Para a mulher que gosta de se cuidar

5 Opções Super-Saudáveis de Leite Vegetal

5 Opções Super-Saudáveis de Leite Vegetal

Os leites vegetais são uma ótima opção para quem quer diminuir (ou retirar por completo) o consumo de leite animal da dieta.

Publicidade

Já falei sobre o leite vegetal de gergelim, que é o mais rico em cálcio e também muito nutritivo. Se você não conhece, vale a pena conferir.

A verdade é que muitas pessoas tem problemas com o leite de vaca: difícil digestão, mucosidades, mal-estar e, claro, intolerância à lactose.

Médicos, nutricionistas e a população em geral estão cada vez mais conscientes dos problemas que o leite de vaca causa, e é por isso que pouco a pouco os leites alternativos vegetais estão ganhando mais espaço.

Opções de Leites Vegetais

Nesse contexto, é chamado de “leite” qualquer produto de origem vegetal que seja parecido com o leite de vaca (em cor ou textura), e que o substitua na alimentação.

Se você está fazendo a transição para uma dieta livre de produtos lácteos, você vai ver é mais fácil que parece: leites à base de plantas fornecem uma alternativa conveniente, saudável e muito saborotsa! Existem dezenas de marcas de leite à base de plantas e centenas de opções de escolha para atender diferentes gostos e necessidades nutricionais de todos.

5 Opções Super-Saudáveis de Leite Vegetal

A vantagem desses leites é que além de saborosos e nutritivos, são naturais, sem adição de químicas e conservantes. Confira 5 tipos de leites saborosos e nutritivos que você pode fazer em casa.

Leite de Linhaça

A semente de linhaça fortalece a imunidade, pois é um alimento que apresenta substâncias bioativas, capazes de prevenir e tratar inúmeras doenças. Também diminui as triglicérides, reduz doenças cardíacas e é um antiinflamatório notável. Para os intestinos funcionarem bem, nada melhor do que utilizar a linhaça diariamente.

Preparo: Deixe a linhaça pelo menos umas 4 horas de molho. Um copo de linhaça para quatro copos de água. Bata e coe em peneira fina.

Leite de Arroz

Um poderoso desintoxicante. Os nutricionistas dizem que o leite de arroz "descansa" os órgãos do corpo. Tem proteínas, vitamina B1 e niacina, responsáveis pela transformação das proteínas e carboidratos em energia.

Preparo: Deixe dois copos cheios de arroz de molho por oito horas. Leve ao fogo com o dobro de água (4 copos). O arroz deve ficar ao fogo sob a medida da mão, ou seja, assim que a mão não suportar mais o calor, é hora de desligar e abafar. Bata e coe em peneira fina.

Leite de Aveia

A aveia é rica em carboidratos e oferece mais proteínas do que o arroz. Dispõe de ácidos graxos essenciais como o linoleico e antioxidantes como a vitamina E. Seu teor de beta-glucano ajuda a diminuir o colesterol e os ácidos biliares no intestino, evitando que elementos nocivos vão para o organismo.

A aveia é um cereal importante na alimentação dos diabéticos, pois contém fibras solúveis, que auxiliam no controle da glicemia. Protege o coração e a circulação contra a aterosclerose. É rica em cálcio, ferro, magnésio, vitaminas do complexo B e por conter fibras, facilita o fluxo intestinal.

Preparo: Separe um copo de aveia em flocos. Hidrate em água por 8 horas. Bata com três a quatro copos de água; coe em peneira fina.

Leite de Castanhas

As castanhas são ricas em  selênio, um importante antioxidante que varre as impurezas das células. Contém ainda vitaminas E e B1, que exercem papel importante no metabolismo das proteínas e na geração de energia. A castanha mais comum para fazer o leite são as amêndoas, que são mais leves que as nozes e castanha do pará.

Preparo: Deixe um copo de castanhas pré-lavadas de molho por cerca de oito horas. Bata com quatro copos de água. Por ser um leite mais gorduroso, o leite de castanhas precisa ser coado em peneira bem fina ou com um pano.

Leite de Semente de Girassol

Talvez a principal propriedade da semente de girassol é a de ser um antioxidante poderoso, protegendo o organismo contra o estresse e o envelhecimento precoce. A semente de girassol é rica em proteínas e contém minerais como fósforo, cobre, ferro, zinco e vitaminas B6, E e K.

Preparo: As sementes de girassol utilizadas podem ser com ou sem casca: o importante é que não contenham sal. Deixe um copo de sementes pré-lavadas imersas em água por oito horas. Em seguida, bata no liquidificador com três a quatro copos de água filtrada. Coe em peneira fina.

Os leites vegetais não toleram temperaturas elevadas. Conserve-os sempre em geladeira e se precisar aquecer, não deixe ferver, pois podem talhar. Dependendo do leite, podem durar de 2 a 3 dias na geladeira.

Você já faz uso do leite vegetal? Tem intenção de experimentar?

38 comentários para “5 Opções Super-Saudáveis de Leite Vegetal”

  1. Avatar de Iolanda

    Muito bom esses leites, faço sempre o de gergelim, vou experimentar o de castanha, deve ser uma delícia.

    1. Avatar de Maria Bia

      Achei o de gergelim um pouco ácido.
      Como posso melhorar o sabor?
      Maria- RJ

  2. Avatar de Telma

    Muito bom, adoro todos!

  3. Avatar de Amanda

    Muito bom mesmo. Faço o de gergelim,de linhaça e Girassol.

  4. Avatar de Meire

    Eu já fiz leite de aveia, é muito gostoso.

  5. Avatar de Morgana

    Desde que li seu artigo sobre o leite de gergelim eu venho fazendo, é muito bom.

  6. Avatar de Eliete

    Amei as dicas, vou fazer.

  7. Avatar de Karina Leite

    Nossa, que legal, vou experimentar, nunca testei esses leites vegetais, deve ser gostoso, estou precisando diminuir o leite de vaca pois não está me fazendo bem.

  8. Avatar de Silvana

    Muito bom, já faço o de amendoas e arroz. Vou testar esses também, obrigada.

  9. Avatar de Ana

    esses não precisa descartar a primeira água como o leite de gergelim?

  10. Avatar de Jessica

    Adorei as dicas.

  11. Avatar de Jessica

    Vou fazer o de castanhas e aveia.

  12. Avatar de Amei As Dicas Vou Fazer.

    Amei as dicas vou fazer….

  13. Avatar de Amei As Dicas Vou Fazer.

    Amei as dicas vou fazer…

    Geni Selau

  14. Avatar de Hadassa

    Muito bom as dicas de leites vegetais, vou experimentar com certeza, pois são muito mais saudáveis do que o leite de vaca. Se quiser usar algum desses leites em receitas, de bolo por exemplo, qual é a melhor opção? E muda muito o sabor da receita??
    Obrigada!! 🙂

  15. Avatar de Lana Bello

    Quero fazer o de castanha,
    já fiz o de gergelim, do post anterior. 😉

    P.S.: Celisa quando
    puder, mostre como fazer
    queijo com o leite de castanha ou
    outras opções.

    😆

  16. Avatar de Chris

    Alguém sabe me dizer se algum desses “leites” fica bom para tomar com café (sempre pingo um pouco de leite de vaca no meu café)?

  17. Avatar de Suzana

    AMEI AS DICAS, TENHO INTOLERÂNCIA A LACTOSE, COM CERTEZA VOU EXPERIMENTAR. TENHO TOMADO LEITE DE SOJA. CELISA, VC SABE ME DIZER SE É SAUDÁVEL? BJSSS!!!!

  18. Avatar de Luna

    Nossa ótimas dicas! Vou testar!!!

  19. Avatar de Antonio De Oliveira

    Achei muito interessante! Vou Experimentar. Muito obrigado!

  20. Avatar de Camilo Louize

    Muito bom o post !
    Eu moro aqui em Londres a quase 10 anos e aqui ja os encontramos todos orgânicos e comercializados com o preço acessível facilitando a dinamica de minha rotina .
    Sou vegan e sempre fiz opções por esses leites e ps. Indico ate o famoso ” café c leite “, vitaminas c frutas ficam uma delicia …
    Gosto de fazer um Shake batendo no liqüidificador o leite de amêndoas com uma colher de 100% cacau em pó …
    Muito bom e indico !
    😉
    Bjs e q estejamos dispostos a entender q os alimentos sao capazes de prevenir doenças , nis mantendo energeticamente bem conosco e c o universo !

    1. Avatar de Lana Bello

      Camilo estou sem comer
      por algum tempo tudo que seja
      derivado do animal. Pode me dar uma
      dica do que vc costuma almoçar?
      Pq eu comia saladas, legumes e carne,
      só que agora estou sem a carne e a carne
      de soja não está me fazendo muito bem, tem
      algo que possa substituir e que me sustente??

      Obrigada 😀

      1. Avatar de Elyzinha

        CAMILO LOUIZE,POR FAVOR,POR ENVIAR-ME SEU E-MAIL ? NECESSITO MAIORES INFORMAÇÕES, SOBRE A ALIMENTAÇÃO DOS VEGANOS.
        AS INF.AQUI CONTIDAS SÃO EXCELENTES.OBRIGADA.

  21. Avatar de Rê

    Não vejo a hora de provar, já venho ouvindo falar do quanto é bom! 😉 Obrigada pelas receitas!

  22. Avatar de Sofia

    Adorei as dicas, vou experimentar.

  23. Avatar de Carolina Mendonça

    obrigada pelas dicas! adoro o leite de arroz, mas vou experimentar os outros tipos tmb! beijo

  24. Avatar de Arlete

    ADOREI AS DICAS IREI ESPERIMENTAR,OBRIGADA

  25. Avatar de Jefferson Almeida

    Você disse em todas as receitas e devemos colocar de molho e depois ferver em 4 litros de água. A pergunta é: quanto de água no molho, você não citou hora nenhuma.

  26. Avatar de Ronilda

    muito bom,estou no leite de gergelim,vou fazer o de arroz. sempre achei q a soja era boa mas agora fiquei em duvidas,faça uma reportagem sobre o assunto,obrigada.

  27. Avatar de Ione

    O leite de linhaça. Diz para bater em 04 copos de agua, de quantos ml? , 200ml, 300ml ou mais? Ou aumenta quantidade de linhaça na mesma proporção?

  28. Avatar de Nandhico

    Existe a possibilidade de estar colocando as proporções? Para cada 200g de gergelim, 3 xícaras de água por exemplo. Ajudaria bastante. Obrigado

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva