Para a mulher que gosta de se cuidar

Menstruar ou não menstruar?

Menstruar ou não menstruar?

Esse é um assunto que ainda causa muita polêmica. Há o lado dos que são totalmente contra interromper a menstruação. O que eles alegam? Que menstruar é natural e que se você parar pode fazer mal a sua saúde. Mas afinal existe comprovação científica de que parar de menstruar pode prejudicar a saúde?

Publicidade

O tema dividiu a opinião dos médicos e, pior, confundiu a cabeça das mulheres. A boa notícia é que toda essa controvérsia serviu de estímulo à realização de um estudo científico que testou cada um desses métodos para responder definitivamente se vale a pena parar de menstruar.

Para alguns especialistas, suspender a menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como também seria o melhor tratamento contra anemia, endometriose (inflamação do revestimento interno do útero), mioma (tumor benigno do útero), cólica e tensão pré-menstrual. Até existe certo consenso entre os especialistas quanto ao uso de hormônios para tratar doenças, mas boa parte deles discorda da prescrição para casos de TPM ou apenas pela praticidade de não menstruar mais.

Entre os principais motivos dos que se opõe está o fato de que, com a suspensão da menstruação, perderiam-se duas funções importantes da menstruação: indicar para o organismo que 1) o óvulo não foi fecundado e 2) que está tudo correndo bem com o organismo.  A ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal. Ou seja, ao se interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no nosso temperamento.

Essas questões foram colocadas à prova em um estudo científico do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP). Durante dois anos, foram acompanhadas voluntárias que queriam bloquear a menstruação por sofrer de TPM intensa. O objetivo era verificar o nível de eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado: checar se amenizavam os sintomas, interrompiam mesmo a menstruação e apresentavam efeitos colaterais.

Menstruar ou não menstruar?

Conclusão

Durante os dois anos de acompanhamento no estudo, não se comprovou nada que interromper a menstruação pode causar algum dano à saúde da mulher.

Em relação aos sintomas físicos da TPM (inchaço, cólica e dor de cabeça), o implante de progesterona, que suspende a menstruação por até três anos, apresentou a melhor atuação.

Quanto às pílulas, se você já toma e não tem efeitos colaterais, elas também são eficazes. Porém, muitas mulheres alegaram que a menstruação não foi totalmente interrompida, houve pequenos sangramentos irregulares (chamados pelos ginecologistas de spotting).

Ao interferir nos processos naturais do organismo, todos os medicamentos apresentam vantagens e desvantagens. Inclusive há situações em que a suspensão da menstruação pode até salvar vidas.

Na verdade, cada caso é um caso: você deve fazer o que te faz sentir melhor. Se você menstrua e é feliz, se sente bem, continue menstruando, mas se a menstruação te aborrece, prejudica seu bem-estar, procure auxílio de um médico para fazer o tratamento adequado para você.

254 comentários para “Menstruar ou não menstruar?”

  1. Avatar de Carolina

    A melhor coisa que fiz foi parar essa chatice de menstruação, minha vida melhorou muito, meu médico deu o maior apoio… meu bem-estar melhorou muito.
    Sei que tem gente que é contra mas eu sou muito A FAVOR….
    amei o post

  2. Avatar de Drika

    Faz uns dois anos que não menstruo… tomo o diane diretão! CLaro com supervisão da médica. Tudo para mim, melhorou…recomendo para quem sofre com TPM

  3. Avatar de Gil

    Bom dia! Eu já fiquei um período sem menstruar e foi maravilhoso, serviu para aliviar a enxaqueca no período menstrual, não tive nenhuma reação negativa e fiz isso sob orientação médica, pretendo ficar mais um tempo, aqui também vai uma pequena dica p as mulheres religiosas q dizem q menstruar faz parte da natureza, criação ou coisa parecida, na verdade tudo q é ruim segundo estudos bíblicos vieram após o pecado ou a queda do homem, então siginifica e o sangramento nas mulheres tbm foi assim pq p mulher não existe período pior do q o da menstruação… bjus

  4. Avatar de Day

    Minha irmã tentou parar de menstruar tomando o anticoncepcional sem intervalos, o negócio desandou total… depois no segundo mês, a menstruação dela veio durante um mês seguido… com cólicas pior que o normal… mesmo ela ainda tomando o comprimido.
    Tudo isso pq amigas falaram que não fazia mal… É como foi citado no texto… cada caso é um caso…
    Eu sofro pra caramba… principalmente nos primeiros dias… mas de jeito nenhum tenho coragem de interromper algo que faz parte da natureza feminina… acho melhor ñ mexer com o que tá quieto.
    B-jù *-*

    1. Avatar de Jéssica

      Mas a sua irmã foi em uma ginecologista e tomou o anticoncepcional adequado?

      Eu sofria muito com a menstruação e na minha familia tem casos de endometriose.

      Eu parei de menstruar com Elani 28 há 7 meses, estou super feliz e me sinto ótima!
      obs: tenho 17 anos

  5. Avatar de Gabriela

    oi gente! adorei o tema de hoje…
    Eu estava nesse dilema, paro ou não… até que minha amiga me convenceu. Procurei um médico e fui autorizada a não menstruar mais. Tomo o selene direto, sem parar e não menstruo a 5 meses, estou amando e me sentindo outra mulher, se faz mal eu não sei, para mim pelo menos está é fazendo muito bem….

  6. Avatar de Andréa

    Minha ginecologista é contra e me aconselhou a não interromper 🙁

  7. Avatar de Denise Barros

    Parabéns pelo post, muito esclarecedor.
    Realmente, as opiniões são as mais diversas, temos que ver o que é melhor para nós, mas sempre com o acompanhamento de um médico.
    Bjs

  8. Avatar de Mo

    Estou tomando o yaz e gostaria de tomar sem intervalo pq tenho muita tpm. Alguém por aqui toma yaz sem intervalo para não menstruar?
    😉

  9. Avatar de Sofia

    Parar de menstruar foi a solução para minha anemia e ferritina baixa. Eu perdia muito sangue na menstruação… estou adorando não menstruar mais 🙂

  10. Avatar de Alessandra

    Eu uso não menstruo a 2 anos com supervisão médica. Eu faço uso do Mirena que tem validade por 5 anos.
    Eu tinha enxaquecas horríveis no período menstrual e tinha muito spotting durante o mês.
    Não tive problema nenhuma de saúde, muito pelo contrário, minha qualidade de vida melhorou muito.

  11. Avatar de Ana Paula

    Eu não menstruo há 3 meses e estou adorando. Sofria muito de TPM, mal estar, enxaqueca e ajudou muito, aliás foi o único que me ajudou, pois tentei métodos naturais antes.
    Aconselho. Parei com a indicação da ginecologista, tomo o cerazette.

  12. Avatar de Kalinka

    adorei o artigo

    Nós falamos que uma coisa não é certa ou que faz mal sem nem saber, muitos acham que é errado interromper a menstruação, defendem com unhas e dentes, no entanto nem sabem se é prejudicial ou não.
    Gente, estamos num mundo moderno, onde há tecnologias, estudos… aliás o estudo está aí para demonstrar que se a mulher sofre com isso, tem remédio!

    Eu sofria horrores com tpm, fluxo imenso, cólicas de ficar de cama, tudo isso acabou, porque peguei um médico bom e experiente e me fez mais feliz…

  13. Avatar de Edilene

    Bom dia,
    foi a melhor coisa que já fiz na vida foi parar de menstruar, me sinto outra mulher…bjuss

  14. Avatar de Audrey

    Ótimo post, Celisa!!! 🙂

    Bom, eu fiquei quase 2 anos sem mestruar. Tomei comprimido, receitado por um médico americano (época em que estava nos EUA). Durante o período, foi muito bom, pq sofro horrores com TPM e cólicas. Voltei, e parei em Jul/11, mas até hoje não voltei a ser o que era antes. Estou mega desregulada. Vou marcar novamente uma consulta (agora com um gineco brasileiro) e ter minha vida tranqüila novamente. Claro, tenho que fazer exames pq já tive nódulos em um seio, mas se for feito um bom acompanhamento, creio não haver problemas. Cada caso é um caso né?

  15. Avatar de Debs

    Bom meninas, tive que parar durante dois anos para tratar da endometriose. Para o tratamento foi ótimo. Mas ja tive que interromper algumas vezes, e não me senti nada bem. Muito inchaço e mau humor todo mês… mesmo sem menstruação. Tenho TPM muito forte, mas tomo GAMALINE V que é excelente. Acho muito bom menstruar. Apesar do incômodo, mas isso a gente se acostuma.
    Beijos e boa quinta feira pra vcs!

    1. Avatar de Debs

      teste

  16. Avatar de Luciana

    Faz 2 meses que estou sem menstruar, e estou adorando, pois acabaram-se as cólias, as TPMs, sobre a enxaqueca ainda estou estudando, pois estou tendo ainda…tomo mireli 28 direto recomendado pelo meu médico!! eu recomendo parar!!

  17. Avatar de Vivian

    Oi galeraa!!
    Não menstruo há mais de um ano!!!!! Foi a melhor coisa que fiz ……….. eu sofria muito com TPM e cólica!!! Agora, nem lembro que isso existe!!! Eu tomo Elani 28. Tive diversos sangramentos durante esse período, mas como já dito, é normal!!
    Minha ginecologista apóia e diz não haver problemas!!

    beijosssssssssss

  18. Avatar de Lisi

    Olá meninas!

    Há 8 anos que não sei o que é menstruar!

    Quando menstruava chegava a ficar de cama, tinha muitas cólicas e um fluxo intenso, visitei meu ginecologista e ele me receitou o anti de 28 dias sem pausa. Claro faço revisão todos os anos e está tudo normal. Como meu médico falou é sua opção menstruar ou não.

    Tenho uma vida bem mais feliz, sem tpm, sem me preocupar todos os meses.

    Mas lembrem-se tem que visitar o ginecologista todos os anos.

    Bjus

  19. Avatar de Ana Cristina

    Eu, já não me adaptei em não menstruar, passei muito mal, tive até vertigem, mas… cada organismo reage de uma forma, na minha opinão, mesmo sendo horrivel e desconfortavel, acredito que todo este fluxo, deve sim, fazer circulação!!!

  20. Avatar de Eliza Espiúca

    Olá meninas !!! Vixe, acho que já perdi as contas dos anos que não menstruo mais kkkk … uns 5 anos por aí. Sempre tive crises de cólica, enxaqueca e afins. Detesto essa história de ficar no mínimo 3 dias com absorvente ou OB, com dores, chata … Esse tempo pra mim já deu. Tomo o Elaní (28)! As pessoas têm que entender que não pode ser os anteconcepcioanais tradicionais, de 21 comprimidos. Esses não fazem efeito, só servem para os 21 dias e têm que parar 7 dias. Tem que ser a cartela com mais comprimidos … A minha menstruação é interrompida há todo esse tempo por consentimento da minha médica, que por sinal me dá as caixas de remédio. Essa semana fui lá e ganhei vááárias kkkkk … Adorei a matéria. Várias pessoas falam que isso é errado, mas ninguém sabe o quanto eu detesto ficar menstruada e o quanto isso me incomoda!

    Beijos

    1. Avatar de Jéssica

      Olá, concordo com você Eliza!
      Também estou tomando Elani 28, há 7 meses, me sinto muito melhor hoje, do que quando eu menstruava.
      Beijos

  21. Avatar de Neiva.marins

    Bom eu tomo rémedinho mais depois a menstruação, por 3 dias, mais odeio menstruar fico inchada com uma cólica terrível mau consigo andar, sencontar que todos os absorvente me dão alergia e eu fico toda assada,gostaria muito de parar de menstruar.

  22. Avatar de Walderez

    Olá tenho 37 anos, 04 filhos e sou casada; sofri durante um ano com sangrameno intenso menstruava 18 a 20 dias mensais ficava de 06 a 08 dias sem menstruar, depois voltava com terríveis cólicas acompanhadas de dores de cabeça fortíssima, sem contar a assadura que se formava por uso frequente de absorvente que por sinal tinha que ser o noturno… meu sangramento era em forma de coagulos os absorventes não durava 2 hs era fluxo intenso e prolongado; fiquei com anemia e comecei a tomar remédios para tratar a anemia, ingeria mta carne vermelha+ beterraba, fígado bovino e etc.. resultado fiquei com o colesterol nas alturas 256, consultei com diversos ginecologista até que um pediu um US mais detalhado e eficaz onde constataram um pólipo de 2cm e alguns cistos no ovário; este mesmo ginecologista que pedira o US receitou cerazette para 06 meses sem interrupção; menstruei menos a aprtir do 32 comprimido após 02 meses só deceu um borrão marrom mas ficou 16 dias agora que estou no 5 mês vamos ver se vai descer… as cólicas acabaram, minha cabeça quase não doi, e tive um aeconomia com absorventes e pomadas tais como a trok N, estava contabilizando economizei quase R$150,00 mensais

    vale a pena parar de menstruar!!! O utero tem duas serventias para menstruar e gerar filhos depois só serve para contrair doenças

  23. Avatar de Catia

    Meninas!

    Eu sofro muito com a menstruação todos os mês, muita dor de cabeça, dor nas pernas, uma cólica absurda e eu fico a base de remédio que só aliviam os sintomas, mas não resolve, já passei por vários médicos, homeopatia, tudo e não adianta. O que eu queria mesmo era interromper a menstruação, mas não me adapto a nenhum tipo de contraceptivo. Alguém pode me aconselhar? Já fiz tratamentos para TPM, uso de fitoterápicos, vários tipos de exames e não tenho nada. Única explicação que tive, é porque ocorre uma variação hormonal muito grande.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Seu gineco não te ofereceu outras alternativas? Tem mtos remédios no mercado! Ele tem q te examinar pra saber qual é o melhor pro seu caso!
      Vá a um ginecologista bom, que com certeza vc vai ter a sua solução!

      Boa sorte!

  24. Avatar de Carina

    Bom, também estou neste dilema, se paro ou não paro…Não sinto muita cólicas, mas o meu humor fica péssimo, fico com uma deprê horrível…e também é um saco fica mestruada. Tô pensando seriamente em parar.

  25. Avatar de Catia

    “todos os meses”

  26. Avatar de Pri

    Meninas

    Tudobem?

    Gostaria de saber se alguma de vcs que tomam anticoncepcional sem mestruar , que tomam direto ele, como acham que fica a pele? e o cabelo? melhora ou piora?
    Vou ao Gineco mês que vem, vou conversar com ele, sempre tomei o Diane , tem um bom tempo uns 2 anos, mais de uns 2 meses pra cá , estou sentindo cólicas, muita dor na cabeça, mais queda de cabelo e pele pior…….e tomo ele com pausa sim.

    VC Conhecem Qlaira?

    bjokas meninas

  27. Avatar de Helen

    “CONCLUSÃO: Durante os dois anos de acompanhamento no estudo, não se comprovou nada que interromper a menstruação pode causar algum dano à saúde da mulher.”

    Desculpem, mas 2 anos é um tempo muito breve para se concluir que deixar de menstruar não seja prejudicial. Me espanta demais que algum médico ou cientista tenha dado um parecer conclusivo baseado em estudos de ‘míseros’ 2 anos.

    Na ciência, resultados seguros, só depois de 10 ou 15 anos. E isso depois de testar, testar e testar, observar, observar e observar.

    Não confiaria num médico que me dissesse isso, porque até p’ra quem não é dessa área, por uma questão de lógica, conclui que 2 anos de observação é pouco.

  28. Avatar de Maria Carolina

    Eu sempre tomei pílula (Yasmin) com os 07 dias de pausa. Gostava bastante porque reduzia bastante a oleosidade da pele e do couro cabeludo e evitava a retenção de líquidos. Em julho de 2011, ao fazer um procedimento cirúrgico, tive uma trombose na veia principal do fígado. Acabei tendo que ficar internada por 15 dias por conta dessa complicação, que mais tarde ficou comprovado que foi causada pelos hormônios da pílula. Desde então não posso usar nenhum método contraceptivo a base de hormônios. Portanto, muito cuidado com hormônios. Cada caso é um caso, mas os médicos que me atenderam disseram que o que aconteceu comigo é mais comum do que se imagina, e que hormônios são um veneno.

    1. Avatar de Sandra

      Eu também tomei pílula durante 3 anos e acabei tendo uma hepatite medicamentosa, quase morri. Hoje não posso tomar mais nenhum anticoncepcional, tenho que aguentar a minha TPM. Para tomar um remédio por tanto tempo assim, tem que haver um controle rigoroso.

  29. Avatar de Márcia Leme

    A-do-rei esse post. Estou pra tomar essa decisão.
    Tenho 44 anos, dois filhos e, claro, não tenho a menor intenção de engravidar.
    Meu médico recomendou o implante de progesterona (o Implanon), mas ainda estou em dúvida. Alguém conhece?? Segundo meu médico, ele seria legal por conta da baixa liberação de hormônios e pela praticidade.
    Se alguém tiver colocado esse implante ou souber de alguém que tenha colocado, por favor, me deem sua opinião…

    beijos,

    1. Avatar de Mo

      Olá Márcia!

      Tenho 39 anos, não tenho filhos, por opção minha e do meu marido. Eu já usei implanon pq tenho mta tpm com irritações e dores de cabeças. Usei o implanon por 2 vezes com acompanhamento médico… o primeiro usei o período completo por 3 anos e no início p mim foi uma adaptação um pouco difícil por que, nos 3 primeiros meses fiquei com spotting sem parar, mas minha médica disse que era normal e realmente depois q passou foi ótimo!!! Tanto que coloquei novamente e fiquei um ano e meio, tirei pq queria engravidar, mas logo tb desisti de engravidar e dei um tempo de usar remédios. Depois ela me receitou cerazete que o uso é contínuo tb, mas ele retém muito mais líquido do que o normal, conforme disse minha nova médica. Engordei “apenas” 12kg e estou na luta até hj para emagrecer 🙁 .
      Depois disso, fiquei quase um ano sem tomar nada e agora que voltei, tomo yaz há um mês e ainda não tenho nada a declarar sobre ele. Mas voltando ao implanon…. hoje em dia, minha médica disse que o implanon está tendo mta queixa de engordar, mas nesse caso teria que ver com seu médico pq cada organismo reage diferente. Ah, Já tentei no passado colocar o DIU sem hormônio, mas não ficou 2 dois dias, pq eu senti mta dor (cólica). Afff
      Mta coisa hein! Rsrsrs
      Não sei se ajudei…
      Bjs e boa sorte a todas!

      1. Avatar de Márcia Leme

        Oi, Mo,
        Nossa, sua resposta foi bem completa. Pois é, morro de medo de engordar (já pensou?!) ou ficar com esses spottings por muito tempo.

        Conversei longamente com o meu médico e o que ele diz é que esse tipo de efeito não tem como prever. Eles podem ou não acontecer, e só o uso é que vai determinar quem vai ou não ter algum problema.

        Ele disse que as pacientes dele não têm tido muitos problemas de peso, mas tenho visto muita reclamação por aí.

        Acho que vou esperar mais um pouquinho (rsrs).

        Obrigadíssima pela resposta, viu! Beijo grande,

        Márcia

        1. Avatar de Sirlei

          Oi Marcia, desculpa me intrometer, eu ja nao menstruo ha 8 anos, uso Gynera por indicação do meu gineco, eu tinha anemia e ferritina mto baixa, e olha q sou obesa. Pois bem, o Gynera nao alterou em nada meu peso, se isso puder te ajudar, fiko feliz.
          Bjao

        2. Avatar de Sirlei

          Opssss desculpa, errei o nome do diu rssss é MIRENA, nao gynera, mil desculpas…

          1. Avatar de Márcia Leme

            Oi, Sirlei,
            Pois é, o Mirena tem o mesmo princípio do implante (Implanon), ou seja, uma gradual liberação de progesterona.
            O problema é que não posso usar DIU (tenho o útero bicorno, rsrs).
            Obrigada pela informação. Estou tentada a usar a progesterona…

            beijão,

  30. Avatar de Andrea Cristine

    Acho que cada caso é um caso. Como diz a matéria se você tem problemas sérios por causa da menstruação, está certo procure orientação médica e siga em frente. Agora fazer suspensão da menstruação só por “luxo”, pois tem gente que faz de uma gota, uma verdadeira tempestade. Tenho 42 anos, uso anticoncepcional normalmente (Minian), tenho um pouco de dor de cabeça no perído menstrual, porém nada que me leve ao descontrole ou que não consiga viver normalmente, não penso em suspender, primeiro porque não tenho grana pra colocar implante, depois o uso de pílula sem parar deve ser feito com muito rigor, você não pode esquecer um dia sequer e tomar sempre no mesmo horário, pois do contrário vai ter sangramentos.
    Sou muito tranquila quando a essas coisas, pois acho que existem problemas bem mais sérios pra ficar esquentando a cabeça.

  31. Avatar de Angélica Rodrigues

    TOMO ANTICONCEPCIONAL A 5 ANOS, E NÃO SOFRO COM A MENSTRUAÇÃO. SÓ PARO DE MENSTRUAR QUANDO TENHO QUE VIAJAR, NÃO DÁ PARA PASSAR CARNAVAL MESNTRUADA NÉ. MAS SE EU SOFRESE COM A MENSTRUAÇÃO COM CERTEZA IRIA PARAR, AFINAL TEMOS QUE FAZER O QUE É MELHOR E O QUE NOS FAZ BEM. BJUS E ADOREI A MATÉRIA.

  32. Avatar de Aline

    Eu usava o Depo provera, que era excelente pois uma unica injeção interrompia a menstruação por 3 meses. Mas infelizmente pararam de fabricar. Agora uso pílulas anticoncepcionais sem dar intervalo. Tanto um quanto o outro nunca me apresentaram efeitos colaterais, mas a injeção era muito melhor, pois me livrava do compromisso diário de lembrar de tomar as pílulas. Eu recomendo!

    1. Avatar de Carla Maria

      Aline

      Eu usava a depoprovera há 08 anos e era uma maravilha, pararam de fabricar e eu mudei para contracep, é maravilhosa tb, a dosagem e a substancia ativa é a mesma

      1. Avatar de Aline

        Não consegui encontrar a contracep.. Por isso tive que usar as pílulas mesmo.

  33. Avatar de Rosemary

    Tive o meu único filho aos 37 anos e não pretendia mais engravidar e após 3 meses do parto, coloquei o Mirena (DIU contraceptivo com validade de 5 anos), conforme orientação do meu ginecologista.

    Hoje, aos 45, já estou no segundo Mirena e nunca mais menstruei e me sinto muito bem e tranquila quanto ao método que escolhi. Nem lembro que estou usando o Mirena !

    Faço ultrassons periódicos para saber se está bem posicionado e as consultas anuais com o ginecologista, além dos exames de rotina.

    Antes de engravidar eu tinha um fluxo normal (maior no primeiro dia) e cólicas leves e uma TPM sutil, mas com certeza é mais “confortável” ficar sem menstruar.

    Na minha opinião, tudo que se refere à saúde muda constantemente, ou seja, o que é bom hoje será prejudicial amanhã e assim por diante.

    O jeito é pesquisar, trocar experiências (como estamos fazendo agora) e confiar no médico.

    Desejo que as que ainda estão em dúvida, encontrem o melhor caminho e desfrutem plenamente todas as fases da vida.

  34. Avatar de Aline

    Eu assim como minha xará disse, tb usava a Depo provera, minha opinião é a mesma que a dela, a injeção era muito boa mesmo !!!Realmente é uma pena não fabricarem mais !!

  35. Avatar de Aline

    Olá Carla, como é essa injeção, é mensal ???Eu queria muito achar outro método injetável, pois ficar tomando pilula todo dia, ninguem merece !!

    1. Avatar de Carla Maria

      Aline

      É a mesma coisa da depoprovera, isso é, trimestral, ela tem o mesmo ativo e e quantidade: Acetato de medroxiprogesterona……….150mg, foi dificil achar comprei na drogaria araujo pela internet 05 injeções.

  36. Avatar de Hatsumi

    Gostei do post, gostei mais ainda por perceber que as mulheres que optaram em não menstruar mais o fizeram com orientação médica ( a grande maioria) e vi um comentário de uma pessoa que a irmão não deu certo e por coincidência, ou não, ela não teve essa orientação médica. É sempre muito importante enfatizar que além de ser uma opção ela tem que ser bem orientada pelo médico, pesar os prós e contras etc.
    Agora se a justificativa de não menstruar for religiosa ou ser “natural” acho que para começar nem pílula poderia ser tomada, já que é um artifício para não engravidar, o “natural” seria deixar na mão de Deus não é?

  37. Avatar de Carla Maria

    Menstruar…… tô fora

  38. Avatar de Debora

    Eu parei de menstruar após término do período de amamentação da minha segunda filha e então já quase dois anos que não menstruo, fazendo uso de pílula anticoncepcional direto. Nunca tive nenhum sintoma e nem muito menos escapadas de sangue. Meu fluxo era regular mas intenso e incomodava muito. As cólicas da época da adolescência deram lugar a crises de enxaqueca dois dias antes de vir a menstruação. Com essa solução de não menstruar mais, não tive mais nada disso e aconselho a quem quer parar mesmo, que converse com seu ginecologista, e faça uso do medicamento que melhor lhe atender. Vamos combinar que menstruar é muito chato!

  39. Avatar de Mariana

    Adorei o post. pretendo parar de menstruar… afff é um saco,odeiooo! rsrs

  40. Avatar de Paloma Coelho

    Precisei mudar meu anticoncepcional porque estava sofrendo alguns efeitos colaterais. Minha médica me indicou o Gestinol, que vem com 27 comprimidos em cada cartela (e não com 21, como os demais) e ele deve ser tomado sem interrupções, uma cartela seguida da outra. Desde então, nunca mais tive sangramentos, minha TPM aliviou muito (apesar de, às vezes, me sentir um pouco inchada, mas essa sensação dura apenas um dia). Enfim, estou adorando! Foi a melhor resolução que tomei nos últimos tempos! Super recomendo!!! 😉

  41. Avatar de Sil

    Oiee…
    Meu médico me receitou o Elani 28, para tratar uma anemia, meu fluxo é intenso e menstruo por dias…disse q se eu gostar poderia continuar e nunca mais menstruar por todos esses motivos já citados.
    A questão é, será q esse medicamento é bom mesmo, será q engorda, faz cair cabelo?? Aff
    Tô cheia de duvidas, se alguem conhece esse medicamento, por favor me dê uma luz…
    Ficarei muito muito agradecida e tranquilinha.
    Bjokas

  42. Avatar de Eliene

    Olá pessoal adorei a matéria…
    Já uso esse meio de interromper a menstruação a mais de cinco anos.Vou ao ginecologista a cada seis meses como recomendado.Não sinto absolutamente nada, é muito bom não menstruar, e seguindo as orientações do meu ginecologista posso tomar até a menor pausa. Ou seja se informe e se livre desse aborrecimento.:)

  43. Avatar de Tereza

    a minha médica me orientou a tomar o yasmin 3 meses, dar o intervalo pra menstruar e tomar denovo por 3 meses direto, achei bom, mestruo de 3 em 3 meses, já alivia.

  44. Avatar de Elizabeth

    Eu ja não mestruo a mais de oito anos, apesar que ficou alguns meses sem tomar o remedio, mas torno tomar eu sentia muita dor nas costas e bico do peito dolorido. Mas tomando o remdio não sinto nada e o melhor não engordei nada.

  45. Avatar de Luiza Mendonça

    Só se fosse por motivos sérios, como uma endometriose.
    Agora, parar de menstruar, por comodismo nunca, prefiro
    até passar alguns dias com cólicas, a que no futuro vir
    a ter complicações. Cuidado! mesmo com acompanhamento
    médico, não dá para prever as complicações futuras. bjokas

  46. Avatar de Regina Lúcia Martins

    Então, é unânime que pra cada caso, uma indicação ! Só precisamos observar o seguinte: As pílulas anticoncepcionais fazem uma vasoconstricção, e para quem tem tendências à fatores tromboelíticos, tem que tomar cuidado mesmo!

    Tenho 39 anos, tomo diane 35 (21/7) já tem 3 meses, para regular o ciclo. Quero engravidar e estou em tratamento, mas também tenho que tomar aspirina tamponada para não hipercoagular o sangue. Mesntruo bem menos e me sinto bem, só a libido que diminuiu um pouquinho.Faço dieta com pouco sal e acucar e não abro mão da atividade física regular. Ou seja, não é tão simples assim, ne?
    Mas eu tenho uma amiga com 46 anos que não menstrua com pílula, por causa do mioma e tá muito bem obrigada! bjss

  47. Avatar de Doria Daniela Vargas

    Ola meninas e Celisa.
    Bom, sou da opinião de que interromper a menstruação não eh legal.
    A não ser pra quem sofre muito com ela: os casos de fluxo intenso, desmaios
    cólicas terríveis, anemias etc. Sem falar da TPM não eh!!
    Faço uso do contraceptivo Mercilon Conti, são 28 comprimidos que nunca paro de tomar
    mas fico menstruada igual. Tomo este pois o médico me recomendou para auxilio
    na redução dos sintomas de TPM. Realmente melhorei muito e meu fluxo eh quase nada!!
    Axo que pra quem não tem problemas maiores como eu, que me considero muito FELIZ com minha menstruação não há por que fazer a interrupção.
    Bjoss valeu pelo post.

  48. Avatar de Day

    Boa tarde.

    Super adorei a matéria.

    Abordou um assunto super interessante, que só as mulheres entendem.
    Eu já fiquei sem menstruar por 7 meses mas o motivo foi o tal ovário policistico, mas enfim a sensação de não ter que se preocupar com tudo que nós nos preocupamos nesse período, foi ótima!
    Penso seriamente em optar por não menstruar mais, é um saco, eu fico insuportável com a TPM e até mesmo durante o período menstrual. Não gosto meeeeeeeeesmo.
    Eu tomo anticoncepcional (diclin), mas paro os 7 dias, e é ai que começa meu sofrimento. Cólica, inchaço, enxaqueca (antes eu não tinha, mas agora …. é demais)

    Bom independente de qlqr opinião, que optar por não menstruar mais deve ser com a orientação médica.

    Beijos Meninas 🙂

  49. Avatar de Simone

    Adorei o post, nunca tinha pensado em parar, mais agora……
    Não sofro horrores de ficar de cama e coisa e tal, mais tenho cólicas moderada e inchaço…… Mais penso em falar com meu ginecologista, para tomar remédio para parar por um tempo, afinal ninguém merece, né????

    Beijokas.

  50. Avatar de Jacheline

    Já fiquei sem menstruar por 3 meses, e depois tive sangramento horrível, pensei que estava morrendo…. também engordei uns quilinhos…. hoje não tomo absolutamente nada…. para a TPM faço sessões de massagem e acupuntura, é ótimo… e no mais me sinto enfim lllliiiiiivvrrreeee…..

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva