Para a mulher que gosta de se cuidar

Leite: Vilão ou Mocinho?

Você costuma beber leite?

O valor nutritivo do leite se deve principalmente ao seu alto conteúdo de aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, tornando-o um componente muito nutritivo e útil em nossa alimentação diária.

O leite contém uma grande variedade de nutrientes essenciais ao crescimento e manutenção de uma vida saudável. Além de energia e proteína, ele é rico em cálcio, sendo um dos principais minerais da prevenção da osteoporose. O desenvolvimento tecnológico permite-nos, hoje, melhorar ainda mais seu valor nutricional.

Benefícios do Leite

  • Cálcio: ajuda a construir ossos fortes, além de possuir 8 tipos de vitaminas e minerais essenciais. Saiba mais sobre o cálcio.
  • Proteína: ajuda no crescimento corporal (tecidos corpóreos) e desenvolvimento cerebral.
  • Vitaminas A, B12 e D: mantêm o crescimento regular das células e do sistema imunológico, no regulamento do fluxo sanguíneo e sistema nervoso e promove a absorção do cálcio, minerais e fósforo.
  • Potássio: equilibra os fluídos corporais e pressão sanguínea.
  • Fósforo: ajuda a gerar energia para células do corpo.
  • Niacina: faz com que o corpo mantenha a funcionalidade normal das enzimas, ajudando o organismo a processar os açúcares e ácidos graxos.
  • Caseína: A caseína é uma proteína do leite que merece menção especial, pois possui liberação lenta dos aminoácidos, favorecendo o anticatabolismo e a síntese proteica durante muitas horas. Esse recurso é bastante utilizado para uma alimentação que favoreça o ganho de massa muscular.
Você costuma beber leite?

Tipos de Leite

Atualmente, existem uma grande variedades de leites comercializados, preparados de diferentes maneiras. O leite mais comum é o leite da vaca, por isso é importante conhecer o que significam as classificações:

  • Tipo A: A ordenha é mecânica e o leite é encaminhado para um tanque onde é aquecido e logo após resfriado. Também é conhecido como leite pasteurizado. Contém mais gordura que proteína.
  • Tipo B: A ordenha pode ser manual ou mecânica. As produtoras permanecem em estábulos e o leite ao ser retirado é resfriado em uma temperatura de até 4ºC.
  • Tipo C: A retirada do leite pode ser manual ou mecânica. As produtoras ficam livres em pastos e, após a ordenha, o leite é encaminhado a locais rústicos onde é resfriado antes de ser levado para as usinas.
  • Uht: O leite é submetido a um processo de ultrapasteurização para destruir qualquer micro-organismo. O leite é aquecido em alta temperatura e em seguida é resfriado.
  • Longa Vida: O leite é submetido ao processo Uht e colocado em embalagens assépticas protegendo o leite de qualquer contaminação. Normalmente não há adição de conservantes.
  • Teor de gordura: pode ser integral (cerca de 3% de gordura), semidesnatado (de 2,9% a 0,6% de gordura), ou desnatado (com até 0,5% de gordura).

Leite: “vilão ou mocinho”?

Quando fui escrever sobre o leite me deparei com opiniões divergentes: a maioria dos pesquisadores falando maravilhas, mas também uma minoria que não pode ser ignorada condenando totalmente o leite para a saúde.

Segundo essas fontes, o leite contém uma gama ampla de substâncias perigosas e causadoras de alergias, intoxicações e doenças, com efeito prejudicial e cumulativo sobre os consumidores.

Outras alegação é que o leite de vaca contém 59 hormônios ativos, vários alergenos, gordura saturada e colesterol. A maior parte do leite de vaca contém quantidades mensuráveis de herbicidas, pesticidas, dioxinas, antibióticos, sangue, pus, fezes, bactérias e vírus. Ainda segundo essas fontes, mesmo que você precise de cálcio, há a ideia que outras fontes de cálcio (como folhas verdes, peixes, castanhas e gergelim) são preferíveis.

Enfim, não há consenso sobre os benefícios e malefícios do leite à nossa saúde. Nesses casos, a conclusão que eu chego é quase sempre a mesma: aproveite os benefícios do leite, consumindo com moderação (eu diria até um copo de 200 ml). Assim, aproveita-se o que há de bom, minimizando eventuais efeitos cumulativos. Sou da teoria que podemos comer (e beber) de tudo, desde que com moderação! 🙂

Intolerância à Lactose

É importante mencionar esse assunto. Nutrólogos acreditam que o leite de vaca contribua para desencadear processos inflamatórios em organismos mais sensíveis. Um alimento que é bom para um indivíduo não será necessariamente bom para outro. O leite está muito ligado ao sistema imunológico. Pacientes com doenças autoimunes ginecológicas apresentam melhora após deixar de consumi-lo.

Pessoas com problemas respiratórios, gastrointestinais e urológicos não conseguem aproveitar o cálcio do leite porque as moléculas do mineral não são quebradas corretamente e acabam não sendo absorvidas. Em alguns casos, a intolerância não é detectada nem por exames específicos. Se a pessoa passa mal ao tomar leite, mesmo que não tenha intolerância diagnosticada, pode ser que, na verdade, ela apresente algum grau do problema. Por isso é importante ficar atento a sinais e sintomas das alergias e intolerância ao leite, quando consumir leite e seus derivados.

Saiba mais sobre intolerância à lactose.

Enfim, assim como com qualquer outro alimento, você deve sempre buscar se observar e se conhecer: se tomar leite te faz bem, continue. Se notar que te causa algum desconforto, é sempre melhor evitar.

E você, o que acha? Costuma beber leite ou não?

114 comentários para “Leite: Vilão ou Mocinho?”

  1. Avatar de Suzana

    Eu tomo leite todos os dias, recomendação do médico por causa do cálcio, tomo o Parmalet 500 mg de cálcio, nunca me fez mal.

    1. Avatar de S

      Continue, querida. Não vá atrás de informações incorretas e sem fundamento científico.

    2. Avatar de Ceu

      Também tomo leite diariamente e gosto muito. Minhas tias são idosas e as que beberam e bebem leite (pois gostam muito também), são as mais fortes e sem problemas nos ossos.

  2. Avatar de Anderson

    Muito boa a matéria, tb tomo leite diariamente.

  3. Avatar de Dora Soares

    Consultei um medico hortomolecular e este me tirou o leite. Me disse que, na fase adulta, ele traz mais meleficios do que beneficios. E é silencioso. Ninguém nota o mal que nos faz. Apenas vai contribuindo para desenvolvermos doenças. Ate minhas crises de asma diminuiram , depois que parei de tomar leite.

    1. Avatar de Josiane

      Que interessante Dora…nunca tinha ouvido falar em médico hortomolecular e quando tomo leite ataca minha renite alégica e asma. Estou evitando tomar mesmo que gostando muito do leite.
      😉

    2. Avatar de Clau

      Pessoaaalllll!!! Me descumpem, mas é Ortomolecular, sem o H.

      1. Avatar de Clau

        Desculpem com l e não m!! srtsrsr

  4. Avatar de Marta

    Tb já ouvi comentarios bons e ruins, o jeito é usar o bom-senso. Tomo as vezes, nem sempre

  5. Avatar de Iolanda

    Sou super adepta a tomar leite, me faz super bem e tomo 300 ml diariamente.

  6. Avatar de Nina

    Eu sempre tive essa dúvida também, por isso tomo as vezes, gosto de fazer uma vitamina, um nescau…

  7. Avatar de Bia Fernandes

    Leite faz mal? Minha vó tem 92 anos e toma muito leite…

    1. Avatar de S

      Pois é… E tem gente que ainda tem coragem de dizer que leite faz mal.
      Sabe o que faz mal? Viver em país pobre que prega ‘alternativos’ para que a população pense que está cuidando da saúde abrindo mão das proteínas.

  8. Avatar de Antonieta

    Moro aqui Europa (Portugal) e por aqui ninguém tem hábito de tomar leite. Pelo visto faz mal…

    1. Avatar de S

      Não deve ser. Tudo depende da economia e do rebanho disponível.

  9. Avatar de Ines Mendes De Castro

    Se leite faz mal ninguem comeria queijo, iorgute,sorvete e outros produtos derivados desta maravilha ok.

    1. Avatar de S

      Derivados e os leites de origem animal (gado graúdo ou miúdo como caprinos, etc) sempre fora consumidos pela humanidade desde os tempos primórdios. E convenhamos: muitas espécies já desapareceram da face da terra, mas a espécie humana aqui está!
      Portanto, o leite deve ser uma boa opção para consumo. Aliás, eu nunca ouvi dizer que alguém morreu porque consumia leite…

  10. Avatar de Milena

    Acho que o leite é vilão, só tomo leite de gergelim.

    1. Avatar de S

      Não existe leite exceto os de origem animal. Os chamados ‘leites alternativos’ são meros extatos de grãos acrescidos de água. Ou seja, você consome um suco de um grão e jamais um leite, como pensa.

  11. Avatar de Glaucia Nogueira

    Olá!!! Muito interessante esse assunto, tb já me questionei sobre isso.
    Acho que para quem gosta mesmo de tomar leite o ideal é tomar pouca quantidade.
    Eu tomo pouco, umas 4 vezes na semana e pouca quantidade.

  12. Avatar de Gilda

    Adoro tomar meu leitinho diariamente, fico mal se não tomar.

    1. Avatar de S

      Deve continuar com o uso, pois o ser humano é uma espécie mamífera. As aves ou os répteis não são espécies mamíferas, por exemplo. Mas basta olhar e ver a diferença evolutiva melhorada entre os mamíferos e as outras espécies. E mesmo é de se comparar os seres humanos e os outros mamíferos que interrompem o uso do leite após a fase de amamentação.
      Não há como negar. Dentre as espécies mamíferas, a de mais ‘sucesso evolutivo’ delas é a humana sem duvida alguma!

  13. Avatar de Gislene

    Eu deixei de tomar leite há 4 anos. Recomendação medica, pois eu estava tendo uma reação alergica na face. Muitas espinhas e uma vermelhidão nas bochechas. Hoje não tenho mais nada e nem sinto falta do leite. Procuro também evitar os derivados do leite no dia a dia.

  14. Avatar de Maria Josá

    Não consumo leite, somente o de soja. Já pararam para pensar que o único animal que continua “mamando” é o ser humano?

    1. Avatar de Vanessa Little

      E pior, mamando de outra especie, né?! rsrsrs

    2. Avatar de S

      Não existe leite exceto o de origem animal. “Leite de Soja” é apenas um nome, pois trata-se do extrato de um gão acrescido de água.

  15. Avatar de Telma

    Gosto de tomar leite, não fico sem… mas as vezes tb tenho dúvida se ele faz mal ou bem…

    1. Avatar de S

      Faz bem. Não duvide. Apenas prefira os desnatados.

  16. Avatar de Rodrigo

    Eu tomo leite sempre, pois faço musculação e o leite tem a caseina que ajuda nos musculos. Não sei se poderia ficar sem o leite.

    1. Avatar de Anamaria

      Rodrigo

      É discutível se se pode ficar sem o leite. Também faço musculação, e não posso ficar sem as oleoginosas, como amêndoas, castanhas e nozes, que interferem positivamente para a formação dos músculos.

  17. Avatar de Mag

    Eu particularmente não suporto nem mesmo o cheiro de leite, não bebo a mais de 10 anos. Já derivados sou mais liberal, tento tomar ao menos 100ml de iogurte natural diariamente e queijos costumo comer 1 ou 2x na semana. Prefiro outras fontes para absorver cálcio.

    1. Avatar de S

      100 ml de iogurte equivalem a 100 ml de leite, apenas que ‘modificado’ por bactérias específicas de fermentação. Portanto você toma leite, sim, ao contrário do que pensa. E por fim de fato aborve cálcio desse modo.
      O que é extremamente favorável para o seu organismo, creia.

  18. Avatar de Luciana

    Tomo as vezes ,na verdade quando tenho vontade.
    Mas a minha avó de 98 anos toma todos os dias, ela não fica se quer um dia sem tomar no mínimo 500ml de leite.
    Já a minha outra avó de 87 anos não toma leite a 25 anos pq faz mau
    Enfim cada organismo reage de um jeito..

    1. Avatar de S

      A de 98 tem mais idade e talvez ‘mais saúde’. Sinal que leite deve ser bom…

  19. Avatar de Ana Carolina

    Bom dia, meninas.
    Como dizia Aristóteles, a virtude está no meio termo entre o excesso e a falta.
    Ou seja, acredito que o leite tem propriedades boas, mas também, pode trazer malefícios, se tomado em exagero, como qualquer outro alimento!
    Portanto, acredito que uma xícara por dia de leite trará benefícios (obviamente para aqueles que não tenham intolerância à lactose), como já demonstrado na matéria, contudo o exagero poderá causar problemas, além de engordar né!!!!!
    Abraços..

  20. Avatar de Anamaria

    Leite é para crianças. Adultos têm outras fontes de cálcio. Folhas verdes por exemplo, deixam o leite para trás nesse quesito. Tomo soja em pó batida com banana e aveia, ou mamão e abacaxi também. Quando não tenho tempo de fazer, tomo o leite de soja que já vem pronto.

    1. Avatar de S

      Não existe ‘leite’ exceto de origem animal. “Leite de Soja” é apenas um nome, pois na verdade trata-se de ‘extrato’ de soja (mais água).

  21. Avatar de Ka

    sou adepta das terapias ditas “alternativas” que agora se chamam “complementares” e segundo os orientais nao deveriamos
    tomar leite…pessoas com acne, psoriase, problemas de pele devem passar longe de leite e derviados…
    e segundo eles o leite faz piorar problemas respiratorios….nenhum idoso deveria tomar leite
    pois eles sao muito sensiveis e o leite estimula a tosse e a produçao de muco…e infecçoes respiratorias…
    os ortomoleculares tambem alegam que depois de adultos nao absorvemos o calcio e podemos consumi-lo atraves de outras fontes…
    eu vivia espirrando, quando parei de tomar leite, nao espirrei mais…mas tambem uso de outros meios para solucionar isso…
    bom, pra quem nao acredita pode fazer um teste…uma semana sem leite e observar os resultados….

    1. Avatar de S

      Li seu comentário e não concordo com muitas coisas. O estímulo controlado da produção do muco é benéfico em alguns casos, embora eu desconheça que o leite tenha esse efeito: é que o muco ‘embala’ bactérias e ‘detritos’ que devem ser eliminados. Por isso o processo de tossir é o que promove o processo final da ‘limpeza’ respiratória pretendida pela produção do muco. Então não é verdade que interromper esses processos evite infecções. O que evita infecções é o sistema imunológico capacitado e, falhando ele, os tratamentos médicos adequados.
      Se após uma certa idade não absorvemos cálcio, inclusive do leite, não adianta então consumir de outras fontes… Se não absorvemos, não absorvemos.
      Isso nem sempre é verdade. Tratamentos ósseos incluem o consumo de cálcio inclusive com fórmulas onde há ‘fixadores’ agregados.

      1. Avatar de Ka

        tambem li seus comentarios e nao concordo com nenhum…estou contando MINHA experiencia…..essa nao pode ser contestada…o resto vc pode discordar.

        1. Avatar de S

          Ka,
          Leia no Dicionário por favor: Ignorante – aquele que ignora.
          É o seu caso com todo respeito. Por isso você na verdade, assim como me julga ‘chata’, é uma ignorante. Por ignorar, compreende?

          1. Avatar de Simone

            “S”, pela insistência você deve estar sendo paga por algum produtor de leite…
            Para mim o leite me deixa inchada, com muitos gases. Prefiro consumir leite de baixa lactose ou bebida de amêndoas.

  22. Avatar de Maria De Lourdes Santos

    Concordo, tudo na vida tem que ter equilíbrio.
    Tudo que é demais sobra, e quando sobra vira resto,
    e o resto vira lixo.

  23. Avatar de Zil

    eu amo leite,já ouvi dizer que faz muito mau a saúde,pois os leites de hoje tem muitas químicas,mas mesmo assim não consigo ficar sem beber um dia.

    1. Avatar de S

      Não, o que faz mal para a saúde é uma alimentação desprovida dos nutrientes necessários. E se parar de tomar leite fizesse algum bem, o continente africano seria o de maior índice de saúde em relação a ingestão de proteínas.

  24. Avatar de Rosa Coutinho

    Adoro leite, mais tomo o desnatado me sinto Super bem!!

  25. Avatar de Juliana

    🙂 EU ADORO TODAS AS MATERIA QUE VOCÊS POSTAM, PARABENS… UM BJAO

  26. Avatar de Vanessa Little

    Ai gente, eu juro que já tentei parar de tomar leite e laticínios, mas eu adoro! Porque eu quis parar: pois meu alergologista disse que piora o processo inflamatório da rinite. E ele tá certo pois eu percebo que se eu tomo muito leite e derivados, tem mais muco…erght e não páro de espirrar.
    Mas é muito difícil pra mim. Não tomo café puro e não gosto dos sucos de soja. Aí sobrariam os sucos, mas quem tem tempo de manhã?
    E eu simplesmente AMO queijos! Acho que daria pra tirar o leite, mas queijos e iogurtes não. Então o que faço: consumo mais iogurtes (que têm mais benefícios para a saúde), menos leite, e queijos mais o Minas, cottage ou Frescal.

    Mas como a Celisa falou: tudo tem que ser moderado e equilibrado! 😉

    1. Avatar de Vanessa Little

      Ah, e claro, só tomo leite desnatado, desde meus 18 anos.

  27. Avatar de Suzana

    Olá pessoal!!!!

    Eu era super fã do leite e seus derivados, porém, sempre me sentia com muitos gases, crises alérgicas, sinusite e sérias crises de enxaqueca. Em 2008 procurei uma nutricionista que após alguns testes verificou que tenho intolerância a lactose. Hoje, consumo tudo de soja, tomo soja em pó, tofu, Ades e outros componentes da soja. Esporadicamente como pizza e outras coisas que contenham derivados do leite. Me sinto muuuiiitooo melhor, não pretendo voltar a consumí-lo. Bjsss a todos.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Suzana, queria muito conseguir parar de tomar leite. Acho q vou tentar o ADES puro pra misturar com café, será que fica o mesmo gosto? E tentar fazer minhas vitaminas com o leite de soja… Vamos ver se minhas crises param. =(
      Mas pizza e meu queijinho Minas vai ser duro pra largar! =(
      Parabéns pela força de vontade!

      1. Avatar de S

        Ades não é leite. Nada ‘é leite’, exceto de origem animal.

        1. Avatar de Vanessa Little

          Oi “s”!
          TODOS nós sabemos que “Leite de Soja” não é na verdade um leite pois não é de origem animal. Mas é chamado assim (como vários outros “leites” como o de coco, o de feijão branco, etc e tals) e é substituível devido às proteínas que contém.
          Então portanto, vamos parar de atritos bobos num site que é tão legal e cheio de amigos e gente do BEM?
          =D

          1. Avatar de Janaina

            Que pessoa chata essa “S”. Sera que ela nao tem o que fazer???????

          2. Avatar de Ka

            muito bem Vanessa!

  28. Avatar de Rê

    Eu tomo todos os dias 200ml, já tentei parar mas sinto falta. Bjos!

    1. Avatar de S

      Não pare de consumir leite. Porque o faria? Para diminuir seu consumo diário de proteínas? Bobagem. Precisamos de proteínas para sobreviver.

  29. Avatar de Juliana

    Gosto muito de tomar leite, nunca me fez mal e meu sistema imunológico é bom, assim como minha cicatrização, PARABÉNS pela matéria.

    1. Avatar de Priscilla

      Já ouvi várias pessoas entendidas dizerem que as alergias é devido a um sistema imunológico melhor que o normal. O organismo tenta defender ao máximo qualquer mínimo problema. E então, esta seria a causa da alergia.

  30. Avatar de Carmen Lúcia Matos

    🙂 Gostei do artigo, e confesso que já havia percebido um leve mal estar após consumir leite, barriga inchada, mais espirros, pois tbm tenho rinite e asma. E quando fico sem tomar leite ou seus derivados, estes sintomas somem! Vou questionar minha médica endócrino e pedir alguns exames específicos, já que meu marido tem intolerância forte à lactose que surgiu após seus 40 anos de idade… quem sabe está acontecendo comigo? Parabéns pela matéria bem instrutiva.

  31. Avatar de Claudia Cristina

    Adoooro este site! Leio e recomendo sempre para outars pessoas! Acho que a autora pesquisa bem sobre o que escreve, pois sempre que leio alguma nota aqui e acho meio duvidoso, pesquiso eu outras fontes e sempre esta de acordo. Parabéns a autora! 😉

  32. Avatar de úrsula

    Eu evito leite e derivados, pois eles são um dos elementos desencadeantes da minha enxaqueca… Mas eu adoro queijo… Sou mineira, né minha gente. 😆 Bjos.

  33. Avatar de Deide

    Boa a matéria,talvez seja interessante assistir essa palestra para uma maior reflexão sobre o assunto. https://www.youtube.com/watch?v=8bH-doHSY_o

  34. Avatar de Andréa

    Olá, meninas! Li um livro chamado “Tudo Posso, mas nem tudo me convém” da Dra. Gisella Savioli…muitooooooooooooooo interessante! Um livro polêmico, mas que não podemos desprezar seu conteúdo…tudo o que ela fala tem muita lógica…quem tiver oportunidade leia, vale muito a pena! Mudou minha vida…ela fala que acostumamos com um monte de males no nosso corpo…enxaquecas, renites, sinusites e tantas “ites” e tudo isso não passa de um processo inflamatório…muitas vezes causados por alimentos que nem sabemos quais… Fala do “leite” como vilão…o cálcio que precisamos pode ser adquirido através do suco de couve com maçã…tem a receita no you tube … ela diz que a “vaca” adquire o leite através de mato…então…vamos comer tudo que é verde…principalmente esse “suquinho” valioso…é como ir na farmácia e comprar vários medicamentos…o assunto foi muito explorado lá…nem dá pra expor aqui pq vou acabar ficando chata…mas aconselho, viu??? De verdade, a leitura desse livro… e quem não puder…jogue o nome dela no youtube…tem muita coisa…bjinhos

  35. Avatar de Sofia

    Adoro leite e seus derivados, mas noto que ultimamente parece que não está me fazendo bem, ai que medo de pegar a intolerancia a lactose

  36. Avatar de Susana Lessa

    Olá meninas
    Por diversas vezes ouvi comentários negativos sobre o leite, o meu médico ortomolecular também pediu que eu suspendesse o uso inclusive de iogurtes e sorvetes que tanto amo.Um dos pontos negativos é que quando se está na fase adulta o leite forma muco no organismo, suspendi o leite e todos os derivados e dias depois meu organismo reagiu positivamente,mas como ficar sem iogurte complica meu intestino voltei a consumi-lo e com isso a gastrite voltou a se manifestar. Consumo ou não de leite é um assunto vasto que deve ser bem pesquisado e ponderado.

    Bjs

  37. Avatar de Neide Maria

    Olá, boa tarde! Muito bom gostei da matéria!
    Leite é delicioso!
    Gosto tanto e tenho que evitar todos os tipos de leite, pois ele me causa dor no rim. Ainda bem que é possível substituir o leite por vários alimentos…como verduras, legumes, frutas…e também costumo tomar sol antes das 10 hs de manhã ou bem no final da tarde, pois faz com que o organismo absorva vitamina D.
    Beijos a todos!

  38. Avatar de Luciana

    Olá Andrea. Não é bem assim. A vaca, para começar, consome em média 200 kg de mato, e sintetiza, processa tudo, de onde tem-se como fonte também o leite. Não podemos nos comparar as vacas!! Um suquinho de couve com maçã não tem a quantidade de cálcio que o leite! Devemos ter cuidados com os radicalismos!! O leite é consumido a séculos e séculos e é sim uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais, principalmente o cálcio! Algumas pessoas podem não se sentir bem, neste caso procure outras fontes, mas saiba que as melhores sempre estarão nos derivados do leite!! Principalmente nós, mulheres, devemos nos precaver de doenças como a osteoporose. Grandes reservas de cálcio são armazenadas até a adolescência, mas mesmo na vida adulta precisamos de fontes de cálcio. E a melhor forma de adquiri-la é sempre via dieta, onde sua absorção é maior. Adianta não tomar leite e ficar tomando comprimidos a base de cálcio ??!! Para finalizar, o colágeno é também muito importante para a absorção do cálcio, pois ele é essencial para a formação da matriz óssea. Não adianta tomar cálcio se ele não tem onde se fixar.

    1. Avatar de Anamaria

      O que já saiu sobre cálcio em publicações é que o feijão branco, atum/sardinha e folhas escuras têm mais cálcio que leite e derivados e é muito mais.
      Portanto, para quem não gosta/pode ingerir leite tem outros alimentos melhores e medicamentos. Não se esqueçam do sol maioe fonte de Vit D – se não puderem/gostarem – tem os suplementos. A Vit D fixa o cálcio, essencial.

  39. Avatar de Georgea

    pelo que parece ainda continua sendo um assunto polemico, leite eu quase não belo, mas não fico sem meu queijo cottage e iogurte.

  40. Avatar de Tânia Mara

    Gostei muito de ler o artigo, pois tb tenho dúvida, mas ainda continuo sem saber se o leite é vilão ou mocinho… 😳

  41. Avatar de Jo

    Este tema ‘e muito controverso, e confesso que ainda nao consegui decidir-me acerca disto. Ha opinioes e estudos bem fundamentados quer contra quer a favor do consumo de leite. Li os testemunhos de muitas pessoas cuja saude melhorou substancialmente apos terem deixado de consumir lacteos. Um dos dados que me faz balancar ‘e que em socieades da Asia, como por exemplo a japonesa e a chinesa, nas quais nao ha tradicao de consumo de leite, ha menos doencas como cancro de mama e outros tipos de cancro e doencas ocidentais (colestrol alto, AVC, etc.). Li ha algum tempo um texto muito bem redigido, creio que por uma cidada do Reino Unido, que sofreu de cancro, em que ‘e efectuado um levantamento dos numeros deste tipo de doencas em paises da Asia, comparativamente a Europa e Estados Unidos. Vou tentar encontrar este testemunho para partilhar. Sei q ue devia beber mais cha verde e menos leite, mas para mim nao ‘e facil… Um abraco!

  42. Avatar de Teca

    O leite não pode faltar. Na minha opinião, o importante é comprar leite de marca confiável, que seja estocado adequadamente e sempre ficar de olho na validade, etc. Bjo

    1. Avatar de Clau

      Pois é, eu já confiei muito na Parmalat… atualmente não confio em nenhuma.

  43. Avatar de Aline Ribeiro Trindade

    😀

    sou adepta do leita.
    😀

  44. Avatar de érica

    Eu ainda prefiro escutar os mais antigos…. minha vó tem 86 anos e uma saúde de ferro, assim como seus irmãos, anda pra cima e pra baixo, trabalha ainda hj, e sempre me disse, “que falte o pão que pode ser substituido, mas o leite jamais” …

    Leio sempre essas matérias sobre alimentos,o que é bom e o que não é, … acho que tudo é como o ovo, determinadas épocas “vilão” e em outras “mocinho”… e que cada pessoa tem uma reação diferente e organismos diferentes e pra cada caso o que vale é o bom senso e a moderação.

  45. Avatar de Mika

    Ah eu acho que o problema não é o leite e sim quem tem sensibilidade a ele. Eu sempre tomei leite em grandes quantidades, adoro!! Se eu ficar 1 só dia sem tomar leite sinto muita falta. Eu tenho asma, rinite, sinusite, que atacam com ou sem leite, então não me preocupo. Minha filha tem menos de 1 ano e ainda toma leite materno, mas quando faço mingau, vitaminas, uso o leite uht geralmente ou leite ninho em pó e ela nunca teve problema nenhum de alergia muito menos intolerância. Sou alérgica a kiwi tbm e não posso dizer que kiwi faz mal né? Eu é que não posso comer…

    1. Avatar de Ka

      Mika, vc ja tentou a acupuntura?

  46. Avatar de Clau

    Bem, pelo que eu já li e ouvi falar, o leite na fase adulta deve ser consumido o mínimo possível; outras fontes de cálcio são alternativas; além de tudo que já foi citado aqui, ele tb é prejudicial para quem tem gastrite e eu já ouvi falar de que ele colabora com a flacidez do corpo. Não me lembro onde li sobre isso; faz tempo. Mas é preciso checar esta informação.

  47. Avatar de Priscilla

    Achei o texto um tanto tendencioso pro lado do consumo de leite. A forma como foi dito sobre o outro lado me fez achar isso, e as próprias imagens.

    Eu sou favorável às dietas onde não existe a exploração animal. Então, eu evito o quanto posso leite e derivados. Hoje, com o hábito, acho o “leite” de soja mais gostoso que o leite de vaca.

    Eu também sou muito alérgica: tenho rinite, sinusite e asma. E esses dias me perguntei por que tenho estado tão melhor desses problemas! O meu caso era muito sério, gastava várias caixas de lenço por qualquer friozinho, vento e janela aberta.

    Depois dos comentários, estou começando a considerar que foi o processo de evitar o leite! Legal a experiência de vocês! Vou observar melhor isso em mim agora. 🙂

  48. Avatar de Simone

    Acho que devemos dar importância ao relato das pessos pois cada indivíduo é único, mas devemos ter muito cuidado com algumas substituições alimentares, procurar um médico de confiança, se informar sobre o assunto, pois o leite é um alimento muito rico em nutriente essencial e a falta pode trazer prejuízos a saúde a longo prazo, algumas substituições por exemplo “Ades” por leite é errônea, a composição é bem diferente.
    Infelizmente alimentação ainda não é vista com a importância merecida, pois acham que a falta de um nutriente poderá ser compensada se houver necessidade, mas não é bem assim, principalmente na infância, o prejuízo pode ser uma doença irreverssível.

    Adoro esses Bate-papo, assim paramos para pensar sobre o assunto e se informar sobre o assunto alimentação saúdavel

  49. Avatar de Fabiana Silva

    Sou intolerante ao leite e derivados,mas consegui me virar bem substituindo numa vitamina o leita de soja em po,porque o Ades eu tenho a impressao que tem muito conservante, tantas coisas que eles colocam que eu acho pior que o de vaca.

  50. Avatar de Patricia

    Eu sou 100% intolerante a lactose, ou seja, não posso consumir leite e derivados, pois o meu organismo não quebra as moleculas do leite, razão pela qual se eu tomar uma colher de sopa de leite, eu vou passar muuuuuuuuito mal. Não consumo leite e, diferentemente do que falam, a minha taxa de calcio é melhor do que de alguém que consome leite e tudo isto porque eu tenho uma alimentação saudável. A minha dica é: cabe ir ao médico gastroenterologista, caso você passe mal toda vez que consome leite. Adoro este site.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva