Para a mulher que gosta de se cuidar

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

Quem não gosta de saborear uma melancia refrescante e geladinha no verão, não é mesmo? Além de hidratar e repor os sais minerais do corpo, a melancia oferece diversos benefícios que você precisa conhecer.

Publicidade

A melancia tem excelentes níveis de vitaminas A e C, além de um bom nível de vitamina B6.

 A Vitamina A encontrada na melancia é importante para a saúde ocular, e também melhora o combate à infecção dos glóbulos brancos, chamados linfócitos.

A Vitamina B6 encontrada na melancia ajuda a produção de anticorpos, que são parte fundamental do sistema de defesa do corpo humano. A vitamina B6 também é importante para ajudar na assimilação de proteínas. Quanto mais proteína é ingerida, mas vitamina B6 é necessária.

A Vitamina C encontrada na melancia ajuda a fortalecer as defesas do sistema imunológico contra infecções e vírus, e pode proteger o organismo de radicais livres prejudiciais, que aceleram o envelhecimento e causam doenças como a catarata.

A melancia também é uma ótima fonte de potássio, mineral necessário para o equilíbrio de água encontrada dentro de cada célula.

Melancia e seu Importante Papel Antioxidante

A melancia contém os níveis mais elevados de licopeno se comparada com qualquer outra fruta ou vegetal (de 15 a 20 mg por porção).

Pesquisadores relatam que os carotenoides (compostos solúveis em gordura vegetal que dão pigmentos vermelhos, laranja e amarelos às plantas), podem atuar como antioxidantes, protegendo as células de danos oxidativos.

O principal papel dos carotenoides nas plantas é neutralizar compostos criados durante a fotossíntese. Dos carotenoides, o licopeno é o limpador de oxigênio mais eficiente, pois pode neutralizar várias moléculas de oxigênio com uma única molécula de licopeno.

Outros antioxidantes são a Vitamina C (acido ascórbico) e vitamina E.

Benefícios da Melancia

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

Um resumo dos principais benefícios da melancia:

Previne o aparecimento do câncer de próstata: O câncer é muitas vezes causado por processos oxidativos recorrentes, que lesam o DNA e provocam alterações celulares. A melancia possui uma substância chamada licopeno, cuja pigmentação atribui a ela sua coloração avermelhada. O licopeno tem comprovada ação antioxidante, que impede que os radicais livres ataquem as células do corpo e provoquem lesões.

Fortalece o pulmão:A fruta fornece boas doses de vitamina A. Segundo a Sociedade Americana Torácica, o nutriente participa dos processos regenerativos dos alvéolos, pequenas estruturas do pulmão que atuam no intercâmbio de gases. A vitamina ainda ajuda a combater processos inflamatórios. Consuma uma fatia média da fruta para a suprir a quantidade diária de vitamina A recomendada.

Combate a anemia: A melancia é fonte de ferro — mineral que ajuda os glóbulos vermelhos a transportarem oxigênio para todas as células do corpo. A anemia ocorre quando a falta de ferro prejudica a concentração de glóbulos vermelhos. A fruta é uma boa opção de fornecimento do mineral para vegetarianos e para atletas, que tendem a perder glóbulos vermelhos com mais rapidez.

Não provoca inchaço: A melancia é rica em potássio, mineral que participa juntamente com o sódio e o cloro  do equilíbrio hídrico do corpo. Por esse motivo, ela ajuda a eliminar água em excesso e ainda, por consequência, regula o pH do sangue. Outro benefício é que 90% da composição da melancia é água, que estimula os rins a trabalharem melhor, driblando a retenção de líquidos.

Fornece energia: Isso porque a melancia é rica em vitamina do complexo B ( principalmente B5). Também conhecida como ácido pantotênico, ela ajuda o corpo a extrair energia dos carboidratos, das gorduras e das proteínas. Em outras palavras, ela atua na conversão desses nutrientes em combustível para que as atividades do nosso organismo sejam realizadas com perfeição.

Quem não pode consumir a melancia?

Algumas pessoas podem desenvolver intolerância à citrulina, um aminoácido presente na melancia. Boa parte dos pacientes com artrite reumatoide são intolerantes a essa substância, assim como aquelas pessoas que sofrem de uma deficiência genética conhecida por citrulinemia. Quem tem diabetes do tipo 2 deve consumir a melancia com cautela.

Sementes da Melancia

Nesse verão, aproveite para comer melancia!

Posso comer a semente de melancia? Pode e deve, elas são compostas por cerca de 35% de proteína e são uma boa fonte de proteína em uma base por grama. Em 1 xícara de sementes de melancia, há 31 g de proteína. A proteína de sementes de melancia é de qualidade relativamente elevada; dos nove aminoácidos essenciais, as proteínas de semente de melancia classificam-se altamente em todos, menos um, a lisina.

As sementes de melancia são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais. Por xícara, contêm uma quantidade significativa das seguintes vitaminas: tiamina (14% do valor diário recomendado), riboflavina (9%), niacina (19%) e folato (16%). A respeito de minerais, sementes de melancia fornecem cálcio (6 por cento), o ferro (44%), magnésio (139%), de fósforo (82%), potássio (20%), zinco (74%), cobre (37%) e de manganês (87%).

Por causa de seu tamanho e camada externa rígido, sementes de melancia, se não mastigados ou divididos antes de engolir, podem facilmente passar através do trato digestivo de uma pessoa não digeridas. Se isso acontecer, nenhuma das sementes e nenhum dos seus nutrientes são absorvidos pelo corpo. Sementes de melancia devem ser mastigadas antes de engolir, se seu conteúdo nutricional for desejado. Ou então faça um suco de melancia no liquidificador junto com as sementes.

E você, gosta de melancia? Deu vontade de comer? 🙂

33 comentários para “Nesse verão, aproveite para comer melancia!”

  1. Avatar de Luana Carvalho

    Adorei o post, principalmente em saber que tem tantos benefícios a saúde, não sabia que também pode prevenir infecções, e nada melhor do que uma melancia para comer nesse calor né?

  2. Avatar de Milena Gali

    Ohhh se deu vontade de comer… muita muita…rsrs
    Proxima ida ao mercado ou feira, ja vou comprar!
    Huuummmm 😀

  3. Avatar de Anytta Ramos

    Estou maravilhada com todos os posts q recebo do BELEZA E SAUDE.Amuuuu e esse da melancia ameeeiiiii por q fiquei sabendo mais de minha fruta preferida.E verdade q a melancia ajuda a emagrecer?Podem me ensinar como posso usa-la para emagrecer?
    Bjs com gliter

  4. Avatar de Monique

    Amooo melancia!! Nesse calor eh uma delicia. Mas as sementes nao curto mto, hahahahah. 😀

  5. Avatar de Cacilda

    Adorooooooooo melancia, só não sabia de todos os beneficios da semente, gostei da dica, bater no liquidificador com as sementes 🙂
    Melancia é uma das minhas frutas preferidas.
    Obrigada Celisa por nos ajudar 🙂
    Bjs

  6. Avatar de Magnolia Correia

    eu não sabia q podia q a semente de melancia podia ser ingerido adorei isso muito bom,

  7. Avatar de Roseli Barbosa

    Eu adorei a reportagem sobre a melancia, não tinha ideia de quanto ela é
    importante para organismo., e uma fruta gostosa e fácil de degustar.
    Vocês estão de parabéns., as matérias que fazem sempre são muito boas.

  8. Avatar de Quézia

    Adorei! 😆 😆 😆

  9. Avatar de Glaucia

    Maravilha!!! hj mesmo vou comprar!!!

  10. Avatar de Raquel Delis

    É a minha fruta preferida! amei o post

  11. Avatar de Marta

    Hummm muita coincidencia comprei hj de manhã 😆 😆 😆 😆

  12. Avatar de Marcia Regina Cardoso

    Amoooo Melancia e adorei a dica sobre a semente, pois não tinha a menor idéia sobre o valor nutricional que eu estava descartando… Obrigada pelo ótimo post.

  13. Avatar de Rossane

    Nossa que vontade que deu, adorei saber mais sobre melancia

  14. Avatar de Glenilene Resende

    Muito bom esse texto, amo melancia

  15. Avatar de Silvia

    Estou comendo uma melancia nesse momento, bom demais.

  16. Avatar de Denise Cavalcanti De Moraes

    Eu já gostava de melancia, agora então…Eu não sabia dos benefícios que ela nos causa. Agora vou comer muito mais. Obrigada por me mandar esse texto maravilhoso. 😆

  17. Avatar de Adriana Prado

    Melancia é um dos poucos alimentos que não gosto. Infelizmente, não deu vontade, rsrsss.

    Beijo

  18. Avatar de Camila

    Sou extremamente apaixonada por melancia, e como as sementes, mas não mastigo 🙁
    vou começar a mastiga-las então pra ver hehe Obrigaada pelo ensinamento 😆

  19. Avatar de Ellen

    Nossa que delícia, deu muita vontade, quero fazer um suco junto com as semnetes

  20. Avatar de Rodrigo

    As sementes de melancia tem glutationa, um poderoso antioxidante.

  21. Avatar de Ana

    adorei , nao conhecia tantos beneficios da melancia , muito bom mesmo.
    meu pai adora comer melancia , sempre que posso como aos finais de semana.

  22. Avatar de Célia Bahia Dos Santos

    Adora suco de melancia, e gostei muito da matéria sobre benefícios do uso da melancia 😀

  23. Avatar de Geny Calicchio

    É uma das frutas que mais gosto.sempre que posso consumo muito e em grandes

    quantidades kkkkk

  24. Avatar de Leluxa

    Gosto muito de melancia, a partir de agora vou consumir também a semente. 🙂

  25. Avatar de Lourdinha

    Olha só! Quantos benefícios na semente da melancia, e eu jogava fora. Agora, jamais!

  26. Avatar de Patricia

    e eu que pensa que melancia era só água,amei. 😉

  27. Avatar de Roseny Silva Evangelista

    realmente e muito bom o suco de melancia,adoroooo

  28. Avatar de Patrícia Melo

    Que bom que tem tantas propriedades boas. A Melancia além de saborosa, é muito refrescante para o verão. O suco é delicioso.

  29. Avatar de Solange

    😆 gosto muito de melancia acho uma delicia!!!!!!!!!!mais não gosto da casca.

  30. Avatar de Solange

    😆 amei a materia pois gosto muito de melancia acho uma delicia!!!!!!!!!!mais não gosto da casca.

  31. Avatar de Ray

    pode engolir inteira as sementes? se engolir inteira faz algum efeito? é a mesma coisa que mastigar??

  32. Avatar de Alisson

    Tomar o suco de melancia batido no liquidificador com as sementes pode causar apendicite?

  33. Avatar de Maria Amélia

    No verão é a fruta que mais como…adoro! E como dá um trabalhão tirar as sementes fiquei satisfeita saber que as posso ingerir e que ainda por cima são boas para a saúde!

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva