Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios da Linhaça

Benefícios da Linhaça

A linhaça é um alimento completo e que, por sua riqueza, não deve faltar na nossa alimentação. Ela auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e consequentemente deixa a pele mais bonita. A linhaça tem propriedades nutricionais básicas e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

Publicidade

É composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3 (usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração).

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Lignana

Um dos principais destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Nesse sentido, a semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona e fitoesteróide que imita o hormônio feminino.

A lignana atua também na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas (no caso de um câncer, é justamente esse mecanismo de autodestruição que costuma não funcionar).

Benefícios da Linhaça

Diferença entre Linhaça Dourada e Linhaça Marrom

Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os dois tipos: contêm as mesmas quantidades de ômega 3, fibras, vitaminas, minerais, ômega 6 e lignana. A linhaça marrom é produzida em qualquer ambiente, por este motivo ela é mais fácil de encontrar e mais barata. Já a dourada é produzida em ambientes frios, por isso ela tende a conservar melhor as propriedades. Outro ponto positivo da linhaça dourada é que é mais pura: dificilmente terá agrotóxicos, outro motivo por que é mais cara.

Ômega-3 e Ômega-6

Essas duas gorduras atuam juntas e são ótimas para o coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, o mau colesterol. E mais: o ômega-3 é anti-inflamatório, ajuda o corpo a estocar menos gordura e reduz o apetite. Em combinação com a vitamina E, presente no alimento, o ômega-3 e o ômega-6 previnem contra o envelhecimento da pele.

Saiba mais sobre os Ômegas 3, 6 e 9.

Benefícios da Linhaça

Por que se deve triturar as sementes de linhaça?

Ainda que as sementes de linhaça colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados.

As sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intacta. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes — principalmente o óleo contido nas sementes — seja bem aproveitado, sempre opte por consumir a linhaça triturada.

Benefícios da Linhaça

  • Os ácidos graxos da linhaça atuam sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso. Auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio em excesso de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.
  • Diminui os sintomas da TPM e da menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos. Também é benéfica para saúde da pele e dos cabelos.
  • Boa para glicemia, pois não contém carboidratos e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da diabete.
  • A linhaça ajuda a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol. Esse efeito da farinha de linhaça se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apolipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no HDL.
  • Um dos benefícios da linhaça é seu grande potencial anti-inflamatório. Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras inflamações.
  • Ao melhorar os números do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a linhaça torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular. Níveis menores de colesterol, triglicerídeos e menos inflamação se traduz em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.

Como consumir a Linhaça

Linhaça

Deve-se sempre consumir a linhaça moída, pois assim facilita a absorção de seus nutrientes. Na casca dela se concentram proteínas, vitaminas e minerais. Mas, como a casca é muito dura, nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos a semente inteira. Por isso, a linhaça em forma de farinha é sim mais benéfica.

Para preparar a linhaça moída, bata-a em um liquidificador ou mixer. Não há necessidade que ela vire pó. Depois, ela pode ser guardada na geladeira em um vidro limpo e seco bem fechado. Consuma em até mais ou menos uma semana.

É aconselhável tomar uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia. Se a intenção é ter um bom funcionamento do intestino, tome em jejum; pode ser com água ou com qualquer líquido de sua preferência.

Leite de Linhaça

Benefícios da Linhaça

O leite de linhaça é uma boa opção de leite vegetal, tanto para quem tem intolerância à lactose, quanto para veganos, vegetarianos, ou para aqueles que querem uma opção a mais de ingrediente para suas dietas.

O leite de linhaça não contém colesterol ou lactose. Assim, ele é mais saudável para o coração e para quem tem intolerância ou alergia à lactose. Os ácidos graxos ômega-3 do óleo de linhaça prensado a frio são preservados no leite de linhaça, ajudando na prevenção de doenças. O leite de linhaça é fortificado com vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A, B12, e vitamina D. Além disso, é também enriquecido com cálcio. Isso tudo com baixas calorias e sem gorduras trans.

Como fazer o leite de linhaça?

Ingredientes:

  • ½ xícara de sementes de linhaça deixadas de molho – a semente utilizada pode ser tanto a dourada quanto a marrom, já que os dois tipos possuem os mesmos valores nutricionais;
  • 3 xícaras de água filtrada – quantidade de água aproximada para deixar o leite cremoso;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional).

Modo de preparo:

Lave meia xícara de sementes de linhaça e deixar escorrer. Armazene-as em um recipiente de vidro com tampa. Antes de fechar o pote, adicione água filtrada. Tampe o recipiente e leve à geladeira. Deixe ali durante aproximadamente 12 horas. Na sequência, você deve acrescentá-la ao liquidificador. Adicione também as três xícaras de água e o extrato de baunilha e bata bem. Em seguida, coe em uma peneira bem fininha.

Óleo de Linhaça

Benefícios da Linhaça

O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. A alta taxa de Omega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. É um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde. Ele favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos. Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano; por isso, procure incorporar esse precioso alimento na sua dieta. É preciso tomar cuidado quando comprar o óleo — é preciso que seja de boa procedência, sem misturas e aditivos. O maior problema desse óleo é que ele se oxida muito facilmente.

Onde comprar?

Você pode comprar em lojas de produtos naturais, ou online na Natue, que possui um grande seleção de produtos com linhaça.

180 comentários para “Benefícios da Linhaça”

  1. Avatar de Ale

    Sim, consumo há muito tempo já, compro a farinha e uso no iogurte, muito bom o artigo, gostei muito.

  2. Avatar de Thais

    Puxa vida achava q a Linhaça só era p emagrecer,agora q vi q ela tem vários benefícios vou correndo comprar a minha.

  3. Avatar de Cintia Gomes

    Eu consumo a linhaça junto com o gergelin, ótima combinação.

    1. Avatar de Angela

      Eu também Cintia. Minha nutri que me indicou. A linhaça batida no liqui e o gergelim inteiro. Melhor ainda o gergelim preto, que tem mais cálcio…

  4. Avatar de Marcos

    Muito bom o artigo, adoro linhaça coloco no feijão, fica uma delícia.

  5. Avatar de Iolanda

    Linhaça é show, consumo há mais de 3 anos, desde então nunca mais tive problemas de intestino preso.

  6. Avatar de Geuza

    Hummm que maravilha, não sabia de todos esses benefícios, vou comprar.

  7. Avatar de Angela

    Adorei a matéria!!!

    Gosto de comer no café da manhã: banana, mel e linhaça.

  8. Avatar de Rosinha

    Eu consumo a linhaça no café da manhã com iogurte, os benefícios são muitos dentre eles posso citar a melhoria na pele, cabelos e regulador intestinal. Muito bom este artigo. Celisa voce está de parabens! Bjoss!!!

  9. Avatar de Roziane

    QUER DIZER: QUE A LINHAÇA SÓ DURA UMA SEMANA?

    QUE DESPERDICIO!

    1. Avatar de Bruna

      Não, Roziane. A linhaça dura muito mais tempo. O que acontece é que, após ela ser moída, aconselham que a utilizem (após ser moída) em, no máximo, uma semana, pois após esse período ela oxidaria e perderia suas propriedades. Já li em alguns lugares que isto é meio contraditório, pois alguns dizem que ela deve ser moída e consumida na hora, sempre, pois após ela perde as propriedades. Eu tomo todo dia pela manhã e sempre faço na hora. Com mamão e leite fica uma delícia! (Tem que moer primeiro e depois acrescentar o leite e fruta, pois com líquido, ela não mói direito).

      1. Avatar de Renata

        eu trituro ela com o líquido direto, fica ótimo e não perde as propriedades.

  10. Avatar de Camila

    Adorei o artigo, muito bom! Consumo sim!

  11. Avatar de Daiane

    Bom demais… tomo linhaça misturada com colágeno hidrolisado, recomendação da dermatologista.

  12. Avatar de Sandra

    Excelente matéria.
    Consumo no café da manhã, com bana e iogurte.
    Eu consumo há mais de um ano, minha pele melhorou bastante. :))))

  13. Avatar de Helena

    Faço tratamento com hemeopatia e minha médica recomendou o óleo de linhaça por causa dos benefícios para a pele.
    Faz apenas uma semana que estou usando, mas foi muito bom saber de todos os benefícios que a linhaça traz além do que eu estou procurando.

  14. Avatar de Cascia

    Que legal, vou começar a usar já!!!!

  15. Avatar de Márcia Leme

    Eu uso já há algum tempo. Alterno com a Chia (outra maravilha).

    Meu intestino se transformou depois que passei a consumir essas sementinhas do bem…

    1. Avatar de Olivia

      Será que o seu intestino era preso? Eu sofro com isso, faço 1 a 2 vezes na semana e as vezes tenho que tomar lactopurga, vou experimentar essa linhaça

    2. Avatar de Alba

      Amei os comentarios.
      Ja tinha experiemntado a linhaça DOURADA(mais eficaz pois contém o õmega 3 6 e 9)e hj ja adquiri o Chia.
      Amanha em jejum v tomar a agua que agora ha pouco misturei com uma colher de linhaça e depois passo aqui p dizer dos “novos efeitos”..ok?
      Bjs meninas…e vamos divulgar este post…

  16. Avatar de Susana Santos

    Nunca consumi, onde posso comprar?

    1. Avatar de Arlete Rossi

      Nossa tem em qualquer lugar, supermercados, farmácias, casas de produtos naturais…

    2. Avatar de Adriana

      E não se esqueçam gente de beber mt água,senão o intestino vai trancar. E se beber bastante água aí sim o intestino vai funcionar.

    3. Avatar de Alba

      Oi amiga..
      Vc encontra em casa de produtos naturais ou ate no supermercado(achei o preço bem melhor..)
      bjs

  17. Avatar de Daniella De Oliveira

    A minha homeopata indicou capsula de linhaça p/ eu tomar todos os dias, já sinto uma diferença na pele, nos cabelos e unhas. É mto bom, recomendo.

  18. Avatar de Maquicilene

    Eu recomendo para minhas clientes o oleo da linhaça em capsula, é bem pratico e eficiênte. Otimo para redução de medidas, maravilhoso para quem tem retenção de liquido.

  19. Avatar de Carine

    Bom dia! Post maravilhoso. Obrigada por enviar essas dicas maravilhosas pra gente.

  20. Avatar de Rodrigo

    Oi Celisa, gostei muito do post, vou incluir na minha alimentação. Obrigado!

  21. Avatar de Márcia

    Minha nutricionista me recomendou usar a farinha de chia, mas só encontrei a farinha de chia com linhaça, comecei a usar, essa semana, junto com o iogurte. Não é nada ‘gostoso’, mas vendo tantos benefícios, vou me esforçar um pouco mais pra consumir, rsrs

    1. Avatar de Vanessa Little

      Marcia, tenta pôr umas frutas ou bater o yogurte no liquidificador com a linhaça, frutas e mel. Pergunta pra sua nutricionista se você pode.
      É sempre bom comemos coisas que gostamos, senão a dieta não vai pra frente!!!
      Tem que ser prazer e não um sacrifício! =D
      bj

  22. Avatar de úrsula

    Ótimo artigo! Parabéns!

  23. Avatar de Marta

    Uso linhaça junto com aveia, faz muito tempo já, adorei saber dos benefícios 🙂

  24. Avatar de Vanessa Little

    Adoro linhaça! Mas tem que ter mesmo cuidado na dose, pois para quem já tem o intestino regulado ela pode “soltar” mesmo…rs

    Eu como com salada de frutas. Faço como Celisa disse: bato no liquidificador e guardo num potinho. Mas não sabia que tinha que ser na geladeira. Será que estou eprdendo nutrientes? Não môo em grande quantidade, dura mais ou menos uma semana mesmo, mas não na geladeira… Iiiiii

    E que bom Celisa, que desmitificou isso da linhaça dourada. Minha nutricionista disse que a diferença é tão mínima que não vale a pena gastar o dobro que muitas vezes cobram!

    Beijinhos

    1. Avatar de Miriam

      Tem que por na geladeira sim, esse óleo oxida e estraga.

    2. Avatar de Adriana

      Sim Vanessa,tem que ser na geladeira senão perde-se os nutrientes. E na geladeira moída pode guardar por até uma semana.

  25. Avatar de Mariah

    Já tentei tomar as cápsulas de linhaça , mas senti fortes dores de abdômen, tive que parar.

    1. Avatar de Zumila

      então deveria estar estragada pois eu tomo cápsulas de óleo de linhaça e nunca me senti mal.

    2. Avatar de Melissa

      Comigo aconteceu o mesmo e não estava estragada, como foi comentado.
      Todas as capsulas de óleo são muito fortes e só devem ser tomadas com indicação de um profissional. Não é pq é natural que todos podem tomar.
      Eu uso a semente faz uns seis anis e me faz muito bem, mas o óleo, tanto de linhaça, prímula, de fígado de bacalhau, além das dores de estômago, se insistir no uso, me causam refluxo.

  26. Avatar de Adiane Teles

    Eu consumo já faz um tempo e adoro.

  27. Avatar de Anderson

    Lá em casa todo mundo consome linhaça, usamos a farinha de linhaça e minha mãe coloca nos molhos, feijão e até salada, dá um gostinho especial.

  28. Avatar de Larissa

    Adorei o artigo, vou avisar minha mãe, bjos

  29. Avatar de Jocélia Campos

    E vc Celisa, toma linhaça? Como vc faz? Eu gostaria de tomar mas tenho dúvida

  30. Avatar de Rossane

    Eba! mais um artigo de saúde, adoro
    Linhaça é a minha queridinha, além de gostar só notei benefícios na saúde desde que comecei usar.

  31. Avatar de Arlete Rossi

    Adoro linhaça, faço moída no liquidificador junto com maça e água é um ótimo laxante para tomar em jejum

  32. Avatar de Hyandra

    Linhaça é excelente e seus benefícios vão além da alimentação.
    Uma dica para as meninas de cabelos cacheados é usar o gel de linhaça para modelar os cachinhos 🙂

    Tem vídeos no youtube que ensinam como fazer; eu já uso tem bastante tempo e adoro o resultado!

  33. Avatar de Jéssica

    Oi Celisa, não sabia que era tão bom assim, vou já já comprar a minha ainda mais que tenho intestino preso 🙂
    Adorei o artigo

  34. Avatar de Eliane

    Adorei a materia, e se não consumia a linhaça, agora vou correr para comprar a minha e desfrutar dos benefícios. Valeu !!!

  35. Avatar de Eliane

    Adorei a matéria, e se antes eu não consumia a linhaça, agora vou correndo comprar a minha para desfrutar dos benefícios. Valeu !!!

  36. Avatar de Keilla

    Adorei o post. Não tenho o costume de consumir sempre pq nem tinha muita informação a respeito dos benefícios, mas agora, com esse post com informações super úteis, vou consumir mais frequentemente.

    Valeu!

  37. Avatar de Beatriz

    Nota 10 para o artigo. Uso e recomendo

  38. Avatar de Angela

    Acho ótimo espalhar ainda mais os benefícios do consumo da linhaça, principalmente de forma moída, em que a gente consegue aproveita-la bem mais. Mas gostaria de saber se alguém conhece o uso da linhaça germinada? Sabe como fazer e se há vantagens em relação ao uso da semente seca?

    1. Avatar de Zumila

      Nunca ouvi dizer sobre essa forma germinada, existe mesmo?

    2. Avatar de Melissa

      Vc precisa colocar a linhaça de molho por 8 horas, para que a casca se quebre.
      Uns dizem que depois disso precisa ser lavada, batida e tomada em seguida.
      Outros que deve ser tomada junto com a água, que na verdade se transformou em gel. Eu tomo assim, por orientação da minha nutricionista. Ela disse que esse gel protege o estômago.
      Dessa forma ela não pode ser guardada. Depois do molho, deve ser batida e consumida imediatamente.
      Tbm já li que a linhaça faz muito bem, mas possui alguns antinutrientes, que só são eliminados através desse processo. Sendo assim, a linhaça pode nos ser benéfica, mas só se for geminada.

  39. Avatar de Lily

    O que você me diz da farinha de linhaça que compramos pronta em latinha no supermercado? Uso esta já a bastante tempo cerca de 4 anos. Estou usufruindo dos seus benefícios?

  40. Avatar de Luciane

    Eu aprendi usar linhaça aqui no blog, em uma das dicas da Celisa.
    Faço assim:
    Bato linhaça, aveia e gergelin. Tomo iogurte com essa farinha, fica meio ruim de engolir, mas é muito saudável.

  41. Avatar de Raquel Santos

    Q bom saber de todos esses benefícios, eu como linhaça qse todos os dias mas não costumo moer não, como inteira mesmo…

  42. Avatar de Fabiana

    E a ração humana, alguém aqui toma ainda?

    1. Avatar de Olivia

      ração humana? o que é isso, só conheço ração para gato, cachorro…

    2. Avatar de Cerise

      Já fiz uma vez, mas não me adaptei, hj não tomo mais, quero começar a linhaça

  43. Avatar de Miriam

    Eu trituro a linhaça no liquidificador e faço uma farinha. Agora lendo esses comentários as meninas deram boas ideias, vou misturar gergelin e aveia também, obrigada pelas dicas infalíveis do Beleza e Saúde

  44. Avatar de Cerise

    Nossa, estou boba como as pessoas consomem a tal linhaça, isso pela enquete…não sabia que era tão bom assim, tb quero experimentar.

  45. Avatar de Mario

    Preciso tratar acido Urico com produtos naturais alguém me indica qual.

  46. Avatar de Elisa Picolato

    Adorei o artigo, já consumo há muito tempo essa maravilha

  47. Avatar de Fabiana

    Vi umavez naTv uma nutrcionista falando que a linhaca deveria ser aquecida nafrigideira e depois batida no liquidificar e guardada na geladeira por uma semana.Porque quando ela esquenta ela libera algumacoisa que ja esqueci.Faco isso….

  48. Avatar de Mirlene Souza Neres

    nossa como a linhaça é tão impoprtante, eu nem sabia disso

  49. Avatar de Zumila

    Gostei muito do artigo, consumo cápsulas de óleo de linhaça.

  50. Avatar de ângela Dias

    Os benefícios da linhaça são muitos e comprovados, mas há estudos sérios que indicam que ela também prejudica a absorção de determinados aminoácidos pelo organismo. Para evitar esse efeito negativo, os pesquisadores indicam que ela seja aquecida, por alguns minutos, antes de ser consumida. Também se deve consumi-la, no máximo, três dias após moê-la e guardá-la em um recipiente bem fechado na geladeira. Após esse tempo, ficam apenas as fibras, os óleos se estragam e o benefício vai se embora. Aquelas compradas já moídas, são apenas fibra, não têm mais os óleos.

    Rachel Dias

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva