Para a mulher que gosta de se cuidar

Leite: Vilão ou Mocinho?

Você costuma beber leite?

O valor nutritivo do leite se deve principalmente ao seu alto conteúdo de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, tornando-o um componente muito nutritivo e útil em nossa alimentação diária.

Publicidade

O leite contém uma grande variedade de nutrientes essenciais ao crescimento e manutenção de uma vida saudável. Além de energia e proteína, ele é rico em cálcio, sendo um dos principais minerais da prevenção da osteoporose. O desenvolvimento tecnológico permite-nos, hoje, melhorar ainda mais seu valor nutricional.

Benefícios do Leite

  • Cálcio: ajuda a construir ossos fortes, além de possuir 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais. Saiba mais sobre o cálcio.
  • Proteína: ajuda no crescimento corporal (tecidos corpóreos) e desenvolvimento cerebral.
  • Vitaminas A, B12 e D: mantêm o crescimento regular das células e do sistema imunológico, no regulamento do fluxo sanguíneo e sistema nervoso e promove a absorção do cálcio, minerais e fósforo.
  • Potássio: equilibra os fluídos corporais e pressão sanguínea.
  • Fósforo: ajuda a gerar energia para células do corpo.
  • Niacina: faz com que o corpo mantenha a funcionalidade normal das enzimas, ajudando o organismo a processar os açúcares e ácidos graxos.
  • Caseína: A caseína é uma proteína do leite que merece menção especial, pois possui liberação lenta dos aminoácidos, favorecendo o anticatabolismo e a síntese proteica durante muitas horas. Esse recurso é bastante utilizado para uma alimentação que favoreça o ganho de massa muscular.
Você costuma beber leite?

Tipos de Leite

Atualmente, existem uma grande variedades de leites comercializados, preparados de diferentes maneiras. O leite mais comum é o leite da vaca, por isso é importante conhecer o que significam as classificações:

  • Tipo A: A ordenha é mecânica e o leite é encaminhado para um tanque onde é aquecido e logo após resfriado. Também é conhecido como leite pasteurizado. Contém mais gordura que proteína.
  • Tipo B: A ordenha pode ser manual ou mecânica. As produtoras permanecem em estábulos e o leite ao ser retirado é resfriado em uma temperatura de até 4ºC.
  • Tipo C: A retirada do leite pode ser manual ou mecânica. As produtoras ficam livres em pastos e, após a ordenha, o leite é encaminhado a locais rústicos onde é resfriado antes de ser levado para as usinas.
  • Uht: O leite é submetido a um processo de ultrapasteurização para destruir qualquer micro-organismo. O leite é aquecido em alta temperatura e em seguida é resfriado.
  • Longa Vida: O leite é submetido ao processo Uht e colocado em embalagens assépticas protegendo o leite de qualquer contaminação. Normalmente não há adição de conservantes.
  • Teor de gordura: pode ser integral (cerca de 3% de gordura), semidesnatado (de 2,9% a 0,6% de gordura), ou desnatado (com até 0,5% de gordura).

Leite: “vilão ou mocinho”?

Quando fui escrever sobre o leite me deparei com opiniões divergentes: a maioria dos pesquisadores falando maravilhas, mas também uma minoria que não pode ser ignorada condenando totalmente o leite para a saúde.

Segundo essas fontes, o leite contém uma gama ampla de substâncias perigosas e causadoras de alergias, intoxicações e doenças, com efeito prejudicial e cumulativo sobre os consumidores.

Outras alegação é que o leite de vaca contém 59 hormônios ativos, vários alergenos, gordura saturada e colesterol. A maior parte do leite de vaca contém quantidades mensuráveis de herbicidas, pesticidas, dioxinas, antibióticos, sangue, pus, fezes, bactérias e vírus. Ainda segundo essas fontes, mesmo que você precise de cálcio, há a ideia que outras fontes de cálcio (como folhas verdes, peixes, castanhas e gergelim) são preferíveis.

Enfim, não há consenso sobre os benefícios e malefícios do leite à nossa saúde. Nesses casos, a conclusão que eu chego é quase sempre a mesma: aproveite os benefícios do leite, consumindo com moderação (eu diria até um copo de 200 ml). Assim, aproveita-se o que há de bom, minimizando eventuais efeitos cumulativos. Sou da teoria que podemos comer (e beber) de tudo, desde que com moderação! 🙂

Intolerância à Lactose

É importante mencionar esse assunto. Nutrólogos acreditam que o leite de vaca contribua para desencadear processos inflamatórios em organismos mais sensíveis. Um alimento que é bom para um indivíduo não será necessariamente bom para outro. O leite está muito ligado ao sistema imunológico. Pacientes com doenças autoimunes ginecológicas apresentam melhora após deixar de consumi-lo.

Pessoas com problemas respiratórios, gastrointestinais e urológicos não conseguem aproveitar o cálcio do leite porque as moléculas do mineral não são quebradas corretamente e acabam não sendo absorvidas. Em alguns casos, a intolerância não é detectada nem por exames específicos. Se a pessoa passa mal ao tomar leite, mesmo que não tenha intolerância diagnosticada, pode ser que, na verdade, ela apresente algum grau do problema. Por isso é importante ficar atento a sinais e sintomas das alergias e intolerância ao leite, quando consumir leite e seus derivados.

Saiba mais sobre intolerância à lactose.

Enfim, assim como com qualquer outro alimento, você deve sempre buscar se observar e se conhecer: se tomar leite te faz bem, continue. Se notar que te causa algum desconforto, é sempre melhor evitar.

E você, o que acha? Costuma beber leite ou não?

114 comentários para “Leite: Vilão ou Mocinho?”

  1. Avatar de Taís

    eu tomo leite todos os dias e nunca me fez mal.
    mas minha mãe diz q leite d caixinha tm uma grande quantidade de conservante e faz mal..

  2. Avatar de Marcus Túlio

    Eu tomo bem mais quem 200 ml por dia! Nossa desanimei com esse “sangue, pus, fezes” sou m u i t o fresco pra comida, não tomo café substituo pelo leite.

  3. Avatar de Nelly Fenton

    Eu descobri depois de anos tentanto achar a causa da minha enxaqueca, que o leite eh que causava minha enxaqueca. Parei de tomar leite, as espinhas do meu rosto sumiram e a enxaqueca sumiu. Pra mim o leite de vaca eh um vilao. Hoje em dia tomo leite de amendoas. eh gostoso, tem bastante vitamina E e naturalmente doce.

  4. Avatar de Anamaria

    Outra questão em relação ao leite é sua “origem”. A vaca para produzir todo esse leite, toma hormônios dentre outros medicamentos. Já vi fotos de vacas que mal podem andar. E esses leite, será bom? Precisamos de todos esses hormônios? Qual a influência deles no nosso organismo? Quando criança no interior, era comum o carroceiro passar vendendo o leite que trazia de pequenos produtores.
    Hoje, o leite perdeu até a cor original, é de um branco extremo. Fazer manteiga com um leite desses como se fazia naquela época é impossível.

  5. Avatar de Marta B.

    Deixei de tomar leite recentemente (um ano mais ou menos) por orientação da minha acupunturista, pois sempre sofri de rinite e ela disse que o leite é um dos maioires geradores de muco. Pela minha experiência, acho que é verdade (infelizmente); não tive mais coriza nem muco, a rinite melhorou bastante. Porém, não parei totalmente, uso queijo e outros derivados do leite.

    A verdade é que para nós, ocidentais, o leite faz parte da cultura. O certo seria tomar leite somente na infância e somente o leite materno. Para os orientais, o leite de vaca foi feito para os bezerros e não para os humanos. E olha a qualidade de vida deles. Faz sentido né?

    Mas que é bom… é!!!

  6. Avatar de Elza Elisa

    Olá ! Meninas .
    Eu adoro leite ,se ele é vilão ou mocinho não me importa só sei que amo de paixão . 😀 😀 😀 😀 😀 Super abraço á todas.

  7. Avatar de Juliana

    Eu tomo muito leite. Todos os dias, a vida toda (tenho 35 anos). Tomo uma xícara enorme, tipo caneca (300 ml), de manhã, outra a tarde e mais uma a noite, todos os dias, com nescafé e açúcar. Adoro leite quentinho. E eu tomo o integral, de caixinha. Nunca me fez mal.

  8. Avatar de Marciana M.

    Há muitos anos que substitui o leite de vaca por bebida de soja. É opinião de muitos que o leite não é próprio para adultos, sendo um alimento de crias.

    Abraços!

  9. Avatar de Chri

    Celisa, gostei da sua conclusão; acho que o que vale é o bom senso; nem demais, nem de menos; acho que pelos comentários que li, o pessoal tem bom senso mesmo. Eu tomo leite (café com leite) e não passa mesmo dos 200 ml/diários.
    Obrigada pelo post. Como sempre, ótimo. Bjs 😀

  10. Avatar de Adriana Prado

    Eu tomo leite de forma moderada, em alguns dias tomo mais. No inverno, por exemplo, não resisto a uma caneca de leite com cacau e canela. Não tenho nenhum tipo de doença que me impeça, então… viva o leite! Rsrss.
    Beijo

  11. Avatar de Mayara

    olá,estou amando esse site é demais e sobre o leite eu não tomo porque em mim faz nascer muita espinha e foi recomendação por dermatologista então procuro os nutrientes dele em outros alimentos mas pessoas que não tem tedência a acne e nem a outras doenças devem tomar leite todos os dias pois ele é um aliado a nossa saude.

  12. Avatar de Anamaria

    Está em espanhol mas dá para ler: vejam no Facebook Planeta consciente

    Planeta consciente
    La leche de vaca

    Todos los animales mamíferos excretan toxinas a través de su leche. Ello incluye antibióticos, pesticidas y hormonas. La tasa de antibióticos en la leche es 100 veces más elevada ahora que hace algunos años, por lo que las autoridades sanitarias se han contentado en aumentar los límites autorizados.
    La leche contiene 59 hormonas diferentes: estrógenos, progesterona, prolactina, etc. En un kilo de queso se encuentran 20 veces la cantidad de hormonas que hay en un kilo de leche. Una hormona para aumentar el rendimiento de las vacas, el BST, provoca un aumento del IGF-1 en las vacas. Este factor acelera el crecimiento de las células, tanto las sanas como las agresivas del cáncer. Los cánceres de próstata y de pecho serían particularmente afectados.
    Toda la leche de vaca contiene sangre. Las inspecciones sólo tratan de mantenerla bajo ciertos límites, En USA se permite que la leche contenga entre 1 y 1.5 millones de glóbulos blancos por mililitro. Los glóbulos blancos son los componentes del pus. Parece que las vacas tienen infecciones a menudo debido a la hormona del crecimiento para producir más leche. Este pus que se bebe con la leche provoca en los adolescentes acné.
    La proteína de la leche, la caseína, es una cola muy poderosa, que se utiliza incluso para pegar muebles. Además, como se trata de una proteína extraña a nuestro organismo, se generan anticuerpos para neutralizarla, y por tanto, una intensa producción de mocos y pus. De ahí que surgen numerosas enfermedades: infecciones respiratorias en los niños (otitis, catarros, mucosidades constantes, etc), artritis reumatoides en las personas mayores. Además, muchos niños son alérgicos a la proteína (caseína) y al azúcar (lactosa) de la leche. La nariz gotea, aparecen las erupciones en la piel, diarreas y dolores de vientre.
    La leche más saludable (leche bio) procedente de la vaca más saludable está cargada de lactoferrinas, inmunoglobulinas y hormonas del crecimiento. La cantidad de glóbulos blancos y bacterias es inferior, pero es todavía considerable, así como de hormonas.

    Fuente:
    http://www.tips4mums.com/news/2009/02/27/0001

    1. Avatar de Priscilla

      Nossa… Nesse exato momento estou com muito nojo do leite.

    2. Avatar de Jo

      Ana Maria, adorei esta materia. Ja tinha lido por exemplo que no leite ha vestigios de fezes, pus e sangue, mas agora entendi porque. Muito obrigada por partilhar. Enviaram-me uma apresentacao de diapositivis (powerpoint) sobre os lacteos e a sua relacao com o cancro, mas nao consigo postar, so da para enviar por email. Se alguem quiser, ‘e muito interessante. Beijos:)

      1. Avatar de Marta

        Ana por favor mande este material para mim.

        Grata

  13. Avatar de Anamaria

    Receita de um “leite” delicioso:
    água morna ou mineral bem gelada porque estamos no verão, acrescento aveia, linhaça banana e procuro não usar açúcar, mas quando faço p/ meus filhos coloco um pouquinho. Enfim quem não sabe pensa que tem leite dentro das minhas batidas, mas é aveia .

  14. Avatar de Andreza Pardini

    Eu amo leite e todos os dias antes de sair pro trabalho tomo o meu leitinho, nos dias frios gosto dele quentinho e com café e nos dias quentes gelado puro ou com chocolate (diet).

  15. Avatar de Ivaneza Gomes De Oliveira

    Adoro leite tomo todos os dias, com nescau tomo umas duas xicaras por dia.
    Ele é ótimo para saúde, nunca mim feiz mal. Até agora, pra quem não pode procure outra fonte de proteina para ter uma alimentação saudável. Amei a matéria nunca tinha lindo sobre o leite.

  16. Avatar de Lu B.

    Olá gente, eu também sou usuária do leite, tomo uma média de 400 ml por dia, pois tomo um copo de manhã e outro antes de dormir e sempre me dei bem com o leite. Não quero parar de tomar porque minha família tem tendência a osteoporose e eu não quero passar por isso. Tá, tudo bem, sei que o cálcio está presente em todos os alimentos, mas o fato é que o leite continua sendo a maior fonte de cálcio e tem outras vitaminas. Aqui em casa todo mundo toma leite e nunca ninguém teve problemas. A única preocupação que eu tenho é a de tomar sempre o desnatado, pois o integral é muito gorduroso.
    Enfim, galera, cada procure a alimentação mais adequada para seus problemas.
    Saúde para todos!

  17. Avatar de Andrea

    É melhor nem tecer comentários, pois tem coisas tão absurdas nos comentários e também na matéria, que é melhor deixar pra lá.

  18. Avatar de Carla

    Oi Celisa e meninas!

    Eu tenho intolerância a lactose, descobri, pois passava muito mal quando por exemplo comia uma sobremesa com leite ou depois do café da manhã… fiz uma endoscopia e o teste da lactose que deu positivo em 75% intolerante… meus problemas acabaram agora só consumo leite de soja, não passo mais mal… belezura!

    Beijooo

  19. Avatar de Daiane Cardoso

    gosto mt d leite acho q é um mentira q o leite tem sangue.pus,feses etc leite é emsensial pra nossos dia-a-dia 😉 🙂

  20. Avatar de Lucia Lopes.

    Adoro leite, se podesse nem bebia agua.

  21. Avatar de Gabii

    Bomm, euu sempre tomo leite no café da manha, de tarde, e antes de doormir… o leite nunca me feis mal… mais eu naoo tomo o de caixinha com frequencia…. pois contem muitos conservantes 😀

  22. Avatar de Anamaria

    Tendo visto alguns comentários de pessoas que dizem que elas e a avó sempre tomou leite e tem não sei quantos anos , acontece da pessoa não ter reação.
    Me lembro de ter lido num jornal há alguns anos uma americana de 106 anos dizer que o segredo da longevidade dela era “tomar Coca-cola desde os 5 anos”.
    Também eu tenho parentes quase centenários que sempre bebera e comeram torresmos e outra gorduras.
    São pessoas de outra época, que cresceram com um estilo de vida diferente do vivido hoje, com diferenças ambientais e de costumes. Certamente um jovem hoje não irá longe e/ou saudável tomado Coca-cola, leite e toucinho.

  23. Avatar de Haroldo Vilas Boas

    o homem é o unico animal q toma leite depois de adulto. o leite é feito pra faze de crecimento, onde a lactose ataca a superfície do osso obrigando o organismo a produzir + calcio que é tirado do proprio leite, adulto que toma muito leite tem+ probabilidade de adiquirir osteoporose do q adulto que não toma, leite é pra criança.

  24. Avatar de Maria Izabel Simas

    Leite tem calcio além do necessário para uma pessoa, um copo de leite, copo de 200 ml, contém muito cálcio, calcificando o corpo desde pequeno, até adulto bem velho, estará se matando de calcio, leite de vaca é para calcificar ossos de bezerro, e não das pessoas, se olhar a porcentagem de calcio de cada copo, verá o absurdo da quantidade diaria que uma pessoa precisa não tem nada a ver teria que dividir a quantidade em tres, e tomar apenas um terço desta divisão e ai ninguem vai querer né? depois fica com todo tipo de calcificação na coluna cervical, dorsal, e quem sabe o tal de esporão, tão dolorido e trabalhoso para tirar, não será este excesso de calcio por toda uma vida? é pra refletir.

  25. Avatar de Vanda Chacon

    Tenho 57 anos e tomo leite todos os dias no café da manhã. Detalhe: moro no campo e tomo leite da “vaquinha feliz”, sem nada de química por perto. Assim como consumo ovos da “galinha feliz” e
    verduras orgânicas. Tenho uma saúde “irritante” e sou “muito feliz”. Penso que a vida moderna deixou todo mundo infeliz e refém de complicações. Voltem pra vida simples do campo!!!

  26. Avatar de Anamaria

    Vejam no Youtube receitas de leite de arroz, de amêndoas, de gergelim.
    Dá para variar bastante.
    No Beleza & Saúde saiu esta semana resenha sobre o leite de gergelim, riquíssimo em cálcio.

  27. Avatar de Catia

    Adoro leite, tomo de manhã a tarde e a noite…

  28. Avatar de Angelita

    tomo leite todos os dias e nunca me fez mal. :

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva