Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Oi meninas, vocês já ouviram falar nos benefícios do melado de cana? O melado é um xarope espesso produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para consumo. O melado traz muitos benefícios à saúde, e por isso pode ser considerado um suplemento alimentar. É um alimento nutritivo, rico em minerais e que fornece energia para o corpo. Possui propriedades que melhoram a saúde em geral e nível de condicionamento físico.

O melado também pode atuar como um adoçante natural saudável, já que adoça muito bem e é livre de substâncias adicionadas.

Benefícios do Melado

  • O melado é rico em ferro, ideal para mulheres grávidas, anêmicas e às que perdem muito sangue na menstruação. O melado é excelente para prevenção de problemas relacionados com a deficiência de ferro, tem a capacidade de aumentar a ferritina.
  • Possui também cobre, que ajuda na utilização adequada de ferro no corpo. Junto com a absorção de ferro, o cobre também é útil para a saúde geral da sua pele e cabelo.
  • É rico em cálcio e magnésio, ambos minerais juntos auxiliam o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Assim, o melado é uma boa proteção contra a osteoporose e outras doenças ósseas. Esses minerais ajudam também na prevenção de crises de enxaqueca.
  • Benéfico para o sistema nervoso. O melado contém um nutriente importante: o potássio. Ele contribui para o funcionamento adequado sobre o sistema neurológico. Além disso, o potássio também ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e em forma.
  • O melado também ajudar a manter seu sistema digestivo saudável, naturalmente prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.
  • Possui manganês que ajuda a manter o sistema nervoso saudável e equilibrado nível de colesterol no corpo.
  • Possui selênio que é um antioxidante maravilhoso que ajuda na prevenção de doenças cancerosas.
Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Informações Nutricionais (100g)

Sódio37 mg
Potássio1.464 mg
Cálcio205 mg
Ferro4,7 mg
Vitamina B60,7 mg
Magnésio242 mg
Cobre189 mg

Qual a diferença entre Melado e Melaço?

Existe bastante confusão entre os termos melado e melaço, e muita gente considera-os sinônimos, mas existe bastante diferença. Segundo a ANVISA:

  • Melado é o líquido xaroposo obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura, por processos tecnológicos adequados.
  • Melaço é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.

O nome correto desse produto a que me refiro nesse artigo é melado, sendo o melaço de qualidade inferior (e geralmente destinado a consumo animal). O problema é que as próprias marcas se confundem e utilizam os dois termos como sinônimos. Então, quando você encontrar melaço para vender, provavelmente trata-se sim de melado, já que o melaço verdadeiro dificilmente é encontrado. Confuso, não é? Pelo menos, o produto que você encontrar provavelmente vai ser o correto, mesmo que chamado pelo nome incorreto.

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Melado e o Cabelo

O melado tem duas funções principais quando aplicado nos cabelos. Ajuda a escurecer os fios brancos, e hidrata os fios. Ajuda a restaurar o volume, a força e o brilho dos cabelos por possuir propriedades nutritivas.

Então que tal experimentar uma máscara com melado?

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de melado
  • Uma colher de óleo de amêndoas
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja

Coloque o melado em uma tigela. Depois, adicione o óleo de amêndoas e mexa até que a mistura comece a se tornar mais integrada, acrescentando logo as gotas do óleo essencial. A ideia é formar uma máscara bem homogênea e com todos os elementos misturados.

O próximo passo será a aplicação. Para isso, você só tem que colocar no seu cabelo, especialmente nas regiões onde mais sofre de ressecamento. Essa máscara é muito boa, por exemplo, para as pontas. Mas também pode ser passada no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos depois retire com água morna.

Como consumir o melado?

Esse adoçante natural está disponível no mercado de diversas formas. Em geral, o melado costuma ter a cor mais escura, puxada para o marrom. Quanto mais escuro, melhor é a qualidade. Você encontra em alguns supermercados e casas de produtos naturais. Dê preferência para o melado orgânico. Você pode substituir o açúcar pelo melado, ou comer uma colher de sopa diariamente.

228 comentários para “Conheça os Benefícios do Melado de Cana!”

  1. Avatar de Andressa

    Muito bom esse artigo, amei saber mais sobre o melado, estou grávida, quero tomar.

  2. Avatar de Jeniffer

    Muito bom mesmo,eu perco muito sangue durante o período de menstruação, e tenho anemia também. Muito bom saber disso e a diferença dele também! 😀 🙂 😉 😆 😛

  3. Avatar de Andreia

    Muito legal! Me interessei para experimentar, minha ferritina é baixa.

  4. Avatar de Fatinha

    Amei, estou anêmica… vou comprar.

  5. Avatar de Marly

    Que legal….. vamos aderir ao melaço. 🙂 🙂

    1. Avatar de Marco Antonio

      Marly, não é o MELAÇO que faz bem. É o MELADO, verifique na reportagem. Um abraço.

    2. Avatar de Edu

      O melaço de qualidade inferior ¬¬ 😎

  6. Avatar de Rosangela Dos Santos

    Quantas vezes na semana para colocar a mascara no cabelo? Me ajude, quero colocar essa mascara no cabelo. quero saber quantos dias e se pode usar pra sempre?

  7. Avatar de Daniela Souza

    Oie, eu uso o melado para substituir o açucar nos sucos, não sabia que era tão bom assim, amei.

  8. Avatar de Ana Luiza

    Adorei este artigo !!!!!!!!!eu não sabia que o melado era tão poderoso. Tenho problema de ferritina baixa , pois o meu organismo não consegue absorver todo o ferro que consumo. A partir de hoje vou incluir este produto na minha alimentação.

  9. Avatar de Jéssica

    como o melado também, coloco em cima da banana, foi recomendação da nutricionista para aliviar sintomas da TPM, banana + melado.

  10. Avatar de Andréa Mattos

    Oi Celisa, vc toma o melado?

  11. Avatar de Juliana Santos

    Amei o artigo 😛 😛 😛 😛 😛

  12. Avatar de Adriana Prado

    Melado me remete à infância, 🙂 🙂 !

    Me lembro que quando morei no nordeste, as pessoas diziam que deveria comer porque faz muito bem a saúde. O problema é ser doce demais e calórico. Mas, que é gostoso é sim.

    Beijo

  13. Avatar de Lana Bello

    Ameiii o artigo Celisa. ★ ★ ★

    Em relação ao valor calórico,
    é alto??

  14. Avatar de Antonieta

    Amei o artigo, vou comprar hj mesmo…já sei até onde tem, eu já tinha visto, mas nem me interessei pois não sabia que era tão bom.

  15. Avatar de Luciana

    Gosto muito de melado.

    1. Avatar de Associação Projeto Idoso Feliz

      o projeto idoso feliz é uma equipe do profissional da saúde multidiciplinar , e trabalhamos com a prevenção ;o uso do melado tem tido um resultado eficaz,percebemos a diminuição das células cancerosa
      http://www.projetoidosofeliz.com.br

  16. Avatar de Rosemari

    Ouvi falar que o melado é ótimo para saciar as vontades de comer doces, vou experimentar.

  17. Avatar de Giovana

    Já experimentei, comia muito quando criança, mas hj acho o gosto muito enjoativo…

  18. Avatar de Cida

    Existe diferença entre tomar o melado e comer a rapadura de cana de açúcar? Gosto muito de comer rapadura e por isso gostaria de saber se ela é tão boa quanto o melado.

  19. Avatar de Simone

    Adorei a matéria, ainda mais agora que estamos a procura de um adoçante mais natural livre de tantos aditivos químicos como é o caso dos adoçantes artificiais e o o próprio açúcar que é somente caloria e podre em nutrientes.
    muito obrigada

  20. Avatar de Luciane

    Muito bom esse artigo sobre o melado, parabéns.

  21. Avatar de Fátima Oliveira

    Boa Noite Celisa? você teria como me indicar uma marca boa? porque eu não entendo nada e podem me enganar dizendo que é melado e não ser. bjks… aguardo a sua resposta.

  22. Avatar de Rose Melo

    Adorei saber dos benefícios do melado. Adoro melado, mas achava que fosse inconveniente por causa das calorias.

  23. Avatar de Luisa Melo

    Excelente artigo, amei, vou aderir tb…minha ferritina é bem baixa.

  24. Avatar de Rosana

    Como sempre, adorei a postagem. Uma vez que o melado substitui o adoçante, O diabético pode fazer uso do melado ?

  25. Avatar de Talita

    Ele seria então melhor que o mel?

  26. Avatar de Cris Almeida

    hummm meladinho é bom 😳 !

    vou fazer a receitinha para benefícios do cabelo, mas o óleo de amêndoas tem que ser vegetal né?!

  27. Avatar de Alicinha

    delicia!!!!!! só de ver a imagem aí em cima fiquei com a boca cheia dagua. 😮

  28. Avatar de Rafa

    Excelente matéria sobre o melado.

  29. Avatar de Adriana Paula

    Muito boa informação, vou incluir melado em meu cardápio.

  30. Avatar de Kassia

    Será que o melado da cana usado como adoçante nos alimentos me deixará com a gordura abdominal. Tenho medo por ter muita calorias. Pratico musculação e aeróbio.

  31. Avatar de Tânia

    Posso usar o melado com óleo de côco nos cabelos, ao invés do óleo de amêndoas?? Obrigada pela matéria, muito importante mesmo!!

  32. Avatar de Rosangela Saucedo

    AMEI ESSA MATÉRIA…

  33. Avatar de Lucilene

    Onde eu encontro esse produto o melado?

    1. Avatar de Priscila

      olá Lucilene, eu compro neste site aqui : http://www.natue.com.br/

  34. Avatar de Priscila

    Gente o melaço é muito bom para quem tem problemas de menstruação, meu fluxo era muito pesado, e sentia cólicas horríveis.
    O primeiro e segundo dia de menstruação eram como se eu estivesse doente, tomava muito remédio para cólica, depois de umas três semanas tomando de uma a duas colheres por dia de melaço minha menstruação melhorou muito, parecia mágica, não precisei tomar nem um remedinho e o fluxo diminuiu bastante.
    Toda mulher com problemas na menstruação deveria saber disso, é incrível e eu recomendo.

  35. Avatar de Venina Marques Martins

    gostei muito de saber e conhecer mais sobre o melado .

  36. Avatar de Amir
  37. Avatar de Ilde

    Comprei e vou começar a tomar. Tenho psoriase, e a imunidade baixa! Acredito q vai me ajudar!

  38. Avatar de Sônia Maria Horn

    ESTOU ME TRATANDO DE UM TUMOR MALIGNO NO MEDIASTINO. MINHA IMUNIDADE ESTÁ BAIXA E ME INDICARAM O MELADO, JÁ COMECEI A USAR.
    E AGORA PESQUISANDO QUAIS OS BENEFÍCIOS DO MELADO ENCONTREI ESTA MATERIA MARAVILHOSA. MUITOS FALAM NO MEL DE ABELHA PARA IMUNIDADE BAIXA, QUAL É O MAIS INDICADO? FICO NO AGUARDO DE UMA RESPOSTA.
    OBRIGADA.

    SÔNIA.

  39. Avatar de Ricardo

    Por favor Tenho gastrite ou ulcera ainda não fiz o exame mas desconfio que seja um deles…..posso tomar uma colher de sopa todos os dias??Outra pergunta…..as fezes ficam escuras tomando o melado??? OBRIGADO….AGUARDO ANSIOSAMENTE A RESPOSTA.

  40. Avatar de Yanna

    O melado sempre fez parte da minha alimentação desde criança em substituição ao açúcar e adoçante diários. É natural, adoça e nunca tive problemas de anemia ou ferritina baixa, queda de cabelo ou alguma falta de vitaminas. RECOMENDO.

  41. Avatar de Celma De Fatima G Medeiros

    😳 FIQUEI TRISTE DE NÃO PODER USAR O MELADO, POIS SOU DIABÉTICA.
    E ESTAVA ADORANDO ADOÇAR MEU CAFE, SUCO E COLOCAR NA SALADA DE FRUTAS COM AVEIA. Q PENA. COMEÇEI A USAR ESSA SEMANA. POIS ESTOU NA MENOPAUSA E PERDENDO MTO SANGUE…

  42. Avatar de Neusa

    vou aderir tbm ao melaco poi s estou com ferritina baixa

  43. Avatar de Fernanda Medeiros

    A márcara capilar tem que colocar no cabelo seco? Tirar somente com água morna sem shampoo?

  44. Avatar de Maria De Lourdes Cler

    estou incruindo,no meu cafe da manhâ uso leit desnatado com aveia e uma colher de melado.

  45. Avatar de Nikas

    😛 😀 Isso engorda?

  46. Avatar de Roberta

    As propriedades do açúcar mascavo são as mesmas do melado?
    Pergunto porque o açúcar vende em muitos lugares e o melado bom e escuro nem sempre, além disso o açúcar é mais fácil de carregar na bolsa
    Obrigada pela atenção

  47. Avatar de Aline

    Gostaria de saber para substituir o açucar pelo melado em receitas, qual é a proporção, quando uso por exemplo 1 xicara de açucar, quanto posso substituir pelo melado? Obrigada

  48. Avatar de Marcia

    Ola bom dia
    Na verdade aqui em Cabo Verde nos nao usamos a expressão Melado, mas sim mel de cana preta…e eu trabalho numa loja onde vende esse produro…e nao sabia que era assim tão importante e poderosa.
    Há muito tempo que o meu cabelo está a cair e já nao sei mas o que usar para acabar com a queda,ja usei óleo vera puro(aqui em Cabo Verde tem muitoooo), ja usei oleo de alecrim, oleo de ricino, mascara de iogurte com ovo e nada.
    E depois de ter lido esse documentario pretendo usar o melado, mas nao tenho oleo essencia de laranja e aqui em CV não sei onde encontrar. Sera que posso substituir o óleo de laranja por algum outro tipo de óleo…qual me sugeres.
    E a duração é de quantos minutos?
    Aguardo uma resposta ansiosa

  49. Avatar de Aloisio David De Oliveira

    é isto ai galera, sou do acre, trabalho no sitio o dia inteiro, muitas vezes debaixo de sol quente, me alimento com caldo de cana, rapadura, e melado de cana, pois tenho engenho e planto cana, tenho 56 anos, e sinto muita disposição, ás vezes só no sitio eu ando uns 6 km por dia, e levanto de madrugada como comida mesmo, caldo de cana, melado na vorta do dia, e não escapa a rapadura, nos entrevelos, recomendo pra todo mundo o melado de cana, que te saúde, coma melado e produtos de cana, abandonem o açúcar branco, a minha próstata, e como se fosse de um rapaz de 25 anos, não sinto nada, e oia so bao de cama, eu deito e durmo mesmo bybybybyby.

  50. Avatar de Geiza Carneiro

    É muito bom saber, pois sou anêmica por vida, tenho imunidade baixa devido a uma inflamação que tenho na médula a qual me levou a uma cadeira de rodas há 10 anos e minha menstruação é intensa. Será que ajuda a diminuir a mesma e ajuda a previne a inflamação que ocorre com frequência também?