Para a mulher que gosta de se cuidar

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Oi meninas, vocês já ouviram falar nos benefícios do melado de cana? O melado é um xarope espesso produzido quando a cana-de-açúcar é transformada em açúcar refinado para consumo. O melado traz muitos benefícios à saúde, e por isso pode ser considerado um suplemento alimentar. É um alimento nutritivo, rico em minerais e que fornece energia para o corpo. Possui propriedades que melhoram a saúde em geral e nível de condicionamento físico.

O melado também pode atuar como um adoçante natural saudável, já que adoça muito bem e é livre de substâncias adicionadas.

Benefícios do Melado

  • O melado é rico em ferro, ideal para mulheres grávidas, anêmicas e às que perdem muito sangue na menstruação. O melado é excelente para prevenção de problemas relacionados com a deficiência de ferro, tem a capacidade de aumentar a ferritina.
  • Possui também cobre, que ajuda na utilização adequada de ferro no corpo. Junto com a absorção de ferro, o cobre também é útil para a saúde geral da sua pele e cabelo.
  • É rico em cálcio e magnésio, ambos minerais juntos auxiliam o crescimento e o desenvolvimento dos ossos. Assim, o melado é uma boa proteção contra a osteoporose e outras doenças ósseas. Esses minerais ajudam também na prevenção de crises de enxaqueca.
  • Benéfico para o sistema nervoso. O melado contém um nutriente importante: o potássio. Ele contribui para o funcionamento adequado sobre o sistema neurológico. Além disso, o potássio também ajuda a manter o sistema cardiovascular saudável e em forma.
  • O melado também ajudar a manter seu sistema digestivo saudável, naturalmente prevenir e tratar problemas como acidez e constipação.
  • Possui manganês que ajuda a manter o sistema nervoso saudável e equilibrado nível de colesterol no corpo.
  • Possui selênio que é um antioxidante maravilhoso que ajuda na prevenção de doenças cancerosas.
Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Informações Nutricionais (100g)

Sódio37 mg
Potássio1.464 mg
Cálcio205 mg
Ferro4,7 mg
Vitamina B60,7 mg
Magnésio242 mg
Cobre189 mg

Qual a diferença entre Melado e Melaço?

Existe bastante confusão entre os termos melado e melaço, e muita gente considera-os sinônimos, mas existe bastante diferença. Segundo a ANVISA:

  • Melado é o líquido xaroposo obtido pela evaporação do caldo de cana ou a partir da rapadura, por processos tecnológicos adequados.
  • Melaço é o líquido que se obtêm como resíduo de fabricação do açúcar cristalizado, do melado ou da refinação do açúcar bruto.

O nome correto desse produto a que me refiro nesse artigo é melado, sendo o melaço de qualidade inferior (e geralmente destinado a consumo animal). O problema é que as próprias marcas se confundem e utilizam os dois termos como sinônimos. Então, quando você encontrar melaço para vender, provavelmente trata-se sim de melado, já que o melaço verdadeiro dificilmente é encontrado. Confuso, não é? Pelo menos, o produto que você encontrar provavelmente vai ser o correto, mesmo que chamado pelo nome incorreto.

Conheça os Benefícios do Melado de Cana!

Melado e o Cabelo

O melado tem duas funções principais quando aplicado nos cabelos. Ajuda a escurecer os fios brancos, e hidrata os fios. Ajuda a restaurar o volume, a força e o brilho dos cabelos por possuir propriedades nutritivas.

Então que tal experimentar uma máscara com melado?

Você vai precisar de:

  • Uma colher de sopa de melado
  • Uma colher de óleo de amêndoas
  • 5 gotas de óleo essencial de laranja

Coloque o melado em uma tigela. Depois, adicione o óleo de amêndoas e mexa até que a mistura comece a se tornar mais integrada, acrescentando logo as gotas do óleo essencial. A ideia é formar uma máscara bem homogênea e com todos os elementos misturados.

O próximo passo será a aplicação. Para isso, você só tem que colocar no seu cabelo, especialmente nas regiões onde mais sofre de ressecamento. Essa máscara é muito boa, por exemplo, para as pontas. Mas também pode ser passada no couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos depois retire com água morna.

Como consumir o melado?

Esse adoçante natural está disponível no mercado de diversas formas. Em geral, o melado costuma ter a cor mais escura, puxada para o marrom. Quanto mais escuro, melhor é a qualidade. Você encontra em alguns supermercados e casas de produtos naturais. Dê preferência para o melado orgânico. Você pode substituir o açúcar pelo melado, ou comer uma colher de sopa diariamente.

228 comentários para “Conheça os Benefícios do Melado de Cana!”

  1. Avatar de Vitória Ataliba

    😉 Amei o artigo, tomei conhecimento do produto a pouco tempo. Resolvi pesquisar e fiquei surpresa com tanta informação. Obrigada por enriquecer o nosso banco de dados.

  2. Avatar de Maria Gorete De Paula Amaro

    😀 ótimas informações, de caráter bem didático.

  3. Avatar de Geovanna K. Viturino♥

    😀 🙂 😉 Mais o gosto é bom ? e pode ser complementado ? se sim com o que ou se come puro

    1. Avatar de Cleo

      O gosto é maravilhoso. Lembra infância. Claro que a pessoa precisa gostar de caldo de cana ou gosto de cana. Uso sempre. Inclusive com iogurte natural ou coalhada. Melhor que o mel!

      1. Avatar de Ana Varela

        Em iogurte natural deitar um pouco e mexer tem um gosto otimo

    2. Avatar de Vera Adams Seay

      o gosto eh forte e bem doce. mas muito gostoso. especialmente quando misturado com nata ou creme de leite se nao tiver nata ja tive q substituir varias vezes. em uma fatia de pao ou torrada uhnnmmm uma delicia 🙂

    3. Avatar de Leon José

      Pode comer puro, é muito bom, meu tio tem fábrica, eu como todo dia RS

  4. Avatar de Lívia Marta Rios Esteves

    Adoro melado.Me curei de uma anemia. Quando começei usar. Já indiquei para pessoas que também me relataram que melhoraram.Além de gostoso é um alimento muito precioso.

    1. Avatar de Marcia Gama Cavalcante Barbosa Da Silva

      Meu pai fazia melado com a rapadura.Só que ele faleceu e não tenho a receita. A médica me receitou para anemia alguem pode me dá a receita?

      1. Avatar de Damiana

        Vc pega uma ou duas rapadura coloca numa panela coloca um litro de agua deixe ferver ate a rapadura derreter e virar um melado faço isso sempre fica uma delicia boa sorte ..abraços

      2. Avatar de José B

        A receita de melado é muito fácil, vc pega o caldo da cana tem que ser bastante caldo ponha em um tacho ou caldeirão e ponha no fogo por aproximadamente umas 3 horas até apurar ou seja ficar no ponto

    2. Avatar de Elaine

      😆 Oi Livia quanto tempo vc tomou pra ficar bem da anemia?

      1. Avatar de M. Dalva.cabral

        É impressionante como o aumento de energias do melado beneficia o nosso corpo. Faço uso diário de três colheres de sopa por dia para repor o ferro e aumentar as plaquetas. Com um mês de uso notei grande diferença. Já não sinto dores nas pernas e nem cansaço.
        Estou me sentindo super bem. associo também o suco da couve. com a mesma finalidade.

    3. Avatar de Ana Paula

      Oi lívia…também estou com anemia..como vc tomou e onde comprou!?

      1. Avatar de Ione França

        Ana Paula,vai uma receita maravilhosa para anemia,mas é com a rapadura,mas acredito que você possa substituir por melado. 1 pedaço de beterraba ou uma pequena,1 pedaço de cenoura +ou- 3 centímetros e um do mesmo tamanho de batata doce,tudo crú 250 ml de água e um pedaço de rapadura,um cubo de uns 2 centímetros,bate tudo e toma na hora,uma vez por dia .É muito boa essa receita,

  5. Avatar de Elaine

    😀 Quanto tempo você tomou o melado para a anemia?

  6. Avatar de Carmen Araújo

    Gostaria de saber se diabéticos ou pessoas propensas a ter diabetes podem comer 1 colher de melado por dia. Obrigada

  7. Avatar de Tania

    Faço uso do melado orgânico e adoro, coloco no pão, na banana com aveia e já soube que e bom com canela .

  8. Avatar de Tamara

    Adorei o artigo!.Me esclareceu muitas dúvidas ???

  9. Avatar de Jose Roberto Rodrigues

    Reiterando a pergunta da Carmen Araujo acima, o melado pode ser consumido com moderação por diabéticos?
    Agradeço a atenção

  10. Avatar de Kamila Tavares

    Sempre tenho melado em casa…E melhor que qualquer outro doce…na minha opinião 😉

  11. Avatar de Vilma

    Gostei do comentário e quero saber se o melado de cana é bom para curar gordura no fígado.

  12. Avatar de Eloisa Galvao

    Desconhecia os benefícios do melado. Adorei o artigo e por conta de tantas informcoes e dicas passamos a consumi-lo. Obrigada .

  13. Avatar de Henrique

    Ótimo artigo!

  14. Avatar de Henrique

    Ótimo!

  15. Avatar de Gessy

    fui criada com melado, meus pais fabricavam rapadura pra vende e para despesas da família, eu gostava muito do caldo de cana,comia tbm o melado com batata doce com mandioca cm farinha de mandioca etc. mas só conhece os benefícios do melado agora depois de mtos anos, mas valeu obrigado pela malformação.15/01/2015

  16. Avatar de Gessy

    quero apenas consertar uma frase que saio errada, com respeito o beneficio do melado no comentário acima,eu disse mas valeu obrigado pela(malformação) desculpe,é pelas (informação) rsrs 15/01/206.

  17. Avatar de Beatriz

    Caramba!!!!
    Realmente fantástico,as muitas propriedades benéficas do tão apreciado Melado….
    Agora EU AMO MELADO….rs

  18. Avatar de Patricia

    Adorei o artigo realmente o melado têm muitas propiedades benéficas para o nosso orgnismo já tinha visto antes no programa de bela cozinha com bela gil e procurei saber mais muito bommmmmmmmm :
    😀 😀 😀 😀 😀

  19. Avatar de Juliane

    Cresci fazendo melado de cana com meus pais no campo(aqui é tradicionalmente conhecido como melado mesmo e é muito mais espesso que esse da foto), entao o melado tem gosto de infancia pra mim. Adoro comer com pão e nata fresca. Adoço a mamadeira da minha bebê também com ele.

  20. Avatar de Ana Rogéria

    Olá gente,
    Tenho síndrome do intestino irritável, e só depois de muito tempo caiu a ficha de que mais o que irrita meu aparelho digestivo intestinal é açúcar branco. Pode?
    Estou usando melado com moderação e açúcar orgânico na culinária, tudo de bom, melhorei significativamente.
    Hoje depois de pesquisar e sofrer com essa doença vi que o bom mesmo é voltar as origens, e que a indústria tem fabricado em vez de alimentos verdadeiros venenos. Agradeço o espaço.
    Ana Rogéria

  21. Avatar de Rosilene Voltani

    Adorei essa matéria sobre o melado de cana… é tudo o que eu mais precisava saber… estou com problemas de ferritina baixa e tenho muita enxaqueca e queda de cabelo….vou consumir a partir de agora….

  22. Avatar de Daiane Karolczak

    ? Muito bom ,ótimo e o gosto não é ruim.

  23. Avatar de Filomena Gonçalves

    TAMBÉM É MT EM MAÇAS ASSADAS NO FORNO, REGAR AS MAÇAS COM O MEL DE CANA. HÁ TAMBÉM QUEM ASSE INHAME E REGUE COM UM POUCO DE MEL, DIZEM SER MT GOSTOSO.

  24. Avatar de Maria Jose Pastore Cunha Feletti

    Eu gosto mto do eu cresci moendo cana c minha familia. Passou o tempo me casei moro no campo e sempre fazendo melado p consumo proprio, então resolvemos produzir mais p comercializar n feira da agricultura familiar. E deu certo ja faz uns 13 anos +ou-. Somos de muniz freire esp santo. Todos produtos bom d +.

  25. Avatar de Iamara

    Comecei a usar o melado para curar anemia e estou muito otimista em obter bons resultados !

  26. Avatar de Adriana Alves

    Na última gravidez meu hematócrito chegou a 22, comecei tomando sulfato ferroso 500 mg depois de 3 meses 1000 mg e nos últimos dois meses de gravidez ainda estava em 31 foi quando um Sr meu vizinho me disse para consumir uma colher do melado todos os dias, e não é que deu certo.

  27. Avatar de Maria Magnolia Santos

    Excelente artigo.Gente, o melado é bom para adoçar tudo, seu uso com banana amassada com leite em pó, aveia ou linhaça, gergelim e canela no café da manhã ou um lanchinho, é nota dez.Outra variação tb é com queijo coalho frito.É uma delícia.Experimentem!Aqui em Recife encontramos o melado em lojas de produtos naturais.Espero q todos tenham a mesma facilidade.Abraço.

  28. Avatar de Zenilda De Lima A. Silva

    Nossa.. na minha infância era normal comer melado, mas não sabia de suas propriedades, muito rico essas informações.

  29. Avatar de Janaina Lucena

    Não entendi, você deu a diferença de melado e melaço, mas no início de seu texto você definiu melado com a definição de melaço. É isso mesmo? 😉

  30. Avatar de Leticia

    Oi..
    Quando era criança sempre tinha melado em casa. Na minha cidade, que é pequena e no interior, muitos agricultores faziam o próprio melado e saiam vendendo de porta em porta.. um avô de uma amiga fazia, e as vezes nós ficávamos esperando ficar pronto pra comer o melado ainda quentinho… hummm!! Hoje em dia, é mais difícil de encontrar esse tipo de melado, feito artesanalmente. É mais comum nos mercados mesmo.. Mas não tem o mesmo gosto. Então, toda vez e “descubro” alguem que faz o melado, já vou procurar saber onde é pra comprar… rsrsrs AMO demais!

  31. Avatar de M. Dalva.cabral

    Faço o uso do melado da cana por um mês.Estou tomando por deficiência de ferro e plaquetas.Antes sentia-me dores nas pernas e muito cansaço. É impressionante! Agora não estou sentindo nenhum dos sintomas citados.Associo também o suco da couve todos os dias com três colheres de sopa de mel e suco de meio limão.

    1. Avatar de Neide

      Bom dia o assunto e os comentarios tenho medula preguiçosa alguem sabe se e bom? De qualquer forma vou usar…

  32. Avatar de Marcia Palomino

    Qual é a medida da colher de oleo de amendoa . Obrigada

  33. Avatar de Denise

    Por favor, 🙂 acabei de comprar melado e não sei nada: como usar, quanto tempo dura, onde e como conservar. Procurei na internet e nada de encontrar alguma coisa. Alguém poderia me ajudar nestas dúvidas? Gratidão 🙂

    1. Avatar de Juliana

      Comprei melado orgânico e na embalagem a validade é de 6 meses após a data de fabricação. Não especifica forma de armazenamento, eu guardo numa porta fechada do armário da cozinha. Ele pode ser usado como você quiser, para adoçar receitas, bebidas, na banana amassada, no pão, torrada, com queijo coalho fica uma delícia! Lembrando que ele deixa na maioria das vezes um gostinho de rapadura lá no fundo. Cuidado para não abusar, na tabela nutricional do melado que comprei consta 90 calorias por colher de sopa.

  34. Avatar de Ana Lucia

    Gostaria de saber o valor calórico de uma colher de sopa?

    1. Avatar de Juliana

      90 calorias em uma colher de sopa.

  35. Avatar de Daniele Vieira

    Vou agoooooora providenciar meu melado rsrsrsrs….

  36. Avatar de Paulo

    Ganhei uma garrafa ontem. Vou par a fazer uso. Muito bom com pao caseiro. Sempre que uso no lugar do acu ar para o café nao sinto azedume depois.

  37. Avatar de Ana De Oliveira Soares

    Conheço os beneficios do Melado e também conheço pessoas que ficaram curadas de anemia cronica e desenganada dos médicos.Mais gostaria de saber se o melado ajudaria o meu marido a se recuperar de (Miastenia Graves).

  38. Avatar de Gianne Amorim

    Aprendi a comer o melaço com o queijo coalho depois de assado. Isso foi num restaurante nordestino. Considero a oitava maravilha do mundo 😀

  39. Avatar de Malú

    Recomendo o melado para adoçar TUDO: café, chás, sucos! Fica divino. 😉

  40. Avatar de Lucrecia Aparecida Da Cunha

    estou fazendo uso, Me sinto outra pessoa,

  41. Avatar de Magda Nogueira

    Gostei muito da matéria!
    Faço uso do melado de longa data. Meus pais o fabricam.

  42. Avatar de Phill

    Fiquei sabendo que a maioria do açúcar é removido do melado, mas este artigo não fala nada sobre isto e gostaria de tirar esta minha dúvida.

  43. Avatar de Vlademir

    É bom com ovos cozidos antes de dar 1 namoradinha o cara fica com vigor…

  44. Avatar de Ana Varela

    O melado e muito bom com iogurte natural deitar um po.uco e mexer e muito bom…

  45. Avatar de Ana Varela

    O melado e muito bom com iogurte natural deitar um pouco e mexer e muito bom…

  46. Avatar de Clenes

    Melado e tudo de bom?

  47. Avatar de Eraldo

    Estava em dúvida sobre o melado agora sei que posso consumido , obrigado pela matéria

  48. Avatar de Vera Castanho

    Como melado de todas as maneiras que vcs citaram e ainda com farinha de milho. Acho uma delicia.

  49. Avatar de Enison Santos

    Eu uso o melado de cana para adoçar o cafe , fica otimo

  50. Avatar de Adriana

    Comecei a tomar o melado e é uma delícia! Comprei o orgânico e na embalagem diz para conservar na geladeira após aberto. Gelado fica mais gostoso.