Para a mulher que gosta de se cuidar

Menopausa: Você está preparada?

Menopausa: Você está preparada?

A menopausa é um estágio natural da vida que todas as mulheres passam a partir de uma certa idade. Menopausa é quando os ovários deixam de funcionar, ou seja, quando eles deixam de produzir os hormônios estrogênio e progesterona. A principal característica da menopausa é a cessação da menstruação.

Climatério

O climatério é a fase da vida em que ocorre a transição do período fértil para o não-reprodutivo. Um pouco antes da mulher entrar na menopausa, os níveis de estrogênio começam a diminuir e provocam mudanças no ciclo menstrual. Para muitas mulheres esse processo começa silenciosamente depois dos 40 anos — geralmente entre 45 e 55 anos. Algumas mulheres podem apresentar um quadro mais acentuado de sinais e sintomas, porém todas chegarão à menopausa. Normalmente os sintomas da menopausa permanecem por 10 anos, mas há casos em que dura muito mais tempo.

Menopausa: Você está preparada?

Sintomas da Menopausa

A redução progressiva do estrogênio, que acontece na menopausa, promove efeitos profundos no organismo. Em muitos casos, essa deficiência de estrogênio gera diversos sintomas:

  • Ondas de calor
  • Diminuição do desejo sexual
  • Suor noturno
  • Ressecamento vaginal
  • Irregularidade dos ciclos menstruais
  • Insônia
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Aumento do risco cardiovascular pela diminuição dos níveis de estrogênio
  • Osteoporose (diminuição da quantidade de massa óssea — que torna os ossos frágeis e mais propensos a fraturas).
Menopausa: Você está preparada?

Dicas para Amenizar os Sintomas da Menopausa

Acabar com os incômodos que surgem no final do período fértil feminino não é mais sinônimo de riscos à saúde. Seguem algumas maneiras de se atenuar os sintomas da menopausa.

1. Reposição Hormonal

Menopausa: Você está preparada?

Vantagens da Reposição Hormonal

Uma boa terapia hormonal compensa a baixa nos hormônios, evitando transtornos físicos e psicológicos. A reposição hormonal é fundamental para a diminuição dos sintomas da menopausa. A base do tratamento é a reposição de estrogênio, que apresenta as seguintes vantagens:

  • Ajuda a equilibrar a produção e a reabsorção do tecido ósseo.
  • Fortalece os tecidos da parede vaginal e melhora a lubrificação.
  • Aumenta a elasticidade das paredes da uretra e a eficiência do sistema excretor.
  • Estimula a produção de colágeno, substância que dá elasticidade e viço.
  • Ajuda a manter a temperatura do corpo estável.
  • Melhora o sistema cardiovascular.
  • Melhora a aparência da pele e a queda de cabelo.

Desvantagens da Reposição Hormonal

  • Custo elevado do tratamento.
  • Tratamento prolongado.
  • Volta da menstruação e TPM em algumas mulheres.
  • Agravamento da possibilidade de câncer de mama em mulheres suscetíveis.

A Terapia de Reposição Hormonal nunca deve ser iniciada e abandonada sem supervisão médica. As vantagens da Terapia de Reposição Hormonal só são obtidas se seu uso for supervisionado e continuado.

2. Dieta

Menopausa: Você está preparada?

Os alimentos têm um grande impacto na saúde do organismo em qualquer fase da vida, por isso, na menopausa, eles podem ser aliados na saúde e busca pelo bem-estar. Refeições equilibradas e diversificadas auxiliam a manter o peso e dar mais disposição, pois há mais oferta de nutrientes de forma natural.

Além disso, preferir alimentos menos industrializados e mais frescos — como frutas e verduras — auxilia no controle da glicemia e da pressão, refletindo também no funcionamento e equilíbrio dos sistemas corporais. A forma de comer também pode impactar no organismo. Por isso, evite passar longas horas sem se alimentar, ou então comer exageradamente, fazendo refeições muito grandes (pois o excesso de calorias pode acentuar os fogachos).

Vitamina E: O efeito da vitamina E na redução dos sintomas da menopausa é comprovado. Muitos médicos sugerem que mulheres que estão atravessando a menopausa tomem 800 IU de vitamina E por dia por um período de teste de três meses, para ver se os sintomas se reduzem. Em caso positivo, a dosagem é continuada.

Cálcio: A suplementação diária com cálcio ajuda a reduzir dores de cabeça, irritabilidade, insônia e depressão relacionadas à menopausa. Além disso, deficiências de cálcio, que levam à osteoporose, são mais comuns em mulheres pós-menopausa. Osteoporose é uma condição séria caracterizada por ossos fracos. Diversos estudos já foram publicados confirmando que a suplementação com cálcio pode retardar ou até impedir o desenvolvimento da osteoporose. Por isso, cálcio é um dos suplementos mais consumidos por mulheres. O consumo desse suplemento é geralmente de 500 a 1500 mg por dia.

Linhaça: A linhaça ajuda a aliviar os sintomas da menopausa. É rica em ácidos graxos Ômega 3, sais minerais e vitaminas. A linhaça auxilia na regularização do intestino, tem ação antiinflamatória, aumenta a atividade do sistema imunológico, além de possuir uma substância que protege contra tumores de mamas, ovários e próstata.

Menopausa: Você está preparada?

Magnésio: Alimentos ricos em magnésio sao essenciais. A deficiência deste mineral no organismo resulta em fadiga e carência de enzimas envolvidas na produção de energia. Prova disso é que uma pesquisa do Instituto de Psiquiatria da Inglaterra, que mostrou que os níveis deste mineral são mais baixos em pessoas que sofrem de depressão. As oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e peixes, como atum e salmão, são ricos nesse mineral. Porém, no Brasil, o solo é muito pobre em magnésio e o ideal seria fazer a suplementação.

Chá branco: O chá branco, mais rico em catequinas que o chá verde, tem um efeito antioxidante aumentado, potencializando funcionamento hepático, eliminação de toxinas do organismo e normalização de lipoproteínas (lavacolesterol). Suas substâncias antioxidantes também aumentam o metabolismo basal, auxiliando no controle do acúmulo de gordura visceral, que é tão comum em mulheres na menopausa.

Gorduras boas: Elas estão no azeite de oliva e em outros óleos vegetais, assim como nos peixes – atum e sardinha são exemplos. No lanche, vá de oleaginosas, como amêndoas e castanhas, que também têm gorduras positivas. O trunfo delas é que ajudam a resguardar os vasos. Inclua também o abacate e o óleo de coco.

Vitamina D: Se não conseguir tomar sol pelo menos 20 minutos por dia, o ideal é suplementar a vitamina D. Ela é super importante porque participa da metabolização e absorção do cálcio, mantendo a saúde dos ossos, além de agir nas atividades neuronais.

Complexo B: O complexo B é formado por 12 vitaminas que podem ser encontradas em alimentos como semente de girassol, fígado, feijão, cereais integrais, leite, ovos e gérmen de trigo, atum, frango e carne vermelha. Devido à diversidade do complexo B, as vitaminas atuam em diferentes mecanismos e participam de inúmeras funções no organismo. O reforço do complexo B pode auxiliar a reduzir a ansiedade, a depressão, os fogachos, melhorar a saúde óssea e dos tecidos, além de melhorar a formação celular e prevenir sintomas e doenças decorrentes (como enemias ou fraquezas).

3. Mudança no Estilo de Vida

Menopausa: Você está preparada?

Exercícios físicos: As mulheres sedentárias estão mais propensas a ter ondas de calor do que as mulheres que se exercitam. Em um experimento, os sintomas da menopausa foram reduzidos imediatamente após o início da prática de exercícios físicos, de qualquer tipo. O importante é ter uma vida mais ativa.

Parar de fumar: Fumar pode estar muito relacionado às ondas de calor em mulheres que estão passando pela menopausa. Estudos preliminares mostram que muitas das mulheres com ondas de calor são fumantes. Outro estudo mostra que grande parte das mulheres que buscam reposição hormonal são fumantes.

Sono adequado: Uma boa noite de sono é importante para restaurar a energia, equilibrar os hormônios, manter os níveis de cortisol sob controle e reduzir a ansiedade ou a depressão. A ioga e meditação são boas ferramentas para ajudar nessa fase da vida.Se você tiver problemas para dormir (como muitas mulheres na menopausa), tente usar óleos essenciais de balanceamento de hormônios como lavanda, gerânio e camomila. O uso da melatonina para regular o sono é também uma excelente medida. Tente ler um livro, escrever um diário, tomar suplementos a base de magnésio, ou tomar um banho quente antes de dormir.

Práticas de redução do estresse da mente e do corpo: Os problemas de sono, a ansiedade, fadiga e a depressão tendem a aumentar durante a transição para a menopausa. Por isso é importante gerenciar o estresse da melhor maneira possível. As formas de fazer isso incluem calmantes naturais do estresse, como se exercitar, passar tempo ao ar livre, meditar, buscar apoio social, participar de uma causa útil ou se voluntariar, ler algo inspirador e edificante e fazer algo criativo.

278 comentários para “Menopausa: Você está preparada?”

  1. Avatar de Adriana Prado

    Eu estou passando pelo climatério e sentindo boa parte dos sintomas citados. Procuro fazer uma boa alimentação, como já fazia antes.
    No decorrer do dia tomo 2 a 3 xícaras de chá verde, 2 colheres (sopa) de linhaça, e tomo também 2 copos de leite Adicionei na minha rotina o extrato de amora e percebi que melhoraram muito estes sintomas. Ainda não consegui fazer uso regular de soja, mas já estou melhorando isso.
    A reposição hormonal é contraditória, é preciso orientação de um bom profissional e eu ainda não busquei isso.

    Beijo

    1. Avatar de Eloisa Bascheira

      adorei suas dicas… vou ver se encontro o extrato de amora, bjs

    2. Avatar de Iraci

      gostaria de saber se devo continuar tomando pirula para evitar gravidez ,nao sei como devo me previnir

  2. Avatar de Vera Alice Barbosa Batista.

    ja fiz reposição por 1 ano ,depois minha dentista ,minha fisíoterapeuta falou que 99% das mulheres q fazem reposição contrai cancer,fiquei com muito medo chegou um dia q resolvi parar ja q minha mãe ja teve cancer e meu pai tbém ,fiquei preocupada.q devo fazer?

    1. Avatar de Cacilda

      Vera Alice Barbosa , vc contou p sua medica sobre seu pai e sua mãe ter tido cancer? se contou e ela te passou o hormonio o conselho que te dou é para vc trocar de médica!!!
      Eu ja fiz a menopausa e nunca fiz uso de hormonio!!

    2. Avatar de Claudete

      vai na ginecologista se vc tem um fixa melhor ainda; uma vez por ano eu vou. bjss.

    3. Avatar de Andrea Cristine

      Se sua fisioterapeuta e sua dentista falaram isto deveriam ser um pouco mais informadas, de onde tiraram que 99% das mulheres tem câncer se fizer reposição hormonal? Agora se sua mãe teve câncer e depende o tipo daí realmente é preciso orientação de um ginecologista, pois não se faz reposição hormonal sem um médico acompanhando. Agora alardear tal informação é no mínimo imprudência e ignorância.

  3. Avatar de Adriana Ribeiro E Silva

    😕 Tenho 43 anos e já sinto alguns sintomas da menopausa e o principal dele é irritabilidade. Sei q tenho q ir ao médico, mas gostaria q ela me passasse uma terapia não hormonal para aliviar os sintomas pq tenho medo de câncer de mama.

    1. Avatar de Joseane

      Adriana,
      Peça para manipular para você ISOFLAVONA, você pode começar com uma dosagem pequena….veja na farmácia que eles te informam…é ótimo!!Eu tomo há dois anos e acabaram-se todos os sintomas de menopausa….muito bom!!! E pode ser tomado sem medo…não é cancerígeno…e eu nem preciso fazer reposição hormonal….nem sinto a menopausa…EXPERIMENTE!!

  4. Avatar de Anamaria

    Conforme já falado aqui no link, terapia alternativa é isoflavona, cimicifuga, extrato de amora, Vit. E etc.

    1. Avatar de Lucia

      comprei extrato de amora, mas, não sei quantas gotas devo tomar,poderia me ajudar?

      1. Avatar de Adriana Prado

        Lúcia,

        eu tomo 25 gotas duas vezes ao dia.

        Beijo

  5. Avatar de Veramaria

    nOTEI UMA MELHORA MUITO GRANDE QUANDO PASSEI A USAR EXTRATO DE AMORA TRÊS VEZES AO DIA E UM COPO DE SUCO DE MARACUJA AO DEITAR.

  6. Avatar de Cacilda

    Nossa cada mulher tem uma reação no climaterio e na menopausa, eu nunca tomei hormonios, tive onda de frios devido a hipo, emagreci 10 kg que briguei muito p recuperar meu kilinhos 🙁 e dizem que hipo engorda 😕 mas agora que ja fiz a menopausa está tudo bem ! tomo remedio p hipo, faço natação adoro 🙂 no mais sou feliz pq tenho saude!!

  7. Avatar de Anamaria

    OLá Cacilda

    Eu também ganhei alguns quilinhos no climatério, tenho hipotiroidismo, tomo 50gr diárias de medicamento desde agosto/12.
    Tomo Isoflavona e após vou voltar com o extrato de amora.
    Quando acabar, já tenho uma fórmula que mandarei manipular.
    Há 3 anos, quando comecei com umas ondas de calor, tomei A Cimicifuga e um outro fitoterápico cujo nome não me recordo.
    Prefiro assim a tomar hormônios.
    Emagreci os 4 kgs que tinha ganho, não sei se foi o medicamento ou um pouco de dieta (só cortei o vinho e pão de queijo), por 3 meses. Já voltei a me alimentar normalmente, espero não voltar a engordar.

    1. Avatar de Cacilda

      anamaria a maioria dos comentarios que li foi ondas de calor e ganhar peso..no meu caso apesar de ter hipo, foi ter ondas de frio e perder peso, menina perdi 10 kg e foi uma briga p ganhar ele de volta 😕 preciso tentar mudar minha alimentação, tudo que é derivado de leite adoro, agora não gosto de carne vermelha e frutos do mar, massas gosto muito , encaro ate uma sopa de macarrão com legumes desde que ela não tenha carne, falei com a endocrinologista sobre a carne, ela disse p eu comer feijão, lentilha , que se não consigo comer a carne não tem como, me dá arrepios só de olhar p carne, mas faço bifes, carne de panela p filhos e netos, e ja o meu caçula me acompanha na batatinha frita, e preciso evitar friituras tb!
      Agora mandioca frita e batata frita é bom d+ 🙂
      Levo bronca do médico por conta das doideiras que como, pizza, lazanha 4 queijos, e o meu colesterol só não é alto pq faço caminhada e natação!

    2. Avatar de Laila

      Ana Maria ouvi dizer que pessoas com problemas de tireóide não podem fazer uso de isoflavonas, converse com seu médico e tire dúvidas.

      1. Avatar de Anamaria

        Obrigada Laila, vou verificar.

  8. Avatar de Anamaria

    Então não foi hipertiroidismo que causa aumento de peso? Qual o medicamento que você toma para a hipo?
    Quanto à carne, acho incrível não comer. Proteínas têm em vários outros alimentos, não é necessário a carne, sem falar que tem a carne de soja, os hamburgueres são uma delícia.

  9. Avatar de Anamaria

    Cacilda
    Acho incrível você não comer carne, parabéns!
    Qual o medicamento que você usa para o hipo?
    Seu sintoma se parece mais com o de hipertiroidismo – perda de peso, ondas de frio.

  10. Avatar de Cacilda

    anamaria a hipe emagrece e a hipo engorda, agora pq emagreci não sei te dizer, deve ser a genetica, tomo Puran T 4 , me fala uma coisa o hamburgue do Mac Donald é de soja? nunca pesquisei sobre os hamburgues do Mac, agora a batata frita e aquele torta de maça é uma delicia 🙂

  11. Avatar de Simone

    Gente que é isso, vixi isso é um post de saúde mesmo?

    1. Avatar de Cacilda

      Simone não sei a sua idade, mas independente de sua idade te aconselho a ler o post ! Ou sera que vc nunca ouviu falar em menopausa?????????
      Celisa desculpe mas …….não consegui ficar quietinha depois de ler esse comentário!!!!!!!!!
      Meninas ótimo fim de semana!
      Bjs
      Cacilda

  12. Avatar de Rosane

    Tenho 51 anos, ainda não apresento nenhum sintoma, mas procuro me infirmar sobre o assunto. Gostei muito das informações que encontrei neste site e também dos comentários das leitoras.

  13. Avatar de Helaine

    olá, tenho 24 anos minha medica me passou o medicamento chamado Promensil para reposição de alguns hormônios pois sofro com micro cistos e sou dependente de anticoncepcional. Por falta desses hormônios meus ovários estão menores q o normal, mh duvida eh se esse medicamento corta o efeito do meu anticoncepcional pois tenho vida sexual ativa, fkrei grata se responder pois não encontrei nada na internet q me responda apenas fala q esse medicamento eh para menopausa,,,desespero em off rsrs,,,bjo e obrigada

  14. Avatar de Sandra

    Olá tenho 47 anos e estou passando pelo climatério e sentindo boa parte dos sintomas citados, onde compro extrato de amora, alguém tem alguma deita para melhorar osa sintomas??

    1. Avatar de Adriana Prado

      Olá, Sandra!

      Eu compro o extrato de amora em loja de produtos naturais. Tem em gotas e cápsulas.

      Eu bem que gostaria de consultar um nutricionista para me orientar melhor, mas já por minha conta, tenho usado linhaça, chia e cuidado da alimentação em geral.

      Beijo

  15. Avatar de Miriam Filgueiras

    A linhaça dourada é um repositor hormonal. Tive ca de mama e nao posso fazer reposiçao hormonal. Devo ou não ingerir a linhaça? 😉

  16. Avatar de Georgia

    Ola meninas,também estou nessa de calor..que coisa terrivel.aff!! Mas algu´me já tomou MENOEX? hoemopatico da Almeida Prado?eu tomei e melhorei bastante…estava com uma dor infernal no joelho até sumiu.Se alguém conhece essa medicação por favor comente.Obrigada!

    1. Avatar de Adriana Prado

      Georgia!

      Quando procurei algo pra me ajudar nesta fase, me indicaram Menoex. Mas, como não encontrei, comprei extrato de amora e deu muito certo, por isso tinha até me esquecido do Menoex. Compro o extrato em farmácias de manipulação ou loja de produtos naturais. Uso gotas ou capsulas, mas prefiro gotas.

      Beijo

      1. Avatar de Georgia

        Oi Adriana Prado,bom dia!
        Pois é menina..agora tive mais q certeza da bunitinha da meno..os exames falaram por si rssrrnão posso fazer reposição daí tem que ser homeopático mesmo…a minha médica passou amora mas ela não conhece o menoex..mas gostei tanto dele srsr.Espero mesmo melhorar que até eu não me aguento.
        Bjs

        1. Avatar de Adriana Prado

          Georgia!

          Eu, ao contrário de você, estou me sentindo muito bem, em todos os aspectos, corpo e espírito.
          Boa sorte! Espero que encontre o produto certo.

          Beijo

      2. Avatar de Fatima

        Olá, georgia,
        O Menoex é difícil mesmo de encontrar, laboratório Almeida Prado vende pela internet, mas é muito caro.
        É possível você pedir para manipular numa farmácia de manipulação. Basta dizer que quer o Menoex da Alemida prado. Vc pode até confirmar a composição.
        Estou tomando há dois dias. Já tomei Isoflavona por mais de um ano e não adiantou nada.
        Sofro demais com os calores e estou apavorada porque alguém disse que sofre desses calores há oito anos!

    2. Avatar de Ivani

      Olá, eu tomo menoex, é a primeira caixa e tomo apenas 2 por dia pois minha pressão arterial aumentou com 3, mas não estou nem um pouquinho melhor, vou tentar a isoflavona pois meu médico receitou livial mas tenho muito histório de CA na família e não vou arriscar.
      Abraços

      1. Avatar de Georgia

        Ivani,nossa eu fiquei super bem com o menoex,pois não posso fazer reposição Bjo e boa sorte.

        1. Avatar de Laura

          Georgia,
          Comecei a tomar Menoex há 2 dias. Qto tempo demora pra começar a fazer efeito?
          Sinto os calores há uns 8 anos, tomei Tibolona por 6 anos e parei.
          Os calores continuaram, são insuportáveis!
          Espero que o Menoex cmece a fazer efeito logo, ou seria que já deveria estar fazendo, desde o início?

          Obrigada,

          Laura

  17. Avatar de Anamaria

    Estou gostando da Isoflavona e Amora Branca 500mg. Já vêm juntos, o medicamento é da Bio Vitta’s mas tem de outras marcas também.

  18. Avatar de Silvana

    Estou passando pelo climatério, a dois meses sangrando muito. Meu médico recomendou a retirada do endométrio. Meus exames deram tudo normal, só meu libido aumentou, não diminuiu. Tenho dúvidas agora se faço esse procedimento. Alguém já o fez para informar se é bom?

  19. Avatar de Lucy Mary

    Olá, tenho 52 anos e faço uso de medicação contínua para controlar a hipertensão. Com 48 anos passei por uma cirurgia para realização de uma Histerectomia Total. Nunca fiz reposição hormonal, lendo esta matéria percebi que possuo vários sintomas da menopausa.
    O que mais me aborrece são as ondas de calor que acentuam ainda mais minhas resaceas.
    Será que posso fazer uso da isoflavona, extrato de amora ou cimicifuga?

    Grata pela atenção
    Att,
    Lucy

  20. Avatar de Dulcinea Justo Dos Santos

    essas dicas sobre menopausa e otimas.nos mulheres te
    mos muitas duvidas.

    1. Avatar de Luciana

      Olá meninas… eu tomo o cimicifuga, chá de amora, e outros complementos naturais. Confesso que atualmente estou melhor, os calorões diminuíram consideravelmente. Pretendo tomar o complexo 28 e o Menoex da Almeida Prado afim de resolver outros problemas como a irritabilidade, a sensação de solidão e a falta de libido. Também tomo ginseng, ginko, maca peruana, tribulus, óleo de cártamo, cálcio e etc. Tudo em busca da qualidade de vida….. Ufaaaaaa

  21. Avatar de Dulcinea Justo Dos Santos

    eu tenho 48anos e ja estou na menopausa minha medica me receitou o hormonio chamado NATIFA 1mg ele e otimo.

  22. Avatar de Izabel

    Caras colegas!

    Tenho 49 anos e sinto ondas de frio, que passam com 2 ou 5 minutos, n sinto ondas de calor.
    alguém já teve isso?

    1. Avatar de Rúbia

      Creio que vou te tranquilizar um pouco,eu tenho ondas de frio por 5 a 6 horas. Ondas de calor quase não tenho.Pela recomendação médica, tomo Apllause. Forte abraço.

  23. Avatar de Sueli

    estou com 50 anos faz dois meses que acabou a menstruação, a duas semanas sinto um calor pequeno o calor e nas costa e vem para parte de trás da cabeça, e as vezes sinto um frio curto também é bem estranho é como se foce um vento. Gostaria que alguem me falace o que fazer. Obrigada.

    1. Avatar de Rosinha

      Estou na mesma situação, mas procurei ajuda médica, meu ginecologista recomendou os exames necessários e prescreveu promensil para amenizar o calor e os outros sintomas da fase do climatério, ele me explicou que você só entra na menopausa após um ano sem menstruar, portanto não fique aflita, procure um ginecologista para esclarecimento, emude seus hábitos, ou seja, faça caminhadas, alimentação balanceada e tome muito líquido.
      Abraços!!

      1. Avatar de Rosana

        Oi Rosinha…VC esta tomando o promensil ..esta bem ??Eu li a bula e fiquei com medo de ter algum efeito colateral ..ou alergia ……

  24. Avatar de Geovana

    Olá, tenho 48 anos e a menstruação está irregular há bem mais de um ano. Após um bom tempo sem menstruar, a menstruação voltou por dois meses (fim de outubro e início de dezembro) e desapareceu de novo. Minha médica também recomendou o promensil e disse que com as minhas taxas de FSH e estradiol dificilmente haveria como engravidar. Acontece que estou sentindo inchaço nas mamas, dores nas pernas e pés, e desde que comecei a tomar o promensil (cerca de 20 dias) aumentei 2 kilos. Alguém pode informar se o uso do promensil está relacionado ao aumento de peso? Agradeço a ajuda, pois já não sei o que pensar nem se devo descontinuar o uso desse remédio. Grata.

  25. Avatar de Ana Maria

    Entrei na menopausa com 53 anos e até hoje, com 71 anos faço reposição hormonal me sentindo sempre muito bem. Mas agora minhas varizes estão muito dolorosas e tive de parar, pelo menos até fazer a cirurgia de varizes. Aí os calores voltaram: intensos, horríveis, constantes. De dia, à noite, sempre. A pele sempre suada. Acho que terei esse problema até meus últimos dias de vida. Fui a uma farmácia homeopática e me indicaram extrato de amora (Morus nigra), 20 gotas, 3 vezes ao dia. Alguém poderia me informar se pode ser misturado com suco? Porque é muito forte. Depois de ver os comentários acima, estou com esperança que os calores acabem. Obrigada.

    1. Avatar de Sandra Lúcia Feliciani Vieira

      Coisa séria gurias,um calorão…
      Tomo natifa pro,me sinto melhor mas agora seu alteração na tireoide,mas o doutor disse que é mínima,ainda não tomo nada pra isso.
      Só Jesus na causa,tenho fé que melhorarei,mas não é fácil.
      Cansaço,sonolência,vontade de nada,irritada…
      Beijos

  26. Avatar de Jacira

    fiz histerectomia total e retirei os ovários, .Aginecologista passou PROMENSIL,será que eu posso vim a ter câncer de mama, pois tenho cistos nas mamas e de seis em seis meses faço acompanhamento com mamografia e ultrassonagrafia.
    Sobre o medicamento PROMENSIL devo tomar antes, depois ou no meio das refeições?

  27. Avatar de Ana Claudia Lucas

    Tenho 45 anos e comecei sentir os sintomas do climatério. Fui orientada pela minha endocrinologista fazer acupuntura. Fiquei surpresa, pois os sintomas praticamente desapareceram. Fica aí a dica. Lembrando que cada pessoa responde de um jeito diferente. No meu caso, tive uma melhora muito significativa.

  28. Avatar de Isa

    Tenho 50 anos e há alguns anos entrei na menopausa, as ondas de calor me matavam de vergonha, um frio de doer e eu com o vidro do carro aberto. Meu marido sofreu com o “cobre e descobre” a noite, eu não dormia bem e me sentia irritada. Tentei várias reposições mas umas me faziam engordar, outras me davam dores de cabeça. Um dia um medico me receitou tibolona, é uma repoaiçao mais tranqüila. Não fico sem!!! Durmo melhor, sou alegre e bem humorada, no Natal viajei e lá não consegui encontrar meu hormônio, acabou o meu e os dias foram passando e eu já nem lembrava mais do remédio, mas minha família sentiu uma mudança significativa no meu humor… Rsrs, fiquei muito chata.. Tristinha!!!!! Só quando voltei da viagem e lembrei do remédio foi que liguei os fatos. Melhorei quase que imediatamente após ter voltado com a tibolona. Só posso dizer que é fantástico e o custo benefício vale a pena! Vc vive melhor! Transa melhor, tem lubrificação, dorme bem é sem calores. E não deixo de ir ao ginecologista todo ano, é primordial!!!

    1. Avatar de Myrtes

      Tenho 51 anos e todos os sintomas da menopausa…que horror!!! Faz 15 dias que comecei com tibolona. Isa…demora para começar a fazer efeito? Obrigada.

      1. Avatar de Analu

        A melhora dos sintomas vc vai começar a sentir após 30-40 dias tomando tibolona

  29. Avatar de Marizette

    Minhas amigas, tenho 49anos, e desde os 43 estava sentindo tudo e mais alguma coisa, fiz exames, exames e nada acusava nada, remédios e remédios e nada até que fui a uma ervanária e comecei com tratamento homeopático e já melhorei muito, entretanto, por busacs na net, comecei a tomar, ráiz de Maca, 5htp, Vit B6 e… e… tudo mudou, ainda vem periodo, muito pouco e completamente desregulado mas graças a Deus, emagerci com a maca, também retirei doces, sal, carbohidratos e reduzi o café, sinto-me bem melhor, calores nada, insónias, nada e bom humor á grande, bjs a todas, haja paciencia

  30. Avatar de Royde Luiza

    Fiz 51 anos em Março e desde os 50 venho sentindo alguns sintomas típicos da menopausa: primeiro a menstruação ficou desregula, mês vinha, mês não, há 3 meses que ela não dá a cara e ultimamente venho sentindo umas ondas de calor e suores noturnos que vem me tirando o sono, é um tal de tapar-me e destapar-me durante a noite que as vezes incomoda o meu marido.
    Que troço chato viu? Gostava de tomar alguma coisa natural para aliviar esses sintomas. O que fazer?

    1. Avatar de Adriana Prado

      Royde, eu tomo extrato de amora em gotas (25 gotas 2 x/dia) e estou me sentindo muito bem. Por alguns dias achei que já estava bom e deixei de tomar. Bastaram 8 dias pra começar a sentir incômodos como insônia, desânimo, dores nas pernas, ondas de calor, secura vaginal,… Aaaaffff….
      Quando não encontro o extrato em gotas tomo cápsulas. A vantagem do extrato em gotas é o preço, que é bem menor.

      Boa sorte! Beijo

  31. Avatar de Andreia

    😆 😆 Olá pessoal…estou adorando as dicas. Descobri aos 39 anos que estou na menopausa. Já fazia um ano que não menstruava e eu achava que era por causa do ovario micropolicistico então nem fui atras. Qdo passei com minha médica ela pediu os exames e neles foi contato que eu estava na menopausa. Entrei em depressão…chorei muito…me desesperei…mas agora estou mais conformada, mas é muito triste saber que vc atingiu um estagio de sua vida muito antes do esperado. Sinto as ondas de calor…a insonia…tristeza…medo…não estou tomando nada, pois minha médica disse que vai fazer eu voltar a menstruar…sabe que estou perdidinha…não sei o que fazer…meninas…isso foi um desabafo, pois tento me manter forte. Não tenho filhos e isso me magoa muito!

    1. Avatar de Renata

      Bom dia,
      Acupuntura ajuda muito…
      Este ano faço 41 anos,estou passando por depressão,minha mentruação veio normal 1 dia no segundo dia parecia borra de café depois parou,desde então minhas juntas e pernas e seios estão doloridos. aos 11 anos e não tomo pilula estou achando que pode ser menopausa também.

    2. Avatar de Deborah

      Andreia, boa noite.

      Estou na mesma situação q vc.Descobri a menopausa esse ano. Tenho 38 anos! Casada e louca pra engravidar!
      Me mande um email vamos conversar.
      debhisolon@hotmail.com

      Bjs, boa sorte!

  32. Avatar de Eliane Ghizzoni

    eu tenho 41 anos tenho hipo coloquei mirena a 2 anos e estou sentindo sudorese noturna e friu é horrivel ,minha medica receitou tibolona para uma ex periencia sera que seria menopausa precose ???

  33. Avatar de Alaide

    Meninas tomei o Tibolona (Livial) e minha pressão subiu. É interessante quando tomar qualquer medicamento, medir a pressão.
    Como Livial, assim que comecei a tomar sentir uma onda de calor enorme e transpirei como se fosse enfartar, molhou minha roupa, o suor pingava de minha testa, mas não senti dor de cabeça, nada. Depois quando medi minha pressão,estava 16×14 totalmente irregular e Eu quase infartando.

    Bjs

  34. Avatar de Jane

    Gente, voces ja ouviram falar dos bioidenticos? Isso é bom mesmo?

  35. Avatar de Leila Mussi

    Tenho 47 anos e acabei de entrar na menopausa. Estou me sentindo péssima. Fui ao meu cardiologista e ele sugeriu que eu volte a menstruar. Meus sintomas estão insuportaveis. Não durmo mais e sinto dores pelo corpo inteiro. Seria essa a melhor saída? Eu só parei de menstruar pq parei de tomar o anticoncepcional. E foi tudo de repente. AFF…

  36. Avatar de Anamaria

    Leila

    Quando os sintomas são muito intensos, como depressão, calores, os médicos costumam indicar hormônios.

    Eu preferi o caminho alternativo: hoje tomo o antidepressico Citalopran 2omg (ajuda nos calores) e Isoflavona com Amora Branca 500mg.
    Já vêm juntos, o medicamento é da Bio Vitta’s
    Tem quem mande manipular ou compre pronto a Isoflavona pura.
    Tente as alternativas naturais para depois, se for o caso, começar com o hormônio.
    Boa sorte e dê notícias.

  37. Avatar de Ana

    Olá ,

    Tenho mioma , e minha ginecologista me alertou que não posso fazer reposição hormonal por causa disto . Pois segundo ela os hormonios alimentam o mioma .

  38. Avatar de Rita Leite

    tenho 44 a 2 fiz histerectomia e retirei um ovário sinto tudo da menopausa dores calor frios e fico triste por qual quer coisa ajude me bjs 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁 🙁

  39. Avatar de Rita Leite

    tenho 44 e 2 fiz histerectomia e retirei um ovario estou com tudo quer foi citado acima tenho nmedo de rph pq uma tia irmao da mh mae morreu de cancer de mama fiz os exame de taxas hm e estao todos bx ajude me bjs

  40. Avatar de Rita Sena

    😕 queria saber como foseona o hormonio bioidenticos na reposiçao hormonal pois estou artas de uma soluçao para ploblemas do climaterio tenho 49 anos e estou comecei a senti alguns deses sintomas me ajuden por favor . 😕 😕

  41. Avatar de Janaina Martins

    Olá, faço 40 anos daqui a 20 dias e há uns dois meses comecei a sentir mudanças em meu corpo. Em maio, tive ondas de calor, que pararam, atraso de 32 dias na menstruação. No mês seguinte foi normal. E este mês a menstruação ainda não veio e já são 37 dias de atraso! Meus seios doem, estou com cólicas leves e um leve corrimento amarelo-escuro. Tomei chá de canela para descer o fluxo, mas nada acontece. Será que já estou no climatério?
    Um abraço e obrigada

  42. Avatar de Jaqueline

    : OLÁ, ADOREI!

  43. Avatar de Izolina

    Sou menopausada a 20 anos(precoce). Este ano tive muita acne no rosto e nas costas. Então o Endo me receitou Androcur. Tomei por 7 meses . Diz a ginecologista que estou passando por este destempero porque elevou meu estrogênio.Quase não sinto calor, o que mais sinto é FRIO. Estou usando o remédio Aplause a 15 dias. Não sei o que faço para diminuir ou acabar com esse FRIO que sinto. Fiz os exames de TSH E T4 e estão normais. Gostaria de uma ajuda para acabar com estas ondas de FRIO. O que faço? Muito obrigada e muita paz!!!! PS: chá de amora é bom para quem tem ondas de FRIO?

  44. Avatar de Notícias Naturais

    Olá tudo bem? O chá de amora tem comprovação científica de seus efeitos benéficos, em especial para mulheres na menopausa, e não apresenta efeitos tóxicos na quantidade indicada. Ver os links para os trabalhos científicos na página:

    http://www.noticiasnaturais.com/2014/01/o-milagre-do-cha-de-folhas-de-amoras/

  45. Avatar de Graça

    Parei de menstruar aos 46 anos. Senti muitas ondas de calor e nervoso. Aos 49 anos tive síndrome do pânico,tive que tomar rivotril e engordei muito.Hoje estou no desmame do remédio e emagreci 9 kg fazendo caminhadas,tomando chá de gengibre com canela e chá verde.Meninas,as questões emocionais que arrastamos ao longo da vida podem repercutir mais sérias nesta fase.Se cuidem e cuidem muito mais do lado emocional com muita meditação,mudança na alimentação e se amando.

  46. Avatar de Leila Valle

    Graça, como voce faz esse chá de gengibre e canela? Qual a proporção de cada um ? Estou quase 20 kg acima do peso , desde que entrei na menopausa aos 50 anos. Estou hoje com 53 anos e não consigo emagrecer, nem fazendo academia. Vou tentar tomar esse chá.

    Bjs Leila Valle

  47. Avatar de Dyn Carvalho

    Meninas os comentsrios sobre menopausa eu tenho 41 e sou laquiada a 22 anos. Minha mestruaçao tem vindo 3 dias ai para 24hs depois volta. Pouca mas da p sujar. Eu tenho observado so isso de estranho. Outri tupo de sintoma nao apresentei. Sera. Q isso e sintoma de menopausa?

  48. Avatar de Anamaria

    Alguém conhece os poderes do aipo ? vejam isso:
    http://melhorcomsaude.com/5-receitas-revitalizantes-aipo/

  49. Avatar de Anair

    Amigas, estou desesperada…estou na segunda caixa de tibial ( tibolona)estou me sentindo bem melhor dos sintomas da menopausa, porém nesse curto espaço de tempo engordei 7 Kg, e olha que ha mais de 6 anos não engordava nada, e como pouco. Quero mudar para outro medicamento que não engorde, mas que me deixe bem como estou me sentindo, só que a depressão está querendo me pegar por conta desse aumento repentino de peso, Ah, também MD apareceu um chulé que não sei de onde veio…e muita coisa!!!

  50. Avatar de Carmo

    Meninas por favor alguem pode de dizer se o Menoex da Almeida Prado é realmente eficaz para menopausa.A ginecologista me receito o Apllause ou Buona q dizem ser fitoterapico, mais pesquizando na internet fiquei um pouco com medo de tomar pois tds as mulheres falaram q engordaram……..por favor alguem pode me ajudar, pois já estou com 52 anos e engordar nesta idade é cruel………mais a menopausa está acabando comigo………. : 🙁

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva