Para a mulher que gosta de se cuidar

Tudo sobre o limão!

Tudo sobre o limão!

O limão é um presente da natureza. Possui vários benefícios à saúde. Possui propriedades curativas, poder adstringente, bactericida, fungicida, antibiótico e clareador. Confira todos os benefícios, assim como receitas para usar o limão para sua beleza e saúde!

Composição e Benefícios do Limão

  • Contém vitamina B1, B2 e B3, provitamina A (principalmente na casca) e vitamina A (na polpa fresca e sumo).
  • É riquíssimo em vitamina C (40 a 50mg para cada 100g do fruto), que têm um papel inestimável nos fenômenos óxido-redutores, melhorando o desempenho das glândulas endócrinas. Por essa razão, é indispensável a sua ingestão diária.
  • Possui vitamina PP, que age protegendo e tonificando o sistema vascular, e vitamina I que é um preventivo das pneumonias.
  • Contém grandes quantidades de sais minerais e oligoelementos como o cálcio, ferro, silício, fósforo, cobre, magnésio e iodo.
  • Possui uma grande concentração de ácidos cítrico e málico, além de pequenas quantidades de ácido acético, fórmico e de citratos de potássio e de sódio.
  • É portador de glucose e frutose diretamente assimiláveis, bem como de sacarose.
  • Contém gomas, mucilagem e algumas albuminas.

Na composição do limão existe o d-limoneno, que tem propriedades anticancerígenas e é solvente de cálculos e entupimentos nas artérias. Outra grande vantagem é a função de “descongestionar” o fígado após a ingestão de álcool ou de alimentos muito gordurosos.

Pesquisas japonesas comprovaram que o terpineno, por sua vez, é capaz de inibir a oxidação do mau colesterol (LDL) e, assim, evitar arteriosclerose ou infarto. Já o geraniol se mostrou eficaz para inibir a reprodução de células cancerosas.

O limão também é rico em vitamina P, que potencializa a eficácia da vitamina C e atua no fortalecimento dos tecidos capilares e conjuntivos, evitando sangramentos, como os de gengiva; auxilia ainda no processo de cicatrização e no tratamento de edemas; ativa a circulação e equilibra as taxas de colesterol, além de aumentar a resistência contra infecções e viroses e contribuir para o alívio de gripe e resfriado.

A vitamina P não é produzida pelo corpo, por isso precisa ser obtida na alimentação. No limão, ela é encontrada na pele branca (entrecasca) e na película que envolve os gomos da fruta.

A entrecasca e polpa do limão, assim como das frutas cítricas, são ricas em pectina, uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão, regula a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome e o armazenamento de gorduras. Assim, ao preparar sucos de limão e de outras frutas cítricas, recomenda-se não dispensar a entrecasca e a polpa. Quanto mais turva for a bebida, mais pectina ela conterá.

Tudo sobre o limão!

A Melhor Forma de Ingerir: Água com Limão

O simples ato de beber um copo de água morna com limão auxilia muito na limpeza do organismo. Quando isso é feito em jejum, o efeito é maximizado. O limão melhora a produção de enzimas do fígado e facilita o funcionamento do intestino, além de ter efeito diurético. Tudo isso favorece a expulsão de toxinas do corpo.

Benefícios da Água Com Limão

  • Os limões e limas são ricos em potássio. O potássio é um mineral importante que trabalha com o sódio para transmissão de energia elétrica ao cérebro e sistema nervoso. Depressão, ansiedade e esquecimento, podem ser atribuídos ao baixo nível de potássio no sangue. Esse mesmo sistema nervoso precisa de potássio para assegurar sinais constantes para o coração. Assim, nossa saúde cardíaca também é beneficiada.
  • O fígado produz mais enzimas a partir da água com limão que qualquer outro alimento.
  • A composição atômica da água com limão é semelhante à saliva e ao ácido clorídrico dos sucos digestivos.
  • Ajuda a purificar e estimular o fígado.
  • O cálcio e o magnésio são abundantes na água com limão. O magnésio é importante para a saúde do coração e o cálcio previne o raquitismo.
  • Reduz a pressão arterial.
  • Tem um efeito alcalinizante no corpo. Algumas pessoas podem achar que, devido ao sabor ácido do limão, este alimento pode acidificar o organismo; mas não se engane, o limão mal alcança o estômago e já combina-se com os minerais alcalinizantes, nos ajudando a manter o pH do corpo em equilíbrio.
  • Ajuda a diluir o ácido úrico, que se acumula no organismo.
  • Reduz o catarro no corpo.
Tudo sobre o limão!

Dúvida Comum: Limão faz mal para o estômago?

Por conta de seu forte sabor ácido, o limão sempre foi encarado como um grande vilão para o estômago. Mas isso não é verdade. O limão tanto não é nocivo para o nosso tubo digestivo, como suas propriedades terapêuticas contribuem muito para a boa digestão.

Após ser ingerido, o limão deixa de apresentar sua propriedade ácida, pois o ácido cítrico, ao entrar em contato com as células no interior do nosso corpo, é oxidado, atuando como base. Somado a isso, ao ser metabolizado, ele estimula a produção de substâncias alcalinas no nosso organismo e contribui até para neutralizar nossa acidez interna.

As propriedades alcalinas do limão dentro do nosso corpo auxiliam na regeneração das mucosas dos órgãos do aparelho digestivo, garantindo seu bom funcionamento. Além disso, a ingestão de limão pode ajudar na cicatrização de úlceras do estômago e até mesmo prevenir sua formação. O limão também combate as fermentações no intestino e a formação de gases; ele é útil para amenizar dores de estômago e contribui para o aumento da produção de sucos pelas glândulas da boca e do estômago e controla o excesso de bile – beneficiando o fígado.

Então, contrariando a lógica da sabedoria popular, o limão é, sim, um santo remédio para má digestão, náusea, azia, dor de estômago e outros distúrbios gástricos.

Limão e a Beleza

Tudo sobre o limão!

Além de trazer muitos benefícios para saúde, o limão também contribui para nossa beleza.

Porém, antes de qualquer coisa, lembre-se de algo muito importante: o limão pode manchar a pele ao entrar em contato com sol. Por isso, sempre enxágue bem qualquer respingo e, se possível, utilize as dicas de beleza com limão somente à noite.

Tonifica a pele: O pH ácido do limão é um bom ingrediente para tonificar e suavizar a pele. Misture duas colheres de suco de limão com uma colher de sopa de água filtrada e mais um pedaço de algodão. Aplique sobre o rosto e enxágue com água fria. Mantenha a mistura na geladeira para poder usá-la novamente.

Proporciona brilho aos cabelos: O limão é um dos melhores truques para obter um cabelo com brilho. Esprema um limão em um copo e adicione ½ xícara de mel e azeite. Misture-as para formar uma mistura suave. Cubra com um plástico e leve a geladeira por 30 minutos. Aplique nos cabelos recém-lavados. Em seguida lave com shampoo e enxágue bastante.

Ajuda a clarear os cotovelos: Os cotovelos muitas vezes ficam com uma aparência escura, como se eles estivessem sujos, mesmo depois do banho. O limão é um truque que vai servir para clarear a pele do cotovelo. Corte um limão ao meio e coloque no cotovelo por 10 minutos, em seguida lave bem o braço. Repita todos os dias até você perceber que a pele esteja mais clara.

Melhora o hálito: Quer ter um hálito refrescante e sem recorrer sempre à hortelã? Esprema algumas gotas de suco de limão sobre a língua e bocheche bem. Limão diminui o nível de pH na boca e mata as bactérias que causam o mau hálito.

Suaviza os pés:  Encha uma tigela com água morna e acrescente uma xícara de suco de limão, ¼ de xícara de leite e algumas colheradas de azeite de oliva. Mexa bem para misturar os ingredientes e mergulhe os pés no recipiente por 15 minutos. Quando terminar, lave com água morna. Repita este procedimento uma vez por semana.

E você? Costuma incluir o limão no seu dia-a-dia?

188 comentários para “Tudo sobre o limão!”

  1. Avatar de Bianca Santos

    Muito bom o texto, adorei saber mais sobre o limão, não costumo usar muito limão, mas acho que vou começar… rs

    1. Avatar de Kika

      Limão é:
      Meu chá da manhã (detergente natural).
      Meu desodorante natural (de manhã e pra dormir tbm, com o efeito de clareador).
      Meu clareador de cotovelos e joelhos (passo a noite pra dormir e deixar a pele macia).
      Meu sabonete facial junto com o mel (na rotina matinal que é uma limpeza mais leve).
      Meu hidratante de cutículas e fortalecedor de unhas (antes de dormir).
      Passo nos pézinhos tbm antes de vestir a meia, mas antes enxugo bem com a toalha, não gosto de creme pq meleca, principalmente no calor ^^

      E na saladinha então é tudibão! 🙂

      Ótimo texto Celisa, parabéns!
      Fica a dica pras meninas adotarem o limão como um hábito de beleza e saúde quase que de graça!

      1. Avatar de Raquel Delis

        Mil e uma utilidades 🙂 Já usei para limpeza da casa, dá para substituir o desengordurante

  2. Avatar de Iolanda

    Excelente 😉
    incluo sempre!!! Tomo água com limão em jejum… tempero saladas, uso também o limão para limpeza da casa, espetacular essa frutinha

  3. Avatar de Antonieta

    Olá!!! Eu adoro limão, uso para muitas coisas, inclusive para oleosidade do couro cabeludo, é ótimo.
    Tomo água com limão quase todos os dias… já me acostumei com o azedinho, adorei conhecer os benefícios.

    1. Avatar de Cynthia

      Antonieta me passa essa mágica de oleosidade do couro cabeludo! Adorei saber.. No Aguardo beijos.

      1. Avatar de Antonieta

        OK Cynthia

        Pego mais ou menos um litro de água:
        espremo meio limão nessa água (é bom que seja mineral)

        Após lavar normalmente os cabelos, dar o último enxágue com essa água, depois não enxágue

      2. Avatar de Antonieta

        Esqueci de falar que é preciso coar, senão as coisinhas do limão ficam no cabelo

        1. Avatar de Raquel Delis

          Nossa, será que funciona mesmo?

        2. Avatar de Nilce

          🙂 Adorei a dica….

          Abraços!!!

  4. Avatar de Fabiana Maquiato

    Olá!!! eu só tomo limonada… só água com limão é muito azedo… mas vou tentar. Gostei muito das dicas, achava que fazia mal para o estômago.

  5. Avatar de Anderson

    Excelente texto! vou incluir mais limão na dieta 🙂 Tomo bem raramente um copo de água com limão, mas vou tentar tomar diariamente.

  6. Avatar de Carine

    Muito bom o artigo!!!

  7. Avatar de Valquíria

    Além de tomar o limão… eu ainda uso para limpeza:

    Um litro de água, um pouco de alcool e uns dois limões espremidos.

    Com essa mistura dá para limpar tudo, principalmente cozinha e banheiros…

    economia na certa 🙂

  8. Avatar de Cynthia

    Esse povo tá INFORMADO GENTE! valeu a todos pela compartilhamento das dicas! *-*
    ♥ limão!

  9. Avatar de Silvia

    Amei saber mais sobre o limão, adoroooo

  10. Avatar de Cacilda

    Esse texto é bem esclarecedor o limão tem tantas utilidades, gosto de usar em saladas, limonada e p limpesa da cozinha e banheiro , só temos que tomar cuidado em não passar a mão no rosto pq se tomar sol com limão no rosto mancha msm !!

  11. Avatar de Mila

    Excelente texto, amei, sempre incluí o limão no meu dia a dia, mas não sabia que era tão maravilhoso assim

  12. Avatar de Rodrigo

    Gostei muito do texto, sempre tive essa dúvida se faz bem ou não para o estomago, muito interessante.

  13. Avatar de Renatinha

    Já ouvi comentários até que o limão emagrece, alguém já fez a dieta do limão?

    1. Avatar de Renata

      Oi Rê!
      Durante uns dois meses tomei em jejum aguá com limão. Repetia a receita 30 minutos antes do almoço e janta também. Diminui 5 kg só tomando o suco diariamente e trocando o pão frances por integral. Se eu fosse mais disciplinada e cortasse uns docinhos e fizesse uma rotina de exercícios tenho certeza que os resultados seriam melhores ainda. Hoje não tomo o suco diariamente porque não consigo manter a rotina por muito tempo, porém não tenho pontos negativos a relatar da experiência, somente positivos. Inclusive fiz dois exames de sangue após o período que utilizei o limão e os resultados foram bons.

      Espero ter ajudado.

      Abraços!

      Renata Gomes

  14. Avatar de Gabryella Sanches

    uuaaaalll, seempre gosteeii do limão, mas tbm não sabiia de seus tantos benefíciios, grata pelo texto. 🙂

  15. Avatar de Izaíras Domingues

    Nossa, eu pensava que limao fizesse muito mal ao estomago. Mas agora penso ter encontrado um bom remedio para este.
    Muito obrigao pela dica! Um abraço a todos!

  16. Avatar de Patricia

    Quando eu tinha azia me mandavam tomar leite e sempre piorava. Ai descobri que o limão poderia ajudar e, realmente, ajudou muito. Eu espremia um limao em um copo de agua e bebia. Mas isso não é bom tomar em jejum em quem tem gastrite.

  17. Avatar de Daniell

    Eu sempre gostei de limão, principalmente do suco, vou tentar as receitinhas citadas acima.
    Muito obrigada.

  18. Avatar de Silvana Ricceto

    Uma vez li nesse blog uma pessoa dizendo que estava clareando as machas do rosto com limão e estava quase sumindo, srá mesmo? acho que vou pesquisar sobre o assunto e lógico fazer isso sempre de noite e lavar bem o rosto após o uso,vou me informar melhor afinal sabemos e lemos cada vez mais a natureza agindo de todas as formas seja nutricional ou cosmético em modo geral tudo funciona os orientais que digam.
    bj

  19. Avatar de Adiane Teles

    Adorei o texto, vou incluir mais limão na minha rotina.

    Bjs.

  20. Avatar de Tania

    Acabei de fazer a terapia do limão. Achei muito bom o texto.

  21. Avatar de Fran

    adorei o artigo…

    adoroooo limão , principalmente na salada…

    bjossss

    🙂 😀 😛

  22. Avatar de Angela Nx

    Muito bom o artigo sobre limão, me tirou várias dúvidas, já consumo o limão com água, mas agora vou beber mais dessa maravilha

  23. Avatar de Marta

    Já sabia que o limão era tudo isso e mais um pouco, meu marido fez a terapia do limão e se curou de vários probleminhas de saúde.

  24. Avatar de Letícia

    é maravilhoso e bem barato.

  25. Avatar de Ana Cristina

    Alguém sabe dizer qual a proporção certa pra tomar água com limão??

  26. Avatar de Viviane

    Alem de tudo isso e otimo para colocar no feijao para fortalecer o ferro no organismo para quem tem anemia que passou foi o medico

  27. Avatar de Ana

    Li a matéria e já deu água na boca!!! Amo limão! Coloco em carnes, saladas… Tudo!

  28. Avatar de Bruninha

    Pode colocar um pouquinho de açucar na água com limão?

    1. Avatar de Kika

      Nãooooooooooooooooooooooooooooooooooooo!

      AÇÚCAR é VENENO.

      Se for adoçar, adoça com mel, o que tbm não muda muita coisa, já que pra mim o mel é enjoativo. Tome num gole só, é assim que se bebe água: imaginando uma cachoeira descendo a garganta, sabe? Lavando a alma! É questão de se acostumar.

      Bora negona! já engoliu coisa pior que eu sei 😉 haha é brincadeiraaaaaaa tá!!!

  29. Avatar de Thalita

    Alguém sabe me dizer se nessa receita da água morna com limão eu devo acrescentar o limão antes ou depois de aquecer a água? Beijos!

  30. Avatar de Marina Gonçalves

    Olá : Adorei tudo que falaram do limão, eu conhecia um pouco desta maravilha, mas agora fiquei mais informada.
    Ah quase esquecia mais uma dica do limão: A caipirinha do limão é uma delicia.

  31. Avatar de Gabriela Castro

    Eu já tomo água com limão a muito tempo, adoroooo acho refrescante…mas tomo a tarde não em jejum.

  32. Avatar de Léa

    Oi Celisa, post muito bem elaborado, parabéns!!!!

    Eu já ouvi falar que água com limão ajuda eliminar pedras no rim, será que é verdade? Descobri que estou com pedras no rim….

  33. Avatar de Márcia Leme

    😀
    Que beleza… isso é que é unir o útil ao agradável… ADORO limão… Todo dia pela manhã encho um litro de água com suco de meio limão e algumas rodelas de limão e tomo ao longo da manhã… Repito no começo da tarde, portanto, dois litros de água bem temperadinha com limão… Ah, e às vezes coloco gengibre também… fica uma delícia…

    bj

  34. Avatar de Zenai

    Gostei muito da materia… 😀 o limão é surpreendente!

  35. Avatar de Renata

    Uso o limão como clareador para a pele, tem dado ótimos resultados na minhas marquinhas de acne. Uso da seguinte forma:
    1 cl de sopa de mel
    1 cl de sopa de suco de limão
    Misturo, passo na pele e deixo uns 20 min. Retiro somente com água. Como limão e sol não combinam, eu passo sempre à noite e de manhã lavo o rosto com sabonete e passo protetor solar.
    Bjnhos

  36. Avatar de Vania

    Simplesmente amei o artigo de hoje, sou louca pelo limão e tenho mil e uma utilidades para esse fruta maravilhosa

  37. Avatar de Antonia Marcal

    🙂 eu gosto muito de limão .sabia que é bom ,mais não sabia que era tanto assim .agora nunca mais vou passar sem o limão. ah vou subistítui-lo pelo vinagre nas saladas diárias.amei as dicas para pele ,cabelos etc..obrigada

  38. Avatar de Raquel Delis

    Nossa, amei o post, que delícia deu vontade de tomar uma limonada bem geladinha agora… adoro limão, coloco sempre nos sucos de vegetais que faço.

  39. Avatar de Rose

    Eu já sei disso tudo e assino em baixo tudo que foi dito, digo de experiência própria maravilhosa e rica matéria, parabéns!!! 🙂 😎 😎

  40. Avatar de Leise

    Muito boa e interessante essa matéria. Obrigada por nos manter sempre bem informados.
    🙂 😀

  41. Avatar de Veralice

    Celisa,só tenho a agradecer por tudo que voce nos passa,acrescentando ótimos ensinamentos pra gente.Tenho no meu quintal vários pés de limao que uso em saladas e faço às vezes limonada,confesso que não sabia de todos esses beneficios.Com certez,de agora em diante vou aproveitar muito mais desse “GRANDE” beneficio que ele nos dá.,obrigada mesmo,bjs.

  42. Avatar de Denise Dal Gallo

    Otima materia,parabens mais uma vez Celissa. La vai minha dica:limão,couve e maçã,tudo batido no liquidificador,otimo para saúde,beijinhos

  43. Avatar de Denise

    Que ótimo !!! As dúvidas que tinha já foram esclarecidas; pensei que limão era prejudicial ao estômago e não sabia a proporção da melhor forma de ingerí-lo. Valeu mesmo … começo amanhã (em jejum). Bjks e obrigada.

  44. Avatar de Anilce Ewerton Azevedo

    ja fiz a cura com limao de um reumatismo crônico que eu tinha a muitos anos,e um excelente purificador para o sangue e cura inumeras doenças eu mesma ja comprovei

  45. Avatar de Carolina

    Olá.
    Parabéns, ótima máteria.
    Dica:
    Quando acontecer de manchar a pele com limão, passe várias vezes a água do arroz (água que lavou o arroz), a mancha vai clareando e desaparece, funcionou com a minha amiga.

  46. Avatar de Cristina A De Carvalho Corado

    Adorei essas informações a respeito do limão!
    Procurarei utilizá-lo com frequencia.
    Obrigada!

  47. Avatar de Irene

    SERA QUE SERVE TODO TIPO DE LIMAO

  48. Avatar de Alessandra

    MUITO BOM O TEXTO PARABENS

  49. Avatar de Flavia K Silva

    Otima a materia adorei saber tudo isso, aqui em casa o limão estava estragando por falta de conhecimento agora não estraga mais. Parabéns pela mateira e obrigado por nos deixar informadas sempre.

  50. Avatar de Angela Falcao

    PORQUE QUANDO PENSO NO LIMÃO, MINHA BOCA ENCHE DE ÁGUA E SINTO O GOSTO DO LIMÃO.OBRIGADA,ANGELA

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva