Para a mulher que gosta de se cuidar

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Conhecida por seu aroma único, a hortelã é uma das ervas mais usadas na culinária, acrescentando um toque de frescor único aos pratos. Sua característica verde e vibrante traz tabém um toque exótico bem interessante. A hortelã é amplamente utilizada em diversos produtos, como: goma de mascar, anti-séptico bucal, creme dental e cosméticos. Várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces, molhos e muitos, muitos outros pratos usam a hortelã pelo seu aroma. Mais importante, porém, são as várias propriedades medicinais da hortelã, como as maravilhas que faz pelo sistema digestivo.

Propriedades da Hortelã

A hortelã, em sua composição, é rica em ferro, cálcio, magnésio, potássio, sódio e nas vitaminas do complexo B e C. Sem mencionar que esta erva é antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e cabelo.

O mentol, substância também presente na hortelã, é conhecido no combate a bactérias e como calmante para dores musculares, além de ótimo anestésico.

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica, afrodisíaca e analgésica, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. Ela também tem ação anti-parasitária, sendo útil para combater amebas e giárdia

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Benefícios da Hortelã

  • Auxilia no tratamento de gripes e resfriados, pois contém ácido ascórbico, mentol e tinol em sua composição, tendo uma ação expectorante e descongestionante.
  • Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias
  • Alívio de dores musculares
  • Ajuda na digestão
  • Auxilia no tratamento de diarreias, cólicas e dores estomacais
  • Melhora o hálito
  • Diminui sintomas de estresse, ansiedade e agitação por ter efeitos tranquilizantes.
  • Combate dores de garganta
  • Alivia alterações digestivas, pois esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos.
  • Combate a dor de cabeça, por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação
  • Limpa o sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e útil para eliminar resíduos corporais.
  • Bom para a saúde bucal. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas.
  • A folhas de hortelã podem aliviar dores musculares, dores de cabeça e até mesmo dores de estômago.

Quais as formas de usar a hortelã?

A hortelã in natura pode ser usada na culinária em temperos, além de ficar excelente para dar um toque especial no suco verde. Pode ser usada como tratamento na pele, na forma de chá, ou sob a forma de óleo essencial na aromaterapia.

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Hortelã para a Pele

A hortelã possui propriedades anti-inflamatórias e é anti-pruriginosas — pode ser aplicada diretamente sobre áreas para aliviar coceiras. Pode também ser usada como purificadora para remover a pele morta, podendo ajudar a trazer brilho para a pele.

A hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. A hortelã pode também ser aplicada como tratamento para acne, devido ao seu efeito calmante e refrescante na pele.

Para tratar a pele com hortelã, a melhor forma é usar o óleo essencial de hortelã. Adicione uma gota na preparação da máscara de argila verde, no seu hidratante e tônico facial.

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Hortelã para os Cabelos

O óleo de hortelã-pimenta tem uma variedade de propriedades que o tornam uma excelente opção para ajudar no crescimento dos cabelos.

O óleo essencial de Hortelã-Pimenta tem propriedades estimulantes. Ele penetra através da superfície do couro cabeludo e estimula os folículos do cabelo. Ele promove uma circulação sanguínea e o crescimento do cabelo. Proporciona raízes de cabelo mais forte, fornecendo uma nutrição adequada. Também ajuda na caspa e acalma o couro cabeludo.

Para tratar os cabelos com hortelã, a melhor forma é usar o óleo essencial de hortelã. Prepare um shampoo de hortelã e use o óleo vegetal com o óleo essencial para fazer massagens no couro cabeludo. Separe uma colher de óleo vegetal (jojoba, coco, amêndoas) e adicione 3 gotas de óleo essencial de hortelã. Misture e passe no couro cabeludo, massageie, aguarde 10 minutos e em seguida lave os cabelos normalmente.

Chá de Hortelã

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Dentre os chás medicinais, o chá de hortelã é um dos mais nutritivos. Com seu aroma e sabor muito agradáveis, não perde as propriedades medicinais da folha ao ser preparado em infusão. O chá de hortelã-pimenta, além de ser extremamente saudável e seguro, é totalmente isento de cafeína (o que é ótimo para pessoas hipersensíveis). Além disso, fica uma delícia tanto quente quanto frio.

Como Preparar o Chá de Hortelã

Ferva 500 ml de água e coloque folhas de hortelã. Deixe em efusão por 5 minutos, coe e beba. Tome até 2 xícaras de chá de hortelã por dia.

Óleo Essencial de Hortelã

Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde

Dentre os vários óleos essenciais, destaca-se também o óleo essencia de hortelã-pimenta. Ele é extraído de toda a planta acima do solo, pouco antes da floração, por meio de destilação a vapor a partir da planta fresca ou parcialmente seca.

Benefícios do Óleo Essencial de Hortelã

  • Propriedades medicinais: analgesia muscular, problemas respiratórios, dores musculares, dores de cabeça, queimadura solar, estimulante da circulação local, expectorante, vasoconstritor periferico,
  • Indicações cosméticas: acne, celulite, varizes, manchas de pele (manchas de sol ou foliculite), crescimento capilar, antisséptico para o couro cabeludo. O óleo essencial de hortelã tem a capacidade de bloquear e deteriorar androgênios e consegue neutralizar o DHT no couro cabeludo, melhorando assim problemas com calvície.
  • Aromaterapia emocional: fadiga mental, depressão, medo e falta de atenção.

E você, gosta de hortelã? Qual a maneira que mais gosta de usar??

46 comentários para “Hortelã: Erva Poderosa para a Saúde”

  1. Avatar de Camila

    Adoro hortelã, sempre faço chá e meu suco preferido é de abacaxi com hortelã. Comprei também o óleo de hortelã e uso na receita do enxaguante bucal, é uma delicia.

  2. Avatar de Patrícia

    Adoro hortelã, muito bom saber que é tão benefica.

  3. Avatar de Neide Maria

    Bom dia! Nossa tenho plantado aqui e não sabia dos benefícios de hortelã. Planta maravilhosa! Vou até fazer chá pra eu tomar hoje rs..Agradeço…beijos!

    1. Avatar de Elisangela Maciel De Menezes

      Adoro chá de hortelã e gosto muito de fazer o suco de abacaxi com hortelã é uma delícia!

  4. Avatar de Tania Cristina

    Adoro hortelã!! quantos benefícios!!! No suco e na comida é bom demais!!

  5. Avatar de Vanessa

    Eu tenho hortelã em casa, é um privilégio, adoro, coloco em tudo.

    1. Avatar de Valdinéa Barroso Moore

      Eu tenho hortelã e manjericão em casa,plantados em vasos e jardineiras.Uso sempre. Valdinéa.

  6. Avatar de Glaucia Nogueira

    Excelente matéria sobre hortela, irei consumir mais.

  7. Avatar de Renatinha

    Adoro hortela, coloco no suco verde, fica uma delicia.

  8. Avatar de Vivi

    Adoro hortelã! Costumo colocar um galhinho dentro da minha garrafinha com água a noite e deixar na geladeira pra tomar no dia seguinte. A água gelada fica com o gostinho refrescante do hortelã.

    1. Avatar de Heloisa

      Que ideia legal! Vou testar.

      1. Avatar de Alzira

        Obrigada,adorei a partilha, vou experimentar

  9. Avatar de Dilvane Inês

    Aqui em casa toda a família toma chá de hortelã com gengibre à noite depois do jantar. É uma delícia!

  10. Avatar de Nilcéa

    Adoro hortelã na salada de tomate fica uma delícia e uso também no suco de abacaxi bom demais… 😉 😉 😉

    1. Avatar de Palmira

      A direita as dicas de como usar hortelã ,mas ainda não esperem entrei o chá

    2. Avatar de Sônia Cardoso

      Boa noite! Amei saber inclusive as vezes que compro hortelã falo que é uma TERAPIA e olhe que não deixa de ser!! Arranco folha por folha antes de colocar no tempero! Surpresa com tudo isso agradeço usá-lo mais!MARAVILHA! 👏👏👍💝

  11. Avatar de Abegail

    Adorei, vou plantar já que gosto muito

  12. Avatar de Heloisa

    Sou fã de hortelã, faço chá sempre e tb coloco no suco verde, adorei a dica do óleo essencial de hortelã, vou comprar e usar no couro cabeludo.

  13. Avatar de Jael

    Gosto muito de hortelã…..principalmente em saladas…..e como já estamos querendo fazer uma hortinha aqui em casa,com certeza a hortelã vai ser incluida.

  14. Avatar de Karina Leite

    Muito bom e completo esse artigo sobre hortela, tenho em casa, vou aproveitar mais.

  15. Avatar de Ivone

    Gostei de saber das propriedades dessa plantinha maravilhosa minha filha de 07 anos adora colocar algumas folhinhas num copo pegar um soquete amassar as folhas com um pouco de açucar adicionar água . coar e depois tomar o chazinho como ela diz rsrs . E fica uma delícia , se espremer meio limão galego junto então nota dez .Parabéns para todos vcs excelente! Amo essas ESSAS DICAS .

  16. Avatar de Luisa Melo

    Sou fã de hortela, coloco no suco de frutas, dá um toque especial, faço chá tb, mas não é sempre que encontro nos supermercados.

  17. Avatar de Maria Aparecida Nogueira

    Sempre gostei muito de Hortelã, tenho em casa, adoro tomar o chá a noite
    porém desconhecia os vários benefícios citados.
    Excelente texto
    obrigada

  18. Avatar de Arlindo Lelis

    queres ter boa resistência?procure usar produtos sem código de barras.

  19. Avatar de Ursula

    Adorei a reportagem sobre hortelã.

  20. Avatar de Eris

    Gosto muito deste site, quero saber os beneficios da aloe ( babosa)

  21. Avatar de Josy

    🙂 Amo hortelã,nas carnes,arroz fica bem delicioso ? o chá ? é maravilhoso.aliviar as dores de cabeça.?

  22. Avatar de Valdice Obrigada Não Sabia Sobre O Magnésio.

    muito boa reportagem sobre o hortelã OK.

  23. Avatar de Arlete

    ADOREI NÃO SABIA QUE O HORTELÃ,ERA BOM PARA VÁRIAS FUNÇÕES,IREI FAZER USO,OBRIGADA. 😆

  24. Avatar de Vera Regina Dos Reis Silva Pereira

    😀 gostaria de saber se posso congelar o hortelã

  25. Avatar de Vera Regina Dos Reis Silva Pereira

    😆 😀 gostaria de saber se posso congelar o hortelã

  26. Avatar de Maria Aparecida

    Bom dia , amei a matéria não sabia de tanto benefícios .Obrigado muito bom.

  27. Avatar de Ivanilda

    Adorei saber q a hortelã tem bastante benefício. Vou usar mais geralmente eu arranco e jogo fora pq tem muito.obrigado vou aproveitar melhor está planta

  28. Avatar de Lorena Chagas

    Olá! Há diferença entre hortelã e hortelã pimenta? Tenho aqui o óleo essencial de hortelã pimenta e acho ele bem forte! Chega a arder. Como posso usá-lo?

  29. Avatar de Valdinéa Barroso Moore

    Tenho hortelã e manjericão plantados em vasos e jardineiras.Uso sempre.

  30. Avatar de Juliana Oliveira Magalhães

    Gente, é tanta coisa boa pra gente consumir, são tantas opções de chás e de sucos verdes a base de ervas e de verduras que me sinto perdida no que consumir (risadas) muito bom! Bate palmas pessoal 👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  31. Avatar de Fátima Prudêncio

    Tenho uma horta em casa e a hortelã está muito bonita. Amo hortelã e sempre vou na horta pra mexer nela pra sentir o aroma e muito bom o frescor que ela exala.

  32. Avatar de Juliana

    Comecei a poucos dias a tomar cha de hortelã, porque soube que é bom contra hisurtismo. E estou feliz por saber que tem muitos outros benefícios. Obrigado pelas informações.

  33. Avatar de Maria Jose Sanches

    Otimas informacoes. Vou passar a incluir a hortela na minha lista de chas.Obrigada.

    Maria Jose Sanches

  34. Avatar de André

    Amo hortelã, e não sabia que seu óleo essencial tinha propriedades cosméticas para tratamento de varizes! Este texto é um complemento pra quem sofre com essa complicação. Espero que ajude https://www.drentrega.com.br/bem-estar/dores-e-sintomas/tenha-total-conhecimento-sobre-as-varizes

  35. Avatar de D'arc

    Posso usar o óleo essencial de hortelã puro no couro cabeludo para ivitar queda.e quantas vezes por semana.posso uzar.

  36. Avatar de Jacqueline

    Também é ótimo para cólicas menstruais. Tintura de hortelã.

  37. Avatar de Lucia Zelli

    Adorei saber sobre os efeitos da hortelã na calvície, já sabia deste fato e comprovei aqui.

  38. Avatar de Luiz

    Obrigado pelas informações, com elas pude novamente gostar e interessar pela erva, numa ocasião ela me dava um pouco de dor de cabeça.

  39. Avatar de Nina Rosa

    Eu amo chá 🍵 de hortelã e também a uso para carnes. Refrescante, aromática e deliciosa sempre vai bem.

  40. Avatar de Vanda

    Gostaria de saber como se faz o suco de hortelã

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva