Para a mulher que gosta de se cuidar

Manchas na Pele

Manchas na Pele

As manchas são alterações na coloração da pele que podem aparecer em qualquer idade. Apresentam diferentes tonalidades e variam sua intensidade de acordo com a predisposição de cada pessoa. Para quem busca uma pele homogênea, bonita e saudável as manchas podem incomodar bastante.

Por mais que se saiba que o filtro solar é indispensável (tanto na praia como na cidade), pouca gente tem o cuidado de repassar o produto várias vezes ao dia, tal como recomendam os dermatologistas. Resultado: no final do verão, a pele, exposta ao sol sem proteção, está marcada e cheia de manchas. Os locais mais afetados são o rosto e as mãos.

Manchas na Pele

Quais são os tipos de manchas?

  • Melanoses ou manchas senis: O organismo vai perdendo a capacidade de filtrar as células defeituosas, e a pele perde parte da capacidade de se defender do sol. Além disso, a radiação se acumula nas células ao longo da vida, tornando a pele mais vulnerável às manchas.
  • Sardas: As efélides, conhecidas como sardas, manifestam-se na face de crianças ou jovens de pele, geralmente, muito clara após exposição em excesso ao sol.
  • Melasma: O melasma normalmente surge após a gravidez, uso de pílula ou exposição ao sol e acontece com nas regiões mais expostas da pele: nas maçãs do rosto, buço e testa.
  • Manchas de acne: Aparecem depois do processo inflamatório da acne. No início, elas se caracterizam como manchas vermelhas que podem se tornar amarronzadas com o tempo e a exposição solar.
  • Leucodermias ou acromias: São manchas brancas ocasionadas pela diminuição e ausência de melanina. Essas marcas são muito comuns em casos de albinismo, vitiligo e pitiríase versicolor (conhecida como pano branco).
  • Dermatite (seborreica, atópica, de contato): São manchas vermelhas, escamosas e que causam muita coceira. Elas podem surgir no corpo inteiro, dependendo do seu tipo.
  • Psoríase: São placas vermelhas com descamação na pele que podem surgir no joelho, cotovelo, unhas e em locais que sofrem muito atrito, como axila e virilha.
  • Rosácea: A rosácea é formada por manchas vermelhas no rosto — na região da bochecha, nariz, testa e queixo — e, geralmente, se manifesta em pessoas de pele mais clara, com tendência à oleosidade e sensibilidade.
  • Câncer de pele: São lesões cancerígenas na pele, que podem se desenvolver de várias formas, tamanhos e tonalidades, inclusive avermelhadas. São formadas manchas pequenas principalmente em áreas mais expostas ao sol e também podem ser caracterizadas com o aumento lento do tamanho e sangramentos ocasionais.
  • Manchas de gravidez: Durante a gravidez as mulheres estão mais suscetíveis às manchas, devido à variação hormonal e à predisposição genética.
  • Manchas do Sol: São manchas de cor castanha, em tons claros ou escuros e de tamanho variável. Geralmente aparecem a partir dos 40 anos. A causa principal é o foto envelhecimento da pele, que é o envelhecimento do tecido causado pela luz do sol.

O que pode causar as manchas?

  • Alterações na produção de melanina (pigmento da pele)
  • Infecções (micoses, vírus)
  • Distúrbios hormonais (cloasmas)
  • Alterações vascular
  • Tumores
  • Exposição ao sol
  • Marcas de acne
Manchas na Pele

Tratamentos para Manchas na Pele

Seja qual for o tipo de mancha, é sempre necessário consultar um médico para que ele possa diagnosticar com exatidão o seu tipo e, assim, recomendar o melhor tratamento para o caso.

Tratamento com Ácidos

O tratamento com ácido é bastante utilizado para clarear a pele, já que se mostra bastante eficaz até mesmo no combate das marcas mais resistentes. Um exemplo é o Ácido Retinoico, derivado da Vitamina A. Ele é indicado no tratamento dos sinais gerados através da falta de proteção solar, que incluem a hiperpigmentação, as manchas, as sardas e as linhas de expressão. O Ácido Kójico também é uma ótima opção para clarear as manchas graças ao seu efeito despigmentante e também não fotossensibilizante, podendo ser usado durante o dia, sempre aliado ao protetor solar.

Outro ácido com ação clareadora é o Ácido Tranexâmico, que tem o poder de evitar a produção de melanina, clareando assim algumas manchas da pele, como o melasma. Já o Ácido Glicólico é eficaz em promover a renovação celular e é muito utilizado no clareamento de manchas e na redução de lesões de acne, ajudando também a equilibrar a oleosidade da pele.

Manchas na Pele

Peeling

Dentre os tratamentos disponíveis nas clínicas, o peeling é o mais indicado para as manchas na pele. Por meio de agentes químicos ou físicos, o peeling esfolia a pele envelhecida ou doente e possibilita a formação de uma nova camada de pele saudável e lisinha.

O peeling pode ser superficial, médio ou profundo: tudo vai depender do dano da sua pele. As variantes do processo são os agentes químicos e o número de sessões necessárias para eliminar as manchas.

Vitamina C

A Vitamina C é um ativo muito poderoso no clareamento de manchas na pele, sendo eficaz, inclusive, no combate às marcas mais escuras. Além de clarear a pele, a vitamina C também inibe a produção da tironase (enzima responsável por produzir a pigmentação) e ainda revela a luminosidade da cútis.

Você também pode aproveitar outros benefícios da vitamina C no seu tratamento com ácidos para clarear manchas. Ela previne o ressecamento da derme e os efeitos cumulativos dos raios UVA e UVB, potencializando o poder dos filtros solares e deixando sua pele ainda mais protegida. Veja produtos com vitamina C para pele.

Filtro Solar

Para prevenir manchas causadas pelo sol, indica-se o filtro solar. Ele também pode ser utilizado para evitar a progressão das manchas já existentes.

Manchas na Pele

Laser

Com o laser, é possível tratar manchas avermelhadas ou acastanhadas causadas, sobretudo, pela presença de vasos sanguíneos irregulares. Além disso, também é possível enfrentar as manchas provenientes do envelhecimento, da exposição ao sol ou induzidas artificialmente, devido à ação de acidentes, maquiagem ou tatuagens.

O procedimento é totalmente seguro, uma vez que quem o realiza são médicos devidamente capacitados, especialistas em dermatologia. O laser permite ao profissional isolar um feixe de luz que pode ser direcionado ao ponto-alvo. Com isso, o pigmento é destruído em sua totalidade, devolvendo à pele um aspecto claro e bonito. Devido à precisão do equipamento, os riscos de cicatrizes são minimizados, praticamente nulos. As sessões podem ser únicas ou repetidas no prazo de uma a 12 semanas. O procedimento é retomado até que o resultado desejado seja devidamente alcançado. Outro fator variante é a capacidade de cicatrização do indivíduo, o que pode demandar um número maior de sessões.

Para tratamento de manchas, utilizam-se três tipos de laser:

  • Quantum: remove manchas vermelhas do pescoço. Ajuda também nas melanoses.
  • CO2: remove manchas de melanose e queratose. Não é muito procurado, pois o tempo de recuperação é longo, além disso, pode deixar cicatrizes.
  • Rubi: esta variação do comprimento do laser é bastante usada para minimizar sardas escuras.

Loção Clareadora

Dependendo do tipo e da superficialidade da mancha, os cremes clareadores são bem eficientes. Eles podem atuar como coadjuvantes no tratamento.

Veja aqui alguns produtos:

5 comentários para “Manchas na Pele”

  1. Avatar de Antônia Soares

    Boa noite,
    Fico muito triste quando vejo esses tratamentos somente demonstrado com meninas muito novas, elas não precisam de tratamentos, pois já tem o viço da juventude, o correto seria com mulheres
    a partir dos 40 anos mostrar o antes e o depois ai sim seria convincente.

    Antônia

  2. Avatar de Zilda

    Antônia, não é só você eu também fico triste com procedimentos feitos em meninas jovens ; Em todo o lugar que vejo ou assisto vídeos é mostrado tanto em melasmas e outras manchas, mas nos tratamentos corporais também é assim!
    Seria bem interessante agente poder ver e acreditar nos produtos e procedimentos em pessoas realmente que estivesse mais idades ..

  3. Avatar de Maria Do Carmo Nunues

    eu quero ver com pessoas de 60 a 70
    com jovem é moleza

  4. Avatar de Ana

    Concordo em gênero e grau com os depoimentos acima.. lamentável .

  5. Avatar de Débora Faria

    Excelente conteúdo!!!

    Eu tinha alguma manchas e pequenas cicatrizes provenientes de acnes, mas fiz um 4 sessões do tratamento BB Glow e obtive um excelente resultado.

    http://amocilios.com.br/bb-glow/

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva