Para a mulher que gosta de se cuidar

Menstruar ou não menstruar?

Menstruar ou não menstruar?

Esse é um assunto que ainda causa muita polêmica. Há o lado dos que são totalmente contra interromper a menstruação. O que eles alegam? Que menstruar é natural e que se você parar pode fazer mal a sua saúde. Mas afinal existe comprovação científica de que parar de menstruar pode prejudicar a saúde?

Publicidade

O tema dividiu a opinião dos médicos e, pior, confundiu a cabeça das mulheres. A boa notícia é que toda essa controvérsia serviu de estímulo à realização de um estudo científico que testou cada um desses métodos para responder definitivamente se vale a pena parar de menstruar.

Para alguns especialistas, suspender a menstruação não só livra a mulher de um incômodo mensal como também seria o melhor tratamento contra anemia, endometriose (inflamação do revestimento interno do útero), mioma (tumor benigno do útero), cólica e tensão pré-menstrual. Até existe certo consenso entre os especialistas quanto ao uso de hormônios para tratar doenças, mas boa parte deles discorda da prescrição para casos de TPM ou apenas pela praticidade de não menstruar mais.

Entre os principais motivos dos que se opõe está o fato de que, com a suspensão da menstruação, perderiam-se duas funções importantes da menstruação: indicar para o organismo que 1) o óvulo não foi fecundado e 2) que está tudo correndo bem com o organismo.  A ausência do sangramento regular pode indicar, por exemplo, problemas nas glândulas tireoide e suprarrenal. Ou seja, ao se interromper a menstruação, a harmonia desse ciclo ficaria comprometida, interferindo até no nosso temperamento.

Essas questões foram colocadas à prova em um estudo científico do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Universidade de São Paulo (USP). Durante dois anos, foram acompanhadas voluntárias que queriam bloquear a menstruação por sofrer de TPM intensa. O objetivo era verificar o nível de eficácia dos medicamentos disponíveis no mercado: checar se amenizavam os sintomas, interrompiam mesmo a menstruação e apresentavam efeitos colaterais.

Menstruar ou não menstruar?

Conclusão

Durante os dois anos de acompanhamento no estudo, não se comprovou nada que interromper a menstruação pode causar algum dano à saúde da mulher.

Em relação aos sintomas físicos da TPM (inchaço, cólica e dor de cabeça), o implante de progesterona, que suspende a menstruação por até três anos, apresentou a melhor atuação.

Quanto às pílulas, se você já toma e não tem efeitos colaterais, elas também são eficazes. Porém, muitas mulheres alegaram que a menstruação não foi totalmente interrompida, houve pequenos sangramentos irregulares (chamados pelos ginecologistas de spotting).

Ao interferir nos processos naturais do organismo, todos os medicamentos apresentam vantagens e desvantagens. Inclusive há situações em que a suspensão da menstruação pode até salvar vidas.

Na verdade, cada caso é um caso: você deve fazer o que te faz sentir melhor. Se você menstrua e é feliz, se sente bem, continue menstruando, mas se a menstruação te aborrece, prejudica seu bem-estar, procure auxílio de um médico para fazer o tratamento adequado para você.

258 comentários para “Menstruar ou não menstruar?”

  1. Avatar de Eli

    Boa tarde

    Tomo o gestinol 28 a quase quatro anos, por recomendação médica, para tratamento de enxaqueca, era só menstruar e a enxaqueca vinha, isso começou depois dos 30 anos. Depois de vários tratamento e muito remédio, minha neurologista disse que só iria melhorar interrompendo a menstrução e que meu ginicologista iria receitar a pílula certa e foi o que ele fez. troquei a gracial que tbém gostava pela gestinol 28, amei ficar sem menstruar não sinto nenhum desconforto nem mesmo aumento de peso, é indiferente para mim. Além de tudo… deve fazer uns dois anos que não tenho enxaqueca, só quem tem e precisa ir para o hospital sabe o que é isso…Tive que mudar de ginicologista por motivo do convênio e tive a mesma informação, para que eu não parasse de tomar ja que estava me fazendo bem.
    Hoje tenho 40 anos e pretendo continuar assim até chegar a menopausa…
    Quem tem algum problema como enxaqueca, cólicas e tpm, vale a pena consultar o ginicologista, para esclarecer as dúvidas, mas nuca tomar sem conhecimento do mesmo…

    1. Avatar de Baby

      tomo gestinol há 6 meses, e tive relação sem proteção e logo em seguida tomei a pírula do dia seguinte, será que teria precisão? até agora minha menstruação não desceu.. o que deve ta acontecendo?

      1. Avatar de Thais

        Eu tambem toma gestinol vai fazer 1mês qui minha mestruação não desce.

    2. Avatar de Elvira

      Tenho 50 anos, menstruo mensalmente, mas com um fluxo saguíneo maior, tenho TPM, enjoo, pressão nos seios, dor de cabeça, irritação, o médico me passou Gestinol 28 e disse parar depois de 3 meses parei, fiquei mais tres meses sem menstruar. Depois disso voltei a menstruar descontrolado e com um fruxo maior ainda, fique made um ano sem procurar ginecologista, agora a Ginecologista me passou MICRONOR- noretisterona, mas estou com medo de tomar, prq eu faço uso de CARBAMAZEPINA e CLOMIPRAMINA e CLONAZEPAN,prq/ tive psicose purperal no meu último parto com 36 anos: mas desde criança da idade q/ eu me lembro, eu ja tinha ansiedade e depressão, mas só fui entender isso c/ 36 anos. Até Julho de 2014 comí o pão q/ o Diabo amassou, cuspil, e pisou em cima… porque nesta data comessei o tratamento adequado,com os remédios ja citado, mas continuo com medo de tomar o micronor , me ajudem o q/ faço???? 😉

  2. Avatar de Tidéia

    Eli, tomo o Gestinol 28 há 3 meses e há 15 dias estou com o tal de spotting, já tô ficando irritada com esta sujeirinha todo santo dia. Vc teve este sangramento no início? Semana que vem começarei outra cartela e se não parar até terminá-la, acho que vou desistir. Eu comecei a tomá-lo justamente para parar de sangrar, mas prefiro sangrar 3 dias por mês, que ficar todo dia com esta coisinha chata e mau cheirosa. Obrigada!

  3. Avatar de Beatriz Ohanna Do Rosário Almeida

    Eu quero saber por que sempre q estou de tpm no primeiro dia fico com muita cólica q até fico pálida.

  4. Avatar de Nilce

    Nossa eu tbm to tendo esse tal d spotting tudo depois da gravidez eu comecei a tomar tamizza 30 voltei a menstruar meu leite interrompia todo mes quando chegava a hora da menstruação ai a ginecologista me passou cerazzete mais o que aconteceu foi o spoting bom eu quero mesmo é parar d tomar anticoncepcional não da certo p/mim todos q tomo me emagrece me deixa magra palito não sei o que fazer???

    1. Avatar de Tidéia

      O tal spotting durou mais uns 4 dias ainda e depois parou! Uffa que alívio! Continuo tomando o Gestinol, tirando o sangramentozinho estou satisfeita, vamos ver se não vai me causar mais transtornos…rs

      Eu adoraria não ter que tomar anticoncepcional, mas meu organismo pira, no meu caso não é nem para evitar gravidez pq estou sozinha há anos, o problema é que fico péssima, tudo desregula, a pele fica horrível, fico inchada, surto de TPM, cólica, etc… fora que lí por ai que traz mtos benefícios, evita doenças e tal, por isso serei dependente desta “droga” até qdo for necessário…

      1. Avatar de Rosana Franco De Oliveira

        Eu estou tomando gestinol a 3 meses e depois da 2 cartela começou o tal de spotting e colica,o medico pediu para continuar vamos ver se vai para espero que sim pois no meu caso tenho mioma e a mestruação é irregular.Se não der certo o medico acha melhor opera e se livra do sofrimento mas como não tenho filhos e pretendo fica dificil essa decisão mas espero em Deus

  5. Avatar de Luciana Moura

    Gente como o post diz cada caso é um caso. No meu foi uma das melhores coisa que eu fiz, todo mes era quase uma emorragia de tanto …, enxaqueca, mal estar horrivel, assim como a Eli muitas vezes iria para no hospital. Quando descobri o Cerazzet, ele não tem pausa, nos tres primeiros meses tive spotting, mas agora depois de 6 mese não tenho sangramento nenhum. Como eu disse no meu caso foi ótimo, maravilhoso. Já tenho um filho e não pretendo ter outro tão cedo. Logo não preciso ficar sofrendo todo mes.

  6. Avatar de Dani

    Meninas qual o melhor anticoncepcional p pele oleosa e cabelos?

    1. Avatar de Bia

      O Diane 35 é bem indicado, mas o melhor é você ir ao ginecologista que ele vai te indicar o correto.

  7. Avatar de Michele

    pílula me dava varize e melasma.Diu de cobre me dava hemorragia.Implanom eu coloquei e engordei 15 kg e até hj meus hormônios estão descontrolados.Minha próxima tentativa é o Mirena,ja consegui de graça pelo plano de saúde(agora é obrigatório) e pretendo colocá-lo na próxima menstruação.Quero interromper a menstruação,ficar livre do inchaço,da dor de cabeça,das oscilações de apetite e humor,do peito explodindo e doendo,não vejo a hora de colocar.Só não quero engordar,aí eu morro rs

    1. Avatar de Dani

      Mirena é pilula?
      è bom p pele oleosa?
      bj

      1. Avatar de Beh

        Mirena é um DIU muito bom,na verdade a ginecologista da minha filha disse que é o melhor,é mais caro mas vale a pena.

  8. Avatar de Vera

    tenho endrometriose e sangro muito quero tomar remedio pra para de menstruar

    1. Avatar de Kátia

      Tbm tenho a mesma coisa Vera.O meu médico me indicou continuar a tomar pílula,por exemplo Tâmisa 30,ou colocar Mirena,um tipo de DIU muito bom que não engorda,e nem tpm,aqueles problemas que toda mulher não gosta. Procure um tbm!

    2. Avatar de Bia

      O tamisa 30 sem parar com 28 comprimidos é indicado para parar de menstruar mas você deve ir ao ginecologista para ser avaliada e ele te receitará o certo para você.

  9. Avatar de Luzia Caldas

    Tomo cerazette a oito anos, não tenho mais tpm, nem cólicas e nem enxaqueca. Sinto-me super bem. Já passei por muitos vexames pelo volume de sangue, que por maior que fosse o absorvente eu tinha que ficar atenta para não “vazar”. Isso me deixava insegura e dificultava até trabalhar.Tenho pena é da minha filhinha de 10 anos que acabou de ficar menstruada e nada posso fazer.

  10. Avatar de Gislaine

    eu quero saber quantos dias eu tenho que ficar sem tomar o gestinol antes de comesar uma nova cartela?pq ja estou tomando o gestinol a tres meses mas agora estou tendo sangramento mesmo tomando ele todos os dias.

    1. Avatar de Tideia

      Gislaine,
      O Gestinol é de uso contínuo, não tem pausa. Eu desisti após experimentar por 6 meses e sangrar vários dias.

  11. Avatar de Jéssica

    Para vc Gislaine..

    Enquanto houver sangramento vc tem que parar de tomar a pílula, e só voltar a fazer uso quando o sangramento cessar.

  12. Avatar de Jéssica

    Meninas, cada organismo reage de uma forma.
    Não adianta procurar informações de quem faz uso de tal medicamento, pq a reação será diferente em cada uma de vcs.
    O ideal é procurar um especialista na área e esclarecer o que está acontecendo e ele sim saberá indicar o melhor tratamento.

  13. Avatar de Luciana Araujo

    Meninas depois q minha filha nasceu de cesária minha médica me passou cerazzet estou tomando a 9 meses e minha pele tá uma merda mto oleosa e com muita acne mais por outro lado eu não mestruo e nem sinto nada de dor ou coisa parecida e emagreci muito com isso resta seber se foi com a pilula ou com a amamentação to pra sumir do mapa…kkk

  14. Avatar de Suelen

    Tomo o Cerazzete a mais de 3 meses nunca senti nada nunca tive esse tal de Spoting me sinto super bem em não ter tpm, a minha era irregular toda vez de descer era aquela coliquinha enjuadinha no pé da barriga sem contar quantas vezes já vazou na minha roupa era um desconforto na escola,no trabalho até mesmo em casa isso me atrapalhava até na hora de ir ao banheiro (não vazias minhas necessidades direitos) estou super feliz com o Cerazzete cada um tem sua opinião própria mais eu acho que se imterromper a menstruação fizesse mal era proibido esses metodos para não menstruar alias nem tinham inventado.

  15. Avatar de Rosangela

    EU TOMEI A NOREGYNA DURATE UM ANO AGORA PAREI QUERO ENGRAVIDA MAIS NAO CONSSIGO JA FAIS TRES MEIS QUEN TO TENTANDO I NADA

  16. Avatar de Alessandra

    Eu tomava yaz mas mesmo assim meu sangramento era de parar no hospital td mes e passava muito c colicas e ate vomito. Meu ginicologista mudou para o gestinol mas estou c medo de tomar ele nunca fiquei sem mestruar sera que vai aliviar minha vida ou nao por ter alguns casos mencionados em sangrar varios dias.u

  17. Avatar de Sara Luiza

    Eu tomo o getinol 28 há um ano e agora quero engravidar sera que consigo normalmente ou enfrentarei problemas???

    Obrigada.

    1. Avatar de Má

      Sim com certeza fiz uso do Gestinol 28 a 9 anos seguidos parei fazem dois anos fiquei 3 meses sem tomar porque queria engravidar, engravidei tenho uma filha de 11 meses. não á problema nenhum pramim foi a melhor coisa da dminha vida pois sofria muito quando menstruava, pois tenho ovario policistico e sentia muita cólica.

      1. Avatar de Kany

        Boa noite, Má!

        Minha médica me receitou o anticoncepcional Gestinol 28 e estou com um pouco de medo de tomar, pois li vários comentários dizendo que ele engorda. Pode me dizer se isso ocorreu com você?

        Desde já agradeço.

        Abraços.

  18. Avatar de Lu

    Tenho mioma e passei desde 19/10/2012 até o dia 06/12/2012 com um sangramento sem interrupções, além disso cheio de coágulos, com muitas cólicas e enxaquecas. tive que ir ao pronto-socorro, e o médico passou gestinol 28, para cessar o sangramento, o que ocorreu no dia 06/12/12. Tenho que fazer o exame de histeroscopia diagnóstica para verificar com precisão a quantidade de miomas e o tipo.
    Desde sexta-feira última começou um sangramento mínimo, que só noto ao utilizar o papel higiênico, e para garantir estou usando daqueles absorventes higiênicos, pois tem 5 dias que parece que cessa e no fim do dia volta.
    Estou na última semana da 2ª cartela do gestinol 28, e gostaria de saber se isto é normal.
    se realmente depois cessa o sangramento de vez

  19. Avatar de Cleonice

    EU SOFRI MUITO COM MENSTRUAÇÃO.ATÉ QUE DESCOBRI QUE TINHA MIOMA. NUNCA QUIZ TER FILHOS… POIS ACHO QUE FILHO NÃO É FUTURO PRA MULHER NENHUMA. CONVERCEI COM MEU MÉDICO, E RESOLVI FAZER HISTERCTOMIA PARCIAL RETIRADA DE ÚTERO E TROMPAS. ME SINTO MARAVILHOSA..CADA DIA QUE PASSA ME SINTO MAIS JOVEM. MELHOROU CABELO, PELE. UNHAS E ATÉ MEU HUMOR QUE ERA TERRIVEL.

  20. Avatar de Dani

    meninas bom dia
    comecei tomar IUME alguem conhece?
    bj

  21. Avatar de Manuela

    Olá meninas, estou tendo um sangramento terrível agora depois da 3 cartela de cerazzete, nem quando eu tomava o anticonepcional com intervalos eu sangrava como estou sangrando agora. Estou preocupada, é alguma adaptação do meu organismo?? É normal isso?? Tentei marcar vários médicos mas no período de carnaval é complicado, estão de férias, inclusive a que me acompanha. Não sei o que faço, se paro de tomar ou se continuo. Será que devo mudar para o gestinol 28??

  22. Avatar de Ariane Aparecida Leite

    Tomo gestinol a 6 anos desde que minha filha nasceu.
    Parei com a medicação a dois meses para tentar engravidar novamente, mas minha menstruação no primeiro mês desregulou completamente.
    Agora aparentemente está regulando, tive alguns escapes de sangramentos dentre o primeiro mês, minha menstruação durou apenas um dia e depois mais alguns escapes durante a relação e fora também.
    Gostaria de saber se consigo engravidar sem precisar de tratamento medico, pelo fato de ter ficado anos tomando GESTINOL.
    Desde já agradeço

    Ariane Aparecida

  23. Avatar de Ana

    Tomei gestionária por dois meses para tratamento de mioma. tive spotiing por vários dias e logo comecei a menstruar com muita intensidade e jah tah indo p a terceira semana. Minha gineca disse p parar p reavaliar mas não quero mais tomar anti pq o gestinol me fez muito mal. Tive dores na cabeça, minha barriga dobrou de tamanho e varias veias estouraram nas minhas pernas. Sem contar q fiquei muito deprimida e ainda estou com tudo isso. Antes menstruava por 7 dias e era muito intenso. Agora não sei mais o q fazer pq não para. Estou tomando o transamim para parar mas nada mudou…não sei o que fazer.

  24. Avatar de Néia

    Comecei a tomar Tâmisa 30 sem parar, pois sentia muitas dores(nas pernas, de cabeça, cólicas), sem contar no mau humor(TPM) e alergia com uso de absorventes. Mas tenho receio de ficar estéril pelo fato de tomar a pílula direto sem menstruar. Tenho só 24 anos. Corro fico de ficar estéril?

    1. Avatar de Rafaela Pires

      pelo amor de Deus né! sua medica nao te disse q tomar anticoncepcional continuo e ficar esteril nao tem nada a ver? meu bem, isso de ficar esteril acontece po causas fisicas ou geneticas. nao conheço alguem que tenha ficado esteril com o uso de anticoncepcionais… miomas, policistos, endometriose… isso sim pode te deixar esteril.

  25. Avatar de Carol

    Tomo tamisa 30 sem parar a um mes. Até ajuda a emagrecer….

  26. Avatar de Baica

    Oi sou bem novinha, mas quero parar de menstruar sem comprometer minha saúde e a fase de crescimento. Tem algum medicamento para meu caso? Por favor, digam que sim 🙁

  27. Avatar de Caroline

    Tomo gestinol 28 há uns 4 meses e faço uso sem interrupção. Às vezes penso em fazer pausa mas percebo que quando estou menstruada sinto muito fraqueza, não fico com anemia mas parece que minha imunidade “cai”. Comecei a fazer uso contínuo pois menstruo muito e me faz mal. Já fiz vários exames e os médicos dizem que está tudo normal, que é do meu organismo.
    Gostei muito do site! 🙂

  28. Avatar de Ellen Caroline

    Gente ñ mestruo mais a um ano,tomo evanor e me dou bem!! Uffa : )
    i

    1. Avatar de Noêmia

      Neste momento estou a 5 dias com enxaqueca :(, já tomei evanor durante 6 meses e me dei super bem, mas ouvi alguns boatos q faz mal e etc, então voltei a tomar com pausa, bobagem, só estou sofrendo todo mês…vou continuar sem pausa. Bjos e grata.

  29. Avatar de Neuma

    quem tem tireoide poder tomar remendio de evita

  30. Avatar de Vitoria

    Quero que minha mestruacao para de desser mais nao sei que pipula toma ¿ tem como algem fala um nome bom pramiim porfavor ? 🙁

  31. Avatar de Sandra Maria Sousa Pereira

    oi,eu tenho um filho de 5 anos desde que ele nasceu eu nao mestruo mais,eu ate tomei uns comprimidos para ,mestruar mas nao resolveu,tomei cerazete no amamento…e hoje sinto uns calores horriveis,tenho 43 anos,sera que menopauza…..e estou gorda com 68 k…me responda no meu email por favor

  32. Avatar de Elianafreitas2000ef@gmail.com

    Tomo o cerazettea4mês etenho um pouco de medo porse obeza mas tenho mioma etenho que tomar. To me sentindo bem não vejo a hora de não mentruar mais.

  33. Avatar de Mylena

    Olá, tomo o Tâmisa 30 sem parar, acabei de passar para a segunda cartela. Tenho algumas duvidas. Posso imendar as tres cartelas sem parar mesmo? Sem menstruar durante esses tres meses? E estando tomando ele nao corro o risco de engravidar? Posso fazer sexo sem camisinha?

  34. Avatar de Alessandra

    ola a minha Dr. passou tamisa 30 de uso continuo sem parar eu ja porque tenho mioma e tinha muita hemorragia então ja estou na 3 cartela do mesmo mas hoje sentir uma dor de colica forte que sentia um peso nas minhas pernas e qquando fui ao banheiro minha calcinha tava suja de sangue uma cor franca rosada ja fazia 3 meses que não vim
    nha sagramento porque aconteceu isso me responda por favor aguardo obs tenho 42 anos

  35. Avatar de Rafaela Pires

    alguem ai ja tomou, ou toma, o Primera 20/30 ? gente estou menstruando ha 43 dias… (hoje é dia 13/03/14) to muito chateada porque decidi nao menstruar mais agora aos 20 anos e desde que comecei o tratamento estou com sangramentos… queria saber se alguem teve um caso parecido com o mesmo anticoncepcional ou qualquer outro… por favor gente, eu tenho historico de miomas e cistos na familia, sera que pode ser alguma coisa ligada a isso? beijos! :*

    1. Avatar de Debora

      Rafaela eu estou tomando cerazette estou na terceira cartela e até agora estou menstruando a 2 meses sem parar, fui ao medico e ela me disse para ter paciencia que era normal, mas já estou ficando irritada com essa situação, espero que isso pare logo tenho endometriose por isso estou tentando parar a menstruação mas tá dificil disso acontecer

    2. Avatar de Renata

      Este problema está ocorrendo comigo, nos primeiros meses não tive problema, mas agora estou sempre sangrando e é super desagradável.

  36. Avatar de Thais

    Nada no mundo eh melhor do que não menstruar rs.
    Desde que tive meu filho a dois anos tomo cerazete (acho que escreve assim rs)
    Ele engorda, mas sinceramente prefiro uns quilinhos a mais do que a dor que sentia antes… Tenho 24 anos, sera que vai fazer mal a longo prazo me livrar da menstruação? (umas 3 vezes no ano eu paro o remédio para menstruar por conta própria)

    1. Avatar de Thais

      A o meu eh anticoncepcional *-*

  37. Avatar de Joise

    Eu to tomando cerazete tem 6 dias e continuo com sangramento quanto tempo,sera que vai durar muitos dias esse sangramento.

  38. Avatar de Genilda Vieira De Almeida

    posso tomar evanor continiou,nao aguento mais mestruar.

  39. Avatar de Silvia Silvério

    Estou menstruando 2 vzs no mês,temho39 anos,será que tem algo errado comigo?? Estou fznd tratamento mas é tão lento ,ñ plano de saúde e o sus demora muito,enquanto isso ñ sei o que está havendo…

  40. Avatar de Fatyllemos

    Tomo Tamisa 20 ha seis anos…agora dei uma pausa de dois meses nele…e observei um forte corrimento sem odor….e agora surgimento de uma coceira …tudo depois q parei com o anticoncepcional. ..É normal??

    1. Avatar de Josélia

      Tomo o anticoncepcional Tâmisa 30 (21 Comp.) há 4 meses, mas mês passado esqueci de comprar para tomar no 1° dia da menstruação (11/10), com isso fiquei apreensiva em tomar nos dias seguintes, então, dei uma pausa de 1 mês, e retornei a tomar ontem no 1° dia da menstruação deste mês (11/11), mas hoje o sangramento estancou, e tive uma queda de pressão.
      Estou preocupada pois no mês em que eu fiquei sem tomar o anticoncepcional, tive relação sexual desprotegida (uma vez), esses sintomas podem ser ocasionados de gravidez ou apenas afeitos do remédio devido a interrupção de um mês do anticoncepcional?
      Devo continuar tomando, ou suspendo?

  41. Avatar de Suellen

    Eu tenho 17 anos e quero tomar anticoncepcional contino faz bem pra minha idade?

  42. Avatar de Samantha Torres

    Gente estou desesperada,estava tomando cerazzeti e parei por minha conta,ja faz 16 dias que nao paro de sangrar so suja o papel higienico mas é aquele sangue bem vivo.sera que é normal?

  43. Avatar de Samantha Torres

    Gente estou desesperada,estava tomando cerazzeti e parei por minha conta,ja faz 16 dias que nao paro jde sangrar so suja o papel higienico mas é aquele sangue bem vivo.sera que é normal?

  44. Avatar de Amanda

    😕 Olá meninas, desde os meus 13 anos sofro de muita colica hoje com 18 anos tomo Thamisa 20 a um ano e 4 meses. Hoje fui ao medico me queixar como semore das minhas colicas ele me receitou tomar Thamisa 30 28 comprimidos sem parar, mas com o relatos de vcs fiquei com medo, ja ate comorei a cartelamais nao sei se vou tomar. Pois ele disse q menstruaçao nao acumula e como ele explica o fato de algumas de vcs menstruar 1 mes 2 meses seguidos.
    Agora estou super insegura antes de eu tomar qualquer anticoncepcional minha regra era de 5 a quase 10 dias apos um tempo tomando anticoncepcional abaixou para 3 a 4 dias . Nao quero correr o risco de menstruar 1 mes ou mais !

  45. Avatar de Thamires

    Tomo tamisa 30 sem parar a 2 meses msm assim sinto colicas é normal me respondam por favor

  46. Avatar de Kelly

    😛 muito feliz por não mestruar a três anos, esse sangramento para depois de algum tempo é só insistir. Foi a melhor decisão que tomei após anos de tentativas para me livrar fã tpm, que dominava minha vida atrapalhava demais. Gestinol 28 tem suspeito eficaz.

  47. Avatar de Let

    Estou na minha terceira cartela de Tâmisa 30 mas continuo menstruando e os períodos estão maiores fico quase duas semanas sangrando isso é normal?? Não aguento mais tomar o remédio é sempre nas duas últimas semanas sangrar

  48. Avatar de Joselma

    estou em duvida entre gestinol 28 tamisa ou diminut todos paresse ser igual sera que e ?

  49. Avatar de Josélia

    Tomo o anticoncepcional tâmisa 30 (21 Comp.) há 4 meses, mas mês passado esqueci de comprar para tomar no 1° dia da menstruação (11/10), com isso fiquei apreensiva em tomar nos dias seguintes, então, dei uma pausa de 1 mês, e retornei a tomar ontem no 1° dia da menstruação deste mês (11/11), mas hoje o sangramento estancou, e tive uma queda de pressão.
    Estou preocupada pois no mês em que eu fiquei sem tomar o anticoncepcional, tive relação sexual desprotegida (uma vez), esses sintomas podem ser ocasionados de gravidez ou apenas afeitos do remédio devido a interrupção de um mês do anticoncepcional?
    Devo continuar tomando, ou suspendo?

  50. Avatar de Leticia Rocha

    Muito bom os comentários, me ajudou muito, pois estava com receio de começar a tomar Gestinol 28. Já experimentei vários tipos de pílulas, e sou bem dificil me adaptar aos efeitos colaterais. O último que estava tomando era o Selene, tomei por 7 meses, gostei muito pois não me deu inchaço e quase não tive efeitos colaterais, no entanto, tive sangramento desde o inicio.
    Após descobrir a endometriose, a ginecologista me indicou o Gestinol 28, estou na expectativa de cessar esse sangramento, que é um incomodo.

    Vocês tiveram sangramento com Gestinol 28?

Obs: Quer colocar sua foto nos comentários? Descubra como aqui (link abre em outra janela).

Deixe um Comentário

Sorriso Sorrisão Piscadela Ri demais! Zoeira Sério?! Triste Vergonha Malvado Confuso Legal Raiva