Para a mulher que gosta de se cuidar

Benefícios da Linhaça

Benefícios da Linhaça

A linhaça é um alimento completo e que, por sua riqueza, não deve faltar na nossa alimentação. Ela auxilia o sistema digestivo e o funcionamento do intestino, e consequentemente deixa a pele mais bonita. A linhaça tem propriedades nutricionais básicas e preventivas — graças aos componentes antioxidantes e anticancerígenos. Além disso, é um poderoso desintoxicante.

Publicidade

É composta de 41% de gordura, 28% de fibras, 21% de proteína e 6% de outros carboidratos (entre eles: açúcares, ácidos fenólicos, lignana e hemicelulose). No entanto, essa gordura tem uma quantidade enorme de ácidos graxos do tipo ômega 3 (usados no combate a obstruções em artérias, responsáveis por doenças do coração).

Na casca da linhaça encontra-se uma mistura de minerais, proteínas e vitaminas. A vitamina E ajuda no funcionamento celular, por isso afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Lignana

Um dos principais destaques da linhaça é uma substância chamada lignana, que exerce o mesmo papel do estrógeno. Nesse sentido, a semente de linhaça atua de forma parecida com a soja, que possui a isoflavona e fitoesteróide que imita o hormônio feminino.

A lignana atua também na apoptose celular — um mecanismo de defesa que provoca a destruição das células defeituosas (no caso de um câncer, é justamente esse mecanismo de autodestruição que costuma não funcionar).

Benefícios da Linhaça

Diferença entre Linhaça Dourada e Linhaça Marrom

Do ponto de vista nutricional, não há diferença entre os dois tipos: contêm as mesmas quantidades de ômega 3, fibras, vitaminas, minerais, ômega 6 e lignana. A linhaça marrom é produzida em qualquer ambiente, por este motivo ela é mais fácil de encontrar e mais barata. Já a dourada é produzida em ambientes frios, por isso ela tende a conservar melhor as propriedades. Outro ponto positivo da linhaça dourada é que é mais pura: dificilmente terá agrotóxicos, outro motivo por que é mais cara.

Ômega-3 e Ômega-6

Essas duas gorduras atuam juntas e são ótimas para o coração porque ajudam a baixar a taxa de LDL, o mau colesterol. E mais: o ômega-3 é anti-inflamatório, ajuda o corpo a estocar menos gordura e reduz o apetite. Em combinação com a vitamina E, presente no alimento, o ômega-3 e o ômega-6 previnem contra o envelhecimento da pele.

Saiba mais sobre os Ômegas 3, 6 e 9.

Benefícios da Linhaça

Por que se deve triturar as sementes de linhaça?

Ainda que as sementes de linhaça colocadas de molho na água sejam um ótimo laxante natural, a linhaça precisa de fato ser moída para que todos seus nutrientes sejam aproveitados.

As sementes possuem uma casca muito espessa, que dificilmente será rompida durante a mastigação, e provavelmente irá atravessar o sistema digestivo intacta. Para que isso não ocorra e todos os nutrientes — principalmente o óleo contido nas sementes — seja bem aproveitado, sempre opte por consumir a linhaça triturada.

Benefícios da Linhaça

  • Os ácidos graxos da linhaça atuam sobre o metabolismo, aumentando a queima de gordura e facilitando a perda de peso. Auxilia no emagrecimento porque ajuda no funcionamento dos rins, que passam a excretar água e sódio em excesso de maneira mais eficiente, o que colabora para a diminuição do inchaço.
  • Diminui os sintomas da TPM e da menopausa, pois tem boas quantidades de isoflavona, fitoesteroide e lignana, que controlam os hormônios femininos. Também é benéfica para saúde da pele e dos cabelos.
  • Boa para glicemia, pois não contém carboidratos e ainda por cima auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue. Além disso, o consumo habitual de farinha de linhaça pode aumentar a sensibilidade à insulina, o que pode evitar ou auxiliar no controle da diabete.
  • A linhaça ajuda a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, a linhaça também conseguiu aumentar os níveis de HDL, o bom colesterol. Esse efeito da farinha de linhaça se deve, em parte, ao fato da semente aumentar os níveis de apolipoproteína A1, que é exatamente a maior proteína encontrada no HDL.
  • Um dos benefícios da linhaça é seu grande potencial anti-inflamatório. Essa capacidade se deve à presença dos antioxidantes, que evitam e combatem o estresse oxidativo, responsável pelo aparecimento de inflamações e uma série de doenças como artrite, colite e outras inflamações.
  • Ao melhorar os números do colesterol, reduzir as inflamações e combater a obesidade, a linhaça torna-se um dos maiores aliados do coração e de todo o sistema cardiovascular. Níveis menores de colesterol, triglicerídeos e menos inflamação se traduz em vasos sanguíneos desobstruídos e um coração sadio, com batimentos regularizados e sem arritmias.

Como consumir a Linhaça

Linhaça

Deve-se sempre consumir a linhaça moída, pois assim facilita a absorção de seus nutrientes. Na casca dela se concentram proteínas, vitaminas e minerais. Mas, como a casca é muito dura, nosso aparelho digestivo não aproveita bem os nutrientes quando ingerimos a semente inteira. Por isso, a linhaça em forma de farinha é sim mais benéfica.

Para preparar a linhaça moída, bata-a em um liquidificador ou mixer. Não há necessidade que ela vire pó. Depois, ela pode ser guardada na geladeira em um vidro limpo e seco bem fechado. Consuma em até mais ou menos uma semana.

É aconselhável tomar uma colher de sopa por dia, podendo ser a qualquer hora do dia. Se a intenção é ter um bom funcionamento do intestino, tome em jejum; pode ser com água ou com qualquer líquido de sua preferência.

Leite de Linhaça

Benefícios da Linhaça

O leite de linhaça é uma boa opção de leite vegetal, tanto para quem tem intolerância à lactose, quanto para veganos, vegetarianos, ou para aqueles que querem uma opção a mais de ingrediente para suas dietas.

O leite de linhaça não contém colesterol ou lactose. Assim, ele é mais saudável para o coração e para quem tem intolerância ou alergia à lactose. Os ácidos graxos ômega-3 do óleo de linhaça prensado a frio são preservados no leite de linhaça, ajudando na prevenção de doenças. O leite de linhaça é fortificado com vitaminas e minerais, incluindo vitaminas A, B12, e vitamina D. Além disso, é também enriquecido com cálcio. Isso tudo com baixas calorias e sem gorduras trans.

Como fazer o leite de linhaça?

Ingredientes:

  • ½ xícara de sementes de linhaça deixadas de molho – a semente utilizada pode ser tanto a dourada quanto a marrom, já que os dois tipos possuem os mesmos valores nutricionais;
  • 3 xícaras de água filtrada – quantidade de água aproximada para deixar o leite cremoso;
  • 1 colher de sopa de extrato de baunilha (opcional).

Modo de preparo:

Lave meia xícara de sementes de linhaça e deixar escorrer. Armazene-as em um recipiente de vidro com tampa. Antes de fechar o pote, adicione água filtrada. Tampe o recipiente e leve à geladeira. Deixe ali durante aproximadamente 12 horas. Na sequência, você deve acrescentá-la ao liquidificador. Adicione também as três xícaras de água e o extrato de baunilha e bata bem. Em seguida, coe em uma peneira bem fininha.

Óleo de Linhaça

Benefícios da Linhaça

O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em Omega 3 e Omega 6. A alta taxa de Omega 3 faz da linhaça um alimento de caráter preventivo à saúde, sendo um importante agente antioxidante e renovador celular. É um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde. Ele favorece o metabolismo da gordura e a produção de energia, regulando as funções celulares e a cicatrização dos tecidos. Os ácidos graxos essenciais são imprescindíveis para o corpo humano; por isso, procure incorporar esse precioso alimento na sua dieta. É preciso tomar cuidado quando comprar o óleo — é preciso que seja de boa procedência, sem misturas e aditivos. O maior problema desse óleo é que ele se oxida muito facilmente.

Onde comprar?

Você pode comprar em lojas de produtos naturais, ou online na Natue, que possui um grande seleção de produtos com linhaça.

180 comentários para “Benefícios da Linhaça”

  1. Avatar de Rê

    Olá! estou consumindo a 15 dias o óleo e já percebi mudanças no funcionamento intestinal, Obrigada pelo ótimo post! Beijos meninas.

    1. Avatar de Alverina Aparecida C D Carmo

      Estou fazendo o uso da linhaca dourada todos os dias mas de um ano estou sentindo muito bem em todos os sentidos.

  2. Avatar de Ana Karine Pereira

    Ótimo post…
    Já conhecia os benefícios da linhaça, costumava consumir no café da manhã junto com um suco ou o iorgute, mais fui ao endocrinologista e ele me receitou o óleo, que já estou tomando a um mês… simplesmente maravilhoso, a pele esta melhor, o intestino funcionando regularmente e uma disposição renovada.
    Não fico mais sem as cápsulas do óleo em casa.
    Muito bom, recomendo.

    bjs

  3. Avatar de Letícia

    Tomo linhaça com aveia há mais de 2 anos, nunca mais vou parar com essa maravilha de alimento.

    Parabéns pelo artigo.

  4. Avatar de Lucielma

    Nossa! Vou começar a pensar melhor a minha dieta.

  5. Avatar de Valquiria Nepomuceno Gonçalves

    EU JÁ FAÇO O USO DA LINHAÇA, E REALMENTE NOTEI OS BENEFÍCIOS QUE ELA ME TRAZ.
    PARABÉNS PELO ARTIGO.

  6. Avatar de Káthya Paixão

    já conhecia esses maravilhosos benefícios..´já uso linhaça a 4anos,e adoro.

  7. Avatar de Devaldina

    Gostei muito do comentário,uso 2 colheres de sopa todos os dias de linhaça dourada
    farinha de maracuja,soja,e vou acrescentar a farinha de chia.
    obrigada por tanto exclarecimento.

  8. Avatar de Roseny S Evangelista

    obrigado pelas infarmacão,
    eu não sabia que a linhaça tem tantos beneficios para a saúde,

  9. Avatar de Ava

    Amigas, algumas de voces conseguiram emagrescer tomando,fazendo uso da Linhaça?

    Estou tomando cápsulas da linhaça,e sinceramente notei uma melhora mo meu intestino.

  10. Avatar de Ziza

    Adoreiiiiii, pois estou no período da menopausa, vou começar a fazer uso da linhaça.Obrigada suaa informacoes sao otimas.

  11. Avatar de Márciac

    Parabéns Celisa, já conhecia os benefícios da linhaça e foi aqui que li na primeira vez.
    Faço uso da linhaça dourada há algum tempo e sinceramente ela não faz efeito de redução de apetite em mim, até porque tomo somente pela manhã na vitamina ou café.
    Comecei a introduzir no café da manhã também dos meus filhos e os benefícios são excelentes, ela na saúde e não reconheço como inibidor de apetite e sim como equilíbrio no apetite.
    Não sabia sobre o óleo de linhaça, vou procurar também.
    Obrigada pela informações.

  12. Avatar de Márciac

    Complementando que não sabia da ação sobre a menopausa, vou continuar tomando já me preparando para quando chegar, já que estou com mais de 45 anos e é bom ficar alerta e ser preventiva.

    Bjs.

  13. Avatar de Rose

    Como encontro o oleo de linhaça?

    1. Avatar de Beatriz Fernandes

      em farmacia tem em comprimidos e não precisa de receita para tomar!!!!

  14. Avatar de Elisabete Bohn

    Eu utilizo 1 colher de linhaça todos os dias no café da manhã, coloco sobre a banana amassada. E meu intestino funciona hiper-bem. Minha filha pequena que tem problemas de intestino come uma colher de chá com bolacha no leite e faz o mesmo efeito. Funciona mesmo!

  15. Avatar de Adriana Prado

    Eu uso sempre linhaça. Prefiro usá-la pela manhã, duas colheres de sopa misturadas a minha gelatina em pó ou chá verde.

    Acho que o uso da linhaça é um dos motivos de estar fazendo bem a menopausa.

    Beijo

  16. Avatar de Sônia

    Oi, achei incrível mais essa dica sobre a linhaça. Já conhecia alguns benefícios e já usei por um tempo e parei, mas vou voltar a usar depois desse artigo maravilhoso.
    Obrigada !!
    Bjs á todos!!!

  17. Avatar de Angélica

    Como sempre uma ótima mátéria!

  18. Avatar de Zete Gomes

    Eu tenho consumido linhaça frequentemente, pois sinto-me melhor das juntas ,pois tenho necrose na cabeça do femur, e tenho sentido muita melhora nas dores musculares! todos que tem problema nas aticulações devem consumir linhaça, pois ela desenflama as juntas!Deus abençoe a todos!

  19. Avatar de Elem

    Tambem uso linhaça ha 4 meses porque sofro de riniti alergica.Um amigo me indicou.Ja percebir que melhorei bastante as crises.Pois não aguentava mais os prurido no nariz e os espirros constantes.Se tiver mais dicas por favor me envie

  20. Avatar de Sonia Maria Sousa De Liveira

    já faço uso da linhaça por um bom tempo, mais as vezes eu esqueço de usa-la, mais agora vendo a importância da linhaça mim deu mais animo para consumir. Uso 1 colher de sopa na coalhada na banana amassada. E no almoço e repito no jantar. Quero envelhecer com saúde. Desejo que todos façam o mesmo. Boa sorte a todos.

    BEIJOS.

  21. Avatar de Mirian

    a Linhaça tritura ou oleo é melhor pra perda de peso, ajuda a perder medidas tb?

  22. Avatar de Jessica Fernanda Andrade Santos

    Sabe pra que tambem serve a linhaca meninas, a mastologista falou que e recomendado para quem sente dor nos seios, algum nodulo que doi, e recomendado a linhaca dourada. Ela me falou qd fui mostrar meu exame pois estou com um nodulo minusculo no seio, a ginecologista jahavia visto e falou nao se nada, mais me encaminhou para mastologista que tambem disse o mesmo gracas a Deus, e ai ela me falou sobre a linhaca, ai falei nao sinto dor nao doutora, porem tb consumo a linhaca.

  23. Avatar de Beatriz Fernandes

    eu queria saber só que eu não acho em lugar nenhum quais as informações da linhaça

  24. Avatar de Lurdes

    eu coloco uma colher desopa de linhaca numa xicara com agua guente e tomo no outro dia em jejum e bom

  25. Avatar de Fabiana

    Realmente é muito bom, ja estou tomando a linhaça pela manhã com leite e frutas e com 1 mês perdi 4 cm de cintura, mas tem q tomar bastante água, para a absorção das fibras..

  26. Avatar de Julio Oliveira

    O omega 6 deve ser evitado, pois nossa alimentacao moderna tem ele em excesso. A relacao omega 6 x omega 3 ficou muito desequilibrada pela agricultura moderna. Quando vejo alguem achando vantagem consumir omega 6 fico me perguntando, por que? Assim se a linhaca dourada tem mesmo omega 6, e a marrom somente omega 3, todos deveriam consumir somente a marrom. No entanto, sempre li que as duas tem as mesmas caracteristicas.

  27. Avatar de Julio Oliveira
  28. Avatar de Eliane Prado Mendes

    Gostaria de saber se posso tomar linhaça. Fiz uma mastectomia da mama direita , estou perguntando por que dizem que fez esse tipo de cirurgia não pode tomar nada que possui hormônio. abraço

  29. Avatar de Karina

    Olá…meu intestino é muito preso e gostaria de saber como devo consumir a linhaça para melhorar….??? Quando colocada na agua antes de dormir as sementes inteiras devo ingerir tudo pela mahã (semente e agua)?

    Obrigada!

    1. Avatar de Melissa

      Segundo minha nutricionista, deve-se bater tudo, linhaça mais a água que foi deixada de molho, com o suco ou leite e beber de imediato. A linhaça precisa ser batida pq sua casca é dura e sem quebra-lá, seu corpo não terá os benefícios. A água do molho, além de proteger o estômago e conter antioxidantes, tbm ajuda no funcionamento do intestino.
      Mas ela me orientou a não ultrapassar a quantidade de uma colher de sopa da semente, que deve ser deixada de molho em um copo com uns três dedos de água.

      1. Avatar de Tereza

        Pessoal,a única coisa que não se deve misturar com a linhaça é o leite, pois essa combinação provoca muitos gases! Sempre misturar aos sucos de frutas,etc., mas jamais com leite! Veja tudo sobre lo consumo de linhaça no site de Conceição Trucom.

        1. Avatar de Renata

          o que causa gazes é a lactose, será que você não é intolerante?

      2. Avatar de Renata

        eu coloco 2 colheres de sobremesa cheia de linhaça dourada e água, bato bem com o mixer e bebo, se preferir faça com frutas ou leite.

  30. Avatar de Marinalva

    adorei as dicas vou começar a usar pos ja vou fazer 40 e melhor se prevenir mesmo porque tenho laberitit!

  31. Avatar de Marinalva

    adorei as dicas vou começar a usar pos ja vou fazer 40 e melhor se prevenir mesmo porque tenho laberitit! 😉 a linhaça t em algum beneficio para quem tem laberitit?

  32. Avatar de Fiquei Sabendo Que Com O Uso Da Linhaça Fas Crescer Os Seios E Verdade?

    adorei a postagem.

  33. Avatar de Lourdes

    Amei os comentários sobre a Linhaça dourada,pois vou já começar tbm,tenho k eliminar 10klg.vamos ver se da resultado …

  34. Avatar de Doraci

    Nossa vou começar a usar tbm, estou com colesterol alto! obrigada

  35. Avatar de Alexandre Lacerda

    Eu faço uso do óleo de linhaça a anos, pratico musculação e MMA, tomo só uma colher por dia em jejum, em seguida tomo um suco de couve com gengibre, hortelã, e limão, já vou direto para a musculação. tenho 73 quilos 1,69 altura, com apenas 12% de gordura no corpo músculos bem definidos e muito bem distribuídos. Com uma alimentação equilibrada de 3 em 3 horas com pouco carboidrato zero de carne vermelha, sem bebidas álcolicas, só carne branca, bastante verdura, frutas, ingerir bastante água e água de coco durante o dia eu tenho certeza que todos nós teremos uma vida mas longa e sadia. Não deixe de praticar exercício físico.

  36. Avatar de Larissa Amanda

    Alguém sabe me informar se ingerir linhaça moída com leite é bom para aumentar os seios? Desde já, obrigada.

  37. Avatar de Andreia

    Tenho enxaque quando vai descer para min,mas usando linhaça as dores diminui

  38. Avatar de Rosângela Lionardi

    Uso linhaça dourada todos os dias há mais de 2 anos e os efeitos são maravilhosos. Meu intestino melhorou muito seu funcionamento.

  39. Avatar de Geni

    OLá,estou consumi ndo farinha de linhaça dourada há doise meses,é maravilhosa,pois estou na menopausa e diminuiu 90/por cento os calores.,sem dizer que meu intestino está funcionando muito bem.Valeu pela dica

  40. Avatar de Danielle

    🙂 Eu tenho 15 anos e tomo linhaça desde dos 14… Melhoroou muiito minha pele, e meu intestino está funcio nando super bem.. Tomo toda noite linhaça marrom triturada cm leite de soja… Tenho muito medo de envelhecimento precoce por isso tomo soja e linhaça juntas.. =]

  41. Avatar de Queli

    Nunca mais me separo da linhaça dourada!É muito maravilhosa….Estou sentindo os benefícios na pele, no intestino, no humor, principalmente na tpm. 🙂

  42. Avatar de Tereza Piecha

    Faço uso da linhaça a um bom tempo! Notei uma grande diferença em minha saúde, como redução do colesterol e melhorou muito a disposição. Intercalo um pacote da dourada e um da preta .Trituro e coloco em um vidro tampado e coloco 2 colheres junto do café com leite.

  43. Avatar de Tereza Piecha

    A linhaça é uma semente natural,fazer efeito após um tempo de uso! Pode ser usada sem problema nem um.

  44. Avatar de Irene

    eu sofria com cólicas intestinais e meu intestino não funcionava,passava 7 dias sem ir ao banheiro,comecei a usar. A linhaça e hoje meu intestino funciona normalmente e nunca mais tive cólicas.

  45. Avatar de Miriam

    😀 eu tenho 45 anos e sempre tive constipação e além disso a dois anos estou cm colesterol alto e resolvi tomar linhaça trituro em casa +farinha de aveia td dia a noite com suco aos 10 dias e ja sinto o meu entestino funcionando como nunca ia ao banheiro sem laxante.

  46. Avatar de Marcos Cruvinel Junior

    bom dia

    quero saber se a linhaça ajuda a combater o excesso de suor, pois meu corpo quando da la pelas 10 da manha ja estou bem molhado de suor, por isso quero saber se a linhaça ajuda mesmo???

  47. Avatar de Maria Albertina Da Silva

    Eu descobri agora através de um exame de mamografia que fiz. E foi detectado um nódulo na mama esquerda. Li a importância da Linhaça contra o cancer e já estou tomando uma colher de chá por dia de óleo de linhaça. Com a fe em Deus que eu tenho, sinto que o óleo vai me ajudar muito.Confio em Deus qye não vai ser preciso me submeter a nenhuma cirurgia desse problema. Até já marquei uma biópsia para janeiro, para saber se é benigno. Segundo a Mastologista tenho 95% de chance de ser benigno.
    Espero um ótimo resultado com o consumo do óleo da linhaça.
    Boas festas a todos.
    Albertina Silva

  48. Avatar de Cinthia

    Sou praticante de yoga, e minha maravilhosa instrutora sempre salienta os benefícios desta, além de tantos outros alimentos.
    Pessoalmente, comecei a ingerir a farinha pensando nos benefícios hormonais. Apesar de ainda não ter 30 anos, sei que é necessário que se comece um pouco cedo.
    Até hoje, apesar de uma alimentação muito equilibrada, em algumas épocas me apareciam muitas espinhas no rosto. Depois que inseri a farinha de linhaça diariamente no meu cardápio, percebi que minha pele melhorou muito! Parece inclusive mais firme.
    Minha instrutora comenta também que a linhaça retarda o embranquecimento dos cabelos, e eu percebi que o meu (que é praticamente preto), está bem mais brilhante.

    É maravilhosa!

  49. Avatar de Gilvanir Lima Bernardo

    aos 39 anos de idade fiz esterctomia e hoje tenho 52 e desde la venho fazendo uso de linhaça e leite de soja e ate agora nao tive nenhuma necessidade de fazer tratamento hormonal me sinto muito bem graças Deus nao sou uma mulher gorda mais nao sei se devido ao uso destes produtos faço questao de tomar todos dias pra evitar os sintomas da menopausa. aconcelho a mulherada que façam como eu e elas vao ver a diferençano seu organismo.

  50. Avatar de Mara

    🙁 Realmente,quanto ao intestino eu tinha sérios problemas,também retenção de líquidos. graças a Deus, faço uso da linhaça é tudo funciona normal.Vale a pena usar.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva