão e espera secar. Eu percebo a pele com toque hidratado (moist).

        Depois aplico a emulsão. Esta já sinto a pele meio pegajosa.. mas como eu uso só à noite, não ligo (desde que não me cause espinhas ou cravos), pois não tenho problemas em suar cremes ou loções mais untosas durante à noite, neste de dormir. Isso não quer dizer que vai causar espinhas… assim como há versões em gel que podem causar espinhas tbm. Eu aplico em seguida o meu ácido. Até ajuda a melhorar a sensibilidade da pele para quem ter alguma reação com ácidos.

        Por fim, teve um dia que eu ainda apliquei o Olay e atenuou esse aspecto untoso, como vc tbm fez o teste.

        A emulsão me incomoda pq ela parece que n absorve.. fica aquela camada protetora na pele.

        Eu gostei desse kit pq vem uma boa quantidade que dá para testar e avaliar o produto. O que me agrada foi que o Pedro comentou que melhorou bastante a sensibilidade da pele dele.. e devo acreditar, pois a linha Jenne tbm faz isso. Mas na próxima, vou usar apenas a versão I, tanto a comum quanto a versão whitening.

        Tem algo que eu explico na minha próxima resenha mas irei comentar aqui: o método de subtipos asiático de pele (I, II, III, IV) é diferente do ocidente.. lá a primeira indicação vem o tratamento e depois, o subtipo. Aqui, quando compramos produtos para peles oleosas, já percebe que ele vem para tratar de alguns problemas relacionados com esse tipo de pele: oleosidade, acne, cravos. Mas se você quer um clareador.. ele não vem especificando que tipo de pele deve ser usado.. meio que engloba um “todo”.. mais genérico.
        Lá é diferente.. vc pode escolher um clareador (problema) e optar por um subtipo (I, II, III…)… logo, nem sempre se você comprar uma loção I será para tratar problemas frequentes em peles oleosas… ele será simplesmente um clareador com uma textura mais adequada para peles oleosas.

        Tem que ficar sempre atento ao tipo de tratamento indicado pelo produto e se há um subtipo de pele na linha.

        Assim, eu não sei se a versão I da linha Beauté (que é anti-idade) vai tratar de oleosidade, acne.. acredito que será apenas com u sensorial mais adequado.

        Bjs

        1. Avatar de Virginia W

          Olá Nando!

          Olha só o que a Vânia conseguiu para mim foi a Loção e Emulsão Sofina Beauté II,
          quanto ao Serum eu uso o da Skinceuticals Serum 10 (gosto muito dele) que comprei em farmácia pena que é “caro” mas acredito que vale o investimento porque usando todo dia e dá para uns três meses.

          Mas esse que você fala de CE Ferulic genérico acho que não se encontra em farmácia não? Certo ou errado? Por isso perguntei se a Vânia conseguiria caso ele fosse bom mesmo.

          E quanto a Loção e Emulsão Sofina Beauté, acho que a mesma impressão que você teve com a aplicação eu também tive,
          acho que vou fazer assim usar sempre a noite porque se a pele estiver meio úmida antes de deitar não tem problema. O bom é que estou tratando.

          Ah! Não esquecendo estou usando o Sofina White ja faz um mês e estou adorando, deixa a pele bem sequinha. Não dá nem vontade de passar maquiagem por cima, para não estragar…

          Você está preparando a próxima resenha com limpadores estamos todos a espera!!!

          Obrigada pelas dicas e pela amizade.

          1. Avatar de Nando Goober

            Sim, foi o msm kit ue eu tenho e a Ana tbm. O Pedro tb usa esse kit.

            O conceito dessa linha e hidratar, firmar e iluminar a pele. E conhecendo a marca, provavelmente isso vc terá memsooo….!! Eu ne espero que vá melhorar oleosidade espinha com o tipo I, pq não é a ideia do produto.. mas ser fresh (refrescante), talvez seja ate matificante ou seco.

            Como eu uso só à noite.. n ligo. Se fosse suar durante o dia, eu aplicaria o Bioré milk, pq fiz esse teste e secou tudo.

            Esse C E Ferulic eu tenho a impressão que deixa a pele com brilho.. mas o da Skin tbm fazia isso.. como se trata de u anti-idade para vários tipos de pele, já é esperado isso.

            Bjs

  2. Avatar de Pedro

    Aqui tem a descrição, em inglês, da linha Beauté. Depois consigo descrições específicas dos produtos para vocês:

    “The new products work on the deepest corneum, or “skin core,” to bring out radiance and skin firmness from within. SOFINA beauté will be marketed to women in their 30s and 40s, whose appearance in age ranges more widely than is the case for women in their 20s and 30s.

    Since its launch as a brand in 1982, Kao Sofina has focused on revealing the mechanisms of the skin and has pursued dermatological research and the development of innovative technologies.

    SOFINA beauté contains as moisturizers “core skin care ingredients,” such as ginger extract, citron extract, and eucalyptus extract. Kao Sofina’s proprietary dermatological expertise enables these ingredients to be delivered thoroughly to the deepest corneum, or “skin core,” where conventional moisturizers cannot easily penetrate. As a result of this thorough penetration, radiance and firmness are provided to the skin.

    *¹ Skin care for moisturizing and enhancing firmness and radiance, in accordance with aging skin.

    About the Products

    Technical Background
    Formulated amino acid derivatives function to control and improve penetration. This makes it possible to deliver “core skin care ingredients,” including ginger extract, citron extract, and eucalyptus extract, to the deepest corneum, or “skin core,” which is normally hard to access. Moisturizer reaches the skin core and provides softness to the corners of the eyes and mouth, then radiance and firmness to the whole skin.

    Naming
    Continuing the approach to product development pursued for 25 years since the launch of the Sofina brand, the new series has been named SOFINA beauté, with emphasis, or beauty, with emphasis on that word, to reflect Kao Sofina’s aspiration to improve
    consumer’s skin.

    Bottle Design
    The product bottles have been designed to convey a handmade image. Their “distressed” surface presents a classical impression, suggesting the swinging soft lamps of yore. The flower motif expresses Kao Sofina’s long-held passion, since its launch, for beauty of the skin that flourishes the way flowers bloom.”

    Fonte: Kao Corporation (fabricante).

  3. Avatar de Pedro

    Virgínia e demais, sabem o que notei nos produtos asiáticos de grandes marcas, depois de ter experimentado dezenas? Que eles fazem exatamente o que prometem. Por exemplo: se o produto promete ser matificante, ele vai ser matificante! E não somente “pouco oleoso”. Se ele promete toque úmido, ele vai proporcionar toque úmido (vide o caso da emulsão II da Sofina) e por aí vai…

    Vai que por isso que as marcas asiáticas raramente prometem coisas do tipo “deixar a pele 10 anos mais jovem”, porque elas sabem que não podem cumprir.

    Evidentemente, estou generalizando e me referindo a somente às boas marcas (caso da maioria).

  4. Avatar de Pedro

    A, sobre as resenhas, muitas vezes faço para o blog Stash (citei o Beleza e Saúde lá, agora cito o Stash aqui hehe). Algumas delas (digitar o www. na frete, claro):

    stash.com.br/2011/09/06/double-cleansing/

    stash.com.br/2011/08/12/atualizadoprotetores-solares-fisicos/

  5. Avatar de Flaviane

    Nando,

    qual produto mais fácil de encontrar eu poderia utilizar para retirar os filtros asiáticos?
    Já encomendei um filtro e um gel Mandon com a Vânia, mas tá demorando para o gel chegar no Brasil. Não to aguentando de ansiedade, acho que vou pedir para ela despachar o filtro antes, mas não sei com que produto posso retirá-lo. Você pode me ajudar?

    Obrigada,
    abraço.

    1. Avatar de Nando Goober

      Nacional??

      OLha.. eu segurei as pontas usando o demaquilante bifásico da Contém 1 gr.. mas achei que quando o Normaderm após, deixava a pele mt seca..

      Eu não usei, mas poderia sugerir um demaquilante da Olay, pq eles são à base de silicones.. e como os filtros asiáticos tbm tem essa base.. silicone retira silicone.. acredito que deve limpar melhor. E o preço é mais em conta tbm. E vc aplica um sabonete para os eu tipo de pele e que não seja mt forte.. por exemplo, o cleanance gel. Pq são dois produtos que vc poderia aproveita-los depois. O gel vc pode usá-lo na limpeza diurna, como eu faço.. e o demaquilante para quando usar só maquiagem msm..

      A Biazinha – q tá sumida, hein?? – comprou um demaquilante da Olay.. ela poderia comentar o que achou. Mas ela usa o Sofina Jenne, que tem uma aderência média (sai com mais facilidade com limpadores..)

      Bjs

      1. Avatar de Flaviane

        oi Nando,

        obrigada pelo retorno.
        Vou consultar a Vânia mais uma vez e ver o que faço.
        Agora que abriu uma Droga Raia na minha city, tem um stand inteirinho só da Olay, assim fica mais fácil.

        Falando em Olay, quanto ao sérum Regenerist, o que você achou dele? Não achou um pouquinho oleoso, grudentinho? Pra passar em todo o rosto você usa uma grande quantidade? Eu uso… não consigo ter certeza se já passei num lugar, por isso acho que o meu não vai durar muito.

        Bjs

        1. Avatar de Nando Goober

          Não achei oleoso não.. claro, ele não é produto feito especialmente para peles oleosas… do tipo que vai segurar o óleo ou matificar, mas ele tem uma textura leve, siliconada.. seca rápido. Eu uso uma pequena
          quantidade.. do tamanho de um feijão.. q da para espalhar no rosto todo..

          Em termos de hidratante e anti-idade eu consigo usar ele numa boa..

  6. Avatar de Gabriella

    Bom dia!!!
    Tenho pequenas manhas na pele. Fui a esteticista e ela me receitou VITANOL A. Achei forte, minha pele descamou muito, ficou irritada. Gostaria de saber se o Differim é mais fraco… E gostaria de saber sobre o DEMELAM ou uma alternativa ao vitanol, que não acrida a pele….

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Infelizmente.. essa sensibilidade da pele é mt pessoa. Há que use differin e parece que está suando hidratante, pq ns ente absolutamente nada. Outros, tem a msm reação que vc teve com vitanol.

      Para usar um retioide, eu indicaria o retin a micro, a fórmula deve parece ser mais suave em contato com a pele que o vitanol.. e dependendo do vitanol, pode ter álcool que irirta mais ainda.

      Mas, desculpe.. estetiista não é médico para indicar vitanol A. Só quem pode indicar isso é um dermato. aliás, só quem pode tratar de pele é um dermato.

      Recomendo vc procurar um médico e el analisar o tipo de mancha que vc tem.. p pode ser que ele receite um ácido e um despigmentante tbm, além de um filtro solar.

      E cuidado co esteticistas que dão uma d dermato.. ok?

      Bjs e boa sorte.

      1. Avatar de Gabriella

        Obrigada pela resposta. Aqui na minha cidade não tem dermatologista, é uma cidade pequena. Gostaria de usar um acido para retirar as manchinhas e previnir as futuras manchas e tambem como um anti-idade. O DEMELAN é um medicamento ou um cosmetico? obrigada

        1. Avatar de Nando Goober

          Humm.. eu nunca usei o demelan, pelos ingredientes dele, poderia ate ser cosmético.. mas ele tbm é prescrito pelos dermato como tratamento.

          Para prevenção de manchas e rugas, eu prefiro duas coisas: retinoide + filtro solar.

          Em caso de manchas na pele, já existentes, a combinação de um retinoide com um clareador parece ser mais efetivo.

          Só que há uma infinidade de clareadores no mercado, desde klassis, vitapuls, triderm.. o demelan é um deles.. vai depender mt da sua pele (ele tem ácido glicólico.. se a sua ple for mt sensível, pode n dar certo com esse ácido), dos cuidados que vc tiver antes/ depois e o tempo de uso. Se for melasma, pode custar um certo tempo e, msm assim, atenuar apenas. sardas lentigo solares, podem até sumir, mas voltam se vc n se cuidar desde já.

          Por curiosidade, o Pedro comentou comigo que está usando um filtro solar co vitamina C, ele é clareador.. e notou que uma mancha q ele tem na face, clareou três tons.. fica uma sugestão tbm p vc em termos de proteção solar. O filtro é o Allie 50+ whitening.

          Bj

  7. Avatar de Jessica Lemos

    Oi Nando!
    É o seguinte, queria saber se vc aconselha usar o tônico da Olay. Eu uso o clarifying lotion da Clinique, (que eu amo!) mas não sei quando vou pedir outro e outra coisa, fiquei curiosa sobre o tônico da Olay, até porque ele é barato! Encontrei por 19,90 na Droga Raia. Já o da Clinique, pago no mínimo 50,00 reais. Queria saber o que vc acha desse tônico da Olay, até porque vi na sua resenha, que a dermatologista que escreveu o livro, indica produtos como ele.
    Outra coisa, li que vc usa o Redermic da La Roche Posay para a região dos olhos, certo? Queria ver com vc, se vc me aconselha a usar o Redermic ou o Active C, da La Roche também.
    O que vc aconselha para a minha idade, porque tenho 25 anos, pele clarinha, tenho pouquinhas linhas de expressão na parte inferior dos olhos, não tenho tendência a ter olheiras, daquelas meio que “profundas”… Então, o que seria melhor p mim?

    1. Avatar de Nando Goober

      Bom, eu nunca useo o da Olay… mas quem usa da Clinique (já usei o 3 e o 4) vai notar uma diferença. O da Olay é para todos os tipos de pele.. e deve ser mais suave. O da Clinique tem agentes esfoliantes.. mas eu n consigo usar sempre.. continuado.. usava só à noite.

      Um tônico que tenho gostado bastante e é quase o msm preço da Olay é o da linha Hidra Matt… ele tem niacinamida, panteol e zinco.. estes três ingredientes tbm são indicados pela Dra Baumann para tratar peles oleosas e sensíveis.. poderia ter menos perfume, embora até muito agradável.. mas para ficar melhor e tbm tem álcool entre os primeiros ingredientes dele… o que pode não ser mt bom para alguns tipos de pele. Mas ele nem é a versão para acne.. pode ser usado por peles mistas e oleosas..
      Eu o considero melhor ate que o da Normaderm.. e por incrível q pareça.. acho que ele deixa a pele até sequinha como o da Clinique.. embora o da clinique deixava minha pele rosada..

      Eu prefiro mais o Redermic +, mas na sua idade.. hidratação e um antioxidante além de filtro solar, são suficientes. O Redermic + é indicado para peles a partir dos 30.. Qualquer u dos dois será útil p vc.

      Eu uso tbm o Hidracid C20.. aplico na área dos olhos.. já usava antes do Redermic e vc pode usá-lo tbm, pois é indicado para peles mais jovens.

      Bjs

    2. Avatar de Pri

      OI, Jéssica Lemos

      Desculpe me intrometer na conversa , kkkkkkkkkk, eu já usei Active C olhos e uso hoje Redermic olhos , os dois são bons , e para voce que não tem rugas Active seria perfeito , quanto a olheiras enhum deles ajuda não , não melhora nesse aspecto ainda bem que voce não tem.
      Quando comecei a usar Active C olhos , já vi resultados em uma semana , não falo sobre as linhas de experessão , mais p quem tem bolsa abaixo os olhos , ele desincha na hora , senti diferença nessa parte .
      Eu realmente mudei p/ Redermic pq queria conhecer outro produtop essa area , e que fosse bom, estou gostando muito dele, sinto que hidrata bem essa região .
      Como Nando já disse acima ele tbém usa , agora fica a seu criterio .

      bjos flor

  8. Avatar de Adriana Prado

    Minha rotina está assim: de manhã lavo o rosto com Dermotivin, aplico a loção clareadora Hadalabo (antes usava água termal). Após alguns minutos aplico Complete Lift Roc ou Derm Aox na face e Complete Lift olhos, aguardo mais alguns minutos e aplico Sofina White. No decorrer do dia reaplico Sofina, e, nem todos os dias, a tarde, uso ou pó facial Maybeline FPS 30, ou base mineral ou bb cream (Missha 31). À noite, ou limpo o rosto com loção limpeza Mandom ou lavo com Dermotivin e tonifico com Neutrogena. Aplico Derm Aox antes de Deriva Micro três vezes por semana e nas outras noites apenas Deriva. Nos olhos aplico Redermic olhos e ácido na parte inferior. Uma vez por semana uso Theracne a noite e não tonifico.

    Acha que está certinho? Sugere algo?

    Esta loção clareadora é bem líquida, seca rápido e mantém a sensação hidratante do ácido.
    A loção de limpeza é eficaz, mas se uso bb cream, preciso paciência e vários algodões até sentir a pele totalmente limpa. Apesar da sensação de hidratação que deixa é difícil resistir e não aplicar o tônico mesmo assim.

    Este genérico de CE Ferulic é o que a Vânia havia falado? Vou esperar seu parecer, tenho medo de muitas promessas. Rsrss
    Beijo

    1. Avatar de Nando Goober

      OI Adriana,

      Nme tem como sugerir mais nada… sua rotina está bem equilibrada.

      Mas vc ainda continua tendo problemas p retirar o Sofina com a loção?
      Pq n entendi essa parte: u dia vc usa a loção e em outro dia retira o filtro com dermotivin e loção tônica?

      Eu estou testando o Azelan gel 15%.. até agora nao tive nenhuma reação adversa.. elo contrário: aplico, imediatamente ja seca e deixa a pele sequinha.. aplico o Olay só para evitar possíveis descamações e o filtro Sofina. Minha pele fica impecavelmente matificada!!

      Resolvi testar pq minha pele sensível tem tendencia a desenvolver manchas avermelhadas, vasos e hiperplasia.. como Dermanto algum resolve minha vida.. eu tenho que por conta própria estudar, pesquisar e me diagnosticar.. e tenho acertado mais que as indicações que eu recebo dos dermatos.

      À noite, retiro tudo com meus limpadores.. aplico a loção e a emulsão Sofina Beuauté I.. mesmo com o aspecto meio úmido de ambas.. termino depois conjugando o CE Ferulic genérico ou o ácido. Não seis e foi a linha Beauté, mas algumas manchas vermelhas no nariz já sumiram!!!

      Tenho apostado muito tbm na niacinamida.. encontrei um produto (Papuless) com esse ingrediente a 4%.. n sei se o sérum Olay tem essa porcentagem.. mas sou capaz depois de testar o Papuless para evitar inflamações e espinhas.

      Na minha rotina, deixo os produtos anti-idade para usar á noite. Mas minha meta é evitar irritações e melhorar a sensibilidade da minha pele. Pq tenho visto que é provavel que isso seja a causa de problemas como vermelhidão, espinhas e hiperplasias.

      Sim.. esse genérico da CE Ferulic que a Vania estava falando.. ganhei um frasco para testar.. e estou testando tbm na minha mãe. Como as reações da vitamina C na minha pele são amis de prevenção, pois n tenho flacidez, manchas ou rugas.. na pele dela será melhor para avaliar. Por enquanto só posso afirmar da textura dele: é um gel, meio que dissolve e vira um liquido, tipo soro msm.. a absorção dele não e imediata – nem dos da Skin – pq ele lembra uma colinha no início.. depois seca.. não acho que a pele fique seca, há um leve brilho do produtos e a sensação hidratada. talvez em outros tipos de pele isso não ocorra. O manuseio dele requer cuidado: ele vem com conta-gotas, mas como se trata de um gel, isso não parece mt eficiente para “sugar” o produto – se ainda fosse líquido – e quando vc puxa o conta-gotas, vem resíduos do gel na borda.. minha preocupação e de contaminar o produtos. Sempre uso a mão limpa e procuro retirar essa excedente das bordas e suar no pescoço tbm. H[a um adicional de um tubo dosador, desses de válvula pum, que vc pode trocar.. acho que seria melhor usar assim. Só que ele veio solto na embalagem, sem um plástico para evitar contaminação.. seria adequado esterilizá-lo antes.

      Vamos ver como a pele reage, pois ele consta com mais % de vitamina C que o serum da Skin.. mas mesmo que ele tenha a eficiência de 10% já seria bom…rs

      A Skincelticals lançou um novo sérum com vitamina C, mas na faixa de 350 reais… rs.. lá fora essa versão tem em gel.. vou aguardar para conseguir amostras…

      Bjs

      Vc

      1. Avatar de Adriana Prado

        Fernando!

        Você sempre com novidades! Nos deixe a par do teste com esta vitamina C. Gostaria de colocar uma assim, com maior % na minha rotina. Quando o produto é bom a gente acaba se habituando a inconvenientes, como a embalagem por exemplo. Claro que gostaria de usar Skincelticals, mas é inviável pelo preço. Fico imaginando se um vidro chega ao fim e não posso comprar outro.

        Não tenho uma rotina britânica de limpeza a noite, vario conforme uso de produtos durante o dia, horário do banho… Ontem mesmo usei os produtos diários e pó facial como maquiagem. Limpei o rosto com a loção usando 4 algodões, dos dois lado (olha a economia de algodão, rsrs). Consigo limpar o rosto mas é muito esfrega esfrega com algodão. Não estou gostando disso, quando estiver pela metade, o que não vai demorar, vou comprar o gel de limpeza que parece melhor.
        A dupla Dermotivin e tônico limpam bem Sofina, mas o bb cream é resistente. Então, se uso bb cream, não tem jeito, vai no mínimo 7 algodões. Acho demais.

        Estou morrendo de amores pelo Sofina. Como não usava um produto tão fluido, já pude perceber também economia, mesmo aplicando de forma abundante. E você tem razão, dia após dia percebo a pele mais bonita. Obrigada por nos deixar a par desta descoberta!

        Uma amiga me perguntou sobre os produtos da Goodskin Labs, conhece? Achei milagroso demais.

        Beijo

        1. Avatar de Nando Goober

          Então..

          A Vania tem ficado de olho no Ebay, p ver se aparece outro kit com ampolas da Skin.. acho mais válido.. pq com uma ampola eu consegui usufruir por três meses!! Eu já marquei com duas dermatos para Outubro.. quero ver las têm o serum 10, o CE Ferulic ou esse novo, o Phloretin CF.

          O problema dessa Élan é a falta de informação dela.. só acho a msm propaganda do produto.. n encontro resenhas.. nada..

          Eu estou com um estoque de limpadores.. veja se a Vania consegue o Kracie gel removedor.. ele é ótimo, similar ao mandom express, mas vc pode suar um saboente após.

          Minha big resenha está pronta, mas está em fase de revisão (profissional agora…rs).. logo, enviarei p Celisa aprovar e ve se publica.

          Da Goodskin Labs o que eu vejo são os anúncios milagrosos nas lojas.. mas eu sou u pouco incrédulos com anúncios que fazem “promessas”.. o marketing dos produtos asiáticos não são assim.. às vezes eu tenho até dificuldade de saber sobre o que eles fazem..rs..

          Que bo que gostou so fina white.. depois sugiro experimentar o sofina beauté whitening I, pq ele tbm tem o msm extrato de camomila do white e um derivado da vitamina C. O Pedro está testando há dois meses o Allie whitening que tem esse derivado e comentou que ua mancha de pele clareou em três tons.. ou seja, se o filtro diz que é clareador, ele vai clarear msm.. que nem os filtros que melhoram a hidratação da pele. Com menos de uma semana usando a linha Beauté, minha pele ja melhorou alguma manchas avermelhadas de sensibilidade..

          Quero ver se a Vania consegue desses kints mas com a indicação whitening.

          Bjs

          1. Avatar de Adriana Prado

            Obrigada, Fernando! Vou colocar na minha lista com a Vânia meus próximos produtos: Kracie gel removedor e Sofina Beauté Whitening I. Estou apostando em tudo que evita ou clareia. Minha pele está boa e quero mantê-la assim no verão, cuidar mais do processo de envelhecimento do que melasmas.

            Estou a espera desta sua nova resenha, com certeza cheia de novidades.

            Beijo

          2. Avatar de Pedro

            Good Skin Labs é uma marca ótima (é da Estée Lauder). Gosto bastante dos produtos deles. Mas recomendo não criar muitas expectativas em relação a tudo o que a marca alega que seus produtos fazem (que não é pouco hehe).

  9. Avatar de Nando Goober

    Adriana,

    Então essa linha Beauté whitening é perfeita p vc.. pq tratar do envelhecimento e manchas.. a Kao, mepresa que desenvovle essas linhas.. tem extratos exclusivos p isso.. tanto o Jenne quanto o Beauté percebi uma melhora na pele com uma semana de uso.. há um extrato de eucalipto que estimula a pele a produzir ceramidas, acentuando a barreira natural da pele.

    O meu eu pedi o filtro sofina Beauté I SPF 50+.. mas há a versão whitening tbm.

    Bj

    1. Avatar de Adriana Prado

      Fernando!
      Fiquei em dúvida: os dois tem este extrato de eucalipto? Qual devo pedir?

      1. Avatar de Nando Goober

        A linha Beauté em sim, todos têm.. mas parece que as versões whitening tem outros ingredientes, como o extrato de camomila e o derivado da vitamina C..

        Agora que o Pedro tem linha direta com eles..rs.. ele poderia nos esclarecer..

      2. Avatar de Nando Goober

        Mas pelo tratamento q vc busca, eu ia sugerir a linha Beauté whitening I, q tem tônico emulsão e bloqueador 50+ e outras coisas..

  10. Avatar de Nando Goober

    Pedro,

    Quais produtos vc já testou da Good Skin Labs?

    1. Avatar de Pedro

      Tri-Aktline.

      1. Avatar de Adriana Prado

        Pedro!
        O que você achou deste produto? Já vi resenhas cheias de amores, outras cheias de ódio e ainda uma que achou nada. Rsrss

    2. Avatar de Pedro

      Eu gostei. Seca na hora, deixa uma textura ótima e tem ingredientes interessantes. Mas esconder as rugas em poucos minutos, que é mais ou menos o que ele promete, está mais para ficção científica.

      1. Avatar de Silvia

        Já usei esse produto, e pra mim foi pura ilusão
        não vale o custa!

  11. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

    Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii genteeeeee, q saudade de vcs!!! 😀

    Olha só o que eu encontrei agora na internet… Está dizendo que usar filtro solar acima de 30 é desnecessário… Será mesmo??? Eu já tinha lido sobre isso antes e agora de novo!!! Ai, ai, ai… Help!

    http://economia.uol.com.br/album/110914_dicas_para_comprar_album.jhtm?abrefoto=2

    1. Avatar de Nando Goober

      Esse tema já é bem batido e desatualizado.. eles falam mt dos UVB.. como já comentei aqui, deve-se avaliar tbm o índice de proteção UVA dos produtos.. e a nova política para filtros solares terá que especificar isso tbm.

      Por aqui, o povo ainda vai mt pela proteção UVB = FPS..

      Outra coisa é a quantidade correta de aplicação do produto.

      A msm SBD verificou ano passado que o consumidor brasileira não usava corretamente o produto.. primeiro pq p vc usar o recomendando, sendo os nossos filtros tão untosos.. a pele ia ficar melecada demais. Aplicando u fps 30 de forma incorreta, tá arriscado a reduzir a proteção num FPS 6..

      1. Avatar de Nando Goober

        Aqui nesse link (o Pedro me passou há u tempo ) fala sobre isso e há uaa tabelinha para saber o quanto seu filtro pode perder em proteção se não aplicar a quantidade indicada.

        1. Avatar de Nando Goober
      2. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

        Sim Nando, o assundo está pra lá de batido, e ainda hj vejo pessoas comentando… Mas acredito eu, que os profissionais, ao fazerem tal afirmação, considerem que a pessoa utilize a quantidade correta de filtro… Sei lá… Agora, com relação à proteção UVA, é uma informação que precisa constar URGENTEMENTE em todos os rótulos dos filtros que existem no mercado… E, na minha modesta opinião, não bastaria ser esse tipo: UVA+, UVA++ e UVA+++… Isso é vago… Acho que o interessante seria constar o nº, igual o FPS…

        Beijinhos… 😀

    2. Avatar de Pri

      Oi , Aninha

      Td bem ?

      Flor tava lendo isso hoje…………..

      Na realidade um medico me falou isso uma vez …….

      bjos

      1. Avatar de Ana Paula D. S. Costa

        Oi Pri… Teve médico que já me disse a mesma coisa… Beijinhos linda 😀

      2. Avatar de Nando Goober

        Eu escuto isso desde inicio dos anos 90, quando passei a usar filtro solar.. mas época, dizia que um FPS 15 já era o suficiente e que FPS 30 n resolvia muito assim.. depois, ocorreu que os filtros solares não eram foto-estáveis e mudaram tudo.. há protetores e “protetores”.. pq ha FPS 50 que permite bronzear e outros que não permite bronzeado algum. Então, há vários fatores que devem ser avaliados..

  12. Avatar de Carla Maria

    nando minha rotina é a seguinte: veja se está correta…..minha pele é mista
    De manha:
    1- lavo com effaclair gel de limpeza ou gel de limpeza ac da rocv
    2- uso active c la roche ou bio active roc fps15
    3- já sentadinha no metro, passo minesol oil control fps 30 e make up
    fico trancada o dia todo no serviço, saio as 18
    De noite:
    1- lavo com shampoo jonhson e espuma de limpeza neutrogena
    2- tonico 2 em 1 neutrogena
    3- creme para os olhos active +30 ou bio active roc fps15
    ufa……

    1. Avatar de Fernando Goober

      OLá.. td bem?

      Então.. se o seu Activ C ou Bio Activ tem FPS 15, para vc ir até o trabalho.. pode aplciar o Minesol para quando precisar ir almoçar na rua.

      Shampoo Jonhson eu nem indico, nem sei pq amam tanto usá-lo para limpar make up.. n usaria nenhum tipo de shampoo para limpar rosto. Há vários demaquilantes para isso.. até ms óleos.. alguns até mais apropriados para make up à pruva d´’agua… principalmente para retirar rímel, cílios..

      Á noite n use produto com FPS para dormir…. se vc dormir, por exemplo, com algum produto com filtros minerais.. é quase igual dormir com maquiagem.

      Agora.. se vc esfolia a pele aos sábados com Ionax.. não use máscara de argila.. argila já renova esfolia a pele.. use um ou outro.. eu tenho Ionax e um sabonete de argila… mas n uso os dois juntos, pelo contrário.. se uso um.. dou um espaço de uns 4 dias para usar o outro..

      Bjs

  13. Avatar de Carla Maria

    ahhh nando esqueci:

    decidi comprar aquele sabonete ionax q vc fala que é ótimo, vc me convenceu quando disse que ele parecia um peeling de cristal, e é mesmo ate fiquei assustada, é 10.

  14. Avatar de Carla Maria

    no sabádo minha rotina muda um pouquinho:

    passo o “pesadinho” ionax scrub, depois minha mascara de argila branca

    bjs

  15. Avatar de Bruna Maldonado

    OIE… Após algum tempo de uso vim dar meu parecer quanto ao;

    Sofina Jenne e Perfect Gel da Shiseido…

    Sofina Jenne; Realmente um “achado”… um otimo produto hidrata e protege, eu tenho a sensaçao de que ele acalma minha pele, ela tem estado bem lisa e uniforme…adoro..

    O Gel de limpeza shiseido, tem feito um bom trabalho, nao lhe dou nota 10, pois não acho que ele retira o Sofina sozinho, tenho aplicado o gel da Adcos como complemento…. Ja na make o shiseido atuou bem, até no rimel….

    Alguem ai testou o Gel da Shiseido e oq achou???

    1. Avatar de Pedro

      Bruna, rímel costuma ser a coisa mais difícil que existe para retirar (claro que não uso, mas digo isso baseado na fórmula hehe). Se ele consegue até retirar rímel, com certeza retira o Sofina Jenne com facilidade. 🙂

      1. Avatar de ♥biazinha♥

        Eu estou retirando meu Sofina Jenne com o Demaquilante Toleriane da La Roche e após lavo com um de meus limpadores ou uso o Gel Mandom é excelente :D.
        Pedro e por falar em rimel rs. Ai Jisuis. Eu adoro minha máscara Colossal. Mas a danada é terrível p/ sair rsrsrs. Parece que tem “super bonder” na fórmula kkk 😆
        Beijocas :*

    2. Avatar de ♥biazinha♥

      Oi Bruna eu tbém tenho o Sofina Jenne. Adoro. Ele sai facilmente com o Gel Mandom ás vzs uso o demaquilante Toleriane e uso um gel de limpeza ;).
      O Gel de limpeza da Shiseido não usei. Só o Elixir é ótimo :D.
      Bjs :*

    3. Avatar de Fernando Goober

      OI Bruna,

      Que bom que gostou do Jenne.. é um filtro que eu não abro mão mais.. principalmente no inverno.. essa semana eu vou receber o Sofina Beauté.. vou verificar se ele é superior ao Jenne, pq depois irei optar por um dos dois para ter sempre.

      Eu nunca usei o gel, mas a uso a versão óleo e ele retira filtro muito bem.. até os mais aderentes como Bioré. Eu n tive problemas para retirar o Jenne, pq a aderência dele é mais leve, como os filtros daqui.. só que eu acho q ele ainda fica seguro na pele melhor que os nossos.. ele pode até sair com limpadores comuns, mas não sinto que ele sai fácil com suor, por exemplo.

  16. Avatar de Bruna Maldonado

    Rssrsrs até no rimel a mulherada sofre….

    Sério, nao é facil remover né… O perfect gel retira bem, mas tem que ter paciencia, ir massageando de leve, se estiver com pressa terá que repassar …
    Sabe que eu me peguei em duvida se o gel retira ou não todo o Jenne, confesso que nao sei muito identificar, quando passo somente o Gel shiseido a pele continua macia, por isso tenho a impressão que ainda tem protetor, dai aplico o gel da Adcos e sinto a pele mais “adstringente” e com uma leve sensação de estiramento, por assim acho ter retirado todo o protetor…. rsrsrs… sera que estou errada?

    Quanto ao Jenne estou encantada, cada dia vejo melhora na textura da pele.agora estou a procura de um protetor tao bom quanto, mas para o corpo, pra uso diario mesmo…. se alguem conhecer algum pra indicar…

    1. Avatar de Fernando Goober

      OI, mas essa sensação de estiramento pode ser que vc tenha retirado muito a gordura natural da pele.

      O Jenne eu acho suave para sair.. eu n sei como atua esse gel, mas os que eu uso, dá para notar que ele (filtro) é dissolvido com a massagem.. e durante o enxágue.

      Para retirar rímel pesado.. o que eu vejo mt em dicas de maquiadores é aplicar óleo de amêndoas.. parece que dissolve tudo. Logo, usar um óleo removedor desses que eu cito aqui, tbm deve ajudar.

  17. Avatar de Jeanne

    Vi a Cláudia Raia falando em entrevista ao programa da Luana Piovani da GNT que só usa máscara à prova d’água e só retira com vaselina líquida. Só não sei depois como retirar essa vaselina…rs…Como é baratinho e simples, tô pensando em experimentar. Se alguém souber, me conte. Mas óleo de amêndoas deve ser mais suave. Bjs!

    1. Avatar de Fernando Goober

      Sim, eu vi essa reportagem, mas óleo mineral e vaselina são a msm coisa..rs.. quando eu fiz teatro, usava óleo mineral puro, desses de hospital (nujol) para retirar toda a maquiagem pesada. Depois, só lavar o rosto.. é a msm coisa que o processo de double cleansing.

  18. Avatar de Bruna Maldonado

    Muitas vezes retiro o rimel com oleo Jonhson… realmente sai numa facilidade incrivel, até os mais resistentes… mas após necessita um produto que limpe direitinho o oleo né rsrs mas isso não é dificil nao, qq gel de limpeza retira…..

  19. Avatar de Alexandre

    genteeeeeeeeeeeeeee por favor!!! qual produto vcs me recomendam para diminuir os poros??? minhas cara esta com aspecto de casca de laranja.. alguma dica de produto que funcione. por favor.

  20. Avatar de Gabi

    Oiiii… Gostaria de saber por quanto tempo posso usar o demelan? Estava usando um retinoide mais estava aparecendo alguns vazinhos, ai resolvel mudar… Acho que esse tal de Demelan não é tãoooo bommm quanto o retinoide… mais fazer o que né… Vc sabe se ele ajuda na prevenção de linhas de espresão, acho que vou ter que comprar um hidratante para area dos olhos.. Tem indicação de algum que tem o preço razoavel?
    Beijo…
    Parabens pelo post, achei ooootimoooo!!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      O demelan é um clareador.. ele até pode ajudar na prevenção de linhas pq tem ácido glicólico. Mas se vc quiser um anti-idade, na minha opinião, o ácido retinoico ainda é o melhor. Para a área dos olhos eu gosto de produtos com vitamina C.. eu uso em sinergia com o retinoico. O que eu uso é o Redermic +. O preço dele é meios algado, mas eu compro com uma vendodora que importa e vende mais em conta.

      1. Avatar de Gabi

        Então também amo o retinoico mais infelizmente começou aparecer alguns vazinhos, ai é melhor evitar né? Vou comprar um pra area dos olhos, vou dar uma pesquisada desse que vc indicou. Obrigada… Beijo

        1. Avatar de Gabi

          Esqueci…. rsrsrsrs… sera que posso usar o demelan por muito tempo… igual ao retinoico.. fiquei na dúvida..

          1. Avatar de Gabi

            Tenho que arrumar um substituto para meu querido retinoico…

        2. Avatar de Nando Goober

          Eu tbm tenho isso.. minha áera dos olhos, nariz e, agora, nas bochechas. mas eu n consigo viver sem, oq eu faço é suar apenas 3 vezes na semana ou dia sim/ dia não.. eu estava alternando com vitamina C, mas hoje alterno com azelan..
          O demelan e clareador, tem glicólico.. mas n precisa suar para sempre.. só se vc tiver manchas ou melasmas.. mas usá-lo como anti-idade no lugar do retinoico acho desnecessário. Há outros produto que vc pode substituí-lo. Por exemplo, usar retinol.. pode usar vitamina C.

          Bj

  21. Avatar de Flaviane

    Oi Nando!!

    Estou encantada com o Sofina White, fico maravilhada de ver como ele deixa a pele bonita.
    Muito obrigada por nos apresentar essas maravilhas asiáticas. Nunca mais quero ficar sem, tomara que eu consiga($$)!

    Só para registrar, comprei o novo Anthelios AC40 sem cor que promete ser antibrilho e anti-umidade, nas primeiras aplicações ficou legal, mas agora não sei o que houve, não fica toque seco e o pior, fico mega branca! Deve ser o tal “White cast” né? Algumas horas depois parece que verte oleosidade, não gostei. Vou deixar para usar no auge do inverno, quando aqui a temperatura chega a menos de 10ºC! Sem contar que é impossível pra mim usar o Olay por baixo.

    Bjos e obrigada!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi..

      Que bom que gostou dele… depois experimente o Jenne.. um dos melhores que eu já usei.

      Eu desanimei totalmente de experimentar qualquer desses filtros vendidos aqui.. eu tenho várias amostras, mas uso somente na área dos olhos.. e basta aplicar enssa área, que é mais seca, p ver que deixa brilho.. chega a dar um contraste perto do Sofina.

      Bjs

  22. Avatar de Flaviane

    Oi Nando!!
    Tudo bem?

    O que você acha, posso usar o Sérum 10 da Skin… e depois de uns 20 minutos passar o Papuless antes de ir dormir?

    Ah, tô adorando o Papuless.
    Pela manhã quando uso o Azelan + Olay + Sofina beauty, minha pele fica ótima, inclusive os poros dilatados ficam bem menos visíveis. Só falta eu me livrar das espinhas.

    Obrigada,
    Bjs

    1. Avatar de Nando Goober

      OI,

      Então, pode sim.. o serum, por ter uma consistência mais leve deve ser aplicando antes de tudo…. dai, vc pode usar outros produtos..

      Ah, minha ultima resenha é justamente sobre a niacinamida (ativo do papuless e presente no Olay):

      http://vanitypills.posterous.com/niacinamida-a-coadjuvante-com-cara-de-vedete

      1. Avatar de Flaviane

        Oi Nando,

        obrigada!
        Vou começar a usar o Sérum 10 hoje, não deve piorar as acnes/espinhas né?

        Vou ler agora mesmo sua resenha.

        Beijos.

        1. Avatar de Nando Goober

          Em tese, não. Mas cada pele reage de uma forma. Eu usei a fórmula mais forte e não tive espinhas, mas dava manchas avermelhadas. Agora vou usar o Serum 10 porque é mais leve. Mas ele não é oleoso.

          1. Avatar de Flaviane

            Nando,

            e aquele sérum de outra marca que você estava testando na sua mãe? Como foi? Dá resultados?

            Bjo.

  23. Avatar de Alessandra Carmo

    Olá Nando, sou novata no blog, e já estou adorando!! Parabéns pela sua dedicação e pelo conhecimento nesta área de cosmetologia. Na sua resenha sobre bb cream, eu já tirei minhas dúvidas satisfatoriamente há alguns dias. Agora, acho que mais importante ainda é saber como faço para lidar com minha pele. Tenho 30 anos, já usei roacutan mas a acne voltou, como voce mesmo já falou. Hoje minha pelo é áspera, oleosa e sensível com algumas acnes(carocinhos). Me de uma sugestão de rotina para pele e olhos com os nomes dos produtos para eu seguir! Obrigada de antemão!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Alessandra,

      Qual a sua rotina diária?

      para melhorar a aspereza você pdoeria adotar alguma loção com ingredientes que atuem na renovação celular, como AHAs, BHAs – mais adequados para peles com cravos e sensíveis). Pode suar tanto nos limpadores quanto nas loções. Use um ácido noturno como adapaleno, tretinoina ou azeláico. Na área dos olhos, eu só gosto de retinoides/ retinol e vitamina C com algum ingrediente hidratante, como o ácido hialurônico.

      Bjs

  24. Avatar de Eveline

    Oi Nando!!!!
    Poxa isso aqui é viciante,leio e salvo as resenhas pra ver se aprendo a lidar com a minha pele.Tenho 45 anos e a pele mista,sensivel,muito delicadinha e manchadinha. Estou cansada de dermatos que nunca acertam com minha pele e nem com meus cabelos.Os cabelos que eram finos,delicados e caíam pra caramba,eu ja dei jeito,graças a doutora ‘pesquisa na net ‘,achei tudo pra dar jeito,hoje são saudáveis e perderam aquela atração irresistível pelo chão….
    Bom,estou procurando agora salvar minha pele sabe,leio toooodas as suas resenhas rsrsrs…nossa,aprendí mais com elas do que em qualquer outro lugar e quero te perguntar,quero clarear e proteger a pele,me indica um clareador e um bloqueador,please…achei maravilhosos os ‘sofinas’ e quero experimentar,mas qual deles? Bom, se pode usar bloqueador na area dos olhos,qual me indica? Estou indo à Itália (Milão) essa semana e queria trazer de lá,por acaso vc saberia onde encontro os produtos da Kao lá em Milão?
    Bom,meu anjo,chega de pedir né…aguardo ansiosa por sua resposta!
    Beijinhos no coração ; ) …………..

    1. Avatar de Nando Goober

      Eveline,

      Na Itália não conheço nenhum lugar que trabalhe com prdutos asiáticos, no máximo, você vai achar da Shiseido global.

      As meninas aqui do site estou gostando muito do Sofina White, que também tem um clareador. Além de duas loções clareadoras que eu indiquei: Hada labo e Curél. Ambas com vitamina C.

      Bjs e bom passeio!!!

  25. Avatar de Charme Krioca

    O site http://www.charmekrioca.com.br tem ótimos esfoliantes de Maracujá e Argila Corporal, Açaí, e Hidratantes de Andiroba, Cupuaçú, Copaíba e Mel, Sais Relaxantes, Sabonetes Naturais e Lindas Bolsas e carteiras de Palha, Vale a pena conferir!

  26. Avatar de Pamella

    Oi nando tudo bem?

    Poxa estou c/ algumas espinhas mas tenho certeza que não são ocasionadas pelos produtos asiaticos, vou comprar o IOnax e o sérum regenerits da Olay, vou marcar dermato vc me indicaria mais alguma coisa no combate ou prevenção da acne, principalmente pq mesmo sem eu passar perto delas qndo elas secam ainda deixam manchinhas nao meu rosto!!snif
    Ah oseu Blog é muito legal eu Amei o Sofina WHITE mas quero experimentar o Bioré Milk depois devido ser mais matificante ainda!!!
    abraço!

    1. Avatar de Nando Goober

      Pamella,

      Você está fazendo a limpeza correta com óleo e sabonete?

      Bom, espinhas podem ocorrer por diversos fatores, no verão é até comum. Eu não tenho mais espinhas no rosto, mas com o calor suor, atrito de roupa, meu peito e as costas estão com algumas..

      Verifique se a sua acne é de cosmético, limpeza ou outros fatores. O melhor é aguardar a avaliação dela antes de comprar os produtos. Porque para tratar isso eu gosto de bactericidas e anti-inflamatórios.

      Bj

      1. Avatar de Pamella

        Nando

        coloco umas 2 borrifadas do óleo shiseido nas mãos, esfrego no rosto e depois molho as mãos c/ àgua e esfrego novamente , lavo e depois lavo c/ o Cleanance!!
        Está correto?

        tks abraço!

        1. Avatar de Nando Goober

          Sim,

          Voce aplica o óleo e massageia suavemente, ainda com a pele seca.

          Depois, molhe os dedos e vá massageando a pele novamente, você notará que o óleo fica com aparência mais leitosa.. faça isso até todo o rosto ficar da mesma forma.. por fim, pode enxaguar.

          A segunda etapa com o Cleanance, você faz espuma com a mão e aplica sobre a pele, faça uma leve massagem – não precisa demorar como a do óleo, pois a sua pele já está limpa – e enxágue. Não use tônico ou adstringente após. S´é recomendado usar loções japonesas, porque elas vão tratar a pele e não continuar a limpeza. .

  27. Avatar de Ana Cláudia De Oliveira

    Olá Fernando!

    Tenho 22 anos, minha pele é bem oleosa, com poros abertos cravinhos (principalmente no nariz) e de vez em quando surgem mini espinhas pelo rosto… Utilizo maquiagem todos os dias: prime, base, corretivo…. o triste é que minha pele fica oleosa rapidinho depois que passo a maquiagem.. fica horrivel… Tenho olheiras um pouco escuras e até hoje não utilizo nenhum produto especifico, minha dermato disse q sou nova ainda para usar… a única coisa que acabo fazendo é utilizar o corretivo para dar uma mascarada.. você tem alguma dica para eu amenizar um pouco essas olheiras..algum produtinho?
    Bom, os produtos que utilizo para minha pele são: LAVAR (todos os dias pela manhã e noite): PURIF-AC (ROC); PROTEÇÃO SOLAR (todos os dias): Minesol Oil Control (ROC); 1 VEZ POR SEMANA: Gel esfoliante NORMADERM (Vichy); TODA NOITE: Normaderm Noite (Vichy).
    Esta semana ganhei 2 produtos e não sei como colocá-lo na minha rotina, gostaria que você me ajudasse… os produtos são: NORMADERM 3 EM 1 (Vichy), e hidratante CALMANCE (Roc).
    Nunca usei Tonico.. será que se usa-lo antes de aplicar a maquiagem pode diminuir um pouco da oleosidade que fica bem aparente?

    Parabéns pela sua dedicação e obrigada pela atenção.

    Aguardo sua ajuda!

    1. Avatar de Nando Goober

      Ana Cládia,

      Qual limpador você usa para tirar o filtro Minesol e a maquiagem?

      Não entendo de maquiagem, mas talvez você deva trocar os produtos para evitar a oleosidade, porque tem maquiagem que acentua ainda mais.

      Fora que que cravos e poros abertos demais podem ser ocasionados por maquiagem também. Se você sua o mesmo Roc para limpar tudo isso, sugiro manter o limpador apenas para usar de manha e adotar urgentemente um demaquilante bifásico ou óleo de limpeza.

      O filtro minesol é terrível para causar cravos, porque ele não sai muito facilmente apenas com sabonete. Digo isso porque suava e tinha que aplicar loção tônica após e o algodão saia com mt resíduo do filtro.

      Para olheiras é complicado, porque muitas vezes é genético mesmo. O ideal é adotar produtos que estimulem a circulação, ácidos como tretinoína e retinol ajudam, vitamina C tbm.. produtos com cafeína, vit K.. você tem idade sim para usar algum produto com esses ingredientes..

      Para amenizar o brilho o que eu tenho aprovado é suar uma loção bifásica, que contém um pó absorvente de brilho e um filtro asiático. Só com isso você não precisa usar primer. Talvez aplicando apenas um pó sobre a pele e consiga manter uma aparência mais opaca.

      Boa sorte.

      1. Avatar de Ana Cláudia De Oliveira

        Oi Nando!

        O limpador que uso para tirar o filtro e a maquiagem é o Calmance (loção de limpeza) e depois de usar essa loção de limpeza eu lavo com o PURIF-AC (roc)…

        Você teria algum nome/marca de produto para me indicar?? se eu for na minha dermato ela não vai querer trocar o produto que ela me indicou..
        -para olheira:
        -demaquilante bifásico:
        -loção bifásica:
        -filtro asiático:
        não conheço nenhuma marca boa e com bons resultados para esses citados acima… se puder me indicar um nome eu agradeço e muito…

        ah.. e quanto aos 2 produtos que ganhei… o NORMADERM 3 EM 1(Vichy) (Loção 3 em 1 purificante: desobstrui os poros, fecha-os e matifica a pele) e hidratante CALMANCE (Roc) eu poderia usar eles??? em qual horario eu usaria?

        Obrigado pela atenção!

        1. Avatar de Nando Goober

          OI Ana,

          Entendi, é que como você falou que usava apenas o Roc para limpeza e ganhou o Calmance, não tinha entendido que você ja tinha outro da linha Calmance.

          Mas eu ainda confio mais em óleos para limpar filtros e maquiagem. Aliás devo postar hoje uma rsenha de um óleo para peles oleosas que dispensa a dupla limpeza. Só ele retira tudo e sai da pele sem deixar sensação alguma de óleo.

          Os dermatos deveriam se informar mais e parar de receitas sabonetes para limpar a pele da maquiagem e filtros, quem afz o teste com um tônico percebe que a pele não foi limpa perfeitamente.

          Especifico para olheiras, eu não tenho marcas, mas indicaria algo que tenha retinol, vitamina C, vitamina K.. tem que avaliar as opções no mercado e os ingredientes. Acho que a Roc tem.

          Óleo e filtros japoneses há uma vendedora do Mercado Livre, a Vãnia que importa e vende os produtos para muitos leitores aqui. Ele tem vários óleos com preços mais em conta que os limpadores vendidos aqui.

          Esse Normaderm 3 em 1 é o Tri activ??? Porque está parecendo. Eu não gostei: 1 – hidrata, ma s aponto de deixar a minha pele oleosa; 2 – efeito mate nulo, 3 – não vi efeito de melhora na textura e nos poros.. eu diria que funciona apenas como hidratante. Outra: ele atrapalha a absorção de filtros, chega a esfarelar. Tenho amigos que jogaram ele na gaveta. Eu mesmo deixei o meu d elado e com muito custo consegui alguém para doar. Mas cada pele responde de uma forma.

          1. Avatar de Ana Cláudia De Oliveira

            Oi Nando!

            O Normaderm 3 em 1 que estou falando para você é esse.. (consegui achar a imagem nesse link..) http://moniquefeara.blogspot.com/2011/08/c-o-m-p-r-s-socorro.html (vidro verde e tampa branca)…

            O hidratante Calmance eu poderia usar em qual horário? você acha que poderia acentuar mais a oleosidade?

          2. Avatar de Nando Goober

            Ah.. é uma loção adstringente. Você usa apos a purificação do rosto. O hidratante eu nao conheço a textura, mas pode ocorrer sim de acentuar a oleosidade.. pelo mneos comigo quase certo de ocorrer, pois eu praticamente só comecei a usar hidratante quando conheci os produtos asiáticos..

  28. Avatar de Eliana

    Que excelente matéria! Concordo não existe pele normal,a minha pele é mista,tem dias que está estressada.Gostei muito,da insatisfação com os produtos é um assunto sem fim,a indústria de cosméticos não para,acredito que todos se perdem nessa evolução.Não comprar produto por conta própria é de uma importância fundamental,não caiam na conversa de vendedoras,consultoras de beleza(farmácia,onde tem uma ampla concentração de dermocosméticos),não estou generalizando-enfatizo!Mas,elas(algumas) atropelam a receita da Dermatologista(o),sou profissional da área de moda & beleza há 15 anos e já vi vários casos,acredito que seja um dos motivos da insatisfação,gera um conflito de reclamação-sac-cliente,médicos e por aí vai…Já usei vários produtos,Vichy,Roc,La Roche Posay e a minha pele se adaptou com o Eucerin.Leiam a composição,sem pressa -descubram o principio ativo que possa causar alergias.

  29. Avatar de Andreza

    Nando! Você teria informações a respeito do creme anti-idade No7 Protect & Perfect Intense Beauty Serum do laboratório britânico Boots? gostaria de saber tb se só deve ser usado à noite e se eu, que tenho 27 anos, poderia começar a usá-lo. bjos 😉

  30. Avatar de Andreza

    Nando!
    Você teria informações a respeito do creme anti-idade No7 Protect & Perfect Intense Beauty Serum do laboratório britânico Boots? gostaria de saber tb se só deve ser usado à noite e se eu, que tenho 27 anos, poderia começar a usá-lo. bjos 😉

    1. Avatar de Nando Goober

      Andreza, não conheço.. mas já li algumas informações.. achei meio sensacionalista.. a internet está cheio de propagandas “pagas” sobre ele.. tipo prodoito polishop..rs.. mas eles reforçam que há estudos comprovando o efeito anti-idade dele.. principalmente por ter sido publicado no British Journal of Dermatology. O preço é rezoável. O que ele leva é um retinol, vitaminas E, por exemplo e peptídeos.. a fórmula dele:

      Cyclopentasiloxane, Aqua/Water/Eau (Water), Butylene Glycol, Dimethicone Crosspolymer, Cyclohexasiloxane, Glycerin, Arabinogalactan, Sodium Ascorbyl Phosphate (Vitamin C), Magnesium Sulfate, Dimethicone Copolyol (Silica), Phenoxyethanol, Sodium PCA, Cetyl/PEG/PPG 10/1 Dimethicone, Hexyl Laurate, Polyglyceryl 4 Isostearate, Retinyl Acetate (Vitamin A), Medicago Sativa (Alfalfa) Extract (Alfalfa), Methylparaben, Propylene Glycol, Lupinus Albus Seed Extract, Butylparaben, Ethylparaben, Carbomer, Propylparaben, Isobutylparaben, Polysorbate 20, Ginseng (Panax Ginseng) Root Extract, Morus Alba (Mulberry) Leaf Extract, Tocopherol (Natural Vitamin E), Palmitoyl Oligopeptide, Palmitoyl Tetrapeptide

  31. Avatar de Andreza

    Obrigada, Nando! Através de pequisas pela net, tb ouvi muito se falar do Dermology anti-aging… será que seria tb sensacionalismo? vc conhece alguém que já usou? na verdade, eu queria testar o Redermic, conforme vc falou, mas diz que é indicado para maiores de 40… vale a pena eu usar?

    1. Avatar de Nando Goober

      Andreza, também nao conheço.. só esses porpgandas com fotos mirabolantes de resultados. Eu sou cético com antirrugas, sabe? Não levo fè que um prduto apague o “tempo” de cada pele.. acredito que alguns ativos, como vitamina C, retinoico, AHAs, podem melhorar a textura, tonalidade, linhas superficiais e com isso, tornar a pele com melhor aparência. Acredito na prevenção!! Anti-idade para mim é prevenir mesmo.

      O prmieiro que você postou tem ingredienets que podem ajudar a melhorar a textura da pele, corrigir pequenas imperfeições…. o segundo teria que avaliar os ingredientes.

      OLha, eu usaria redermic com 20 anos.. essas indicações de idade são subjetivas… tenho vários amigos virtuais que usam redermic com essa faixa etária (20/25 anos). A concentração de 5% de vitamina C pura eu acho baixa… uso, no mínimo 10%… meu amigo com menos de 25 anos usa 20%. Tanto a vitamina C quato o ácido hialurônico são ativos que podem ser usados independente da faixa etária, só em caso de sua pele tiver sensibildiade a eles…

      A questão é saber se você vai gostar da textura…. tente conseguir amostras deles para testar antes.

      Bjs

  32. Avatar de Andreza

    Nando, a respeito dos cremes primeiras rugas da La Roche Posay( caso o redermic nao sirva msm para minha pele) qual opção vc me indicaria? vi que há o Derm Ox( sérum e cremes dia/noite) e tb o Active c… estou numa tremenda dúvida… tenho 27 anos e minha pele é oleosa 🙂

  33. Avatar de Uriel Garcia

    Olá, estou usando há 1 mês Deriva Micro. Poderia falar sobre ele? O efeito realmente é após o 2º mês? ótimo site.

    1. Avatar de Nando Goober

      Deriva Mircro tem adapaleno, como o Differin, porém, ele libera o aitvo lentamente, evitando irritações. É como o Retin A Micro, que libera a tretinoina de forma lenta e gradual.

      Qualquer tratamento você observa os primeiros resultados entre 4 a 8 semanas. Mas eu digo que o maior resultado de quem usa ácidos é no futuro: uma pele mais fina, com linhas superficiais e firme.

      Se a indicação no seu caso é para acne, alguma melhora pode ser observado no prazo que eu citei.

  34. Avatar de Karina

    Nando, vc é o máximo!!!! Leio td o q vc posta e fico cada vez mais na dúvida do que comprar, porq quero comprar td!!! rs

    Será que vc pode me ajudar a escolher o que comprar???

    Tenho 28 anos e pele oleosa. Porém sem cravos e espinhas. Sou bem branquinha e sem manchas no rosto. Tenho pavor de ter rugas no futuro e isso me faz não sabe o q comprar para evitá-las!!! No momento estou usando o kit “milagroso” da Mary Kay, mas confesso q odeio!!! rs Não vejo melhora nenhuma na pele.

    Lendo todos os seus posts, decidi comprar o filtro bioré milk para dar um efeito bem mate na pele. Tb quero comprar o serúm da Olay. Redermic para os olhos. Gostaria de comprar algo com vit C tb, mas simplesmente não sei o q comprar. Tb me encantei com a loção curel dessa resenha: http://vanitypills.posterous.com/curel-whitening-moisture-lotion-i

    Minha dúvida é: qual a ordem??? De manhã eu devo passar essa loção da curel + serúm olay + filtro bioré??
    e de noite???? O que eu passo????? O que eu compro que contenha vit C???????

    Vou ficar esperando ansiosa sua resposta!!!! Obrigada pela atenção!!!!!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Karina,

      Obrigado..

      Vitamina C eu uso da Skincelticals, tem o Serum 10, o CE Ferulic.. a loção Curél tem um derivado da vitamina C, mas não tem o mesmo efeito da vit C pura.. mas é ótima, pois hidrata a pele e melhora a sensibilidade.

      Sim, a ordem você aplica a loção – que é similar a um tônico – após a limpeza, depois aplica o sérum e finaliza com filtro solar. caso use algum produto para área dos olhos, deve aplicar antes do filtro também.

      À noite: eu prefiro usar loções, emulsões e ácidos.

      Vitamina C eu indico para uso diurno, pois ela atua como um filtro solar biológico e preveni manchas e atua como antioxidante.

      Bjs

      1. Avatar de Karina

        Boa noite Nando,

        Obrigada por me responder!!!

        Já mandei minha listinha para a Vânia!!! Não vejo a hora dos meus produtos chegarem.

        Só me tira uma dúvida: essa vit C q vc usa da Skincelticals, é a genérica da C E Ferulic que vc citou mais acima??? Vc está gostando dela??? Eu consigo ela com a Vânia tb??? Me interessei muito em comprar o C E Ferulic, mas achei muitooo caro. Se esta for tão boa quanto e mais barata, vou ficar com ela.

        Mais uma vez, obrigada pela atenção!!!

        Um gd bj!!!

        1. Avatar de Nando Goober

          OI,

          Não, a Vânia consegue kit com mini ampolas, sai mais em conta e dura bastante. Acho melhor porque você abre uma ampola e ela dura o tempo de um mês/ dois e evita oxidar.. eu paguei uns 80 reais por 5 ampolas ano passado e até hoje ainda tenho!!!

          Não cheguei a testar aquela genérico direito, testei na minha mãe e ela gostou muito.. eu achei um pouco oleosa depois..

          Só que eu uso o Sérum 10.. mas acho que ela consegue o CE Ferulic tbm..

  35. Avatar de Ana

    Tenho duas perguntas!

    1. É errado utilizar o sabonete hidratante (sabonete, e não xampu) johnson no rosto? ele faz muito pouca espuma e é especial para pele de bebê. Seria uma opção de sabonete pouco abrasivo e barato?

    2. O que você acha do sérum de vitamina C da payot?

    1. Avatar de Nando Goober

      Eu não gosto de óleo J&J p limpeza, mas sabonete eu nunca usei. O fato de fazer pouca espuma seria u ponto positivo, pois grande alguns detergentes que fazem mt espuma em limpadores podem ressecar a pele.. o que teria que avaliar é o tipo de pele e as necessidades. para retirar maquiagem e filtro solar não seria uma boa indicação.. se a pele é muito oleosa e com acne, um outro limpador com agentes bactericidas seria melhor..

      1. Avatar de Ana

        minha pele é normal a seca! 🙂
        e o sérum de vitamina C, você já usou!? da payot!?
        beijos!

  36. Avatar de Flávio

    Olá, tenho 20 anos e atualmente uso o Effaclar M como hidratante, tenho a impressão que minha pele já acustumou e não vejo resultado. Gostaria de indicação de bom hidratante para pele oleosa. Grato, desde já.

    1. Avatar de Nando Goober

      Eu não tenho bons comentários sobre hidratantes para peles oleosas vendidos no Brasil. Na verdade, raramente eu usei. O mais recente foi um anti-idade da linha Olay Regenerist. Hoje só prefiro as emulsões asiáticas e, mesmo não sendo para peles oleosas, consigo usá-las muito bem.

      1. Avatar de Pamella

        Oi Nando tudo bem?

        Tô usando azelan gel pela manhã e epiduo a noite devido a acne, dei uma parada c/ os produtinhos asiaticos estava me dando mtos cravinhos (sniff).
        Me fala uma coisa a dermato mandou passar o azelan antes do filtro aí eu estou passando o Heliocare compacto c/ cor pq já disfarça as manchinhas da acne, será que posso passar o sofina white depois do Azelan e por ´´ultimo o heliocare o q vc acha? Ah me indica tbm um sabonete bom para o rosto q eu encontre em farmacias e não tenha ac salicilico pq minha pele tá bem sensível e fina!!

        Obrigadaaaa

        Vc é muito atencioso e entende muito dos cuidados c/ a pele!! Parabéns!!

        1. Avatar de Nando Goober

          OI Pamella.
          Mas qual produto asiático que está dando cravos?

          Sim, pode usar o azelan + sofina e completar com uma caamadd e pó Hecliocare. Vai proteger ainda mais a sua pele. O azelan pode dificultar a aplicação do filtro. Então tente passá-lo e dê um tempo para aplicar o Sofina.

          Sabonete comercializados no Brasil eu só gostava do Cleanance gel.. é bem suave e indicado para peles oleosas e sensíveis. Eu só não uso porque tenho um estoque de espumas da Bioré.

          Bjs e obrigado.

          1. Avatar de Pamella

            Ai Nando não sei qual estava me causando cravinhos!? Eu usava o loção Hada Labo o sofina white e para limpeza o óleo da shiseido e o cleanance, ah e as vezes passava os hidartante do Kit Kosé e sua espuma e mais raramente ainda o BB cream p/ acne mais esse deixou minha pele meeeeeeega oleosa além de ter ficadao muito claro!!! snifff Bom acho que vou pedir para Vania um espuma bioré então pq o cleanance pra comprar aqui tá extremamente caro!!

            bjos tKs

  37. Avatar de Kelly

    estou amamentando, tem algum produto que enquanto estiver amamentando nao poderei usar?

  38. Avatar de Nando Goober

    Também não sei dizer se foi um produto ou todos..

    Eu acho um absurdo o valor do Cleanance aqui.. só comprei uma vez e, por sorte, comecei a suar as espumas da Bioré e só troco por outros limpadores asiáticos. Compro duas espumas que duram, cada frasco, mais que um Cleanance pelo mesmo valor de um gel daqui.

    1. Avatar de Pamella

      É mesmo Nando mto caro eu compro pelo site sweet care que é de portugal, mas demora uns 20 dias pra chegar eles cobram frete e vc ainda corre o risco de ser taxado pela alfandega, só que mesmo assim ainda vale a pena pra vc ter uma idéia o cleanance sai po 26,00 reais e o heliocare compacto q aqui custa 156,00 reais lá sai por 60,00!!!
      Como já tô só c/ um tiquinho de cleanance vou pedir a espuma BIoré assim q receber kkkk.
      AH uma perguntinha essas espumas contém ac. salicilico pq não posso usar!!
      bjos tks
      AH me da o end. do teu blog novamente pra eu acompanhar!

      1. Avatar de Nando Goober

        Bom,

        As espumas que eu uso não tem, só o óleo da Shu uemura que tem um derivado do ácido salicílico.

        No eu blog há resenhas de duas espumas da Bioré que eu uso, a mais recente é esta:

        http://vanitypills.posterous.com/biore-facial-foam-pore-oil-clear

  39. Avatar de Layza

    Olá,
    tenho 14 anos e quero muito me livrar de espinhas !
    Preciso de um remédio que funcione , pois também tenho muitas manchas
    e nao me sinto confortável com isto !
    Estava usando Clindocsíl Gel , mas nao entava adiantando e estava deixando minha pele
    ressecada ! O que voces me receitariam ?
    tenho uma pele bastante oleosa !
    Obrigada !

    1. Avatar de Nando Goober

      Layza,

      Na sua idade o aconselhável é procurar um dermatologista, pois é uma fase que há aumento de oleosidade e pode acarretar mais espinhas e manchas.. o que é mais indicado é o uso de antibióticos, por exemplo.. e só receitados por um profissional.
      O que você usa, tem um antibiótico, clindamicina, mas há peróxido de benzoila, que pode ressecar ou irritar a pele..

      tem que avaliar os sabonetes que você usa.. dependendo do grau de acne, usar até medicamentos orais..

      Boa sorte.

  40. Avatar de Paula Pimenta

    Nando, estou super empolgada com os produtos asiáticos que descobri por meio de vc e do Pedro. Mas tenho uma dúvida sobre um produto com vitamina C. Já farei 25 anos e estava pensando em utilizar o Serum 10 – SkinCeuticals, só que achei muito caro… Vi nos comentários que tem uma opção da Adcos com 10% de Vit C tb, por acaso conhece? Recomenda? Ou, pelo menos, existe alguma outra vit C mais barata nessa mesma porcentagem? E tenho uma dúvida sobre o uso: vc passa na região dos olhos da mesma forma que no rosto?

    Obrigada.

    1. Avatar de Virginia W

      Olá Paula Pimenta,
      você compra os produtos asiáticos com a vendedora Vânia? Então fale com ela para ver se ela tem este serum10 skinceuticals, e veja se o preço vale a pena para você.

      Acho que você vai gostar desse produto, já estou usando a quase um ano e gosto muito.

      Quanto a idade e modo de uso do produto vou deixar que o Nando explique melhor, já que sua pergunta lembra as minhas a quase um ano atrás rsrsrsrs.

      E é isso ai comece com seus cuidados cedo para manter-se sempre linda.

      Caso você não tenha o email da Vânia segue:

      vaniasousil@gmail.co​m

      Beijos.

      1. Avatar de Paula Pimenta

        Grata pela indicação… Fica realmente bem mais em conta com a Vania… Bjs

    2. Avatar de Nando Goober

      Oi Paula, tudo bem?

      Eu nunca usei a versão da Adcos, aqui mesmo no site já lí criticas positivas e negativas, mas eu prefiro suar da Skincelticals, há estudos, principalmente na versão do CE Ferulic que suportam os resultados..

      Com relação ao valor, a nossa amiga Virgínia já deu a dica: eu compor caixas com mini ampolas, são mais em conta e você corre menos riscos de abir um tubo maior e o produto oxidar. Cada ampola dura um mês e pouco..

      Eu aplico só na face porque já tenho um anti-idade com vitamina C, o Redermic.

      Com 25 anos você pode usar sim, aliás, deve! rs..
      Bjs

      1. Avatar de Paula Pimenta

        Nando, grata pela resposta. Acho que vou ficar com Skinceuticals então mesmo, só se fala bem dele e o preço com a Vania compensa…

        Bjs

  41. Avatar de Flávio

    Vc poderia comentar sobre o Isotrexin gel? Eficácia, tempo de tratamento…Obrigado!

    1. Avatar de Nando Goober

      É um produto para quem tem acne vulgar, pois além de um derivado da vitamina A tem antibiótico. Isotretinoinna ajuda bastante, mas o grau de irritação e ressecamento é brabo.. eu prefiro suar tretinoina. No geral, essas fórmulas tbm são bastante alcoólicas.. foi sua dermato que te passou?

  42. Avatar de Maiara

    Olá Nando, tudo bom ?

    A minha pele é oleosa e com acne, meu demato me passou um tratamento com ácido, porem sinto minha pele um pouco desisdratada, só que fico com receio de usar algum hidratante junto com o ácido. E também não sei qual é a ordem que devo passar eles na pele.

    Obrigada

    1. Avatar de Nando Goober

      Maira,

      Talvez a impressão que você está tendo é por causa da descamação que o ácido ocasiona, fica com aparência de pele ressecada, uma tom mais escuro.. só que depois essas células mortas vão sair e a pele vai mudar. Você pode aplicar um hidratante leve para diluir o efeito.

      Você pode aplicar tanto antes quanto depois, respeitado o tempo de uns 15 minutos. Quem tem a pele muito sensível, prefere aplicar antes para não aplicar o ácido na pele “nua”. No seu caso, pode usar após. Use u hidratante leve, de preferência que não tenha outros ácidos. Tem a linha Calmance, da Roc, por exemplo. Eu indicaria também o serum Regenerist, Olay. Tem ótima textura e ingredientes que suavizam a irritação do ácido.

      Bj

  43. Avatar de Flávio

    Olá Nando,

    Foi sim, indicação da dermato. Minha pele continua a mesma. Sem sinal de descamação ou até mesmo vermelhidão. Estou na 2ª semana de uso, e não vejo nenhum resultado. É normal? Devo utilizar a Isotretinoinna oral? xx

    1. Avatar de Nando Goober

      Mas tirando os “colaterais” vc n viu resultados.. sem bem que co apenas duas semanas não são evidentes. Eu uso ácidos e já não tenho mais descamações, mas a pele fica melhor. Só usaria oral se fosse um caso mais complicado, com muitas espinhas e cicatrizes..

  44. Avatar de Flávio

    Olá Nando,
    Hoje sinto uma piora nas espinhas (em tamanhos maiores e inflamadas), uma leve descamação. Mas nada de inovador. Não tenho muita espinha, porém elas somem e reaparecem no MESMO lugar, por isso que irei solicitar a Isotretinoinna oral pelo menos por um tempo. Não aguento mais esse vai-vem.

    1. Avatar de Nando Goober

      Você usa algum produto anti-inflamatório?? Há versões de ácidos com antibióticos.. po exemplo. Porque eu também não vejo resultados suando apenas ácidos tópico, o que melhora, no meu caso, era usar conjugado com antibióticos tópicos.. já pensou em suar tretinoina/ adapaleno com niacinamida ou clindamicina?? Porque você matando o foco pode reduzir a prevenir.

      1. Avatar de Joseane

        Nando quais produtos poderia usar. Também tenho tido horrendas espinhas gordas duras e doloridas.
        Ficam manchadas e pior é o tamanho delas.
        Esse adapaleno com niacinamida ou clindamicina é assim que falo na hora de comprar? que horas eu uso eles?

        Tenho usado um óleo para limpeza que não sei se não faço corretamente a limpeza com ele, acho que fica gordurosa a pele e ou é problemas meu mesmo hormonal.

        Uso sofina white e o óleo softymo white kose
        não sei se é ele se não está limpando bem não sei mais o que fazer 🙁

        Obrigado

        1. Avatar de Nando Goober

          Então, melhor é você procurar uma dermato para avaliar o seu problema, que como você descreveu, pode ser hormonal. os tratamentos são prescritos e você precisará de receita para obter, por exemplo, um antibiótico. dependendo do caso, pode ser até oral para tratar crises internas. Eu mesmo com todos os cuidados, algumas fatores desconhecidos geram nódulos na pele, ficam parecendo espinhas, mas não crescem só dá um caroço avermelhado. Não aplico nada porque não some assim, só com o tempo pode reduzir.

  45. Avatar de Viviane B.rodrigues

    Boa tarde Nando,

    Nossa,adorei tudo.No momento estou usando Vitacid Plus a noite e Diacneal pela manha,gostaria de saber se posso usar o Redermic em volta dos olhos por cima de algum dos àcidos?
    E é claro que também uso protetor solar Anthelios AC fator 40.

    1. Avatar de Nando Goober

      OI, tudo bem?

      Então, o vitacid e o diacneal você aplica só na face? Pois o redermic pode suar tranquila nos olhos, eu mesmo aplico ácido tretinoina na área dos olhos e o redermic após.

  46. Avatar de Viviane

    Muito obrigado por esclarecer minha dúvida tão rápido!!!
    Então Nando,passo os ácidos em toda face, inclusive envolta doa olhos,a dúvida era mesmo se eu poderia passar o Redermic em cima do ácido,agora já sei que posso,acho que vou ver mais resultados nas linhas de expressao,não são muitas, mas já estou com 35 anos e demorei até demais para começar a me cuidar,acho que to meio neurótica rsrsrsrs,aqui estou aprendendo como me cuidar!!!

    Valeu

    1. Avatar de Virginia W

      Olá Viviane,
      depois que a gente começa a dedicar a prática de cuidar da pele ficamos assim: “meio neurótica” mesmooo.

      E a felicidade é quando começamos a perceber que está dando um bom resultado.

      Comigo foi assim também comecei a me cuidar um pouco tarde
      e como não podemos ter um dermatologista do lado para podermos tirar nossas dúvidas fica difícil.
      E nesse blog com todo esse pessoal atencioso e dedicado tiramos todas as dúvidas.

      Agradeço muito a todos que participam desse Blog.

      Bjos

      1. Avatar de Viviane

        Olá Virginia,

        Que bom saber que não sou só eu que me sinto assim rsrsrs,será que demora muito pra termos resultado?È verdade,este blog é muito legal,estou aprendendo muita coisa e tirando várias dúvidas.

  47. Avatar de Fabi

    Oi tudo bem?

    Comecei a usar acido retinóico e vou fazer peeling para tratar manchas, tenho a pele normal e gostaria de saber qual protetor sofina e limpador voce me indicaria.

    1. Avatar de Nando Goober

      Fabi,

      Sua pele sendo normal pode gostar da textura do Sofina White, que tem um clareador e acabamento leve,s em deixar resíduos gordurosos na pele. Limpadores pode ser um óleo de limpeza como o Shiseido Oil Perfect e depois usar o sabonete que está acostumada a usar.

  48. Avatar de Luciana

    Olá,
    Tudo bem?
    Sempre leio o seu blog e acompanho suas resenhas! É uma leitura muito tranquila e agradável! Parabéns pelo blog!
    Tenho 27 anos, prestes a fazer 28, minha pele é mista e sensível, com um pouco de acne, cravos no nariz e poros dilatados na região da bochecha, mais oleosa no verão e neste começo de outono, particularmente, está extremamente ressecada!
    Uso a barra de limpeza Cold Cream sem sabão da Avene, pela manhã e à noite. De manhã aplico o protetor solar Anthelios AC FPS 40, espero secar e passo o DDM Gel da Clinique (quando passava antes, mesmo esperando 10 minutos, o protetor esfarelava), e nos olhos aplico o Eucerin Aquaporin, pois a pele ao redor dos olhos estava particularmente seca! À noite, lavo e aplico o DDMG Clinique no rosto e na testa passo o Differin 0,3% – somente na testa ele não irritou a minha pele, como ela está muito sensível agora, vou usá-lo no verão, intercalando com um hidratante. E nos olhos utilizo o ROC complete lift. Tudo com indicação ou autorização da minha dermatologista.
    Com a ressecada que senti nessa estação, estou à procura de um hidratante mais poderoso para a noite, pois o DDMG Clinique não está sendo suficiente. Estava pensando em comprar o Total Effects 7 em 1 da Olay, noturno, mas vi que vc falou do serum Regenerist, qual vc aconselharia para a minha idade?
    As únicas linhas de expressão que possuo estão próximas às olheiras, e apareceram agora, com o ressecamento da pele. Já ouvi comentários de que não se deve usar anti aging enquanto a idade não chega de fato, mas não sei se é mito ou verdade!
    E quanto à minha rotina de cuidados? Mudaria algo?
    Sempre tive muito cuidado com a minha pele, pois já passei por uma fase de grandes espinhas no rosto, apesar delas aparecerem em pouca quantidade, eram imensas, e sempre fui contra o Ruacutan, bem como a minha dermatologista, por ser muito agressivo para o organismo! E passei por essas espinhas horrendas sem ele!
    Agradeço desde já a atenção! E me desculpe pelo tamanho do comentário!
    Obrigada

  49. Avatar de Rafael

    cara esse artigo é tão bom, mas tão bom que deve ser impresso e plastificado 😀
    mais do que sobre beleza esse post trata sobre saude!
    parabens!

    1. Avatar de Nando Goober

      Oi Rafel, obrigado!! 🙂

      Tenho u blog onde eu comento de vários produtos:

      http://vanitypills.posterous.com/neutrogena-oil-free-acne-stress-control-3-in

      Abraços.

  50. Avatar de Veridiana

    Oi, gente. Acabei de conhecer este site e li tuuuudo… adorei! Mas continuo com dúvidas a respeito do “meu” cuidado com a pele… Vamos lá: acordo e lavo com Dermotivin. Depois de um tempinho, passo filtro solar Minesol Actif (Roc). À noite, antes de dormir, lavo com Dermotivin de novo e passo Redermic + (La Roche) em todo o rosto e pescoço. A minha dermato não indicou nadinha para a área dos olhos e disse que só iria me dar ácido daqui a 3 meses, depois de eu inserir essa rotina de cremes e filtro solar em minha vida, já que nunca passei nada na pele e já tenho 39! Quero saber se está ok e o que posso acrescentar! ABçs… Veri.

    1. Avatar de Nando Goober

      Veridiana,

      Você está gostando dos resultados? Com acompanhamento de um profissional e mantendo os cuidados como limpeza + proteção solar + hidratação + anti-idade.. terá resultados positivos.. boa sorte.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva