Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios do Levedo de Cerveja

Benefícios do Levedo de Cerveja

Muitas de vocês já devem ter ouvido falar no levedo de cerveja, ou até já usaram em uma determinada época da vida, não é?

Eu estou com uma queda de cabelo muito forte, então estou tomando o levedo para ajudar na queda; isso porque o levedo de cerveja é rico em proteínas, aminoácidos e as vitaminas do complexo B, que são essenciais para nutrir e fortalecer os cabelos.

Não é fácil manter uma alimentação que contenha todos os nutrientes que nosso organismo precisa, principalmente quando o dia-a-dia é corrido. Mas há alimentos tão ricos que merecem fazer parte do cardápio e, quando isso não é possível, ainda resta a opção dos suplementos alimentares.

O levedo de cerveja é um destes suplementos que você deveria incluir na sua dieta alimentar. Além de complementar as necessidades nutricionais, ele fortalece o sistema imunológico e ajuda em diversos problemas como queda de cabelo, acne, psoríase e diabetes.

O que é Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura, característicos das proteínas de origem animal. O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas.

Propriedades do Levedo de Cerveja

A levedura de cerveja é rica em proteínas muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc), glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selénio, cromo, alumínio). Possui, igualmente, em quantidades consideráveis, lípidos estearina, palmitina, ácido aracínico), lecitinas, numerosos esteróis (os principais: ergosterol 4 e zimosterol), enzimas ou diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases, etc).

Benefícios do Levedo de Cerveja

Benefícios do Levedo de Cerveja

  • Melhora a memória
  • Regula o funcionamento intestinal
  • Combate o estresse e o cansaço físico e mental
  • Fortalece o sistema imunológico protegendo de doenças
  • Desintoxica o organismo,
  • Melhora a queda de cabelo e ajuda eliminar a acne
  • Ajuda a regular a produção de insulina

O levedo de cerveja é um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso. Possui ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais e as gônadas. É um tônico geral cardíaco e circulatório. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal e é um notável protetor hepático (você dá a importância que seu fígado merece?).

É também muito adequado aos esportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais.

O levedo de cerveja desenvolve uma ação desintoxicante que é muito importante para o organismo eliminando de forma mais intensa as substancias nocivas, além de fortalecer o sistema imunológico e os nervos. Esses efeitos no organismo só são possíveis porque o levedo é rico em fibras, aminoácidos (formadores das proteínas), vitaminas, sobretudo as do complexo B e sais minerais, possui também um alto teor de ferro orgânico. A forte presença do mineral cromo faz com que seu sabor seja amargo e é muito importante no metabolismo do açúcar.

Benefícios do Levedo de Cerveja

Efeitos Colaterais do Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja normalmente é seguro, mas algumas pessoas podem apresentar alergias à levedura e até problemas respiratórios como falta de ar, aperto e dores no peito, urticária, e erupções cutâneas na pele.

No caso de pessoas com diabetes, a levedura pode aumentar o efeito de medicamentos para diabéticos, causando hipoglicemia.

Também pode causar náuseas e excesso de gases em pessoas saudáveis. Se por outro lado, sofremos de colite, síndrome do intestino irritádo ou doença de Crohn, a levedura pode atenuar os sintomas. Se você toma medicação para diabetes, evite o levedo.

Antes de consumir o levedo de cerveja, consulte um especialista.

Como Consumir o Levedo de Cerveja?

Benefícios do Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja pode ser consumido misturado em saladas, sucos, vitaminas ou então diretamente na água. Não é recomendado cozinhar o levedo, já que assim perde grande parte de suas substâncias benéficas.  O produto concentrado também pode ser encontrado em cápsulas, tabletes, líquido ou em pó.

Para adultos, a recomendação é de 1 a 3 colheres de chá por dia. Se for em cápsulas, siga a orientação do rótulo, pois a quantidade de levedo por cápsula varia conforme o produto.

171 comentários para “Benefícios do Levedo de Cerveja”

  1. Avatar de Ana Paula

    Comecei a tomar o levedo de cerveja a dois dias. E gostaria de saber se ajudar pra psoríase??
    Pois tenho nas mãos.

  2. Avatar de Dulcineia De Almeida Melo

    EU TENHO FIBROMIALGIA POSSO TOMAR O LEVEDO DE CERVEJA OU O GLUTEN QUE CONTEM NELE NÃO MIM FARÁ BEM?

    1. Avatar de Oculto

      “… não me fará bem.”

  3. Avatar de Fran Paola

    Olá, levedura de cerveja é muito encontrado em ração de pets. Gatos e cachorros celiacos(intolerante ao glúten) podem consumir ração com levedura de cerveja em sua composição?

  4. Avatar de Sheila

    Adorei as dicas… Muito bom mesmo…me ajudou bastante e tirei todas as dúvidas.
    Estão de parabéns
    Abraço

  5. Avatar de Lu Pires

    Boa tarde! Eu não conhecia os benefícios da levedura de cerveja, na verdade não tinha ouvido falar, mas amei as dicas e vou passar a consumir pois sou gosto muito de me alimentar saudável. Parabéns.

    1. Avatar de Adriano

      Comecei a tomar há 3 meses e o efeito sobre a memória é espantoso, tem que tomar cuidado pois nitidamente ele baixa o índice de glicemia, então passei a tomar 1 colher de sopa por dia.

  6. Avatar de Marco

    ocoreu um inchaço imcomun no meu joelho apos consumo exesivo de levedo de cerveja o que faço para reverter o processo

  7. Avatar de Andressa Amorim

    Comecei tomar por conta das acnes tem três dias q tomo ,minhas acnes são iguais nódulos meu rosto incha ,e to gostando do resultado desse medicamento. Mas gostaria de saber gestante pode tomar?

    1. Avatar de Elizabete Salsa

      O levedo aumenta o nivel de purina e pode elevar o acido urico.
      Suspenda o consumo que volta ao normal.

  8. Avatar de Paulo

    Com relação a quantidade diária de levedura de cerveja: tem q tomar pelo menos uma colher de sopa 3x ao dia, ou 10 compridos de 500mg 3x ao dia. Eu tomo 20 comprimidos 3x ao dia. Qdo estou estrepado, eu tomo até mais. Não é remédio. É suplemento. Excelente pra memória, falta de energia, perda de peso (pq as vitaminas do complexo B participam na queima de gordura), depressão, insônia, ansiedade. Mais rica q a levedura de cerveja é a levedura nutricional.

  9. Avatar de Zilda Joaquim

    Comecei Tomar levedo cerveja porque tava muito magra e muito estressada tô muito bem engordei mais e tô bem graças a Deus

  10. Avatar de Vera Lúcia Domingos Godinho

    MEU FILHO tem 39 ANOS E bebe muito principalmente pinga e tem pouco apetite não alimenta direito e está um pouco magro o levedo de cerveja em pó pode ser bom para ele ou não?

  11. Avatar de Edna

    Eu tomo cloreto de magnésio, posso tomar o levedo de cerveja também?
    Qual a quantidade?
    Obrigada!

  12. Avatar de Hilma Favero

    Bom dia! Estou pré diabética e tenho minha taxa de triglicérides muito alta, já chegou a 1.500, gostaria de saber se posso tomar levedo de cerveja. Att hilma

  13. Avatar de Derly Do Sul E Marcelinho Dos Teclados

    levedo de Cerveja pelos relatos que vem sendo publicado tem muitos benefícios a nossa saúde pelas vitaminas que nele se encontra, são vitaminas que nosso corpo necessita no dia a dia principalmente para a imunidade http://youtube.com/derlyemarcelinho

  14. Avatar de José Bispo Santos Neto

    A levedura de cerveja aumenta o ácido úrico?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva