Para a mulher que gosta de se cuidar

Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

Contar com um bom cosmético clareador é fundamental para, o quanto antes, entrar na guerra contras as manchas. Porém é preciso estar muito atenta aos ativos das fórmulas, já que alguns são sensíveis à luz e, por isso, devem ser usados com a máxima cautela e supervisão médica.

Publicidade

Muito já se sabe sobre o que realmente funciona para clarear a pele. É verdade que existem diversos cosméticos clareadores no mercado que funcionam, mas os ácidos (que normalmente estão presentes em baixa concentração nesses cosméticos) também podem ser utilizados de maneira isolada em fórmulas bastante eficientes.

Os ácidos funcionam mesmo para melhorar as manchas?

Sim, sem sombra de dúvidas! Os tratamentos de pele feitos com ácidos são capazes de clarear, combater a oleosidade, prevenir envelhecimento e promover uma hidratação profunda. Alguns produtos, com grande concentração de ácidos, são capazes de acabar até mesmo com as manchas de pele mais resistentes. Confira alguns dos ácidos mais eficazes para o clareamento da pele.

Ácido Retinoico ou Tretinoína

O ácido retinoico é uma substância derivada da vitamina A e um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele.

É indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. A radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo.

O ácido retinoico é muito usado no tratamento da acne, complementando os demais tratamentos. Apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura após o tratamento. Nas pessoas com acne, os poros da pele entopem com maior facilidade o que leva à formação dos cravos (comedões) e espinhas. Isso por que ocorre queratinização anormal dos poros, ou seja, um excesso de queratina em suas paredes internas, fechando-os. O ácido retinoico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne.

Ácido Fítico

Esse ácido tem uma ação inibitória sobre a tirosina (enzima que atua na produção dos pigmentos de melanina), sendo por isso utilizado como despigmentante. Possui também ação anti-inflamatória, hidratante e antioxidante, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento.

Mesmo sendo um potente clareador, pode ser utilizado em peles sensíveis, em meninas bem branquinhas ou em peles que passaram por agressões que a sensibilizaram, já que possui forte poder hidratante também.

Ácido Kójico

O Ácido kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saquê. A vantagem do ácido kójico é que ele não é fotossensível, ou seja, não mancha se a pele é eventualmente exposta ao sol. Por isso pode ser usado inclusive durante o dia. Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antisséptico impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Ele também tem ação antioxidante ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto com ácido glicólico, vitamina C, entre outros ativos. A principal desvantagem é que ele é considerado menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer.

HydrOlive

É um creme com efeito antioxidante e clareador. Promove a uniformização, clareamento e rejuvenescimento da pele.

Possui ação clareadora, antioxidante e calmante. Promove o maior efeito contra o eritema provocado pela exposição UV. Contém 20% de hidroxitirosol, diminui o stress oxidativo, promove firmeza e sustentação a pele, diminui a irritação após procedimentos com peeling e pode ser usado por pessoas com ele oleosa porque sua base é oil free.

Alfa Arbutin

É um clareador cutâneo tópico, utilizado no tratamento de hipercromias. Promove clareamento e homogeneidade da tonalidade cutânea em todos os tipos de pele. Quimicamente, é um alfa-glicosídeo de hidroquinona. Possui maior eficácia e estabilidade em relação ao Beta Arbutin. Alpha Arbutin é um ingrediente ativo puro, biossintético. Um clareador com grande diferencial, clareia e promove um tom uniforme em todos os tipos de pele. Atua bloqueando a biossíntese epidermal da melanina, através da inibição da oxidação enzimática da tirosina, a DOPA. A ligação alfa-glucosídeo oferece uma estabilidade e eficácia maior a molécula. Isto leva à um ativo clareador da pele que atua de forma mais rápida e eficaz, minimiza as manchas já existentes e reduz o grau de bronzeamento da pele após exposição UV.

Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?

Como usar os ácidos na pele?

A melhor maneira de usar os ácidos clareadores é através de fórmulas manipuladas. Assim, seu médico passa a concentração adequada de cada ativo, de acordo com o seu tipo de pele, quantidade de manchas e sensibilidade da pele. Com o tempo, as concentrações podem ser alteradas conforme o andamento do tratamento.

Confira dois exemplos de fórmulas clareadoras manipuladas:

Fórmula 1

  • HydrOlive 1%
  • Alfa Arbutin 2%
  • Vitamina C 5%
  • Creme Oil Free QSQ 30g

Fórmula 2

  • Tretinoína 0,01%
  • Ácido Kójico 2%
  • Ácido Fítico 1%
  • Desonida 0,01%
  • Gel Creme 30 g

As fórmulas com ácido normalmente devem ser aplicadas somente à noite em pouca quantidade, com uma fina camada, bem levinha; o suficiente para cobrir a pele sem exagerar. Essa é uma dica que deve ser realmente seguida para obter bons resultados. Pela manhã, retirar o produto lavando o rosto e aplicando sua proteção solar.

E você, usa ácidos para clarear a pele?

94 comentários para “Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?”

  1. Avatar de Lucineia

    Bom dia estou usando eufurix para clariar a pele sera e bom

    1. Avatar de Edna

      Boa tarde! Comecei a usar a primeira fórmula ontem. Gostei porém achei que ficou um pouco oleosa e apareceu acne logo cedo. Mas vou continuar. Devo usa-la somente à noite? Obrigada.

  2. Avatar de Luciene

    Estou querendo usar, mas ainda não sei qual indicando para minha pele

  3. Avatar de Marcia Mesquita

    Gente tem que procurar um dermatologista ,não saia aplicando nada na pele sem orientação médica, caso contrário sua pele sofrerá as consequencias :

  4. Avatar de Mariele

    Estou usando Azelan. Nossa, arde muito… é um sufoco!

    1. Avatar de Lara

      Se está ardendo é porquê, tem alguma coisa errada, suspenda o uso desse componente, pois ele queimou a sua pele

      1. Avatar de Sandra

        Qual foi a concentração que usou?
        Eu usei vc é senti arder, mas foi só nos primeiros dias. E ajuda muito alternar… Usando dia sim dia não é uma camada bem fininha

  5. Avatar de Elisangela

    Comecei usar ácido retinoico ontem hoje o rosto está um pouco vermelho foi uma dermatologista que me passou mas mesmo assim estou assustada será que e normal

  6. Avatar de Ana Carolina

    Sofro com manchas de pêlos engravados na virilha, fui ao dermatologista, ele me passou uma fórmula manipulada, usei durante um mês e não vi resultado nenhum! Então comprei hidroquinona creme, ouvir falar muito bem dessa pomada, vou usar a bisnarga toda, depois volto pra falar o resultado. 😘

  7. Avatar de Paula Mendes

    Preciso urgente de algo que remova manchas causadas pelo uso da idroquinona! Mim ajudem por favor 😣😣

    1. Avatar de Tom

      SEU CASO E MAIS DELICADO PROCURE UM MEDICO.

      1. Avatar de Simone

        Eu tbm estou com esse problema causado pelo hidroquinona ! Esse produto depois q vc para de usar volta as manchas foi o q aconteceu comigo.Agora estou preparando a pele para fazer a luz pulsada vamos ver se vai dar certo estou anciosa!

        1. Avatar de Mei

          Tenha muito cuidado com a luz pulsada. Cogitei a hipótese de fazer e fui a 3 dermatologistas diferentes, além disso, pequisei bastante no you tube e fiquei sabendo que não é recomendado para manchas como o melasma. Para outros tipos de manchas, pode fazer o tratamento com luz pulsada; mas, nesse caso, não… 😓 Acho q irei fazer microagulhamento com ácido tranexâmico. Estou pesquisando acerca desse assunto. Enfim, só quis ajudar, pois é triste jogar o dinheiro fora e não obter resultado. Boa sorte!

    2. Avatar de Sheylla

      olá! infelizmente não existe tratamento para as manchas causadas pelo uso de hidroquinona não.
      se as pessoas soubessem o quanto é perigoso o uso da hidroquinona nunca iriam experimenta-la. pois ela destrói os melanócitos e assim a pele não é mais capaz de produzir melanina e a mancha branca será irreversível.

  8. Avatar de Valmira Moreira Dos Santos

    Bom dia, quero comprar um ácido para clarear a pele manchada , onde compro ,seria na fármacia de manipulação.obgda.

  9. Avatar de Arianeo

    Ja existem cremes a base de peptídeos que atuam em todas as etapas das formacao das manchas mas de uma forma mais suave e igualmente eficaz e que não causam irritação omo os ácidos que devem ser utilizados mais em consultórios. É possível manipular uma fórmula clareadora utilizando ativos como o No pigmerin , pepiridio eficaz contra manchas em combinação com Wlkonderlight ingrediente a base de lúpulo. São eficazes e não apresentam os problemas de manchas se expostos aos raios solares.Devem ser utilizados de maneira adequada O ideal é, sempre utilizar .um filtro solar como protecao do sol em toda e qualquer exposição solar, mesmo quando não são passeios a praia ou ao campo. A proteção solar deve ocorrer no dia a dia para que outras manchas solares não surjam onde a pele estava boa..Consulte seu dermatologista ele provavelmente conhece estes ativos. !. .

  10. Avatar de Altair Batista

    :gente procureum dermatologista não ai usando o que der na cabeça 😆

  11. Avatar de Williane

    Eu tenho manchas escuras no meio das coxas e virilhas e um incômodo já fui pra dermatologista usei mais nada já usei hidroquinona tbm não funcionou qual melhor pomadas clareadoras desde já obrigada 😘

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva