Para a mulher que gosta de se cuidar

Infecção Urinária

Infecção Urinária

A infecção urinária (também chamada de cistite) é a presença de bactérias, fungos, vírus ou microorganismos em qualquer parte do trato urinário. Quando não tratada adequadamente, pode causar complicações — levando à infecção dos rins e infecção das vias urinárias superiores (pielonefrite).

A infecção ocorre quando os microorganismos se multiplicam ao redor da uretra e conseguem se infiltrar no canal da urina até chegar à bexiga, provocando a infecção. Na maioria dos casos a causa principal é provocada por uma bactéria que integra a flora intestinal (Escherichia coli).

A infecção ocorre principalmente em mulheres de todas as idades e sexualmente ativas.

Sintomas da Infecção Urinária

  • Dor e ardência ao urinar
  • Micções urinárias muito frequentes e de pequeno volume
  • Urina com mau cheiro, cor opaca e filamentos de muco
  • Dor na uretra e pélvis
  • Presença de sangue na urina
  • Febres, calafrios e náuseas em alguns casos
Infecção Urinária

Causas da Doença

  • A principal causa é a bactéria Escherichia coli presente na flora intestinal. Como a vagina fica muito próxima ao ânus; e a uretra, que conduz a urina para fora da bexiga, é mais curta que a dos homens. Ou seja, tudo facilita para que as bactérias que contaminam a região anal atinjam a bexiga e os órgãos mais internos se não forem rapidamente eliminadas.

Há também outros fatores que podem facilitar a infecção:

  • Corpos estranhos: sondas e cálculos (pedras nos rins)
  • Introdução de objetos na uretra
  • Doenças sexualmente transmissíveis e infecções ginecológicas
  • Baixa imunidade
  • Ingerir pouco líquido e ficar muito tempo sem urinar
  • Falta de higiene
  • Hereditariedade
Infecção Urinária

Prevenção da Infecção Urinária

Existem alguns cuidados que podem prevenir a infecção:

  • Cuidados com a higiene pessoal
  • Evitar transportar as bactérias da região anal para a uretra
  • Lavar as mãos antes e após de utilizar o banheiro
  • Na higiene íntima as mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direção da frente para trás
  • Ingerir bastante água, pelo menos de 2 litros por dia e não reter a urina.
  • Durante o período menstrual os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias. Evite absorvente interno.
  • Após o ato sexual, é recomendado que a mulher esvazie a bexiga o quanto antes para evitar proliferação de bactérias
  • Dê uma atenção especial à sua imunidade, é importante melhorar as defesas do organismo.

Por que algumas mulheres têm o problema com mais frequência?

O fato é que existe uma predisposição familiar às infecções urinárias. Portanto, se na sua família existem mulheres que sofrem do problema, reforce os cuidados com a higiene da região íntima e com as relações sexuais.

Então basicamente essa infecção repetitiva de desenvolve por fatores hereditários e imunológicos. A atenção com a higiene é essencial, mas a infecção pode aparecer mesmo em casos de extremo cuidado com a higiene. Quem tem o problema com frequência deve ficar atenta aos cuidados que podem prevenir a doença.

Tratamento da Infecção Urinária

Infecção Urinária

O tratamento deve ser indicado pelo médico após confirmação diagnóstica. Geralmente é feito com antibióticos, uma vez que se trata de uma infecção bacteriana. No caso das cistites, o tratamento é de curta duração, de um a três dias. Se a infecção for mais complicada, pode durar duas semanas ou mais e até envolver internação hospitalar para tratamento endovenoso.

Os tratamentos naturais complementam esses cuidados. A cranberry ajuda muito na prevenção da infecção urinária, com sua ação já comprovada cientificamente. Ela impede a adesão da bactéria no sistema urinário. A fruta pode ser consumida ao natural, em suco ou em mini cápsulas, que são super comuns nos EUA, Canadá e Europa e agora chegaram ao Brasil. Cada comprimidinho é feito de cranberries moídas e desidratadas e tem uma alta concentração das substâncias que atuam contra as infecções urinárias.

A crescente prevalência destas infecções é causada por bactérias resistentes pelo uso excessivo de antibióticos. As propriedades da cranberry auxiliam o próprio organismo a combater as infecções mais leves e são coadjuvantes nas mais graves.

Outro elemento natural muito usado na prevenção da infecção urinária é o probiótico, presente no kefir, ou no iogurte, por exemplo. A ideia é que, por melhorar a flora intestinal e diminuir as colônias de bactérias da região, ele dificulte a infecção no trato urinário.

168 comentários para “Infecção Urinária”

  1. Avatar de Janaina

    olá! adorei as informações, sempre tenho crises de infecção urinária e o médico disse que estou com a imunidade baixa, mas já faz uns 3 anos seguidos que ando tendo…e minha saude está boa, e tb tomo cuidado com a higiene, deve ser hereditário mesmo….

    gostei muito, abraços

  2. Avatar de Carina

    Olá..

    Estou muito feliz de ver essa matéria, pois pedi para a Celisa colocar.. Muito obrigada Celisa!! Também tenho infecções urinárias, no momento estou enfrentando o problema, pois estou esperando a resultado de uma urucultura que meu ginecologista passou para descobrir qual é o tipo de bactéria que esta me afetando pra depois me passar um antibiótico, mas espero me ver livre logo dessa infecção, pois é muito chato. Um abraço a todas!!

  3. Avatar de Carina

    Oi Janaina, tudo bem?
    Nossa já fazem três anos que você tem? Eu tive 3 em apenas 6 meses, estou super preocupada de não conseguir me curar, pois tem tem que tem umas 10 vezes por ano. Mas o estranho que na minha familia não tem ninguém com esse problema, minha mãe nunca teve, minhas irmãs nem se fala… por isso que estou meia assustada, sou super higiênica..não sei o que está acontecendo..

    1. Avatar de Janaina

      Pois é, começou a uns 3 anos atrás, estou tendo de 3 a 4 vezes no ano. Quero encontrar um bom urologista para resolver esse problema, esse é o problema é a gente não saber o que está causando…

  4. Avatar de Fernanda

    Tive pielonefrite uma vez e foi horrível. Sem apresentar sintomas de cistite antes…
    Os médicos demoraram para diagnosticar pois eu não tinha dor para urinar, apenas dor lombar e febre. Nos primeiros dias de tratamento sofri muito, a febre chegou a 42 graus e a dor no rim passou para a parte da frente também. Eu deveria ter sido hospitalizada, mas fui atendida por médicos muito fracos.
    Não sei se vocês lembram, mas uma modelo faleceu de uma complicação da pielonefrite, por ter sido feito o diagnóstico tardio, pela falta de alguns sintomas, exatamente que nem eu.
    Por isso se cuidem e fiquem atentas a esses sintomas.
    Cistite eu tenho mais seguido, principalmente no verão e noto um cheiro forte na urina e um leve incomodo após urinar… Tenho todos os cuidados, mas as vezes é inevitável.

    1. Avatar de Lady

      Olá Fernanda,
      Há 2anos atrás tive os mesmos sintomas que você… Febre alta, dor lombar, dor abdominal, calafrios e dor em todo corpo e nenhum sinal que pudesse ser uma infecção urinária. Achei, na época que pudesse ser uma gripe forte ou até dengue menos ITU. Fui ao Hospital para passar com o clínico e lá realizei exames de sangue e urina. Aguardei o resultado dos exames e lá pemaneci por 05 dias de internação. Estava com uma infecção muito forte. Fui medicada com CIPRO um antibiótico para infecções do trato urinário durante 05 dias na veia. Te confesso que fiquei com muito medo! Após esse periodo comecei a frequentar o uroligista pelo menos uma vez ao ano para controle.

      abraços

  5. Avatar de Vivian

    Nossa gostei muito de uma informação que agora vou seguir a risca, fazer xixi depois das relações, nunca fiz isso e outra coisa, como trabalho em loja, vou pouquíssimo no banheiro, esse ano já tive 2 vezes, vou tomar mais cuidado…

    Celisa, muito boa sua matéria!

  6. Avatar de Carina

    Então meninas…
    A primeira vez que eu tive foi horrivel, eu urinava sangue e doia muito, passei no clinico geral, ai ele pediu um exame de urina tipo um e foi constatado que eu estava com uma infecção, ai ele me passou um antibiotico chamado Norfloxino, eu tomei ele direitinho, eu tive melhoras, porém depois de quinze voltou outra vez, agora já ta indo pra terceira…to meia preocupada..

    1. Avatar de Yara

      também já tomei esse antibiótico e não resolveu… acho que nós estávamos com a mesma bactéria.

  7. Avatar de Bya

    A ultima vez que tive foi muito desagradável pois o médico não desconfiava que era cistite e fiquei sofrendo a toa.
    Gente o importante é fazer o exame certo para usar o antibiótico correto, pois quando o antibiótico não é bom e as bactérias não morrem e continuam por ali, qualquer descuido elas atacam novamente e dá uma nova infecção, façam aquele exame de cultura para descobrir a bactéria e tomar o antibiótico correto!!!
    boa sorte a todas.

  8. Avatar de Carina

    Agora estou esperando o resultado de uma urucultura que meu Ginecologista pediu, para saber que tipo de bacteria eu estou, para assim poder passa um antibiotico que possa agir na bactéria.. tomara que após tudo isso eu possa me recuperar, também tenho que beber muita agua pois me ajuda muio, se eu ficar sem beber muita agua eu já começo sentir dor na hora de urinar..

  9. Avatar de Wanessa

    gente pode ser meio desagradável o que vou falar aqui, mas fica um alerta! na hora da relação certifiquem-se de que o pênis do parceiro esteja limpo, quando o pênis fica sujinho há chances de pegar não só infecção urinária como outras doenças ginecológicas, higiene é fundamental… portanto só depois do banho.

    Depois que descobri que minhas infecções eram disso, tudo mudou… e tudo melhorou tb… 🙂

  10. Avatar de Nádia

    pelo que sei a maior causa da cistite é tomar pouca água e ficar segurando xixi.

  11. Avatar de Carina

    Pois é Vanessa tem que ter cuidado mesmo, depois que tive a primeira infecção urinária, ninguém me falou nada, mas mesmo assim eu comecei tomar cuidado pra tudo.. sem tomar banho nem pensar, minhas peças intimas eu só lavo com sabão de coco, e comecei usar diariamente sabonete especifico para as partes intimas, sempre urino depois da relação, tomo banho antes e depois, bebo muita agua, tomo o maior cuidado quando estou naqueles dias, me limpo com o maior cuidado, pois depois de uma experiência dessa, todo o cuidado é pouco..

  12. Avatar de Carina

    Oi Yara..

    O médico que me passou esse antibiotico ele pediu um exame de urina comum, aqueles que não diz o tipo de bactéria que você tem, apenas constata que você tem a bactéria, então por isso que o remédio não resolveu, pois por certo não matou a bactéria que eu tenho, o melhor remédio é faze uma urucultura e aguardar o resultado pra saber qual é o tipo de bactéria pra depois passar o antibiotico que seja mais indicado.

  13. Avatar de Samanta

    acabo de sair de uma infecção, mas não si o que causou, muito menos o médico, tomei remédio e já estou melhor.

  14. Avatar de Daiane

    Vocês podem comprar em uma farmacia tirinhas que possibilitam fazer um teste que permite, em caso de cistite, confirmar a presena de bacterias e globulos brancos na urina. Se o resultado do teste der positivo, a pessoa dever consultar um medico que certamente prescrever o uso de antibioticos.

  15. Avatar de Carina

    Oi Daiane..

    Não sabia dessas tirinhas, nem sequer já ouvi falar.. Mas qual é o nome dessas tirinhas, você já faz uso delas? Abraços!

  16. Avatar de Carina

    Oi Samanta..

    O médico podia ter pedido um exame mais detalhado pra ver se você estava com algum tipo de bactéria, pois quando eu tive infecção urinária a primeira vez o médico também não soube informar o tipo de bactéria, só me passou antibiotico, depois de 15 dias a infecção voltou…

  17. Avatar de Ana Maria

    oi meninas, adorei o artigo, vou seguir algumas dicas, gostei muito das informações.

  18. Avatar de Angela Cris

    oi adorei as informações, sempre tenho esse probleminha também, mas meu caso acho que é hereditário pois minhas irmãs sempre tem tb, até já sei o antibiótico que tenho que tomar

  19. Avatar de Simone

    Tenho esse problema há muito tempo,tomo todos os cuidados necessários,mas não escapo de pelo menos uma vez por ano ter cistite,o que melhorou um pouco foi tomar muito líquido e fazer sauna uma 3 vezes por semana.

  20. Avatar de Celia

    Oi gurias adorei o tema! tive umas duas vezes só esse ano, espero não pegar outra de novo, agora que sei dos cuidados, vou me cuidar mais.

  21. Avatar de Karine

    Adorei a matéria, porque é um problema que atinge várias mulheres, é bom da algumas dicas de higiene pessoal, uma dica também é usar sabonete intimo preferência líquido , e na menstruação é importante trocar várias vezes . Quando poder falar de problemas assim é bom, informações a mais sempre são bem vindas .

    Adorei, um beijo !

  22. Avatar de Márcia Lavareda

    Só quem já teve sabe como é, tive uma crise que eu nem podia sair na rua, de tanta dor…, hoje tomo o maior cuidado, e alerto minhas filhas, para que não sofram do mesmo mal.
    Parabéns, essa matéria ta Demais…

  23. Avatar de Maria

    Quero parabenizar a dona do site, essas informações são valiosas para nós mulheres, conheci esse site hoje e já aprendi muito aqui!
    Adorei a matéria!

  24. Avatar de Léa

    Oi Maria a dona do site é a Celisa, ela é maravilhosa mesmo, já me ajudou tanto, eu estava com um problema terrível com queda de cabelo e ela me tirou do fundo do poço… e com esse artigo tb aprendi muito.
    Ce, suas dicas são valiosas, que Deus te ilimune sempre minha querida!!! beijão

  25. Avatar de Angela

    Olá Celisa

    Parabéns pela maravilhosa matéria de suma importância para nós mulheres 🙂

  26. Avatar de Suzete De Souza Ferreira De Lima

    oi..adorei estas informaçoes sobre infecçao urinaria, mas tambem gostaria de saber como tirar manchas do rosto, ja tem 9 anos ,foi na gravidez ,por favor me ajudem..obrigada….

  27. Avatar de Angela Damasceno

    Essa matéria caiu do ceu.
    Estou tendo infeccão urinária pelomenos 3 vezes por més.
    Estou com a bactéria Escherichia coli .
    Ja fiz de tdo! mais não sei mais o que fazer.
    Valeu pelas dicas amiguinhas!!

  28. Avatar de Carolina Sousa Dos Santos

    SOU CUIDADORA DE IDOSO HA 10 ANOS, ENTAO MEUS PACIENTES TEM MUITA INFECÇAO URINARIA, A MAIORIA DOS IDOSOS VAO A OBITO POR CAUSA DISSO. MUITO IMPORTANTE PARA EVITAR A INFECÇAO URINARIA É O CUIDADO COM A HIGIENE BUCAL, PRINCIPALMENTE NOS IDOSOS QUE USAM PROTESE DENTARIA, O RESIDUO DE ALIMENTOS É UM GRANDE CAUSADOR DESSAS INFECÇOES. TB CONVERSANDO COM MUITOS MEDICOS ELES SAO CATEGORICOS QTO AO USO DO SUCO DE Cramberry, JA EXISTE A VENDO NOS SUPERMERCADOS, ESSE SUCO CONGELADO. BJS A TODOS E SE CUIDEM

  29. Avatar de Janaína

    Atenção, fãs do Beleza e Saúde:

    Ao receber orientação médica para tomar determinado medicamento, siga RIGOROSAMENTE as recomendações.
    As bactérias são mutantes e, se o paciente não toma o medicamento conforme orientação – que é para acabar com a infecção, a bactéria acaba usando o remédio como “vitamina” e torna-se cada vez mais forte.
    Resultado: a infecção não sara e os remédios terão que ser mais fortes a cada dia, o que acaba causando mais efeitos colaterais: debilita ainda mais o sistema imunológico, agride o estômago, os rins, o fígado, o bolso, etc.
    Até que não resolva mais tomar remédio algum. Ai, a coisa complica.
    Por favor, sigam o tratamento rigorosamente conforme a orientação do médico ou farmacêutico.
    Saúde, sempre!!!!!

  30. Avatar de Neusa

    OI CELINA ADOREI ESTA MATERIA POR INCRIVEL QUE PAREÇA EU COMENTEI COM AMINHA NORA QUE A MINHA GINECOLOGISTA ME HAVIA INDICADO A CONSUMIR ESSA FRUTA EU NAO SABIA O NOME.EU TERIA QUE COMPRAR ATRAVES DA MESMA MAS ERA REALMENTE MUITO CARO .EU JA TIVE PIELONEFLITE FIQUEI INTERNADA VARIOS DIAS …QUE DEUS A ABENÇOE BEIJOS NEUSA…

  31. Avatar de Carina

    Vitamina de Cramberry… eu já tinha lido alguma coisa na internet a respeito desse suco..Vou me informar melhor a respeito.. Estou adorando essa matéria, é muito bom trocar experiências com pessoas que passaram pela mesma coisa que já passamos.. Um beijo enorme para todas!!

  32. Avatar de Neide

    Excelente matéria,muito obrigadaaaaaaaaaaaa

  33. Avatar de Veridiana

    olha eu esta tendo infecções seguidamente, minha médica receitou a vitamina Cramberry e estou tomando a mais de um mes e não tive mais nada, acho que é boa mesmo…

  34. Avatar de Fer Francischinelli

    Ola meninas.
    Minha mãe tem cistite e no mínimo uma vez ao ano ela sofre com essas infecções. Os médicos já chegaram até a achar que era pedra no rim.
    Eu já tive uma vez e realmente existe uma pré-disposição hereditaria da doença.
    Tento tomar todos os cuidados possíveis, mas as vezes a gente acaba esquecendo né? Realmente se cuidem, vejo as crises que minha mãe tem e é horrível, coisa de não conseguir nem levantar para ir ao banheiro e só chorar de tanta dor.

    Bjos

  35. Avatar de Rêmorais

    Pois é meninas eu vivo uma situação há 3 anos e 3 meses por conta de uma infecção urinaria não medicada corretamente.
    Não gosto de expor mas achei a matéria oportuna e poderá servir como experiencia a outras mulheres
    Tive uma infecção urinária entre o 5 e 6 mes de gravidez
    O meu ginecologista que acompanhava meu pre-natal indicou creme vaginal, tratei mas fui apresentando sintomas como dores frequentes e febre alta
    Ao invés de um Antibiotico mais potente e indicado ele indicou somente o Creme Vaginal
    Resumindo
    Entrei em trabalho de parto.Tenho um bebe que nasceu de 24 semanas, 790 grs
    Não chegou a 6 meses de gestação.
    Esta numa UTI tem tres anos desde que nasceu (14/03/07)
    Varias complicações ao nascer por conta de nascer infectado (minha infecção urinaria)
    Na primeira semana de vida Hemorragia Cerebral Grau / Hemorragia Pulmonar e e várias paradas cardiacas seguidamente Hidrocefalia/Meningite e Ventriculite
    Em menos de 1 ano de vida e sempre com baixo peso e imunidade 20 cirurgias na cabeçinha, 2 neuroendoscopias 1 DVP (valvula)
    Traqueostomizado/Gastromizado/Perda da Visão(muito tempo entubado e Retinopatia da Prematuridade), Broncodisplásico/ faz uso continuo de O2 e hj tem microcefalia
    Várias infecções, pneumonias e bronquiolites.
    Nao vai andar, falar, comer pela boca
    Ele é lindo é o mascote na UTI.. sorri muito…exemplo de luta e perseverança a todos que por ali passam..
    Mantenho com muita luta com liminares em uma UTI Convenio UNIMED para dar qualidade de vida e atendimento digno.Meu filho é um vencedor.
    Somente ilustrando pois infeção urinária é uma coisa comum na gravidez ou não..
    Mas muito grave!!
    Obrigada pela atenção e que materia maravilhosa e oportuna
    Parabens
    Rê Morais

  36. Avatar de Patrícia Silva Carneiro

    Olá meninas!!!!
    Tive infecção urinária 2 vezes, a primeira já tinha 31 anos e a segunda vez esse ano com 33 anos, realmente é horrível, mas há coisas que pelo menos no meu organismo desencadeiam a infecção:
    tomar refrigerante constantemente e suco que contenha conservante (esses em caixinhas e latinha), por incrível que pareça nessas duas situações é que acabei ficando com infecção urinária.

  37. Avatar de Valdinete Martins De Carvalho

    Oi Celina!!!
    Adorei essa matéria sobre Infecção Urinária.Me esclareceu várias coisas, pois nunca tive isso, Graças a Deus.Sempre me preocupei com minha saúde e com a higiene tanto minha quanto do meu parceiro.
    Mas essas informações que foram passadas, nos ajudaram com certeza a prestar mais atenção no que acontece com o nosso corpo.
    Pois de uma coisa eu sei;”Organismo de Mulher é muito complicado”.
    Mais uma vez muitíssimo Obrigada.
    Sempre leio suas matérias.
    Abraços a todas!!!!

  38. Avatar de Pate

    Oi Celisa! Também sofro há 5 anos com cistites de repetição, mas sempre tenho sintomas……. Elas aparecem geralmente após as relações sexuais, o meu médico explicou que o atrito gera micro lesões na abertura da uretra e favorece a subida de bactérias da flora e infecção, por isso é importante urinar após, para “lavar” as bactérias que estão se proliferando na entrada da uretra. Ele sugeriu 1 cápsula de Macrodantina antes das relações sexuais (mas é dificil prever o futuro……). Esse medicamento é um antibiótico simples, barato e age como se fosse um protetor contra E. coli, a principal bacteria das cistites. A minha mãe tb tem cistites de repetição e inclusive apresenta insuficiência em um dos rins por uma cistite que ela teve há 30 anos………… Beijos

  39. Avatar de Miriam

    É isso mesmo meninas !!!! Cistite é coisa séria !!!
    tive cistite e tratei com antibiotico comum e nem tomei direito ….resultado infecção foi para os rins e sofri muiiiiitoooo!!!!!
    Muitas cólicas , dores fortíssimas , nauseas e vomitos , frebre…
    depois de tanto sofrimento qdo o resultado do exame chegou o medico pode tratar com o antibiotico correto e deu fim à esse mal terrível.
    O segredo é cuidar-se para não ter e caso aconteça tratar corretamente para não ter de passar por experiencias tão ruins !!!! Beijo à todas .

  40. Avatar de Melissa

    Olá meninas… sou Farmacêutica e já sofri algumas vezes também com cistite. A forma que eu encontrei para diminuir a frequência com que elas aparecem é sempre urinar após ter relações sexuais e também lavar com água e sabão. Existe um medicamento chamado UROVAXON é um medicamento para tratamento para pessoas que tem infecções recorrente pela E. coli … não é um antibiótico é apenas para melhorar a resposta imune contra essa bactéria que a que mais causa cistite nas mulheres, vale a pena covnersar com um médico sobre esse medicamento, nem todos o conhecem, o tratamento geralmente dura 3 meses o inconveniente é que ele é caro, infelizmente. Também vale lembrar que agora no inverno as cistites aparecem com mais frequencia devido a pouco ingestão de água, também seguramos mais a urina na bexiga para ir menos ao banheiro por causa do frio e também devido ao uso de calças por muito tempo, apesar de estar frio essa região é úmida e o transporte de bactérias intestinais para a uretra é facilitado. Então vale a dica, como não da para ficar andando de vestido no frio beba muita água e vá ao banheiro smpre que sentir necessidade, não segure o xixi!

    1. Avatar de Carina

      Muito boas suas dicas Melissa..vou me informar a respeito desse UROVAXON, pois eu estou com infecção..Abraços.

  41. Avatar de Lavinia Batista

    olá meninas, tudo bem? Achei muito interessante vc falar abordar esse tema. tive infecção urinaria semana passada, mas graças a Deus estou melhor,de vez enquando tenho,mas é tbm pelo fato de não ir muito ao banheiro, pois onde trabalhava não tinha nem tempo pra isso, e tbm por usar protetor diário por muito tempo, fui ao médico e ele disse pra beber muita aguá, suco de melancia e ir freguentemente ao banheiro e não ficar mim “prendendo” com fazia. tomo tbm o Norfloxacino, mas dessa vez tomei Bactrim, q tbm é muito bom. Outra vez q fui ao médico ele mim receitou um “pozinho” q não lembro o nome agora, faz muito tempo, é um pó rosinha, mas não vi resultado. Minha mãe diz q é bom banhar-se com Arueira tbm. Bom aí vão agumas dicas, mas a melhor é proucura um médico mesmo. Valeu bjusss a todas!!!!!!

  42. Avatar de Karina

    meninas, experimentem a acupuntura….é uma maneira de manterse saudável por inteiro.

  43. Avatar de Iara Reis

    Olá..
    Descobri esse site por acaso e estou adorando!!!! Parabéns a dona do site!!
    Também sou farmacêutica e adorei essa matéria sobre infecção urinária, um mal que pertuba muitas mulheres, e a mim também!
    Só faço um alerta: muito cuidado ao tomar um antibiótico, nunca faça auto-medicação. Antibiótico é coisa séria, e uma vez tomado errado, faz com que a bactéria fique mais “forte” e terá que tomar um antibiótico com mais potência ainda, para eliminar a bactéria. Portanto procure um médico de sua confiança e siga corretamente o tratamento, e também tomar os devidos cuidados para que essa infecção nao apareça, como higiene pessoal, fazer xixi logo em seguida da relação sexual, beber bastante água, ir todas as vezes ao banheiro quando sentir vontade e vitamina de Cramberry, que tem surtido bastante efeito no meu caso.
    Abraço a todas!!!!!

  44. Avatar de Tereza Raquel

    otima materia!essas informacoes sao essenciais pra qualquer mulher
    nos ajuda a ter uma vida mais saudavel!adorei

  45. Avatar de Nety

    nety

    Muito boas suas dicas Melissa..vou me informar a respeito desse UROVAXON, pois eu estou com infecção..Abraços.

  46. Avatar de Mari

    Olá boa tarde a todos! Adorei essa matéria sobre Infecção Urinária.Me esclareceu várias duvidas.. pois esse é um problema que faz infelizmente parte da minha vida. já tive cistites de repetição, e vez ou outra o problema aparece! é muito desagradável e só quem passa por isso sabe como é.. então nós mulheres que somos mais acometidas com o problema temos que nos cuidar em dobro, e beber muita água, ter cuidados com a higiene pessoal, e após o ato sexual esvaziar a bexiga o quanto antes para evitar proliferação de bactérias, sendo que mesmo tomando esses cuidados todos,o problema pode surgir … aff infecção urinário é muito desagradavel … Parabens a Celisa pelo post! bastante informativo á nós mulheres! bjs 😉

  47. Avatar de Eliane

    ola!eu tenho uma irma que tem muita infecçao e esse e-mail vai ajuda-la a entender melhor!obrigado!

  48. Avatar de Mirian Dos Reis Silva

    oiiiiiiiii acho muito importante falar sobre esseassunto
    nos mulheres temos mais riscos de doensas que os homens
    infeccao eh coisa muito seria, temos sempre que ficar atenta
    bjs

  49. Avatar de Vanessa

    pois e faz 5 anos que eu tenho infecção urinária ja fiz varios exames tomei varios remedios e nada adianta ja nao sei mais o que faço….

    1. Avatar de Mari Lima

      Vanessa,
      li seu coment e sinceramente fikei até preocupada, pois infecção urinária é coisa muito séria!Eu já tinha mais de uma vez e me tratei e hj GRAÇAS A DEUS to curada desse mal!Bem vc precisa fazer um exame de urina mais detalhado pra saber que tipo de bacteria ta causando essa infecção, isso o médico vai te orientar melhor, vc disse que já tomou varios remedios porém sem sucesso, eu já passei por uma situação dessa Vanessa, mais eu não desisti, na época cheguei a tomar varios antibioticos porem sem sucesso, estava com infecção urinária baixa a mais simples, porém como não foi tratada corretamente ela se tornou alta eu estava na verdade com infecção urinária (complicada); pielonefrite, me lembro que sofri muito na época … até que tomei o medicamento correto que na época foi o Levofloxacino 500mg durante 7 dias e graças a DEUS fiquei curada, olha não se auto medique Vanessa por favor, pois toda vez que a pessoa toma algum medicamento e não surte feito a bactéria se torna mais resistente. Retorne ao médico e converse com ele tudo que ta acontecendo.Eu não sei quais medicamentos vc já tomou, mas não desista essa doença parece não ser de nada, mais ela pode progredir e até atingir outros orgãos do corpo o que pode levar a uma infecção generalizada e até a morte !Não estou dizendo que isso vai te acontecer de forma nenhuma!! Só estou deixando um alerta pra todas, pois existem varios casos desse!Por isso não DESISTA é serio! Marque uma nova consulta e retorne ao seu médico ou a outro médico, mais não fique assim ok?! Fica com Deus Ele vai te ajudar!Boa sorte BJS 😉

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva