Para a mulher que gosta de se cuidar

Infecção Urinária

Infecção Urinária

A infecção urinária (também chamada de cistite) é a presença de bactérias, fungos, vírus ou microorganismos em qualquer parte do trato urinário. Quando não tratada adequadamente, pode causar complicações — levando à infecção dos rins e infecção das vias urinárias superiores (pielonefrite).

A infecção ocorre quando os microorganismos se multiplicam ao redor da uretra e conseguem se infiltrar no canal da urina até chegar à bexiga, provocando a infecção. Na maioria dos casos a causa principal é provocada por uma bactéria que integra a flora intestinal (Escherichia coli).

A infecção ocorre principalmente em mulheres de todas as idades e sexualmente ativas.

Sintomas da Infecção Urinária

  • Dor e ardência ao urinar
  • Micções urinárias muito frequentes e de pequeno volume
  • Urina com mau cheiro, cor opaca e filamentos de muco
  • Dor na uretra e pélvis
  • Presença de sangue na urina
  • Febres, calafrios e náuseas em alguns casos
Infecção Urinária

Causas da Doença

  • A principal causa é a bactéria Escherichia coli presente na flora intestinal. Como a vagina fica muito próxima ao ânus; e a uretra, que conduz a urina para fora da bexiga, é mais curta que a dos homens. Ou seja, tudo facilita para que as bactérias que contaminam a região anal atinjam a bexiga e os órgãos mais internos se não forem rapidamente eliminadas.

Há também outros fatores que podem facilitar a infecção:

  • Corpos estranhos: sondas e cálculos (pedras nos rins)
  • Introdução de objetos na uretra
  • Doenças sexualmente transmissíveis e infecções ginecológicas
  • Baixa imunidade
  • Ingerir pouco líquido e ficar muito tempo sem urinar
  • Falta de higiene
  • Hereditariedade
Infecção Urinária

Prevenção da Infecção Urinária

Existem alguns cuidados que podem prevenir a infecção:

  • Cuidados com a higiene pessoal
  • Evitar transportar as bactérias da região anal para a uretra
  • Lavar as mãos antes e após de utilizar o banheiro
  • Na higiene íntima as mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direção da frente para trás
  • Ingerir bastante água, pelo menos de 2 litros por dia e não reter a urina.
  • Durante o período menstrual os absorventes devem ser trocados várias vezes, pois o sangue menstrual é um meio de proliferação de bactérias. Evite absorvente interno.
  • Após o ato sexual, é recomendado que a mulher esvazie a bexiga o quanto antes para evitar proliferação de bactérias
  • Dê uma atenção especial à sua imunidade, é importante melhorar as defesas do organismo.

Por que algumas mulheres têm o problema com mais frequência?

O fato é que existe uma predisposição familiar às infecções urinárias. Portanto, se na sua família existem mulheres que sofrem do problema, reforce os cuidados com a higiene da região íntima e com as relações sexuais.

Então basicamente essa infecção repetitiva de desenvolve por fatores hereditários e imunológicos. A atenção com a higiene é essencial, mas a infecção pode aparecer mesmo em casos de extremo cuidado com a higiene. Quem tem o problema com frequência deve ficar atenta aos cuidados que podem prevenir a doença.

Tratamento da Infecção Urinária

Infecção Urinária

O tratamento deve ser indicado pelo médico após confirmação diagnóstica. Geralmente é feito com antibióticos, uma vez que se trata de uma infecção bacteriana. No caso das cistites, o tratamento é de curta duração, de um a três dias. Se a infecção for mais complicada, pode durar duas semanas ou mais e até envolver internação hospitalar para tratamento endovenoso.

Os tratamentos naturais complementam esses cuidados. A cranberry ajuda muito na prevenção da infecção urinária, com sua ação já comprovada cientificamente. Ela impede a adesão da bactéria no sistema urinário. A fruta pode ser consumida ao natural, em suco ou em mini cápsulas, que são super comuns nos EUA, Canadá e Europa e agora chegaram ao Brasil. Cada comprimidinho é feito de cranberries moídas e desidratadas e tem uma alta concentração das substâncias que atuam contra as infecções urinárias.

A crescente prevalência destas infecções é causada por bactérias resistentes pelo uso excessivo de antibióticos. As propriedades da cranberry auxiliam o próprio organismo a combater as infecções mais leves e são coadjuvantes nas mais graves.

Outro elemento natural muito usado na prevenção da infecção urinária é o probiótico, presente no kefir, ou no iogurte, por exemplo. A ideia é que, por melhorar a flora intestinal e diminuir as colônias de bactérias da região, ele dificulte a infecção no trato urinário.

168 comentários para “Infecção Urinária”

  1. Avatar de Amanda

    Olá,adoreia as dicas pois tbm sofro com esse mal.

  2. Avatar de Elaine

    obrigada, por essa materia, me tirou muitas duvidas, vcs estão de parabens

  3. Avatar de Neuza Fonseca Araujo

    amei a matéria pois sempre tenho essa infecção. é muito ruim, bjs xau

  4. Avatar de Doane

    eu sofro muito com infecçao urinaria a 2 anos ultimamente ataca bastante,bem forte ja fis varios tratamentos com antibioticos tipo ,canderm metronidasol e nada,agora estou tomando o norfloxacino todos receitado por medicos.me ajudem, obrigado

    1. Avatar de Julia

      Use o suco de cramberry, a vendas em mercado e casas de produtos naturais, vem em cx de 1 lt, eu tomo uns 50ml todos os dias em jejum e nunca mais usei antibioticos, eh milagroso. Apesar de meio caro vale mto a pena. Pra mim, eh um santo remedio.

      1. Avatar de Amanda

        Geeeente não sofram com infecção urinaria. Cranberry é um santo remedio. E o melhor, não é remedio, é so uma frutinha. Melhoras a todos!

    2. Avatar de S

      Doane,
      Procure consultar um nefrologista. Se estiver em SPaulo/SP, os da equipe pertencente ao Hospital Alemão Oswaldo Cruz (região do Bairro Paraiso) são excelentes.

    3. Avatar de Kenis

      Doane,
      Tambem tinha muita infecçao urinaria mas, desde que consultei com uma ginecologista muito boa, não tive mais. Ela me recomendou que eu esvaziase toda a bexiga antes do sexo, e depois urinar apos o sexo, lavar sempre apos evacuar, e não segurar urina, e beber muita agua. Graças a Deus estou otima. Abraço.

  5. Avatar de Mirelly

    Adorei………..
    Gostei muito e sofro bastante com infecção urinária.
    Vcs estão de parabéns……………..

  6. Avatar de Gladis Schropfer

    Oi gostaria de uma informação fiz um exame e foi constatado que meu rim esquerdo mede 12,6 cm e o direito 8,6 cm a uns 4 anos atrás fiz o mesmo exame tinha dado que tinha pedra no rim esquerdo e os dois estavam normal só que me doi muito o rim esquerdo poois sou hipertensa e tomo diuretico todos os dias tenho 41 anos.

    Gladis

    1. Avatar de S

      Gadys,
      Certamente você se trata com um nefrologista. Se não for o caso, dê uma lida na postagem logo acima em resposta à comentarista Doane.

  7. Avatar de Rachel

    Meu medico esses dias disse que eu estava com infecçao urinaria.. Mas para mim era só por cauda da agua que eu nao bebo muito!

    Foi muito util para mim essa reportagem !
    Estao de parabéns !!

    Beijos ..

  8. Avatar de Andréia Castro

    Não estou conseguindo me inscrever para receber novidades. Obrigada

  9. Avatar de Andréia Castro

    Tá dificil de se inscrever.

  10. Avatar de Nelma

    gostei bastante dessa materia sobre infecçao urinaria,é terrivel ter este problema so sabe quem passa.tomo bastante agua qdo estou assim, é o remedio.

  11. Avatar de Kel Rodrigues

    Boa noite!!

    Amigas sempre leio estes sites sobre infecção de urina repetitivas
    pois sofro com este problema a mais ou menos 7 anos, pois foi quando
    comecei a ter relações sexuais, so que de um ano pra ca comecei a ter
    infecções de 10 em 10 dias, depois de 15 em 15 e depois de mes e mes,
    tomei o lisado antibacteriano contra a e-coli e nao resolveu continuei a ter
    infecções, o norflaxaxino a bacteria criou resistencia, entao tomo somente a
    MAcrodantina, so que achei estranho esta repetição, meu urologista fez todo tipo
    de exame, e tudo estava normal, bexiga , rins, mas a infecção persistia, entao
    fui a uma imunologista, e entao foi diagnostico que tenho o IGA baixo, e pessoas
    que tem este IGA baixo, nao tem resistencia a bacterias, entao estou tomando
    vitaminas, remedios para aumentar a imunidade e agora vou começar a tomar injeções
    durante 2 anos, para que meu IGa estaja normal, apos este tratamento nao estou tendo
    infecções, entao uma dica, nao fique so tomando antibioticos porque nao resolve, voce tem que descobrir a fundo o seu problema, procure um imunologista talvez seja o seu caso.Tentei ajudar garotas, espero que todas melhorem, pois sei como é sofrido.

    Abraços.

    1. Avatar de Jacqueline

      Kel,
      Gostaria de saber mais informaçoes sobre seu tratamento, para aumentar o IGA, tb tenho ele muito baixo, e pelo que sei ate hoje não existe tratamento para elevar o IGA, a não ser que ja exista, tomara,pois atualmente tenho sofrido muito com cistite não bacteriana. Se vc puder me dar uma luz, desde já agradeço. abraços.

    2. Avatar de Danuza Moura

      Bom Dia. Kel??
      Acredito tbm que o meu problema é esse, desde que comecei ter minha vida sexual, começou o meu problema, faço exames tomo os remedios desaparece por uns dias quando um dia de repente aparece a mesma bactéria, tomei ´vários antibioticos e por isso tenho uma gastrite medicamentosa. Gostaria de saber mais sobre seu tratamento, já tomo vitaminas e remedios para imunidade. Agora a respeito dessa injeção nunca ouvir falar, qual seria essa injeção e o remedio especifico que vc toma para imunidade. Agradeço contato..

    3. Avatar de Lisa

      Eu tambem sofro com esse desconforto de infeccoes repetitivas. No meu caso sim e relacionado com a relacao sexual e tambem baixa imunidade. Aqui na Australia passei a tomar macrodantina qdo tenho a infeccao e chamberry efervescente todo dia, o que essa planta faz e limpar a bexiga das bacterias e previnir o crescimento das mesmas. E hoje comprei um remedio da Swisse (candida care) que restaura a flora vaginal e inibe o supercrescimento de fungus pela candidiase.
      Infelizmente o stress e meu maior problema fazendo minha imunidade despencar e qdo eu estava ai no Brasil, a ginecologista me explicou que os fungus originarios da candida vivem em nossa flora vaginal e com a baixa imunidade esses fungos oportunistam crescem mais e tambem qualquer bacteria simples pode contaminar nossa uretra o que em condicoes normais o seu corpo esta habil para combater.

    4. Avatar de Dany

      Ola Kel! Agradeço as informações postadas. Me ajudou a ter uma luz pra resolver meu problema de infeccao urinaria repetida ha 1 ano. Ja me tratei com macrodantina por um tempo, mas continuo com infeccoes e agora estou tratando minha imunidade baixa e tomando homeopatia para dar uma limpada no organismo, pois muito antibiótico favorece a baixa da imunidade. Tb jah fiz vários exames: ultrassom, uretrocistografia Miccional, Urografia excretora, que não acusaram nenhum problema. Este lisado antibacteriano contra e-coli é o mesmo que uma vacina que combate esta bactéria? Se sim, Pq não funcionou pra vc, vc sabe? Pq pesquisei sobre esta vacina contra esta bactéria e fiquei interessada. Alguém poderia me indicar algum urologista ou Nefrologista bom na zona Sul de SP para que eu consiga pesquisar a fundo a causa do meu problema? Obrigada!

    5. Avatar de Kenis

      Tambem tinha muita infecçao urinaria mas, desde que consultei com uma ginecologista muito boa, não tive mais. Ela me recomendou que eu esvaziase toda a bexiga antes do sexo, e depois urinar apos o sexo, lavar sempre apos evacuar, e não segurar urina, e beber muita agua. Graças a Deus estou otima. Abraço.

  12. Avatar de Deni Cunha

    Gostei muito dessa materia, muito boa e muito bem elaborada, eu que tenho esse problema sei como é desconfortável, gosteiiii.

  13. Avatar de Jacqueline

    Olá Kel
    gostaria de saber qual o tratamento que lhe foi proposto para elevar seu IGA.
    desde já agradeço.

  14. Avatar de Lucia

    Obrigada pela orientação ,acho que estou com esse IGA baixo ,porque tenho infecçoes repetitiva.a ultima foi do espaço de 05 dias depois de tomar o antibiotico.Vou procurar um imulogista.

  15. Avatar de Elisa De Lima

    Adoro ler essas noticias me deixa por dentro das doenças´pois tenho infecções repetitivas e antibioticos não reslovem,sinto muitas dores é muito estressante

  16. Avatar de Eneida Barreto

    Acho que a infecçao urinaria tem haver também com a posição da relação sexual

  17. Avatar de Pamela Motta Ottaviano De Paula

    adorei muito saber sobre a infecção urinaria porque eu sofro disso
    tambem e sei como é muito ruim….. ADOREI MUITO…..

  18. Avatar de Mauro

    gostaria de saber se a problemas no homem se ele praticar sexo oral na mulher com infeccao urinaria??

    1. Avatar de Isabel

      Olá amigas, sofria praticamente mensalmente com infecções! Recebi uma dica da minha medica para tomar suco de Cranberry, pelo menos dois copos por dia. De lá para cá não sofri mais deste mal.

      Comprei o suco pelo Mercado Livre.

      Pode ter certeza que vale a pena!

      Bjs.

    2. Avatar de S

      Mauro,
      Sim, em tese sim. Ele estaria contaminando a própria boca com as bactérias daquela infecção, etc., sem contar que poderia estar acrescentando novas bactérias que eventualmente possua na boca à região já fragilizada pela infecção urinária da parceira.
      Aliás seria adequado que o portador de infecção urinária evitasse quaisquer práticas sexuais até a cura completa.

  19. Avatar de Thatii

    Eu sofro com só ardências por dentro, urino mt pouco 🙁 e arde mt , qdo fui me lavar melhorou até um pouco mais ainda arde mtt :/
    *Mais a matéria me ajudou mt espero qe td de certo ñ qero mais sofrer !
    Mt obrigada 😀

  20. Avatar de Lais

    adorei as dicas

  21. Avatar de Lais

    parabens por tanta inteligencia

  22. Avatar de ~cleide

    Eu acho que não tem nada haver infecção urinária com relação sexual, pois eu tenho 62 anos de idade e parei de ter relação sexual a + ou – uns 17 anos e tenho infecção urinária (sistite) diariamente, já não aguento mais tomar antibiótico, um abraço a todas.

    1. Avatar de S

      Procure falar com o seu ginecologista a respeito de uma possivel intervenção cirurgica em sua bexiga. Há casos de melhora das infecções de repetição.

    2. Avatar de Karla

      Para tirar a dor da infecção urinaria é eficaz tomar “SEPURIM”. Não necessita receita médica.

  23. Avatar de Karine

    Nossa amei a matéria pois tenho esses sintomas e nao sabia oq era…
    obrigada

  24. Avatar de Joyosemar Kaboco

    Olha, quando tomo o uroflox o meu penis tem inflamação e dá muita comichão gostaria saber porque.
    Tambem sofro de infecção urinaria

    1. Avatar de S

      Procure o urologista e relate esses sintomas e os mais que tenha em relação à sua mencionada infecção urinária. Infecções urinárias são bastante deletérias para o portador, podendo mesmo levar a problemas renais graves.

  25. Avatar de Nanda

    adorei as dicas.sofro muito com esse problema.

  26. Avatar de Camila

    È otimo ficarmos bem interadas sobre esses tipos de assunto pois tambem recentemente tenho sofrido com isso e tem me prejudicado bastante em meu emprego e queria saber se ha possibilidade de tornasse um problema renal mais serio? adorei as dicas e tambem gostaria de saber se ha tambem um dieta a se fazer nste caso??…bjs espero respostas

  27. Avatar de Patrícia Teixeira Gomes

    Ótima matéria. Me esclareceu ainda mais a respeito da doença. Através dos comentários vou seguir a dica do suco de Cranberry e vou procurar um médico imulogista. Pois é horrível conviver assim, atrapalha o dia a dia deixa um mal estar enorme, um grande desconforto. Agradeço as dicas de todas. Att. Patrícia Gomes.

  28. Avatar de Patricia

    TODO MES EU SOFRO COM INFECÇÃO URINARIA O QUE DEVO FAZER.

    1. Avatar de S

      Deve procurar o seu ginecologista sem falta e o quanto antes.

    2. Avatar de Kenis

      Esvazie toda bexiga antes do sexo, e urine depois do sexo. Fiz isto e estou otima.

  29. Avatar de Célia

    Obrigada por esclarecer algumas duvidas.

  30. Avatar de Edivaneide

    olá,também tenho esse problema constantemente é terrível e sempre faço tratamento com antibióticos ou remédios caseiros. beijos.

  31. Avatar de Joana

    Eu adorei a materia pois estou com infecçao ja tomei varios antibioticos e nao resolve vou seguir essa dica do suco

  32. Avatar de Thatiane

    Oi,
    Tenho esse mal tambem não sei mais o que fazer. Vou seguir essas dicas.

  33. Avatar de Caroline

    pocha amei o site,e como sofro desse problema vou ao médico o mais rápido possível pra fazer o tratamento e cuidar muito bem da minha higiene intima

  34. Avatar de Joyce Ferreira Lima

    oi tudo bem nao sei o que fazer ja perdi a paciencia pq vivo com infeccao urinaria sempre que vou ao medico nada da certo …..

  35. Avatar de Joyce Ferreira Lima

    mesmo quando faco td crtinho

  36. Avatar de Isis

    Obrigada pela dica,estou fazendo tratamento,e compartilhar esclarecimentos,’e muito,bom,melhoras pra todos.

  37. Avatar de Jaquelinent

    olha legal mesmo as dicas….eu ja fiz de td…tomei ate ceftriaxona injetavel por 7 dias ..2 por dia e nada….corticoide to tomando com antialergico…..nossa é dificil mesmo o tratamento…obrigada…

  38. Avatar de Eliane

    onde encontro esse suco de cranberry

    1. Avatar de Amanda

      Eliane, as capsulas acabam saindo bem mais em conta. eu compro pela internet http://www.capsuladecranberry.com.br melhoras pra vc.

  39. Avatar de Amanda

    Eu ja sofri muito com infecções, muito mesmo. Tomava antibioticos direto. Fiquei cu-ra-da com o cranberry. Eu tomo em capsulas, q sai mais barato q o suco, ( e o suco me dava azia). Ja tem uns 8 meses q nao tenho mais. eu compro na internet, capsuladecranberry.com.br devo ser a cliente mais fiel afffffff Fica a dica pra quem precisar. Sei como é horrivel. beijinho pra todas

  40. Avatar de Nilsamy

    Onde compro esas cranberry ? En Manaus -Am eu consigo .? Já volteo inúmeras vz al médico e continuo a sintir os síntomas.O pior é que meu casamento ta acabando só sinto dor.

  41. Avatar de Cesar Kionga

    SAUDACOES A TODOS AGRADECO BASTANTE

  42. Avatar de Igor Barbosa

    Bem uma dica bem simples para ficar melhor da infecção é sempre bebendo garápa(líquido com a mistura de água gelada com açúcar e depois mechendo bem)a garápa serve para hidratar quando for urinar e em seguida beber chá de semente de melancia quando for possível sempre é bom lavar à cintura abaixo com água gelada! Espero ter ajudado!Bjs Igor.

  43. Avatar de Danielle

    Olá, estou sofrendo com a infecção urinária. Sinto dor, e vontade de fazer xixi toda hora. Não durmo direito há 3 semanas. Fui ao médico e ele me passou cefalexina 500mg mas não resolveu. Tomei um fluconazol tb, porém até agora nada. e pro meu azar menstruei no dia em q fui fazer o exame, a urocutura. Tô muito mal.

    1. Avatar de Lulu

      estava como vc tomando antibiotico o qual era resistente com a bacteria que eu tinha foram 3 até acertar no 4 e quase um mes de dor, dai a importancia do antibiograma pois existem variacoes da bacteria e.coli, ate o resultado ficar pornto tome muita agua.

  44. Avatar de Danielle

    O q fazer para aliviar a dor?

    1. Avatar de Neusa

      Oi!

      Tenho experiência com infecção urinária recorrente. Para tirar a dor utilize o medicamento Pyridium (O uso de Pyridium® é indicado apenas para adultos e, quando utilizado junto com antibióticos, não deve ultrapassar dois dias). Pyridium é utilizado para aliviar os sintomas da infecção, mas a infecção urinária tem que ser tratada com antibiótico. A urina é colhida para análise e identifica-se a bactéria e o medicamento é indicado para esta bactéria.
      Há uns 3 meses comecei a tomar cápsulas de cranberry, manipuladas. Podem ser compradas através de sites. Tomo uma cápsula de 300 mg ao dia, após o almoço e desde então não tive mais infecção urinária. Aconselho procurar um médico, tomar o antibiótico indicado e depois tomar as cápsulas de cranberry. Realmente são ótimas.

  45. Avatar de Eliana Gonçalves De Lima

    Fiz uma cultura de urina com antibiograma…Constatou uma bacteria E. Coli.

    Não sinto nada ao urinar…mais o antibiograma indicou quase todos os medicamentos relacionados como “resistentes”.

    Será que este exame está certo? A Dr. pediu pra que eu repetisse.

  46. Avatar de Rosana

    Olá, desde o ano passado já tive Cistite 4 vezes, num intervalo de 4 meses. Já tomei Norfloxacin, Quinoflox, Monuril e agora meu médico indicou Macrodantina durante 90 dias. Tomo também o suco e as cápsulas de Cramberry, mas não todos os dias. Já fui em um urologista para tentar descobrir a causa da Cistite e acabei descobrindo que estava com um pequeno cálculo renal, fiz aquele tratamento para eliminar a pedra, a tal litotripsia e estou tomando Litocit para ajudar na eliminação do cálculo. Vou procurar também um imunulogista para investigar se não estou com a imunidade baixa. Tô podre gente!!

  47. Avatar de Gilza

    😆 OI EU GOSTARIA DE SABER QUANTAS VEZ A MULHER DEVE FAZER ESSES ENSAMES.

  48. Avatar de Gilza

    EU SINTO ESSES CITOMAS.

  49. Avatar de Isabel Cristina

    Bom dia,

    Eu não aguento mais ter infecção urinária, tomo todos os cuidados citados acima, higiene sempre, mas a infecção sempre volta, agora tomei por 10 dias o antibiótico cloridrato de ciprofloxacino indicado pelo médico e nada adiantou, tomando mais de 2 litros de água por dia, não sei mais o que fazer. bjs

    1. Avatar de Neusa

      Bom dia,

      Tome cápsulas de cranberry urgente. Funcionam mesmo!

      Abraços e melhoras,

      Neusa

  50. Avatar de Simone Giotti

    Bom dia, gostaria de saber se a macrodantina corta o efeito do anticoncepcional, aguardo retorno urgente, obrigada! 😮

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva