Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios do Levedo de Cerveja

Benefícios do Levedo de Cerveja

Muitas de vocês já devem ter ouvido falar no levedo de cerveja, ou até já usaram em uma determinada época da vida, não é?

Eu estou com uma queda de cabelo muito forte, então estou tomando o levedo para ajudar na queda; isso porque o levedo de cerveja é rico em proteínas, aminoácidos e as vitaminas do complexo B, que são essenciais para nutrir e fortalecer os cabelos.

Não é fácil manter uma alimentação que contenha todos os nutrientes que nosso organismo precisa, principalmente quando o dia-a-dia é corrido. Mas há alimentos tão ricos que merecem fazer parte do cardápio e, quando isso não é possível, ainda resta a opção dos suplementos alimentares.

O levedo de cerveja é um destes suplementos que você deveria incluir na sua dieta alimentar. Além de complementar as necessidades nutricionais, ele fortalece o sistema imunológico e ajuda em diversos problemas como queda de cabelo, acne, psoríase e diabetes.

O que é Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja é um fermento inativo resultante do processo de fermentação da cevada durante a produção de cerveja. O levedo de cerveja é uma das maiores fontes naturais de vitaminas do complexo B e de proteínas, com a vantagem de não possuir colesterol e gordura, característicos das proteínas de origem animal. O levedo de cerveja contém alto teor de proteínas, fibras e vitaminas.

Propriedades do Levedo de Cerveja

A levedura de cerveja é rica em proteínas muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc), glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selénio, cromo, alumínio). Possui, igualmente, em quantidades consideráveis, lípidos estearina, palmitina, ácido aracínico), lecitinas, numerosos esteróis (os principais: ergosterol 4 e zimosterol), enzimas ou diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases, etc).

Benefícios do Levedo de Cerveja

Benefícios do Levedo de Cerveja

  • Melhora a memória
  • Regula o funcionamento intestinal
  • Combate o estresse e o cansaço físico e mental
  • Fortalece o sistema imunológico protegendo de doenças
  • Desintoxica o organismo,
  • Melhora a queda de cabelo e ajuda eliminar a acne
  • Ajuda a regular a produção de insulina

O levedo de cerveja é um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso. Possui ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais e as gônadas. É um tônico geral cardíaco e circulatório. Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal e é um notável protetor hepático (você dá a importância que seu fígado merece?).

É também muito adequado aos esportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais.

O levedo de cerveja desenvolve uma ação desintoxicante que é muito importante para o organismo eliminando de forma mais intensa as substancias nocivas, além de fortalecer o sistema imunológico e os nervos. Esses efeitos no organismo só são possíveis porque o levedo é rico em fibras, aminoácidos (formadores das proteínas), vitaminas, sobretudo as do complexo B e sais minerais, possui também um alto teor de ferro orgânico. A forte presença do mineral cromo faz com que seu sabor seja amargo e é muito importante no metabolismo do açúcar.

Benefícios do Levedo de Cerveja

Efeitos Colaterais do Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja normalmente é seguro, mas algumas pessoas podem apresentar alergias à levedura e até problemas respiratórios como falta de ar, aperto e dores no peito, urticária, e erupções cutâneas na pele.

No caso de pessoas com diabetes, a levedura pode aumentar o efeito de medicamentos para diabéticos, causando hipoglicemia.

Também pode causar náuseas e excesso de gases em pessoas saudáveis. Se por outro lado, sofremos de colite, síndrome do intestino irritádo ou doença de Crohn, a levedura pode atenuar os sintomas. Se você toma medicação para diabetes, evite o levedo.

Antes de consumir o levedo de cerveja, consulte um especialista.

Como Consumir o Levedo de Cerveja?

Benefícios do Levedo de Cerveja

O levedo de cerveja pode ser consumido misturado em saladas, sucos, vitaminas ou então diretamente na água. Não é recomendado cozinhar o levedo, já que assim perde grande parte de suas substâncias benéficas.  O produto concentrado também pode ser encontrado em cápsulas, tabletes, líquido ou em pó.

Para adultos, a recomendação é de 1 a 3 colheres de chá por dia. Se for em cápsulas, siga a orientação do rótulo, pois a quantidade de levedo por cápsula varia conforme o produto.

180 comentários para “Benefícios do Levedo de Cerveja”

  1. Avatar de Glaucia Nogueira

    Muito bom! Tomo o levedo de cerveja há muito tempo, ele é um excelente suplemento.

    1. Avatar de Priscila Leite

      Bom, eu vi que existe algumas restrinções aos que sofrem de doenças intestinais. Eu sou celíaca e intolerante a lactose, por ser celíaca o próprio nome LEVEDURA DE “CERVEJA” já me assustou.. Por acaso tem glúten? Ou alguma substância que possa fazer mal?

      1. Avatar de Poliana

        Olá o levedo de cerveja provavelmente contenha glúten por ser da cevada e ela contém glúten. Também sou celíaca e trabalho com produtos naturais, vim pesquisar exatamente sobre isso, pq seria muito interessante como fonte de vitaminas e fibras pra nós celíacos

      2. Avatar de Mirlian Pahl

        oi, contem gluten sim.

      3. Avatar de Ricardo

        Estamos juntos Priscila, tenho intolerância à lactose e ao glúten e estou a cada dia mais magro. Vou conversar com minha nutricionista para me passar uma ração humana para ver se eu ganho algum peso.Tenho 1.76 e estou pesando apenas 68 kg.

    2. Avatar de Cleuza

      Eu fiz a dieta da limpeza do figado e vesícula, e tomo o levedo de cerveja. Pois é ótimo pra aumentar a imunidade e a mha é baixa, e ainda trabalho em Hospital.

  2. Avatar de Ester

    Muito bom saber mais sobre o levedo, eu já tomei há muito tempo atrás… pretendo voltar.

  3. Avatar de Juliana Dei

    Eu já tomei uma vez, nem lembrava que existia ainda, muito bom esse artigo.

  4. Avatar de Márcia Leme

    Puxa, que legal, é tudo do que estou precisando, mas fiquei com medo do efeito colateral urticária… Tenho dermatite, então fico receosa de ele exacerbar os sintomas… Vou pesquisar mais a respeito…

  5. Avatar de Ilane

    Você também encontra o Levedo de Cereja no site http://www.grannatural.com.br, sempre compro nessa Loja. A entrega é muito rápida.

  6. Avatar de Carina

    Legal, estou precisando de um suplemento desses, obrigada.

  7. Avatar de Haissa

    Tomo levedo de cerveja todos os anos, tomo por uns 6 meses e paro, acho excelente.

  8. Avatar de Nathalia

    Excelente artigo! Já tomei o levedo sim. é muito bom para o intestino, quero voltar a tomar tb.

  9. Avatar de Clementina Guia André

    Que bom nao sabia que a levedura de cerveja tem tantos bénéficios vou expérimentar.

  10. Avatar de Janaina Ferreira

    Ola,,,,,adoro tdas as dicas smpre cheias d nvidades e informaçoes,,,,,estou aderindo algumas o k tem m feito um bem enorme inclusive minha mae k tem 85 anos,,,,
    Essa do levedo e mtoooo boa vou s encontro por aki afinal tdo k for natural e cheio d beneficios só faz a gnte viver melhor,,,,,parabens mesmo,,,abraços,,,,

  11. Avatar de Sulianne

    Boa dica! Vou aderir.

  12. Avatar de Solange

    Ola, estou adorando as dicas, tenho incluido algumas em minha rotina diária.

  13. Avatar de Tatiana Oliveira

    Eu tomo levedo de cerveja Há muito tempo todos os dias,duas doses diarias!
    me faz muito bem,não vivo sem ele.

  14. Avatar de Carmem Aparecida.

    Obrigado!
    Amo as dicas de vocês,e adotei muitas ,desde cosméticos,chás etc..
    Estou em dùvida sobre o levedo tenho medo de tomar engordar
    Afinal engorda?
    Penso por se tratar de vitaminas,el
    as abrem o apetite …

  15. Avatar de Tony

    Excelente postagem. Sempre quis saber mais sobre o levedo de cerveja.

  16. Avatar de Melissa

    Tomo levedura há muito tempo, não fico sem!!! 😛 😛

  17. Avatar de Eliete

    Adorei, vou comprar!!!

  18. Avatar de Flavinha

    Amei também saber mais sobre levedura.

  19. Avatar de Deliane

    Uso o levedo também, indicação da dermatologista para eliminar as acnes, estou tomando a 3 meses e já melhorou muito.

  20. Avatar de Mariana

    Bom saber, eu não conhecia…

  21. Avatar de Cris Ramos

    Oi Celisa,o levedo está sendo bom para sua queda de cabelos? Eu tomo cápsulas de linhaça,mas confesso que esqueço,hehe. Continuo tendo queda também. Fui a outro dermatologista esta semana e ele me mandou usar minoxidil com espironolactona além de estar estudando a possibilidade de introduzir finasterida no tratamento. Nossa que angústia! Mulher não deveria perder os cabelos…

  22. Avatar de Paula

    Vejo levedo de cerveja para vender nas farmácias e lojas de produtos naturais desde que me entendo por gente, mas sempre me questionei sobre sua eficácia, já que trata-se de uma espécie de “sobra” de um alimento que originalmente é usado justamente para fabricar a cerveja alcoólica, que inclusive, aqui no Brasil nem cerveja é mais: possui uma quantidade enorme de xarope de milho e outras matérias primas mais baratas, e o povo vai e se entope de xarope de milho, e outras coisas que agora não lembro, achando que é “cerveja de verdade”. Só que as puras são aquelas bem mais caras… Estrangeiro vem pra cá, bebe e já diz (mas não tem gosto de cerveja rsrs… claro que não deve ter, pois não é…). Bom, para mim tanto faz, não gosto nem de uma, mto menos de outra rsrs… Me interessou também por se tratar de um alimento protetor do fígado, e meu marido está justamente fazendo tratamento para um problema hepático. Vou pesquisar mais!

    1. Avatar de Fernanda Moura

      Nossa Paula e Celisa, que esclarecimento ótimo, quanto a produção da cerveja e levedura, aprendi muito obrigada! 😉

  23. Avatar de Cris Almeida

    para ser sincera não fazia ideia dos ingredientes da cerveja, mas é bom esta nesse blog que a cada post lido idéias e dicas novas você repassa a nós, beijos linda!

  24. Avatar de Luisa

    gostaria de saber se o levedo de cerveja engorda?

  25. Avatar de Bruna A. S. M.

    Você sabe me dizer se ataca úlcera, ou se emagrece, tenho úlcera, e emagreço com muita facilidade, já sou bem magra não quero emagrecer mais
    Desde ja agradeço , Dicas otimas.

  26. Avatar de Lana Bello

    É muito beneficio, contudo
    nunca consegui tomar…
    O sabor não me agrada… 😳

  27. Avatar de Flavio.mello

    Pessoal eu tomo todos os dias… É muito bom mesmo!!! Vale conferir….

  28. Avatar de Flavio.mello

    Muito boa, estas informações!!! Vou passar a consumir. Parabéns para toda a equipe.

  29. Avatar de Flavio.mello

    muito interessante !!!!! Gostei desta matéria….

  30. Avatar de Maisa

    Bom dia,

    Eu tenho gastrite e de uns tempo pra cá minhas espinhas só tem piorado, 1 ano atrás tive erupção hormonal que fiquei toda empolada era espinhas e hj nasce cada espinha, do lado esquerdo do meu rosto as espinhas está inflamada e não há meio delas desaparecer, e as que que melhorou ficou marcado por pequenas manchas, será que posso tomar?? 🙁

  31. Avatar de Dulce De Bellis

    Vou tentar para reforçará meu organismo pratico academia , Natação etc….

  32. Avatar de Cristina

    Faz mal para quem t acido úrico muito alto?

  33. Avatar de Geny Calicchio

    Tomei um tempo….o gosto realmente não é dos melhores, mas vale muito a pena.

  34. Avatar de Gabriela

    Já tomo o guaraná em pó mas Posso consumir os dois?

  35. Avatar de Janielly

    Olá Celisa! Gostaria muito de saber se quem tem gastrite crônica pode tomar Levedo de Cerveja?

  36. Avatar de Amarrotei Morais Cordeiro

    Olá.
    Eu já havia enviado o meu e-mail, mas apareceu um “Y” na frente e não houve tempo para corrigir. Favor considerar este e-mail :

    8marjori@gmail.com

    Obrigada, muito útil seus links.

  37. Avatar de Antonio

    A lista de composição no artigo não inclui gluten nem as proteínas ou aminoácidos que a compõem – gliadina e glutamina (se não me engano)

  38. Avatar de Andréia Lima

    Me indicaram o levedo de cerveja pra engordar.
    Engorda mesmo?
    Já conversei com pessoas que tomaram e realmente engordaram. 🙁 🙂

  39. Avatar de Luisaxavier

    Boa Noite,

    será que faz bem a quem tem a doença de crohn? visto ser rico em fibras,e as fibras fazem diarreias a quem tem esta doença?

  40. Avatar de Rosely

    Eu tomo reforgan que é a base de aspartato de arginina. E gostaria de saber se posso tomar o levedo que tbm possuem arginina. Minha preocupação é causar algum problema ao meu organismo com excesso destes componentes. Porque estou com uma queda de cabelo severa devido ao stress. Agradeço desde já.

  41. Avatar de Gleison Souza

    😆 olá td bem?é o seguinte,sepre controlava meu peso normalmete,sempre fui praticante de esporte(futebol)mas uns 3 anos pra cá vim perdendo peso de uma forma significativa,resultado de consumo de alcool,baladas e ecesso de trabalho pesado se uma alimentação adequada,tinha a media de 73 kls,hoje estou com 70 kls,mas um pouco abatido,comecei a tomar o levedo a uma semana,queria saber quanto tempo mais ou menos consigo notar algum resultado de ganho de peso???muito obrigada pela atenção!!!

  42. Avatar de Lucas

    Eu Estou Malhando e não tenho dinheiro suficiente pra comprar suplementos, uma amiga mina toma e ela disse que e bom , ajuda ela na musculação , servirá bem pra mim como suplemento ?

  43. Avatar de Maria Aparecida Campos

    Bem me ensinaram o levedo de cerveja para que me desse imunidade para nao pegar dengue pela segunda vez , tomei ontem uma pontinha de pó no meio da banana com aveia , fiquei meio mal á tarde com fraqueza , apesar de que estou me convalescendo de uma dengue ja há vinte dias .Então gostaria de saber se o que senti foi o levedo atuando.

  44. Avatar de Rose Bicudo

    Eu quero saber se engorda

  45. Avatar de Pollyane Cristina

    É verdade ou mito que levedo de cerveja aumenta o leite de lactante?

  46. Avatar de Wilson

    GOSTARIA DE SABER QUE PARA QUEM TEM DOENÇA DE CRHON COM ESTENOSE NO INTESTINO DELGADO O LEVEDO DE CERVEJA FAZ BEM, ALGUEM PODE ME AJUDAR ??? OBRIGADO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS !!!

  47. Avatar de Monica

    Comecei a tomar agora a levedura de cerveja pk me sentia muito cansada e tenho queda de cabelo . Ja tomo a dois dias . Se a levedura tem fibras pk que o meu entestino ainda nao trabalhou ? Sinto-me muito enchada . Mas em questao ao cansaso ja me sinto melhor . Obrigado se me responderem. E mais uma coisa dizem que nao engorda esta bem mas tb dizem se for tumado depois das refeiçoes em gorda . Tem que ser tomado meia hora antes das 3 primeiras refeiçoes

  48. Avatar de Tarciele Wan Der Maas

    Oi, tenho 19 anos e peso 43k e tenho espinhas e manchas causadas por elas, gostaria de ganhar alguns quilos mas nem tantos, e tbm acabar com as espinhas e com as manchas… Mas eu queria saber se eu posso tomar o levedo de cerveja sendo que eu já tomo anticoncepcional? Será que altera o efeito? Obrigada 😉

  49. Avatar de Bom

    😉 Olá quem tem problema renal controlado .Corre algum risco tomando o levedo 500 mg por dia?

  50. Avatar de Silvana

    Então, engorda ou não. Faço dieta.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva