Para a mulher que gosta de se cuidar

Menstruar ou não menstruar?

Menstruar ou não menstruar?

Esse é um assunto que ainda causa muita polêmica. Há o lado dos que são totalmente contra interromper a menstruação. O que eles alegam? Que menstruar é natural e que se você parar pode fazer mal a sua saúde. Mas afinal existe comprovação científica de que parar de menstruar pode prejudicar a saúde?

Publicidade

O tema dividiu a opinião dos médicos e, pior, confundiu a cabeça das mulheres. A boa notícia é que toda essa controvérsia serviu de estímulo à realização de um estudo científico que testou cada um desses métodos para responder definitivamente se vale a pena parar de menstruar.

Para alguns especialistas, suspender a menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como também seria o melhor tratamento contra anemia, endometriose (inflamação do revestimento interno do útero), mioma (tumor benigno do útero), cólica e tensão pré-menstrual. Até existe certo consenso entre os especialistas quanto ao uso de hormônios para tratar doenças, mas boa parte deles discorda da prescrição para casos de TPM ou apenas pela praticidade de não menstruar mais.

Entre os principais motivos dos que se opõe está o fato de que, com a suspensão da menstruação, perderiam-se duas funções importantes da menstruação: indicar para o organismo que 1) o óvulo não foi fecundado e 2) que está tudo correndo bem com o organismo.  A ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal. Ou seja, ao se interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no nosso temperamento.

Essas questões foram colocadas à prova em um estudo científico do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP). Durante dois anos, foram acompanhadas voluntárias que queriam bloquear a menstruação por sofrer de TPM intensa. O objetivo era verificar o nível de eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado: checar se amenizavam os sintomas, interrompiam mesmo a menstruação e apresentavam efeitos colaterais.

Menstruar ou não menstruar?

Conclusão

Durante os dois anos de acompanhamento no estudo, não se comprovou nada que interromper a menstruação pode causar algum dano à saúde da mulher.

Em relação aos sintomas físicos da TPM (inchaço, cólica e dor de cabeça), o implante de progesterona, que suspende a menstruação por até três anos, apresentou a melhor atuação.

Quanto às pílulas, se você já toma e não tem efeitos colaterais, elas também são eficazes. Porém, muitas mulheres alegaram que a menstruação não foi totalmente interrompida, houve pequenos sangramentos irregulares (chamados pelos ginecologistas de spotting).

Ao interferir nos processos naturais do organismo, todos os medicamentos apresentam vantagens e desvantagens. Inclusive há situações em que a suspensão da menstruação pode até salvar vidas.

Na verdade, cada caso é um caso: você deve fazer o que te faz sentir melhor. Se você menstrua e é feliz, se sente bem, continue menstruando, mas se a menstruação te aborrece, prejudica seu bem-estar, procure auxílio de um médico para fazer o tratamento adequado para você.

252 comentários para “Menstruar ou não menstruar?”

  1. Avatar de Andrea

    Adorei a matéria…eu tomo Cerazette a 10 anos, foi a melhor coisa que fiz, claro que estou tomando por indicação do meu ginecologista.

    1. Avatar de Angela Mota

      Eu tomei cerazetti por 5 anos, por orientação medica e nunca tive nada, hoje só parei porque estou na pre menopausa. mais foi muito bom enquanto durou, não tomem sem consultar seu medico.
      beijos a todas.

    2. Avatar de Fatima

      Tambem ja tomo cerazette a alguns anos, claro com indicação médica, e nao tenho nada a reclamar.

  2. Avatar de Sabrina

    Eu tomo o Elani 28 há 2 anos, e mensatruo a cada 3 meses, é perfeito!!!

    1. Avatar de Lívia

      eu faço a mesma coisa… páro por 3 meses de menstruar, e dou uma “folga” pro organismo!

  3. Avatar de Solange

    Eu tomo o Cerazette e me sinto super bem. Não me agride, não deixa gorda. Começei a tomar faz 4 meses por causa da monstruosa TPM. A única coisa que nos primeiros meses eu tinha o spotting. Agora está td funcionando bem.

  4. Avatar de Gabriela

    Tomo Diane 35 por recomendação medica, tenho cisto no ovario, mas tomo sem interrupçoes, minhas mestruações eram horriveis, mesmo com o remedio eu sentia muita dor e o fluxo era forte, hoje eu nao mestruo e vivo tranquila.

  5. Avatar de Magda

    Tenho 41 anos e não menstruo mais por opção. Por muitos e muitos anos sofri demais com dores de cabeça dois, três dias antes de menstruar, meu fluxo era tão intenso que tinha que usar absorventes noturnos durante o dia, imagine só! Anticoncepcional só em pensar em tomar, já sentia ânsias.Há três anos e descobri que estava com um mioma interno e externo. Sim poderia fazer suma cirurgia e retirar, mas não havia garantia de que não voltariam. Por já ter meu filho, optei pela retirada do útero. Mulheres, minha qualidade de vida melhorou 100%, tanto emocional, quanto sexual, a unica preocupação é q agora camisinha é item indespensável na bolsa, tanto quanto o baton e o delineador. RSRSRSRSRS

  6. Avatar de Eugênia

    Tomo o gestinol 28 a nove anos, me sinto um alivio de não mestruar.

  7. Avatar de Patrícia Mezzomo

    Como fazer com que a interrupção da menstruação por hormônio não baixe a libido?

    1. Avatar de Vanessa Little

      Tomo Gestinol e não baixa a libido não… Ao contrário! Acho q tem certas épocas que ele aumenta! rs A injeção me abaixou a libido totalmente, não tomo mais.

  8. Avatar de Andrea Machado

    BOM NÃO MENSTRUA A DOIS ANOS, DEVIDO A UMA ANEMIA CRÔNICA, O GO. ACHOU MELHOR Q EU TOMASSE INJEÇÃO DE TRÊS EM TRÊS MESES. MAS CONFESSO Q NÃO ME SINTO BEM,ME SINTO INCHADA, MUITOOOOOOOOO NERVOSA, SEI LÁ….ACHO Q O MEU ORGANISMO NÃO SE ADAPTOU A ESTE METODO AINDA, QD EU MENSTRUAVA, TINHA TPM E UM FLUXO SANGUINO MUITO GRANDE, AONDE AGRAVAVA A MINHA ANEMIA….MAS SINTO FALTA DE MESTRUAR, PARECE Q ALIVIA-ME. NÃO SOMOS TODAS IGUAIS, AMEI A MATERIA.

  9. Avatar de Rosangela Santos

    Gostei da matéria por tirar algumas dúvidas…. tenho 44 anos sou casada , porém sem filhos; ainda mestruo e sofro muito de cólicas e tpm é um caus………. mas estou pensando seriamente fazer tratamento para não mestruar já que não se comprova nada de mestruar ou não!!!!!!!!!!!! bjs…

  10. Avatar de Bianca

    Eu não menstruo a quase 3 anos e me sinto muito bem eu tomo contracep um contraceptivo para quem amamenta, indicado pelo ginecologista claro, comecei a tomar quando nasceu minha filha a partir do primeiro mês. Pretendo mudar de anticoncepcional este ano mais vou preferir não continuar a menstruar me acostumei. Adorei a matéria bjs meninas.

  11. Avatar de Angélica

    Optei por não menstruar há mais ou menos uns 11 anos… isso com a orientação médica. E foi muito bom, pois eu sofria muito com a TPM. Agora estou grávida e meu bebê vai nascer em abril. Depois do nascimento do bebê, pretendo voltar a utilizar esse anticoncepcional. As pessoas que tem vontade de seguir esse procedimento devem procurar uma orientação médica, pois não é qualquer anticoncepcional que pode ser tomado para a suspensão da menstruação. Percebo que as pessoas não procuram a correta orientação com os profissionais da área e por isso sofrem com os efeitos dos medicamentos muitas vezes ministrados por conta própria.

    1. Avatar de Vanessa Little

      Exatamente Angélica! As pessoas acham q num blog ou com amigas vão encontrar o remédio ideal…ai ai. TEM QUE IR AO GINECOLOGISTA!!!CADA CASO É UM CASO!!!

      bjinhos pra vc e pro bebê!!!

  12. Avatar de Mirlene

    eu tinha colicas horríveis, mas dep que começei a usar pílula contraceptiva, parou completamente as cólicas, mas não aguento as dores de cabeça, se pudesse eu nao queria menstruar, é ruim demais incomoda

  13. Avatar de Na

    oi pessoas,tudo bem?comecei tomar diane 35 por indicação do ginecologista por ter cistos nos ovários,só que não sabia dos intervalos que deveria ter e tomei direto(10 anos),nisso estava quase parando de menstruar vinha uma coisa preta e como se fosse corrimento…enfim,fui ao ginecologista e ela falou p eu dar um tempo,então resolvi parar de vez(já fazem 1 ano),mas aí o que aconteceu:meu rosto se encheu de acne(estou tratando mas nunca mais foi como antes),estou ficando com varizes(a ginecologista disse q o anticoncepcional poderia piorar isso e meus pais tem)e p finalizar desconfio q vou ter um pouco de dificuldade de engravidar,alguém tem alguma experiencia parecida?obrigada

  14. Avatar de Maria Angelica De Oliveira Valva

    tomo cerazette continuo,comecei essa semana,so tenho medo de egordar podem me ajudar beijossssss

  15. Avatar de Lilian Cristina Da Silva Vieira

    Eu, fiquei um bom tempo sem menstruar,mas quando o meu marido fez vasectomia eu parei os anti concepcionais, foi horrível a TPM fortíssima o fluxo aumentou muito,voltei ao ginecologista , e voltei com com o anti concepcional,estou usando o tamisa 30,está sendo ótimo.

  16. Avatar de Lucieti

    sou a favor a mestruação,faz parte da natureza feminina ,os sintomas fazem parte

    vai chegar o dia que a propria natureza vai cessar a mestruação.

    1. Avatar de Rosiane

      chega ao fim porque termina a faze fértil da mulher;mas e quem ñ quer ter filhos?ou quem já tem e não quer ter mais?(acho q. p/ esses casos,é desnecessário uma vida inteira de incomodo,possíveis constrangimentos e muito sofrimento).

  17. Avatar de Janine Belloni

    Tenho 35 anos, e tomo Gestinol 28 a +-10anos, por indicação do ginecologista, pois desde a primeira menstruação e desmaiava no primeiro dia, ficava na cama e perdia muito sangue, chegando a anemia por varias vezes, ai o Dr. me deu esta opção, começamos com o Cerazzete, mas não interrompeu totalmente o sangramento e o problema continuava a cada sangramento, então o Dr. trocou para Gestinol 28 e desde então nunca mais menstruei e não tive mais problemas, meu ginecologista não aconselha a fazer pausas, portanto nunca parei de tomar, me sinto muito bem, não tenho nenhum problema, nem sensações diferentes. Me sinto muito bem e feliz!!!!!!!!!!!

    1. Avatar de ♥♥ Ana Paula ♥♥

      Eu tb tive mtas anemias por conta da quantidade de sangue q perdia. Nos dias que ficava menstruada, minha pele ficava amarela esverdeada, a boca brancaaaaaa, Ave Maria! Enfim, uma cara de doente de dar até medo. Era mtoooooooooooo sangue, um horror! Minha ferritina chegou a 6 !!! Quando o normal é 80 !!! 😯 Hoje não sei exatamente qt está pois faz tempo q fiz exames, mas vivo c/ as bochechas rosadinhas e os lábios ídem…

  18. Avatar de ♥♥ Ana Paula ♥♥

    Menstruar?!? Deussssssssssssss q me livre!!! rsrs… Bem, cada uma encontra seu caminho, mas faço parte do time do “NÃO MENSTRUAR”. O único cuidado que se deve ter é fazer isso c/ acompanhamento médico pq os métodos não são ideais para todas as mulheres. Eu mesma só pude ter essa opção por terem inventado o Endoceptivo Mirena (certamente algum santo que já deve ter seu lugar garantido no céu!). Uma espécie de DIU, só q libera um tiquinho de hormônio dentro do útero e inibe a formação da camada do endométrio e assim previne não só a gravidez, mas tb doenças como a endometriose, anemia, TPM (Arghhhhhh!!!), cólicas e por aí vai… Não diminui NADA a libido pq a quantidade de hormônio q vai p/ a corrente sanguínea é mto, mto pequena. Além do que, a grande maioria das mulheres param totalmente de menstruar. E as q continuam menstruando, é em quantidade bem reduzida. SÓ QUE tudo isso, se o método for adequado e aceito pelo organismo da paciente! Já vi relatos de mulheres q não se deram c/ ele! Embora isso seja raro acontece sim e, o que também é importante salientar: não é recomendado para mulheres que nunca tiveram filhos, embora eu já tenha lido q dependendo do médico e das condições da paciente, pode haver alguma exceção.

    Eu tinha menstruação intensa q durava 8 dias, um infernooooooo! Minha barriga inchava tanto q ficava parecendo uma grávida de 4 meses (e olha que sempre tive barriga retinha!!!). Uma cólica insuportável que quase nenhum remédio dava jeito. TPM então me deixava tão irritada que até o canto de um passarinho me tirava a paciência. Ainda tinham as chatasssssss das espinhas! Hoje tudo isso passou, me sinto nas nuvens!

    Ah, só tem mais uma coisinha: se fosse para eu interromper a menstruação c/ pílulas ou injeções jamais poderia fazer isso! Tenho má circulação e o médico proibiu totalmente pq quem tem esse problema não pode com esses medicamentos, tem risco grande de desenvolver trombose, além das dores insuportáveis que dá nas pernas (sei pq tomei por alguns períodos antes de saber da minha real condição de saúde nesse sentido). Então, mais uma vez: Bendito seja o Santo inventor do Mirena, AMÉM!!!

  19. Avatar de Patricia Lombardi

    sou a favor de parar de menstruar. Fico feliz que muitas mulheres tem a mesma opinião e já tomarão as rédeas de seu corpo e já optaram de pararem de menstruar,mas o meu maior medo é de engordar.Por favor alguém , poderia me indicar qual é o melhor método, e tb o nome do anti-concepcional mais indicado para mim ,pois tenho hipertenção e diabetes.Gostaria muito de opiniões de pessoas que tem a mesma condição que eu. Mas quero deixar já esclarecido que tb conversarei com minha ginecologista. Eu só estou querendo mais opiniões .Alguém pode me ajudar ?

  20. Avatar de Malu Martins Vieira Lozano

    OLA MENINAS É COMPLICADO NÉ ADOREI A MATERIA POREM SE EU NÃO MESTRUAR FICO COM PELE HORRIVEL ESPINHAS CRAVOS ETC… E UM PROCESSO NATURAL SOFRIDO MAS QUEM DISSE QUE SER MULHER ERA FACIL NÉ! AFINAL QUANDO MESTRUAMOS DE UMA MANEIRA GROSSEIRA ESTAMOS JOGANDO PRA FORA DO ORGANISMO UMA PARTE DE NOS QUE JA MORREU VAMOS DIZER ASSIM E MANTER ISSO NO ORGANISMO E COMO FICAR REAPROVEITANDO UMA COISA NO CASO O SANGRAMENTO, UMA COISA QUE SO VAI FAZER MAL OBRIGADA BJS CECI

    1. Avatar de Rosiane

      olha ñ sei em que está respaldada sua afirmação;afinal, a menstruação acontece p/ que ocorra uma possível gravidez,e tem um periodo de validade.quando a gravidez ñ acontece,o óvulo fica com a validade vencida,é descartado e com ele todo o sangue,que serviria p/ a formação do feto.a função do armazenamento de sangue é exclusivo à gravidez;o que libera os radicais livres(impurezas que causam doenças),é ter uma ótima alimentação,atividade física adequada,sorrir muito,(o que geralmente na maioria dos casos,é impossível nos dias da menstruação);agora,se muitos acham que “o curso natural do organismo é o correto”,então eu também ñ vejo sentido nos anticoncepcionais;afinal “natural”é que se engravide uma vez a cada ano!já pensou???!e nada é reaproveitável quando ñ se usou.(se ñ houve armazenamento,ñ há o que se jogar p/ fora).amo assistir o doutor José Bento;com suas declaraçoes sempre a favor do bem estar da mulher,que convenhamos:já tem sofrimento suficiente na vida.além do mais,nós já intervimos no curso natural do organismo,c/ os anticoncepcionais,por que ñ intervir na menstruação q. na maioria das mulheres causa tanto desconforto e até prejuízo nos relacionamentos,e na carreira já que o rendimento ñ tem a mesma qualidade?!bjos a todas, e que todas encontrem o melhor caminho p/ cada uma,do bem estar!!!!!

  21. Avatar de Luiza Mendonça

    Quando deixamos de menstruar, é por quê, não ovulamos e sendo assim, não
    há a camada que se forma nas paredes do útero, para ser eliminada, então
    não há nada retido no nosso organismo.O perigo, está em alterar nosso meta-
    bolismo, inibindo a ovulação. Principalmente, se fumar e ter problemas circulatórios.

    1. Avatar de Carla Maria

      Nossa

      Luiza vc foi demais na sua explicação, tava pensando nisso mas não conseguia me expressar.
      Nota 10

  22. Avatar de Silvia Paiva

    Oii gatas!!! tomei o diane 35 algum tempo, mas fiquei com mtas espinhas, pedi para a ginecologista mudar, ela me indicou selene.Estou me dando mt bem, as espinhas deram um tempo.Particularmente ñ acho legal ficar sem mestruar,isso é da natureza feminina.Nunca me senti mal por isso.Bjos!!

  23. Avatar de Fabiola

    comecei a tomar o cerasete,pois já estou com endometriose e preciso interromper a mestruação.Mas desde de já estou adorando o fato de não mais sentir aqueles incomodos de too mês.Ahhh! a matéria está um espetáculo.

    beijos.

  24. Avatar de Jessika

    EU SOU TOTALMENTE A FAVOR MENSTRUAR MÊS A MÊS (É ALGO SUPORTÁVEL)
    É UMA FUNÇÃO NORMAL NO ORGANISMO DA MULHER
    ESSA ”LIMPEZA” TEM QUE SER FEITA, SE NÃO NÃO MESTRUARÍAMOS

    ACREDITO QUE A INTERRUPIÇÃO ACABA DE ALGUMA FORMA PREJUDICANDO
    E O QUE ACONTECE COM ESSA SUJEIRA?, PRA ONDE VAI?

    PRECISAMOS DESSA FUNÇÃO, ACHO QUE NÃO DEVEMOS MECHER NO QUE NOS FOI DADO POR NATUREZA
    POIS O CORPO RESPONDE SE FIZER AO CONTRÁRIO

    1. Avatar de Vanessa Little

      Procure um ginecologista q vc verá que a “sujeira” não vai pra lugar nenhum simplesmente pq não é produzida.

      Tem tantas coisas q graças à ciência descobrimos q podemos fazer de melhor e dar uma ajuda pra natureza…

      1. Avatar de Haline Barroso

        Concordo 🙂

    2. Avatar de Mariah

      JÉSSICA , QUERIDA VOCÊ NUNCA ESTUDOU SOBRE O APARELHO REPRODUTOR FEMININO????
      FALTOU A ESSA AULA???
      A MENSTRUAÇÃO É RESULTADO DE UM OVULO NÃO FECUNDADO, SE VOCÊ NÃO PRETENDE ENGRAVIDAR, PORQUE OVULAR? VÁ PROCURAR UM GINECOLOGISTA , PARA EXPLICAR COMO FUNCIONA O SEU CORPO!!
      ALIÁS É UM ABSURDO EM PLENO SÉCULO 21 , UMA MULHER NÃO SABER , COMO FUNCIONA O PRÓPRIO CORPO!!!!!

  25. Avatar de Patrícia

    Gostei da matéria.
    Eu não mestruo naturalmente, pois tenho sindrome dos ovários polissínticos, para menstruar preciso tomar anticoncepcional.

  26. Avatar de Débora

    Muito boa a matéria, e os comentários das leitoras também tiram muitas dúvidas que temos.

    Eu uso a pilula anticoncepcional, mas menstruo normalmente. Acho realmente a menstruação um saco, muito chato, mas opto por deixar fluir normalmente.

  27. Avatar de Luiza Mendonça

    Jessika,
    O útero se prepara mensalmente para receber um óvulo fecundado, então
    forma-se uma camada espessa, com os nutrientes para seu desenvolvimento,
    e quando, não há a fecundação, esta camada se desprende e é eliminada (mens-
    truação). Quando inibimos a ovulação (com anticoncepcionais), não há esta camada,
    portanto, não menstruamos. Os hormônios além de regularem o ciclo menstrual, atuam
    também na regulação do colesterol, por isso que, quando entramos na menopausa,
    ficamos mais suscetível a doenças cardiovasculares, passamos a ter os mesmos
    riscos que os homens.

  28. Avatar de Débora Melo

    Tomo cerazzete a 2 anos é ótimo o ginecologista que me passou
    è o maior alívio qure pode existir!!!!!!!!!!!!!!não pretendo menstuar tão cedo.

  29. Avatar de Ana Claudia

    ola meninas ,eu tomo cerazetti ja faz7anos nunca senti nada pois tenho que bloquiar pq tenho endometrioze,eu pensei ate em botar o implante mais como deu certo eu acho melhor nao mexer ps adoro ficar sem mestruar ,e´a parte do tratamento que eu mais gosto,beijocas

  30. Avatar de Cristianne

    Ola..meninas…
    Acho a mesntruação muito feminina!!!!
    Coisa de mulher mesmo!!!!
    É um momento só nosso!
    um bju

  31. Avatar de Lorena Leal

    adorei a materia sou do time naooo.mestruaçao a 5 anos e me sinto otima sofrimento por tpm numca meu medico faz acompanhamento mas estou feliz com a escolha que fiz faça vc a sua bjs

  32. Avatar de Marcelia Renata

    eu tomo a injeção noregyna ela e a generica da nissigyna ela e mensal e dada aqui no posto de saude aqui pertinho da minha casa. tenho lá minha ficha e todo mes levo aquela picadinha chata kkk, só que faz tres anos que tomo e não menstruo ha esse tres anos. só que achei estranho no começo ficar sem menstruar voltei a medica que me receitou, e ela falou que era normal que dependia do organismo de cada mulher. não sinto nada e nem falta de menstruar, só o que me incomoda são as marquinhas que ela deixa em meu bumbum umas picadinhas escuras, e alguns vizinhos chatos que ficam enchendo meu saco dizendo que isso faz mal porque menstruação e saude e que quando eu parar eu nunca vou conseguir engravidar. bjs a todas

  33. Avatar de Joelma

    felizmente não tenho nem um problema com a minha menstruação tranquila o fluxo e pouco tem vez que dura 3 dias as vezes sinto um pouco de cólica mais da para aturar
    bjuss

  34. Avatar de Adriana Prado

    Na minha opinião, a decisão de menstruar ou não deve ser pensada por mulheres que tem distúrbios como TPM incontrolável, fluxo sanguíneo exagerado ou alguma doença. Caso contrário, prefiro permitir que a natureza do corpo predomine.

    Acredito que tudo que é de Deus é perfeito. Se fomos feitas assim, assim deve ser.

    Beijo

    1. Avatar de Carla Maria

      Se for seguir o q Deus quer estamos ferradas:

      Teremos 150 filhos
      Não usaremos filtro solar, ficaremos velhas aos 25
      Nosso cabelo sem cuidados ficará como a vassoura lá de casa
      Meu rosto terá mais manchas que o rio tiête

      Chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      1. Avatar de Adriana Prado

        Carla!

        Calma aí, amiga! Rsrss Deus não quer ninguém descuidado, pelo contrário, precisamos é cuidar muito do nosso corpo e saúde que Ele nos deu.

        Bem, não vamos misturar as coisas.

        Beijo

        1. Avatar de Carla Maria

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          bjs Adriana

          1. Avatar de Vanessa Little

            ADOREI, Carla! hauhauahuahua
            Querem deixar a natureza agir? Então tenham 100 filhos! Quero ver! ahuahuahau
            Beijão

      2. Avatar de Rosiane

        já que falaram em DEUS,ELE não quis sofrimento;é consequencia da desobediencia;agora o homem tem que inventar maneiras de atenuar as consequencias.(p/ quem acredita em DEUS é claro).

    2. Avatar de Rosiane

      fomos feitos nus, por que temos que usar roupas?será q. o “naturalismo” é o modo certo de se viver?!!!!!

  35. Avatar de Tais

    EU SOU A DAS QUE PREFEREM QUE AMENSTRUACAO VEIA NORMAL SEM TRANCAR POIS ISSO PODE OCASIONAR NUMA HEMORRAGIA TRABALHO A ANOS EM UM HOSPITAL E O QUE EU MAIS VEJO E GURIAS E MULHERES VOLTANDO AO HOSPITAL POR TER TOMADO DIRETO O ANTICONCEPCIONAL SABE NO QUE OCASIONOU NUMA GRAVIDEZ PRATICAMENTE E SEMPRE INDESEJADA MAS ISSO NAO VEM AO CASO POIS MESMO FALANDO ISSO SEI QUE VAO CONTINUAR COM SUA OPINIAO.MAS ALGUEM DAI JA FEZ A TROCA DE ANTICONCEPCIONAL E ENGRAVIDOU AI POR A DOSAGEM SER MENOR???????????????????AGRADECO ..

    1. Avatar de Vanessa Little

      Tais, DE NOVO menina!!!

      Vc não tá grávida! tira isso da sua cabeça. Mas vamos a outra coisa:

      1- Use camisinha também, pra te livrar daquelas doenças que já falei (DSTs)

      2- Vá ao Ginecologista

      3- Anticoncepcional orientado e acompanhado por ginecologista não causa hemorragia. O que pode acontecer é gente q toma sem rpescrição e acha que é só tomar direto QUALQUER PIRULA que não vai mesntruar e vai ficar tudo bem

      Não é assim! Os que suspendem a menstruação são diferentes!

      E tira isso da sua cabeça. Vc não tá grávida.

      E se vc tomou a outra cartela (diane) exatamente no dia q vc deveria ter tomado a outra (microvilar), fez tudo direitinho. Só não esquece de tomar todo dia!

      bjs

  36. Avatar de Silvia

    Muito boa matéria.
    Tomo Cerazette à 6 anos, claro por indicação médica. Tenho endometriose e quando menstruava sofria com cólicas, muitas dores, fluxo intenso sem falar na TPM. Desde q interrompi a menstruação minha vida mudou pra melhor, não quero mais pensar em menstruar, somente se optar pela gravidez …

  37. Avatar de Ana

    eu nao sei o dia q mestruo

  38. Avatar de Ana

    min ajuda eu tenho vergonha de pergunta a minha mae

  39. Avatar de Karol Lc

    Na minha cesarea foi constatado que tenho endometriose, e anteriormente ja sabia que tinha ovarios pols., minha medica me passou cerazette o que diminui minha producao de leite! Fiquei desesperada e parei, agora que meu bebe desistiu do peito com oito meses voltei a medica, vou fazer novos exames e voltar a tomar esses medicamentos e confesso que tenho muito medo de engordar ja que eliminei todo o peso da gravidez com mto esforco! Algum conselho?

  40. Avatar de Samira Málek

    tomo gestinol 28 a 3 meses, no inicio retive um pouco de liquido mas hoje me sinto muito bem sem a menstruação que tanto acaba comigo, sou outra pessoa muito mais feliz, tenho 34 anos e pretendo engravidar até o fim o ano, com certeza depois retornarei a usa-lo.

  41. Avatar de Samira Málek

    meu médico optou pelo bloqueio da menstruação, pois já tive endometriose, pertdi uma gestação de 5 meses, e fiquei por uns longos meses com hemorragia entre idas e vindas, tratei da endometriose por 1 ano e meio, depois voltei a menstruar com fortes cólicas, TPMs emuito fluxo sanguineo sem contar a forte enxaqueca. Hoje sou realmente feliz sem a menstruação. Mas se eu não tivesse tantos problemas com toda a alegria do mundo eu gostaria de estar menstruando, afinal é o ciclo da vida, porém quando é saudável …

  42. Avatar de Vanessa Little

    Eu tomo Gestinol 28 há 5 anos, mas lógico, por indicação médica e com acompanhamento de 6 em 6 meses! Eu tenho uma endometriose difícil de operar e depois de exames viram que com o remédio ela estacionou. Sem o remédio eu sofria muito durante a menstruação, muitas dores, minha anemia congênita aumentava, passava mal a ponto de desmaiar e cólicas horríveis.

    Tudo isso passou, mas agora tenho uma enxaqueca péssima e spottings. Bem, a médica chegou a perguntar o q eu preferia… AFF

    Eu vou ver outro ginecologista pra saber se existe algo melhor pro meu caso. Mas por enquanto eu prefiro a enxaqueca que aumentar a endometriose e eu ficar desmaiando.

    Mas SEMPRE com orientação médica. É mto perigoso.

    Ah, para quem retem líquidos, como eu, faça drenagem linfática, ajuda bastante.

    1. Avatar de Jéssica

      Olá, tenho 17 anos e eu tomo Elani 28 há 7 meses, não menstruo pois eu tinha cólicas horríveis de não conseguir levantar da cama, fluxo muito intenso e tem casos na minha família de endometriose, por isso optei por não menstruar, fui na ginecologista e ela me indicou este anticoncepcional.

      Hoje eu estou super feliz, tive uns escapes, mas nunca mais tive cólicas, minha pele ficou linda e não engordei nadinha!

  43. Avatar de Tina Melo

    Adorei a matéria!

    Tomo Elani 28 há dois anos por orientação médica e me sinto muito bem. Sou super adepta à não menstruar.

    Para as meninas que ainda estão com dúvidas, tem um site bem legal que pode ajudá-las, é o http://www.vivasemmenstruar.com.br

    O site é ótimo, mas é indispensável ir ao Ginecologista para fazer a troca da pílula.

    1. Avatar de Jéssica

      Concordo! Estou tomando Elani 28 também há 7 meses, e não pretendo mudar. Me sinto ótima! 🙂

  44. Avatar de Val

    adorei a ideia de ñ menstruar,se livrar deste incomodo e tudo o que eu quero.

  45. Avatar de Gleiciane Nobre

    GENTE! menstruar pra mim é saúde pode até ser chato mas depois que passa faz super bem!!! acho q faz parte da vida da mulher!!!

  46. Avatar de Liz Marie

    Que tema ótimo e polêmico para alguns-meu caso,tenho uma menstruação muito difícil,dolorida,tpm,muito fluxo,sofrida….Coloquei implante para parar de menstruar-vida adulta,trabalho….resumo da ópera:no primeiro mês,ok beleza oitava maravilha,depois um pesadelo-engordei,minha pele acabou(surgiu uma espécie de cravos na zona t,para quem cuida e tem uma pele perfeita,é o fim do mundo),queda de cabelo acentuada.Voltei na minha ginecologista e falei minha tira isso!O implante- deixar de menstruar,é uma menopausa forçada,até calores eu senti e recuperar o meu peso,minha auto-estima,é dificil,mas superei estou bem,com o meu fluxo,cólicas e minhas fraldas(chamo os absorventes noturnos de fraldas,uso de dia e de noite,me sinto mais segura).Enfim,foi uma experiência péssima,porque a progesterona que manda no organismo,desregula tudo-Os posts que li,concordo assino embaixo,sempre com acompanhamento médico ginecologista.No me caso,entrei chorando no consultório da minha santa Dermato,que me explicou tudo em relação a minha pele,tive que mudar meus dermos,isso já tem 1 ano e meio e agora estou voltando a ter a minha pele de volta,é como foi citado cada é um caso.

    1. Avatar de Jéssica

      Olá Liz, minha menstruação também era assim, eu, porém estou tomando Elani 28, não sofri nenhum desses sintomas, talvez seja porque você pôs o implante.
      No meu caso a minha pele ficou linda, sequinha e sem nenhuma espinha ou cravo.
      beijos

  47. Avatar de Tamara

    transei a 1 mes tive alguns sintomas de gravides porem a minha mens truaçao desceu.
    agora estou confusa o qwe devo fazer ? tenho 19 anos ,por favor me ajude.
    ass:tamara.

  48. Avatar de Incoginta

    creio que tem que se pensar muito bem nisso,e nao sai por aí como maria vai com as outras e ir só tomando ,menstruar é um saco porem ,essencial … ofato de muitos dizerem que nao faz mal interromper a menstruaçao ainda é questionavel ,será mesmo??..afinal se houver afirmaçao concreta de nao ser recomendavel a interropçao da mesma imagine o prejuizo na industria desses medicamntos usados para este fim,,,,

  49. Avatar de Bruna

    Agrade so ao meu ginecologista que me salvou da TPM pois ja não menstruo a um ano
    e isso é maravilhoso posso ir para a praia sem ter medo de menstruar ,viajar,dançar e trabalhar sem medo de ter aquela surprezinha desagradavel em um deses lugares Parabens para quem optou para de menstruar;)

  50. Avatar de Marcia

    Olá meninas… eu tomei durante algum tempo um sem indicação médica… pq sempre sofri muuuuito com minha menstrução (náuseas, cólicas (não..mini-partos), dores de cabeça, irritação extrema… até que minha médica me indicou gestinol 28, depois disso fui pro contracep… porém minha libido caiu lá no pé com gestinol 28 e contracep, além de ter “secura vaginal”. Coisas que minha médica disse que ocorrem com contraceptivos de uso contínuo…. Alguem sofre com isso tbm?? Se sim o que faz ou fez pra melhorar?? Preciso saber antes que eu fique sem marido…rsrsrs..
    beijos a todas

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva