Para a mulher que gosta de se cuidar

Latanoprosta para Queda de Cabelo: funciona?

Latanoprosta para Queda de Cabelo: funciona?

Há tempos comecei a ouvir rumores sobre um novo tratamento para queda de cabelo: trata-se da latanoprosta. Esse tratamento está despertando a curiosidade em muita gente, especialmente após o programa Bem-Estar, da Globo, ter falado mil maravilhas sobre o produto.

Quem tem problemas com queda de cabelo — principalmente alopecia androgenética — aguarda ansiosamente por um tratamento eficaz. Por isso, fiquei na expectativa que pudesse ter surgido algo que ajudaria muitas pessoas que sofrem com esse problema.

Recentemente comecei a receber muitos e-mails perguntando sobre a latanoprosta, além de muitos comentários sobre ela nos posts de queda de cabelo no blog. Diante de tudo isso, resolvi pesquisar um pouco mais a fundo sobre a latanoprosta.

O que é Latanoprosta?

A latanoprosta é um análogo direto da prostaglandina F2-alfa, originalmente utilizado como colírio no tratamento de glaucoma e hipertensão ocular. Desde que o produto começou a ser utilizado percebeu-se como efeito colateral o aumento da densidade dos cílios. Ou seja, o que seria um simples colírio para tratar glaucoma, fez com que os cílios dos pacientes crescessem além do natural. Naturalmente, cientistas começaram a especular que o produto possa ser eficaz também para o crescimento de cabelos quando aplicado topicamente no couro cabeludo.

Tecnicamente, a ação da latanoprosta ocorre através do estímulo aos folículos capilares, prolongando a fase anágena, e promovendo a conversão da fase telógena à fase anágena.

Há comprovação científica?

A maior parte das referências à latanoprosta para queda de cabelo apontam para um único estudo científico, realizado em 2012. Neste estudo, os pesquisadores concluíram que em um grupo tratado com a latanoprosta, 50% dos indivíduos apresentaram diferenças significativas na densidade, pigmentação e espessura do cabelo. No final das 24 semanas do estudo, a densidade do cabelo aumentou em 22% em média.

Porém, esse estudo não é 100% conclusivo. Em primeiro lugar, a amostra foi de apenas 16 pessoas — número considerado bastante pequeno. Além disso, todos os indivíduos eram homens jovens e com um tipo específico de queda de cabelo: alopécia androgenética, de intensidade suave. Naturalmente, o que isso mostra é que os resultados podem não se traduzir em outros grupos, tais como mulheres, em casos de alopécia androgenética mais grave, ou em pessoas com outros tipos de calvície.

Além disso, não há motivos para acreditar que a dose utilizada e que o tratamento de 24 semanas seja o ideal, e não há conclusões sobre efeitos colaterais de longo prazo.

Os próprios autores reconhecem essas limitações do estudo, e indicam que é necessário mais aprofundamento nas pesquisas.

Outros Estudos

Além do estudo citado acima, existem outros menos citados. Desses estudos, dois deles mostraram que a latanoprosta é ineficiente em casos de alopécia aerata. Por isso, antes de pensar em fazer tratamento com latanoprosta, é importante entender a causa da sua queda de cabelo; aparentemente, a latanoprosta só funciona em casos de alopécia androgenética.

Em outro estudo, feito em macacos com alopécia androgenética, a latanoprosta mostrou resultados, mas estes foram bastante modestos e os pesquisadores também concluíram que mais estudos são necessários para tirar conclusões definitivas.

A latanoprosta é relativamente nova para queda de cabelo, e como essa é uma área de muito interesse, muitos estudos científicos novos estão saindo a cada momento.

Onde Comprar a Latanoprosta?

Latanoprosta para Queda de Cabelo: funciona?

Alguns dermatologistas já estão indicando aos seus pacientes a fórmula com latanoprosta. A fórmula mais comum é em espuma. Algumas farmácias de manipulação já vendem o produto pronto. Além das farmácias de manipulação, existe uma empresa, chamada Fagron, que faz a manipulação da latanoprosta, com a seguinte composição:

  • Latanoprosta 0,005%
  • Espumil Qsp 100 ml

(Sinceramente, achei o site dessa empresa Fagron bem estranho; não encontrei opção para comprar; também mandei email perguntando se eles enviam para outras cidades, mas não obtive resposta.)

O grande problema da latanoprosta é o preço: nas farmácias de manipulação que pesquisei, o preço normalmente é de mais de R$ 500,00 para 100ml (que dura em torno de 1 mês). Na farmácia mais barata que encontrei o preço era de R$ 480,00.

Minha Opinião sobre a Latanoprosta

A princípio, eu fiquei com muita vontade de experimentar. As promessas são muitas e os relatos de pessoas na Internet são bastante animadores. Porém, depois que pesquisei bastante, resolvi esperar mais.

Aparentemente, o produto dá resultado, mas as pesquisas ainda não estão muito completas, por minha decisão pessoal é a cautela. Existem outros produtos, como o Minoxidil por exemplo, tem sua eficiência comprovada e são mais testados e garantidos. Além de tudo isso, tem o preço, que é de cair de costas. Enfim, eu tenho a intenção de testar a latanoprosta em algum momento, mas por enquanto decidi esperar um pouco mais.

Agora quero saber a sua opinião… você tem vontade de testar? Se já testou, gostou dos resultados?

251 comentários para “Latanoprosta para Queda de Cabelo: funciona?”

  1. Avatar de Josias

    Editora do site Beleza e Saúde. A Fagron é uma empresa que que faz venda de matérias primas somente para farmácias de manipulaão, ela não é um vendedor final, então encontrará somente mesmo em farmácias de manipulação. Lógico que eles poderiam pelo menos te lhe respondido o e-mail lhe informando isso

  2. Avatar de Lais

    Gostaria de usar mas não sei onde comprar.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva