Para a mulher que gosta de se cuidar

Menopausa: Você está preparada?

Menopausa: Você está preparada?

A menopausa é um estágio natural da vida que todas as mulheres passam a partir de uma certa idade. Menopausa é quando os ovários deixam de funcionar, ou seja, quando eles deixam de produzir os hormônios estrógeno e progesterona. A principal característica da menopausa é a cessação da menstruação.

Publicidade

Climatério

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período fértil para o não-reprodutivo. Um pouco antes da mulher entrar na menopausa, os níveis de estrogênio começam a diminuir e provocam mudanças no ciclo menstrual. Para muitas mulheres esse processo começa silenciosamente depois dos 40 anos — geralmente entre 45 e 55 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa. Normalmente os sintomas da menopausa permanecem por 10 anos, mas há casos em que dura muito mais tempo.

Sintomas da Menopausa

A redução progressiva do estrogênio, que acontece na menopausa, promove efeitos profundos no organismo. Em muitos casos, essa deficiência de estrogênio gera diversos sintomas:

  • Ondas de calor
  • Diminuição do desejo sexual
  • Suor noturno
  • Ressecamento vaginal 
  • Irregularidade dos ciclos menstruais
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio
  • Osteoporose (diminuição da quantidade de massa óssea — que torna os ossos frágeis e mais propensos às fraturas).

Dicas para Amenizar os Sintomas da Menopausa

Acabar com os incômodos que surgem no final do período fértil feminino não é mais sinônimo de riscos à saúde. Seguem algumas maneiras de se atenuar os sintomas da menopausa.

1. Reposição Hormonal

Menopausa: Você está preparada?

Vantagens da reposição hormonal

Uma boa terapia hormonal compensa a baixa nos hormônios, evitando transtornos físicos e psicológicos. A reposição hormonal é fundamental para a diminuição dos sintomas da menopausa. A base do tratamento é a reposição de estrogênio, que apresenta as seguintes vantagens:

  • Ajuda a equilibrar a produção e a reabsorção do tecido ósseo.
  • Fortalece os tecidos da parede vaginal e melhora a lubrificação.
  • Aumenta a elasticidade das paredes da uretra e a eficiência do sistema excretor.
  • Estimula a produção de colágeno, substância que dá elasticidade e viço.
  • Ajuda a manter a temperatura do corpo estável.
  • Melhora o sistema cardiovascular.

Desvantagens da reposição hormonal

  • Custo elevado do tratamento.
  • Tratamento prolongado.
  • Volta da menstruação e TPM em algumas mulheres.
  • Agravamento da possibilidade de câncer de mama em mulheres suscetíveis.

A Terapia de Reposição Hormonal nunca deve ser iniciada e abandonada sem supervisão médica. As vantagens da Terapia de Reposição Hormonal só são obtidas se seu uso for supervisionado e continuado.

2. Dieta

Existem alguns alimentos que podem melhorar consideravelmente os sintomas da menopausa:

Menopausa

Vitamina E: O efeito da vitamina E na redução dos sintomas da menopausa é comprovado. Muitos médicos sugerem que mulheres que estão atravessando a menopausa tomem 800 IU de vitamina E por dia por um período de teste de três meses, para ver se os sintomas se reduzem. Em caso positivo, a dosagem é continuada.

Menopausa

Cálcio: A suplementação diária com cálcio ajuda a reduzir dores de cabeça, irritabilidade, insônia e depressão relacionadas à menopausa. Além disso, deficiências de cálcio, que levam à osteoporose, são mais comuns em mulheres pós-menopausa. Osteoporose é uma condição séria caracterizada por ossos fracos. Diversos estudos já foram publicados confirmando que a suplementação com cálcio pode retardar ou até impedir o desenvolvimento da osteoporose. Por isso, cálcio é um dos suplementos mais consumidos por mulheres. O consumo desse suplemento é geralmente de 500 a 1500 mg por dia. 

Menopausa

Linhaça: Ela ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. A linhaça auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

3. Mudança no Estilo de Vida

Exercícios físicos: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam.   Em um experimento, os sintomas da menopausa foram reduzidos imediatamente após o início da prática de exercícios aeróbicos.   

Parar de fumar: Fumar pode estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. Estudos preliminares mostram que muitas das mulheres com ondas de calor são fumantes. Outro estudo mostra que grande parte das mulheres que buscam reposição hormonal são fumantes.

245 comentários para “Menopausa: Você está preparada?”

  1. Avatar de Aparecida C Pedro

    OI Mulheres estou passando tbm por isso, há três messes não menstruo acabei de fazer 49 anos, sinto esse calor do inferno e as ondas de calor a noite são as piores. Acordei toda molhada semana passada e sentindo frio… Comecei a tomar omega 3 e capsulas de amora, acho que deu uma melhorada, mas as vezes penso que vou enloquecer… A minha ginecologista me pausou um remédio fitoterápico que não resolveu nada, Agora vou atrás de outro que possa me indicar uma reposição hormonal.
    Espero ter ajudado vc. boa sorte.

  2. Avatar de Edinilsa Soares

    Estou fazendo uso d chá de folhas d amora,3 vz ao dia,estou gostando muito,super indico!

  3. Avatar de Sueli

    Eu tive todos esses,sintomas fui em dois médicos, eles falaram que não éra, tenho 47 anos .
    Mais esse mês não, fiquei mestruada acredito que é sim, pois tive todos sintomas e até insônia e depressão, fui até no psiquiatra e tudo … Ele me um remédio homeopata , me ajudou muito e tenho buscado em Deus a cura … Espero ter ajudado .

  4. Avatar de Cláudia Soares

    Meu nome é Cláudia! Tenho 49 anos e há 2 meses eu fiz uma hestectomia com retirada dos ovários.
    Más desde então estou quase louca. Emagreci 10 kg, não tenho fome, depressão, confusão mental,
    desânimo. Após 20 dias da operação o médico me passou libian para eu tomar, más não tenho sentido melhoras. Tem hrs que acho estar ficando louca. Me sinto muito fraca e sem vontade de fazer nada, parece que envelheci 10 anos
    Cabelo caindo, pela seca, unhas fracas meu Deus sa eu soubesse que ficaria assim, não teria operado 😓

  5. Avatar de Rogeria

    Meu nome e Rogeria , tenho 43 anos , estou na menopausa , já não menstruo a 3 meses e a onda de calor me acompanha a cerca de 1 ano so agora resolvi pedi ajuda e fui busca-la , estou sendo acompanhada por um medico ortomolecular , comecei minha reposição hormônios hj.

  6. Avatar de Cila

    Tenho 49 anos, há 3 meses com os sintomas. Percebi q o humor interfere na intensidade dos valores. Hoje pesquisei sobre alimentação e mudanças de hábito. Ñ vi aqui relatos de dores nas articulações, isso é o q mais me incomoda. Vou iniciar nova alimentação e comportamento vitamínico amanhã (soja, vitamina E, linhaça, chás brancos, salvia) alongamentos e caminhadas. ☺

  7. Avatar de Cila

    Responder
    Tenho 49 anos, há 3 meses com os sintomas. Percebi q o humor interfere na intensidade dos calores. Hoje pesquisei sobre alimentação e mudanças de hábito. Ñ vi aqui relatos de dores nas articulações, isso é o q mais me incomoda. Vou iniciar nova alimentação e complemento vitamínico amanhã (soja, vitamina E, linhaça, chás brancos, salvia) alongamentos e caminhadas.

  8. Avatar de Maria Emilia Daude Jamal

    Gostei dos comentarios. Tambem passo por tudo isso. Ate pensei que fosse a unica. Graças a internet aprendi muito. Bjx

  9. Avatar de Miriam

    ola, tenho 47 anos e estou me sentindo um pouco estranha, a noite sinto falta de ar, fadiga e estou menstruada a 16 dias, para mim sempre vinha entre 5 e 7 dias, estou preocupada e angustiada, ainda não procurei meu médico. será que já estou próxima da menopausa????

  10. Avatar de Roseli

    Olá, esses comentários são muito bons para nos mostrar que não estamos sozinhas nessa fase de climatério. Tenho 47 anos a há 30 dias cai de cama, fiquei uns 4 dias sem conseguir levantar direito e com a cabeça muito ruim
    Eu já vinha tendo uns suores noturnos e muita irritação no meu trabalho, ondas de calor não tive. Fiquei com a cabeça tão ruim que procurei até um neurologista, fiz vários exames, graças a Deus não deu nada então fui no meu ginecologista e ele me prescreveu reposição hormonal, um remédio para depressão e outro para dormir, esses dois últimos vou tomar só 2 meses. Hoje estou no vigésimo quarto dia da reposição hormonal, posso dizer que agora estou começando a sentir melhoras. Minha cabeça está melhor mas não é fácil gente, com 15 dias que estava tomando o hormônio e como não tinha percebido muita melhora desesperei. Mas como disse agora depois de 24 dias já estou melhor, não 100% ainda mas espero breve estar super bem e o mais importante também é buscar a Deus, Ele é a fonte de toda energia. Espero ter contribuído com vcs mulheres que passam por essa fase tão complicada.

  11. Avatar de Veronica Cordoville

    Ola meu nome e veronica tenho 43 anos estou mestruando de 15 em 15 dias meu ciclo era de 24 dias diminui o alibido aumentou a TPM espinhas ressecamento vaginal nao sei mais se tenho periudo fértil também tomo folhas de amoras não gostei dessa faze mais temos que passa cada relato me ajudou a entender que os sintomas não e de outra doença e climaterio para chegar a menopausa.

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva