Para a mulher que gosta de se cuidar

Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável

Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável

O Kefir de leite (versão mais popular) é uma bebida fermentada, com sabor levemente azedo e refrescante, semelhante ao iogurte. Mas ele é mais saudável que o iogurte comum, uma vez que contém uma grande população de leveduras e bactérias benéficas. É um super probiótico com inúmeras ações benéficas no organismo, especialmente na nossa imunidade.

Os grãos do Kefir são constituídos por uma associação de bactérias e leveduras benéficas. Os micro-organismos variam de acordo com as técnicas usadas para sua manipulação, o tempo de utilização, a região de origem e o substrato utilizado para a produção do Kefir.  Esses grãos são compostos de partículas brancas gelatinosas, que contêm uma mistura de bactérias e leveduras aglutinada sobre uma matriz de proteínas e açúcares complexos.

Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável

Propriedades do Kefir

O Kefir contém sais minerais (cálcio, ferro, fósforo, magnésio, potássio, sódio, cobre, molibdênio, manganês e zinco), vitaminas (A, complexo B, C, D, E, K2) e aminoácidos essenciais (metionina, cisteína, triptofano, fenilalanina, tirosina, leucina, isoleucina, treonina, lisina e valina).

Benefícios do Kefir

A ingestão regular diária de Kefir poderá trazer vários benefícios à saúde, ajudando nos processos metabólicos e combatendo alguns problemas de saúde. Veja, a seguir, os principais benefícios do Kefir:

Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável
  • Melhora a flora intestinal: ele provoca o equilíbrio da microbiota intestinal e com isso combate a constipação e suas consequências, como sangramentos e hemorroidas. Também ajuda a diminuir a formação de gases, aqueles monstros que acompanham dor, distensão abdominal e flatulência excessiva.
  • Suas leveduras, bactérias amigas e lactobacilos ajudam a enfrentar e suavizar as crises de colite em suas diversas formas, como também outras patologias relacionadas ao cólon, e ao ataque às bactérias nocivas presentes no intestino. É também um aliado no combate à diarreia, constipação intestinal, e inflamações.
  • Fortalece o sistema imunológico: é rico em probióticos, que são micro-organismos vivos cuja ingestão traz benefícios por facilitar a absorção de nutrientes. Assim, ele aumenta a produção de células de defesa e, como elas atacam bactérias que são nocivas à saúde, nos mantém longe de doenças.
  • Melhora a saúde dos ossos: por ser rico em cálcio, um mineral essencial à formação e manutenção dos ossos, e previne, assim, doenças degenerativas como a osteoporose.
  • Depressão e Memória: como é rico em vitaminas do complexo B, entre elas a vitamina B12, podemos certamente atribuir ao Kefir mais um superpoder: o desenvolvimento e manutenção de um sistema nervoso saudável, caso contrário pode-se ter problemas cognitivos, como a memória fraca e a temida depressão.
  • Bom para Beleza: Ao ingerir essa fonte rica de vitamina B, você melhora o aspecto da sua pele, diminui as rugas e fortalece seus cabelos e unhas. O Kefir também colabora com a eliminação de toxinas, impedindo que elas se acumulem e provoquem uma absorção ineficiente de nutrientes que podem acarretar, entre outros efeitos indesejáveis, na quebra de unhas, queda de cabelos e a indesejada acne.
  • Estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração, regulando a pressão arterial e ajudando no combate ao colesterol ruim.
  • Rico em proteínas, que são os agentes fundamentais na construção muscular, também ajuda a potencializar a absorção de glicose pelas células musculares, o que promove grande ajuda no rendimento físico.
Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável

Como Fazer o Kefir de Leite?

A forma de fazer vai depender da quantidade que você quer por dia. Para a quantidade de mais ou menos um copinho de iogurte, reserve uma colher de sopa dos grãos de Kefir para um copo de leite de 300 ml.

Coloque em um recipiente de vidro os grãos de Kefir e o leite integral (preferencialmente o integral!). O conteúdo é deixado à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. Mas se o clima estiver muito quente ou muito frio, a duração pode variar. O leite fermentado é coado para separar e recuperar os grãos. Então, agora os grãos são novamente adicionados a mais leite fresco, repetindo o processo.

O Kefir líquido já fermentado que é coado pode ser consumido imediatamente ou pode ser mantido na geladeira para consumo posterior.

Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável

Se você preferir o iogurte mais consistente tipo iorgurte grego, basta filtrar o soro do Kefir. Depois que o iogurte estiver pronto, coloque a quantidade em um filtro (pode ser de papel; aquele coador para fazer café, ou de pano) e um copo em baixo para escorrer o soro.

Diferença do Kefir de Água e do Kefir de Leite

No Kefir de leite, as bactérias se alimentam da lactose do leite, e no de água, as bactérias se alimentarão de açúcar.

O Kefir "vive" porque se alimenta de carboidrato. Então, o Kefir de leite acaba tendo um número maior de micro-organismos que o Kefir de água, já que o açúcar do leite é mais complexo que o açúcar puro que se coloca na água do Kefir.

Enquanto o Kefir de água tem em torno de 14 cepas diferentes, o de leite chega a ter 76. As cepas são bactérias benéficas ao funcionamento do intestino, presentes em probióticos.

Como consumir o Kefir?

Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável

O Kefir pode ser consumido in natura, mas existem ótimas opções de receitas, como queijos e manteigas. O Kefir de leite pode substituir o próprio leite em muitas comidinhas cotidianas, como o iogurte. Há também as opções de smoothies e vitaminas se você tem pressa e quer um sabor a mais. O Kefir também pode ser consumido com granola e frutas.

Varie o tipo, as formas de consumir e de armazenar. Observe o funcionamento do seu corpo e aproveite todos os benefícios que esse alimento promete fornecer.

Como Conseguir o Kefir

É preciso ter algum amigo ou conhecido que já tenha a colônia de Kefir. Existem também comunidades online para doação e até venda. A pessoa doa um punhado de grãos e pronto. O Kefir vai se multiplicar no leite e logo você também poderá ser um doador e presentear quem quiser. Foi por meio das doações que o Kefir se difundiu pelo mundo.

E você, já consome o Kefir? Qual a forma que você mais gosta?

41 comentários para “Kefir: Conheça esse Iogurte Muito Saudável”

  1. Avatar de Glaucia Nogueira

    Eu uso o kefir de leite, é muito bom, uso com granola.

    1. Avatar de Patrícia Sebastião

      Olá Glaucia. Estou a procura de uma pessoa que possa doar ou vender o grão.
      Sabe onde posso conseguir?

      1. Avatar de Luiz Alberto

        Patrícia, falei pra amiga aqui embaixo mas se ajudar, eu consegui pela Probioticos Brasil. Vê com eles e pede pra mandar via Correio. É bem barato…

      2. Avatar de Nilda Maria Gutierrez

        TENHO PARA DOAR, MORO EM SSA.

    2. Avatar de Nilda Maria Gutierrez

      CONSUMO O KEFIR, COMO IOGURTE E QUEIJO.

      1. Avatar de Fabiola Filatro Filippini

        que bom ! vc pode doar ? estou com crises intestinais horríveis que está acabando com a minha saúde , eu pago o sedex ou o pac , por favor

        meu whats 11 9 9852 1043

  2. Avatar de Kelly

    Faz tempo que tenho ouvido a falar no kefir. Gostei de ler o artigo e entender mais.

    1. Avatar de Cícera

      Tenho Kefir para doar , faço queijo semanalmente ,..tenho também o caspian Sea ,tão bom quanto o Kefir ,muito mais fácil de cuidar ,tenho também para doar ,moro em Mogi das cruzes ciceraaolegario@globomail.com

      1. Avatar de Avanirquevedo

        preciso do kefir por favor cicera entre emcontato comigo muito obrigado

      2. Avatar de Fabiola Filatro Filippini

        esse outro também gostaria de experimentar , vou te enviar um e-mail

    2. Avatar de Guiomar Regina Kadratz Pontes

      Eu tenho Poço doar.. e muito Bom.

      1. Avatar de Tereza Domingues

        Eu li o artigo sobre o Kefir gostaria que me doasse pois tenho problemas de intestino, vc Guiomar poderia me doar? 😀

  3. Avatar de Angela Azevedo Lira

    Olá,
    Gostei muito da possibilidade de preparar o Kefir.
    Não sei onde comprar o produto pra preparo.
    Ótima dica pra saúde.

    Mt obrigada,

    1. Avatar de Laura Calori

      Faço uso constante 😛 😆 tenho mudas posso doar moro em Santa Barbara D’Oeste

      1. Avatar de Luiz Alberto

        Vê no site da Probioticos Brasil. Tem ele sozinho e até kits. Abraço!

  4. Avatar de Nayara

    Eu amo kefir uso em variadas receitas. É maravilhoso e já fiz várias doações pois como uso diatiamente a colonia sempre se reproduz.

    1. Avatar de Maria Lúcia Dias Fonseca

      Estou interessada nos benefícios do keffir ,vc poderia fazer uma doação para mim não conheço ninguém que faça uso, obrigada 😘

      1. Avatar de Nilda Maria Gutierrez

        TENHO KEFIR DE LEITE, PARA DOAÇÃO MORO EM SSA.

    2. Avatar de Neusa

      Eu tenho .posso doar os grãos da colonia

      1. Avatar de Tereza Domingues

        Vc poderia me doar grãos de Kefir
        🙂

  5. Avatar de Luciene Santana Dos Santos

    Eu usou o kefir muito bom tomou de manhã um delicia o meu foi doado

  6. Avatar de Pb

    Eu uso Kefir com banana 200 ml de Kefir e uma banana bem madura fica uma deliçia

    1. Avatar de Delsônia Soares De Souza Santos

      Delsônia Eu uso o meu foi doado amei ajudou a regularizar meu intestino

  7. Avatar de Chris

    É bom dizer que quando se manipula o Kefir (enquanto grão), ele não deve ter contato com inox. Assim devemos usar uma peneira de plástico e colher de plástico ou louça. Depois, quando já pronto, não tem mais problema.

  8. Avatar de Ana Maria

    Já fiz muito o Kefir, mas acabei desistindo depois de algum tempo, é trabalhoso.
    Hoje faço iogurte comum mesmo.
    Existe também o Kefir de açúcar mascavo, pena que não foi mencionado!

  9. Avatar de Lina Machado

    Faço uso do Kefir desde 2015, quando ganhei uma muda (punhado). Depois de coado bato no liquidificador com folhas verdes e frutas. Como banana e maçã. Só assim consigo tomar. Já fiz o queijinho temperado (como creme cheese), também é gostoso, mas acabei parando porque meu tempo estava muito curto.
    Muito boa a matéria! 🙂

  10. Avatar de Nivia Ribeiro

    Kefir é ótimo como batida q ponho banana morango pêssego manga excelente pra saúde

  11. Avatar de Ana Alice

    Tomo Kefir todos os dias, gostaria de doar. Moro em Maceió.

    1. Avatar de Fabiola Filatro Filippini

      por favor , 11 985721043 whats

  12. Avatar de Mariza Aparecida Assunção

    Faço uso um certo tempo,mas com aguá e açúcar mascavo adoro e compartilho com meus familiares

  13. Avatar de Oswaldo Giacomin

    Pessoas intolerantes à LACTOSE: o processamento natural do Kefir de leite elimina a lactose?

  14. Avatar de Julia Quinonez Castanho

    Conheci o Kefir há muitos anos quando minha mãe o trouxe pra minha casa, usamos muito e depois paramos. Há 1 ano, voltei a usar e agora não pretendo parar mais. Ele alimenta bem, coloco frutas variadas e sempre abacate. Uso muito frutas regionais, tipo cupuaçu, graviola e murici. Já fiz doações e todos gostam muito. Gostei da matéria!

  15. Avatar de Mary Franco

    Eu estou usando a mais ou menos um ano, mas não moro no Brasil e gostaria de obter uma mudinha pra fazer pras minhas amigas que não conhecem. É muito bom!!! Quem tiver aqui em Goiânia e fazer uso, eu gostaria de ganhar pra preparar pra elas. Meu fone: 981546357(Mary), antes do dia 03/04, pois vou viajar no dia 03. Por favor me ligue quem pode me fazer doação, daí eu vou buscar!! Obrigada!!

  16. Avatar de Marta Eliza Bergamo

    Uso kefir desde 2016. realmente melhora a flora intestinal pois funciona como probiótico. Reduziu até meu LDL (colesterol ruim). Recomendo.

  17. Avatar de Claudeane

    Alguém pode me doar kefir.moro em Teresina Piauí

  18. Avatar de Luiz Alberto

    Que legal!! Eu também faço várias coisas com Kefir. Meus filhos adoram!!! Pra quem quiser, adquiri no Site da Probioticos Brasil, me atenderam muito bem. Saúde pra todos!!!

  19. Avatar de Nilda Maria Gutierrez

    USO KEFIR COMO IOGURTE E QUEIJO, TENHO PARA DOAR,MORO EM SSA.

  20. Avatar de Suh Novaes

    Tenho muito kefir pra doar…mas só fç a doação se a pessoa vir buscar.
    Na estação cptm de Francisco Morato SP

  21. Avatar de Patricia Edite Da Silva

    Bom dia!
    Preciso de uma doação de kefir de água para ajudar no tratamento da minha filha . Ela foi diagnostica com uma doença no trato gastrointestinal e o kefir de água ajudaria muito a saúde dela.
    agradeço desde já.

  22. Avatar de Natalia Sousa

    Eu já fiz uso do kefir e adorei. Só achei que o de leite tem mais gasto do que o kefir de água. pensar do de leite ficar parecendo um iorgute e ser bem útil para outras receitas.

    http://www.bugigangazdanet.com

  23. Avatar de Nilza

    Gente estou precisando, de kerfi, por causa de problemas de pressão arterial, colesterol, alguém pode fazer doação?
    Obrigada.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva