Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Oi meninas, vocês já ouviram falar nos benefícios do melado de cana? O melado é um xarope espesso produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para consumo. O melado traz muitos benefícios à saúde, e por isso pode ser considerado um suplemento alimentar. É um alimento nutritivo, rico em minerais e que fornece energia para o corpo. Possui propriedades que melhoram a saúde em geral e nível de condicionamento físico.

O melado também pode atuar como um adoçante natural saudável, já que adoça muito bem e é livre de substâncias adicionadas.

Benefícios do Melado

  • O melado é rico em ferro, ideal para mulheres grávidas, anêmicas e às que perdem muito sangue na menstruação. O melado é excelente para prevenção de problemas relacionados com a deficiência de ferro, tem a capacidade de aumentar a ferritina.
  • Possui também cobre, que ajuda na utilização adequada de ferro no corpo. Junto com a absorção de ferro, o cobre também é útil para a saúde geral da sua pele e cabelo.
  • É rico em cálcio e magnésio, ambos minerais juntos auxiliam o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Assim, o melado é uma boa proteção contra a osteoporose e outras doenças ósseas. Esses minerais ajudam também na prevenção de crises de enxaqueca.
  • Benéfico para o sistema nervoso. O melado contém um nutriente importante: o potássio. Ele contribui para o funcionamento adequado sobre o sistema neurológico. Além disso, o potássio também ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e em forma.
  • O melado também ajudar a manter seu sistema digestivo saudável, naturalmente prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.
  • Possui manganês que ajuda a manter o sistema nervoso saudável e equilibrado nível de colesterol no corpo.
  • Possui selênio que é um antioxidante maravilhoso que ajuda na prevenção de doenças cancerosas.
Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Informações Nutricionais (100g)

Sódio37 mg
Potássio1.464 mg
Cálcio205 mg
Ferro4,7 mg
Vitamina B60,7 mg
Magnésio242 mg
Cobre189 mg

Qual a diferença entre Melado e Melaço?

Existe bastante confusão entre os termos melado e melaço, e muita gente considera-os sinônimos, mas existe bastante diferença. Segundo a ANVISA:

  • Melado é o líquido xaroposo obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura, por processos tecnológicos adequados.
  • Melaço é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.

O nome correto desse produto a que me refiro nesse artigo é melado, sendo o melaço de qualidade inferior (e geralmente destinado a consumo animal). O problema é que as próprias marcas se confundem e utilizam os dois termos como sinônimos. Então, quando você encontrar melaço para vender, provavelmente trata-se sim de melado, já que o melaço verdadeiro dificilmente é encontrado. Confuso, não é? Pelo menos, o produto que você encontrar provavelmente vai ser o correto, mesmo que chamado pelo nome incorreto.

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Melado e o Cabelo

O melado tem duas funções principais quando aplicado nos cabelos. Ajuda a escurecer os fios brancos, e hidrata os fios. Ajuda a restaurar o volume, a força e o brilho dos cabelos por possuir propriedades nutritivas.

Então que tal experimentar uma máscara com melado?

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de melado
  • Uma colher de óleo de amêndoas
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja

Coloque o melado em uma tigela. Depois, adicione o óleo de amêndoas e mexa até que a mistura comece a se tornar mais integrada, acrescentando logo as gotas do óleo essencial. A ideia é formar uma máscara bem homogênea e com todos os elementos misturados.

O próximo passo será a aplicação. Para isso, você só tem que colocar no seu cabelo, especialmente nas regiões onde mais sofre de ressecamento. Essa máscara é muito boa, por exemplo, para as pontas. Mas também pode ser passada no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos depois retire com água morna.

Como consumir o melado?

Esse adoçante natural está disponível no mercado de diversas formas. Em geral, o melado costuma ter a cor mais escura, puxada para o marrom. Quanto mais escuro, melhor é a qualidade. Você encontra em alguns supermercados e casas de produtos naturais. Dê preferência para o melado orgânico. Você pode substituir o açúcar pelo melado, ou comer uma colher de sopa diariamente.

223 comentários para “Conheça os Benefícios do Melado de Cana!”

  1. Avatar de George

    Boa tarde!!! O começo da matéria sobre o melaço e meledo ficou trocado

    1. Avatar de Francisco

      @George, concordo contigo. Melado é quando se põe açúcar e água para ferver e aí se transforma em melado; MELAÇO é o resultado da fervura do caldo de cana e o deixa esfriar e depois quebra para transformar em açúcar mascavo. Para fazer o açúcar cristal, põe o açúcar mascavo ao fogo com água ( mais água que açúcar) e vai-se tirando as espumas( que são sujeiras do mascavo) com uma espumadeira.

  2. Avatar de Roberto Vicente Cláudio

    Depois que passei a consumir duas colares de sopa por dia .de melado minha pressão. Arterial voltou ao normal era muito alta já faz 3 meses que não tomo nenhum medicamento para a pressão. durmo muito melhor…me sinto com mais energia. .

  3. Avatar de Patrícia Menezes

    😆 muito bom este artigo.

  4. Avatar de Itamar Prado

    ola tenho mel de cana retirado das caixas de abelha para vender.
    entrego em sao paulo

  5. Avatar de Elizeth Rebouças

    Estou tomando e, me sentindo muito bem.
    Mas agora lento, o artigo, fiquei muito triste. Pois tenho firritina 247.

    1. Avatar de Gilberto Vestino

      Como sabemos o açúcar refinado e os adoçantes dietéticos não são indicados para o bem de nossa saúde, então pergunto..seria melhor adoçar café leite e outros com o melaço!? E para quem tem diabetes?

  6. Avatar de Luciana De Oliveira Morais

    Olá meu filho tem anemia é bom tomar melado de cana quantas vezes

  7. Avatar de Vera

    😆 Eu adoro melado desde de criança, gosto de comer com queijo fresco ou mandioca cozida,engraçado não gosto de rapadura nem de caldo de cana 😁
    Procurem comprar melado armazenado em vidros ou potes de barro, pois já comprei em embalagens de plástico e senti que o sabor era ruim 🤗

  8. Avatar de Jaqueline Bernardo Maia

    Adoro Melado ,consumo uma colher por dia, me sinto com dispisição e energia .

  9. Avatar de Marcia Do Amaral

    😆 gosto de melado

  10. Avatar de Elio De Jesus Abreu Pinho

    com relaçao ao diabetes pessoas com esse mal podem comsumir sem problerma

  11. Avatar de Maria Lins

    Adorooooooooo melado de cana.

  12. Avatar de Rose

    Adoro melado,como com pão, no yogurte, na banana com aveia etc….Conheci o melado quando criança, no interior. E é um produto com preço muito bom.

  13. Avatar de Eduardo Fonseca

    Na ilha da Madeira em Portugal tem várias fábricas de Mel de Cana (não denominamos de melado – o melaço sim, é igual).
    O Mel é muito usafo para sonhos e malassadas, mas não é muito normal para uso diário.
    Agora que passei a usar com frequência sinto melhoria em vários males. Curioso que até os valores da diabetes baixaram. Muito obrigado por tudo.

  14. Avatar de Jorge

    Muito boa essa matéria, parabéns.

  15. Avatar de Pedro Valdinei Santos Da Cunha

    TEM 4 ANOS QUE PASSEI A A COMER MELADO DE CANA COM IORGUTE INTEGRAL E BANANA PRATA A MINHA SAÚDE MELHOROU 90% E MUITO BOM MESMO PARA SAÚDE DO SER HUMANO. PARABÉNS PELA MATERIA 👏👏👏👏

  16. Avatar de José

    Consumir diariamente uma colher de sopa de mel de cana em jejum, contribui para uma maior longevidade.
    Dotado de enormes benefícios para o bom funcionamento do corpo humano, melhora a nossa disposição, reabilita o nosso esqueleto e fortalece a nossa saúde em todos os aspectos.
    Néctar bendito que a natureza nos oferece!

    1. Avatar de Natália Santos

      Em Portugal (de onde sou e onde sempre morei) apenas existe (agora e antes) o termo Melaço. É exactamente a mesma coisa mas cá significa algo que é muito doce, comparado ao mel mas significativamente mais forte!

  17. Avatar de Maria Ermelinda Juliano Nicolielo Bueno

    Acabei de fazer melado !!Ficou ótimo!!!Com 2 l de garapa ,fiz 400 ml de melado,super saboroso!!!!

  18. Avatar de Ivete Pereira

    Diabéticos tipo2 pode tomar melado?

  19. Avatar de Margareth

    Olá, gostaria de saber se precisa fazer exame de sangue para ver quanto está a ferritina.
    Tem algum perigo.

  20. Avatar de Margareth Gallo

    Olá, gostaria de saber se precisa fazer exame de sangue para ver quanto está a ferritina.
    Tem algum perigo.

  21. Avatar de Fátima

    Estou vendendo melado de cana ainda não conhecia todos os seus valores . porém me está uma dúvida ainda ele é bom para abaixar o trigueceres.

  22. Avatar de Marta

    Adoro melada .. como todos os dias no café da manhã . Com pão e não coloco açúcar no café muito saudável !! 😳

  23. Avatar de Maria Helena Simeão.

    maravilhoso, além de gostoso faz muito bem a saúde. eu como de várias formas: com pão, com banana e como minha mãe tambm comia, fazendo a polenta sem sal e come com o melado, igual a um bolo com calda. ou mesmo puro igual ao mel de abelha. ótimo alimento.

  24. Avatar de Wade

    Muito bacana essas informações, realmente somos orgânicos e tudo que vem da natureza nos fortalece e completa.

    Melado é o produto direto da cana de açúcar, que se obtêm da moagem da cana e da fervura do líquido até sair toda a água ficando apenas o liquido escuro e denso, adocicado e saboroso.

    Melaço é subproduto, que se usa muito na agricultura como fertilizante.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva