Para a mulher que gosta de se cuidar

Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

Hoje vamos falar sobre um assunto que incomoda muitas pessoas, a insônia.

Publicidade

Eu já tinha feito um post há uns anos atrás, mas ultimamente tenho tido esse problema, e como sei que muitos também têm, resolvi fazer uma nova pesquisa que, além de me ajudar pessoalmente, poderia ajudar muitas de vocês.

No início, tive até que apelar para remédios. Mas, como não quero depender de remédio todos os dias para dormir, descobri outras maneiras para dormir melhor e com mais qualidade.

Aliás, falando em remédio para dormir, fiquei sabendo mais sobre o mais conhecido deles, o Rivotril. É um medicamento que  tem ação de inibir o sistema nervoso central, agindo como ansiolítico, anticonvulsivante, sedativo, tranquilizante e relaxante muscular, é muito usado por pessoas que não conseguem dormir. O que me chamou muito a atenção é que este é o segundo remédio mais vendido no Brasil (atrás apenas de uma marca de anticoncepcional); Aí então percebemos a gravidade deste problema de insônia na população.

Descobrindo a Causa da Insônia

Para o tratamento adequado, primeiramente é importante descobrir qual a causa da insônia. Às vezes pode parecer que não há uma causa específica, mas a insônia normalmente é apenas um sintoma de um outro problema, como a ansiedade (principal causa). Para mim, no início, a causa foi uma ansiedade por uma viagem que eu ia fazer. Porém, a viagem passou e a insônia continuou. Pensando a respeito, descobri que a causa agora era novamente a ansiedade. Desta vez, uma ansiedade… causada pelo medo de não dormir bem! E, claro, essa ansiedade causava exatamente o que eu temia!

Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

Mantenha a Calma

O tempo diário de sono mais saudável está entre 7 a 8 horas. Hoje em dia é considerado um luxo você ter uma boa noite com 8 horas de sono. Uma pessoa dorme em média apenas 6 horas e 30 minutos por dia. Isso acontece porque não damos prioridade para o nosso sono, porque temos muitas atividades e estímulos.

Ter uma noite ruim de vez em quando é normal. Porém, quando essa situação começa a se repetir e interferir muito no seu dia, somente aí pode ser considerado insônia.

Se você anda dormindo pouco, tem dificuldades em adormecer ou sofre de insônia, antes de correr para a farmácia para comprar um remédio, certifique-se que você está praticando os hábitos para uma noite tranquila. Para isso, recomendo a leitura do post 15 Dicas Essenciais para um Sono Tranquilo e Reparador.

Tratamentos naturais para dormir melhor

Então, antes de apelas para remédios, que tal tentar soluções mais suaves e naturais? Remédios naturais para o sono podem fazer maravilhas para o ataque ocasional de insônia. Entretanto, se a situação persistir é sempre importante consultar seu médico para um tratamento.

Óleo Essencial de Lavanda

Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

A lavanda é calmante e pode ajudar a incentivar o sono em algumas pessoas com insônia. A lavanda é uma opção não-tóxica para favorecer o sono de forma rápida. Existem sprays de lavanda que você pode borrifar no seu travesseiro. Mais eficiente, no entanto, é usar óleo essencial de lavanda: passar umas gotinhas nos punhos antes de dormir e respirar profundamente é uma excelente maneira de usufruir deste calmante.

Magnésio

O Magnésio parece desempenhar um papel-chave na regulação dos ciclos de sono. Mesmo uma pequena deficiência de magnésio no organismo pode impedir o cérebro de “se acalmar” para a noite. Da mesma forma, pode não só ajudar a adormecer e permanecer dormindo, mas também podem promover o relaxamento muscular. Para saber mais sobre o magnésio, veja esse post.

Extrato de Valeriana

Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

Usada sempre que há tensão nervosa, hiperatividade ou incapacidade de relaxar, a Valeriana tem uma ação sedativa suave, útil para acalmar um sistema nervoso que está a começar a ficar descontrolado. É uma das primeiras plantas em que se deve pensar para acalmar ansiedade e ataques de pânico.

Extrato de Melissa

Melissa (também conhecida como Erva Cidreira) tem ação sedativa, eupéptica e espasmolítica. Auxiliar no tratamento dos casos de insônia, depressões e tensões nervosas.

5 HTP

O 5HTP ou 5-Hidroxitriptofano é um aminoácido natural extraído das sementes de um legume africano (Griffonia simplicifolia), precursor do neurotransmisor serotonina e intermediário no metabolismo do triptofano. Auxilia no tratamento de alterações no sono, ansiedade e depressão; além de melhorar o humor, aumentar o pique para malhar.

Melatonina

Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

A melatonina é um hormônio produzido pelo cérebro que ajuda o indivíduo a dormir, especialmente durante a noite. Geralmente, a produção de melatonina, que acontece na glândula pineal do cérebro, diminui com o envelhecimento. Por isso os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos. Os suplementos de melatonina são extremamente baratos e largamente utilizados em países como os Estados Unidos, mas infelizmente a comercialização é proibida no Brasil. Por isso, para obter esse suplemento é necessário apelar para lojas de produtos naturais estrangeiras.

L-teanina

L-teanina é um aminoácido encontrado na folha do chá verde. É um conhecido suplemento anti-ansiedade com benefícios comprovados de relaxamento. Ele induz o sono naturalmente e melhora a qualidade do sono. L-teanina também é conhecido para gerar e regular ondas alfa no cérebro. Ao contrário das ondas beta, estes impulsos elétricos ocorrem na mente durante os períodos de relaxamento profundo.

Chá de Mulungu

Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente

O chá de mulungu é um excelente remédio caseiro para acalmar os ânimos, pois esta planta medicinal tem propriedades calmantes que ajudam indivíduos que sofrem de insônia ou ansiedade a relaxar. O mulungu serve para ajudar no tratamento de estados emocionais como histeria, insônia, neurose, ansiedade, agitação, depressão, ataque de pânico, compulsão, distúrbio de sono.

E você, tem ou já teve problemas com insônia? Conte o que faz para dormir bem!

52 comentários para “Insônia? Dicas para Dormir Melhor Naturalmente”

  1. Avatar de Barbara

    muito bom o texto, tem coisas que ainda não testei, sofro de insônia a mais de 10 anos, as vezes apelo para o remédio. É muito ruim.

    1. Avatar de Willams Silva

      ola e muito chata a tal da insonia eu achei esse post interesante tambem https://www.programavencendoainsonia.net/

  2. Avatar de Luisa Melo

    Excelente!!! Vou seguir algumas dicas, eu não tenho sempre, mas sofro com esse problema a bastante tempo.

  3. Avatar de Paulinha

    Tive uma época a insonia, durou uns 3 meses, agora faz tempo que não tenho, ainda bem…mas é bom saber que tem recursos que ajudam.

  4. Avatar de Lu

    Tenho insonia pelo menos 1 vez por semana, mas não consigo descobrir a causa.

  5. Avatar de Glaucia Nogueira

    Infelizmente tenho insonia, começou na menopausa, tomo o rivotril 😳 por enquanto ainda não encontrei opção melhor.

    1. Avatar de Suely Galdino

      estou passando pela mesma coisa tenho panico de tudo ,tem hora que parece qua estou morrendo ,coraçaõ acelera fico com dor de cabeça ,naõ consigo dormir as sensaçaõ de desmaio ai tomo revoltril vai passando ,esta mexendo até com minha visaõ minha cabeça fica confusa me da um pouco de tudo tem hora que eu acho que estou morrendo .

  6. Avatar de Sandra Barreto

    🙁 muito ruim depender de medicamentos, infelizmente tomo Rivotril, já ouvi falar que este medicamento afeta a memória, quero parar.

  7. Avatar de Gabriela

    Excelente esse artigo, muito bom… tenho sim, mas não é toda semana, fico a noite inteira sem dormir…é horrível, vou testar as dicas.

  8. Avatar de Rossete

    Tenho insonia, achei muito boas as dicas, vou experimentar o óleo de lavanda.

  9. Avatar de Juliana

    Insonia é muito chato, uma época tive e tomava remédio, mas hj em dia tenho bem poucas vezes e não tomo o remédio todos os dias, ainda bem… vou experimentar a melatonina, conheço algumas pessoas que tomam e falam muito bem.

  10. Avatar de Morgana

    Uma hora antes de dormir desligo tudo, inclusive as lampadas… já vai dando sono, evito tv, computador e celular, isso tira o nosso sono.

  11. Avatar de Bruna

    excelente artigo!

  12. Avatar de Glenilene Resende

    Excelente postagem, eu preciso tomar o remédio, sofro com depressão e ansiedade.

  13. Avatar de Haissa

    Eu tenho alguns problemas como por exemplo acordar de madrugada e não dormir mais, mas isso acontece só de vez enquando, então não se encaixa em insonia, eu preciso levantar e fazer outras atividades, ficar na cama rolando não adianta.

  14. Avatar de Eliane

    Insônia até que não tenho. Meu problema e dormir pouco.
    Ótimo Post!!

  15. Avatar de Vas

    Eu tb durmo muito pouco, em torno de 4 a 5 horas por noite, tenho rotina puxada e não dá para dormir mais… vivo cansado.

  16. Avatar de Dirce

    Muito bom esse artigo, gostei muito, as vezes tenho, e quando durmo, parece não ter muita qualidade, pois já acordo cansada.

  17. Avatar de Renan

    Não consigo dormir… creio que seja minha ansiedade ” atacada ” que me irrita muito. Essa Insonia já virou doença pra mim.

  18. Avatar de Raquel Delis

    Ei Celisa, o que vc fez para melhorar a insonia? Vc toma melatonina? Eu tb andei tendo, muita ansiedade…tem dias que não consigo pregar o olho. Amei as dicas…quero comprar melatonina, alguém toma? onde comprou?

    1. Avatar de Mafalda

      Eu sou de Portugal , tomo melatonina e dou-me muito bem. Comecei com 1 comprimido , agora tomo dois . Possivelmente aí no Brasil encontra da Marca Solgar que é americana , é muito boa

  19. Avatar de Lana Bello

    Sabe algo que descobri
    que estava atrapalhando meu sono
    também Celisa, antes de dormir
    sempre tinha entrado no computador,
    mexendo na internet. Quando uma
    amiga disse que isso deixa o organismo
    mais acelerado e o que o melhor, algumas
    horas antes de preferencia, era ler algo,
    que te traga calma. (leio a Bíblia ou livros – Biografias).
    E claro um chazinho de camomila. 😉
    Ela viu um estudo sobre isso.
    Bem, achei interessante compartilhar.

  20. Avatar de Nadia Firmina

    😆 😆 excelente assunto, , não sofro de insônias gostei muito

  21. Avatar de Edna Freitas

    Eu tenho insonia direto, tomo valeriana, geralmente funciona, mas tem dias que não, ai e a noite inteira em claro.

  22. Avatar de Bete

    Eu tenho insonia, mas esses chazinhos e calmantes não resolvem nada, tenho que apelar para remédios mesmo, mas não tomo todos os dias…vou seguir algumas sugestões

  23. Avatar de Ligia

    Tomo o rivotril, faz mais ou menos uns 5 anos… não tenho nenhum efeito colateral, me sinto super bem, sem ele não consigo mais dormir.

  24. Avatar de Rossane

    O meu problema não é tanto a insonia, mas eu durmo pouco tempo… estou nessa média de 6h por noite, sempre sinto que falta dormir mais tempo. Realmente é problema essa falta de sono para a população.

  25. Avatar de Socorro

    Tenho insonia e durmo pouco. Sou ansiosa,e o pior é que,trabalho em hospital,plantões de 24 hs, não consigo relaxar, pois fico com a impressão que vão me chamar a qualquer momento,e quando me chamam ao me deitar novamente, não consigo mais dormir. Evito tomar remédio, mas, tenho observado que mesmo de folga a qualidade do sono é péssima. Gostei da reportagem.Obrigada! Vou adotar algumas mudanças.

  26. Avatar de Roberta Paiva

    Moro nos EUA e aqui tem facilmente a melatonina para comprar. A propósito eu tomo para ajudar a pegar no sono com mais facilidade.

    1. Avatar de Walter

      etou precisando muito!!!

  27. Avatar de Belinda

    Há anos sofro de insônia, tentei td o q foi sugerido no artigo inclusive melatonina…infelizmente só durmo c/ tarja preta!

  28. Avatar de Renatinha

    Eu tenho também, adorei as dicas do post… além de ter insonia as vezes, durmo poucas horas, em torno de 6h por noite…preciso melhorar isso.

  29. Avatar de Rita

    Amei esse artigo sobre insonia, vai me ajudar muito.

  30. Avatar de Arlete

    EU SOFRO DE INSONIA MAIS DE 10 ANOS,ANTES DE DEITAR EU TOMO UMA XICARA DE LEITE COM CRAVO TODOS OS DIAS,BEM MORNO AJUDA A RELAXAR.

  31. Avatar de Raimunda Gonçalves De Moraes Felipe

    Achei muito boas as dicas para insonia.Gostaria de saber o que usar para fazer o chá do mulungu: a folha, raiz, sementes? aqui na minha região é muito fácil de encontrar o mulungu.Também quero saber onde encontrar o 5 HTP. Já tinha ouvido falar que é muito. Obrigada, Abraços.

  32. Avatar de Carolina Mendonça

    no meu caso o que funciona melhor é a melatonina

  33. Avatar de Elson Sergio Pereira

    Tenho insônias constantes, sei que está ligado à minha ansiedade que é patológica, mas não suporto depender de remédios.

  34. Avatar de Isaias Borges

    Eu não consigo dormir durante a noite, mas para compensar estou dormindo durante o dia.

  35. Avatar de Mariana Lais

    Tomo melatonina e super recomendo, encontrei neste site super seguro.
    http://WWW.R1IMPORTS.NET.BR

  36. Avatar de Marcelo

    😀 😀 adorei, já tive muita insonia, as dicas me ajudaram bastante, também peguei algumas dicas nesse site: http://qtenis.com.br/saude/insonia-como-curar-prevenir-e-evitar-a-falta-de-sono.html

  37. Avatar de Sueli

    Admiro essa Celisa, viu!
    Eu observo que em tudo o que ela se manifesta há sabedoria e realidade.
    Parabéns!

  38. Avatar de Claudia Freire

    Eu tbm estou tendo problemas de insônia, ou durmo pouco , eu faço exercicio todos os dias mais tenho ansiedade
    😆

  39. Avatar de Geni

    gostei muito preciso tempo para ler como dormir ,pois fico muito tempo deitada e nao consigo dormir,pois trabalho até meia noite as vezes até uma hora da manha e ja deito tarde e ainda custo muito p.dormir

  40. Avatar de Keilla

    Eu melhorei mesmo quando procurei um médico e depois a sonoar. Super indico procurar os dois ^^
    pra quem quiser: http://www.sonoar.com.br/

  41. Avatar de Francisca Candida

    Bem pessoal, só agora com 70 anos devido a um simples estresse doméstico,
    demoro para dormir tenho 2 opções tomo rivotril só que um comprimido dura para 15 dias só um belisco e já durmo,ou rezo vários Pai Nosso até dormir resolvido o problema.
    simples assim rsrsrsrs

  42. Avatar de Naty

    Ótimas dicas! Outra coisa interessante é ouvir músicas que estimulam o sono e a produção de Melatonina.
    https://comoacabarcomainsonia.info/

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva