Para a mulher que gosta de se cuidar

Hidratação para Pele no Inverno

Hidratação para Pele no Inverno

Durante o inverno, a umidade baixa do ar e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. Esses fatores fazem com que a pele fique mais seca. Além disso, nesta época, é comum tomarmos banhos mais quentes, que provocam uma remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Tanto a pele do rosto quanto a do corpo estão sujeita ao ressecamento no inverno. O clima frio e seco pode deixá-las com aspecto esbranquiçado, o que indica a desnaturação das proteínas. Para evitar tais sintomas é importante fazer hidratações corporais mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes (que também trazem benefícios a longo prazo).

Dicas para Manter a Pele Saudável no Inverno

  • Beba bastante água: no inverno muitas pessoas diminuem a ingestão de água e a pele sofre com isso. Aproveite também para beber chás: além de ricos em nutrientes, são bem mais agradáveis em dias frios.
  • Cuidado com a temperatura do chuveiro. O ideal é aquecer o banheiro antes do banho e evitar que a água fique quente demais. A pele perde o manto hidrolipídico (responsável por zelar pela umidade que protege a sua pele e o cabelo), e isso causa o ressecamento.
  • Evite se ensaboar demais e utilizar buchas e produtos com ação esfoliante, pois eles contribuem para o ressecamento da pele.
  • Dê preferencia para sabonetes líquidos por possuírem pH mais neutro e próximo da pele.
  • Na hora do banho, aproveite para usar os hidratantes de banho ou os óleos corporais que já ajudam a pele a ficar menos ressecada.

Cuidados com a Pele

Cuidados com o Rosto no Inverno

Hidratação para Pele no Inverno

Em qualquer estação, a pele do rosto é a que mais sofre, pois é a parte que sempre fica exposta pela maior parte do tempo. No inverno, esta pele é mais atingida pelo ar mais seco, pela água quente demais do banho e também pelos raios ultravioletas do sol, que continuam atuando no envelhecimento precoce da pele e interferem nas inflamações.

Um dos principais fatores para manter a pele bonita e saudável é a hidratação. Porém, evite banhos quentes e sabonetes com compostos agressivos, como ácidos, mesmo que você sofra com oleosidade. O uso desses sabonetes mais abrasivos no clima seco pode fazer com que a pele fique ressecada, descamando, coçando e com vermelhidão.

Uma vez com a pele limpa, é muito importante aplicar séruns e/ou cremes de hidratação profunda na pele para que ela fique protegida; além de fazerem a fotoproteção, coisa indispensável em qualquer estação do ano.

Os produtos usados nas peles secas têm que ser enriquecidos, ou seja, suas formulações devem ter uma textura mais voluptuosa, mais rica. Esses produtos formam uma parede de defesa sob a pele para que, mais que hidratar, segurem a perda de água.

Sugestões de Hidratantes Faciais

Água Termal ou Soro Fisiológico

Em caso de ressecamento ou irritabilidade na pele, a indicação é utilizar água termal. Rica em oligoelementos, como magnésio, zinco, silício, selênio e enxofre, ajudam a regularizar o pH e a promover rápida hidratação associada ao efeito calmante. Pode ser utilizada pela manhã e à noite após a higiene da pele, antes do hidratante e do protetor solar matinal.

Uma alternativa, mais barata que a água termal, é o soro fisiológico. Basta você colocar o líquido em um borrifador e aplicá-lo no rosto.

Sugestões de Água Termal

Cuidados com as Mãos no Inverno

Hidratação para Pele no Inverno

As mãos podem ressecar, perder a maciez e ficarem ásperas. Em alguns casos, chegam até a ficarem rachadas.

Na higiene, opte por sabonetes suaves, que não contenham antissépticos fortes ou irritantes e, de preferência, que contenham componentes hidratantes.

Ter um creme para as mãos no trabalho, em casa e na sua bolsa vai garantir que suas mãos estejam sempre hidratadas e protegidas. Abuse deles, principalmente, depois de lavá-las, já que o sabonete elimina a barreira de proteção natural da pele.

Use sempre um bom creme antes de dormir, pois é nessa hora em que o produto ficará mais tempo agindo nas mãos.

Sugestões de Hidratantes para as Mãos

Cuidados com os Lábios no Inverno

Hidratação para Pele no Inverno

Os lábios possuem uma pele mais fina e, no inverno, transpiramos menos. Ou seja, quando a região está ressecada, a pele perde elasticidade e, com a movimentação constante, pode apresentar fissuras, rachaduras e até mesmo soltar pedacinhos.

É preciso hidratar bem os lábios. Evite puxar a pele que eventualmente pode se soltar quando estão rachados, pois essa conduta pode machucar e infeccionar a área; e evitar passar a língua sobre lábios ressecados, já que a saliva contribui para o ressecamento. A melhor hora para fazer o tratamento é na hora de dormir, porém pode hidratar os lábios sempre que sentir necessidade.

Sugestões de Hidratantes Labiais

Cuidados com o Corpo no Inverno

Hidratação para Pele no Inverno

A pele do corpo acaba agredida pelo tempo seco e pela água quente dos banhos. De quebra, tende a ser naturalmente mais seca que a pele do rosto, porque tem menos glândulas sebáceas.

As principais doenças dermatológicas que acometem a pele do corpo são a dermatite atópica e os eczemas. Por ser uma pele menos fina que a pele do rosto, ela pode ser tratada apenas com uma hidratação intensiva com produtos formulados especificamente para o corpo e adequados para seu tipo de pele.

É muito comum nos esquecermos de estabelecer uma rotina de cuidados com o corpo em relação à hidratação, mas isso é tão importante quanto cuidar da face. Apesar de estar menos exposto aos danos externos que o rosto, o corpo fica em constante contato com tecidos sintéticos, coisa que também contribui para a desidratação. Aplique uma camada generosa de creme hidratante logo após o banho.

Sugestões de Hidratantes Corporais

Se você quiser saber mais sobre procedimentos que possam ajudar na hidratação da pele e na recuperação de algum dano causado, procure seu dermatologista de confiança para que ele lhe recomende tratamentos e produtos específicos e acompanhe seu caso.

6 comentários para “Hidratação para Pele no Inverno”

  1. Avatar de Daniella

    🙂 Muito bom! ótimas dicas.

  2. Avatar de Lea

    Dicas maravilhosas, valeu mesmo

  3. Avatar de Glaucia Nogueira

    Tem que hidratar as mãos e os lábios o tempo todo… tudo seco, amei as dicas. Uso óleo de coco nas pernas

  4. Avatar de Luisa Melo

    Tem que cuidar da pele senão resseca mesmo, não gosto de tempo seco, e obrigada pelas dicas.

    1. Avatar de Graciele Sousa Dos Reis

      Amei as dicas😍👏👏

  5. Avatar de Silene

    Gostei muitooooooo das dicas. Precisamos mesmo redobrar o cuidado com a pele no inverno.
    Namastê!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva