Para a mulher que gosta de se cuidar

Segredos da Longevidade: Como viver mais de 100 anos?

Segredos da Longevidade: Como viver mais de 100 anos?

Desde a década passada, o pesquisador Dan Buetter e sua equipe da National Geographic embarcaram em uma investigação mundial sobre os lugares com maior longevidade e qualidade de vida.

Publicidade

A ideia da investigação foi simples, porém profunda: ao invés de consultar dietas da moda, livros, "gurus", etc, o objetivo seria descobrir os lugares onde as pessoas de fato têm mais saúde, e descobrir o que elas fazem de diferente. Foi exatamente isso que a pesquisa fez, com muito sucesso, e muitas conclusões foram tiradas.

"Zonas Azuis"

A partir da pesquisa, o termo blue zone ("zona azul") começou a ser utilizado para designar essas regiões do mundo onde as pessoas consistentemente têm uma saúde e qualidade de vida acima da média mundial. Nesses locais, a quantidade de pessoas que atinge os 100 anos é destacadamente maior que a média. Então, onde ficam esses lugares?

Segredos da Longevidade: Como viver mais de 100 anos?
  • Sardenha, Itália. Maior concentração de centenários do mundo. Em uma montanha específica, mais de 50% dos homens chega aos 100 anos de idade.
  • Ilhas de Okinawa, Japão. Lar de mulheres de extraordinária saúde, com a maior expectativa de vida do mundo. Os habitantes morrem 5x menos de câncer do pulmão e do colo, e 6x menos de doenças cardiovasculares (em relação aos Estados Unidos).
  • Loma Linda, Califórnia. Grupo mais longevo dos Estados Unidos, constituído de religiosos. Pessoas desse grupo vivem em média 11 anos a mais que outras pessoas da região.
  • Península de Nicoya, Costa Rica. Ali os habitantes comem muitas frutas, e cereais ricos em antioxidantes. É considerada a maior zona azul do mundo, ou seja, o local onde vivem mais pessoas acima dos 100 anos.
  • Icária, Grécia. Maior taxa de pessoas que alcançam os 90 anos no planeta — aproximadamente 1 em cada 3. Constatou-se também que os icarianos têm uma taxa 20% menor de incidência de câncer, 50% menor de doenças cardíacas e praticamente 0% de demência.

Estilo de Vida

Agora o que essas "zonas azuis" têm de especial? Quais são as características comuns no estilo de vida dos habitantes desses lugares pertencentes a países e culturas tão diferentes? Em resumo, esses são os resultados da pesquisa, que podem ser agrupados em três grupos de atitudes:

Atividade Física Moderada e Constante

As atividades físicas com moderação são parte do cotidiano: todos andam a pé, fazem a faxina na casa, colhem seus próprios alimentos, enfim, estão sempre em movimento. Para saber mais sobre como trazer isso para sua vida, veja o artigo O Segredo para uma Vida Longa e Saudável?.

Envolvimento Social Intenso

Pessoas de todas as faixas etárias são socialmente ativas e integradas a suas comunidades. Todos têm muitos amigos, e o senso de ajuda mútua é muito presente. Além disso, a família é sempre colocada como grande prioridade.

Dieta Rica

Segredos da Longevidade: Como viver mais de 100 anos?

A dieta desses locais varia bastante, já que as zonas azuis estão espalhadas pelo mundo. No entando, foram encontradas algumas características em comum:

  • Dieta à base de plantas.. A dieta não é estritamente vegetariana, mas a grande maioria dos alimentos consumidos é derivada de plantas. O consumo de carne nunca passa de uma vez por semana, e até o consumo de peixe é reduzido, não passando de 2 vezes por semana.
  • Alimentos diversos e com baixa carga glicêmica. Dos alimentos consumidos (essencialmente vegetais), eles sempre tendem a ser os com carga glicêmica mais baixa, que são os que não exigem altas doses de insulina na corrente sanguínea para serem processados. Além disso, nenhuma povo se concentra em poucos alimentos; todos eles tendem a diversificar bastante a alimentação.
  • Controle intuitivo de calorias. As pessoas tendem a comer menos que a média mundial, utilizando pequenos "truques" como por exemplo: sempre parar de comer quando o estômago estiver no máximo 80% cheio; ou sempre utilizando pratos pequenos para se servir.

Palestra sobre Longevidade

O pesquisador Dan Buettner deu uma palestra no TED há alguns anos sobre essas descobertas. Para quem tiver interesse, a palestra é muito boa, está legendada em português e tem apenas 20 minutos.

(se tiver problemas com o vídeo acima, assista aqui)

10 comentários para “Segredos da Longevidade: Como viver mais de 100 anos?”

  1. Avatar de Angela

    Acredito que o principal ingrediente para a longevidade é a paz de espírito, a confiança que existe um Ser Superior que tem todo o cuidado com a gente.
    E o Estilo de Vida saudável descrito acima saudável fica fácil de ser seguido.

  2. Avatar de Rê

    Olá! acredito q a Angela disse tudo, mas tá difícil eu alcançar, hj mesmo estou com os nervos a flor da pele, mas não desisto de buscar essa meta, um dia eu chego lá 😆

    1. Avatar de Vilma Ferreira

      Amiga, deixe os nervos em seus lugares e cante; adore a Deus; cuide de plantas e animais; converse com amigos do bem; soriia. veja bobeiras para alegra a lama e coração e principalmente tenha fé em Deus eternamente e o busque, pois está te convidando a confiar Nele e deixar suas preocupaç~eos em seus braços q Ele diz meu fardo é leve e então aproveite enqto Deus te chama para q Ele faça morada em seucoração.
      Leia o livro de exodo onde o povo mesmo em rebeldia Deus teve misericórida e os alvou das mãos do Fa´raó deixando-os passa em segurança no mar vermelho q aberto para eles passarem no seco e Faraó e seus cavalos fozzem a afogados e mortos.
      Creia JESUS é o caminho ; a verdade e a vida. Nós é q procuramos problemas e muitas vezes onde nem existem. Qdo existirem entregue a Jesus e ouça a voz Dele q te dará a solução e escape. Salmo 46. Bjs no teu coração e siga com Jesus a sua frente. Te falo tudo isso pois, já fui um dia como vc e aprendi com Deus. Hoje tenho problemas, mas o meu Deus é muitíssimo maior do q qqr outra coisa, pois é a minha solução e incomparável.

      1. Avatar de Roseli

        O seu comentário é o meu comentário. Disseste tudo o que eu penso.Crer Naquele que nos fortalece.

        1. Avatar de Roberto Figueiredo

          Tudo bem! Cantar, adorar a Deus, buscar a paz interior, mas não esquecer de depositar o “dízimo” nas contas dos pastores evangélicos, pois sem essa iniciativa vc não poderá viver tanto quanto desejas.

  3. Avatar de Marcia

    Acredito que o segredo da longevidade além de uma boa alimentação e atividade física ,é trabalhar o lado emocional,criar hábito de perdoar , menos cobranças pessoais , diminuir o perfeccionismo e principalmente ter uma espiritualidade em dia…

  4. Avatar de Elizangela Tenorio

    Olá meninas parabéns! Voces estão certas! Ter Jesus a nossa frente e nos livrar de toda a ansiedade faz parte da receita! Mas aprendi comuma professora de 80 anos que deu duas horas de palstra em pé, falando e contando histórias que: Estudar, se cuidar e ouvir as pessoas que você te amam também faz parte da longevidade! Longa vida a nós todas!

  5. Avatar de Arlete

    Adorei esta matéria… Obrigada Celisa por todos os posts !

  6. Avatar de Merces

    A-do-rei de corpo alma e coração essa reportagem.
    Não sei se chegarei lá mas, os que conseguem com
    saúde e disposição são os escolhidos do Criador.
    Obrigada pelo estímulo.

  7. Avatar de Silva

    Ainda existe pessoas que acreditam no Pai Natal….ts…ts…ts
    O medo do desconhecido…

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva